Tópico
(Fixo)
[Guia] Raios e trovões! Xamã elemental (PvE)
|
|
Editado por Elektro em 06/03/13 05:54 (BRT)
1. Habilidades e passivas
2. Rotação 3. Glifos 4. Talentos 5. Reforges e prioridades de stats 6. Gemas, encantamentos e consumíveis 1. Habilidades e passivas 1.1. Ataques de alvo único
1.2. Ataques de múltiplos alvos
1.3. Curas
|
|
|
Editado por Elektro em 06/03/13 05:56 (BRT)
1.4. Passivas
1.5. Utilidades
|
|
|
Editado por Elektro em 06/03/13 05:36 (BRT)
1.5.1. Em combate:
1.5.2. Fora de combate:
|
|
|
Editado por Elektro em 06/03/13 12:20 (BRT)
1.6. Cooldowns
1.7. Buffs e debuffs de raide fornecidos por xamãs elementais O principal buff que xamãs trazem a um grupo de raide é justamente o Bloodlust / Heroism. Os três buffs passivos fornecidos funcionam como auras e requerem que os membros do grupo estejam num raio de no máximo 100 yd do xamã.
Nível Pontos de Maestria fornecidosQuanto aos debuffs, xamãs elementais fornecem só o Weakened Blows (Golpes Enfraquecidos), que reduz o dano físico causado por um inimigo em 10%. 2. Rotação Antes da batalha, use Lightning Shield (Escudo de Raios) e Flametongue Weapon (Arma de Labaredas). Ambos agora duram uma hora, ao invés de 10 minutos / 30 minutos, respectivamente. Rotação de alvo único: 1. Use Searing Totem (Totem Calcinante) 2. Use o seu talento de tier 6 no cooldown 3. Mantenha Flame Shock (Choque Flamejante) ativo no alvo o tempo todo, atualizando-o quando ele estiver prestes a acabar 4. Mantenha Lava Burst (Estouro de Lava) no cooldown. Fique atento aos procs de Lava Surge (Torrente de Lava), pois esse proc reseta o cooldown da Lava Burst e torna o próximo cast dela instantâneo 5. Use Earth Shock (Choque Terreno) quando o Lightning Shield (Escudo de Raios) tiver acumulado entre 5 e 7 cargas 6. Fique spammando Lightning Bolt (Raio) Rotação para 2 ou 3 inimigos: 1. Mantenha Flame Shock (Choque Flamejante) em ambos 2. Use Magma Totem (Totem de Magma) 3. Fique spammando Chain Lightning (Cadeia de Raios) Rotação para 4 ou mais inimigos: 1. Use Magma Totem (Totem de Magma) 2. Use Earthquake (Terremoto) no cooldown 3. Fique spammando Chain Lightning (Cadeia de Raios) |
|
|
Editado por Elektro em 06/03/13 05:39 (BRT)
3. Glifos
3.1 Glifos Elevados Glifos elevados interessantes para xamãs elementais:
3.2 Glifos Menores São puramente estéticos ou removem alguma característica de algumas habilidades. Como xamã elemental, você pode usar os seguintes glifos: |
|
|
Editado por Elektro em 06/03/13 05:41 (BRT)
4. Talentos
Para acabar com árvores de talento "cookie-cutter", matematicamente comprovadas por serem as melhores, a Blizzard decidiu colocar boa parte dos talentos direto nas skills, transformar alguns talentos em skills (ativas e passivas) e outras viraram glifos. Tier 1: o tier defensivo Nature's Guardian (Guardião da Natureza) é ideal para situações em que você fica com o HP baixo (por conar desnecessariamente ou puxar o aggro do tank). Quando esse talento proca, você é curado em 25% do seu HP máximo. Stone Bulwark Totem (Totem de Baluarte Pétreo) é muito bom para solar instâncias e fazer quests, ou lidar com um pico de dano a cada minuto em raides. Astral Shift (Transição Astral) é ideal para lutas em que há momentos onde há dano massivo ou tankar temporariamente algum mob forte ou boss, enquanto os seus companheiros matam ele. Tier 2: o tier PvP Earthgrab Totem (Totem Agarraterra) é o mais recomendado para xamãs elementais, mas você deve saber avaliar se o totem é realmente útil para toda situação. Windwalk Totem (Totem Andavento) é melhor quando você está em grupo e são bem poucas as ocasiões em PvE que ele é útil. Tier 3: utilitário de totens Na maior parte do tempo, Call of the Elements (Chamado dos Elementos) será a escolha padrão para a maioria das situações. Totemic Projection (Projeção Totêmica) é útil para mover outros totens para mais perto dos inimigos sem ter risco de ser atacado a curto alcance. Você pode castar Magma Totem (Totem de Magma), Earthbind Totem (Totem de Prisão Terrena), Earthgrab Totem (Totem Agarraterra) e Capacitor Totem (Totem Capacitor) e então simplesmente relocá-los para perto do inimigo, sem precisar esperar eles se aproximarem de você. Totemic Restauration (Restauração Totêmica) é um pouco decepcionante para PvE, pois raramente mobs ou bosses atacarão os seus totens diretamente. |
|
|
Editado por Elektro em 06/03/13 05:41 (BRT)
Tier 4: o tier das eficiência das spells Em lutas de alvo único sem muito movimento, Echo of the Elements (Eco dos Elementos) parece ser melhor, seguido de perto por Elemental Mastery (Mestre dos Elementos). Para lutas com momentos em que você causa mais dano durante um tempo, Elemental Mastery (Mestre dos Elementos) é melhor. Ancestral Swiftness (Rapidez Ancestral) é mais indicado para healers que precisam de uma super cura instantânea para salvar a vida de alguém. Tier 5: o tier de cura Ambos Healing Tide Totem (Totem da Maré Curativa) e Ancestral Guidance (Conselho dos Ancestrais) são viáveis para xamãs elementais. Uma situação em que Conductivity (Condutividade) parce ser melhor é em masmorras onde você pode ficar spammando Chain Lightning (Cadeia de Raios). Use Healing Rain (Chuva Curativa) na área em que os mobs ficarão e então é só spammar Chain Lightning. Tier 6: o tier de melhora de desempenho Todos os três talentos são viáveis para xamãs elementais, sendo que Elemental Blast (Impacto Elemental) é um pouco melhor que os outros. Caso você escolha Elemental Blast, ela passa a ser prioridade número 1 na sua rotação. |
|
|
Editado por Elektro em 06/03/13 12:23 (BRT)
5. Reforges e prioridades de stats
Intelecto > Taxa de Acerto / Espírito (15%) > Aceleração = Maestria > Acerto Crítico > resto
No nível 90, xamãs não-Draeneis precisam de 5100 de Taxa de Acerto. Xamãs draeneis precisam de 4760 de Taxa de Acerto.
Sobre qual escolher (aceleração ou maestria) não importa muito, já que estamos a poucos dias do lançamento do Mists of Pandaria. Acerto Critico: reforge para Aceleração ou Maestria. 5. Gemas, encantamentos e consumíveis Gemas e encantamentos:
Cabeça:
Ombros:
Capa:
Peito:
Pulsos:
Mãos:
Pernas: Pés: Anéis:
Mão principal: Mão secundária: Consumíveis:
|
|
|
Belo trabalho Elektro, pretendo montar um set Elem depois, e quando mudar a spec já sei onde venho consultar e tirar dúvidas ^^.
|
|
Muito bom, meus parabéns.
Já dei meu voto para fixo. |
|
Editado por Platinus em 10/09/12 21:06 (BRT)
Muito bom cara, parabéns...
Me tira uma dúvida, estou com 17 quase 18% de taxa de acerto, jogo de elemental com off rest, frequentemente precisam de mim como rest mas gosto mesmo é de elemental ^^ e ai como tenho apenas meu pobre set tenho dúvidas quanto a reforjar espírito (que quase todo meu ganho de taxa de ataque) para maestria por exemplo e fica com regen baixo quando trocar pra rest. O que acha? PS: fixo claro. |
|
|
Muito bom cara, parabéns... Espírito na spec de elemental não aumenta taxa de ataque. Ela aumenta taxa de acerto. Depois de um certo limite, é inútil ter mais taxa de acerto. E mana aparentemente não é um problema para shamans elementais (a não ser que você fique spammando skills de AoE, pois só assim pra ficar sem mana). Com que frequência você troca de spec? Se for para poucas lutas, sugiro reforjar enquanto está no grupo. Senão, eu otimizaria meu equipamento para a spec de DPS (reforjando espírito/taxa de acerto em excesso para maestria), desde que isso não sacrifique demais a sua quantia de espírito. Quando eu jogo de restoration, eu tento ter entre 2500 e 2900 de espírito, sendo 2200 o mínimo do mínimo. Atualmente eu compartilho com ambas as minhas specs o colar, a braçadeira, as luvas, o cinto e o anel heroico. Só não reforjei espírito para outro stat no anel, pois os equipamentos específicos de restoration já dão uma quantia de espírito que eu julgo ser suficiente. No caso das botas, é bom andar com um item duplicado na bag só para evitar a necessidade de ter que ir reforjar durante o core. Tenho uma com enchant de haste e outra com o enchant de mastery. |
|
Vlw, é que percebi que não estou fazendou muito bem nem uma coisa nem outra (dps/heal), essas informações vão ajudar bastante.
PS: desculpa pelo "taxa de ataque", é mania que tenho ainda do outro jogo q eu jogava ^^, aqui é taxa de acerto sorry XD. |
|
|
Cara, infelizmente só o Ghostcrawler pode resolver isso. Shaman é uma classe historicamente conhecida por ser constantemente nerfada. Eu mesmo raramente topo DPS em raides com pessoas com ilvl parecido com o meu. E algumas classes 10 ilvls abaixo do meu conseguem fazer o mesmo DPS que eu faço ou até mais. Geralmente melees (warriors fury, DKs e rogues).
Alegam que o jogo agora está balanceado para o nível 90. Espero que seja verdade. Atualmente shamans dependem demais de RNG (proc do Lava Surge e da maestria). Por isso nosso DPS pode ser uma bosta ou pode ser competitivo (que é quando o RNG nos ajuda o tempo todo). Toda vez que eu vou desabafar minha insatisfação com a classe, eu lembro desse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=VoJJOrR4wj8 Aos 0:15, o vídeo mostra o estereótipo dos shamans. O vídeo está em inglês, mas eu traduzo o conteúdo da parte dos shamans abaixo: Notas de Patch de Xamãs E desde então (pelo menos no Cataclysm) isso praticamente sempre foi verdade. Sobre o DPS baixo, sugiro o uso de um addon chamado Elementarist. Ele monitora as nossas skills e destaca aquela que está fora do cooldown. Ele também monitora os Flame Shocks ativos e o número de stacks do Lightning Shield. |
|
Cheguei recentemente ao lvl 87 e provei a Ascendência, fantástico poder. Naquele boss do trovão lá de Shao-Pan eu fiz 60k de burst, muito legal
fiz uma macro simples para aproveitar o máximo dele #showtooltip /cast Ascendência /cast Mestre dos Elementos |
Cheguei recentemente ao lvl 87 e provei a Ascendência, fantástico poder. Naquele boss do trovão lá de Shao-Pan eu fiz 60k de burst, muito legal Como sou Orc eu uso a racial em conjunto com a mesma macro sua Fahos... quando eu tiver algum trinket de Int também vou colocar na macro pra aproveitar os preciosos segundos do poder. O glifo pra aumentar 5s da Graça do Andarilho Espiritual devia servir pra Ascendance também vocês não acham? xD |
|
|
É impressão minha ou os totens de cura estão curando bem menos?
|