Entenda a origem dos Pandas em World of Warcraft

Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 90
12675
Muito se especula sobre origens dessa raça mítica. Independente de se você os ama ou não, é importantíssimo lembrar pra todo mundo que os pandas chegaram pra ficar.

Não deve ser novidade pra ninguém que os Pandarens não surgiram do nada, e de fato, estão no universo de Warcraft algum tempo, mas vocês sabem exatamente a origem deles? Vou aqui tentar elucidar para vocês de onde exatamente começou essa história.

  • Samwise Didier - Gordo, peludo, bebum, mas muito camarada.

  • Muitos devem se lembrar de Warcraft 3: The Frozen Throne na campanha extra "The Founding of Durotar" que conta a história sobre como Thrall, com o apoio de Rexxar, Rohkan e outras ilustres figuras, estabeleceu soberania na região que futuramente seria erguida Orgrimmar. Ali vimos pela primeira vez um Pandaren jogável, Chen Stormstout o Brewmaster, escondido, recrutado por uma quest opcional. Mas aonde diabos surgiu esse cara? Bom a história é mais antiga e começa com um nome, Samwise Didier.

    Samwise Didier é um veterano Diretor de Arte da Blizzard que criou o visual do WoW como conhecemos. O estilo cartunesco dos personagens, muitos dos icones de skills, buffs, debuffs e etc são também de sua autoria. Ele inclusive é o vocalista da banda <algum level> Elite Tauren Chieftain, além de desenhar pra banda Hammerfall.

    Enfim... O cara é o tipico geek/nerd gamer... gordão, barbudo e peludo (ugh)... E por isso acabou recebendo o sinuoso apelido de Panda. Aqui tem um trecho dele do primeiro podcast da Blizzard, que eu sorrateiramente roubei do Wowwiki:

    "...for some reason, I decided to do like a panda guy because, actually, also like 'Samwise', 'Panda' is my nickname because I’m kind of a big hairy bear dude, but I’m not very fearsome. <Laughs> So I got the nickname “Panda.”"

    Por esse motivo, a direção de arte do WoW sempre gostou de colocar referências escondidas a pandas no jogo, como uma forma de piada interna mesmo. Tipo easter eggs em várias locações.

  • Os Pandarens - Piadinhas ou não, são o que são.

  • Os Pandarens foram criados pelo Sam no começo como uma piada mesmo, o tipo de coisa que a gente já está acostumado a ver a Blizzard fazer com diversas coisas. Sam então criou bem por cima algo que não tivesse efeito direto no Lore do Warcraft e pudesse ser deixado de lado qualquer coisas. Então nada melhor que um povo desconhecido, lá longe, de um lugar que ninguém nunca ouviu falar, sem nenhuma ação direta no lore até então.

    A Blizzard na sua piada de 1º de abril em 2002 anunciou que a quinta raça jogável do Warcraft seriam os Pandarens e divulgou informações a respeito, sobre as classes (Shodo-Pan, Wardancer, Pikeman e Geomancer) e algumas informações sobre o posicionamento no lore.

    Nessa piadinha, os Pandarens viviam juntos dos Night Elfs desde o inicio, porém se afastaram devido a crescente sede de magia deles. Depois do Sundering de Azeroth, eles foram perdendo territórios e cada vez mais ameaças se abatiam. Devido ao eterno confronto contra os Quilboars eles foram aos poucos se tornando cada vez mais hábeis guerreiros e por sua vez estabeleceram um pequeno império na região de Stonetalon Mountains.

    Tudo uma piadinha de 1º de abril. Ou nem tanto. Diversas referências a pandas podem ser encontradas em Warcraft 3 - Reign of Chaos. Inclusive um dos lados das Warglaives do Illidan possuem o rosto de um Panda.

  • Pandarens em Warcraft 3 - Secretos e opcionais, baterias não incluídas

  • Quando a expansão do Warcraft 3 saiu, eis que surgiu Chen Stormstout, um Pandaren gordão, peludo, que curte beber, bom de briga e muito simpático. Colocaram ele na campanha extra do W3TFT de maneira opcional, aonde para liberar o Panda você precisava ajuda-lo a juntar alguns ingredientes para uma receita. Outros pandas também aparecem no mesmo jogo, escondidos como easter eggs. Na quarta missão dos Sentinels é possível receber uma bota com agilidade de um Panda saindo dos negócios. No jogo também existe, na missão secreta dos Blood Elfs, um Panda doidão que aparece pra parar os Blood Elfs de fogem pelo Dark Portal. Se você aguentar a missão até essa wave (É a ultima) e matar todos, você libera na próxima missão um Pandaren Brewmaster com um nome random.

  • Cultura Blizzardiana - Pandas, rpg e tudo mais.

  • A partir de 2004 os Pandarens começaram a ter um pouco mais de "sustância" ao serem mais profundamente descritos no lore com o lançamento dos suplementos de RPG do Warcraft, Magic & Mayhem e More Magic and Mayhem (Complementação da edição anterior).

    A partir dai já possuíamos descrições mais detalhadas disponíveis ao público sobre os Brewmasters, bem como dos seus costumes e outros Pandarens.

    A ideia, o feeling e os elementos dos pandas já estavam tão bem enraizados na cultura da Blizzard que chegaram ao ponto de cogitarem criar a primeira expansão de World of Warcraft como sendo uma expansão envolvendo os Pandarens como raça jogável da Aliança.

    Nesse ponto os Pandarens já haviam deixado de ser apenas piadinhas internas da Blizzard e já estavam sendo seriamente construídos como uma verdadeira raça no World of Warcraft pelo Chris Metzen.

    É dito que os Pandarens seriam colocados no WoW como uma raça jogável da Aliança, fazendo referência direta aos acontecimentos do W3TFT aonde a guarda do Garithos (O Marechal racista que foi morto pela Sylvannas e Varimathras em W3TFT) fez uso de Pandarens na missão secreta para segurar a fuga dos Blood Elfs pelo Dark portal.

  • Pandarens, China e Censura - China Chen Chena.

  • Os motivos da não inclusão não são claros e parecem existir diversos. Um dos motivos mais bem aceitos pela comunidade gamer em geral é que os Pandas trariam problemas com a China na época, já que o animal é muito respeitado lá, até como uma certa forma de divindade em diversos lugares. Devido a rápida liberação do MoP pelo órgão de censura chinesa recentemente, aparentemente ou a Blizzard fez algum tipo de acordo, ou essa informação não procede, ou eles estão ficando mais liberais.

    A censura da China é bem conhecida no mundo, o WoW ficou muitos e muitos anos parado por lá devido a diversas referências, imagens, musicas e outros elementos que iam contra os valores necessários para poderem ganhar o carimbo de liberação da censura. Por questão de curiosidade, não sei se ainda está assim, mas até a alguns anos, os Forsakens não tinham nenhum osso a mostra e muitos monstros tiveram seus modelos atualizados para retirar esse apelo de ossadas, que parece ser um tabu na China.

  • Pandas no World of Warcraft - Será que já estavam lá?

  • O WoW possuí também várias referências aos Pandas, em destaque a uma série de barris adicionados no patch 1.11.1 em The Barrens chamados de Barril Vazio do Chen que começavam uma quest marcada de referências sutis ao Chen Stormstout.

    Finalmente em 2011 (Ano passado) os rumores levantados por diversos sites de datamining a respeito de patentes e direitos autorais em nome da Blizzard em relação ao nome Mists of Pandaria foram revelados ao público e hoje estamos aonde estamos.

    Apesar das piadas, os desenvolvedores garantiram que MoP não será uma expansão aonde tudo são rosas e risos e pretendem focar no crescente conflito entre a Aliança e a Horda e os efeitos que essa guerra vai causar no mundo.

    O MoP volta a ideia do WoW antes da TBC aonde não existia um único vilão central na história e o jogo dava foco aos conflitos e a evolução no lore.

    A Blizzard garante que os Pandarens serão uma importante figura ao apresentarem a duas facções em guerra um sentimento de união, honra, paz e equilíbrio.

    =)
    Editado por Kick em 16/09/2012 18:48 BRT
    Responder Citar
    Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 90
    12675
    Wall of text. Problemas de português por sua conta e risco.
    Responder Citar
    Guerreiro Worgen 90
    9690
    Parabéns,

    Muito informativo, apesar de saber da maioria das coisas relacionadas ao lore, não sabia das referências no WoW e nem quem tinha feito o design.

    Recomendado e Fixo, para o pessoal que continua achando que os Pandaren são cópias do Kung Fu Panda.

    Mais uma vez, parabéns!
    Responder Citar
    Paladino Tauren 85
    7085
    bacana
    +1
    Responder Citar
    Maga Trolesa 90
    8185
    pow, curti muito isso ai, eu não joguei Warcraft então não conheço muito da Lore que não seja envolvida com WOW...

    Uma coisa que eu achei meio tosco é deles serem tanto da Ally uanto da horda, isso é meio escroto embora em minha teoria a blizzard fez isso porque nessa Expansão sera PvP, na proxima será mais "corial" os conflitos entre Ally e Horda e na proxima (creio eu que a ultima) será a união entre as facções para derrotar Sargeras, caso seja essa a intenção da Blizzard realmente os Pandarens terão grande influencia na "mudança" do jogo, caso contrario é uma grande merda fazer uma raça para as duas facções!
    Responder Citar
    Mago Humano 90
    14130
    Belo texto, bem escrito, organizado e informativo. Parabéns! =D

    Alguém deveria colocá-lo lá no "Histórias de Warcraft", para que esse tópico não se perca entre os milhares de inúteis aqui do geral.
    Editado por Wira em 14/09/2012 09:38 BRT
    Responder Citar
    Cavaleiro da Morte Tauren 90
    12565
    Legal o texto.
    So espero que esteja bem explicado sobre panda ally e horda.
    Pra não ficar como os NE, que até hj não tem explicação pq eles entraram na ally.
    Responder Citar
    Cavaleiro da Morte Humano 90
    10440
    Muito bacana!
    Responder Citar
    Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 90
    12675
    Eu sempre achei que a aliança entre humanos e night elves estava bem explicada já. o_o

    No mais, eu gostei até da desculpa pra ser entre as duas facções... Essa Wandering Isle foi uma boa jogada.
    Editado por Kick em 14/09/2012 09:44 BRT
    Responder Citar
    Ladina Elfa Sangrenta 90
    8185
    Parabéns! Fixo.
    Responder Citar
    Guerreiro Worgen 90
    9690
    W
    A
    L
    L

    O
    F

    T
    E
    X
    T


    Incrível, quando realmente postam alguma coisa de importância e que é interessante, algum player de inteligência superior tenta trollar.
    Editado por Mabele em 14/09/2012 10:18 BRT
    Responder Citar
    Mago Morto-vivo 90
    10830
    Muito bom, parabéns pela quantidade de informação.

    =)
    Responder Citar
    Guerreiro Elfo Noturno 90
    4620
    Pandas são polêmicos.
    Responder Citar
    Xamã Anão 90
    4785
    já já aparece alguém pra dizer "mas a raça pandarem não é inspirada em Kung fu panda?" é lasca ouvir isso ¬¬
    Responder Citar
    Mago Humano 89
    9280
    Bom trabalho!
    Responder Citar
    Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 90
    12675
    14/09/2012 10:40Citação de Sempredoido
    Pandas são polêmicos.

    Mais que mamilos.

    14/09/2012 10:48Citação de Mophado
    já já aparece alguém pra dizer "mas a raça pandarem não é inspirada em Kung fu panda?" é lasca ouvir isso ¬¬

    Sim. Mas considerando o quanto a Blizz gosta de viagem no tempo, não me admira que tenham viajado uns 6 anos no futuro pra copiar o filme.
    Editado por Kick em 14/09/2012 10:59 BRT
    Responder Citar
    Mago Humano 90
    10860
    To com saudade do Tironotoba.
    Responder Citar
    Maga Elfa Sangrenta 90
    8455
    Muito bom cara, parabéns pelo Tópico.
    Todos os dias acesso o site e anseio por tópicos assim. (Joinha e Fixo =)


    Obs: Querem acabar com os topicos ruins? Simplesmente não comentem neles. Cada vez que você comenta nele, ele recebe um "UP" e volta para a lista principal exibida na Home do site WOW. Tópico ruim? Apenas ignore-o.
    Responder Citar

    Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

    Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

    Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

    Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

    Código de Conduta dos Fóruns

    Relatar mensagem # escrita por

    Motivo
    Explique (no máximo 256 caracteres)
    Enviar Cancelar

    Reportado!

    [Fechar]