[Guia] Como uma onda no mar. Xamã Resto (PvE)

Xamã Troll 90
7100
Então Morrighann, não acho que aceleração venha fazer tanta diferença para colocar como status primário... eu fiz ao contrario, tirei aceleração e Critico e soquei em Mastery

Estou indo tranquilo nas raids, não tenho problemas com mana e estou sempre participando dos tops heals no recount (Claro que tem uns ignorantes que aparecem que dá vontade de deslogar quando o cara passa 15% do total de heals xD)

Enfim, eu olhei este tópico quando upei o xama, mas estou seguindo um tiquinho o ask mr robot e meus instintos tbm xD, se alguma alma poder avaliar meu gear, ficarei grato!

Bom jogo a todos!
Responder Citar
Maga Humana 90
9830
Só discordo quanto há não haver uma rotação.
Sempre existe uma rotação basica para qualquer healer, inclusive isso é feito no PvP onde a situação é muito mais evidente que no PvE. É importante manter uma rotação básica para manter a mana em um bom nível.

PvP Single Target:
A rotação básica é Totem de Torrente Curativa (sempre que sair do CD), Contracorrente -> Onda Curativa -> Onda Curativa. Podendo manter o Contracorrente em vários alvos. Em caso de cura maior usar Liberar Elementos (Fúria Liberada) + Maré Curativa. E só usar Onda Curativa Maior com Rapidez Ancestral.

Em momentos de dificuldade existem muitos CDs para usar, recomenda-se não ter medo de sobrepor alguns deles, afinal é mais importante que estejamos vivos.
Responder Citar
Xamã Draenei 100
12055
Gostei do guia. Uma dúvida se o xamã Resto sofreu alguma mudança significativa com o rei Trovão, creio que nada que influencie a healagem em geral. =) Mas para quem tem off spec como eu de Restauração - Enhancement, recomendo esse guia aqui, que já tá até fixo tb: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/8569147201?page=1
Ainda to aprendendo tanto jogar de resto quanto jogar de enhancement, principalmente enhancement. Primeiro char não posso dizer que sei tudo, mas qto a mana, eu posso dizer que quando cheguei no Cata tive muitos problemas nas heróicas. Não foquei muito no set e não estou focando muito porquê obviamente não compensa antes do lvl 90, (A não ser que vc queira ficar parado no lvl) a não ser um ou outro reforge pontual, ou no meu caso que tenho joalheria, uma ou outra pedra, já que eu tinha abundante =) Mas com relação ao gameplay eu sempre uso como cura crítica o Maré Curativa. Além de ele curar quase todo o hp do ser quando precedido de Contracorrente, e qdo do hp baixo por causa da Mastery, poupando sua mana, pode receber o efeito Ressurgência que dá uma boa ajuda na recuperação de mana. Fazendo isso já me ajudou bastante tanto com relação a mana qto a manter o pessoal de gear ruim do localizador vivo :)
Editado por Iakobus em 07/05/2013 19:06 BRT
Responder Citar
Monja Humana 90
7070
Shaman's are mana bots. Lol
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8900
Faz tempo que não upam o tópico, então vou propôr uma discussão aqui:
Como está o reforge de vocês? Tenho analisado alguns logs no worldoflogs e visto vários armories diferentes, e até agora não consegui chegar a uma conclusão do que é melhor ou pior.

O padrão continua sendo spirit (até ficar confortável) > int > soft cap haste > mastery 50% > crit crit crit crit e mais crit.
Mas tenho visto muitos outros colocando bastante haste, sendo que o máximo visto foi cerca de uns 24%.

Será que com a nova metagem, e a quantidade absurda de movimentação em ToT, valha a pena investir em haste?
Responder Citar
Eu fiz uns LFR no fim de semana de healer e embora não tenha reforjado boa parte do meu equipamento (que é da spec de elemental), eu tô focando em haste (cap de 20%) e então em crítico. Maestria eu tento deixar lá em 50%.

E eu meio que descobri que combinando Diamante Primevo Destemido com Glifo de Revocação Totêmica e Magma Totem, dá para regenerar pelo menos 12.660 de mana cada vez que a meta gema proca.

1. Ao procar, jogue o Totem de Magma (que não custará mana por 4 segundos).
2. Use outra habilidade (Riptide, HST, Healing Surge, etc)
3. Quando o proc expirar, use Totemic Recall. Você gastou 0 mana para castar o Totem de Magma e recupera 12.660 de mana.
4. Se a outra habilidade usada enquanto o buff do proc da meta gema estava ativo era um totem (Healing Stream Totem), a quantia de mana normalmente usada para castá-lo também será "recuperada".

Pelos meus testes, ao usar Totemic Recall enquanto o buff do proc da metagema lendária estiver ativo, não há retorno de mana. Isso é um bug e eu já o reportei.
Responder Citar
Xamã Draenei 100
12055
Alieksey, fiquei feliz em ver seu gear, e ver q vc tb focou bastante em Espírito, eu só tinha visto bastante gente com bem menos espírito que eu. (Eu acho q vc por exemplo deve ser um herói caro Elektro, como vc consegue?!) Tive que gemar muito espírito, quando sai da vida de só LFR pra começar a ajudar mais minha guild, treinando nas raids Cata heróicas, simplesmente o mana sempre acabava no meio do encontro e aí tchau =/ dá-lhe spammar raio no Boss e era um desespero. Rapaz agora minha haste tá bem baixinha eu ando experimentando muitos reforges, agora tá focado em mastery. Mas o que posso te dizer é que quando eu estava com uma haste bem alta em torno de 20 por cento, com mais ou menos essas gemas que aí estão e mais ou menos essa quantidade de espírito, não senti muita diferença com relação ao mana não, só o normal de sempre acho que a regeneração dá conta do maior gasto tranquilamente. É só uma impressão que tive obviamente e nessa época fui apenas LFR, core estamos montando ainda e vamos começar por agora. Mas tive a nítida impressão de mesmo com haste mais alta de num consumir assim tanta mana, já o cast dá uma diferença bruta. Bom estou experienciando, aumentando ilvl ainda bem abaixo da galera, logo nosso core começa, daí vão dobrar minhas dificuldades, rsrsrs. Vou tentar focar em crit agora e talvez subir a haste novamente, vou ajudar postando algum progresso por aki. Obrigado pelas dicas todas de vcs que estão um passo à frente. Como por exemplo não sabia que o Glyph de restauração totêmica tornava o HST um totem free (outro tópico o da insatisfação http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/8796679680?page=1). Falar nisso não tem como bater priest disc...o shield anula o heal mesmo, estou até criando um (não que eu não ame esse xamã). Top HD em LFR só consigo mesmo qdo não tem priest xD.
Editado por Iakobus em 13/06/2013 01:24 BRT
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8900
Falae Iakobus!

Eu tinha bem mais spirit, cara! Haha
Começo a achar prejudicial essa quantia, acredita? Eu focava basicamente tudo em spirit e só não pegava spirit se o bônus do slot valesse a pena, agora eu resolvi balancear entre spirit/haste, mas ainda sinto que preciso baixar um pouquinho sim de spirit e focar um pouco mais em intellect, nada demais, mas apenas um pouco!

Meu gear, apesar de alto, ainda não é dos melhores... tenho duas peças 502/503, e os outros healers do meu core já me passaram em item (e no início do patch eu tinha bem mais ilvl que eles). Triste essa vida de rng, né?

Com relação a seu apontamento por mastery, eu aconselho remover.
Acima de 50% de mastery você já passa a ter um aproveitamento ruim da skill. E num mundo onde temos priests e paladinos com seus shields roubadíssimos, você se aproveitaria muito mais de crit do que mastery, já que, devido aos shields, a HP costuma não descer, tornando o bônus de heal que a mastery proveria bem inferior.
O crit, apesar de não ajudar nisso, faz procar ressurgence, o que retorna uma ótima quantia de mana de heals que crittam, sem contar que também proca ancestral awakening, o que cura um membro da raid por 30% do heal do primeiro alvo! E esse heal ainda é smartcast, ou seja, ele pula direto no membro da raid com a menor HP!

Então a ideia básica de status seria assim:
Intellect > Spirit (até se sentir confortável) > Haste Breakpoint > Mastery 50% > Crit.

Resumindo, não há de certo algo a se seguir a letra. Você pode focar mais haste pra atingir um breakpoint superior, mas precisará de mastery em torno dos 50%, assim como precisará de spirit pra se sentir confortável... enfim. Após todas essas mudanças, se sobrar opção pra reforge/gemming, o bom é focar tudo em crit!

Eu subi minha haste porque temos dado try em ToT heroic, e a raid já possui muita movimentação, com casts lentos eu me sentia inútil em algumas lutas. Aí aproveitei pra subir a haste e pegar mais um breakpoint.
Responder Citar
Xamã Draenei 100
12055
E num mundo onde temos priests e paladinos com seus shields roubadíssimos

Chegou a ver as notas de patch do 5.4?

Parece que passaremos a ter uma espécie de shield também, nada comparável aos dos priests, mas resta ver se vai melhorar :)
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8900
14/06/2013 16:11Citação de Iakobus
E num mundo onde temos priests e paladinos com seus shields roubadíssimos

Chegou a ver as notas de patch do 5.4?

Parece que passaremos a ter uma espécie de shield também, nada comparável aos dos priests, mas resta ver se vai melhorar :)

Vi sim, mas o shield será relativamente fraco.
A classe ainda precisa de um buff bem forte na minha opinião.
Responder Citar
Xamã Troll 100
20195
o Ctrl+c Ctrl+v mais bem feito que já vi.

Muito texto confunde demais quem ta começando agora de shaman, isso tudo poderia ser resumido a um post e transformar qualquer novato em um jogador apto a curar/bater com a classe. ;D
Editado por Ciano em 17/06/2013 14:08 BRT
Responder Citar
Monja Draenaia 100
9005
16/09/2012 04:13Citação de Elektro
Espírito > Intelecto > Aceleração

Preciso questionar... Sério?
Eu mudaria assim...
Espírito > Aceleração> Intelecto

Que acha?
Responder Citar
MVP
Xamã Troll 90
17590
Preciso questionar... Sério?
Eu mudaria assim...
Espírito > Aceleração> Intelecto

Que acha?

Na questão de reforges, a prioridade não muda, já que não dá para reforjar intelecto em aceleração e vice-versa. O que muda mesmo são os encantamentos e gemas. Se você sente que tá com pouca aceleração, vá em frente e priorize aceleração.
Responder Citar
Monja Draenaia 100
9005
^_^
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8900
Priorizar aceleração inadequadamente é ruim.
Ou você sobe pra um breakpoint, ou deixa ele no de baixo. Subir por subir é perda de eficiência.
Responder Citar
Xamã Tauren 73
830
Bem, recentemente eu criei um xamã de restauração e essa está sendo a minha classe preferida até agora. Como eu jogo faz pouco tempo, eu estava em duvida sobre algumas coisas: Os status que as profissões dão devem ser conseguidos quanto mais rápido possível ou apenas a partir do lvl 90? No caso, caso eu pegasse joalheria e engenharia, seria um bom combo ou existem opções melhores?
Esse é o meu primeiro xamã, e resolvi fazer dele o meu main, por isso queria saber sobre profissões, mesmo eu ainda estando lvl baixo. Eu não sou rico nem nada, pois comecei nesse servidor a pouco tempo, então todo o meu dinheiro ficou no servidor que eu jogava anteriormente. Assim outra dúvida que eu tenho é: É muito caro fazer um xamã? Eu não entendo muito bem dos preços dos itens, então se puder me ajudar eu agradeceria.
Eu resolvi perguntar neste tópico mesmo, já que pretendo ter esse guia como base, e também porque você parece entender bem sobre o assunto :P Obrigado desde já!
Responder Citar
MVP
Xamã Troll 90
17590
28/06/2013 18:53Citação de Feitanryodan
Os status que as profissões dão devem ser conseguidos quanto mais rápido possível ou apenas a partir do lvl 90?

Não precisa upar a profissão no máximo antes de obter o nível 90 (embora seja possível fazer isso a partir do nível 80). Enquanto se está upando o personagem, é perfeitamente normal andar sem os melhores bônus de profissão ou com itens sem reforges, encantamentos e gemas certas. E nem vale a pena gastar gold com isso, pois os itens são trocados com frequência.

O que eu vejo muita gente fazendo quando tá começando a upar é deixar as profissões ficarem um pouco defasadas, se comparadas ao nível do personagem e compensar essa defasagem apenas em níveis mais altos.

Exemplo: atualmente (no Mists of Pandaria), a proficiência máxima em uma profissão qualquer (excluindo bônus de raça ou de itens) é de 600 pontos. É perfeitamente possível para um personagem no nível 80 conseguir upar ambas as profissões até 600, mas geralmente nesse nível é comum estar entre 300-450. Daí no nível 85 o jogador upa a profissão até 500 e no intervalo 86-90 ele termina de upar os 100 pontos restantes.

E mesmo depois de terminar a corrida pelos pontos de XP, começa outra: a do item level. Comece a focar mais no up das profissões no nível 90, pois os bônus que elas fornecem começam a contar mais assim que você começa a farmar itens de masmorras heroicas.

No caso, caso eu pegasse joalheria e engenharia, seria um bom combo ou existem opções melhores?

Se você quer ter os melhores benefícios possíveis em batalha, essa escolha está boa, pois nenhuma delas é uma profissão de coleta e engenharia é excelente para momentos de burst, devido a Molas Sinápticas, que um dispositivo adicionado nas luvas e que é o bônus de engenharia.

Inicialmente eu pegaria duas profissões de coleta só para acumular gold ou material para subsidiar o up das profissões de craft posteriormente (ou uparia um alt apenas para coletar materiais).

Assim outra dúvida que eu tenho é: É muito caro fazer um xamã? Eu não entendo muito bem dos preços dos itens, então se puder me ajudar eu agradeceria

Nunca tive problemas quanto ao "preço de um xamã". O que é gasto com xamãs é comumente gasto com personagens de outras classes: treinar as habilidades, pagar reparos, adquirir licenças e proficiências em montaria, upar profissões, etc.

Porém manter uma spec de healer e outra de DPS (principalmente se a spec de DPS for Aperfeiçoamento) pode sair mais caro em níveis mais altos, pois não dá para aproveitar equipamentos de uma spec na outra e requer a aquisição de gemas e encantamentos totalmente diferentes. Outras classes híbridas têm um problema similar; às vezes dá para aproveitar equipamentos de uma spec na outra, mas somente se o atributo primário for o mesmo e se os atributos secundários prestam em ambas as specs.
Responder Citar
Xamã Tauren 73
830
Inicialmente eu pegaria duas profissões de coleta só para acumular gold ou material para subsidiar o up das profissões de craft posteriormente (ou uparia um alt apenas para coletar materiais).

Então, por exemplo, se eu pegar esfolamento e mineração no começo, seria recomendado eu vender todos os materiais que eu conseguisse a partir dessas duas profissões, assim arrecadando gold?
Uma outra dúvida que eu tenho é sobre upar. Fazer quests e dungeons ao mesmo tempo é mesmo o melhor jeito? Eu senti um pouco de demora para matar certos monstros quando upando solo, não sei se a minha rotação está errada ou algo do tipo.
Obrigado!
Responder Citar
MVP
Xamã Troll 90
17590
29/06/2013 15:25Citação de Feitanryodan
Então, por exemplo, se eu pegar esfolamento e mineração no começo, seria recomendado eu vender todos os materiais que eu conseguisse a partir dessas duas profissões, assim arrecadando gold?

Ou você pode juntar os materiais para usá-los posteriormente para upar outras profissões. Nesses casos, eu recomendo você dar uma olhada em sites como www.wow-professions.com e ver quais são e quantos são os materiais necessários para upar uma profissão no 1 ao 600.

No caso de Engenharia e Joalheria: você pega uma dessas duas de começo e Mineração. Ao atingir 600 pontos em uma das profissões de craft, você desaprende Mineração e pega a outra que falta. Como Engenharia dá menos gold que Joalheria, eu começaria com Joalheria e Mineração.

29/06/2013 15:25Citação de Feitanryodan
Uma outra dúvida que eu tenho é sobre upar. Fazer quests e dungeons ao mesmo tempo é mesmo o melhor jeito? Eu senti um pouco de demora para matar certos monstros quando upando solo, não sei se a minha rotação está errada ou algo do tipo.

Specs de healer são muito ruins no quesito DPS. É normal você numa spec de healer demorar muito para matar mobs em missões.

Como você já passou do nível 30, você pode aprender uma segunda especialização. Basta você conversar com um treinador de xamãs e solicitar a Dupla Especialização de Talentos. Vai custar 10 gold. Assim, você vai poder mudar para uma especialização de DPS, que é mais indicada para fazer missões.

As especializações de xamã DPS são Elemental (que ataca à distância) e Aperfeiçoamento (que ataca corpo a corpo). Os equipamentos que você usa na especialização de Restauração podem ser usados na especialização Elemental (ambas usam intelecto como atributo principal).
Responder Citar
Xamã Tauren 73
830
Os equipamentos que você usa na especialização de Restauração podem ser usados na especialização Elemental (ambas usam intelecto como atributo principal).

Bem, então acho que vou começar a optar por armas de duas mãos, pois eu estava usando uma arma de uma mão e escudo. Eu não tinha pensado sobre dupla especialização, realmente vou fazer!

No caso de Engenharia e Joalheria: você pega uma dessas duas de começo e Mineração. Ao atingir 600 pontos em uma das profissões de craft, você desaprende Mineração e pega a outra que falta. Como Engenharia dá menos gold que Joalheria, eu começaria com Joalheria e Mineração.

Tendo em vista isso, acho que vou ficar com joalheria e mineração por enquanto. Vou tentar pegar um level considerado primeiro e então focar na profissão. Obrigado pelas dicas, me ajudaram muito!
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]