Monge - Healer

Druidesa Elfa Noturna 90
3350
Fala galera, sereno por aí ?

Então, estou pensando em iniciar uma jornada com um Monge. Ao acompanhar os videos da MoP e até mesmo meu amigo (Zhan monge lv 90) fiquei curioso sobre o mecanismo totalmente inusitado de monge healer.

Como sou um fanático por healer, tendo já a druida e um shaman com foco 100% em cura (sem offspec definida), comecei a pensar em criar um monge e me especializar com esse novo metodo de curar que o monge proporciona.

Gostaria de receber alguns comentários dos próprios players, até mesmo dos que estão low level. Assim como dicas também serão válidas.

Estou pensando em criar um Draenei, raça com a qual eu mais gosto, tirando apenas os NE, que não consigo viver sem sua passiva. Caso não seja um Draenei, será um Humano, pois suas passivas também ajudam e muito, principalmente nesse novo sistema de spirit e de Facções.

Então galera, todos comentários construtivos serão bem recebidos.

Aquele abraço e bom game pra todos.
Responder Citar
Monge Pandaren 90
8405
Cheguei a testar healer monge. Minha main spec é dps e minha off é tank. Amei Windwalker e Brewmaster de modo geral. Com relação a Mistweaver que é a spec de heal pude perceber algumas críticas com relação ao level baixo. Soothing Mist que é uma cura channeled do 10 ao 32 se eu não me engano tem sido alvo de críticas, pois não sendo uma cura rápida e direta, os low levels healers monges tem reclamado bastante. Pude curar em level 50 de healer de monge. Percebi que pelo menos no level 50 monge tem mecanismo demais pra cura. Cura direta, cura ao longo do tempo, cura em área através Spinning Crane Kick que é uma girada AoE de dps (sim vc cura atacando todo mundo em área, bastante interessante), magia de absorção de dano e aumento de cura. Enfim, eu pelo menos achei bastante completo o monge healer, uma spec bem interessante. A minha única crítica que faço com relação a Monge healer é uma revisão com relação a essa problemática de heal do level 10 ao level 32 pq realmente tem muita gente reclamando de ter somente 1 magia de cura (Soothing Mist).
Responder Citar
Monge Pandaren 90
8405
Com relação a raça, percebi que vc é Aliança. Vc citou Draenei. A raça draenei é uma raça interessante pra monge healer, pois vc tem um HoT a mais o que é bastante interessante no meu ponto de vista. Outra raça interessante de aliança que eu escolheria para ser monge healer seria Gnomo, pois é uma raça com maior mana do que outras raças da ally...enfim. Apesar de que no fim das contas, racial não é primordial e o que conta são os dedos do jogador, ou seja, minha recomendação é : escolha a raça que vc tenha mais afinidade e seja feliz.
Responder Citar
Monja Pandarena 90
5715
Eu sempre fui Hunter a vida toda no WoW. De repente resolvi ser healer! Mudança drástica no papel mas tô adorando. Como preciso aprender a ser healer e a jogar como monja, então tem sido desafiador pra mim. Mas tô adorando. Só preciso ainda aprender a controlar a mana.
Responder Citar
Monge Humano 72
1010
eu ja cheguei a fazer varios healers (druida,sacer,shaman,pala) mas confesso que o monge ta animal,muito bom mesmo...
Responder Citar
Monge Humano 90
7950
o único problema do monge é sua predisposição a tomar counterspell devido a sua cura básica ser channeled...
Responder Citar
Monge Elfo Sangrento 90
6180
Tenho todos os healers level 85 e meu monge ta 88 (se tudo correr certo terça chega nos 90)

Realmente monge eh bem diferente de todos as outros, ainda nao tenho a segurança que tenho com as outras classes, acho meio inconsistente a class spec mistweaver.

Como funciona mistweaver? eh assim você trabalha com mana e Chi (seria como se fosse holy power dos paladin)

Seus heals aso divididos em os que usam mana e geram chi e os que consomem chi

Com mana cost e geração de Chi:

Soothing Mist, uma espécie de Mind Flay mas que da heal a cada 1 seg com 25% de chance de gerar 1 Chi. Ele também torna instantâneo o seu Enveloping Mist e Surging Mist, basicamente você sempre vai tá usando ele, pois também consome pouca mana cerca de 1% por seg, com gerar no futuro quando tiver bastante combat regen provavelmente você cai conseguir nem gastar mana dando channel full time nele.

Renwedng Mist, uma heal overtime de área que afeta 4 pessoas da raid ou party, sem gliph ela afeta seu target + 3 targets mais próximos dele ate 20yd e com glyph afeta o target e + 3 targets mais longe dele ate 40yd. (o heal acaba sendo parecido com a forca do heal overtime de priest)

Surging Mist: esse eh o heal forte e que usa bastante mana, se voce tiver utilizando a soothing mist e clicar nele, ele sai instantâneo, bem legal pra momentos de burst, mas tb queima sua mana legal. Gera 1 chi

Spine Crane Kick: Heal overtime que voce fica rodando sem poder fazer outras acoes por alguns segundos e cada segundo da heal de area mas com range pequena, da heal em todos os targets perto de voce sem limite de target, mas sua eficiencia cai quanto mais target tiver, tipo um holy radiance. Se pegar em mais de 3 targets (tirando voce) gera 1 chi. Esse pra raids como dragon soul ia ser lindo.

Expel Harm: Seu self heal instantaneo que gera 1 chi e da dano a um target inimigo proximo.

Voce também pode gerar Chi com o Jab que eh um dano melee mesmo, mas dependendo da situação você nao vai ter tempo pra pensar nisso, principalmente em heroics

Agora os que consomem o Chi, free mana cost.

Envelopng Mist: Consome 3 chis para colocar um heal overtime bem forte no target, bem forte mesmo e o heal eh muito bom, da quase top nos tanks se vc der com uns 30%-40% com critico as vezes da top mesmo e eh bem rápido o heal eh a cada 1seg.

Uplift: Esse consome 2 Chi e da heal em quem tiver com o buff do Reneweing Mist, bem util, por isso sempre tenha o renweing mist up, pois em aoe voce vai usar isso

Aqui tambem entra um heal que você escolhe nos talentos, que acabam sendo heal de área que consomem 2 chi pra castar, eu gosto do Chi Burst, que se voce conseguir alinhar seu grupo direitinho da um heal muito bom, sai tipo um míssil em linha reta que da dano e heal em quem tiver no caminho do target (dano em inimigos heal em amigos)

Fora isso você possui um tipo de Atonement dos Disc Prists onde quando você da o Black Round Kick voce ganha um buff que stacka ate 50% de todo dano que você da vira heal em aliados perto de você que precisarem de heal, um aoe heal inteligente tipo o atonement mesmo. E exatamente como o atonement ele é SITUACIONAL, nao vai achando que vai curar raid assim por que você não vai, pra subir de level da pra só usar melee heal de boas, mas qnd começar a entrar nas dungons heroic você nem vai usar o melee heal. Claro no final do patch qnd voce tiver bombadao de item provavelmente vai curar heroic só assim mesmo, mas agora no comeco nem sonhe.

Fora isso a gente faz uma Estatua de Serpent que ela serve para aumentar esse buff de melee dmg vira heal e alem disso qnd você da o Soothing Mist, ela também solta um Soothing mist em algum party member que precise de heal, mas sai 50% do heal do seu Soothing Mist, ou seja tenha essa Estatua SEMPRE UP nao importa se for melee heal ou heal convencional.
Editado por Mithoniel em 01/10/2012 14:54 BRT
Responder Citar
Monge Elfo Sangrento 90
6180
Continuando...

Agora porque acho inconsistente?

Por que digo isso? Pois você acaba dependendo muito do Chi pra momentos de burst healing, e usar so a Renewing Mist e o Soothing Mist pra gerar Chi eh muito inconsistente, a Renewing mist sempre da 1 chi mas tem cooldown, a soothing mist eh 25% de chance por seg, entao tem momentos que voce gera 4 chis em 4seg e tem momentos que fica 10 seg para gerar 1!!! isso eh preocupante, ainda mais com a responsabilidade que healer tem.

Diferente de um holy paladin onde voce sabe exatamente quanto tempo leva pra gerar um Holy Power e voce nao depende tanto do Holy Power pra lancar as magias, os Monks dependem de Chi para soltar suas principais magias, tanto de single quando de group a Uplift e Enveloping Mist.

O nosso Mastery eh RIDICULO cada vez que curamos temos um porcentagem de soltar um cocozinho verde que quando alguem passa por cima cura ele... meu deus blizzard nao aprenderam nada com lightwell? Voce acha que algum brainless DPS (que nao sao todos, mas 90% deles) vai andar pra pegar a bolinha? E mastery eh um dos stats mais presentes em items de healers, ou seja, tamos ferrados.

Sugestão: Muda esse mastery pra QUALQUER OUTRA COISA que ja melhora, e faz o Soothing Mist gerar Chi em 50% de chance invez de 25% pois assim ta muito inconsistente. Outra coisa que ajudaria seria colocar o Enveloping Mist consumindo só 2 chis, 3 chi pra importância que ele possui no nosso single target heal, eh muita coisa. Mas ou seja ou diminui o preco de Chi dele ou aumenta a geracao.

Mas tenho certeza que a blizzard vai fazer algo em relação a isso, por isso vou de monk main de qualquer jeito, fora que o desafio do novo eh muito bom, sentir aquele friozinho na barriga em cada boss que seu grupo doido puxa com mais 10 adds e voce nao tendo passado por nada parecido com aquele situação eh muito legal, com os healers que você ja jogou mudam as pecas mas as situações são as mesmas, você sabe exatamente o que usar pra cada tipo de situação

Eh isso ai, desculpe por eventuais erros, principalmente nos nomes das habilidades pode ser que alguma estaja errada mas da pra entender.

Mas nao vou me desculpar pelo post longo, toma aqui uma folha de chá-verde pra vocês.
Editado por Mithoniel em 01/10/2012 14:57 BRT
Responder Citar
Monja Pandarena 90
5715
Nossa Mithoniel, vlw. Vou usar todas as suas dicas ao longo da jornada ao nivel 90 e depois tambem. :D
Responder Citar
Monge Humano 90
7950
digamos também que a mana de Monk Mistweaver VOA
se não souber usar acabar MUITO rápido
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
3350
digamos também que a mana de Monk Mistweaver VOA
se não souber usar acabar MUITO rápido

Olha cara atualmente acredito que a mana de todos os healers estão descendo rapidamente. Minha skill de cura que custe menos mana, por exemplo, me pede 9k.

Meu amigo que joga de monk, como citei no inicio, testou ele healer e gostou muito. Foi atras de tutoriais, como que o monk se comporta diante das situações impostas pelas raides, entre outros. Não é a toa que o considero o melhor tank. Exato, sua main spec é tank e sua off é dps.

@Mithoniel

Valeu pelas informações. Certamente vão me ser muito úteis na hora de curar.
Atualmente estou procurando por upar minhas facções e fazer umas 3 dgs por dia, o resto vou dedicar para o monk.

Quero testar sua mecânica inédita. Quero ver se é tão difícil quanto druida era na cata.

Esse pessoal que reclama dele no low level tem que entender que o bixo é uma classe nova e poucos realmente sabem como lidar com o mesmo. É preciso tempo e prática para entender. Não é como um DPS que você simplesmente solta uma rotação de skill e, dependendo da classe e itens, consegue pegar top DPS.

Ser um bom healer é uma arte que poucos conhecem xD

Sobre a classe, escolhi ser Humano mesmo. Tenho preferência por Draenei e NE, porém o bonus de spirit do humano e seu ganho de 10% a mais ao upar facção serão muito úteis para o level 90.

O Único problema do monge será em meu core, pois já existe um monk tank e mais 3 players que disputam o mesmo token. Mas dependendo de como for o meu desenvolvimento com o mesmo, acredito que será possível substituir, já que temos um Sacer e um Xaman como heal em área.

Só mais uma coisa, Mithoniel, acredito que a mastery dele é apenas para o tank mesmo, pois o monk não é um Healer de área, pelo que tenho visto, mas sim um healer de tank com algumas habilidades bem interessantes em área.
Tanto que seu burst é altissímo em um alvo apenas.
Editado por Angelyous em 02/10/2012 09:10 BRT
Responder Citar
Monge Elfo Sangrento 90
6180
Então Angel eu também achava que Monk seria um super tank healer, pois com o soothing mist deixando os 2 heals mais fortes single targets instant, daria para gerenciar muito bem os bursts que o tank leva, mas o problema é a geração de Chi mesmo. Vi muita gente falando que na em foruns que Monk é o pior tank healer.

Finalmente peguei level 90 hoje (o avatar pelo jeito não atualizou ainda) vou começar heroics de tarde e de noite ja vou fazer minha primeira raid com o core, vamos ver o que acontece e volto a postar aqui para informar o que achei.

Mas que da um frio na barriga da, pois não faço a mínima idéia de como vou curar grupo e tank, mas isso que é o dahora de classe nova né.

Vamo ver estou olhando uns vídeos do beta e tem muito melee heal, eu não curti melee heal para subir de level pois achei que consumia muita mana, só se no beta o black round kick e jab tinham custo de mana menor que hoje no live. não sei informar isso.

Bem vamos ver hoje começa a sabatinada, mas no cata todo mundo lembra como foram as primeiras heroics né, esteja preparado para levar a culpa por causa dos dps brainless que não sabem evitar avoidable dmg... mas ser healer é pra quem tem capacidade e não pra quem quer né.
Editado por Mithoniel em 02/10/2012 09:24 BRT
Responder Citar
Estou jogando de Healer monge e estou curtindo muito.

Mas estou de melee heal e explico o porque.

Tem duas skil passiva que so ativam com melee heal.

Chute Blecaute (http://pt.wowhead.com/spell=100784) ativa Zelo da Serpente (http://pt.wowhead.com/spell=127722) ficando assim: Ao realizar um Chute Blecaute, você recebe o Zelo da Serpente, fazendo com que você cure alvos feridos próximos em 25% do dano do seu ataque automático. Acumula até 2 vezes.

Ele fica ativa por 30 segundos e faz toda diferença no heal.

Alem deste outro movimento:
Palma do Tigre (http://pt.wowhead.com/spell=100787) que ativa Poder do Tigre (http://pt.wowhead.com/spell=125359) e Névoas Vitais (http://pt.wowhead.com/spell=118674) - gerando isso: Névoas Vitais
Instantâneo
Você se torna um adepto da arte do Tecelão da Névoa, amplificando três das suas habilidades.

Chute Nocaute
Ao realizar um Chute Blecaute, você recebe o Zelo da Serpente, fazendo com que você cure alvos feridos próximos em 25% do dano do seu ataque automático. Acumula até 2 vezes.

Névoa Ascendente
Ao usar a Palma do Tigre, você recebe Névoas Vitais, reduzindo em 20% a velocidade de lançamento e o custo de mana da sua próxima Névoa Ascendente. Acumula até 5 vezes. Dura 30 s.

Chute Giratório da Garça
Enquanto estiver canalizando o Chute Giratório da Garça, você também cura aliados próximos feridos em 4013 a cada 0.75 s por 2 s. Curar você mesmo não conta para a geração de Chi

E além de ir acumulando Chá de Mana, para repor sua mana (http://pt.wowhead.com/spell=115294), pois cada 3 CHI usados, você acumula 1 cha de mana... logo a sequencia de melee ativa o cha de mana te ajudando a recuperar o mesmo.

Logo, uso Jabe (http://pt.wowhead.com/spell=100780) para gerar os Chi e depois Chute Blecaute e Palma do Tigre.

É so treinar que vai de boa... e não temo como não helar sem isso, é muito bonus que perdir não fazendo!
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
3350
@Ioiô
Realmente as habilidades dele na teoria são impressionantes, porém na pratica, pelo que tenho visto o pessoal falar, não é lá mto bom.

@Mithioniel
Beleza cara, boa sorte na sua raid. Fico aguardando o comentário seu de como foi.

Você vai fazer a FLR com seu core esta noite, certo ?
Quero saber como foi.
Responder Citar
@Ioiô
Realmente as habilidades dele na teoria são impressionantes, porém na pratica, pelo que tenho visto o pessoal falar, não é lá mto bom.

@Mithioniel
Beleza cara, boa sorte na sua raid. Fico aguardando o comentário seu de como foi.

Quero saber como foi.

@Angelyous, não entendi seu comentario... como assim na teoria???

Estou te falando na pratica, eu faço isso...
Entenda, o sistema de Heal do panda não é para ficar só helando, se você quer fazer a rotação com melhor aproveitamente possivel, você tem que bater.

Não é teoria, é pratica.....

Você cura mais, mantem mais a mana e ajuda no DPS.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
3350
@Ioiô

@Mithioniel

Quero saber como foi.

Entenda, o sistema de Heal do panda não é para ficar só helando, se você quer fazer a rotação com melhor aproveitamente possivel, você tem que bater.

Cara acabei de pegar 15 e estou fazendo dg. Brother, monk healer é muito bom. Você não precisa se preocupar muito.
Ele exige o que toda classe exige: Aperfeiçoamento!

É uma maneira totalmente diferente de jogo. vocÊ pode não precisar mais de 100% dos addons, como vuhdo (o que uso) e healbot.

Já fiz 2 dg e não chanelei uma vez a skill de cura, apenas batendo. Assim a dg ficou muito mais rápida, cheguei até a ficar top dps.

O pessoal que não gostou dele do 10 ao 32, basta ficar batendo. Assim ja ajuda seu grupo de duas maneiras.
Responder Citar
Monge Elfo Sangrento 90
6180
Opa fala ai pessoal, então ontem fiz heroics e primeiras tentativas na raid

Começando pelas Heroics:

Eu ficava lendo em foruns os healers tudo chorando falando que ta dificil mana, heal etc etc, entrei com o C# na mão e sabe como foi? Super tranquilo, claro tem alguns dps que não sabem sair do chão pegando fogo/roxo, ai dependendo da situacao ate deixa ele morrer de proprosito, agora wipe não teve nenhum.

Problema de mana não tive, compre em qualquer Inn Keeper por 1g - 5 bebidas que regenera 200k de mana em 30seg acho. Depois de cada 3-4 pulls de bixos, mais ou menos, beba rapidinho enquanto o tank vai andar para o próximo pull. Em lutas de Boss foi super tranquilo, deixa seus Mana Teas estocados para essas lutas. eles com gliphs são perfeitos, adiciona um cooldown de 10seg mas consome instantaneamente 2 charges (8% de mana a cada 10seg ta ótimo) assim você nunca vai ter problema de mana em qualquer Boss.

Só curei da forma convencional, não utilizei melee healing, pois como não conhecia a mecânica da maioria eu queria ter uma visão e maior controle das lutas e posicionamento, isso o melee healing te tira um pouco, mas depois acho que vou arriscar melee healing, pois foi super tranquilo as Heroics.

Agora a Raid, não tivemos muito sucesso, galera tava muito undergeared, inclusive eu, 449 de ilevel... tinha q ta geral 460+ mas deu a impressão que as lutas do MoP vão ser bem mais difíceis que as de DS, muita movimentação e interação entre players.

Raidei com um Disc Priest e Resto Shaman, e em todas as trys no meters fiquei em primeiro lugar (não que isso diga muita coisa, mas também alguma coisa diz)

Considerações, pra raid, O Chi Burst é uma magia muuuuuuito boa mesmo mais do que imaginava, CLARO SE você conseguir se posicionar direito, fique sempre atras dos dps e tente fazer uma linha com o tank, que vai um heal tenebroso com 2 chi de custo só.

O Enveloping Mist é muito útil, a luta da raid tinha 2 tanks, então quando eles levavam muito dado era so tacar 1seg de soothing mist e já soltar o enveloping mist para da um grande heal neles.

Use o Expel Harm e Renweing Mist no cooldown mesmo, e sempre fique castando o soothing mist (usa nada de mana) tenha sempre pelo menos 3 chi up para poder utilizar nas fases de burst dmg (por isso usso o talento que aumenta pra 5 o total de chi maximo, pessoal acha besteira, mas no comeco como aidna tenho muita coisa pra me acostumar e utilizar os chis sempre na hora certa, prefiro ele mesmo)

Outra coisa, uma otima sequencia pra momentos de AOE burst. Raido em 10man

- Use Renweing Mist no Tank (vai afetar 4 targets) depois use o renewing mist em alguem que não tenha o buff e esteja longe do tank (vai afetar mais 4 targets) ai qnd tiver os 8 afetados (vai ter cerca de 8 sec a duracao do primeiro) use o Thundring Brew e use Uplift, isso vai renovar os 16-18seg de renewing mist nos 8 targets! assim você pode agora usar Uplift e AOE heal toda raid (ok só 8 players, mas da até pra castar novamente o reneweing mist para afetar os últimos 2 que não estão com o buff)

- Nas heroics uma coisa boa de utilizar é nosso talent 90 Jade Wind (algo assim) sai um furacao que da dano em quem tiver na frente, com a Estatua da Serpent, metade do dano vira heal na galera. O tooltip fala isso mas ta dando muito mais heal do que era pra dar acho. Num pull com 3 bixos quando uso esse Talent que consome 2 chi, ele acaba dando uns 200k de heal, muita coisa pra 2 chi isso em 3 targets. Fora que depois de usá-lo, o seu Spine Crane Kick ganha 50% a mais de poder de cura, então nas heroics em Aoe burst dmg apenas use o Jade Wind e saia como diria o mestre Silvio Santos, sai roando rodando e curando.

Bem essas foram as primeiras experiências, mas vi que monk vai ser um heal muito útil tanto em grupo quanto em raid. Para PVP ainda não testei mas vamos ver...
Editado por Mithoniel em 03/10/2012 13:01 BRT
Responder Citar

Cara acabei de pegar 15 e estou fazendo dg. Brother, monk healer é muito bom. Você não precisa se preocupar muito.
Ele exige o que toda classe exige: Aperfeiçoamento!

É uma maneira totalmente diferente de jogo. vocÊ pode não precisar mais de 100% dos addons, como vuhdo (o que uso) e healbot.

Já fiz 2 dg e não chanelei uma vez a skill de cura, apenas batendo. Assim a dg ficou muito mais rápida, cheguei até a ficar top dps.

O pessoal que não gostou dele do 10 ao 32, basta ficar batendo. Assim ja ajuda seu grupo de duas maneiras.

Foi o que eu falei, vc cura batendo.

E nunca usei addon para Heal.. tenho um priest e sempre foi no Dedo.

Também fico na frente dos Dps, os caras ficam putos...kkkk
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
3350
@MIthoniel
Vou seguir essas dicas. Arressem estou level 19, acredito que ate o fim da noite consiga 30.

Vou testando de acordo com o tempo cada habilidade e suas vantagens.
Agora depois de fazer algumas dg, percebi que éinteressante ter pelo menos de 2 a 3 chi para gastar quando o tank estiver caindo.

@Ioiô
É muito legal essa nova mecanica, cara.

Sempre usei addons pracurar, não só pelo uso das habilidades, massim para ver ccs, curses, stuns, buffs, debuffs em geral, etc.

Com o monk fica melhor ainda usar o addon, veja bem:
Ele cura tanto atacando os mobs como usando habilidades próprias para cura, logo posso deixar minhas barras de ações livres para as habilidades "DPS" enquanto uso addon para alguma habilidade que exija o cast (em target) por exemplo.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]