[Ajuda] Balance Druid

Druida Troll 42
3320
Bom pessoal, o negócio é o seguinte:

Estava jogando no Cataclysm com um DK (minha classe preferida desde o WoTLK) e parei por um tempo por motivos pessoais. Agora voltei, já no Pandaria, e resolvi aprender como se joga de Druid. Upei até o nível 40 como Feral e Restoration e agora no 40 resolvi mudar de Feral para Balance, pois sempre tive interesse em aprender.

O problema é que eu não estou entendendo a mecânica da classe, o esquema dos Eclipses, o esquema dos DoT's, como funciona a rotação... Estou bastante confuso.

Será que alguém mais experiente com a classe e essa especialização pode me dar uma "aula" de Druid Balance? Não quero desistir porque aparentemente é uma classe muito bacana de se jogar, (diferentemente de DK Frost que basicamente só utiliza 2 skills).

Obrigado!
Responder Citar
Mago Gnomo 90
10095
Eu posso lhe explicar apenas no patamar do 85-90, que é quando o Balance Druid começa a ganhar uma valorização maior tanto em PvE (muito mais) quanto em PvP (até que vai, mas em low level nós causamos uma dor de cabeça!)

Vou mostrar-lhe a rotação básica que uso em PvE, contando que PvP não necessita de rotações, apenas fique alerta para os seus DoT's e seu eclipse, o que vou explicar à baixo:

Sua melhor skill, a qual não necessita do eclipse ligado para causar um grande dano é o "Surto Estelar", que até ajuda você à trocar de eclipse mais rápido, dando-lhe pontos de equilíbrio. Use-a sempre, S-E-M-P-R-E que sair do CD, até recomendo alguns addons como o Cooldown Pulse, que mostra bem visivelmente quando ele estiver pronto pra ser usado.
Pulando o Surto, acho que a segunda skill que mais prezo é Chuva Estelar; é um dos DoT's que mais gosto e que mais surte efeito contra inimigos, tanto em PvE, PvP e JxA (missões, diárias...). Portanto, sempre deixo engatilhado o Eclipse Lunar, usando a "Comunhão Astral". Parece ser chato no início, eu sempre achei, mas você pega o jeito, e é realmente divertido!

Uma dica: crie um macro, com os seguintes comandos:

/castsequence Fogo Lunar, Fogo Solar

Ele irá ajudá-lo a usar seus DoT's e poupará sua barra de mais um espaço; use-o sempre contra os inimigos e tente sempre usar o Surto Estelar quando este procar, é ótimo!

A rotação é bem simples, a rotação em si, retirando o fato de você precisar ficar atento aos Eclipses; quando pegar Eclipse Lunar, use "Fogo Estelar" e quando pegar o Solar, use "Ira". Não se esqueça de renovar os DoT's de Fogo Lunar e Solar e sempre usar "Surto Estelar" se este procar ou não procar. Também se lembre de SEMPRE usar Chuva Estelar e SEMPRE prezar pelo Eclipse Lunar.

Pra terminar, uma dica bem útil, que só fui notar quando atingi level 85;

Quando você pega um eclipse, qualquer que seja, você recebe um bônus de haste, que é MUITO, MUITO, MUITO, DEVERAS útil para druida balance; portanto, quando você for "engatilhar" um eclipse, engatilhe corretamente, deixe sobrando uns 10 pontos pra ativá-lo e ative-o usando "Surto Estelar", o bônus de haste é o mais útil que você terá, já que todos os casts de druida balance são looongos...

#edit: uma dica para burst (muito útil em bosses e tanto quanto no PvP): Ative seu alinhamento astral, use Encarnação, Chuva Estelar, começa a soltar Fogo Lunar e Estelar (eles soltarão "colados" quando você estiver usando Alinhamento e, quando este acabar [você ainda estará com a encarnação ativa], encha o MAIS rápido possível seu eclipse, pois a encarnação só dará bônus de dano quando estiveres no eclipse)
Editado por Jörmundur em 01/12/2012 00:10 BRST
Responder Citar
Mago Gnomo 90
10095
Wall of text, Jesus.
Responder Citar
Druida Troll 42
3320
Obrigado pela ajuda amigo! Alguém tem mais dicas pra me passar?
Responder Citar
Druida Tauren 90
5150
Isso que ele falou é completamente verdade.

Se você usar habilidades de Natureza "Ira e Fogo Solar" seu eclipse lunar encherá.
Se você usar habilidades Arcanas: "Fogo Lunar e Fogo Estelar" seu eclipse solar encherá.
Quando estiver em eclipse lunar, as habilidades arcanas causarão mais dano.
Surto estelar é bom usar quando faltar uma skill para o eclipse.

Deixe sempre o Fogo Solar e Lunar ativos.
Sempre use fogo feérico.
Use Alinhamento celestial e você terá um eclipse solar e lunar ao mesmo tempo.
Use comunhão astral antes de entrar em combate para ficar com o eclipse ativo.

Para pvp tem ciclone e Raízes enredantes, tem o "Glifo da Lunífera", Enredamento.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
10935
É basicamente isso que o pessoal falou.
Xa ver se eu consigo explicar uma coisinha aqui ou outra também.

----------------------------------------------------------
O básico - brincando com a barrinha
----------------------------------------------------------

O esquema do equilíbrio é assim: a barrinha vai e volta.
No começo, você escolhe pra onde a barrinha vai. Mas quando ela começar a ir, ela vai até o final, e só então ela volta.
Daí ela volta pro meio e vai pro outro lado. Tem que ir. Só quando chegar lá é que começa a voltar.
Ela vaaaaai...
...e voooolta.

Cada extremo dela é um Eclipse.
Quando você chega lá no final, você ativa o Eclipse. Ele não tem tempo pra acabar - ele dura enquanto a barrinha não voltar pro meio. Quando chegar no meio, o estado neutro, o Eclipse acaba. Aí você continua indo pro outro lado até ativar o outro Eclipse.

O extremo da esquerda é o Eclipse Lunar. Suas magias Arcanas vão ganhar um bônus de dano.
O extremo da direita é o Eclipse Solar. Suas magias de Natureza vão ganhar um bônus de dano.

Estas são as 4 habilidades que vão mexer na sua barrinha:

- Ira: causa dano de Natureza e move a barrinha pra esquerda, na direção do Eclipse Lunar.
- Fogo Estelar: causa dano Arcano e move a barrinha pra direita, indo pro Eclipse Solar.
- Surto Estelar: causa dano de "Tempestade Mágica" (é tanto arcano como natureza) e move a barrinha na direção em que ela já estiver indo.
- Comunhão Astral: move a barrinha na direção em que ela já estiver indo, num total de 100 pontos de energia (a escala numérica da barrinha).

Em combate, você vai controlar a dança da barra assim:

- Fique soltando Ira até ativar um Eclipse Lunar.
- Gaste o Eclipse Lunar soltando Fogo Estelar, que ganhou um bônus de dano.
- Quando o Eclipse Lunar acabar, continue soltando Fogo Estelar, pra barrinha caminhar até o outro extremo e ativar um Eclipse Solar.
- Gaste o Eclipse Solar soltando Ira, que ganhou um bônus de dano.
- Quando o Eclipse Solar acabar, continue soltando Ira até chegar no Eclipse Lunar
- Repita até o alvo morrer.

Isso é o básico, pra você entender como a barrinha de Equilíbrio funciona.
Treine num boneco de treino pra ver como funciona.

Depois desse básico, vamos encaixar outras skills na rotação básica:

- Surto Estelar: ele pega bônus dos dois Eclipses (porque o dano mistura natureza e arcano) e move a barrinha mais do que Ira e Fogo Estelar. Além disso, ao contrário das outras, que só movem numa direção, o Surto move pra onde ela já estiver indo. Além disso, essa skill costuma ser seu maior dano.
Use sempre que estiver disponível.
- Fogo Lunar e Fogo Solar: esses são os seus DoTs. Mantenha sempre ativos no alvo.

Sua rotação então é:

- Aplicar Fogo Lunar e Fogo Solar no alvo
- Usar Surto Estelar sempre que puder
- Usar Ira e Fogo Estelar pra fazer a dancinha da barra.
- Reaplique os DoTs quando acabarem, use Surto quando recarregar
- Repita até o alvo pedir penico.
Editado por Turokmakto em 04/12/2012 02:45 BRST
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
10935
------------------------------------------------------------------
Complicando um pouco - gerenciando os DoTs.
------------------------------------------------------------------

Os DoTs básicos à sua disposição são o Fogo Lunar e o Fogo Estelar.
Pelo nome deles você deve ter deduzido - respectivamente, o dano deles é Arcano e Natureza. Ou seja, eles se beneficiam dos Eclipses correspondentes.

O básico de um DoT é mantê-lo ativo sempre, certo?
No caso do Druida Equilíbrio, isso também é verdade. Só que, pra aproveitar melhor essas duas habilidades, vamos ter de ficar de olho em algumas coisas. O segredo está em saber quando e se renovar elas.

Você tem dois tipos básicos de efeitos dessas duas skills (na verdade 3, mas uma é um talento, falamos dele depois). Um é o básico, o outro é o sob efeito de Eclipse, onde obviamente o dano vai ser maior. O que determina o dano que o DoT vai dar enquanto ativo é se havia ou não um Eclipse ativo no momento em que você aplicou a skill.

É por isso que você deve saber quando renovar.
Sempre que você reaplica o efeito, você sobrepôe o anterior. Então não é legal ter, digamos, um Fogo Lunar que você soltou enquanto estava sob Eclipse Lunar, e então "apagá-lo" soltando um por cima enquanto não tem Eclipse Lunar. O correto seria deixar o outro DoT "buffado" acabar primeiro, certo?

Outra coisa é que esses DoTs não têm uma duração fixa - há uma tendência em um acabar antes do outro. É porque, quando você tem um estado de Eclipse ativo, as skills que se beneficiam dele acrescentam alguns segundos de duração no DoT correspondente sempre que elas acertam um crítico. Exemplificando, se eu tenho um Eclipse Solar, sempre que Ira ou Surto Estelar acertarem um crítico, Fogo Solar vai ganhar uma prorrogadinha no efeito. Assim, Fogo Lunar pode acabar antes. É grande a tentação de ver o Fogo Lunar acabar e querer renovar os dois logo, mas aí você sobrepôe o Fogo Solar que estava se beneficiando do Eclipse.

A parte chata: não tem uma indicação clara de "esse DoT tá 'buffado', esse não está". O controle é na memória mesmo, e isso pode confundir um pouco na hora de fazer a manutenção. Exige uma player skill que, particularmente, eu confesso que não tenho.
Até vou escarafunchar o Curse depois pra ver se uma nobre alma fez um addon que ajude nisso. Já fizeram um que ajuda os Magos com a Combustão, então deve ter um pra nós também.

Mas uma coisa, independente de qualquer coisa, é regra: os DoTs devem SEMPRE estar ativos no alvo. O ideal é 100% da luta. Se você conseguir 98% pra cima, dá pra ser feliz.

Ah, o terceiro efeito que eu tinha prometido falar?
É o do talento Sonho de Cenárius, do nível 90.
Cada vez que você usa Toque de Cura, seus próximos dois DoTs serão aplicados com um bônus de 25% de dano. E ele comba com o Eclipse.
É o máximo de dano que o DoT pode manter no alvo - e é mais complicação pra nossa cabeça pra lembrar de não sobrepôr o efeito ><

Mas quem falou que o sucesso vem fácil?

Resumo da brincadeira: sempre que entrar em um Eclipse, renove o DoT correspondente.
O outro você renova quando ele acabar.
Gerencie os dois individualmente.
Dá mais trabalho, mas é o mais eficaz pro DPS.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
10935
----------------------------------------
Outras habilidades úteis no arsenal
----------------------------------------

Além da rotação básica e dos DoTs, tem mais uns truquinhos na manga que ajudam a espancar os alvos.

- Chuva Estelar - essa é uma habilidade em área centrada no seu alvo atual. Você usa nele e ele vai tomar pedrada de estrela cadente na cabeça durante alguns segundos, e os alvos que estiverem próximos dele vão apanhar junto.
Ela é uma habilidade boa pra se usar contra vários alvos, mas como é uma habilidade do tipo "use e deixe fazendo efeito enquanto continua a atacar", ela é útil contra alvos únicos também! É quase como um DoT adicional, e dá uma bela turbinada no seu DPS.

O cooldown dela é demorado, mas ela sempre renova instantaneamente sempre que você entra em Eclipse Lunar - e é desse Eclipse que ela ganha bônus, por ser uma magia arcana.
Use sempre que puder, mas cuidado: mesmo que nós possamos improvisar ela como uma habilidade de alvo único, ela ainda é um ataque em área. Se tiver alvos em volta que você não queria aggrar e eles tomarem dano, vão pular nas suas costas todos de uma vez.

- Tornado (ou Furacão, esqueci o nome): É a sua habilidade de área canalizada, pra matar vários alvos. Ela é útil combinada com Chuva Estelar também, já que a Chuva é "use e esqueça". Ela se beneficia dos dois Eclipses, mudando o dano pra corresponder com seu Eclipse ativo.

- Cogumelo Selvagem: São duas habilidades. Uma serve pra colocar cogumelos no chão, onde você escolher. Você pode ter até 3 cogumelos e eles duram 5 minutos. Após 6 segundos de plantados, eles ficam furtivos (mas você os vê).
A outra habilidade se chama Cogumelo Selvagem - Detonar. Aí é onde está a graça. Cogumelos Selvagens são as duas C4 mágicas xD. Você posiciona os três cogumelos, "bomb has been planted", e então explode eles.
Eles causam um dano não lá muito alto, mas também nada desprezível, e acertam em área. Além disso, eles deixam um efeito no chão que retarda o movimento de quem estiver na área. Esse efeito dura uns bons segundos depois da explosão.

Essa habilidade dá dano de Natureza, se beneficiando do Eclipse Solar. É dentro do Eclipse que a explosão faz um estrago gostoso.
"Target bombed sucessfully - terrorists win!"

Suas C4 mágicas vão estar disponíveis no nível 85.

Estrelas Cadentes: Este é um efeito passivo do Druida Equilíbrio. Sempre que um dos seus DoTs der um tick crítico, você tem uma chance de ativar esse efeito. Ao ativar, seu Surto Estelar recarrega instantaneamente e, durante alguns segundos, pode ser lançado sem custo de mana e sem necessidade de conjuração. É praticamente um hadouken.

Dano direto dos DoTs - Sim, Fogo Lunar e Fogo Solar não só dão dano ao longo do tempo, como também acertam um pouquinho no momento em que são lançados. E nós temos uma habilidade passiva - cujo nome me fugiu agora - que, quando lançamos um destes feitiços, ganhamos por 3 segundos um bônus de dano direto pro próximo lançamento. Esse bônus sempre se renova quando uma das habilidades é usada, e se acumula até 3 vezes.
É útil pra situações onde você tem de se movimentar. Você vai correndo, mas vai soltando os dois Fogos non-stop - boom, boom, boom, boom...

Eu acho que o termo "boomkin" saiu daí.

Comunhão Astral: Essa habilidade que não custa nada pra usar move a sua barrinha de equilíbrio na direção em que ela já está indo, por 4 segundos, gerando 100 de energia. Tem de ficar canalizando ela.
Ela é ótima pra "engatilhar" um Eclipse à sua escolha antes da luta começar.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
10935
--------------------------
Tá, e no PvP?
--------------------------

Druida Equilíbrio no PvP é motivo de vários tópicos no fórum reclamando que tá fraco, que não mata nada e tal. É até verdade, se compararmos a capacidade de dar dano em pouco tempo (o tão falado "burst") das outras classes - sem falar que as más línguas costumam dizer que basta bater com a testa no teclado repetidamente pra limpar um campo de batalha com elas. Eu não jogo com elas, então não sei.

Mas não é que nós sejamos lá ruins não. Com umas combinações certas de habilidades, dá pra causar algum estraguinho.

Druida Equilíbrio no PvP tem conjuntos de habilidades pra duas coisas: sobreviver e causar dano.
Sobreviver envolve:
- Diminuir o dano que se leva e proteger as conjurações (Pele de Árvore)
- Recuperar o dano que você levou (Renovação, Toque de Cura)
- Impedir o atacante de chegar perto de você (Ciclone, Enredamento, Raízes Enredantes)
- Retardar o movimento dele (Enxame Feérico (talento), Vórtice de Ursol (talento))
- Silenciar ele (Raio Solar)
- Se tudo o mais falhar, correr pra c****** (Forma de Viagem, Arremetida, Estouro da Manada)

Causar dano é um tanto diferente do PvE.
No PvE você tem a dança das barrinhas e tal. No PvP, dificilmente você vai ter paz pra conjurar as suas magias, que levam uns segundos preciosos pra lançar.
Então, sua forma básica de ataque é algo tipo:

- Spammar Fogo Lunar e Fogo Solar enquanto tenta se manter longe do alcance de ataque do alvo. Nisso você vai se valer do dano direto das duas habilidades, aproveitando o efeito passivo que aumenta esse dano a medida em que se spamma. Deixa um Eclipse Lunar ativo, deixa a Chuva Estelar caindo na cabeça do alvo, vai fugindo e vai queimando - boom, boom, boom, boom...

Enquanto você está dando o dano direto, está mantendo os DoTs.
E quando um dos ticks der crítico, você pode ganhar uma aplicação de Estrelas Cadentes. Seu ícone de Surto Estelar vai acender. Senta o dedo nele!

Eu confesso que não sou o melhor sujeito pra falar de PvP com essa classe. Eu sou um jogador essencialmente PvE. Acho que quem joga PvP pode dar dicas melhores que as minhas (e até, eventualmente, corrigir alguma besteira que eu possa ter dito).

--------------------
Cabou?
--------------------

Por enquanto.
Nem de longe eu esgotei o que há de dicas pra se jogar com o Druida Equilíbrio. Mas se eu for explicar tudo aqui, vai ficar grande demais.

Sei lá se algum cidadão vai ter saco de ler tudo isso! xD

Se quiser se aprofundar no assunto e seu inglês estiver funcionando legal, vou deixar uns links aqui:

Icy Veins: www.icy-veins.com/balance-druid-wow-pve-dps-guide
Moonfarespan: The Moonkin PVE Guide (fórum oficial US): us.battle.net/wow/en/forum/topic/6490460582

E alguma outra dúvida, só apontar.
Responder Citar
Druida Troll 42
3320
Ajudou demais cara, muito obrigado! Era exatamente desses detalhes que eu precisava, obrigado por tomar seu tempo em pontuá-los aqui para mim. Que outras pessoas que busquem ajuda com a classe consigam encontrar esse tópico, ajuda MUITO pra quem, assim como eu, está iniciando na classe.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 48
575
Sou iniciante no jogo e estou começando como Druída de equilíbrio. Realmente, o tópico ajudou em vários aspectos. Valeu pela excelente explicação, pessoal!
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]