Roubo dentro do WOW constitui crime? Devo prestar queixa?

Mago Humano 1
0
Saudações pessoal.

Gostaria de saber a opinião da comunidade em relação a roubos dentro do WOW, vou escrever aqui meu problema e minha opinião em relação ao mesmo e gostaria que vocês comentassem para ajudar em minha decisão.

Eu tenho uma guilda no Gallywix, não vou citar seu nome e nem o dos jogadores envolvidos, e recentemente tive alguns problemas pessoais e precisei ficar alguns dias sem jogar.

Como toda guilda eu também tinha officers, cada um com suas atividades e devidas permissões dentro da guilda. Até então a guilda era próspera e contava com cerca de 300 membros.

Com a minha ausência no jogo, um dos meus officers que tinha o cargo de bancário dentro da guilda resolveu dar uma de espertalhão, afanou toda a grana do banco e saiu da guilda. Quando eu voltei encontrei a guilda falida, me informei do ocorrido com os outros officers e infelizmente não consegui entrar em contato com o ladrão nenhuma vez, para solicitar a devolução do ouro roubado (partindo do pensamento que ele iria devolver, o que eu duvido).

Passado o evento, eu desanimei e parei de jogar por mais alguns dias, realmente o jogo ficou sem graça. Até que recentemente comentando o ocorrido com um colega, ele disse que a Blizzard tinha a obrigação de resolver o problema. Entrei em contato com o suporte da Blizzard, expliquei a situação e enviei um screenshot pois o atendente queria saber quando havia ocorrido a situação.

Após isso, recebi a seguinte resposta:

Após uma extensiva pesquisa nos fatos ocorridos, infelizmente, não poderemos providenciar o retorno dos itens tomados porque as permissões foram dadas ao personagem em questão por livre do mestre de guilda.
Infelizmente não possível verificar que em qualquer momento houve um esquema envolvendo os ante-mencionados jogadores. Lamento profundamente não poder assistí-lo desta vez.

Então a Blizzard deu por encerrada a questão e a guilda realmente ficou sem o dinheiro que lhe fora roubado.

Pensando sobre isso me vem em mente a seguinte situação.

Eu pago o jogo, como todos os outros para que haja qualidade e eu tenha direito ao suporte adequado. Uma guilda é um grande grupo, formado por jogadores que tem a intenção de se ajudar ingame, isso contribui para a evolução dos personagens e todos saem ganhando.

Acredito que uma guilda seja parecida com uma empresa, o DONO não tem como controlar tudo sozinho, por isso ele contrata pessoas para executarem tarefas, e é claro essas pessoas tem permissões. Um contador não pode pagar os funcionários se não tiver acesso a conta bancária da empresa, nem por isso quer dizer que ele pode afanar todo o dinheiro da empresa e sair impune.

Eu como DONO da guilda mantinha o dinheiro bloqueado para que os jogadores não retirassem o mesmo, mas para um bem geral achei que seria sensato uma pessoa controlar o mesmo, para que caso algum membro necessitasse de ajuda a guilda estivesse ali, de prontidão para atender as suas necessidades. É óbvio que eu criei regras quanto a isso e os membros que solicitaram participar da guilda sabiam da mesma.

O jogador tinha a permissão de acesso ao ouro da guilda com a intenção de ajudar a todos os membros e não para benefício próprio.

Se um dinheiro que leva tempo para ser juntado, num jogo que pagamos mensalmente é roubado, então a Blizzard deveria agir de alguma forma para resolver a situação.

Após a situação estou interessado em prestar queixa na delegacia e no PROCON, já que a empresa que eu pago não está interessada em resolver, e deixo no ar as seguintes perguntas:

Quais são os nossos direitos civis, como consumidores virtuais?
Uma guild deve ser considerada um grupo para ajuda geral, e a Blizzard deve interferir em casos de roubo, ou devem deixar o caos se estabelecer?
Um item ou moeda do jogo é considerado uma propriedade? É plausível de processo jurídico caso o mesmo seja roubado?
Responder Citar
Monge Pandaren 90
4975
Cara, você deu a permissao ao cara,isso serve de lição na vida, para aprender a confiar nas pessoas certas.

Me fala uma coisa, antes de querer processar a empresa por uma coisa que teve sua culpa por liberar o gold pro cara pegar,voce ja leu aquele texto ENORME de quando voce abre o jogo, e voce clica em ACEITO? aposto que deve ter algo sobre isso la naquele texto e VOCÊ aceitou os termos antes de começar a jogar,voce nao tem direito a nada.
Responder Citar
Maga Pandarena 90
5025
Artigo 157 neles cara! Vai lá!
Responder Citar
Mago Humano 1
0
Cara, você deu a permissao ao cara,isso serve de lição na vida, para aprender a confiar nas pessoas certas.

Me fala uma coisa, antes de querer processar a empresa por uma coisa que teve sua culpa por liberar o gold pro cara pegar,voce ja leu aquele texto ENORME de quando voce abre o jogo, e voce clica em ACEITO? aposto que deve ter algo sobre isso la naquele texto e VOCÊ aceitou os termos antes de começar a jogar,voce nao tem direito a nada.

Eu li assim que resolvi criar essa discussão. Os contratos do Battle.NET e do WOW podem ser encontrados no link http://us.blizzard.com/pt-br/company/legal/ e não existe nenhum parágrafo lá sobre este tipo de situação.

Você nunca sabe se a pessoa é certa se não der a ela uma oportunidade.
Editado por Niancat em 02/12/2012 09:06 BRST
Responder Citar
Cavaleira da Morte Elfa Noturna 90
12910
[quote]

Voce fornecer oportunidade para a pessoa fazer o errado, sabendo que isso pode ser possivel, não faz de vc um cúmplice?
E que raio de amigos que vc ta tendo que precisa ficar testando eles?
Responder Citar
Mago Humano 1
0
[quote]

Voce fornecer oportunidade para a pessoa fazer o errado, sabendo que isso pode ser possivel, não faz de vc um cúmplice?
E que raio de amigos que vc ta tendo que precisa ficar testando eles?

Eu não estou testando ninguém, sua interpretação é horrível amigo. Se você ler o texto com calma vai ver que como proprietário da guilda eu precisava de alguém para me auxiliar na administração.

Nem por isso quer dizer que a pessoa deveria roubar o dinheiro. A permissão de acesso ao banco é consequência da função.

O que eu quis dizer com (Você nunca sabe se a pessoa é certa se não der a ela uma oportunidade) é que eu confiei na pessoa, obviamente se eu não tivesse confiado não concederia as permissões.
Responder Citar
Caçador Troll 90
8920
Você deu o Rank para o cidadão, e a partir do momento que ele tem permissão para sacar o gold do Guild Bank, ele pode fazer isso na hora que quiser e bem entender, independente da sua permissão pessoal. O que vale, no caso, é sua permissão de GM, no qual você deu colocando o Rank nele.

Então, sinto muito amigo, você foi roubado por que quis, e a Blizzard nada pode fazer em relação a esse caso. Que isso sirva de lição para não cometer esse erro novamente.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Humano 90
10440
Pelo que eu entendi, o oficial tomou o posto de lider da guild depois de pelo menos 30 dias de ausência sua, certo?

Caso seja isso, tecnicamente não houve nenhum roubo, pois o banco é de propriedade do Guild Master, e no dia do suposto "roubo" ele era o mestre.

Entendi bem?

Abraço
Responder Citar
Mago Humano 1
0
Você deu o Rank para o cidadão, e a partir do momento que ele tem permissão para sacar o gold do Guild Bank, ele pode fazer isso na hora que quiser e bem entender, independente da sua permissão pessoal. O que vale, no caso, é sua permissão de GM, no qual você deu colocando o Rank nele.

Então, sinto muito amigo, você foi roubado por que quis, e a Blizzard nada pode fazer em relação a esse caso. Que isso sirva de lição para não cometer esse erro novamente.

Eu penso que este tipo de situação possa ser considerado Peculato. Visto que as permissões do jogador em questão eram referentes ao seu cargo e não para benefício próprio.

Pelo que eu entendi, o oficial tomou o posto de lider da guild depois de pelo menos 30 dias de ausência sua, certo?

Caso seja isso, tecnicamente não houve nenhum roubo, pois o banco é de propriedade do Guild Master, e no dia do suposto "roubo" ele era o mestre.

Entendi bem?

Abraço

O oficial não tomou o posto de líder, eu não fiquei 30 dias ausente, em nenhum momento o jogador se tornou o mestre da guilda.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Elfo Sangrento 90
9760
02/12/2012 08:46Citação de Hëllräiser
Artigo 157 neles cara! Vai lá!

Quis "trollar" e errou, não é 157, é 155 CP. Lol
Editado por Fuscão em 02/12/2012 10:54 BRST
Responder Citar
Paladino Tauren 90
4815
Risos.

É o que dá quando se dá cargos de confiança pra meliantes.

Infelizmente a Blizzard não pode fazer nada, já que o cargo de confiança foi dado pelo Guild Leader e o único que deveria ser culpado é ele.

Isso é bem mais comum do que você imagina, amigo.

Como disse um colega acima: artigo 157 neles.
Responder Citar
Mago Humano 94
15625
02/12/2012 08:19Citação de Niancat
Após a situação estou interessado em prestar queixa na delegacia e no PROCON, já que a empresa que eu pago não está interessada em resolver, e deixo no ar as seguintes perguntas

Vai lá, mas antes não esqueça de levar uma câmera pra filmar o momento exato dos caras rindo da sua cara.

Quais são os nossos direitos civis, como consumidores virtuais?
Uma guild deve ser considerada um grupo para ajuda geral, e a Blizzard deve interferir em casos de roubo, ou devem deixar o caos se estabelecer?
Um item ou moeda do jogo é considerado uma propriedade? É plausível de processo jurídico caso o mesmo seja roubado?

Resposta: acorda pra vida.
Responder Citar
Guerreiro Goblin 87
4880
Como os servidores não ficam no Brasil, eu chamaria o FBI para cuidar desse caso. Visto que a polícia brasileira é corrupta demais, e pode até mesmo fazer parte dessa quadrilha de roubo de guildas.
Responder Citar
Mago Humano 90
8645
Não sei dizer quanto à responsabilidade da Blizzard nesse caso. É realmente complicado a empresa tomar alguma atitude uma vez que o jogador não fez nada de errado quanto à regra do jogo.

Mas roubo de propriedade virtual é passível de punição, sim. E, portanto, caberia processo ao jogador em questão. Claro que além de demorar anos (vivas ao nosso Judiciário), tem a questão que o Wira citou...

02/12/2012 11:49Citação de Wira
Vai lá, mas antes não esqueça de levar uma câmera pra filmar o momento exato dos caras rindo da sua cara.

Sem contar que a Blizzard precisaria informar dados pessoais do safado.
Responder Citar
Monge Pandaren 90
4975
``14. Limitação de Responsabilidade; Único e Exclusivo Recurso; Indenização.
A. A BLIZZARD NÃO SE RESPONSABILIZA POR INDENIZAÇÕES DECORRENTES DO USO DO SERVIÇO OU PELA SUA INCAPACIDADE DE USAR O SERVIÇO. EM HIPÓTESE ALGUMA A BLIZZARD SERÁ OBRIGADA A INDENIZAÇÕES ESPECIAIS, INCIDENTAIS, INDIRETAS, PUNITIVAS OU CONSEQUENTES QUE DECORRAM DO USO DO SERVIÇO, DO SERVIÇO DO SALDO BATTLE.NET DE QUALQUER JOGO OU DE QUALQUER CLIENTE DE JOGOS. EM HIPÓTESE ALGUMA A OBRIGAÇÃO DA BLIZZARD EXCEDERÁ A QUANTIA PAGA POR VOCÊ AO LONGO DOS SEIS (6) MESES ANTERIORES AO MOMENTO EM QUE SURGIU A CAUSA DE PEDIR. Como alguns estados ou jurisdições não permitem a exclusão ou a limitação de obrigação por indenizações indiretas ou incidentais, nesses estados ou jurisdições a obrigação da Blizzard e de suas afiliadas se limitará ao máximo permitido por lei.
B. VOCÊ RECONHECE E CONCORDA QUE O SEU ÚNICO E EXCLUSIVO RECURSO EM QUALQUER CONTROVÉRSIA CONTRA A BLIZZARD É INTERROMPER O USO DO SERVIÇO, E CANCELAR TODAS AS CONTAS REGISTRADAS EM SEU NOME.
C. Você concorda em indenizar, defender e isentar a Blizzard de qualquer reivindicação, demanda, danos ou outras perdas, inclusive honorários advocatícios razoáveis, alegados por terceiros e decorrentes do seu uso do Serviço ou de qualquer Jogo, ou de qualquer violação deste Contrato, do Código de Conduta ou de qualquer EULA de Jogo.``

Infelizmente você concordou com isso e se encaixa nisso ``A BLIZZARD NÃO SE RESPONSABILIZA POR INDENIZAÇÕES DECORRENTES DO USO DO SERVIÇO OU PELA SUA INCAPACIDADE DE USAR O SERVIÇO. ``você que concedeu os direitos a ele,voce é o culpado, aceite.
Responder Citar
Caçador Worgen 90
6130
Nenhum Direito de Propriedade na Conta.

VOCÊ RECONHECE E CONCORDA QUE NÃO TERÁ NENHUMA PROPRIEDADE OU OUTRO INTERESSE DE PROPRIEDADE SOBRE QUALQUER CONTA ARMAZENADA OU HOSPEDADA EM UM SISTEMA DA BLIZZARD, INCLUINDO SEM LIMITAÇÃO QUALQUER CONTA BNET OU CONTA DO WORLD OF WARCRAFT, E RECONHECE AINDA E CONCORDA QUE TODOS OS DIREITOS EM E PARA TAIS CONTAS SÃO E DEVERÃO SER PARA SEMPRE DE PROPRIEDADE E PARA O BENEFÍCIO DA BLIZZARD.

A conta, assim como todos os itens e gold dentro dela, são de propriedade da Blizzard, e não sua.

Você tem o privilégio (não é um direito porque está regido por contrato, que pode ser quebrado a qualquer momento por qualquer um dos dois lados) a usar uma conta (que é de propriedade da Blizzard) para acessar e jogar o World of Warcraft.
Editado por Aeroshooter em 02/12/2012 15:56 BRST
Responder Citar
Monge Pandaren 90
4975
Nenhum Direito de Propriedade na Conta.

VOCÊ RECONHECE E CONCORDA QUE NÃO TERÁ NENHUMA PROPRIEDADE OU OUTRO INTERESSE DE PROPRIEDADE SOBRE QUALQUER CONTA ARMAZENADA OU HOSPEDADA EM UM SISTEMA DA BLIZZARD, INCLUINDO SEM LIMITAÇÃO QUALQUER CONTA BNET OU CONTA DO WORLD OF WARCRAFT, E RECONHECE AINDA E CONCORDA QUE TODOS OS DIREITOS EM E PARA TAIS CONTAS SÃO E DEVERÃO SER PARA SEMPRE DE PROPRIEDADE E PARA O BENEFÍCIO DA BLIZZARD.

A conta, assim como todos os itens e gold dentro dela, são de propriedade da Blizzard, e não sua.

E voce concordou com isso, entao sinto muito...
Responder Citar
Paladino Elfo Sangrento 74
7890
Após a situação estou interessado em prestar queixa na delegacia e no PROCON

http://i47.tinypic.com/2w5uh78.png
Responder Citar
Com a minha ausência no jogo, um dos meus officers que tinha o cargo de bancário dentro da guilda resolveu dar uma de espertalhão, afanou toda a grana do banco e saiu da guilda

HUhahuahasUHAhahusas meus olhos sangram!!! sangram! estou cego kkkkkk!!!

Cara você deu a permissão, escolheu mal o officer.... você delegou poder, você delegou autoridade.... escolha melhor da próxima vez!!!
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]