Roubo dentro do WOW constitui crime? Devo prestar queixa?

Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 90
12675
ROUBO mesmo não houve. Mas furto, sim foi furto.
Não interessa se ele tem acesso ao gold ou não, é furto e ponto. Um bancário tem acesso a diversas contas e mexe com dinheiro o tempo todo. Se ele subtrai qualquer dessa quantia pra si, é furto e ponto final.

Mas rola considerar dessa maneira?

No caso do bancário, o dinheiro não era dele e ele tomou posse indevida desse dinheiro.

No jogo, seus personagens, dinheiro e etc não são uma posse sua, são da Blizzard. Sua unica posse até aonde eu sei é a sua conta com os dados que lhe dão a possibilidade de logar no jogo e "brincar" com as "posses" da Blizzard (Personagens, gold, Azeroth etc).

Se você pega o gold de um personagem e envia para outro, não está transferindo a sua posse.

Isso é claro, é minha visão de leigo porco.
Responder Citar
Mago Humano 1
0
O problema é que realmente a Blizzard não tem uma política contra isso.

Existem pessoas de bem aqui no WOW, apesar de ter conhecido alguns problemáticos eu também fiz alguns amigos.

É uma grande verdade que se houvesse uma maneira mais sensata de administrar o banco isso seria funcional.

Um amigo foi hackeado, tiramos prints , e reunimos provas para o ocorrido. 24h depois tudo foi recuperado, até a ultima gema.

Eu tirei um print da situação, infelizmente a Blizz disse que por ser de minha livre e espontânea vontade ceder as permissões para o cidadão me roubar, então a culpa é minha e eles não podem fazer nada.

Acontece que as pessoas do WOW não são conhecidas no mundo real. E o anonimato em si é um verdadeiro espelho do caráter humano. As pessoas escondem pela vida inteira o que elas realmente são e aproveitam o anonimato para mostrar que tem má fé e um coração negro, a verdadeira face por trás da máscara.

Quando disse que tenho interesse em ir dar queixa, e publiquei o problema é por um motivo claro: A situação é unica, ignorando os comediantes do tópico a discussão realmente é interessante e meu objetivo veio resumido no título: "Roubo dentro do WOW constitui crime? Devo prestar queixa?", afinal eu mesmo não tenho certeza se é um argumento válido ou falho.

Quanto a vergonha, é irrisório. Se eu tiver direitos obviamente que não ficarei constrangido em exigir eles.

Vejo que muitas pessoas acham que eu sou um mal julgador de caráter. Não é possível saber as reais intenções de uma pessoa, especialmente pela internet meus amigos. O cidadão em questão era um membro velho, salve o engano com 56 anos de idade, e foi justamente esse o fator decisivo em dar para ele o cargo, além de diversas conversas pelo RaidCall, etc.

Eu errei? Sim, em escolher a pessoa.
Era possível contornar esse erro: Somente se o cargo fosse ocupado por algum amigo em real life, afinal como eu disse, o anonimato é tendencioso.
A Blizzard não deveria fazer nada? É claro que ela deve interferir, eu tenho certeza que meu caso não é único, justamente por isso eu trouxe a discussão para o tópico.

Sei que nem todos concordam com isso, mas em nenhum momento esperei 100% de apoio.
Responder Citar
12675
03/12/2012 09:50Citação de Niancat

Ela tem uma política bem clara em relação a isso.

O problema é que ela provavelmente não é o que você quer.
Responder Citar
Paladino Humano 100
12965
03/12/2012 10:03Citação de Kick

de novo, foi como dissemos:
A blizzard NÃO se responsabiliza por dinheiro tomado da guilda pelo guild master ou por oficiais. Não amigos o dinheiro da guilda NÃO PERTENCE AOS MEMBROS, segundo a Blizzard, ele pertence a quem pode retirar ele, ou seja, o mestre da guilda ou a oficiais com permissão para isso. Não, eu sei que vocês vão, de novo, argumentar que pertence aos players da guilda, mas não pertence.
Responder Citar
Caçador Troll 100
7380
Engraçado é o cara vir postar com alt... nem tem coragem de mostrar o char main...

Na boa, que sirva de lição a não passar poder a qualquer um...

"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abraham lincom
Responder Citar
Ladino Humano 100
17705
Bom cara, resolvi não trollar (apesar de algumas coisas que vc disse pedir pra isso) então quotei algumas partes para falar dela, e sim eu li tudo que vc escreveu con atenção.

02/12/2012 08:19Citação de Niancat
Após a situação estou interessado em prestar queixa na delegacia e no PROCON,

Fazendo isso vc vai perder seu tempo, pois não existe nenhum "crime" real cometido nessa situação pra ser passível de delegacia e nem falta de prestação por parte da Blizz pra levar ao PROCON.
O cara que fez isso que uma pessoa de péssimo caráter e precisa aprender a agir como homem pq isso que ele fez é coisa de muleque.

já que a empresa que eu pago não está interessada em resolver, e deixo no ar as seguintes perguntas:

Quais são os nossos direitos civis, como consumidores virtuais?

Voce tem direitos como consumidor virtual obviamente, mas não é o caso nesta situação. Ele não roubou nenhuma das coisas que voce tenha comprado na Blizz Store e nem roubado dados seus (cartão, etc) para fazer uma compra indevida na mesma a suas custas, se ele de alguma maneira tivesse feito isso, ai sim entraria como crime virtual passivo a policia, processo, etc, etc.

02/12/2012 08:19Citação de Niancat
Um item ou moeda do jogo é considerado uma propriedade? É plausível de processo jurídico caso o mesmo seja roubado?

Não.
Ao contrario do que muita gente pensa, o gold não é um bem do jogador. Ele pertence a Blizzard e o jogador apenas tem o direito de usa-lo dentro do jogo, e somente dentro dele (Por isso vender gold é proibido, não porque a Blizz acha feio), quem vende gold esta cometendo um crime devido aos direitos autorais da Blizz sobre o jogo.
Usar qualquer produto patenteado para usufruir lucro próprio sem permição de quem detem os direitos é crime.
Em resumo desta parte, mesmo se ele vendesse esse gold que ele afanou de vcs, só a Blizz e somente ela poderia abrir um processo criminal contra o individuo pq o gold e tudo no jogo é propriedade dela.

Finalizando, a Blizz se posicionou desta maneira que vc postou, devido a ter sido um erro seu em confiar na pessoa errada. Vc deu livre acesso ao cara e foi realmente uma pena ele ter feito algo assim. A Blizz não pode se responsabilizar por mau julgamento seu na hora de escolher seus offices. =/

Posso lhe dar dois conselhos:
Primeiro que não desista da guilda por esse ocorrido, gente que não presta tem em todo lugar desse jogo e com certeza tem muitos membros em sua guild gente boa e ficaria chato vc os abandonar por causa desse acontecido lamentável.

Segundo, NÃO faça denuncias nem estardalhaço sobre esse carinha no forum, apenas informe aos lideres de guilds que ele venha a fazer parte sobre a falta de caráter dele e o que ele fez para que não tenha nunca oportunidade de fazer novamente.
Isso provavelmente vai fazer que ele não seja aceito em nenhuma guild e ele vai sentir um pouco os efeitos da molecagem que fez.

Boa sorte pra sua guild o/
Responder Citar
Guerreiro Worgen 100
18930
03/12/2012 10:03Citação de Kick

Putzz... Falar que você falou tudo é pouco.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Humano 90
4655
Citação de Hëllräiser
Artigo 157 neles cara! Vai lá!

Quis "trollar" e errou, não é 157, é 155 CP. Lol

Quis "trollar" e não sabe o artigo, não é 157, é 168:

Da Apropriação Indébita
Apropriação Indébita
Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
Responder Citar
Caçador Pandaren 100
21070
Improbidade Administrativa?
Peculato?
Roubo?

nao sei...
Mesmo se vc nao puder fazer nada vc ainda pode gritar no trade chat falando o nome da figurinha.
Responder Citar
Caçador Elfo Noturno 90
3250
Cara, ninguém ta falando nada em relação ao ladrão ter razão...

A questão é, FAZ PARTE DO JOGO!!

Existe alguma regra no jogo que diz: "Fica proibido um oficial roubar gold da guilda"? Não! São casos do jogo!

Diferentemente, por exemplo, de alguém invadir sua conta e roubar seu char. Ai o cara INVADIU A SUA CONTA e a história é outra...

São condições do jogo... você pode ir no procon pra reclamar caso esteja insatisfeito com o atendimento da blizzard, caso a blizzard tenha feito algo que vá contra o EULA ou as regras do jogo mas NUNCA por um acontecimento que não vai contra as regras do jogo e nem contra o EULA...
Responder Citar
12675
Nesse aspecto eu sou muito fã do EvE Online. Lá, por ser um game voltado a economia e a administração (e guerra), você nunca sabe quem é o seu inimigo.

O cara que você confiava a anos pode simplesmente se mostrar um calhorda e quebrar uma mega aliança chutando as pernas dos recursos dos caras.

Isso de roubar o "banco" tem até num comercial deles, lol.

http://www.youtube.com/watch?v=uGplrpWvz0I
Editado por Kick em 03/12/2012 10:30 BRST
Responder Citar
Paladino Humano 90
5615
Depois desse tópico, os donos de guilda ficarão mais atentos.

Porque uma coisa é certa, quem fez a limpeza no banco da guilda, sabia muito bem que sairia impune.

Agora com relação a ir ao PROCON e a Delegacia, pro seu próprio bem irmão, não faça isso.

Os caras vão realmente rir da sua cara sem piedade!

E é capaz de vocês escutar gracinhas desnecessárias, do tipo:

'Olhaaa só, o cara roubou sua guilda né?
Que merda.. será que ele comprou uma casa de praia la em Booty Bay?'

'Delegado: Ahhh to sabendo desse ladrãozinho. Ele roubou meu filho de 5 anos tambem..
Fui informado que ele comprou uma 'MOTOCA', provavelmente com o dinheiro do roubo, e foi parado numa Blitz da Lei Seca la em Durotar, a caminho de Orgrimmar.'

Essa seria a sua triste realidade meu velho. =/
Editado por Setric em 03/12/2012 10:33 BRST
Responder Citar
Mago Troll 90
14070
Já assisti um episódio do seriado The Big Bang Theory com esta situação... ri muito.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8900
Mas rola considerar dessa maneira?

No caso do bancário, o dinheiro não era dele e ele tomou posse indevida desse dinheiro.

No jogo, seus personagens, dinheiro e etc não são uma posse sua, são da Blizzard. Sua unica posse até aonde eu sei é a sua conta com os dados que lhe dão a possibilidade de logar no jogo e "brincar" com as "posses" da Blizzard (Personagens, gold, Azeroth etc).

Se você pega o gold de um personagem e envia para outro, não está transferindo a sua posse.

Isso é claro, é minha visão de leigo porco.

Entendo teu ponto, mas se formos analisar assim, teríamos que distinguir posse de propriedade. A Blizzard possui a propriedade do gold, e os jogadores possuem a posse.

Num exemplo do nosso cotidiano temos como exemplo uma casa alugada: o dono é o proprietário enquanto o locatário é o possuidor do imóvel.

Inclusive, dependendo da visão que empregarmos, como citado acima pelo Allanpoe, o crime pode até mudar pra apropriação indébita. No caso, EU não considero como o officer tendo posse do gold, afinal, ele não recebe a posse do mesmo, ele apenas tem a permissão pra gerencia-lo e, além de tudo, há o controle do possuidor (o OP, no caso) sobre o gold. Pra haver apropriação indébita, um dos requisitos é que não haja controle sobre a coisa, havendo controle, há furto e não apropriação indébita.

Mas assim, só pela dúvida e pela área nebulosa que o tema gera, já dá pra saber que uma demanda dessas nunca seria possível com base em nossa legislação. Precisaria de crime específico para tal.

Btw, esse assunto é interessante pra um guri que pretendia criar um TCC em torno disso, já tem um certo material aqui!
Responder Citar
Caçador Elfo Noturno 90
8175
03/12/2012 09:26Citação de Tiiesta
Se eu fosse ele , diria logo o nome do cara , e jogaria a merda no ventilador

Apoiado !

"Maldito o homem que confia no homem"
Responder Citar
Ladina Worgenin 100
15300
Amigo, seu char é nível 1, tem nada que preste ai...
Responder Citar
Guerreiro Humano 100
7440
03/12/2012 10:54Citação de Artemius
"Maldito o homem que confia no homem"

Triste realidade... e por vezes você conhece a pessoa por um bom tempo antes disso acontecer. "Conhece"...

@relacionado ao tópico
Me lembro de uma história que aconteceu em outro mmo... Tinhamos um clã, nos conhecíamos já há 7 anos e alguns até compartilhavam suas accs uns com os outros. Eis que um dia uma das pessoas resolve "rapelar" a conta de um carinha (que ele conhecia já há 7 anos...). Eis o que fizeram (eu só acompanhei):

Descobriram o telefone do cidadão, ligaram pra casa dele, falaram com a mãe dele (sim, era um muleque) e disseram que ele havia se apropriado de um montante que, se convertido em reais, totalizaria mais de 4mil, contando por baixo. O resto da história foi até cômico:

Enquanto a mãe comia o muleque de chinelada no telefone, ele devolvia (chorando e berrando) os pertences do outro.

Tem muito muleque nesse jogo... Infelizmente conhecer alguém há muito tempo não é nenhuma garantia. Às vezes é só uma questão do montante certo de dinheiro envolvido.

Sempre que me lembro dessa história tenho vontade de rir...

@Tópico
Concordo com o OP, ele tinha permissão pra gerenciar os recursos, mas não tomar pra si. Infelizmente, não sei se é passível de punição, por tudo que já foi falado. Fosse eu, fazia o que já falaram aqui: spammava o nome do indivíduo no trade chat.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Humano 90
3305
Problema é que em reinos como gallywix e lol barade existem as guildas zergs que se formam com indivíduos implorando para que desconhecidos assinem para que ele possa criar sua guildinha em troca de cargos de confiança na mesma e gold. Já fui abordado por gente que não me conhece várias vezes pedindo isso.
Já poderia ter ficado rico wipando caixa de banco de zerg guild de gallywix e lol barade. Fica a dica ai pra quem tá com pouca grana.
Responder Citar
Bruxo Gnomo 100
13610
A blizz não tem culpa nenhuma do que ocorreu em sua guild. O jogo tem o sistema de guild, e PERMISSÕES, e o GM é o responsável pela manutenção da guild. O gold arrecadado pela guild é "problema" seu, se você vai gastar pra benefício próprio, se vai gastar com repair, com eventos, ou se um office vai levar todo o dinheiro... enfim, não é responsabilidade da Blizzard. O cara levou seu dinheiro porque tinha permissão sua para isso. E a oportunidade faz o ladrão.

Não estou defendendo o indivíduo. Como já foi dito, não foi ético da parte dele, mas também não pode ser considerado crime, porque querendo ou não você deu autonomia para ele fazer isso.

Meu conselho: as ferramentas para gerenciamento de guild funcionam, se quer deixar Officers com responsabilidade sobre o gold da guild, faça isso, mas limite para uma quantidade menor.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]