Brasileiros têm reputação hated com o Português! (off-topic)

Xamã Tauren 90
6545
Algo está me incomodando de forma alarmante, ultimamente. De todos os povos que já joguei - joguei com americanos, canadenses e um ou outro de origem francesa, inclusive em skype e TS -, todos conversavam perfeitamente bem a sua língua de origem, ao menos, se comunicavam bem, mesmo quando às vezes faziam uso de algumas gírias ou de alguns jargões do jogo, como: “afk”, : “DC”, “lol” e outros para melhor se expressar.

Porém, me chateia bastante é ver como nós brasileiros somos péssimos em português, e no jogo e na internet isso fica muito mais evidente.

Nada contra em usar termos estrangeiros ou neologismo brasileiros para explicar algumas situações, como: "ele está afk no momento, invita outra pessoa", "putz, o cara tomou um stun e morreu fácil".

Mas, infelizmente, é fácil achar erros grotescos que, em muito, interferem na comunicação. Um outro dia, o cara fez o total desuso das vírgulas, dentre outras coisas. Então, eu me pergunto: o que diabos você entenderia de uma frase como esta? "eu queria entrar mais n pude ele pq estava fazendo a party ta cheia vey". O que diabo o infeliz quer dizer com isso??

E as asneiras não param por aí, fora as inúmeras abreviações, os “porquês” que são sempre abreviados porque brasileiro não entende a diferença entre eles. Os sempre “seja bem vindo” que inviters de uma guilda usam e não percebe que está errado, os inúmeros casos de vírgulas colocas erroneamente, ou muitas vezes, a plena ausência das mesmas; as crases que são usadas de forma errada, palavras com a sua morfologia errada, além dos acentos; e erros básicos de concordância nominal e verbal, entre outros. Expressões como: “aki cara vou concertar a gear, pera ae”, “nossa meu, o BG onti foi maior zueira, muito boua”, “arruma ae, da um geito”, “eh empressao minha ou pala ta uma merda?”, entre outras pérolas inesquecíveis.

Não que eu seja um exímio conhecedor da minha língua mãe, porque também não sou, embora eu procure ater o mínimo de compreensão possível na minha escrita. Errar é humano, e todos erram, mas ficar insistindo em escrever cada vez pior já é uma outra coisa que nem hei de mencionar aqui. E nem adianta criar desculpas, qualquer lugar adverso no mundo, você não encontrará haters contra o seu idioma de origem como aqui se encontram.

Sei também que a língua é diastrática, portanto, é amorfa na medida que vai se evoluindo, mas cometemos erros primários, nem conseguimos nos expressar corretamente e somos conhecidos como “analfabetos funcionais”, mesmo que tenhamos o tão idolatrado “nível superior”.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8975
Se a mensagem foi passada corretamente e o emissor não se importa com a qualidade que ela foi passada, tanto faz se ele escreve "ASSIM, ACIN, ASIM, AZIM ou ASIN", o intuito foi atingido.

Concordo com tudo que você disse e acredito que as mensagens deveriam ser no mínimo coerentes. Mas se o indivíduo não se importa, fazer o quê?
O que mais tem no mundo é boçal...
Responder Citar
Mago Elfo Sangrento 90
7225
Quando criança os professores diziam: "A geração Z (nascidos após 1991) terão mais facilidades de aprendizado do que as gerações anteriores", mas hoje, vemos totalmente o contrário, parece que estão regredindo no tempo e ficando cada vez mais burros.

Realmente dói ver tanto erro de português que são dignos de gente anafalbeta, e olha que tem muita gente das antigas que só concluiu o primário e escreve muito bem.

As vezes quando olho o trade chat, parace que estou em um Baixaki/Orkut da vida.
Editado por Zarathustra em 27/12/2012 17:24 BRST
Responder Citar
Ladino Humano 100
16970
O ensino no Brasil é um lixo (comparado com o que ja foi um dia) e muita gente não gosta nem se preocupa em estudar. O governo tenta manter o maior numero possível da população como analfabetos funcionais pq assim é mais fácil de manipular.

Se digitar no google "Perolas do Orkut/facebook/twitter" vc vai ver o quão grave esta a situação. Alguns até na faculdade cometendo erros grotescos que é até difícil acreditar que o cara ta cursando nível superior.

Ainda inventam o lance de cortas pra uma pessoa que não merecia por não ter tido desempenho suficiente, entrar no lugar de alguém que foi melhor.

Eu conheço um péssimo exemplo desse tipo de pessoa (não vou citar o nome). O cara faltou a prova do ENEM por ser preguiçoso, não estudou p... nenhuma pro vestibular e teve uma nota medíocre, mas vai pra faculdade pq é pretinho e pobre.

Somando tudo isso o resultado é o que vemos aqui pelo fórum (ainda acham ruim quando alguém corrige).

EDIT: @Ignam

Eu acho compreensivo, afinal nem todos sabem falar outras línguas e a unica opçao do cara é falar na nossa lingua mesmo.
Editado por Hikz em 27/12/2012 17:11 BRST
Responder Citar
Xamã Orc 100
5890
Infelizmente de dez que lerem seu post, seis não entenderão nem metade do que você quis dizer.

=(
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Tudo que eu queria era poder dar um tapa na cara de um vagabundo desse.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8975
27/12/2012 17:00Citação de Hikz
O ensino no Brasil é um lixo (comparado com o que ja foi um dia) e muita gente não gosta nem se preocupa em estudar. O governo tenta manter o maior numero possível da população como analfabetos funcionais pq assim é mais fácil de manipular.

Dera o problema fosse apenas esse, né?
Ocorre que muitas dessas pessoas que escrevem de forma incorreta, beirando o analfabetismo (ou como diria aquele termo clássico: analfabeto funcional), sequer estudaram em escola pública. Muitos estudaram até mesmo no ensino privado e cometem diversos deslizes no Português...

Eu sempre estudei em escola pública, desde o primário até o colégio. Quando cheguei na faculdade, tinha nojo de ver texto de alguns colegas. MESMO UNS QUE ESTUDARAM EM ENSINO PRIVADO! Sério, é deprimente...
No meu ver, o governo tem sim uma parcela de culpa por "empurrar" os alunos ao ano letivo seguinte, mas o próprio aluno não se esforça para recuperar: ele desleixa e pensa comumente que irá chegar até o final assim.
O resultado disso são os chamados analfabetos funcionais. Tem aqui no joguinho, tem aqui na empresa, tem na faculdade... ESTAMOS RODEADOS!
Editado por Alieksey em 27/12/2012 17:11 BRST
Responder Citar
Maga Elfa Sangrenta 90
14010
O que eu vejo também é que muitos desses analfabetos escrevem assim por ser cool. Dizem que é linguagem de internet, para justificar seu grau de intelecto (ou completa falta dele). Alguns ainda dizem que escrever "açim" ou "asim" é mais rápido que escrever assim, como se o ato de pressionar uma tecla a menos e economizar 0,01 segundo fosse realmente fazer alguma diferença...
Responder Citar
Paladino Humano 59
665
Quando vi o título pensei que era mais uma guerrinha entre portugueses e brasileiros haha
Responder Citar
Mago Goblin 90
6875
Tava pensando nisso hoje mesmo.

Me irrita aquela respostinha escrota quando o cara corrige "naum vim pah t aula de prtugueis vim pah mata ali".

>.<
Responder Citar
Guerreiro Orc 90
9145
UE, croncrda, misa noa tme, meinara corerta ed, es flaar, ue flaar ad meinara ueq quesir, sue biolola.!!?

O ensino no brasil é dado de qualquer jeito, mesmo em escolas particulares os professores dão aula de qualquer maneira.(EX:Na minha escola tem um professor que praticamente só passa as coisas na lousa e não explica nada, ele deve pensar ''que se foda os alunos'').
Editado por Erexxigg em 27/12/2012 18:23 BRST
Responder Citar
Caçador Troll 90
14240
Concordo com o ponto de vista do OP.

Eu acho lamentável um ser entrar no jogo e escrever tudo errado. Eu vivo corrigindo amigos meus in-game, e, quando o faço, normalmente dizem: "naum to aki pra ter aula de portugues". Já deixei de manter contato com duas pessoas porque elas ficaram brabas comigo, pois eu as corrigia.

Mas que fique claro, eu sempre fazia isso sendo educado, não apontando o dedo na cara, tentando deixar implícito que a pessoa era intelectualmente inferior. Claro, um erro aqui e ali tudo bem. Não me importo em conversar com alguém que fale "aki", "vc". O pior é quando a pessoa escreve "vose", "essessao", e diz que é pra economizar tempo, sendo que a forma correta tem o mesmo ou menos número de letras.

Sistema de cotas... Prefiro não comentar. Só vermos o grau de inteligência de Joaquim Barbosa (negro).
Responder Citar
Mago Humano 90
8645
Poderia ficar horas falando a respeito, mas não vale a pena. Acredite: não vale a pena.

O "prof" do meu nick é de professor. De química, não de português. Depois de anos discutindo, cheguei à conclusão de que não vale a pena. Você nunca vai conseguir convencer uma pessoa de que estudar vale a pena se ela não quiser estudar.

Uma parte da culpa é do Governo, sim. Mas a maior parte da culpa é dos pais.

@erexxigg

Seu professor desistiu. Quando alguém escolhe ser professor, ela pode escolher ser bom professor ou um péssimo professor. E se é para ser um péssimo professor, pra quê ser professor? Se ela escolheu ser bom professor ela tem outras duas opções: ou desiste ou vive transtornado e frustado, seja por não conseguir fazer aquilo que ele deseja, seja pelo salário ridículo. Todos (sem exceção: todos mesmo) os bons professores que eu conheço querem parar de dar aula.

O Brasil merece os maus professores ou os que desistiram.
Editado por Profmarcius em 27/12/2012 19:12 BRST
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Worgen 90
7560
Meu português é nota 8, mas por conta de um leve DdA, erro muito em concordância.
Gosto quando me corrigem mesmo que eu não tenha o hábito de corrigir os outros. Concordo com o OP.

Incomodo-me menos com erros em chat, desde que não comprometa a comunicação, mas em textos de orientação ou "oficiais", como nas informações das guildas, acho inaceitável.
Isso serve também pra líder de raid, embora ache apenas lamentável.
Responder Citar
Bruxo Orc 90
5440
27/12/2012 17:03Citação de Chequer
Tudo que eu queria era poder dar um tapa na cara de um vagabundo desse.

Me chama.
Responder Citar
Bruxa Humana 90
7160
Eu já vi pessoas escrevendo concerteza, derrepente, múlsica...

Acredito que o redes sociais tenham grande parcela de culpa nesse decrescimento do português, a maior parte dela ocorreu no auge do Orkut e do MSN aonde o ato de "falar errado" carregado de abreviações se tornou uma moda e grande parte dos usuários aderiu porque era legal e todo mundo digitava daquele jeito, esses atos perduram até hoje na nova rede social modinha, o Facebook.

O autor do tópico esqueceu de citar a última modinha das redes. falar com letras seguidas, tipoo assiim.
Responder Citar
Caçador Troll 90
14240
Eu já vi pessoas escrevendo concerteza, derrepente, múlsica...

Acredito que o redes sociais tenham grande parcela de culpa nesse decrescimento do português, a maior parte dela ocorreu no auge do Orkut e do MSN aonde o ato de "falar errado" carregado de abreviações se tornou uma moda e grande parte dos usuários aderiu porque era legal e todo mundo digitava daquele jeito, esses atos perduram até hoje na nova rede social modinha, o Facebook.

O autor do tópico esqueceu de citar a última modinha das redes. falar com letras seguidas, tipoo assiim.

Eu, quando tinha 12 anos, aderi a uma moda de "Escrever Todas As Palavras Com Letra Maiúscula."

Fui fazer uma prova de português, e escrevi "Desse Jeito" sem perceber. Minha nota abaixou de 9,1 pra 4,6.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
10935
Quer me causar uma dor aguda e lancinante no meu pâncreas inferior esquerdo?
É só usar infinitivos sem "r".

"se voce quise compra eu posso vende mais tem q pergunta pro meu pai pa ve se ele vai dexa"
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]