Guia Druida Guardião 5.1 (Atualizado pro 5.2)

Druida Tauren 90
15215
Não houve mudanças significativas no 5.2, então não comentarei tudo, só as mudanças mais importantes e sublinharei as mudanças ocorridas no guia.

Introdução:

Druidas são conhecidos como um dos tanques com a maneira mais diferenciada de jogar, não empunham escudos nem lutam com armas de ataque corpo a corpo, mas possuem uma pele grossa que os ajudam suportar poderosos ataques corpo a corpo. É na minha opniao o tanque mais divertido do jogo.

Habilidades:

Abraço de urso: uma habilidade que atordoa e causa dano no alvo atual e te prende no chão por 3 segundos, ativa a forma de uso se usada em outras formas, particularmente eu amo essa habilidade apesar de ter uma recarga de 1 minuto, ela funciona como um dot e causa um dano de 10% de sua vida.

Defesa Selvagem: habilidade defensiva principal do druida, deve ser mantida na maioria do tempo, que concede 45% de chance de esquiva, e tem um custo fixo de 60 de raiva. O interessante e como ela e ativada, ela possuiu 3 cargas, sendo que cada carga tem uma recarga de 9 segundos.

Destroçar: principal ataque do druida, causa 280% do dano da arma, reduz em 50% a velocidade de movimento do alvo por 12 segundos e gera 5 de raiva (7 com o talento Alma da Floresta que explicarei mais tarde) e tem uma recarga de 6 segundos. É o único ataque que gera raiva, logo se torna o mais importante na "rotação" do druida.

Berserk: uma magia que remove a recarga de Destroçar e ainda faz com que ele acerte ate 3 alvos, essa magia pode ser usada como um "burst damage", tanto em alvo único como em múltiplos alvos (recomendo entre 3 e 5 alvos), como uma magia pra gerar raiva num momento de necessidade (caso precise gerar raiva para se curar ou manter Defesa Selvagem ativa). É uma pena que agora tenha 30% de sua duração anterior, uma pena.

Enfurecer: gera 20 de raiva instantaneamente mais 1 de raiva por segundo por 10 segundos, ao final são 30 de raiva recebida através dessa magia que possui 1 minuto de recarga.

Enredamento: sempre que receber ataques corpo-a-corpo nos próximos 45 segundos o atacante sera afetado por raízes enredantes, útil quando se quer manter inimigos distantes e não pode sair da forma para lançar raízes enredantes, ou não há tempo.

Esmagar Crânio: investe contra um alvo a uma distância de 13 metros, interrompendo lançamento de magias e impedindo o lançamento de magias da mesma escola por 4 segundos. Bom alem de ser um interruptor de magias, gosto de usar como um charge, acredite pode ser bem efetivo como um segundo charge.

Estouro da manada: habilidade que aumenta a velocidade demovimento de todos em um raio de 10 metros por 8 segundos, remove também efeitos de redução de velocidade e enraizamento, muito requisitada em alguma situações.

Fogo Feérico: impede o alvo de ficar invisível, e aplica 3 aplicações de fender Armadura, reduzindo em ate 12% a armadura do inimigo, e na forma de urso, causa cerca de 6k de dano.

Forma de Urso: é a forma metamorfoseada com a qual você irá lutar, que concede na transformação, 10 de raiva, 20% a mais de vigor, 330% a mais de armadura ganha de itens. Faz com que agilidade conceda poder de ataque, aumenta em 50% a aceleração e o acerto critico ganho de itens, o torna imune a efeitos de polimorfia, Ao se transformar você se torna livre de efeitos que dificultam o movimentos.

Hibernar: apesar de não poder ser utilizada na forma de urso, o tanque pode se beneficiar dessa habilidade, usa-la como uma habilidade de controle coletivo em algumas situações tornando certas lutas mais suaves de enfrentar. Ela coloca o alvo pra dormir por 40 segundo e pode ser usada em feras e dragões.

Instintos de Sobrevivência: um salva-vidas, reduz todo o dano recebido pelo druida em 50% por 12 segundos, uma magia que exige certa sabedoria por ser muito importante e ter uma recarga de 3 minutos.

Lacerar: um ataque que causa dano por tempo, acumula ate 3 vezes e que possui 25% de chance de concluir a recarga de Destroçar.

Malho: ataque que causa 110% do dano da arma mais 20% em alvos com sangramento, gasta 30 de raiva, habilidade que deve ser usada com cuidado, pois custa muita raiva, o que pode prejudicar sobrevivência.

Marca do Indomado: concede 5% de intelecto, agilidade e força do alvo por 1 hora, funciona coo uma aura afetando toda a raide.

Patada: causa dano em área, dando 20% a mais de dano em alvos sangrando, sem custo com recarga de 3 segundos.

Pele de Árvore: uma magia muito importante, reduz em 20% todo dano recebido, e reduz em 6% a chance de ser acertado criticamente (essa parte só se aplica no JxJ).
Editado por Malukaum em 09/05/2013 16:22 BRT
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
Poder de Ursoc: aumenta por 20 segundos 30% da vida máxima e atual do druida, pode ser usado em qualquer forma, ativando a forma de urso.

Regeneração Frenética: converte raiva em vida, ate um máximo de 60 de raiva. Com 60 de raiva cura inicialmente 250% de seu vigor, cura proporcionalmente a raiva utilizada, ou seja, abaixo de 60 de raiva a cura será menos efetiva, essa habilidade e mais efetiva com o acumulo de vingança, mas não sei dizer o quanto.

Renascimento: traz um aliado de volta a vida com 60% dos pontos de vida e 20% dos pontos de mana, muito requisitada em combate por ser uma das poucas habilidades de ressuscitação que podem ser usadas em combate. Uma habilidade difícil de ser usada por guardiões, mas há situações com combate em que ela pode ser utilizada. Mais tarde falarei de um talento que pode ser utilizado para facilitar o uso dessa habilidade em combate sem sair da forma.

Rosnar: provoca o alvo, forçando-o a lhe atacar por 3 segundos, uma das habilidades mais uteis e usadas do guardião, que tem mais utilidade do que se pensa, sendo estratégico seu uso em diversos encontros.

Simbiose: habilidade que permite ao druida trocar habilidades com um aliado de sua escolha, dependendo de sua classe/função, que pode ser muito util tanto ao druida quanto ao grupo. aqui segue um link com o quadro (infelizmente em inglês, depois postarei algum em português) de todas as habilidades que são trocadas: http://pt.wowhead.com/spell=110309#english-comments
Minha recomendação aqui é, se houver um Cavaleiro da Morte no grupo use nele, caso a raide não necessite de alguma magia sua em especifico através da simbiose (como Tranquilidade em Sacerdotes Sombra ou Renascimento em Paladinos Sagrado) pois você recebera dele Escudo Ósseo, que possui 3 aplicações, reduzindo em ate 10% o dano recebido pelo próximo ataque do inimigo.

Surra: causa dano em área e fazem as vitimas sangrarem, ótima para gerar atenção, e aumenta a eficiência da patada, e aplica o efeito Golpes enfraquecidos no alvo reduzindo em 10% o dano físico causado pelo alvo.

Tranquilidade: uma das curas mais épicas da classe druida, que cura basicamente todo o raide sendo 5 alvos mais feridos a cada 1.93 segundos por 7.72. Tá na especialização guardião ela não cura quase nada, certo mas citei ela aqui pois haverá uma habilidade que a tornara muito útil no futuro.

Habilidades Passivas:

Especialização em Armaduras de Couro: aumenta em 5% o vigor ao vestir-se completamente em couro. É necessário prestar atenção aqui, isso quer dizer que o druida deve necessariamente utilizar apenas itens de couro e não tecido ou mistura de ambos.

Feridas Infectadas: Destroçar e Malho aplicam esse efeito que reduz em 50% a velocidade de movimento do alvo por 12 segundos.

Fúria Primeva: sempre que acertar criticamente com Destroçar e ataques automáticos, você recebe 15 de raiva.

Líder do bando: aumenta em 5% a acerto crítico do grupo ou raide enquanto você estiver transformado. Também cura 4% da sua vida, e 8% da sua mana, não ocorrendo mais de uma vez a cada 6 segundos.

Maestria: Guardião da Natureza: aumenta sua armadura por ponto de maestria, sendo que inicialmente o guardião tem 10% de maestria. Cada porcentagem de maestria concede 1% a mais de armadura, sendo necessários 480 de maestria para aumentar em 1% a maestria. Ótimo para mitigar danos físicos, tornando o druida mais resistente passivamente.

Pelego Grosso: habilidade que faz com que a forma de urso conceda 330% a mais de armadura, em adicional reduz em 25% o dano mágico recebido, e em 6% a chance de receber ataques críticos (útil apenas no JxJ). Essa é a habilidade que faz o diferencial do druida perante as classes que usam escudos como Guerreiros e Paladinos, pois ele resiste a danos de ataque corpo a corpo usando a própria pele.

Unhas e Dentes: auto ataques possuem 40% de chance de causar ao próximo Malho a aplicar o efeito, que reduz o dano causado pelo próximo ataque automático do inimigo. Esta habilidade coma chegada do 5.2 se tornou extremamente útil pois sua escala com poder de ataque aumentou muito, e vingança contribui muito para sua efetividade.

Vingança: habilidade passiva de todos os tanques e muito importante, que aumenta o poder de ataque em 2% do dano não mitigado (recebido, sem esquiva ou aparo no caso de outros tanques ou absorvido por quaisquer fontes de absorção), que acumula até o máximo de 10% da vida total.
Editado por Malukaum em 29/04/2013 14:15 BRT
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
Talentos

Talentos de nível 15

Rapidez Felina: Aumenta em 15% sua velocidade de movimento. Muito útil em lutas movimentadas, onde tem que haver uma troca intensa de posição. Acumula com efeitos de velocidade como Arremetida, Estouro da Manada ou encantamentos de botas.

Fera Deslocada: Teleporta o Druida a até 20 metros para frente e ativa a Forma de Felino e Espreitar. Não muito útil por ativara Forma de Felino, uma vez que o guardião no deve trocar de forma quando está tancando um chefe.

Investida Selvagem: Voa para a posição de um aliado próximo. O alvo deve estar entre 5 e 25 metros e sua recarga é de 15 segundos. O mais divertido, você chega muito rapido no seu alvo, pode ser útil em situações onde o PNJ ou chefe te lança para o alto e você quer evitar o dano de queda ou precisa chegar muito rapido ao alvo para retomar sua atenção.

Talentos de nível 30

Rapidez da Natureza: Quando ativado, seu próximo Ciclone, Raízes Enredantes, Toque de Cura, Hibernar, Nutrir, Renascimento ou Recrescimento será instantâneo, gratuito e poderá ser lançado em qualquer forma, com cura e a duração aumentada em 50%. Acredito que as melhores aplicações seja para utilizar Ciclone e Renascimento, ja que Toque de Cura nao seria tão efetivo para curar o druida. Sua recarga e pequena, 1 minuto.

Renovação: Cura instantaneamente 30% do máximo de pontos de vida do Druida. Pode ser usada em todas as formas metamórficas. Apesar da recarga alta, 2 minutos, encontrei nesse talento uma forma efetiva de me salvar e momentos críticos quando sua vida está abaixo dos 50% e os curadores estão ocupados.

Proteção Cenariana: Cura 6174 (+ 57% do poder mágico) do alvo a cada 2 s por 6 s. Ao usar você recebe um bônus que dura 30 segundo que será ativado ao receber dano. De todo esse é na minha opinião o mais inútil, uma vez que ele e escalonado com poder mágico e nao poder de ataque. Sua recarga e pequena, 30 segundos, mas nao vejo efetividade nessa magia.

Talentos de nível 45*

*Não darei opinião aqui, pois confesso não utilizar muito os talentos desse nível, e são na minha opinião completamente situacionais.

Enxame Feérico: Concede uma versão melhorada do Fogo Feérico que também reduz em 50% a velocidade de movimento do alvo por 15 s. Este talento substitui o Fogo Feérico.

Embaraço em Massa: Prende o alvo no chão por 20 s e se espalha para inimigos próximos. Afeta 5 alvos no total. Qualquer dano causado ao alvo pode interromper o efeito. Pode ser usado em todas as formas metamórficas.

Tufão: Evoca um Tufão violento que atinge inimigos em frente ao lançador a até 30 m, repelindo-os e tonteando-os por 6 s. Usável em qualquer forma (já usei como interruptor de magia alternativo).

Talentos de Nível 60*

*Não entrarei detalhadamente nas modificações dos talentos, apenas as que interessa ao guardião.

Alma da Floresta: A bênção de Aessina concede um benefício que varia de acordo com sua especialização em combate. Guardião: Destroçar agora gera 3 de Raiva a mais. Ótimo para quem quer aumentar a geração de raiva, e garantir sobrevivência ao longo do tempo (recomendo mais com equipamentos de nível inferior, quando a geração de raiva tende a ser menor, para a manutenção de Defesa Selvagem).

Encarnação: Concede uma forma metamórfica superior conforme a sua especialização por 30 s. Recarga de 3 minutos. Você pode se transformar e voltar para sua forma livremente enquanto durar a Encarnação. Guardião: Filho de Ursoc; Forma de Urso Aprimorada que reduz a recarga de habilidades corpo a corpo que causam dano e Rosnar para 1,5 s. Uma ótima recarga com diversas aplicações a escolha do guardião, efetivo tanto em sobrevivência quanto em dano ou geração de ameaça:

  • Pode ser usado para aumentar temporariamente a cura atraves de Regeneração Frenética, uma vez que aumenta drasticamente a geração de raiva permitindo spamar de Destroçar;
  • Pode ser usado para garantir o uso de Defesa Selvagem uma vez que não faltará raiva para ativa-lo;
  • Pode ser usado para aumentar o dano causado (e consequentemente a geração de ameaça), permitindo spamar Malho, Destroçar e facilitar a aplicação de Lacerar e Surra, e o melhor, caso esteja tancando mútilos PNJ's você pode causar dano muito alto por permitir spamar Surra e Patada.


Força da Natureza: Evoca 3 arvorosos para ajudar o Druida em sua função atual no combate por 15 s. As capacidades dos arvorosos variam conforme a especialização. Pode ser usada em qualquer forma. Recarga de 1 minuto. Talento inútil, basicamente aumenta apenas o dano causado pelo druida (muito pequeno no caso do guardião).
Editado por Malukaum em 29/04/2013 14:17 BRT
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
Talentos de Nível 75

Rugido Desnorteador: Evoca o espírito de Ursol para rugir, desnorteando todos os inimigos em um raio de 10 metros por 3 s. Qualquer dano causado removerá o efeito. Pode ser usado em todas as formas. Dura pouco facilmente removido, não creio ser tao útil na função de tanque, apesar de ter um recarga bem pequena, 30 segundos.

Vórtice de Ursol: Conjura um vórtice de vento que reduz a velocidade de movimento de todos os inimigos num raio de 8 metros por 50%. Na primeira vez que um inimigo tentar sair do vórtice, os ventos o puxarão de volta para o centro. Dura 10 s. Pode ser usado em todas as formas da metamorfose. Ótimo talento muito útil para manter distante ou perto inimigos, dependendo do que você precise e sua recarga e de 1 minuto.

Tombada Poderosa: Invoca o espírito de Ursoc para atordoar o alvo por 5 s. Pode ser usada em todas as formas metamórficas. Recarga de 50 segundos. Um atordoamento básico porém muito útil em diversas ocasiões.

Talentos de nível 90

Coração das Selvas: Aumenta em 6% a Agilidade, o Vigor e o Intelecto em todas as situações. Ao ser ativada, melhora dramaticamente a capacidade do Druida de cumprir funções diferentes da especialização normal por 45 s. Recarga de 6 minutos. Concede os seguintes benefícios, baseado na função atual:

  • Forma de Felino: Enquanto estiver na Forma de Felino, Agilidade, Chance de acerto e Aptidão são aumentados. Permite ao guardião ser temporariamente híbrido, retornando a sua antiga glória de ser um perfeito tanque secundário.
  • Forma de Lançador, curador: Cura aumentada e custo de mana de todos os feitiços de cura reduzidos em 100%. Druidas Guardiões também podem lançar o feitiço Rejuvenescer enquanto estiverem metamorfoseados. A minha aplicação mais comum, quando nao estou tancando um chefe (o tanque secundário está fazendo isso), é usá-lo junto com Tranquilidade, pois a cura se torna muito efetiva e é capaz de levantar a vida de todos do grupo.
  • Forma de Lançador, causador de dano: Dano de feitiço e Chance de Acerto aumentadas. Custo de todos os feitiços de dano reduzido em 100%. Útil apenas quando seu alvo está voando e não há alcance corpo a corpo.

Já me disseram que 6% de agilidade e vigor não é tão útil por ser pouco, bom pessoalmente eu acho o talento mais efetivo não só para o guardião mas para o feral além de permitir a eles pode usar Tranquilidade em um momento de dificuldade onde o dano em área e muito alto.

Sonho de Cenarius: Ira, Fogo Estelar, Surto Estelar e habilidades corpo a corpo aumentam em 30% a cura realizada pelo seu próximo feitiço de cura. Tranquilidade não é afetada. Nutrir, Toque de Cura e Recrescimento aumentam em 50% o dano causado por seus próximos 2 feitiços Fogo Lunar ou Fogo Solar ou em 25% por suas 2 próximas habilidades corpo a corpo. Cada um desses bônus dura 30 s. Um talento que pode ser útil dependendo da jogabilidade do druida, podendo:

  • Ajudar na cura de Regeneração Frenética;
  • Tornar viável o uso do talento Proteção Cenariana;
  • Utilizado junto com o talento Rapidez da Natureza para se curar com Toque de cura.


Um talento ótimo se usado certo.

Vigília da Natureza: Aumenta em 10% o dano e a cura por 30 s. Enquanto estiver ativa, todos os feitiços de cura de alvo único também causam dano equivalente a 25% da cura aos alvos próximos, e todos os feitiços e habilidades de dano de alvo único também curam os alvos aliados próximos o equivalente a 25% do dano causado. Recarga de 1.5 minutos. Muito simples, não há segredo aqui.

Todos esses talentos são de escolha do próprio druida, ambas afetam diretamente o druida e são muito efetivas se usadas da maneira certa. Muitos discutem o uso de alguns talentos, eu uso Coração das Selvas, mas não tiro a razão de quem use Sonho de Cenarius ou Vigília da natureza pois ambos são bons.
Editado por Malukaum em 29/04/2013 14:19 BRT
Responder Citar
Paladino Elfo Sangrento 90
11015
Show de bola boa iniciativa malukaum algo bom no forum!!!! que maior parte do tempo é 'só porcaria!!
Responder Citar
Guerreiro Orc 100
16855
Muito bom mesmo cara. Joguei muito tempo de druid tank no Cata e acabei desistindo de druid no Pandarian por não me adaptar ao novo esquema(e não achei nenhum guia pra me ajudar), quem sabe agora eu volte a jogar com ele. Parabéns
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
No começo eu não consegui também achar nenhum guia nada que me ajudasse muito, como tempo fui descobrindo os novos talentos e discutindo com algumas pessoas e acompanhando alguns sites eu consegui me adaptar a nova jogabilidade, com o tempo pretendo terminar e atualizar sempre este guia :)
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Orc 100
18635
Parabéns Malulaum. Ficou show de bola o guia!!!
Responder Citar
Cavaleira da Morte Elfa Noturna 90
9290
Força da Natureza: Evoca 3 arvorosos para ajudar o Druida em sua função atual no combate por 15 s. As capacidades dos arvorosos variam conforme a especialização. Pode ser usada em qualquer forma. Recarga de 1 minuto. Talento inútil, basicamente aumenta apenas o dano causado pelo druida (muito pequeno no caso do guardião).


Cara isso é só especulação minha mas as arvorezinhas tem um taunt próprio que pode ajudar bastante nos trash em challenge mod, não? Só especulação mesmo, já que a gear de CM é 463 e o dano dos trash é alto.

Elas podem te ajudar no Trash inicial de uma DG em challenge mod por exemplo e rola uma troca de talentos pro Boss por exemplo. Já que o CD é baixo.
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
23/01/2013 17:47Citação de Amirine
Elas podem te ajudar no Trash inicial de uma DG em challenge mod por exemplo e rola uma troca de talentos pro Boss por exemplo. Já que o CD é baixo.


Ainda não testei mas parece ser muito bom e certamente testarei e postarei aqui os resultados.

*Edit: Dei uma olhada, elas tauntam e podem levar alguns golpes sim, mas possuem apenas 58k de vida, o que faz com que elas possam receber apenas um golpe, e já que são 3 podem receber 3 golpes. Útil e muito pra Modo Desafio, e agradeço por ter adicionado essa ideia ao guia. Lembrando que o tempo de recarga e um minuto, poderá ser usado com frequência.
Editado por Malukaum em 23/01/2013 20:45 BRST
Responder Citar
Xamã Draenaia 90
8850
Ainda não testei mas parece ser muito bom e certamente testarei e postarei aqui os resultados.

*Edit: Dei uma olhada, elas tauntam e podem levar alguns golpes sim, mas possuem apenas 58k de vida, o que faz com que elas possam receber apenas um golpe, e já que são 3 podem receber 3 golpes. Útil e muito pra Modo Desafio, e agradeço por ter adicionado essa ideia ao guia. Lembrando que o tempo de recarga e um minuto, poderá ser usado com frequência.


[Amirine aqui]

Valeu pelo feedback e pelo guia. Tenho um Drood tank aqui também : )
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
Glifos Maiores

Arremetida: Reduz em 1 minuto a recarga de Arremetida. Apesar de arremetida ser uma habilidade usada apenas na forma felina, ela pode ser útil em alguma situação onde se deve percorrer grandes distâncias em pouco tempo com frequência. Bom não encontrei uma luta onde isso fosse útil mas se houver essa glifo é uma boa ideia.

Enredamento: Reduz em 30 segundos a recarga de enredamento. Ótimo para lutas onde se faça necessário ou confortável o uso de enredamento, por facilitar o uso mais frequente dele, creio que deve auxiliar até em masmorras modo desafio, no enfrentamento de múltiplos PNJ's.

Esmagar Crânio: Aumenta em 4 segundos a duração da interrupção, mas aumenta em 10 segundos sua recarga. Boa glifo para se usar em PNJ's que necessitam de interrupção frequentemente, mas não é efetiva em chefes uma vez que eles não recebem nenhum efeito de silêncio, e limita o uso de esmagar crânio por aumentar sua recarga.

Fogo Feérico: Aumenta em 10 metros o alcance de Fogo Feérico. Muito útil em lutas com intensa troca de taunt, em início de lutas onde se deve carregar o chefe para algum lugar específico, uma vez que Fogo Feérico causa dano e gera uma boa ameaça.

Instintos de Sobrevivência: Reduz em 1 minuto a recarga de Instintos de Sobrevivência, mas reduz sua duração a metade. Muito recomendada para ser usado em raides no modo 25 pessoas, pois facilita o uso frequente dessa habilidade. Há quem goste mas eu não uso por reduzir sua duração a metade, e geralmente momentos onde os danos são maiores duram mais que 6 segundos. Claro que há varias situações no modo 10 pessoas que essa glifo e muito eficiente.

Malho: Seu malho passa a certar um alvo adicional causando 50% do dano. perfeito para tancar 2 ou PNJ's, por causar um dano considerável e facilitar a manutenção da ameaça.

Mestre Metamorfo: Reduz em 90% o custo de mana de qualquer metamorfose. Desde o 5.0.4 o druida enfrenta tempos difíceis, a regeneração de mana dos ferais e guardiões e são mais fracas que qualquer outra classe, o que torna lançamento de bônus e transformação um inferno para quem acaba por exemplo de trocar de especialização. no fim acabo não usando e sempre peço para alguém arranjar algo para eu regenerar minha mana.

Poder de Ursoc: Aumenta em 20% o aumento de vida aumentando a recarga para 4 minutos. Não gosto da ideia de aumentar a recarga dessa habilidade, que uso muito em combate. Além disso, com o bônus de 2 peças do T14, o uso dessa habilidade se torna mais frequente, já que cai para 2 minutos sua recarga.O uso dessa glifo torna o bônus do T14 inválido, já que força a recarga de 4 minutos e não é dimuinuida pelo bônus.

Renacimento: Faz com que o alvo ressucitado através de renascimento retorne a vida com 100% de dos pontos de vida. Perfeito, porém você deve se lembrar que nem semrpe você poderá lançar renascimento, e atualmente o renascimento está retornando pessoas com 60% dos pontos de vida, o que não e má coisa.

Silênciar forma: Faz com que Fogo Feérico silencie o alvo por 3 segundos, ativando uam recarga de 15 segundos. Ótimo para lutas onde interromper lançamentos é o essencial.

Estouro da Manada: Aumenta o alcance de estouro da manada em 30 metros. Ótimo para auxiliar a raid em momentos onde movimentação é crucial.

Regeneração Frenética: Redesenha completamente sua regeneração frenética, faz com que Regeneração Frenética possua um custo fixo de 60 de raiva, e lança por 6 segundo um bônus em você que aumenta toda sua cura recebida em 40%. Não uso, por gostar da cura que regeneração frenética me proporciona, fazendo com que eu me sinta menso dependente de cura. Se você confia nos seus curandeiros, é uma ótima glifo, por auxiliar a cura que eles dão em você.

Não falarei aqui de glifos menores, por serem irrelevantes a função.
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
Atributos

Os atributos de druida variam de tanque para tanque, vários reforjam e engastam gemas de acordo com sua preferência, portanto vou apenas explicar o impacto que cada atributo tem para o druida.

Vigor: Aumenta drasticamente seus pontos de vida. Aumentando os pontos de vida, o tanque ganha mais sobrevivência por sobreviver a mais danos. Mas não se engane, você pode estar dando trabalho aos seus curadores, pois você não está mitigando o dano e sim sobrevivendo a uma quantidade maior deles. Focar vigor o torna o famoso "bolo de carne", muita vida e pouca mitigação de dano, um pesadelo para curandeiros. mas vale citar uma coisa, quanto mais vigor, maior pode ser também sua cura através da regeneração frenética, pois ela cura de acordo com uma matemática* que envolve sua vida total, seu poder de ataque e raiva consumida. Tenha atenção antes de focar esse atributo.

Agilidade: seu principal atributo. Aumenta seu poder de ataque e razoavelmente sua chance de acertar criticamente e chance de esquivar.

Acerto crítico: aumenta a chance de seus ataques acertarem criticamente, o que aumenta significativamente sua geração de raiva através da habilidade Fúria Primeva.

Maestria: aumenta drasticamente sua armadura, reduzindo o dano físico reduzido.

Aceleração: aumenta um pouco sua velocidade de ataque, aumentando a frequência dos seus ataques automáticos, aumentando um pouco a chance de ocorrer acertos críticos gerando assim mais raiva.

Esquiva: aumenta sua chance de esquivar ataques corpo-a-corpo. Não acredito que se alcance muita esquiva através desse atributo, pessoalmente no meu reforje não passei de 3%, o que não acho oque compense afinal vendo que há tantos atributos mais efetivos que esse.

Acerto: diminui sua chance de errar ataques. Com a nova mecânica de geração de raiva, se tornou crucial atingir o cap de acerto. Você precisará de 2550 de chance de acerto para ter 0% de chance de errar ataques.

Aptidão: diminui a chance de seus ataques serem aparados ou esquivados. Assim como acerto, aptidão se tornou muito importante para geração de raiva. Há um soft cap de 2550 para que o alvo não esquive seus ataques, mas para perder a chance de ser aparado você precisará atingir o cap de 5500.

*A matemática para o cálculo da cura de regeneração frenética, a 60 de raiva é essa:

2 x (Poder de ataque - Agilidade x 2), Vigor x 2.5

ou seja, a cura inicial será 250% de seu vigor, que pode ser maior com aumento de poder de ataque via vingança e outros bônus de raide, chegando a duas vezes seu poder de ataque final menos o poder de ataque ganho com agilidade.

Recomendarei aqui, através de minhas experiências, a seguinte prioridade nos reforjes:

  • chance de acerto ate 7.5% ou seja, 2550 de acerto;
  • aptidão até 7.5% ou 2550 de aptidão;
  • após atingir os caps de acerto e aptidão, reforje para crítico;
  • após atingir os caps de acerto e aptidão, em equipamentos com acerto crítico reforje para maestria;
  • retire toda a sua aceleração.
Editado por Malukaum em 18/02/2013 00:08 BRT
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
Rotação

A rotação não se aplica, apenas prioridades:

  • use Destroçar sempre em recarga;
  • mantenha sempre 3 pilhas de Lacerar no alvo principal;
  • mantenha Surra o tempo todo, pois além de causar dano aplica o efeito Golpes enfraquecidos reduzindo o dano causado pelo alvo;
  • use malho apenas quando sobrar raiva, ou quando você provocar o alvo para gerar ameaça. (Ignoro a habilidade Unhas e Dentes por achar ela fraca e não receber benefício de nenhum atributo);
  • sempre aplique Fogo Feérico para manter todo tempo a penalidade Armadura Enfraquecida.


Quando estiver tancando vários PNJ's, use Surra, ele aplica um dano por tempo em área, e aumenta a efetividade de Patada. Spame essas habilidades, lembrando que pela recarga de ambas, você poderá usa-las na seguinte sequencia: 1 Surra, 2 Patada.

Sobrevivência

O druida possui ótima sobrevivência, pode se esquivar mais que os outros tanques, possui uma ótima cura através de regeneração frenética e ótimas habilidades de sobrevivência.

É altamente crucial que você saiba qual o tipo de dano mais forte do chefe, se ele da maior dano em seus ataques corpo-a-corpo, ou magias lançáveis, se é físico ou mágico, tudo isso influência no dano que você recebe em determinadas lutas.

Para chefes cujo seus ataques corpo-a-corpo são mais problemáticos, é melhor manter sua esquiva alta através de Defesa Selvagem (logo crítico influenciará na geração de raiva e na manutenção dessa habilidade).

Para chefes com alto dano mágico, recomendo um uso maior de regeneração frenética (olha crítico ai denovo executando bem seu trabalho).

Há no entanto casos onde o chefe lança magias que causam dano físico que não podem ser esquivados, para isso a maestria e muito eficiente, mas não recomendo reforjes, recomendo uso de berloques que ativem maestria.

O uso de Pele de árvore e muito bom, é uma magia de recarga pequena, muito útil em várias situações como curandeiros ocupados ou momentos onde há um aumento significativo no dano recebido mas não o ápice da luta ou uma real emergência.

Instintos de sobrevivência é sua melhor recarga, não use levianamente, e procure conhecer as lutas, pode ser que você deva usar em determinadas situações.

Outra habilidade muito importante e Poder de Ursoc, dura um tempo considerável e ajuda muito na sobrevivência permitindo ao druida sobreviver um tempo maior a danos que o matariam.Geralmente guardo para momentos onde minha vida está muito baixa e é difícil levantar.

No mais, o mais importante para a sobrevivência do druida e a manutenção correta da raiva, bom uso das magias como Regeneração Frenética ou Defesa Selvagem, e não usar as recargas nas horas erradas.

Recomendações de Talentos de Glifos

Bom, para 90% dos casos, recomendo o uso dos seguintes talentos:

  • Tier 1: Rapidez Felina, para aumentar sua mobilidade na maioria das lutas;
  • Tier 2: Renovação, uma ótima recarga para levantar sua vida e um momento de grande dano recebido;
  • Tier 3: Sua total escolha!
  • Tier 4: Alma da floresta, pois aumenta sua geração de raiva, aumentando sua sobrevivência ao longo da luta (caso ache a geração de raiva baixa, use Encarnação, uma ótima recarga para facilitar sua sobrevivência ou apenas aumentar seu dano causado por algum tempo);
  • Tier 5: Tombada Poderosa, atordoar um inimigo é útil por reduzir o dano que ele causa, e impedir que ele cause ações que prejudique todo o grupo.
  • Tier 6: Coração das Selvas, aumenta sua agilidade e vigor o tempo todo, possibilitando uma sobrevivência maior todo tempo. Possibilita também utilizar Tranquilidade quando ativa, aumentando sua potência e servindo perfeitamente como uma das melhores recargas de raide existentes.


Glifos são de sua total escolha, porém mantenho ativa as seguintes glifos:

  • Malho: ótimo para gerar ameaça em área e é claro o dano;
  • Renascimento: assim retiro dos curandeiros a responsabilidade de ter que curar o cara quando ele for ressuscitado não sendo necessário interromper alguma atividade ou simplesmente não retirar sua atenção de algo importante, ou apenas conforto;
  • Mestre Metamorfo: como citado anteriormente a regeneração de mana do druida está bem fraca, logo transformar-se após trocar de especialização por exemplo está muito chato. Bom é mais por conforto e economia de temo mesmo.
Editado por Malukaum em 20/02/2013 00:06 BRT
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
Addons:

Bom para a função de tanque recomendo altissimamente apenas 2 addons:

  • BigWigs, para auxiliar nos encontros, assim você saberá quando uma magia for lançada podendo antecipar e evitar seu dano ou da raide, ou auxiliar para que você saiba quando movimentar o chefe ou um add;
  • TellMeWhen, perfeito para você monitorar seus bônus e penalidades, recargas e assim não perder sua efetividade como tanque, nele você pode monitorar Lacerar, Fogo Feérico e Surra no inimigo, todas suas recargas coo Defesa Selvagem, Pele de Árvore, Poder de Ursoc, Renovar.
  • OmniCC, bom esse terceiro e opcional, uso ele para integra-lo com o TellMeWhen,para que eu veja os contadores de texto nas recargas ou durações dos bônus ou penalidades.


Bom acredito poder ajudar alguém e é claro atualizarei esse guia assim que mudanças na especialização forem ocorrendo. Por favor comentem o que verem errado ou discordarem de algo postado, já que esse guia e montado baseado em minhas experiências e aventuras como tanque.
Responder Citar
Druida Troll 90
5195
Po ..., exelente guia, tá completão, demorei uns 40 min pra ler tudo direitinho, já estou aplicando no meu Guardian.

Só um update:
- Você postou a rotação single target, faltou do AoE.
- No titulo, faltou dizer q é PVE
Editado por Ðrufox em 18/02/2013 11:23 BRT
Responder Citar
Druida Tauren 90
15215
Po ..., exelente guia, tá completão, demorei uns 40 min pra ler tudo direitinho, já estou aplicando no meu Guardian.

Só um update:
- Você postou a rotação single target, faltou do AoE.
- No titulo, faltou dizer q é PVE


Muito obrigado pelo feedback, já vou atualizar
Responder Citar
Druida Tauren 100
19675
Exatamente como te te falei Malukaum, postei uma de feral que achei interessante, esta bem martigada assim com vc me falou e indicou...

http://fluiddruid.net/feral-druid-5-0mists-of-pandaria-guide/
http://www.icy-veins.com/feral-druid-wow-pve-dps-rotation-cooldowns-abilities#detailed-cooldowns
Responder Citar
Guerreiro Orc 100
9735
Muito boa estas dicas. Favor enviar a rotação para AoE.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]