[Guia] Druida Healer - PVE - 5.2 - A Fonte

Bruxa Gnomida 90
13225
(Atualizado p/ o 5.2)

Olá, não jogo de druida, mas tenho um em up, o que não vale muito, mas ultimamente dei uma grande pesquisada sobre druida resto, pois um membro do meu core está com dificuldades e eu quero muito ajuda-lo e porque não dividir o conhecimento adquirido com o resto da galera que está iniciando ai como druida resto?

Vou dividir o Guia em :

I - Talentos e Glyphs
II - Status e Reforge
III - Pedras, Profissões e Encantos.
IV - "Rotação" e Cooldown
V - Addons e Macros.

I - Talentos:

Na primeira linha (tier 1) de talentos, temos Talentos de Movimentação dentre os quais:

Rapidez Felina - Aumenta em 15% sua velocidade de Movimento

Fera Deslocadora - Teleporta o Druida a até 20 metros para frente e ativa a Forma de Felino e Espreitar.

Investida Selvagem - Voa para a posição de um aliado próximo. (varia com a Metamorfose)

Eu particularmente Recomento Rapidez Felina, simplesmente pelo fato dela não ser ativavel, que garante uma movimentação maior, muito util num ambiente de raid.

Na segunda linha (Tier 2) de talentos, temos talentos situacionais :

Rapidez da Natureza - Quando ativado, seu próximo Ciclone, Raízes Enredantes, Toque de Cura, Hibernar, Nutrir, Renascimento ou Recrescimento se tornará instantâneo, gratuito e poderá ser lançado em qualquer forma. A cura e a duração dos feitiços é aumentada em 50%.

Renovação - Cura instantaneamente 30% do máximo de pontos de vida do Druida. Pode ser usada em todas as formas metamórficas.

Proteção Cenariana - Protege um alvo aliado, fazendo com que qualquer dano recebido cure o alvo em 6174 (+ 57% of SpellPower) a cada 2 s por 6 s. Receber o efeito de cura consome a Proteção Cenariana. Pode ser usada em todas as formas. Dura 30 s.

Pelo Tempo de Recarga eu prefiro Rapidez da Natureza, que funciona bem com um macrinho de Rapidez da Natureza + Toque da cura (vide Macros abaixo).

Na terceira linha de Talentos ( Tier 3) Temos cc's (crowd control [controle de multidões]) ai você escolhe entre slow , roots ou knockback.

Na quarta linha de Talentos (Tier 4) Temos talentos de Burst (aumento) de Heal, dentre os quais:

Alma da Floresta - Você ganha 50% na aceleração do próximo feitiço ao lançar Recomposição Rápida

Encarnação: Árvore da Vida – Vira Arvore e aumenta seu heal em 15% por 30 segundos, Brotar da vida pode ser usado em múltiplos alvos, crescimento selvagem afeta 2 alvos adicionais, Recrescimento fica instantâneo.

Força da Natureza – Invoca 3 arvorezinhas que te ajudam a curar.

A escolha aqui é Arvore da Vida, o aumento do heal, somado a poder espalhar brotar da vida, e curar 7 (SETE) targets com 1 spell só, ajuda muito na manutenção da mana.

A Quinta linha (Tier 5) são talentos de CC também, ai a escolha é livre.

A sexta Linha (Tier 6) Fala de talentos com burst de heal/dano.

Coração das Selvas – Basicamente permite você dar dano de healer ou tankar.

Sonho de Cenarius – Da bônus no dano se você curar e da Bonus de cura se você bater.

Vigília da Natureza – Aumenta 20% a sua cura e dá dano nos inimigos numa porcentagem da sua cura.

Aqui a Recomendação é o uso da Vigilia da Natureza, assim você terá mais um cooldown de Heal.

Glyphs:

Glyph do Brotar da Vida : Quando seu Brotar da Vida é castado em outro target ele mantem as cargas do target atual, ou seja quando houver uma troca de tank por exemplo, você só casta 1x o brotar da vida e ele ganha 3 stacks no tank atual (se você manter sempre ativo no outro tank)

Glyph do Toque da Cura:
Toda vez que você casta toque da cura o CD, da sua Recomposição Rapida Reduz em 1 segundo.

Glyph do Renascimento : O alvo volta com vida full.

Essas são minhas 3 indicações, mas isso pode variar de acordo com a luta ou com o estilo de jogo.
Editado por Sanvi em 11/05/2013 11:19 BRT
Responder Citar
Bruxa Gnomida 90
13225
II - Status e Reforge.

Intelecto > Aceleração (até o Primeiro Breakpoint ) > espirito ( Até se sentir confortàvel com a mana) > Maestria > Acerto Critico > Aceleração **.

Intelecto : Todo o seu set dará intelecto, o que vai aumentar seu poder magico, que vai aumentar suas curas.

Aceleração: Diminui o tempo de cast das magias e aumenta o numero de ticks dos hots.

Espirito: aumenta sua regeneração de Mana.

Maestria : Aumenta o Heal direto e o Heal dos seus Hots.

Critico : Aumenta sua chance de dar uma cura critica.

O que é um HOT? e um TICK?

HOT é a sigla em inglês para Heal Over Time (Cura por Tempo), para dar um exemplo:
A Magia Rejuvenescer na sua duração dá 8 curas, logo Rejuvenescer é um hot e cada cura é um tick.

O que é um Break Point?
Em determinado momento o seu haste dá um tick a mais num hot, esse momento é uma quantidade de valor esse valor é um breakpoint.

Breakpoints:

No momento atual há 2 breakpoint alcançáveis:

12,5% Acelereação : 1 Tick a mais do rejuvenescer e 1 Tick a Mais do tranquilidade, um do brotar da vida (5%) e um do crescimento silvestre (7,1%)
21,5%* Aceleração : Segundo tick do Crescimento silvestre, terceiro do Brotar da Vida (16,62%) e um adicional do regrowth (16,7%).

Logo na hora de Reforgar tenha em mente:

Reforge sempre Critico, maestria ou espirito, até atingir 12,5% de aceleração.
A Partir desse ponto, reforje critico e maestria para espirito, até se sentir ok com a regeneração da mana.

*Esse breakpoint é conseguido apenas com muito Gear (Equipamento), alguns inclusive de raids heróicas.
Responder Citar
Bruxa Gnomida 90
13225
III - Pedras, Profissões e Encantamentos.

Meta Gemas :

Diamante Primevo Revitalizante ( +432 de Espírito e aumento de 3% no Efeito Crítico [se mana for problema])
Diamante Primevo Flamejante ( +216 de Intelecto e aumento de 3% no Efeito Crítico)

Gema Prismática :

Rubi Primordial Brilhante (+160 de Intelecto)
Resplendor do Sol Rápido (+320 de aceleração [somente para breakpoints])
Coração do Rio Faiscante (+320 de espirito [caso a regeneração de mana ainda é precaria})

Gema Vermelha :

Ametista Imperial Purificada (+80 de intelecto +160 de espirito {se mana é problema ainda])
Rubi Primordial Brilhante (+160 de intelecto)

Gema Azul:

Coração do Rio Faiscante
Ametista Imperial Purificada

Gema Amarela:

Resplendor do Sol Rápido (para Breakpoint)
Ônix Vermelho Temerário (para Breakpoint)
Ônix Rubro Ardiloso (se estiver no breakpoint)

Encantamentos :

Ombro: Inscrição da Asa da Garça Maior
Capa: Encantamento Superior de Intelecto - Manto
Peito: Encantamento Magnífico de Atributos - Torso ou Encantamento Poderoso de Espírito - Torso
Bracadeiras: Super Encantamento de Intelecto - Braçadeiras
Luvas: Encantamento Maior de Aceleração - Luvas (caso não tenha o breakpoint ainda) ou Encantamento Superior de Maestria - Luvas
Cinto: Fivela de Cinto de Aço Vivo
Calças: Magilinha Perolada Maior
Botas: Encantamento do Passo do Pandaren - Botas
Arma: Encantamento do Espírito de Jade - Arma
Off-hand: Encantamento Elevado de Intelecto - Mão Secundária

Profissões Recomendadas:

Alfaiataria : 3000 de espirito na capa
+
Herbalismo : 2880 de aceleração.

ou

Ferraria : 2 slots a mais
+
Joalheiro : 2 pedras mais fortes.
Responder Citar
Bruxa Gnomida 90
13225
IV - Rotação e Cooldowns:

Jogar de Druid exige que você seja um pouco advinho ou usar de muita lógica, porque?
Suas curas principais são hots, e elas curam por ticks e ticks levam tempo para curar de fato, ou seja, você tem que castar um hot um pouco antes do alvo tomar um dano.

Curas principais:

• Rejuvenescer :
  • Prescisa dela para curar, e para castar o Recomposição Rapida.
  • Crescimento Silvestre :
  • Cura 5 alvos.
  • Recomposição rapida:
  • Cura instantaneamente e ainda deixa uma area que cura as pessoas em volta.
  • Brotar da Vida:
  • Cura bastante, mas só pode ser usado em 1 alvo por vez (quem apanha mais na raid advinha? O Tank, mande nele e sempre deixe 3 stacks no mesmo, sempre renovando a duração com 1 cura direta [ver abaixo])
  • Cogumelo Selvagem :
  • Cura em area. Com o 5.2 Ele absorve o overheal dado pelo rejuvenescer que aumenta a cura dele quando ele detona (da um efeito visual do cogumelo crescendo de tamanho e quando ele tá gigante e explode = cura mto)

Curas Diretas:

• Nutrir :
  • Cura media, com baixo custo de mana.
  • Toque da Cura:
  • Cura alta, com tempo de cast alto tambem.
  • Recrescimento:
  • Cura rapida e Alta, com Gasto de mana Alto tambem.

Maestria:
    Sua maestria como dito acima, aumenta sua cura, o efeito dura 20 segundos, MANTENHA O BUFF SEMPRE ATIVO, como? Cure a cada 15~segundos com uma cura direta.

Cooldowns:

• Tranquilidade :
  • Cura a Raid num momento de extremo dano.

• Cascaferro :
  • Diminui o dano tomado em um alvo em 20% por 12 segundos.

• Vigília da Natureza :
  • Aumenta em 20% o dano e a cura por 30 s. Enquanto estiver ativa, todos os feitiços de cura de alvo único também causam dano equivalente a 25% da cura aos alvos próximos, e todos os feitiços e habilidades de dano de alvo único também curam os alvos aliados próximos o equivalente a 25% do dano causado.

• Arvore da Vida:
  • Quando estiver na arvore da vida:

Use Crescimento silvestre sempre que ativo.
    Coloque brotar da vida em todo mundo que puder.
    Quando Presagio da Clareza ativar sempre use Recrescimento.

• Presagio da Clareza:
  • Seu Brotar da Vida tem 4% de chance de ativa-lo, quando ativado Reduz o gasto de mana da proxima magia em 100% use para renovar o seu mastery, ou para curar alguem com toque da cura.

• Avivar:
  • Seu UNICO cd de mana, utilize-o sempre com algo que aumente seu mana pool por exemplo o hymm of hope dos priests.
    Editado por Sanvi em 26/03/2013 11:28 BRT
    Responder Citar
    Bruxa Gnomida 90
    13225
    V - Addons e Macros:

• Deadly Boss Mods:
  • Todo mundo que pretende fazer parte de uma raid deve ter instalado no computador (e de preferencia usando o mesmo)

http://www.curse.com/addons/wow/deadly-boss-mods

• Big Wings :
  • Um substitudo do DBM
    http://www.curse.com/addons/wow/big-wigs

• Vuhdo :
  • Um frame de Raid, com spells mouseover, uma mão na roda pra qualquer healer.

http://www.curse.com/addons/wow/vuhdo

Macros:

Macro de um Toque da Cura instantaneo.
    #showtooltip Healing Touch
    /cast Nature's Swiftness
    /cast Healing Touch

é um que eu achei extremamente util.

Bom galera, espero ter ajudado, quaisquer duvidas me procurem in-game, terei o prazer de responde-los.
    Responder Citar
    Paladino Tauren 90
    4665
    Valeu aí cara,você me ajudou muito.Tirei as principais dúvidas que tinha.
    Responder Citar
    Bruxa Gnomida 90
    13225
    qualquer coisa me whispa in game, mas faz um char na ally pra isso.

P.S. Não esquece de votar fixo e indicar ^^
    Editado por Sanvi em 11/01/2013 17:24 BRST
    Responder Citar
    Druida Tauren 98
    15900
    Glyphs:

Glyph do Brotar da Vida : Quando seu Brotar da Vida é castado em outro target ele mantem as cargas do target atual, ou seja quando houver uma troca de tank por exemplo, você só casta 1x o brotar da vida e ele ganha 3 stacks no tank atual (se você manter sempre ativo no outro tank)

Glyph do Toque da Cura: Toda vez que você casta toque da cura o CD, da sua Recomposição Rapida Reduz em 1 segundo.

Glyph do Renascimento : O alvo volta com vida full.

Pra PVE, recomendo, além do Brotar da Vida;
    Glifo do Recrescimento e Glifo do Crescimento Silvestre.

(Glyph of Regrowth & Glyph of Wild Growth)

E pra druid, o espirito ja está bom em torno de 7-8k SEM flask + food !
    Responder Citar
    Bruxa Gnomida 90
    13225
    Achei interessante essa combinação de glyphs , o do wild growth acho mais interessante para 25m, mesmo porque em 10m o druid heala sozinho com isso (praticamente), o do regrowth aumenta o efeito critico da sua magia mais rapida ok, mas tira o hot e incentiva o spam desnecessario dela (exceto o tree form).

(Mas como toda classe Glyph é situacional)

mas a parte do spirit ai é um dado que eu não achei nas pesquisas, vlw mesmo.

não esquece de votar fixo ^^
    Responder Citar
    Druida Elfo Noturno 98
    3980
    Belo guia, o forum realmente estava precisando.
    Só tenho uma dúvida, realemente vale a pena usar os cogumelos, eu tenho a impressão que curam muito pouco, eu só uso qnd a batalha ta bem tranquila...
    Responder Citar
    Bruxa Gnomida 90
    13225
    Então o uso do cogumelo é assim: jogue eles onde a raid estará estacada, por exemplo na luta do Ragnaros (que tem uma hora que a raid estaca e se mexe junto), joga eles na marca pra quando a raid chegar ter um heal a mais, isso ai é situacional tambem depende muito da movimentação da raid durante a luta, ou em um caso atual, na luta do feng (2º boss msv) , usa eles na hora que ele começar a explodir, ou durante o epicentro ou até ainda na hora q a raid for estacar no boss no velocity, é bem situacional o uso do cogumelo.

(Pensa assim: Cogumelo + swiftmend + wild growth = 3 heals aoe)
    Responder Citar
    Bruxa Gnomida 90
    13225
    no 5.2 eu vou atualizar esse tópico aqui
    Responder Citar
    Druidesa Elfa Noturna 90
    12355
    Gostei bastante cara.

Curtido e votado fixo :D

A área de druidas andava meio parada, parece que agora deu uma animada hehehehe

Espero que você curta jogar de druida no nivel 90, e espero que mantenha o tópico atualizado com o novo patch também.

Abração.
    Responder Citar
    Bruxa Gnomida 90
    13225
    Pode deixar, ja estou trabalhando nisso, Tanto meu druid quase no 70 (infelizmente tenho 3 chars no 90 e me sobra pouco tempo) quanto me atualizando para o proximo update, muitas das coisas ai eu peguei de forums gringos e só traduzi, deu um trabalho mesmo pq eu jogo em inglês e tive que traduzir as habilidades, mas ta ae, espero que seja de ajuda aos senhores.
    Editado por Sanvi em 27/02/2013 13:50 BRT
    Responder Citar
    Paladino Draenei 100
    14140
    Pelo que estava lendo aqui Druid não teve nenhuma alteração significativa pro 5.2 (PvE) então o guia ainda esta valendo
    Editado por Oalim em 16/03/2013 11:51 BRT
    Responder Citar
    Druida Worgen 90
    10180
    Desculpa a noobsse, nunca joguei de Healer, mas como minha guilda precisava resolvi mudar para Restauração. Minha maior dúvida é como usar a Encarnação: Árvore da vida. Não acho isso..,. era pra eu ter? ou tenho que conseguir?

Desde já agradeço...
    Responder Citar
    Bruxa Gnomida 90
    13225
    Desculpa a noobsse, nunca joguei de Healer, mas como minha guilda precisava resolvi mudar para Restauração. Minha maior dúvida é como usar a Encarnação: Árvore da vida. Não acho isso..,. era pra eu ter? ou tenho que conseguir?

Desde já agradeço...

Druidas possuem 2 cooldowns de Heal importantes, Tranquility e Brócolis Form, no tranquility é um cooldown reativo, você cura quem levou dano, tente usá-lo 1 segundo antes do dano pra quando o dano entrar a cura ja entrar instantaneamente, quanto à sua duvida do brócolis form é um cooldown tanto reativo quanto preparatório, lembre-se, demoram alguns segundos para você virar um brócolis :

Arvore da Vida:
    Quando estiver na arvore da vida:

Use Crescimento silvestre sempre que ativo.
    Coloque brotar da vida em todo mundo que puder.
    Quando Presagio da Clareza ativar sempre use Recrescimento.

Prepare para o dano espalhando Brotar da Vida, Crescimento silvestre para curar o dano tomado, e recrescimento sem cooldown, nessa forma sua mana vai pro espaço, saiba administrá-la para tanto é necessário o total conhecimento da luta para saber a hora de curar, e a hora de conservar mana.

P.S. Perguntar quando se tem um duvida não é sinônimo de burrice e sim de interesse
    Editado por Sanvi em 21/03/2013 10:36 BRT
    Responder Citar
    Druida Worgen 90
    10180
    O problema é que não sei me transformar em Árvore da vida
    Responder Citar
    Bruxa Gnomida 90
    13225
    Na sua arvore de Talentos na linha do nivel 60, tem um talento chamado Incarnation (Incarnação) (o do Meio), use esse talento e vire a arvore da vida.
    Responder Citar
    Druida Worgen 90
    3410
    A rapidez felina aumenta a velocidade em todas as formas ou só na de gato?
    Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
    Explique (no máximo 256 caracteres)
    Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]