Sugestões para um WoW melhor

Caçador Elfo Sangrento 90
1420
Um dos atendentes através de Ticket me disse que para ter sugestões ouvidas pelos desenvolvedores eu poderia postar nos fóruns da Battle.net. Como não sei se aqui seria a área certa (e eu estou com a conta inativa no momento) desculpe se estou postando no lugar errado. Aqui vão algumas considerações:

Acredito que vocês deviam fazer uma pesquisa de opinião periódica, baseada em opções simples e objetivas, para entender melhor sobre a satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços apresentados. Coisas como "Qual o nível de satisfação dos serviços apresentados pela Blizzard? - Ruim - Bom - Excelente". Acho que vocês estão perdendo mercado com um atendimento que as vezes se detêm a explicar fatos só para vender.

Já está em tempo de mudar parceiros e apresentar formas de pagamento mais objetivas e eficientes. É menos dor de cabeça para todos os envolvidos (vocês e nós clientes).

Eu sou tão fã de WoW quanto sou do meu time do coração, mas existe uma diferença na hora de adquirir produtos. É muito mais comodo ir numa loja perto de você comprar algo relacionado ao que gosta, do que comprar pela internet e passar por toda uma burocracia, estornos e tal. A ampliação e venda dos produtos licenciados no Brasil, devia ser uma das principais metas da Blizzard, pois quem esta distante no que diz respeito ao jogo, pode esporadicamente comprar alguma lembrança ou até voltar a jogar só de ver algum anúncio ao andar por algum grande centro urbano.

Pensar grande e com planejamento. É isso que faz uma empresa crescer.

Também acharia legal que a Blizzard promovesse campeonatos nacionais, mesmo que fosse por enquanto só no eixo Rio-São Paulo, para tornar o jogo mais conhecido. Atualizações nos anúncios da página principal da Battle.net com videos pertinentes sobre dicas de como jogar e estratégias para determinadas Raids, não seria mal. Não precisar explicar timtim por timtim, mas dar uma ideia de como vencer dado obstáculo no jogo.

Vocês precisam revalorizar a história do WoW, apresentando arcos mais consistentes e envolventes. Acredito que a parte que envolve design de personagens (mesmo com a antiga vontade de termos raças remodeladas) e cenários está indo bem, mas poderiam mergulhar mais no conceito de local. Lugares mais sobrios poderiam ter uma atmosfera mais carregada, turva. Grunidos e rangidos oportunistas também são interessantes. Locais mais alegres e movimentados poderiam apresentar NPCs mais interativos, que fizessem coisas bobas (mas não idiotas) como apresentar mini-games a iniciantes, retirando levemente a já pragmática sequência de pegar quests e realiza-las rendendo Achievements também.

Como um fã antigo de RPGs, acredito que a fantasia deve imperar num nível que encante e vislumbre pelo esforço em dar ao mundo vida além do que se pode esperar de um jogo. Se baseiem nas grandes franquias orientais. Vejam como eles abordam a idade média com mesclas de tecnologia e espadas usando de uma peculiar criatividade. Não é para WoW virar um Perfect World/Aion e perder sua identidade, mas cravar melhor as sutilezas de cada facção e raça, de modo a dar curiosidade seguir jogando.

Quanto mais vocês remeterem história aliada ao gameplay será divertido jogar World of Warcraft.

Ah! Tentem aprimorar o sistema de postagem do fórum. Gostaria de escrever o texto justificando-o para evitar uma quebra de idéia em frases sem alinhamento.

E acredito que vocês deviam aumentar os ícones de redes sociais na parte debaixo dos artigos de suporte da Battle.net. Eles são muito pequenos e passam quase despercebidos.

Obrigado se algo do que disse for útil e realizável.
Editado por Sollanrial em 18/01/2013 12:09 BRST
Responder Citar
Paladino Humano 85
10100
18/01/2013 08:52Citação de Sollanrial
Locais mais alegres e movimentados poderiam apresentar NPCs mais interativos, que fizessem coisas bobas (mas não idiotas) como apresentar mini-games a iniciantes, retirando levemente a já pragmática sequência de pegar quests e realiza-las rendendo Achievements também.

Interessante as sugestoes.

A parte que citei me fez lembrar da quest inspirada no casualgame "Plants vs Zombies" achei muito bacana essa interação do jogo... principalmente pq as quests do jogo tem mecanicas muito previsiveis.

Resumindo tudo que vc disse basicamente o que o jogo precisa é de uma reformulada geral, tanto em mecanicas de jogo quando na historia do jogo.
Responder Citar
Caçador Elfo Sangrento 90
1420
As vezes eu acho que Blizz não tem noção dos jogadores que tem, no sentido a popularizar mais seus serviços. Sei que é uma empresa de jogos, mas como toda empresa, tudo deveria melhorar mais pro lado do cliente. Sempre.

Sobre as quests, podia existir uma proporção maior de 3 quest boring e 1 divertida. Coletar itens e matar monstros, é legal, mas quase todo o jogo é isso. Mesmo que nós tenhamos Raids épicas e muitas vezes complexas de realizar, como também algumas masmorras reformuladas como já me contaram, acho que a próxima expansão podia ser uma reformulação em massa. Mesmo que tenham nerfado as masmorras antigas, seria uma boa oportunidade para melhorar a interação do player com o ambiente. Determinadas coisas só precisam de algum nível de criatividade e comprometimento para que se tornem plausíveis. Coisas simples, que remetam aquela situação de forma oportunista. É como o pessoal da minha guilda tava falando esses dias:

"Lutar contra o Asa da Morte é muito simples. Não existe uma sequência que faça você pensar numa estratégia." Mesmo que eu tenha gostado da Scholomântia por exemplo e sabendo que existem modos heroicos justamente para esse desafio diferenciado, eu acho que nem sempre tudo devia ser tão óbvio, nos níveis mais baixos.

A Blizzard deve fazer poupança com tanta assinatura e expansão vendida. Porque ela arrecada muito, e poderia ganhar mais se investisse nas peculiaridades presentes nos ambientes do jogo. Tipo... quem nunca sonhou com uma raid escondida, ou algo do gênero? Que fosse parte de algum grande evento dentro do jogo com investigação. Eles podiam criar uma localidade em que cada player ficasse isolado dos outros, tentando resolver algum enigma para só assim entrar no grupo e enfrentar os monstros. A ordem do enigma deveria evitar ser a mesma, pois assim evitaria de ficar óbvia. Não sei se existe algo assim, até pq não cheguei no 90, mas acho legal. Para evitar tempo perdido, ou o perigo de não entrar, se formariam várias raids ou grupos para masmorras, como acontece hoje em dia no dungeon finder.

Eu não sei se a Blizzard fará algo do tipo, mas com toda a experiência que eu tenho como player, quanto mais denso é o mundo, mas cativante ele é. E o que talvez segure os players ainda hoje, é a vontade de conhecer o contexto de Azeroth. Parar para ler o que NPCs falam, entrar em casas e ouvir a opinião sobre eles diante dos principais acontecimentos da expansão em vigor com mais frequência, não seria bom, seria mara! Mostraria um cuidado, além do comum, em contar histórias.

Acho também que a Blizzard podia criar vilões mais manipuladores, que dessem verdadeiras rasteiras em alianças ou tréguas, como também, personagens que você não dava nada por eles e te surpreendem com caráter e personalidade invejáveis. Porque, de personagens fodões no que tange a poderes mágicos, temos aos montes. Deveria, sei lá, existir alguma quest que explica-se também a história de cada líder. Daí tu faria alguns pequenos serviços e seria contemplado com uma cena do Lorthemar contando suas impressões sobre tudo que aconteceu e vem acontecendo até então no jogo. Existem os contos na sessão do universo expandido no site. Um resumo sensato e até interativo deles não seria mal. Tipo, o do Lorthemar poderia rolar ele contando e rolando uns flashbacks da visita dele aqueles elfos sangrentos renegados (se isso ainda fizer parte do contexto atual do jogo, claro). É preciso relembrar as diferenças entre as raças e coloca-las de forma melhor no jogo. Coisas simples, como a opção de se chutar um goblin, no bairro dos goblins em Ogrimmar e isso gerar uma tetra, mas não no sentido literal. Só uma animação dos goblins te chotando para fora daria bons risos. Claro que você poderia voltar ao lugar e fazer isso novamente (não sempre é claro).

Essas coisas se criam com cálculos de variáveis, fazendo com que esses eventos nem sempre aconteçam, criando a impressão de que são mais realistas e mais memoráveis.

Eu acho que PVP devia ser o passatempo ideal quando você enjoa-se da lore. E é o que acontece hoje, mas de uma forma diferente. Normalmente vocês vai BG (ou masmorra) para relaxar da repetição que é fazer quests. Se as quests as vezes tivessem mais densidade você as faria, até por mais exp e em menor quantidade, só depois indo se distrair com algum outro conteúdo do jogo. Sei que WoW tem muito conteúdo para explorar, mas, muito dele é obter objetivos. Objetivos deviam ser só a consequência da jogatina e não a principal maneira de se sentir realizado ao sumir um nivel ou ganhar um item durante seu transcorrer. Deveria estar ainda mais em evidência ao conjunto. E mesmo que alguém diga "Oh! Mas as Bgs poderiam ficar mais vazias". Acredite. WoW tem jogadores e jogadores. Eu gosto tanto de pvp, quanto de pve, mas um equilíbrio maior entre os dois garantiria que todos se divertissem.

Tipo, eu joguei muitas masmorras sem entender bulhufas do contexto delas no jogo. Okay. Sei que algumas só retratam cultos esquecidos, ou dentro do próprio contexto de cada expansão. Mas, por exemplo. Uma masmorra até hoje que eu curti bastante, foi aquela que mostra a invasão em Stormgrade pelo flagelo, sendo Arthas o seu guia. Tinha musica de suspense, tinha musica de luta. Tudo era bem contextualizado e dava curiosidade de ler, e prestar atenção. Muitas masmorras não são assim. Não que todas devam ser, mas as motivações ideológicas de cada facção e raça podiam muito bem ficar mais evidentes ao assistir essas cenas.

Muita gente só conhece os personagens pelos esteriótipos.
Acho que tudo é oportuno quando bem usado.

Muita gente diz que em termo de lore, não sentiu nada dos acontecimentos do Cataclysm. Bosses com HPs muito altos, e sem a complexidade que correspondesse a esse poder.

A quem diga até que o Cataclysm foi só aquela CG e pronto. Bem, existem florestas queimando, a parada meio fail das torres em VentoBravo queimando, mas algo mais impactante se faria melhorar com alguma explicação mais discorrida daquela piração toda.

Sabe. Tem lugares que tu vai, vê Night Elfs correndo pelados e diz "Hã?". Qual o motivo do conflito? Porque não jogar um sábio numa tenda qualquer, devidamente indicada por um soldado Draenei para explicar o motivo do conflito? E talvez até algum Night Elf fugitivo que se sinta pressionado a falar tudo que você quiser e explicar a versão dele? Juntar as duas dava um bom conto, explicando de forma clara a história.

Acho que a Blizzard deveria ter um setor só para criar uns brainstorms legais, tipo como acontece no Google. A empresa tem muita gente que joga e é fã. Poderiam aplicar isso de uma forma mais franca e descompromissada, excluindo devidamente fanservice desnecessário e colocando alicerces, nas principais concepções que regem a história do jogo.

Tipo, quem aqui já jogou Final Fantasy? WoW tem algumas referências a essa série como as espadonas dos DKs e outras coisas, como os falcotruzes/chocobos (mesmo que falcotruzes estejam mais para pavões). Sei que não são referência diretas, mas na era pré-ps2 quase tudo nos RPGs eletrônicos tinha motivo para estar lá e as tramas eram bem amarradas e densas. Não gostaria de Clouds ou Squall, mas de uma vontade maior de aprimorar a complexidade dos personagens da lore. Quem não se lembra das tramas de Final Fantasy Tactics? Politizadas e bem plot twist mesmo?

Lore é muito importante para um RPG. Sem ela, tudo por mais bonito que seja vai se perdendo. Eu sou vislumbrado com o que fizeram e fazem em alguns aspectos do MoP. Foi uma boa iniciativa, em apresentar a história dos Pandarens e tal. Só espero que WoW siga na direção de tudo que abordei aqui, enriquecendo a experiência de jogar um jogo, como se lesse um livro, não de forma literal, mas, balanceada com o gameplay.

Queria também abordar um desejo que eu acho ser interessante. Os sets deveriam adquirir características mais surreais no que diz respeito a design. Tipo, eu já ouvi colegas dizendo que algumas classes são desfavorecidas de efeitos especiais, ou que deixem seu set mais bonito. Não que eu queira que os trajes de WoW virem árvores de Natal. Jamais. Agora, coisas que identificassem uma classe e aprimorasse a identidade que você tem com ela, como tipo "Meu hunter é o unico que tem esse efeito de runa legal no traje", só como exemplo, porque hunters não usam magia. Vocês podiam relacionar melhor o que cada classe faz ao seu set de uma forma menos direta. Algumas classes melee são naturalmente mais brucutus quanto a equipamento, mas classes long range como hunters deveria refletir a relação animalesca que tem com suas feras nos seus sets. Mesmo que já façam algo do tipo, sinto que os hunters poderia ter um aspecto mais agressivo. A parada das penas na cabeça não vingou com o resto da armadura. Acho que deviam pensar mais em como da cintura pra cima alguns modelos como os humanos. ficam desproporcionais visualmente como nesse design para a Season 13. Tipo, classes que naturalmente tem habilidades que remetam a furtividade, como rogues, tenham efeitos de camuflagem sutis e até estilosos (sempre imaginei um Rogue com características ainda mais furtivas no PVP). Talvez alguma habilidade que deixa-se a furtividade dos rogues mais interessante, mesmo que já exista glifos estéticos que façam algo parecido, no quesito estilo.

Tocando no assunto de design, e lembrando remodelagem das raças antigas, lembro que a primeira coisa que me fez jogar WoW foi a personalização da aparência, isso ainda na época do Burning Crusade. Tipo, era muito 10 você escolher Blood Elf velho, novo, o cabelo, o tipo de barba. Isso era bem inovador para MMOs e eu acho que a Blizz perdeu um pouco, por não aprimorar isso com o passar das expansões. Poderiam dispor modelos magros, atléticos ou musculosos (dependendo da raça, claro) como também modelos mais proporcionais as tantas artes que vemos aqui pelo site de mulheres Night Elf lindas, por exemplo. Isso valeria pros Night Elf homens também, com corpos menos sorvete e mais condizentes com um físico humanoide comum. Acho que se mesclassem uma customização maior da aparência, haveriam muito mais players diversificados, com personagens em ambas as facções.
Editado por Sollanrial em 19/01/2013 21:52 BRST
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]