Garrosh - Uma Incógnita

Caçador Troll 90
10235
Aloha, meninos e meninas!

Estou abrindo este tópico para captar as opiniões de vocês sobre o Chefe Guerreiro da Horda, Garrosh Grito Infernal.

Todos são bem-vindos para dar seus pitacos. E antes que comecem os flames Horda vs Aliança gostaria de lembrá-los que teorias focadas no Lore do jogo contribuiria com todos, uma vez que as ações deste Orc em particular está sendo o catalisador de muitos dos acontecimentos que já se fizeram presentes, e outros que ainda estão por vir.

Recomendações dadas, vamos ao assunto.

Como podem ver, meu personagem é da Horda, assim como a maioria esmagadora de meus Alts. Desde que iniciei minha jornada no WoW defendo as cores desta facção, e também desde o início desta caminhada eu tinha certas "reservas" acerca deste nosso Chefe Guerreiro.

Antipático, grosso, estúpido, trapaceiro, covarde e vil são apenas alguns dos adjetivos que podem ser conferidos com justiça ao Garrosh. Eu não consigo compreender os motivos que levaram Thrall a deixar a Horda sob o comando deste Orc (aqui aqueles que tiverem mais conhecimento do Lore podem explicar de forma muito mais precisa do que eu).

Senão vejamos, a Horda quando sob o comando de Thrall representava um propósito de moral mais elevada. Era uma facção unida, composta por várias raças que decidiram aliar-se para defenderem-se e revidar os ataques e a opressão que sofriam de seus inimigos (não vou entrar no mérito da justiça, do quem estava certo e quem estava errado nestas ações).

Em suma, a Horda representava um porto seguro para estas raças (elfos sangrentos, orcs, trolls, goblins, taurens, etc). Uma forma deles se organizarem e erguerem suas vozes para defender o que acreditam ser deles por direito, de não se calarem diante das afrontas, de mostrarem que são bravos para defenderem os ideais em que acreditam.

Eram honrados, possuiam uma nobreza guerreira, o tão famoso "Sangue e Honra" encontrava alí um ambiente coerente com o brado.

Agora, sob a batuta de Garrosh estamos vendo toda esta tão alardeada Honra, conquistada com tanto esforço e tanto sangue, ser arrastada na lama. Sob o comando de Garrosh a Horda já cometeu vários atos de covardia, está utilizando-se de subterfúgios inimagináveis outrora, e está fragmentando-se cada vez mais.

Quem joga na Horda está vendo que Garrosh parece ter decidido que os Orcs é que são a Horda, e que as demais raças servem apenas como bucha de canhão, como bois de piranha. Atualmente ele mantém as demais raças ao seu lado utilizando-se de medo e ameaças, algumas bastante explícitas até. Elfos Sangrentos cogitam a possibilidade de tentarem acertar-se novamente com a Aliança, Trolls e Taurens estão vigiando as ações de Garrosh minuciosamente, Renegados e Elfos Sangrentos estão praticamente abandonados nas terras dos Reinos do Leste, onde provavelmente sentirão com mais força o golpe do martelo da Aliança, caso ela decida-se por contra atacar. Goblins continuam com a Horda, mas sua fidelidade vai para quem pagar mais.

Garrosh está sendo estúpido, imbecil e isso me entristece, não apenas como jogador, mas como quem gosta do Lore do jogo. Eu sinto muita pena disto porque a forma como ele está agindo o está transformando num personagem caricato. Ele está sendo mau por ser mau. O propósito de aumentar o território da Horda ou reconquistar o que ele acredita ter perdido é pra lá de fraco. O personagem está sendo assim e não há uma profundidade maior em suas ações, ele está ficando raso. Não há um motivo justificável para ele estar agindo desta forma (mesmo que fosse um motivo torpe, já que o motivo imbecil ele já está demonstrando).

Assim, a Horda passa de ser aquela "vilã" honrada, orgulhosa, para se tornar simplesmente a vilã da história, uma vilã sem motivos senão a própria vilania. Com tantos ótimos contatores de história no WoW, honestamente isso é o melhor que eles conseguiram pensar para tornar a Horda "malvada"?

Eu simplesmente não posso acreditar que o Garrosh está sendo imbecil só por ser imbecil.

Eu torço, mas torço com muita força para que a teoria que vou compartilhar a seguir tenha alguma relação com as justificativas reais para o comportamento atual do nosso Chefe Guerreiro.

Na minha opinião, Garrosh só pode estar sendo este completo imbecil por influências dos Shas de Pandária. Influências que iniciaram-se de forma quase que imperceptível, e foram crescendo exponencialmente com o tempo e com a proximidade dele com Pandária. Não me pergunte como os Shas fariam para influenciá-lo de Pandária a Kalimdor, eu estou propondo uma teoria, não uma explicação.

Garrosh, sob esta influência maléfica (seja do Medo, da Raiva, da Dúvida, ou de todos eles), começa a traçar e a por em prática planos para fortalecer a Horda a todo o custo, para defendê-la contra as ações de inimigos fictícios (neste caso, a Aliança). E estas influências também justificariam a Dúvida que ele sente sobre a lealdade das demais raças da Horda, ameaçando-as para manterem-se sob seu comando.

Esta é a minha teoria.

Outras duas coisas ocupam também meu pensamento sobre este tema. Primeiro, Thrall, agora membro devotado da Harmonia Telúrica. Caramba... que ele queira continuar sendo membro apenas desta atual facção, tudo bem, mas ele realmente precisa ficar de braços cruzados enquanto o substituto que ele escolheu está aí agora jogando na lama tudo aquilo que Thrall lutou tanto para conquistar (respeito, honra, dignidade)? Quando ele vai finalmente se ligar que precisa encontrar com o Garrosh e chutar o rabo dele em todos os sentidos, e escorraçá-lo da Horda, com direito a cuspe e chute na fuça? Na boa, na minha opinião o Thrall é milhões de anos-luz mais phoda que o Garrosh, quem o vê agora bancando de Xamã talvez se esqueça, ou nunca tenha visto o quanto o Thall é um guerreiro excepcional, além de exímio estrategista militar.

Que ele não volte a ser o Chefe Guerreiro eu até concordo (embora ache uma grande pena), mas ele tinha que tomar uma atitude mais incisiva sobre esta situação, afinal, foi ele quem escolheu o Garrosh como substituto, de certa forma é responsabilidade dele o que está acontecendo, e o que pode vir a acontecer caso Garrosh permaneça no comando.

E a segunda coisa que tenho em mente sobre esta questão, seria um novo Chefe Guerreiro para a Horda.

Entre muitos candidatos de peso cada um tem os seus preferidos, mas acredito que ninguém pode negar que se quisermos ter uma Horda Honrada novamente, o escolhido deveria ser Baine Casco Sangrento, embora eu tenha que render minha preferência à nossa querida e muito estimada Dama Sombria. Sylvanas Correventos na questão militar seria A Chefe Guerreira, fora que ela já peitou o Garrosh de frente e fez o atual Chefe Guerreiro sair bem de fininho, com o rabinho entre as penas e se borrando todo, pra só revidar as ameaças dela quando estava a uma distância bem segura. Sylvanas pode ser mulher, mas ela com certeza tem colhões.

Enfim, pessoal... o que vocês acham das questões que apresentei? Eu gostaria muito de saber as opiniões de vocês.

Forte abraço a todos!
Responder Citar
Ladino Elfo Sangrento 90
13725
/cast Wall of text

Critical Hit!
Responder Citar
Guerreiro Elfo Noturno 100
11080
A wall of text!

PHODEU!
Responder Citar
Caçador Troll 90
10235
Pois é... acho que acabei falando demais, mas pelo menos acho que falei tudo o que eu queria sobre este assunto, vamos ver se surgem mais coisas depois que eu ver as opiniões do pessoal.

Forte abraço!
Responder Citar
Mago Humano 90
10060
Olha cara, eu (ainda) estou lendo o seu texto, só queria avisar que aqui não é lugar pra isso, pois está passível de trollagem gratuita.
Responder Citar
Ladino Elfo Sangrento 90
13725
Eu vou ler ainda, preciso criar coragem, mas vou dar uma lida.
Responder Citar
Mago Humano 94
15415
O Garrosh tem muitas qualidades apesar de sua agressividade, antipatia e arrogância. Tanto que o próprio Thrall o convidou para ser seu conselheiro pessoal.

Devido ao seu temperamento e ódio pela aliança, era quase certo que ele passaria por cima de tudo para concluir seu objetivo de exterminar a Aliança e colocar a Horda no "reinado" de Azeroth.

Não sei se o Thrall tinha esperanças nele e acabou por subestimar o perigo que poderia se tornar Garrosh, ou se ele foi burro mesmo em escolhe-lo para Warchief.
Responder Citar
Xamã Goblina 90
6045
Pelo menos tá acentuado, formatado e dentro das regras da língua portuguesa.

Vou até ler.
Responder Citar
Monge Orc 90
2100
Bom texto.

Na minha opnião o Garrosh não está sendo controlado por nada, apenas comete os mesmos erros que um dia o seu pai (fodão) cometeu. Sobre os motivos que levaram o Thrall a nomea-lo eu não sei, talvez porque quem deve estar sentado no trono de warchief tenha que ser exclusivamente um orc, e como Garrosh é filho de um heroi, talvez isso fizesse com que uma nova pesperctiva sobrevinhesse para a Horda, sem falar que ele foi importante na batalha em Northrend, mas o que estamos vendo agora realmente não é o que o Thrall esperava.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma teoria que eu acho viável é que o Garrosh esteja possesso por um demônio, e no final ele vai dar um jeito dos capetinhas voltarem novamente para o nosso mundo, dando inicio à uma nova expansão. Sem falar que o próprio principe negro fala que algo mais ameaçador está vindo, enfim, vamos ver o que será.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ps: Queria que o garrosh de alguma forma utilizasse a magia negra que ele descobriu e trouxesse seu pai fodão de volta lol
Editado por Wülfgrim em 08/01/2013 09:58 BRST
Responder Citar
Caçador Troll 90
10235
@Waan, infelizmente as trollagens aqui no fórum são inevitáveis, independente da área. É uma coisa ruim, mas ao menos ressalta o gosto quando conseguimos encontrar pessoas de bom senso que colaboram com colocações bem construídas.

@Wira, essa é uma das questões que me fazem lastimar a situação atual. Até onde eu sei, o Garrosh tinha sim uma profundidade maior, ele tem um passado bacana dentro do jogo.

Eu não me importo que o Garrosh se torne um vilão de fato, mas acho um desperdício não dar justificativas mais plausíveis pra isso. Vários vilões da literatura ou cinema são muitas vezes mais interessantes do que os próprios heróis, mas isso se deve ao fato deles terem uma visão (na maioria dos casos) distorcida das coisas, algo que os impulsione nessa direção. Veja Darth Vader, Hannibal Lecter, Drácula. Todos são personagens com backgrounds interessantes, que os levam a atos de vilania com um propósito.

Se a vontade da Blizzard é gerar antipatia e raiva ao Garrosh, ela conseguiu, mas não da maneira "positiva" (sim, eu sei que é paradoxal isso). Ele não está sendo elevado ao status de vilão interessante, mas ao status de vilão pastelão, saca? Tipo, estão tornando ele como vilão cartunesco, tão raso quanto uma frigideira. É isso que me incomoda.

@Tecurei, grato.

@Wülfgrim, muito bem lembrada essa teoria de possessão, isso viria a calhar com os rumores de algumas fontes de peso sobre o retorno da Legião Ardente na nova expansão. Você ajudou a me fazer considerar esta hipótese também, muito obrigado!

Forte abraço a todos!
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Este tópico me faz imaginar uma prova de matemática básica no Fundamental.

Garrosh * 485 = 1478
Garrosh + 42 = 578

Ache o valor do Garrosh.

Enfim, o ponto é, o Thrall não era um verdadeiro Orc, li isso certeza vez em um texto, que o Thrall tinha uma miopia muito grande quando se tratava da Horda, acreditando na educação e bons costume, quando o cerne da horda está no poder, na força e na objetividade.

Garrosh é exagerado, sim, um péssimo warchief para a Horda como um todo, mas ele só é exagerado assim pois ele esta sendo exageradamente o que um Orc é.
Editado por Chequer em 08/01/2013 10:24 BRST
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8975
Exatamente o que o Chequer falou. O Garrosh é assim porque é mesmo, a linhagem e a visão que ele tem de um orc são as de um orc de verdade, como eram em Draenor. A que o Thrall tem é outra, ele moldou sua própria horde e o Garrosh vê nesta uma horde fraca e que permite muita coisa. Ele quer mudar tudo isso...

Eu só não concordo em estarem transformado o personagem em um certo vilão. Garrosh sempre foi toscão, violento, agressivo, etc., mas também sempre honrado. O personagem está perdendo essa característica, infelizmente.

Com relação aos shas, se ele estiver sob influência de um, a Blizzard precisaria explicar muito, MUITO bem como... porque ele tá mais violento de uns tempos pra cá e só pisou em pandaria agora...

Pra apimentar: influência da burning legion no Garroshão! Afinal, ele tá com as presas do Mannoroth como armadura!
Responder Citar
Caçador Troll 90
10235
@ Chequer, @Alieksey, grato pela colaboração dos dois, que concordam em seus pontos. Mas sobre a conduta nata dos Orcs eu devo discordar de vocês. Lembrem-se de que os Orcs em Draenei não eram uma raça guerreira, mas sim xamanística e pacifista, e só se tornaram agressivos após se aliarem à Legião Ardente, e beberem do sangue de Mannoroth (quando aqueles que o fizeram perderam a coloração marrom de suas peles que passou a ser verde).

A Horda como a conhecemos de fato se iniciou com os Orcs corrompidos, mas estes foram apenas os primórdios dela, que em seguida passou pela grande transformação quando passou a ser comandada pelo Thrall que a levou à sua época áurea de Honra, após Grommash Grito Infernal (pai de Garrosh) matar Mannoroth e acabar com a maldição do sangue dos Orcs corrompidos, morrendo Gromm no processo.

E quem faz as quests da Horda de fato vê em algumas ocasiões que o Garrosh demonstra que a Horda deve ter Honra, inclusive punindo aqueles que cometem atos de covardia. Curioso que um dos personagens da Horda que o Garrosh mata no jogo, o fez porque o tal sujeito havia utilizado uma bomba de mana para derrotar os inimigos. Garrosh condena veementemente esta atitude dizendo que isso não é digno da Horda. E então, lá na frente, vai o Garrosh e oblitera Theramore com o que? Uma bomba de mana, amigo... a Blizzard não pode ser tão estúpida a ponto de causar uma contradição tão grande sem uma boa justificativa, ao menos é nisso que eu quero acreditar.
Responder Citar
Guerreiro Orc 90
6420
Eu li o Wall text, e muito bem escrito por sinal.

Tipo cara, Garrosh tem personalidade fraca, ele era até um bom Chefe Guerreiro antes de Theramore, mas pessoas com personalidade fraca tem tendencias a ser afetada pelo meio onde vivem, Garrosh lutou demais contra a Aliança e contra Varian, e Garrosh acabou virando um sub-produto de Varian. Engraçado o que a Blizz está fazendo, Varian tá ficando santinho e Garrosh vilão, mudando a personalidade de dois personagens a favor da Aliança, devido a isso eu acredito que Thrall voltará, eles estão deixando Varian mais santinho para que? Para ele pelo menos chegar aos pés de Thrall sendo lider. Mas a explicação é essa, ele em Theramore não foi afetado pelo Sha, talvez ele esteja se afetando agora.

Enfim, o Chefe Guerreiro precisa ser um Orc, não pode ser nenhuma outra raça, apesar de que Baine e Voll'jin seriam ótimos, por isso se acontecer a infelicidade de Thrall não voltar para o cargo, Varok Saurfang deverá ser o mais adequado.
Responder Citar
Caçador Troll 90
10235
@Kar, é isso mesmo... o Varian, antes irascível e impetuoso agora está tomando modos daqueles Reis nobres e justos dos contos de capa e espada, enquanto o Garrosh está sendo transformado em um ditador tirano.

A Blizzard não está medindo esforços pra transformar a Aliança nos "mocinhos" e a Horda nos "bandidos", isso sempre tem potencial (quando se sabe como explorar a história e motivações), mas da forma com que estão fazendo eu temo que daqui a algum tempo vamos simplesmente ter um duelo ao pôr do Sol entre o Varian e o Garrosh, com o Rei vencendo e cavalgando rumo ao horizonte.

WoW é mais do que isso, é mais do que uma história de cordel, por isso tenho esperanças de que eles vão nos apresentar justificativas coerentes para o que estão fazendo agora.
Responder Citar
Bruxa Morta-viva 90
12525
08/01/2013 08:51Citação de Phodeu
Antipático, grosso, estúpido, trapaceiro, covarde e vil são apenas alguns dos adjetivos que podem ser conferidos com justiça ao Garrosh. Eu não consigo compreender os motivos que levaram Thrall a deixar a Horda sob o comando deste Orc (aqui aqueles que tiverem mais conhecimento do Lore podem explicar de forma muito mais precisa do que eu).

Outras duas coisas ocupam também meu pensamento sobre este tema. Primeiro, Thrall, agora membro devotado da Harmonia Telúrica. Caramba... que ele queira continuar sendo membro apenas desta atual facção, tudo bem, mas ele realmente precisa ficar de braços cruzados enquanto o substituto que ele escolheu está aí agora jogando na lama tudo aquilo que Thrall lutou tanto para conquistar (respeito, honra, dignidade)? Quando ele vai finalmente se ligar que precisa encontrar com o Garrosh e chutar o rabo dele em todos os sentidos, e escorraçá-lo da Horda, com direito a cuspe e chute na fuça?

No Cata existe uma missão em que devemos resgatar as memórias do Thrall, lá é possível entender qual era as intensões do Thrall ao escolher o Garrosh e o quanto o Thrall se culpa pelo erro de ter nomeado Garrosh como Chefe Guerreiro.

E as atitudes do Garrosh é puramente ódio e vingança, quem conhece a lore do Garrosh desde o Burning Crusade tem uma boa ideia sobre isso e também as palavras do príncipe negro ajuda a entender também a mentalidade do Garrosh.

Sobre o Thrall ficar de braços crusados não é verdade, Thrall esta presente em MoP e já esta agindo dentro da atual lore, mas não farei Spoiler pois muitos podem não estar avançados nas missões de MoP ainda.

Sylvanas Correventos na questão militar seria A Chefe Guerreira, fora que ela já peitou o Garrosh de frente e fez o atual Chefe Guerreiro sair bem de fininho, com o rabinho entre as penas e se borrando todo, pra só revidar as ameaças dela quando estava a uma distância bem segura. Sylvanas pode ser mulher, mas ela com certeza tem colhões.

Também amo demais nossa amada Rainha, mas ela como Chefe Guerreira iria ser uma vilã ainda mais destruidora que o Garrosh, oque faz a Sylvanas não se tornar um segundo Arthas é o fato dela não ser a líder da Horda inteira, então ela oculta as ações de deflagação e ludibria informações com falsas promessas, pois ela sabe que um erro grave vai ter a própria Horda contra ela e os Renegados.

Sylvanas como Chefe Guerreira seria o mesmo que condenar a Horda inteira a virar morta-viva.
Responder Citar
Mago Humano 94
15415
@Kar e @Phodeu não acho que seja uma questão de transformar um em bandido e o outro em mocinho.

Tem mais haver com o background criado anteriormente. Varian perdeu o pai em uma traição, perdeu a esposa, tem um filho que ama, foi sequestrado e exilado, viu seu melhor amigo ser corrompido e teve que lutar contra ele, foi coroado rei muito jovem, etc.

Já o Garrosh tinha vergonha do pai até o Thrall contar toda a história como aconteceu para ele.

Nesse ponto da história, comparando os dois, o Varian é o que tem muito mais background para se tornar um herói do que Garrosh.
Responder Citar
Sacerdotisa Goblina 4
0
08/01/2013 08:51Citação de Phodeu
Antipático, grosso, estúpido, trapaceiro, covarde e vil

Discordo em partes. Antipático e grosso até pode ser. Estúpido só no sentido de mal educado e grosseiro no trato com outras pessoas. Mas trapaceiro, covarde e vil não. Pelo menos não antes desta expansão. Ele sempre presou pelo combate direto e com honra.
Eu ainda estou tentando entender o porquê da blizzard ter pego o Garrosh pra Cristo.
Sério mesmo. Ele realmente tem uma história bacana e tinha tudo pra se tornar um grande herói.

Não sei o quanto tu conhece bem a lore, mas tem muita coisa legal sobre o atual Chefe Guerreiro, coisas que mostram que ele nem sempre foi esse "monstro". Tanto nas missões do jogo como no próprio site do battlenet. Se tu ainda não leu, dá uma olhadinha aqui:

http://us.battle.net/wow/pt/game/lore/leader-story/garrosh-hellscream/1#readmode

Acho que ajuda a compreender um pouco o nosso chefinho querido. Mas só um pouquinho. Isso é só uma pequena parte da história dele.
Uma parte que eu achei interessante nesse texto fala sobre a opinião dele a respeito da aliança:

Garrosh se virou e colocou as duas mãos no parapeito. Pôde ouvir os passos de Thrall se afastando atrás dele, descendo as escadas. Olhou para o céu nublado. Thrall não compreendia que a Aliança nunca os deixaria em paz. Eles os empurrariam para os cantos, como os inimigos dos orcs em Garadar, até que a Horda fosse destruída. A única defesa contra isso seria lutar, expulsar os humanos primeiro. A segurança dos orcs vinha acima de tudo. E não haveria trégua até que a Aliança entendesse isso. Garrosh não pararia. O povo dele nunca mais correria risco de desaparecer. A Horda nunca cairia.

E quanto a Horda em si, ela nada mais é do que orcs e aliados que tem algo em comum. O chefe guerreiro tem que ser um orc. Na melhor das hipóteses, teria um chefe guerreiro e um líder dos orcs. A menos é claro que a Blizz resolva mudar isso. Mas aí já é outra história...
Responder Citar
Mago Humano 94
15415
08/01/2013 11:21Citação de Kar
Enfim, o Chefe Guerreiro precisa ser um Orc, não pode ser nenhuma outra raça, apesar de que Baine e Voll'jin seriam ótimos, por isso se acontecer a infelicidade de Thrall não voltar para o cargo, Varok Saurfang deverá ser o mais adequado.

Concordo aqui com você em cada palavra.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]