[Artigo] O que eu aprendi com o 5.0 e 5.1.

Ladino Worgen 100
9605
O que não me mata, torna-me mais forte.

Friedrich Wilhelm Nietzsche

Toda a dificuldade que conseguimos ultrapassar, sempre gera um ensinamento. Algo que acaba nos deixando mais alerta e mais forte perante futuras adversidades. Da mesma forma é o que acontece com os ladinos que se mantem nesta atualização. Pois os que ficaram tiveram que "tirar leite de pedra" para enfrentar adversários semi imortais com 35% de hp e Fear que dura 8 segundos e não quebra nem com um Chaos Bolt de 200k.

Logo o objetivo deste texto é descrever um pouco do que aprendi com a introdução do MoP.

No começo eu me achava "O Ladino"! Tudo era maravilhoso e perfeito! Antes do lv 60 no Cataclisma bastava dar Premeditação > Passo Furtivo > Emboscar > Eviscerar e pronto! Me sentia o verdadeiro serial killer de Azeroth! Mas nos lv's acima de 70, tive um conhecimento de um atributo que acabou com a minha alegria... ele se chama Resiliência e com isso o meu combo mágico nunca mais funcionou.

Ah... mas a tristeza durou pouco quando aprendi a me movimentar e manter o máximo possível atrás do inimigo usando Punhalada Pelas Costas! Uma skill de dano alto e quase sempre dava crítico! Logo o serial killer voltou!

Mas o tempo fechou e uma nevoa negra chamada Mist of Pandaria acabou com os meus sonhos de assassino! E como no filme "O Nevoeiro", trouxe bizarrices como Guerreiro dando Fear, Bruxo com hp maior que qualquer tanque e Paladino correndo mais que uma gazela.

Então só tinha um caminho... aprender o máximo possível do que tinha sobrado da minha classe!

E por tópicos, irei descrever o que aprendi.

Multi usos com Esfaquear. Hoje Esfaquear é como canivete suíço. Antes não dava a minima para essa skill, mas com o talento Truques Sujos passei a usa-la com maior frequência. Ela é ideal para:

1 - Cortar cast quando o Chute está no CD;
2 - Inutilizar um healer dentro da arena, caso o Cegar esteja em CD;
3 - Inutilizar um dps dentro da arena;
4 - Travar um portador de flag;
5 - Não deixar um DK Blood jogar enquanto a sua equipe não chega para assumir uma base;
6 - Para fugir de uma luta quando Sumir está no CD;
7 - Para recuperar a energia, principalmente para quem usa Assassinato;
8 - E para simplesmente "esfriar" uma luta.

Sumir está no CD e não tenho Preparação! O que fazer? Antes quando um combate não estava interessante, bastava usar Sumir e pronto. Mas se por sorte alguém te localizava, bastava usar Preparação e pronto. Mas no 5.1 tive que aprender outras formas de sair de uma luta sem usar o Sumir.

Para isso, tiver que aprender ser criativo como usar Cegar junto com Bomba de Fumaça, Esfaquear ou stun e logo em seguida Disparar ou outros meios dependendo do contexto.

Usar Manto das Sombras durante o combate. Antes eu sempre usava Manto das Sombras junto com Sumir só para eliminar os danos contínuos mágicos e não quebrar a Furtividade. Mas agora percebo que Manto das Sombras é um ótimo CD Defensivo contra classes mágicas. Evita tomar aquele Fear quando você estoura o Adrenalina, ou quele dano monstruoso do Frost Bomb.

Cozinhando o combate a banho - maria. Não se dá mais para matar nos 4 segundo do Golpe baixo. O máximo que se chega é queimar os dois burst da Especialização Combate (que nem sempre funciona). Logo aprendi a dar valor a diversas habilidades, pois os nossos adversários estão muito mais casca grossa. Portanto precisei administrar cada CD ofensivo e defensivo para não morrer tão rápido.

Retirada Estratégica. Muitas classes tem um dano muito elevado em um curto espaço de tempo. Então passei a observar o momento em que o adversário entrava nesse estado para logo usar o Sumir e esperar. Acabou o CD ofensivo do inimigo, ai sim eu vou lá e finalizo o serviço.

Portanto são coisas que aprendi com o 5.0 e 5.1. Ainda estou longe de ser um Mercader, mas com certeza dei o primeiro passo para ser como ele \o/

E você! O que aprendeu com o 5.0 e 5.1? Afinal, todos nós somos capazes de ensinar algo. Deixe ai a sua experiência!
Responder Citar
Ladino Elfo Sangrento 93
14630
22/01/2013 17:07Citação de Rottwêiler
Multi usos com Esfaquear.

Com certeza! Essa skll tá tendo uma utilidade incrível.

Aprendi a controlar a luta do jeito que eu quero, e inativar aqueles bursts montruosos, dando varnish na hora certa, além de ter que aprender as "artimanhas" de cada inimigo.
Responder Citar
Ladina Humana 90
4305
Eu aprendi a utilizar o máximo da minha classe. O mop trouxe a essência do rogue de volta.

Mas o que seria isso?

Simples, rogue tem que ser malandro, essa é a verdade. Saber esfriar a luta no momento certo, parar o burst do adversário com blind, gouge, desmantle, ou até mesmo sumir e esperar o cd ofensivo do oponente acabar. Isso que eu adimiro nessa classe, nós temos que realizar um esforço tremendo para evitar dano, não é só apertar um botão e ficar imune ou um fôlego renovado que nem disso precisa.

Além de que, na spec subterfúgio a qual me identifiquei no mop(após insistir bastante com assassination), você pode dar um bom dano, se realizar um combo coerente. Eu abro com golpe baixo->garrote-> junto mais 1 combo point->esvicerar, com o efeito do ''find weakness'' e da ''sanguinary vein'' dá um bom dano logo na abertura, pressionando o oponente, aposto que fazendo-o pensar:''WTF, rogue cataclysm is back?''

Basicamente é isso. Gostei do seu tópico. =)
Responder Citar
Ladino Worgen 100
10510
Realmente nada como ficar contra um abismo para fazer você criar asas.

Não sou o mais esperto, mas uma vez combinei cegar e desarmar num hunter troll pra escapar de levar um atropelo e sair de fininho da luta.

Naquela hora, me senti até um pouco mais rogue de verdade, do que o que sou normalmente.
Editado por Grayphus em 22/01/2013 22:16 BRST
Responder Citar
Ladina Humana 90
8350
Aprendi que mesmo nerfado eu faço estrago!
E que quando eu ficar equivalente as outras classes eu serei melhor ainda!
Responder Citar
Ladino Humano 90
10870
Acho que todo mundo que jogou nesse início evoluiu um pouco, confesso que tive momentos de nerd rage que dava vontade de mandar todas as outras classes para a meretriz que as deram a luz mas a raiva passou e quando passou foi a hora de estudar.

A hora que eu imagino que todo rogue teve: de parar e reler todas as skills, testar várias combinações, aquela hora que o dummy era seu amigo de fé e irmão camarada.

Creio que foi isso que nos fortaleceu, para aumentar nosso rendimento tivemos que basicamente a reaprender a classe, a buscar novas maneiras de anular as outras e como a Juste disse, a dar um aprimoramento na malandragem que é essencial para todo rogue.

obs.: eu adoro quando me ignoram nessas random bg da vida achando que rogue não faz estrago.
Responder Citar
Ladina Humana 90
4305
A hora que eu imagino que todo rogue teve: de parar e reler todas as skills, testar várias combinações, aquela hora que o dummy era seu amigo de fé e irmão camarada.

Depois da nerdrage de se ver abaixo do nível das outras classes, foi hora de aprender, de treinar. Ao som de ''the eye of the tiger'' rocky balboa =).

eu adoro quando me ignoram nessas random bg da vida achando que rogue não faz estrago.

Exatamente.
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 100
4650
Ótimo topic *-*
E sim! nada como ficar diante do abismo para aprendermos a criar asas, nós somos como a evidencia da lei da evolução! Nós sobrevivemos a "seleção natural" nós amamos a classe e por isso queremos continuar jogando com ela! Mas como? Se está desbalanceada... Simples! vamos elevar nossas habilidades pra que nossa classe se iguale e PASSE! as outras!
O MOP fez muito bem pra mim!

Exemplos:

Mato DK, que pelo fato de usar plate é considerado um dos couters de rogue. Abro de Golpe baixoe continuo batendo, quando ele usa o trinket eu uso blind espero até sair de combate, entro em stealth sem o vanish e re abro o combate, porem dessa vez com o burst, pois sei que ele não poderá usar o trinket.

warrior: golpe baixo com o talento do golpe no nervo. Após passar o stun, uso finta para reduzir ainda mais o dano (65% de redução) tanko os ataque dele por 6 segundos, após passar esse tempo uso esfaquear, quando o esfaquear acabar, 4 segundos depois vc vai poder dar um golpe no rim sem DR e assim o combo se repete, de forma que vc só precise tanker o warrior com seu dano full por 3 segundos.

São inúmeros exemplos, de qualquer forma, o nerf passa, mas a habilidade que adquirimos com ele continua :)
Responder Citar
Ladino Elfo Noturno 90
8695
Apesar de não estar fazendo muito arena eu reparei uma coisa: os talentos de Rogue devem ser mudados de acordo com o oponente. Normalmente eu jogo com combat readness, mas se o time adversario não tiver melees, eu mudo pra deadly throw. Arena 2v2, se eu estiver com healer eu jogo com shadowstep, mas se meu parceiro for dps eu jogo com preparation.
Também notei que os 10% a mais de dano do prey on the weak fazem muita diferença na hora do burst.
O mais importante no rogue não é causar muito dano e sim anular a ação do inimigo, tipo usar a shadow dance pra controlar o time adversário se for necessario, redirect+kidney shot em um healer, se seu parceiro estiver tomando um burst usar disarm ou blind, shadowstep+kick, smoke bomb alvo a ser morto ou no pé do healer, em rbg usar shiv com paralitic poison no tank pra segurar ele até seu time chegar, enfim, em determiandos momentos é importante dar suporte ao time.
Ah, e eu continuo tendo shadowstep e "2 vanishes" (ser Night Elf eh uma delicia!).
Editado por Zerstoren em 23/01/2013 14:53 BRST
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 100
4650
23/01/2013 14:52Citação de Zerstoren
Ah, e eu continuo tendo shadowstep e "2 vanishes" (ser Night Elf eh uma delicia!).

pra mim, é a melhor raça pra rogue
1. Anda 5% mais rápido quando tá furtivo.
2. +2% de esquiva.
3. Shadowmeld rules! u.u
Responder Citar
Ladino Humano 90
10870
Já tem um tempo que estou querendo mudar meu humano para nelf, muito por causa de ilustrações como essas:

• http://us.battle.net/wow/pt/media/artwork/wow-classes?keywords=&view#/rogue06 *-*

• http://us.battle.net/wow/pt/media/artwork/wow-classes?keywords=&view#/rogue05
  • Responder Citar
    Ladino Morto-vivo 100
    4650
    bom... eu acho que undead combina mais com a classe :P a vontade por vingança... ser um char sombrio...

http://us.battle.net/wow/pt/media/artwork/wow-classes?keywords=rogue&view#/rogue09

http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/385207_465894390135820_1114053831_n.jpg

e a racial OP lá do toque do túmulo é mais vantajosa pra rogues, pq damos mais ataque e temos de 2~3 DoTs
    também acho uma classe boa pra rogue.
    Responder Citar
    Ladino Elfo Sangrento 100
    16300
    eu aprendi que quando eu morro, a culpa é minha
    Responder Citar
    Bom,particularmente foi uma transformação radical na minha vida ingame essa passagem do ultimo patch cataclysm que ja tinha uma pequena base do MoP para a expansão,sempre joguei de subtetly por cerca de 4 5 anos e ate então achava que era unanimidade para PvP mas com o balanceamento da arvore de talento e adaptando meu estilo de jogo pra combate,tive um resultado que jamais achei que conseguiria e hoje me sinto como se estivesse começando de novo(logico que é uma sensação,eu já jogava de combat @ PvE e tinha uma base) e + do que isso hoje me sinto muito mais preparado para todo o tipo de situação,enfim,foi uma coisa bem radical mais que valeu muito a pena!

PS:Agora é combat rules ate o fim dos tempos =D
    Editado por Reinan em 24/01/2013 18:09 BRST
    Responder Citar
    Ladina Humana 100
    PAX
    19430
    Tudo isso eu aprendi no Wrath, sabe, quando as lutas de fato acabavam em 4 segundos e Ladino não tinha cura. Mas são dicas muito boas, principalmente a do Gouge. Muitos Ladinos subestimam Gouge e eu acho que essa é exatamente a habilidade que diferencia os bons Ladinos dos meia-boca.
    Responder Citar
    Eu gosto muito de gouge sempre usei muito ele e ate escolhia o improved da build na expansão passada,mais com o truques sujos deu uma bela aperfeiçoada nessa skill indispensável pra controle.As outras duas skills da mesma tier tbm não deixam a desejar (oprimir os fracos e veneno paralitico) ai vai do gosto de cada um ne,eu particularmente não consigo jogar sem gouge/truques sujos.
    Responder Citar
    Ladino Morto-vivo 100
    4650
    24/01/2013 19:31Citação de Reinan
    eu particularmente não consigo jogar sem gouge/truques sujos.

essa skill é linda, também não consigo me imaginar sem ela, no x1 ela tem uma efetividade indescritível (não quebra pra nada, pois só vc tah batendo) e seu cooldown de 10 seg é pra mim uma das principais marcas da habilidade.
    Responder Citar
    Ladino Worgen 100
    9605
    Eu abro com golpe baixo->garrote-> junto mais 1 combo point->esvicerar, com o efeito do ''find weakness'' e da ''sanguinary vein'' dá um bom dano logo na abertura

Por isso que sou a favor da troca de experiência.

Pois depois de ler isso pensei "vou dar novamente uma chance para Subterfúgio e usar essa estrategia".

Né que deu certo! Consegui jogar bem! Tanto que tirei 100k de dano com um Eviscerar num DK (e olha que ele estava com uma gear full honra).

E isso comprova ainda mais que as três especializações estão boas para PvP. Cada uma com um estilo diferente de luta, mas todas são mortais quando se saber jogar.

24/01/2013 17:45Citação de Reinan
    Agora é combat rules ate o fim dos tempos

Quando fiz o meu primeiro rogue no Cataclisma, um undead, a minha especialização inicial foi Combate. Mas depois vi que Subterfúgio era suprema no pacht passado. Porém agora voltei a usa-lá!

Teve um hunter que não estava conseguindo matar de jeito nenhum com Assassinato. E o filho da puta ficava só zuando com /tchau. Então pensei "sabe de uma coisa, vou arrebentar esse viadinho saltitante com Combate"!

Não deu outra! Golpe Baixo > Retalhar > Lâminas Sombrias > Adrenalina > trinket > Golpe Revelador > 2x Golpe Sinistro > Eviscerar > 2x Golpe Sinistro > Eviscerar. Só nisso foi mais da metade do hp do coitado. Ai ele deu novamente um /tchau e retribui com Matança. Fim da história.
    Responder Citar
    Ladino Morto-vivo 100
    4650
    Aprendi que, mesmo com classe imortais depois do 35% de HP... classes que tê cura de 100% do HP instant cast, imunidade... dps com mais self heal, que 3 rogues juntos, druidas com stun na forma de humano... eu tenho algo a dizer... "se eles sangram, podemos matá-los"
    Editado por Vithor em 25/01/2013 12:13 BRST
    Responder Citar
    Ladino Worgen 61
    2435
    Multi usos com Esfaquear. Hoje Esfaquear é como canivete suíço. Antes não dava a minima para essa skill, mas com o talento Truques Sujos passei a usa-la com maior frequência. Ela é ideal para:

1 - Cortar cast quando o Chute está no CD;
    2 - Inutilizar um healer dentro da arena, caso o Cegar esteja em CD;
    3 - Inutilizar um dps dentro da arena;
    4 - Travar um portador de flag;
    5 - Não deixar um DK Blood jogar enquanto a sua equipe não chega para assumir uma base;
    6 - Para fugir de uma luta quando Sumir está no CD;
    7 - Para recuperar a energia, principalmente para quem usa Assassinato;
    8 - E para simplesmente "esfriar" uma luta.

Cara... com essa frase voce mudou minha vida...LOL.... eu sempre ficava p da vida quando via um caster castando full life de novo depois de ter "quase matado e ele" e eu nao ter o chute pois tinha acabado de kickar uma das spells dele... vlw mesmo man... voce mudou minha vida com esse canivete suiço... vai virar minha skill de rodinha de mouse..LOL
    Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
    Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]