[Guia] Básico de Macros

Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Boa noite a todos, vamos direto logo ao que interessa. O propósito deste guia é ajudar os jogadores que querem fazer as suas macros para facilitar a sua vida, mas não sabem por onde começar, ou até mesmo já possam ter visto algo sobre, mas ficou meio confuso. Neste guia eu vou tentar ser o mais claro possível na explicação e tentar fazer que a partir de um modelo você possa fazer suas outras macros.

- O que é uma macro?

Bem, de uma forma bem rude podemos dizer que é uma ou um conjunto de instruções que serão executados quando acionado.

Então você pode está se perguntando, “então é só eu escrever tudo em uma macro que ela vai fazer tudo sozinha”, bem, não é bem assim que funciona o negocio, seria, anyway, existe bastante coisa para não ser assim, porem, não vamos entrar em detalhes, mas uma coisa que posso dizer e é bem óbvio é o GCD (global cooldown), se uma habilidade que possui GCD é usada e ela não possui CD (cooldown) ela seria executada de novo e não a próxima linha, no caso usando um /cast ou /use ai teríamos que usar um /castsequence, ta bom, ta bom, vamos chegar lá ^^

- Abrindo a janela de macros.

Pode parecer meio besta, mas como disse vamos deixar tudo bem explicadinho :D

Para abrir a janela de macros basta digitar no chat /macro ou /m. Feito isso abrirá uma janela onde você poderá criar suas macros, note que ela possui duas abas que são as macros gerais e as macros específicas desse personagem. Se você criar a macro na aba geral todos os seus personagens poderão ver a macro, já na outra ela será específica desse personagem.

- Criando à macro.

No canto inferior direito você pode ver o botão “Novo (New)” e “Sair (Exit)”, o Sair ele fecha a janela e o Novo abre uma nova janela.

Clicando no botão Novo você verá que abrirá uma nova janela onde no topo dela você deve digitar o nome da sua macro, o nome você pode por o que desejar, somente obedecendo ao limite de 16 caracteres, em baixo você pode escolher o ícone que vai identificar a sua macro, porem, tem um ícone que é um sinal de interrogação que funciona da seguinte forma, ele vai identificar a primeira ou a habilidade que pode ser usada naquele momento por sua macro, ou seja, se sua macro tem a habilidade de Healing Touch esse ícone será o representado pela macro, na maioria das macros é uma boa escolha deixar este sendo o ícone da macro.

- Linhas de comando da macro.

Agora já temos a nossa macro pronta, só basta dizer o que ela deve fazer e vamos aprender como a partir daqui.

- /cast

Essa provavelmente será a mais utilizada por vocês, ela não é nenhum bicho de sete cabeças, ela simplesmente executa a habilidade dita a ela, por exemplo:
/cast Healing Touch
Se você por essa macro em uma tecla de atalho e usa-la você vai perceber que é exatamente a mesma coisa que se você usasse o próprio atalho da habilidade. Então você me pergunta, “Para que eu vou ter esse trabalho todo se no final o resultado é o mesmo?”.

Bem, você realmente está certo, só que em conjunto com esse código podemos utilizar outros e você verá que a coisa vai começar a ficar divertida (:

- /target e /targetexact

O código /target é usado como o nosso click do mouse, por exemplo, você chegar e clicar em um personagem, exemplo:
/target Fulano
O código /targetexact é como você estivesse falando para a macro, “o target que eu quero é exatamente este”, um exemplo pode ser aquele totem chato dos Shamans: /targetexact Tremor Totem
- /castsequence

A ideia segue a de seu irmão próximo só que executa as habilidades em uma determinada sequencia, ou seja, se você usa algumas habilidades sempre em uma sequencia, esse código será o que melhor pode executar isso, um exemplo bem comum é o druida balance que sempre usa Moonfire e Sunfire, então ficaria:
/castsequence Moonfire, SunfireLembrando sempre que as habilidades devem ser separadas com virgula.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
- /cancelaura

Acho que um dos melhores exemplos que posso dizer para vocês para exemplificar essa macro seria no caso de um Mage, o cara usa aquele Ice Block, mas ele não quer ficar o tempo todo ali congelado, então ele vai lá em cima e clica com o botão direito do mouse no ícone do Ice Block e se descongela. É bem ruim fazer isso, sem contar que isso leva um pouco mais de tempo e isso pode ser solucionado com essa simples macro, exemplo:
/cancelaura Ice Block
E o melhor ainda ela pode ser usada no mesmo atalho em conjunto com o código que já vimos /cast que ficaria:
/cast Ice Block
/cancelaura Ice Block
Uma coisa muito importante que podemos já explicar aqui é que sempre que você for entrar com um novo código iniciando por barra “/” deve ser na linha abaixo e também aqui caímos no que eu disse lá no inicio do tópico, lendo friamente o código da macro você apertaria o atalho dela uma vez e usaria Ice Block e na segunda vez usaria o segundo código para cancelar a aura do Ice Block, só que isso só acontece pois a habilidade Ice Block está em cooldown então tenha cuidado com isso.

- /focus

Este código simplesmente pega o seu target e põe em focus , que é o mesmo que você clicar com o botão direito em um target e escolher a opção Set Focus. Nas próprias Key Bindings do WoW você pode escolher uma tecla específica para fazer isso, mas ainda preferem a macro pois ela pode ser usada em conjunto com um target específico ou até mesmo com o posicionamento do mouse, vou exemplifica-las e explica-las abaixo.

/focus ou /focus [target=target]Os dois funcionam da mesma maneira, deixando em focus o seu target.

/focus [target=mouseover]Esta macro irá pegar o target que está na posição do seu mouse, não precisa clicar, basta deixar o mouse em cima.

/focus [target=”Qualquer objeto que possa ser target”]Após o target= você pode por de um personagem até mesmo um objeto que possa ser target.

/focus [@player]Este pega o seu próprio target, exatamente como o de cima, com a diferença de você poder usar em qualquer personagem que vai pegar o target do próprio e já no código de cima, teríamos que sempre mudar o nome, e ai entramos em um vasto mundo, você pode por [@Seu Nome] que é a mesma coisa, pode por, [@Nome do Seu Amigo] que vai ser o mesmo que por [target="Nome do Seu Amigo"], pode também por [@party1] ou [@party2] que vai pegar e por em focus o membro 1 ou 2 do seu grupo, como também pode por [@arena1] ou [@arena2] que vai pegar e por em focus o primeiro ou segundo inimigo da arena e assim por diante.

Como podem ver e já devem ter percebido esses exemplos de códigos em conjunto com o /focus são uns dos quais eu me referia anteriormente e de agora em diante eu vou exemplificar e explicar alguns em conjunto com os que demostrei anteriormente.
Como somos druidas vou usar exemplos de macros para druidas, mas é claro né xD


/cast !Moonkin Formou
/cast !Cat Formou .... Entenderam né?

Esta macro faz você entrar na forma desejada e caso já esteja nela você sai e volta usando apenas uma vez, nosso famoso shapeshift sem trabalho :D

/castsequence reset=target/8 Moonfire, SunfireEsta macro funciona da seguinte forma, ao ser ativada a primeira vez usa Moonfire no alvo e na segunda Sunfire e volta do inicio. Se você mudar de target a macro é resetada ou se passar 8 segundos ela também é resetada, por exemplo, você usa uma vez Moonfire a próxima vez seria usado o Sunfire, porem, se você mudar de target e usar a macro será usado Moonfire novamente para depois usar o Sunfire, a mesma lógica se aplica ao tempo.

/cast Nature's Swiftness
/cast [@focus, exist] Cyclone
Esta macro utiliza a habilidade Cyclone no target que estiver em seu focus, caso não aja ela não lançará o Cyclone, este é o papel do “exist” no código. Uma coisa importante é que como a habilidade Nature’s Swiftness não gera um GCD então o Cyclone também é lançado, sendo apenas necessário usa-la uma vez para executar o código todo.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Com o exemplo dessa macro pode-se fazer diversas para todas as classes seja de forma ofensiva ou defensiva. Exemplos rápidos:

/cast Nature's Swiftness
/cast [@party1, exist, nodead] Healing Touch

/cast Nature's Swiftness
/cast [@arena1, exist, nodead] Cyclone

/cast Nature's Swiftness
/cast [@target, combat, exist, dead] Rebirth
/p Ressuscitando %t

/cast Incarnation
/cast Nature's Vigil
/cast Celestial Alignment
/use 14

Nesses exemplos vocês podem notar que apareceu “nodead”, “combat”, “dead”, “/p Ressuscitando %t”, "/use 14".

O “nodead” faz uma checagem para ver se o alvo não está morto, caso sim, não é usada à habilidade.

O “combat” identifica se o seu personagem está em combate ou fora “nocombat”.

O "/p Ressuscitando %t" envia uma mensagem para o grupo, o "%t" é substituído pelo nome do jogador que é seu target, e sim, o "/p" pode ser substituído por "/r" ou outro comando de enviar mensagem no chat.

O "/use 14", "14" é o número do slot de um dos nossos equipamentos, mais precisamente o trinket de baixo, você poderia por /cast 14 também, mas é mais usado o /use para isso, e é claro, você poderia por o nome do item. Uma observação que podemos fazer nassa macro é que nenhuma das habilidades geram GCD então ao você usar uma vez ativará todas elas de uma só vez.

Por ultimo, mas não menos importante vou apresentar a vocês mais um código.

/swSe vocês digitarem mesmo no chat “/sw” ou “/stopwatch” vocês verão que vai aparecer uma espécie de cronometro zerado “00:00:00” ele tem o botão de play, pause e exit.
Se você der play vai ver que ele vai ir contando até que você dê pause, mas ele pode ser usado como um contador regressivo também e alguns jogadores o usam para contar o tempo de DR (diminishing returns) de um determinado CC (crowd control) vou dar um exemplo:

/cast Cyclone
/sw 20
/sw play
Se você usar essa macro vai perceber que quando começar a conjurar o Cyclone vai aparecer o cronometro com uma contagem regressiva de 20 segundos, ilustrando o DR. Uma coisa que é sempre bom lembrar é que a contagem começa quando você usa a macro, ou seja, o seu tempo de cast tem que está incluso nesse “suposto” DR.

- Possíveis perguntas:

- 1: Os codes um em baixo do outro são da mesma macro?
R: NÃO, o outro bloco começa quando é pulado uma linha, cada macro está em um “[/code]” .

- 2: Mesmo depois do guia minha macro não funciona, o que eu faço?
R: Ponha sua duvida aqui, vou respondê-la com tudo que estiver ao meu alcance e você ainda vai ajudar a enriquecer o tópico.

- 3: Encontrei um ERRO :x
R: Por favor, não se acanhe, diga onde ele se encontra que eu corrigirei, todos nós estamos sujeitos a falhas u.u

- 4: O nome das habilidades tem que ser em ingles?
NÃO, o nome das habilidades presente nas macros tem que estar no mesmo idioma do seu cliente, ou seja, se você usa o cliente PT-BR você usaria Toque de Cura e não Healing Touch.

- Considerações finais:

Espero que gostem do Guia e o aproveitem ao máximo, eu sei que ele não é uma Wiki de macros mais acredito que atingi o proposto, que era encaminhar e mostrar o caminho das pedras para aqueles que tenham duvidas e que estão começando a modelar as suas macros.

Caso alguma coisa não tenha ficado clara, peço-lhe que diga e pergunte, caso seja preciso uma edição ela será feita, ajudando assim a deixar tudo o mais claro possível e evitando futuras dúvidas das novas pesquisas. Bom, obrigado a todos e é isso :D
Editado por Mizuki em 11/02/2013 21:31 BRST
Responder Citar
Druida Tauren 90
3875
Ficou muito bom, simples e bem explicado. Parabéns!
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Poxa, obrigado. Espero que ajude quem precisa :D
Responder Citar
Xamã Taurena 90
8895
no mais, votado pra fixo
Editado por Thaigon em 14/03/2013 16:45 BRT
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
9290
gg
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Obrigado Thaigon, se pá fica fixo (:
Responder Citar
Druida Worgen 90
3195
Muito bom.
Votei em fixo também.
Responder Citar
Druida Worgen 100
17380
ola! primeiramente gostaria de dizer que seu post ficou muito bom, parabens!

#showtooltip
/cast Assolar
/cast [stealth] Assolar; Despedaçar
/script UIErrorsFrame:Clear()

Eu estou tentando usar esse macro, porem nao funciona direito. Ele deve fazer o seguinte, usar Assolar (ravage), e se eu estiver fora de stealth deve usar Despedaçar (shred).
Mas, nao sei o que acontece, que só funciona o assolar. Ah ele tbm avisa qdo o assolar esta up.

Tem como me ajudar?
Obrigado
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Basta você apagar o primeiro /cast que irá funcionar... Ficaria o seguinte
/cast [stealth] Ravage; Shred
O #showtooltip serve para você por uma imagem de uma habilidade fixa sendo representada, por exemplo:

/cast skill_1
/cast skill_2

Se você não por o #showtooltip irá aparecer a imagem da habilidade que poderá ser usada naquele dado momento, caso eu queria que só apareça a imagem da skill_2 ficaria da seguinte forma:

#showtooltip skill_2
/cast skill_1
/cast skill_2

Dessa forma só será mostrado a icone da skill_2 independente de qual pode ser usada naquele dado momento.

Como você descreve a macro não é preciso esse #showtooltip mas não haverá erros se o deixar. Bom é isso, obrigado pelos parabéns e obrigado pela pergunta (:
Responder Citar
Druida Worgen 100
17380
opa opa, obrigado por ajudar...
vou contribuir com uma macro que uso ha 4anos e a considero perfeita:

#showtooltip
/cast [nostealth] Espreitar
/cast [stealth] investida selvagem
/cast [stealth] Pulo do gato
/castsequence [nostealth, combat] estraçalhar, destroçar, destroçar, destroçar, estraçalhar
/cast [@target, exists, nostealth] investida selvagem

PS: Misuki sempre uso #showtooltip em todas as macros, é mais por costume mesmo kkkk

vlw!!!!
Responder Citar
Druida Worgen 100
17380
Basta você apagar o primeiro /cast que irá funcionar... Ficaria o seguinte
/cast [stealth] Ravage; Shred


eu fiz as modificacoes que voce sugeriu, continua na mesma.... =/
ele nao lanca o shred...
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Eu fiz o teste aqui e funcionou perfeitamente, acredito que o seu cliente é PT-BR correto? Eu enfrentei algumas dificuldades com o "/stopwatch" com o cliente PT-BR, no momento o meu cliente está em inglês e funcionou perfeitamente, se possível tente mudar o cliente para inglês e faça o teste. Eu vou mudar aqui para PT-BR e fazer o teste, assim que possível eu trago o resultado.

A macro que funcionou: Inglês
/cast [stealth] Ravage; Shred
PT-BR
/cast [stealth] Assolar; Despedaçar
Funcionou perfeitamente, tanto em inglês quanto em português... Uma curiosidade você está nas costas do alvo? '-'
Editado por Mizuki em 27/03/2013 01:02 BRT
Responder Citar
Druida Worgen 100
17380
Ola ^^

sim sim, sempre que testo o macro estou no dummy (atras dele)
acho que o lance de lingua nao muda pq o comando é sempre o mesmo e em ingles, o que muda é o nome da skill.

O macro deve informar quando o Assolar (ravage) está disponível (buff da gear pvp) e usá-lo, caso nao esteja disponível deve ser usado o Despedaçar (shred)

tentei algumas modificacoes porem sempre funciona uma skill ou outra, nunca as duas como desejado.

/cast [stealth] Assolar; Despedaçar


quando eu coloco essa linha de comando ele nao me avisa que o Assolar está up.
se eu ponho

/cast Assolar
/cast [stealth] Assolar; Despedaçar

dai ele mostra o assolar up, uso ele normal, porem ele nao usa o despedaçar!
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
'-' agora entendi o que você quer da sua macro, porem, para ela funcionar como você quer teria que se aplicado um tipo de condição o que até o momento desconheço :\

A referencia que eu fiz com relação ao idioma foi que pelo menos no meu cliente não funcionou o "/stopwatch" em português.

Se você quiser muito mesmo usar isso em um só botão a gente pode quebrar o galho com o [mod] ou [modifier]
/cast [modifier: alt, nostealth] Ravage
/cast [nomodifier, stealth] Ravage; Shred

Como funcionaria essa macro?
É bem simples, quando você estiver invisível estará ativo a habilidade Ravage, quando não, Shred e quando ativar o buff você aperta "alt" no caso acima e poderá usar a habilidade Ravage.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 70
4740
Pessol, começei a pouco tempo com feral e vejo que a utilização de macros torna a jogabilidade muito mais prática. No entanto, nao consigo utiliza-los pois no máximo minha personagem só usa a primeira skill da sequência e já fiz testes, mesmo usando modelos feitos de macros não dá certo. Não sei o que está acontecendo. Uma dúvida também que queria tirar é se algum de vocês já pensou em utilizar ou se é viavel usar um macro de rejuvenescer + forma de felino. Obrigado
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Olá Sonxer, você está escrevendo a macro correta? No caso para usar uma sequencia você deve usar o comando /castsequence com as habilidades separadas por vírgula.
/castsequence Skill_1, Skill_2, etc
Se possível poste a macro que a gente te ajuda (:
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 70
4740
Vou listar os que tentei e vejam ai se fiz errado '=':

/castsequence Fogo Solar, Fogo Lunar
/castsequence rejuvenescer, forma de felino
Eu testei também a do Romasanta mas nao funcionou:

#showtooltip
/cast [nostealth] Espreitar
/cast [stealth] investida selvagem
/cast [stealth] Pulo do gato
/castsequence [nostealth, combat] estraçalhar, destroçar, destroçar, destroçar, estraçalhar
/cast [@target, exists, nostealth] investida selvagem

Ai uma coisa que notei com essa macro de rejuvenescer e forma de felino é que se eu clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o simbolo da macro ele se cura e se eu clicar com o botão direito do mouse ele se transforma o_o
_____________________________________________

Estava testando aqui, agora consegui usar. Eu estava me atrapalhando xd agora está ótimo

Obrigado gente, muito útil este tópico =P
Editado por Sonxer em 01/04/2013 22:42 BRT
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Que bom, qualquer coisa estamos ai (:
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]