[Guia] Básico de Macros

Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Boa noite a todos, vamos direto logo ao que interessa. O propósito deste guia é ajudar os jogadores que querem fazer as suas macros para facilitar a sua vida, mas não sabem por onde começar, ou até mesmo já possam ter visto algo sobre, mas ficou meio confuso. Neste guia eu vou tentar ser o mais claro possível na explicação e tentar fazer que a partir de um modelo você possa fazer suas outras macros.

- O que é uma macro?

Bem, de uma forma bem rude podemos dizer que é uma ou um conjunto de instruções que serão executados quando acionado.

Então você pode está se perguntando, “então é só eu escrever tudo em uma macro que ela vai fazer tudo sozinha”, bem, não é bem assim que funciona o negocio, seria, anyway, existe bastante coisa para não ser assim, porem, não vamos entrar em detalhes, mas uma coisa que posso dizer e é bem óbvio é o GCD (global cooldown), se uma habilidade que possui GCD é usada e ela não possui CD (cooldown) ela seria executada de novo e não a próxima linha, no caso usando um /cast ou /use ai teríamos que usar um /castsequence, ta bom, ta bom, vamos chegar lá ^^

- Abrindo a janela de macros.

Pode parecer meio besta, mas como disse vamos deixar tudo bem explicadinho :D

Para abrir a janela de macros basta digitar no chat /macro ou /m. Feito isso abrirá uma janela onde você poderá criar suas macros, note que ela possui duas abas que são as macros gerais e as macros específicas desse personagem. Se você criar a macro na aba geral todos os seus personagens poderão ver a macro, já na outra ela será específica desse personagem.

- Criando à macro.

No canto inferior direito você pode ver o botão “Novo (New)” e “Sair (Exit)”, o Sair ele fecha a janela e o Novo abre uma nova janela.

Clicando no botão Novo você verá que abrirá uma nova janela onde no topo dela você deve digitar o nome da sua macro, o nome você pode por o que desejar, somente obedecendo ao limite de 16 caracteres, em baixo você pode escolher o ícone que vai identificar a sua macro, porem, tem um ícone que é um sinal de interrogação que funciona da seguinte forma, ele vai identificar a primeira ou a habilidade que pode ser usada naquele momento por sua macro, ou seja, se sua macro tem a habilidade de Healing Touch esse ícone será o representado pela macro, na maioria das macros é uma boa escolha deixar este sendo o ícone da macro.

- Linhas de comando da macro.

Agora já temos a nossa macro pronta, só basta dizer o que ela deve fazer e vamos aprender como a partir daqui.

- /cast

Essa provavelmente será a mais utilizada por vocês, ela não é nenhum bicho de sete cabeças, ela simplesmente executa a habilidade dita a ela, por exemplo:
/cast Healing Touch
Se você por essa macro em uma tecla de atalho e usa-la você vai perceber que é exatamente a mesma coisa que se você usasse o próprio atalho da habilidade. Então você me pergunta, “Para que eu vou ter esse trabalho todo se no final o resultado é o mesmo?”.

Bem, você realmente está certo, só que em conjunto com esse código podemos utilizar outros e você verá que a coisa vai começar a ficar divertida (:

- /target e /targetexact

O código /target é usado como o nosso click do mouse, por exemplo, você chegar e clicar em um personagem, exemplo:
/target Fulano
O código /targetexact é como você estivesse falando para a macro, “o target que eu quero é exatamente este”, um exemplo pode ser aquele totem chato dos Shamans: /targetexact Tremor Totem
- /castsequence

A ideia segue a de seu irmão próximo só que executa as habilidades em uma determinada sequencia, ou seja, se você usa algumas habilidades sempre em uma sequencia, esse código será o que melhor pode executar isso, um exemplo bem comum é o druida balance que sempre usa Moonfire e Sunfire, então ficaria:
/castsequence Moonfire, SunfireLembrando sempre que as habilidades devem ser separadas com virgula.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
- /cancelaura

Acho que um dos melhores exemplos que posso dizer para vocês para exemplificar essa macro seria no caso de um Mage, o cara usa aquele Ice Block, mas ele não quer ficar o tempo todo ali congelado, então ele vai lá em cima e clica com o botão direito do mouse no ícone do Ice Block e se descongela. É bem ruim fazer isso, sem contar que isso leva um pouco mais de tempo e isso pode ser solucionado com essa simples macro, exemplo:
/cancelaura Ice Block
E o melhor ainda ela pode ser usada no mesmo atalho em conjunto com o código que já vimos /cast que ficaria:
/cast Ice Block
/cancelaura Ice Block
Uma coisa muito importante que podemos já explicar aqui é que sempre que você for entrar com um novo código iniciando por barra “/” deve ser na linha abaixo e também aqui caímos no que eu disse lá no inicio do tópico, lendo friamente o código da macro você apertaria o atalho dela uma vez e usaria Ice Block e na segunda vez usaria o segundo código para cancelar a aura do Ice Block, só que isso só acontece pois a habilidade Ice Block está em cooldown então tenha cuidado com isso.

- /focus

Este código simplesmente pega o seu target e põe em focus , que é o mesmo que você clicar com o botão direito em um target e escolher a opção Set Focus. Nas próprias Key Bindings do WoW você pode escolher uma tecla específica para fazer isso, mas ainda preferem a macro pois ela pode ser usada em conjunto com um target específico ou até mesmo com o posicionamento do mouse, vou exemplifica-las e explica-las abaixo.

/focus ou /focus [target=target]Os dois funcionam da mesma maneira, deixando em focus o seu target.

/focus [target=mouseover]Esta macro irá pegar o target que está na posição do seu mouse, não precisa clicar, basta deixar o mouse em cima.

/focus [target=”Qualquer objeto que possa ser target”]Após o target= você pode por de um personagem até mesmo um objeto que possa ser target.

/focus [@player]Este pega o seu próprio target, exatamente como o de cima, com a diferença de você poder usar em qualquer personagem que vai pegar o target do próprio e já no código de cima, teríamos que sempre mudar o nome, e ai entramos em um vasto mundo, você pode por [@Seu Nome] que é a mesma coisa, pode por, [@Nome do Seu Amigo] que vai ser o mesmo que por [target="Nome do Seu Amigo"], pode também por [@party1] ou [@party2] que vai pegar e por em focus o membro 1 ou 2 do seu grupo, como também pode por [@arena1] ou [@arena2] que vai pegar e por em focus o primeiro ou segundo inimigo da arena e assim por diante.

Como podem ver e já devem ter percebido esses exemplos de códigos em conjunto com o /focus são uns dos quais eu me referia anteriormente e de agora em diante eu vou exemplificar e explicar alguns em conjunto com os que demostrei anteriormente.
Como somos druidas vou usar exemplos de macros para druidas, mas é claro né xD

/cast !Moonkin Formou
/cast !Cat Formou .... Entenderam né?

Esta macro faz você entrar na forma desejada e caso já esteja nela você sai e volta usando apenas uma vez, nosso famoso shapeshift sem trabalho :D

/castsequence reset=target/8 Moonfire, SunfireEsta macro funciona da seguinte forma, ao ser ativada a primeira vez usa Moonfire no alvo e na segunda Sunfire e volta do inicio. Se você mudar de target a macro é resetada ou se passar 8 segundos ela também é resetada, por exemplo, você usa uma vez Moonfire a próxima vez seria usado o Sunfire, porem, se você mudar de target e usar a macro será usado Moonfire novamente para depois usar o Sunfire, a mesma lógica se aplica ao tempo.

/cast Nature's Swiftness
/cast [@focus, exist] Cyclone
Esta macro utiliza a habilidade Cyclone no target que estiver em seu focus, caso não aja ela não lançará o Cyclone, este é o papel do “exist” no código. Uma coisa importante é que como a habilidade Nature’s Swiftness não gera um GCD então o Cyclone também é lançado, sendo apenas necessário usa-la uma vez para executar o código todo.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Com o exemplo dessa macro pode-se fazer diversas para todas as classes seja de forma ofensiva ou defensiva. Exemplos rápidos:

/cast Nature's Swiftness
/cast [@party1, exist, nodead] Healing Touch

/cast Nature's Swiftness
/cast [@arena1, exist, nodead] Cyclone

/cast Nature's Swiftness
/cast [@target, combat, exist, dead] Rebirth
/p Ressuscitando %t

/cast Incarnation
/cast Nature's Vigil
/cast Celestial Alignment
/use 14

Nesses exemplos vocês podem notar que apareceu “nodead”, “combat”, “dead”, “/p Ressuscitando %t”, "/use 14".

O “nodead” faz uma checagem para ver se o alvo não está morto, caso sim, não é usada à habilidade.

O “combat” identifica se o seu personagem está em combate ou fora “nocombat”.

O "/p Ressuscitando %t" envia uma mensagem para o grupo, o "%t" é substituído pelo nome do jogador que é seu target, e sim, o "/p" pode ser substituído por "/r" ou outro comando de enviar mensagem no chat.

O "/use 14", "14" é o número do slot de um dos nossos equipamentos, mais precisamente o trinket de baixo, você poderia por /cast 14 também, mas é mais usado o /use para isso, e é claro, você poderia por o nome do item. Uma observação que podemos fazer nassa macro é que nenhuma das habilidades geram GCD então ao você usar uma vez ativará todas elas de uma só vez.

Por ultimo, mas não menos importante vou apresentar a vocês mais um código.

/swSe vocês digitarem mesmo no chat “/sw” ou “/stopwatch” vocês verão que vai aparecer uma espécie de cronometro zerado “00:00:00” ele tem o botão de play, pause e exit.
Se você der play vai ver que ele vai ir contando até que você dê pause, mas ele pode ser usado como um contador regressivo também e alguns jogadores o usam para contar o tempo de DR (diminishing returns) de um determinado CC (crowd control) vou dar um exemplo:

/cast Cyclone
/sw 20
/sw play
Se você usar essa macro vai perceber que quando começar a conjurar o Cyclone vai aparecer o cronometro com uma contagem regressiva de 20 segundos, ilustrando o DR. Uma coisa que é sempre bom lembrar é que a contagem começa quando você usa a macro, ou seja, o seu tempo de cast tem que está incluso nesse “suposto” DR.

- Possíveis perguntas:

- 1: Os codes um em baixo do outro são da mesma macro?
R: NÃO, o outro bloco começa quando é pulado uma linha, cada macro está em um “[/code]” .

- 2: Mesmo depois do guia minha macro não funciona, o que eu faço?
R: Ponha sua duvida aqui, vou respondê-la com tudo que estiver ao meu alcance e você ainda vai ajudar a enriquecer o tópico.

- 3: Encontrei um ERRO :x
R: Por favor, não se acanhe, diga onde ele se encontra que eu corrigirei, todos nós estamos sujeitos a falhas u.u

- 4: O nome das habilidades tem que ser em ingles?
NÃO, o nome das habilidades presente nas macros tem que estar no mesmo idioma do seu cliente, ou seja, se você usa o cliente PT-BR você usaria Toque de Cura e não Healing Touch.

- Considerações finais:

Espero que gostem do Guia e o aproveitem ao máximo, eu sei que ele não é uma Wiki de macros mais acredito que atingi o proposto, que era encaminhar e mostrar o caminho das pedras para aqueles que tenham duvidas e que estão começando a modelar as suas macros.

Caso alguma coisa não tenha ficado clara, peço-lhe que diga e pergunte, caso seja preciso uma edição ela será feita, ajudando assim a deixar tudo o mais claro possível e evitando futuras dúvidas das novas pesquisas. Bom, obrigado a todos e é isso :D
Editado por Mizuki em 11/02/2013 21:31 BRST
Responder Citar
Druida Tauren 90
3875
Ficou muito bom, simples e bem explicado. Parabéns!
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Poxa, obrigado. Espero que ajude quem precisa :D
Responder Citar
Xamã Taurena 90
8895
no mais, votado pra fixo
Editado por Thaigon em 14/03/2013 16:45 BRT
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
9290
gg
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Obrigado Thaigon, se pá fica fixo (:
Responder Citar
Druida Worgen 90
3195
Muito bom.
Votei em fixo também.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
11825
ola! primeiramente gostaria de dizer que seu post ficou muito bom, parabens!

#showtooltip
/cast Assolar
/cast [stealth] Assolar; Despedaçar
/script UIErrorsFrame:Clear()

Eu estou tentando usar esse macro, porem nao funciona direito. Ele deve fazer o seguinte, usar Assolar (ravage), e se eu estiver fora de stealth deve usar Despedaçar (shred).
Mas, nao sei o que acontece, que só funciona o assolar. Ah ele tbm avisa qdo o assolar esta up.

Tem como me ajudar?
Obrigado
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Basta você apagar o primeiro /cast que irá funcionar... Ficaria o seguinte
/cast [stealth] Ravage; Shred
O #showtooltip serve para você por uma imagem de uma habilidade fixa sendo representada, por exemplo:

/cast skill_1
/cast skill_2

Se você não por o #showtooltip irá aparecer a imagem da habilidade que poderá ser usada naquele dado momento, caso eu queria que só apareça a imagem da skill_2 ficaria da seguinte forma:

#showtooltip skill_2
/cast skill_1
/cast skill_2

Dessa forma só será mostrado a icone da skill_2 independente de qual pode ser usada naquele dado momento.

Como você descreve a macro não é preciso esse #showtooltip mas não haverá erros se o deixar. Bom é isso, obrigado pelos parabéns e obrigado pela pergunta (:
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
11825
opa opa, obrigado por ajudar...
vou contribuir com uma macro que uso ha 4anos e a considero perfeita:

#showtooltip
/cast [nostealth] Espreitar
/cast [stealth] investida selvagem
/cast [stealth] Pulo do gato
/castsequence [nostealth, combat] estraçalhar, destroçar, destroçar, destroçar, estraçalhar
/cast [@target, exists, nostealth] investida selvagem

PS: Misuki sempre uso #showtooltip em todas as macros, é mais por costume mesmo kkkk

vlw!!!!
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
11825
Basta você apagar o primeiro /cast que irá funcionar... Ficaria o seguinte

eu fiz as modificacoes que voce sugeriu, continua na mesma.... =/
ele nao lanca o shred...
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Eu fiz o teste aqui e funcionou perfeitamente, acredito que o seu cliente é PT-BR correto? Eu enfrentei algumas dificuldades com o "/stopwatch" com o cliente PT-BR, no momento o meu cliente está em inglês e funcionou perfeitamente, se possível tente mudar o cliente para inglês e faça o teste. Eu vou mudar aqui para PT-BR e fazer o teste, assim que possível eu trago o resultado.

A macro que funcionou: Inglês
PT-BR
Funcionou perfeitamente, tanto em inglês quanto em português... Uma curiosidade você está nas costas do alvo? '-'
Editado por Mizuki em 27/03/2013 01:02 BRT
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
11825
Ola ^^

sim sim, sempre que testo o macro estou no dummy (atras dele)
acho que o lance de lingua nao muda pq o comando é sempre o mesmo e em ingles, o que muda é o nome da skill.

O macro deve informar quando o Assolar (ravage) está disponível (buff da gear pvp) e usá-lo, caso nao esteja disponível deve ser usado o Despedaçar (shred)

tentei algumas modificacoes porem sempre funciona uma skill ou outra, nunca as duas como desejado.

quando eu coloco essa linha de comando ele nao me avisa que o Assolar está up.
se eu ponho

/cast Assolar

dai ele mostra o assolar up, uso ele normal, porem ele nao usa o despedaçar!
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
'-' agora entendi o que você quer da sua macro, porem, para ela funcionar como você quer teria que se aplicado um tipo de condição o que até o momento desconheço :\

A referencia que eu fiz com relação ao idioma foi que pelo menos no meu cliente não funcionou o "/stopwatch" em português.

Se você quiser muito mesmo usar isso em um só botão a gente pode quebrar o galho com o [mod] ou [modifier]
/cast [modifier: alt, nostealth] Ravage
/cast [nomodifier, stealth] Ravage; Shred

Como funcionaria essa macro?
É bem simples, quando você estiver invisível estará ativo a habilidade Ravage, quando não, Shred e quando ativar o buff você aperta "alt" no caso acima e poderá usar a habilidade Ravage.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 70
4740
Pessol, começei a pouco tempo com feral e vejo que a utilização de macros torna a jogabilidade muito mais prática. No entanto, nao consigo utiliza-los pois no máximo minha personagem só usa a primeira skill da sequência e já fiz testes, mesmo usando modelos feitos de macros não dá certo. Não sei o que está acontecendo. Uma dúvida também que queria tirar é se algum de vocês já pensou em utilizar ou se é viavel usar um macro de rejuvenescer + forma de felino. Obrigado
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Olá Sonxer, você está escrevendo a macro correta? No caso para usar uma sequencia você deve usar o comando /castsequence com as habilidades separadas por vírgula.
/castsequence Skill_1, Skill_2, etc
Se possível poste a macro que a gente te ajuda (:
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 70
4740
Vou listar os que tentei e vejam ai se fiz errado '=':

/castsequence Fogo Solar, Fogo Lunar
/castsequence rejuvenescer, forma de felino
Eu testei também a do Romasanta mas nao funcionou:

#showtooltip
/cast [nostealth] Espreitar
/cast [stealth] investida selvagem
/cast [stealth] Pulo do gato
/castsequence [nostealth, combat] estraçalhar, destroçar, destroçar, destroçar, estraçalhar
/cast [@target, exists, nostealth] investida selvagem

Ai uma coisa que notei com essa macro de rejuvenescer e forma de felino é que se eu clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o simbolo da macro ele se cura e se eu clicar com o botão direito do mouse ele se transforma o_o

Estava testando aqui, agora consegui usar. Eu estava me atrapalhando xd agora está ótimo

Obrigado gente, muito útil este tópico =P
Editado por Sonxer em 01/04/2013 22:42 BRT
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
8465
Que bom, qualquer coisa estamos ai (:
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]