Enquanto isso, na Coreia do Sul...

(Trancado)

Ladina Humana 90
16380
[IMPORTANTE!] Este tópico é uma transcrição do tópico criado por Coreanshammy, que pode ser encontrado aqui: http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/7864486403

Antes de tudo, um pouco de história:

Na Coréia do Sul, a popularidade do World of Warcraft vem decaindo. O jogo já saiu de todos os Top-10s em termos de mais jogados em Lan Houses e é um fato conhecido que os servidores vem sofrendo de uma queda nos índices populacionais. Outros jogos, tais como League of Legends, vem crescendo rapidamente em popularidade enquanto a nova expansão, Mists of Pandaria, não ajudou em nada a situção do WoW. De fato, foi a razão do seu declínio.

Alguns jogadores coreanos apontaram como possíveis causas do declínio do WoW o fato dos jogadores coreanos terem se tornado excessivamente cruéis e competitivos. Isso se deu porque há pouco tempo atrás, a Blizzard liberou travas de raide separadas para os modos 25-man e 10-man. Além disso, as raides coreanas resetam a cada 4 dias, ao contrário de 7 dias, como acontece por aqui. Tais mudanças forçaram os jogadores coreanos a jogar da forma mais hardcore possível (afinal, são 32 bosses a cada 4 dias), deixando-os sem nenhum espaço para erros e sem tempo para nada, além de jogar World of Warcraft. Muitos novatos, especialmente aqueles que acabaram de começar a jogar World of Warcraft, não conseguiam acompanhar o ritmo acelerado do jogo, porque ninguém se dava ao trabalho se ensinar ninguém ou ajudá-los a tornarem-se jogadores melhores. A comunidade, como um todo, estava se tornando mais elitizada, e o jogadores veteranos excluíam os novatos inexperientes. Iniciou-se uma onda de "cyber-bullying", um dos maiores problemas na sociedade coreana.

Foi então que ISTO aconteceu...

O tópico foi originalmente postado na comunidade Inven (em língua coreana): http://www.inven.co.kr/board/powerbbs.php?come_idx=4&l=2933

Houveram milhares de respostas e reações ao incidente e aparentemente houveram algumas mudanças significativas nos servidores e os jogadores coreanos começaram a se perguntar: O que aconteceu com o antigo WoW que eu tanto gostava?

O jogador Coreanshammy fez uma tradução de todo o incidente para o inglês, que eu traduzo agora para o português:

Tópico: Ele só precisava de ajuda e atenção... a história de um guerreiro exilado.

Na tarde do dia 3 de fevereiro, um jogador que se identificou apenas como um Raid Leader de PUG do servidor Zul'jin postou um tópico intitulado "O Exilado do servidor Zul'jin", que tem sido o tópico mais visto na comunidade coreana.

Abaixo está o tópico:

Sub-tópico: O Exilado do servidor Zul'jin

Olá, eu sou um dos muitos jogadores que veem jogando WoW há cerca de 8 anos. Eu escrevo isto porque tive um incidente hoje. Eu não sei ao certo por onde começar... Então eu vou simplesmente dizer o que vier à minha cabeça. Por favor, leiam.

Numa bela tarde de sábado, eu estava organizando uma raide, quando eu recebi um sussurro:
“Guerreiro, DPS, ilvl 496. Eu gostaria de ir!”

Hmm... ele era infame no nose servidor. DPS abaixo dos tanks. “A Desgraça”. Ele era bem conhecido por líderes de raides pela sua completa ausência de habilidade que eventualmente fazia qualquer raide cair em pedaços.
Eu disse à ele que era uma raide 10-man e gentilmente disse “Não”.

Eis que ele me respondeu: “Bem... senhor, você não está intencionalmente me evitando, certo? Eu sou extremamente agradecido por você ter me levado à TdPE da última vez”

Sim... Eu levei ele para TdPE uma vez, sem saber à respeito dele e ele fez 30k DPS no último boss. Eu nunca pude esquecê-lo por isso. Mas, saber que ele estava agradecido, de repente eu me senti mal por ele.

Eu estava, tipo, “CACETE!”, eu era um dos esnobes que iria avaliar e trazer apenas os mais maníacos para ter uma raide tranquila? Eu senti pena dele, então eu respondi.

Eu não consegui arranjar uma raide completa naquele dia, de qualquer jeito, então eu tive a oportunidade de falar com ele por muito, muito tempo. Ele dizia: “Eu quero ser melhor, fazer mais DPS, mas eu não sei como fazer isso... Mesmo quando eu consigo entrar numa raide, eu não me qualifico para ganhar nenhum ouro, então eu sou pobre, o que afeta minha gear. Eu não consigo participar de nenhuma raide hoje em dia. Ninguém me quer por perto. Eu sussurro e ninguém nunca me responde... por favor, me ajude... Nem mesmo minha guilda está disposta a me ajudar... Por favor. “
(OBS: Para quem não sabe, na Coréia eles fazem a chamada “gold run”: quando um item dropa, os jogadores ao invés de /rolarem pelo item, eles pagam ouro pelo item. Esse ouro vai para um “caixa”. No final, aqueles que não ganharam item nenhum, dividem o ouro entre si, desde que eles tenham feito DPS/HPS o suficiente para merecer ganhar ouro).

E eu me senti muito, muito, muito mal. Eu inspecionei a gear dele. Ele usava gemas de Vitalidade nos engastes azuis, gemas erradas nos engastes vermelhos, encantamentos errados e tudo mais... As reforjas dele estavam uma bagunça.

Depois de uma hora tentando organizar uma raide, eu desisti e eu estava no GameTalk (é tipo um TeamSpeak) para ensiná-lo sobre rotações, gear e estratégias básicas para aumentar o DPS. Você tá ligado que hoje em dia a gente não houve nem sequer um “Sim” no GameTalk, não é mesmo? Ele respondia “Sim” para cada sentença que eu dizia, tipo, ele spammava “Sim”. Ele realmente estava aprendendo. Eu quis trazê-lo para a minha guilda, assim eu poderia observá-lo de perto e ajuda-lo o máximo possível. Eu nunca esperei que meus companheiros fossem se opuser.

“Mano... Não convida esse cara, por favor!”
“Sério, se ele entrar, eu saio! Desculpe.”

Ele era realmente famigerado, ruim demais em masmorras e raides. Então todo mundo no servidor conhecia ele, e o odiava. Eu não sabia que meus companheiros de guilda também o odiavam. Mesmo assim, eu o convidei para entrar para a minha guilda e ele ficava tipo, “Você tem certeza?!? Muito obrigado mesmo... eu vou falar com o meu GM e dai eu vou para aí”. Ele me agradecia múltiplas vezes e então saiu da guilda dele para entrar na minha. Mas por oposição dos outros membros da minha guilda, eu não pude convidá-lo. Eu não sabia o que dizer, o cara estava sem guilda por minha culpa! Foi ele quem disse primeiro:

“Oh, algumas pessoas aí não gostam de mim... Não tem problema, eu entendo! :)” E foi então que eu percebi que ele sabia que era odiado. Eu não queria contar para ele, mas eu não precisei, porque ele já sabia disso. E eu, senti ainda mais pena dele.

Tudo que eu podia fazer era ajuda-lo a jogar melhor e encorajá-lo à mudar de nome. Eu não sei se eu realmente o ajudei, mas ele me agradecia múltiplas vezes, era de dar pena.

Meus caros jogadores, eu já me diverti tanto jogando WoW. Mas um dia, graças ao Localizador de Masmorras, tornou-se desnecessário conhecer as pessoas do servidor, desnecessário fazer amigos. E o jogo foi ficando velho. E as pessoas dizem a respeito de WoW: “um jogo somente para maníacos hardcore. Não há lugar para noobs. Nada humano a respeito desse jogo.”
Sim... eu senti isso.
Se você fosse para o exército, saberia que existem todo tipo de pessoas no mundo, dos mais diferentes tipos. Esse cara era diferente também. Demorou umas belas 4 horas para eu ensiná-lo as poucas coisas que eu consegui ensinar. Ele não é rápido como vocês são. Ele não é esperto como nós somos.

Eu até mesmo fiquei sabendo de coisas da vida sua pessoal e da situação da família dele e haviam um monte de problemas. Ele era velho, e só estava tentado se divertir com o jogo, porque a vida dele era muito estressante. WoW era a válvula de escape dele. Ele só estava tentando o seu melhor, mas ele era imensamente odiado por todos no servidor, e ninguém estava disposto a ajudá-lo. E eu senti pena dele.

Se há algum Guerreiro que possa ajuda-lo, por favor, me mande uma mensagem.
E povo, por favor, não pratiquem bullying com jogadores ruins. Alguns deles não são ruins de propósito. Eu sei que existem alguns otários que são ruins unicamente para estragar o jogo dos outros, mas nem todos são assim. Existem alguns que precisam somente de um pouco de atenção e quererem ajuda para se tornarem melhores, como esse cara.

Eu espero sua resposta.

Este tópico foi o mais visualizado da semana, e o Guerreiro Exilado acabou postando um tópico dele mesmo, pedindo desculpas aos outros jogadores do Zul’jin.

Sub-tópico: Eu gostaria de me desculpar e pedir o seu perdão... Eu sei que é tarde demais, mas será que vocês poderiam me dar mais uma chance?

Olá, eu estava lendo o tópico original e eu pensei que eu deveria postar um tópico eu mesmo para falar com todos vocês... Eu sou aquele “Guerreiro Exilado”.
Eu sei que eu desperdicei o tempo de todos vocês em muitas masmorras e raides, porque eu sou uma droga. Em todas as raides em que eu participei, meu DPS estava abaixo dos tanks e eu gostaria de me desculpar à todos os jogadores que tiveram que sofrer por causa da minha incapacidade. Muitos tem escritos palavras encorajadoras para mim e eu gostaria de dizer algo aqui também, então aqui estou.

Eu sou mesmo um jogador ruim, como todos sabem.Muitas pessoas na minha última guilda me explicaram como fazer um bom DPS, me apontaram ótimos sites, fóruns e guias, mas eu não conseguia entender nada do que esses sites diziam. Eu estava lendo todas as postagens na comunidade da Inven, mas eu não consegui ficar melhor no jogo. Eu não sabia nem sequer como fazer macros.
WoW é o primeiro jogo online que eu já joguei na minha vida toda, então sempre foi difícil para eu entender certas coisas. O Líder de Raide, que criou o tópico original, me ensinou como fazer DPS, como instalar add-ons como DBM, como reforjar e como melhor minha gear.
E eu admito que foi totalmente minha culpa que eu não aprendi a fazer estas coisas por conta própria a tempo. E eu mereço ser motivo de chacota.
À todos meus amigos do servidor Zul’jin, eu sei que você me odeiam, mas quando eu logo no jogo e vejo todos vocês, eu sinto como se vocês fossem meus amigos de verdade... De fato, eu passo mais tempo com vocês do que com meus amigos na vida real... Eu sei que muitos de vocês me odeiam e me bloquearam, mas por favor, me perdoem uma vez.
Novamente, este é meu primeiro jogo online... Eu sei que eu fiz da vida de vocês um inferno porque eu não sabia nada sobre as lutas. Eu peço desculpa por isto.

Vocês poderiam, por favor, me dar mais uma única chance para jogar com todos vocês? Se eu cometer os mesmos erros novamente, sem consertá-los, então eu vou desistir e fazer somente dailies e LFR. Eu sei que vocês nem sequer querem ver minha cara, mas eu gosto de fazer parte de uma comunidade. Eu sei que vocês não me querem por perto, então eu sempre me escondo nos cantos das grandes cidades para não ser visto...

E eu sou tão grato à todos os Líderes de Raide que me trouxeram junto de tempos em tempos... mas eu fui apenas um fardo para eles. Eu realmente sinto muito. Por favor, não me odeiem tanto...

Tudo que eu quero é jogar e me divertir, apenas isso. Eu sei que esse tópico não é o bastante para que vocês me perdoem, mas eu realmente quero mostrar que eu mudei e que eu posso mudar ainda mais.

Feliz Ano Novo, e se vocês me perdoarem, eu vou ser um jogador melhor, eu prometo!
E mais uma vez, obrigado à todos os Líderes de Raide que tentaram trabalhar comigo, eu sinto muito...

E ainda mais jogadores responderam este tópico, não apenas jogadores de World of Warcraft, mas jogadores Diablo e Starcraft também, postando palavras encorajadoras. Algumas pessoas choraram, muitas se lembraram de como era ser um newbie. Muitas questionaram: “O que aconteceu com o bom e velho WoW de que tanto gostávamos? O que aconteceu com a gente?”

E as pessoas começaram a falar sobre como elas eram ruins no jogo quando começaram e o quão brutal e cruéis eles são com os novatos hoje em dia, sem deixar espaço para erros ou ausência de habilidade.

Cara, eu mesmo, Zhana, me lembro das minhas noobices. Quando eu comecei a jogar, um amigo me disse que dava pra aumentar o nível de stealth, da mesma forma que você aumentava o nível de uma arma quando atacava algo com ela. Para aumentar o nível de stealth, era necessário ir em modo furtivo na frente do monstro até ele ter aquela reação de que ele te viu, quando ele faz “Uhh??!” e dai eu tinha que ficar paradinho, até o monstro continuar andando. Eu juro que eu fiz isso por 2 horas até eu perceber que tinha sido trolado!!

Todo esse incidente teve um imenso impacto na comunidade coreana, que estava decaindo. Em muitos servers, iniciaram-se movimentos para serem criadas “Raides Mentoras”, onde Líderes de Raide experiente iriam convidar noobs para ensinar as mecânicas do jogo e como jogar as suas classes de forma mais avançada. É uma mudança muito positiva. Muitos jogadores querem que a Blizzard desfaça a trava de raide separada para 25-man e 10-man, para que eles possam voltar a ter um jogo mais tranquilo, sem tanta competição.

Eu admito: Eu comecei a jogar MMORPGs por causa do contato humano. Eu adorava passar horas conversando com as pessoas em jogos como Ragnarok, Priston Tale ou ROSE Online. Alguns do meus melhores amigos eu fiz nessa época e tenho eles até hoje no Facebook. Hoje em dia eu mal converso com as pessoas da minha própria guilda. Eu converso com os caras do meu Core e olhe lá.

Eu espero que todos tenham gostado da leitura e despulpe pelo post ser tão longo.
Editado por Zhana em 13/02/2013 19:20 BRST
Guerreira Gnomida 90
15880
Obrigado pela tradução, acabei de fazer um post sobre isso mas linkei o blog em ingles =p

Curtido e Sticky, sugiro que todos deem Sticky nisso, pra jamais esquecermos D:
Editado por Ua em 13/02/2013 19:23 BRST
Ladina Humana 90
16380
Sim, concordo. :)
Bruxo Humano 90
11970
Muito bom tópico.
Obrigado por se dar ao trabalho não somente de traduzir,mas também por explicar certas partes do contexto,relativo aos detalhes coreanos.

Infelizmente ,isto realmente está acontecendo no WOW.
Eu me lembro como dava trabalho fazer uma dungeon.
No WTLK tinha a dungeon do dia e tinhamos que pugar o /2 e ir voando até a dungeon.
Bons tempos.

Outro dia vi um cara pugando uma Raid no /2.
Era algo assim:
Requisitos mínimos ilvl X,conhecer as lutas,dedos e cerebro para entender o que o Raid Lider diz.
Era algo um pouco mais ofensivo,de baixo nível.
E ficou tentando uns 3 dias.
Eu nunca jogaria com um cara desses.

Afinal,é tão dificil assim ensinar a um novato uma luta????
São tão difíceis assim????
Esse é o WOW que queremos????

Mas é isso que têm acontecido.
Cada um por si e Deus por todos.....
Ladina Humana 90
16380
A primeira classe minha que chegou no level 80 foi meu Guerreiro (na verdade é porque eu tinha medo de fazer merda e não queria que minha Ladina ficasse com reputação de noob, então eu usei o Guerreiro como cobaia para aprender as lutas). Eu era o Tank e como é esperado, tank é o líder do grupo. Eu adorava explicar as lutas de cada boss de cada heroic. Eu era Raid Leader na época do Wrath, eu achava muito legal organizar as raides.

Eu não sei quando exatamente, mas um dia eu desencanei. Hoje em dia eu não tenho saco de explicar bosta nenhuma pra ninguém. Comecei a achar que as pessoas deviam ter a obrigação de saber as lutas e saber como jogar a própria classe. Por diversas vezes passou pela minha cabeça: "como alguém chega no level máximo sem saber o básico sobre a própria classe? Eu upei usando Refer-a-Friend e antes do level 60 eu já sabia mais sobre a minha classe do que esse cara que tá no level máximo". Eu confesso que pra mim, foi uma boa leitura, para me lembrar de ser um pouco mais humilde...
Mago Humano 90
10060
Tópico perfeito principalmente dos arrogantes que costumam chamar os outros de lixo.
Sim, tem aos montes aqui, obviamente não aponto pq é ~imoral~

Votado fixo e curtido
Caçador Troll 90
14510
Caramba, belo tópico. Bem, eu tenho oito meses com essa conta no Wow e passei cinco meses jogando na Starter Edition, só fazendo bgs com esse hunter aqui.

Sério, sem palavras pra esse tipo de atitude. O cara era odiado pelo server todo, sei lá, isso é muito cruel. Eu pararia de jogar com certeza, odeio ficar em locais onde não sou bem vindo.

Wow também foi meu primeiro MMORPG, antes eu jogava tibia (que se diz MMORPG, mas não acho que seja), e eu não sabia nem mexer no RC. Um vizinho meu teve que me ensinar tudo, a Neshka também me ajudou bastante, eu não sabia de nada.

Sempre que eu vejo um novato, tento ajudá-lo ao máximo. Quando eu estava em Montalvo, nas Clareiras de Tirisfal, upando meu mage, chegou um cara e ficou me fazendo perguntas. Como eu estava cheio de heirloom, ele assumiu que eu era um jogador experiente, perguntou como pegava aqueles itens, como upava, como fazia gold, etc. Acabou que eu convidei o cara pra minha guild e somos amigos até hoje ^^
Caçador Troll 90
14510
13/02/2013 19:50Citação de Zhana
Eu confesso que pra mim, foi uma boa leitura, para me lembrar de ser um pouco mais humilde..

Sim sim. Pra mim também.
Paladino Humano 90
7785
Quando eu comecei a jogar wow a quase 9 anos com este char eu era com certeza um noob de primeira, eu ganhei uma key do beta junto com um amigo meu que participou de um sorteio em um site gringo, e fomos nós 2 pro beta jogar WOW um jogo lendário que poucos brasileiros tiveram o privilégio de ver ser gerado.

Juntos no nivel 13, eu e ele fomos atravessar o mapa de Kalimdor andando, e fomos seguidos de perto por um troll nivel 20 que andava conosco mas nunca tinha coragem de nos atacar, acho que a sensação de ver alguém da outra facção era maior que a vontade de experimentar o PVP.

Eu cheguei ao nivel 18 com meu paladino andando por Kalimdor, morri várias vezes eu meu amigo e esse troll que seguia a gente.Durante 2 dias fizemos essa travessia e o jogo parecia mágico naquele momento, e não sabiamos que tinhamos que treinar skill.

Logo depois saiu o wow live, e eu só fui aprender que eu poderia usar redenção no nível 20 fazendo dead mines, lá pelo nivel 50 acidentalmente eu percebi que meu julgamento batia mto mais se o target estivesse com stun.

E por causa dessa dificuldade que eu tinha no começo com o inglês eu jamais fui arrogante ou babaca com novos jogadores que estivessem dispostos a aprender.Eu vi ao longo desses quase 9 anos de wow todo tipo de jogador br, alguns são dominados por uma sensação idiota de superioridade quando na verdade esse jogo dá os mesmos frutos pra quem se dedica, afinal de contas não é e nunca foi preciso uma inteligência inata superior para você ser bom em jogos como WOW.

O tópico desse coreano só reflete uma coisa pra mim, a babaquisse anti social que wow vem se tornando, eu percebo isso desde o LK , na época do BC tinha players horríveis em minha guild, em especial um Ladino chamado Purosso, eu era officer da guild, o kra era realmente desastroso, mas eu nunca fiz pouco dele, ajudava ele sempre que podia, mesmo sabendo que o sonho dele de ser bom na arena nunca funcionaria, afinal ele vivia perdendo os times dele por ficar com o rating abaixo do mínimo póssível.A graça do wow não está em ser o mais forte, eu já percebi isso a tempos, o preço de ser um player hardcore é grande e por se dedicar mto, alguns players acham que é obrigatório que outros players os reverenciem como entidades sobrenaturais.

A verdade é que este jogo esconde atrás de si uma mecânica social mto complexa, e a Blizzard vem tentando inadvertidamente destruir isso afim de simplificar o jogo pra quem tem uma idade menor, o preço disso é a formação de uma nova forma de elitismo no jogo, um elitismo dos resultados facilmente verificáveis e nem sempre merecidos, isso tudo gera relações ainda mais distorcidas no jogo, relações sociais são formadas pelos motivos errados, e querendo ou não o comportamento egoísta e estúpido hoje é visto como uma qualidade por várias guilds, e no caso do Nemesis meu server eu vejo isso com bastante clareza.
Editado por Arthenius em 13/02/2013 20:12 BRST
Paladina Humana 90
8150
Ótimo texto, curtido+fixo.
Guerreiro Orc 90
6420
Muito legal o topico, é bom para mostrar como idiotas são esses caras que se acham. Quando eu jogo dota 2 mesmo eu não ligo se o cara é ruim, afinal todos começamos ruins. Eu só fico p*to mesmo quando o cara é fominha e não sabe jogar em grupo.

Enfim... todos começamos noobs. É o cumulo da hipocrisia ficar chingando algum iniciante de noob e etc se quando ele começou a jogar ele também era noob, pois ninguém começa a jogar foda e cada um aprende a jogar em um tempo diferente, eu mesmo dou umas mancadas feias as vezes devido ao fato de ser muito ansioso, e isso me atrapalha muito no jogo, tanto no wow quanto no dota.

Lembro que quando comecei a jogar dota eu ficava soltando skill no lvl 1 em creep por que não tinha paciência de matar-los apenas com ataques comuns... hoje sei que gastar mana em creep no lvl baixo é o cumulo da noobice, as skills devem ser guardadas para usar contra herois, mais para frente quando você tem itens e uma mana grande ai sim pode usar algumas skills contra creeps hehe.
Editado por Kar em 13/02/2013 20:26 BRST
Druida Troll 46
270
Vou deixar meu espaço por aqui também ...

Como todos sabem, eu sou novo no WoW e não tenho a mínima ideia por onde começar, tendo apenas um amigo no WoW pra me ensinar, ajudar e entre outros mas somente no fim de semana . E o resto ? Eu que me viro, que diga os "bambam!" . Hoje mesmo fui na masmorra, aprendi a especialização Arcana e então queria dividir entre dano e cura numa equipe . Pelo fato de eu não ter uma boa set ou set só de missão, eu curo "pouco" mesmo fazendo um combo diverso . Hoje fomos na masmorra Monastério Escarlate e estávamos na final até que o tank a quem eu curava morreu ou melhor, nem aguentou a pressão toda e depois a mob toda veio pra cima de mim ! Acabei morrendo covardemente, e os outros conseguiram escapar ...

Mas de uma coisa eu não entendo, o cara que provavelmente sabia que eu era "brasileiro" ( porque falei "Droga!" ), começou a falar no bom português com "Fio da put*, porque você não healou o tank seu merd* fila duma put*, por isso tenho nojo de noobs como vocês que não sabem porr* nenhuma !!" ) . E vou citar quem falou isso : Homemfarofa .

E aqui eu vou dar um recado pra esse "c* cheio de farofa" pra entender de vez : QUEM NASCEU SABENDO ????? VOCÊ POR ACASO TEM MORAL PRA ME CRITICAR SEM ME CONHECER ? SE SIM, FAZ O SEGUINTE : VÁ NO PERFECT WORLD E VEJA COM QUEM MEXEU ! AÍ DEPOIS ME DIZ COMO FOI A SENSAÇÃO, FALOU MERMÃO !!!!

Bem, era só isso
Editado por Luguen em 13/02/2013 20:32 BRST
Ladino Humano 90
4375
infelizmente ate o forun ta morrendo :/
depois dessa parada ai de ''pontos'' ou culpar o realm do OP, quase ninguem ta postando com medo...
a quantidade de troll so almento.
essa panelinha no forun ta acabando com ele...
(me massacrem)
Cavaleiro da Morte Orc 82
1280
Wall of text.
Paladina Humana 90
8150
Concordo com o Darkterror, um bom exemplo é esse tópico: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/7864916567
Caçadora Humana 90
8235
Jogo desde final de 2011, já fiz um aninho no WoW, e nos outros MMOs que joguei houve pouquissima interação com outros players.
Aqui, já levei kicks em DGs, e sei que meu DPS é super fraco.
Até postei em outro tópico sobre essa sensação de "ser hostilizada".
É mais do que claro que faço muita coisa errada, tanto por falta de conhecimento (1 ano de WoW não é nada perto de gente que joga há 5, 6 anos), como por falta de atenção.

O que não posso dizer que não houve gente disposta a me dar uma mão, seja com dicas ou até mesmo me carregando em alguma masmorra pra pegar gear.
Até nossa mais nova MVP já se ofereceu para me dar uma forcinha (Aí, Karýn, valorizo o apoio moral.) o7
No quesito ajuda recebida, tenho eterna gratidão ao DK Undeashedx (meu primeiro draco veio graças a sua ajuda), e também ao pessoal da Guilda Lannister (atualmente na Horda) e da Guilda Sentinelas.

Até digo mais. Saí da Sentinelas por me sentir inadequada, e a questão era minha. Nunca sofri ciber bullying ali, eu é que me achava muito ruim e inadequada pra jogar em grupo (carambolas, entendo bem o sentimento do Guerreiro Excluído).

Agora, estou dando uma nova chance a mim mesma, e aceitei o convite do Hunterhead, da Guilda Bode Pasteleiro, e num final de semana já fiz mais Masmorras do que no último ano inteiro, com direito e 3 peças obtidas e mais apropriadas ao meu espírito PvE.

Considerando o meu ritmo natural, ainda demora um pouco para eu acertar Gear, gemas, encantamentos, etc. E o fato de saber sobre esses assuntos já diz que alguma coisinha eu aprendi, mas ainda tenho que melhorar bastante.

E, no pouco que puder ajudar quem sabe menos que eu, estou as ordens. =)
Caçador Pandaren 90
15815
Cara, me desculpe, mas ess história é MUITO BIZARRA. O cara não conseguiu entender o mundo de informações do WoW que se tem afora, ficou fazendo besteira até ser odiado no servidor inteiro, não conseguiu melhorar em nada, e ainda assim ficou grudado no jogo? Um jogo que só lhe dá desprazer?

Tudo bem que ficou competitivo e elitista demais na Coréia. Os coreanos SÂO assim mesmo, e a Blizzzard pode ter errado feio em ter deixado o modo coreano correr solto, ao invés de exercer um mínimo de modo ocidental no jogo.

Mas essa história é absurdamente ir pro outro extremo também.
Guerreiro Tauren 1
0
13/02/2013 20:50Citação de Buu
Tudo bem que ficou competitivo e elitista demais na Coréia. Os coreanos SÂO assim mesmo, e a Blizzzard pode ter errado feio em ter deixado o modo coreano correr solto, ao invés de exercer um mínimo de modo ocidental no jogo.

WoW se tornou elitista em qualquer lugar, tem veteranos demais no jogo(muitos deles bem noobs ainda). Bullying em países asiáticos é muito mais hardcore que aqui, just saying.
Paladino Humano 90
7785
Cara, me desculpe, mas ess história é MUITO BIZARRA. O cara não conseguiu entender o mundo de informações do WoW que se tem afora, ficou fazendo besteira até ser odiado no servidor inteiro, não conseguiu melhorar em nada, e ainda assim ficou grudado no jogo? Um jogo que só lhe dá desprazer?

Mas essa história é absurdamente ir pro outro extremo também.

Asiáticos tem esse comportamento de ser excessivamente perseverante com seus objetivos, não tem nada de bizarro nisso, é parte da cultura deles, se você conhecesse a cultura oriental como afirma conhecer saberia que pra eles desistir é o verdadeiro sinal de fraqueza.

E no mais, o indivíduo envolvido só demonstra ser um kra com problemas de aprendizado, e pelo que o OP deixou claro ele tinha mtos problemas pessoais e buscava no jogo uma forma de escapismo pra sua realidade, o problema é que ele estava sendo massacrado até no jogo, e foi daí que surgiu a revolta do raid leader que percebeu a situação dele e se deu conta que ele era um caso pessoal que refletia a realidade do jogo.
É galera! Temos que ter um pouco mais de paciência...
Este tópico está trancado.

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]