Enquanto isso, na Coreia do Sul...

Caçador Worgen 89
2560
@Drakgroom,

nao se trata de denegrir a imagem de um indivíduo, o texto sugere que toda a comunidade estava simplesmente MARGINALIZANDO-O com uma postura que, para todos da própria comunidade, era normal.

Você le o texto e vê que nem o cara que escreveu o tópico-denúnica tinha se ligado de como ele estava sendo ignorante e excludente, até ele perceber que seus amigos - os membros de sua guilda! - não conseguiam abrir mão da "verdade marginalizadora" que ele próprio tivera de abdicar.

Esse movimento denunciado no tópico é muito mais profundo do que o fato de o jogo ser ou não ser fácil ou difícil de jogar.

Para você ter uma ideia, este fim de semana eu joguei com meu pai de 62 anos. Upamos até o lvl 15 dentre sábado e domingo. Ele não consegue jogar com o teclado, então tive que configurar "movimento por clique" e fiz uma macro pra que houvesse um autotarget... D:

Quer saber? Jogar com meu pai foi mais divertido do que jogar com muitas outras pessoas... explicando sobre as profissões, paramos para pescar, e ele conseguiu um "pargo da lama bocalonga de 5kg"... eu NUNCA tinha visto algo assim, e falei pra ele "pai vc acabou de conseguir um achievment no jogo q nem eu tinha obtido até agora!"; O veio ficou tao feliz q ele viciou na pescaria xD

E eu fiquei mais feliz ainda... até tirei a print com ele segurando o dito cujo do peixe aopekpakopeaoekapeoake

@topic, enfim, o topico evoca reflexoes importantes, que não se trata da relação jogador x jogo, nem de jogador x jogador, nem de jogador x guilda... mas sim de jogador x COMUNIDADE.
Responder Citar
Ladino Elfo Noturno 90
12905
Excelente tópico!! @Zhana, parabéns e obrigado, por ter trazido essa discussão até nós!
Infelizmente tem pessoas que não entenderam o sentido da discussão.

1º “Não adianta ajudar esse guerreiro exilado, ele nunca será top”
2º “Well, ele só ficou conhecido como o Cone porque ele quis”
3º “Ao invés de chorar e/ou colocar a culpa em sei lá quem, corri atrás e aprendi as coisas.”.
_________
Eu faço a seguinte observação dessas declarações, que foram postadas aqui no tópico por outros players. (Não vou citar os respectivos nicks, pois minha ideia é apenas discutir sobre o tema e não fomentar discussões).

1º: Então só “compensa” ajudar o cara, se ele virar o top???!!! Os posts originais, do raider líder e do guerreiro exilado deixaram, totalmente claro, que ele queria apenas participar de Grupos, Cores, etc. Participar, fazer parte!!!! E outra, esse negócio de o cara que eu ajudei vai ou não vai virar o top, pra mim demonstra que a pessoa que está ajudando, na verdade está preocupada mesmo em tirar proveito de um best DPS que ele ajudou a moldar e não ao fato de apenas ajudar a pessoa. Ou seja, é totalmente contraditório a palavra ajudar. Pessoas que ajudam com essa intenção querem é mais algo em troca.

2º: Ninguém quer ser conhecido como um player ruim porque quer!! Algumas pessoas aprendem com extrema facilidade, outras não. Os posts originais citam que o Guerreiro tentou aprender, mas não conseguiu. Disse que não entendia nada dos sites e guias que lhe foram passados. Então, essa dificuldade do player deve sim ser respeitada.

3º: Como eu descrevi na minha 2ª observação e também como ficou claro nos posts originais o ‘Guerreiro Exilado’ correu atrás.

Mas o mais importante dessa discussão não é se o cara se tornará top, ou se ele não correu atrás de aprender rotações e reforjas ou então se ele tem dificuldades. O mais importante mesmo é a discussão sobre cyber bullying. Ser excluído de um jogo de massa pode ser tão cruel como ser excluído da sociedade. E por que excluir? Por que praticar cyber bullying? Nem responder pms porque o cara faz um DPS abaixo do tank!!!!!! Esse exagero, essa exclusão in game é o fato a ser pensado.
Responder Citar
Maga Pandarena 90
14060
28/02/2013 17:37Citação de Tarenios
2º: Ninguém quer ser conhecido como um player ruim porque quer!! Algumas pessoas aprendem com extrema facilidade, outras não. Os posts originais citam que o Guerreiro tentou aprender, mas não conseguiu. Disse que não entendia nada dos sites e guias que lhe foram passados. Então, essa dificuldade do player deve sim ser respeitada.

O que é tão difícil de um site falar "coloque a gema X" e você vai lá e coloca a gema W? Se ele não teve a capacidade de colocar a gema certa, o esforço dele foi ZERO.
Responder Citar
Caçador Worgen 89
2560
@Skeith,

e você está baseando essa informação de "esforço zero" em que parte do tópico original?

Por outro lado, existe uma tal de meritocracia que algumas teorias sociais, na análise da organização social atual (o capitalismo), indicam como uma mera ferramenta de alienação e manutenção do sistema social de propriedade.

Em poucas palavras, a socieade se mostra "democrática" quando afirma que todos tem a chance de superar desafios e se tornar um burguês; quando, na verdade, somente aqueles que já nasceram e cresceram inseridos na burguesia tem melhores chances de faze-lo.

Hoje, a meritocracia está evidente no sistema educacional brasileiro, por exemplo: pessoas ricas são direcionadas às faculdades públicas, consideradas as de maior qualidade no país, ou mesmo saem do país para vender seu produto científico; enquanto pessoas pobres de educação básica menos proeminente, especialmente as escolas médias públicas, por não ter qualidade suficiente de ensino, criam "bolsões" de candidatos inexperientes ante o processo seletivo universitário, e se vêem "condenadas" a escolher uma universidade particular menos concorrida, ou a ficar sem diploma.

Esses "condenados" vão encabeçar novas famílias pobres, cujos filhos passarão pelo mesmo processo injusto, tornando cada vez maior a distância entre riqueza e pobreza e aumentando gradativamente os níveis de marginalidade.

No entanto, sempre existe um ou outro "exemplo de perseverança" que faz com que todos creiam que o sistema em si é justo, o que falta é aptidão de seus participantes. Mas ninguém vê o número de vagas em ensino de qualidade, enquanto o número de pessoas mal-formadas (ou mesmo analfabetas) aumenta a cada dia.

Reflita.
Responder Citar
Maga Pandarena 90
14060
28/02/2013 20:00Citação de Gorwal
e você está baseando essa informação de "esforço zero" em que parte do tópico original?

Na parte em que diz que ele usava gemas de stamina. Simples.
Responder Citar
Maga Elfa Sangrenta 90
6810
Realmente cheguei a Jogar ROSE online, quem jogou e joga wow nos dias de hoje sabe bem, WoW no mundo normal parece um GTA da vida aonde vc e voce e pronto, se tivesse uma maquina te respondendop estava bom

Nas guildas o silencio impera, ninguém fala, ninguém cumprimenta, ninguém marca nada, ninguém brinca mais ao acaso

Eu sai do Goldrinn e comecei no Gallywix um charzinho noob, nossa to me divertindo muito, pois a base do Gallywix ta cheia de players que nao conhecem nada do jogo ontem mesmo, foi um sufoco uma party que fizemos, sem dinheiro, sem nada do jogo e so questando ate o level 10, foi legal porque um pouco daquela essência da descoberta voltou, paara quem nao sabe mudaram muitas coisas no level de base, as quests não são mais as mesmas, as coisas nao sao como eram antes, apesar de estar muito fácil de upar, isso prejudica muito o jogo, as vezes vc tem que pula mapa porque passou do level só entregando quests, isso e ruim, pois acaba criando players sem percepção do jogo e sem conhecimento nenhum de mecânica

A muito se vem reclamando disto essas RAIDS sao uma praga no wow, alem de ser masturbacao emntal ( sempre a mesma coisa ) elas atra´palham em muito porque criam gruipos distintos e imaculados no game

por mim seria igual a Lineage, solta um monte de boss world que sumonam uma vez ou duas por semana ( com drops all group, todo mundo pega alguma coisa ), e deixa o povo se matar pra disputar o mob, so leva os drops a raid que der o primeiro hit, se der KS, entao sera ajuda e nao ks

O mapa do WoW e gigantesco e mal aproveitado, tem espaço pra todo mundo, basta usar a cabeça e redimensionar este mundo, mantem se as instances normais, termina-se as RAIS criando eventos pelo mundo, coloca os boss em summons com datas e horas aleatoreas, (assim quando o bixo aparecer vai ser um alvorosso no servidor.... e todo mundo vai querer tentar) e nao essa porcaria aondde uma vez por semana o pessoal tem que fazer agenda, achar grupo e tal,

Essa masturbacao mental de apenas um boss world tambem e chato, tem que ter para todos os levels e bastante, assim todos conseguem brincar com o jogo de maneira geral e sempre vai ter alguem que quer fazendo alguma coisa, NAO permitir que levels 90 ajudem nesta escalada por exemplo, se alguem da pt tiver mais que 5, 7 level de diferenca em relacao ao BOSS nao deixa dar drop ou entao mata/paraliza a paessoa (igual ao Rift) e pronto, assim nao cria-se farmers e high levels tentando ajudar low levels)

Blizzard esta na hora de voce nos surpreender, porque sinceramente so nao mudei de MMO ainda porque nao me adaptei a outros, pois venho procurando a alguns meses por um bom mmo, sei que e dificil, mas muitos estao surgindo, e deposi que eu mudar eu nao voltarei mais, entao vamos inovar, quebrar os paradigmas e fazer o wow voltar a ser um jogo interessante, PQP NEM CHA EU TOMO MAIS EM CASA, NAO AGUENTO MAIS OUVIR ESTA PALAVRA!
Editado por Mariana em 01/03/2013 11:10 BRT
Responder Citar
Caçador Worgen 89
2560
@Mariana,

muito do que você comentou está em Guild Wars 2 (especialmente a parte de eventos e de "ajuda sim, KS não").

@Skeith,
Eu não entendi seu comentário. Deve ser aqueles comentários do tipo "só os fortes entenderão".

Se for o caso, devo declarar: Eu não me importo de ser fraco, viver em um mundo de fracos e fazer amizade com os fracos. Eu reconheço os mais fortes e os mais fracos, e respeito todos, mesmo que eu não ande com eles. No final, todos tem sua importância, e aqueles que se conscientizam dessa unicidade e das complexas interações vão ter maiores condições de atuar criticamente, favorecer a resolução de problemas e promover uma existência saudável, comunitária e crítica.

(ou não...)
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
9620
http://www.youtube.com/watch?v=45YANDAaiXQ&list=UU4jlGPJ14x9FMmyL0jHMyHA
Responder Citar
Ladino Elfo Noturno 90
12905
28/02/2013 17:51Citação de Skeith
O que é tão difícil de um site falar "coloque a gema X" e você vai lá e coloca a gema W? Se ele não teve a capacidade de colocar a gema certa, o esforço dele foi ZERO.

28/02/2013 20:00Citação de Gorwal

28/02/2013 21:13Citação de Skeith
Na parte em que diz que ele usava gemas de stamina. Simples.

Sobre a gema o seguinte, o player é coreano. Será que o jogo dele está em coreano e tds os guias que lhe foram passados estão em inglês?? O que pra mim, pra vc e pra muita gente é extremamente fácil e quase natural entender o inglês, traduzir palavras para o nosso idioma, existem pessoas que possuem dificuldades nessas coisas mesmo em tempos de Google Tradutor. “Stamina..que isso??” “Tem um site que está marcado 105 Exp -> Haste. O que isso quer dizer?”
Eu conheço pessoas com essas dificuldades. Nada que uns 25 minutos de pm’s ou um tempo em programas como TS ou RC não tenha resolvido, é verdade, mas já ajudei e acredito que ajudarei mais em casos assim.
O raider líder, que postou o post original, disse que ficou um bom tempo com ele conversando por programa de voz e disse que o Guerreiro Exilado tinha SIM dificuldades. Provavelmente ninguém tinha explicado de forma detalhada antes como ele estava fazendo naquele momento. Uma coisa que não entendo em vc, Skeith (não entendo, mas respeito a sua opinião) é vc ter a certeza absoluta que o guerreiro coreano não tinha dificuldades sendo que o próprio raider líder que vivenciou a situação por pm’s e depois também pelo GameTalk afirmou que ele tinha dificuldades.
Mas o mais importante dessa discussão, nem é se o guerreiro tinha ou não dificuldades, o maior problema nessa história toda, aquilo que merece de verdade ser discutido e refletido com bastante prudência, é o cyberbullying.
Fazer um dps ruim, ter gemas, enchants e reforjas erradas são motivos para excluir um outro player? Excluir de maneira cruel, não respondendo uma simples pm? Excluir a tal ponto, que a pessoa se sinta tão marginalizada que se esconde in game?
Acredito que a discussão desse tópico se perdeu um pouco. Ficar debatendo se o guerreiro exilado tinha ou não dificuldades, é superficial e não leva a lugar nenhum. Entendo a postura de alguns players que ajudam os novatos até certo ponto, mas depois de algumas tentativas desistem desse jogador: “Eu já fiz minha parte, ajudei, mas não faço milagre”. Conheço pessoas assim e entendo e respeito seus pontos de vista, eu mesmo sou assim algumas vezes, não vou mentir. Ajudo, aliás, adoro ajudar e ensinar. Já pensei até em lecionar de tanto que passar informações adiante me trazem prazer. Mas ajudo e ensino até certo ponto. Não ficarei a vida toda ensinando ciclano e beltrano, pois não tenho a paciência de Jó e também gosto de ver a pessoa evoluir, e não que ele fique na mesma esperando-me fazer o que ele devia ter feito. Existem pessoas que gostam de ajudar, como eu, outras não. Isso é do perfil de cada um. Não tem como afirmar que um é certo e o outro é errado. Mas se a pessoa a ser ensinada não aprendeu nada, se ela não evoluiu, o que fazer? Não deixar a pessoa, simplesmente entrar em uma Guilda?? (Tô falando de Guilda e não de Core)
Excluir????!! Marginalizar???!!
Isso já é errado, aliás, muito errado. Mas infelizmente, isso também é de cada um.
Editado por Tarenios em 02/03/2013 09:33 BRT
Responder Citar
Mago Pandaren 90
3075
Belo tópico!

Comecei a jogar em Janeiro, convencido pela minha namorada. Me interessei pelo jogo, já li bastante, mas tem muita coisa pra aprender ainda (e coisas que eu não faço questão de aprender, pois não são meu foco). Mas já topei com muita gente enchendo o saco no jogo, que parece que é uma forma de sustento e não algo pra nos divertirmos. Anteontem aconteceu justamente isso... Estávamos fazendo a dungeon "Oculus", aquela com os dragões... Minha namorada, que já tem alguns anos de WoW, disse que era complicadinha... Me bati um monte, morri e não consegui voltar... Ok... No dia seguinte tentamos novamente. O tank começou a esbravejar com outro jogador, que tinha se perdido com o dragão dele (o que, convenhamos, é bem fácil). Minha namorada percebeu que todo mundo tinha pego o dragão errado, exceto eu e ela... OK, dá pra matar o boss final assim, mas é bem mais difícil, ainda mais quando não se tem um grupo afinado ou com muitos noobs (tipo eu).

Só que aí um dos jogadores teve a humildade de perguntar se tinha pego o dragão de cor certa, aí eu expliquei que não... Nisso, o tank sabichão, corrigido pelo noob aqui, teve que voltar e pegar o dragão correto (vermelho). Aí a coisa andou...

Posso ter começado agora, mas levo a educação pra Azeroth comigo! Ajudo, sempre que posso, já abri portais pra vários lvl90, e já fui ajudado por muitos... Ontem mesmo, um crianção da Horda não tinha o que fazer e ficava me matando seguidamente, com meu outro char lvl 56... Fora eu, tinha um monk pandaren lvl30, e mais outros chars lvl14.... E o Horda 90 ficava matando todo mundo... Aí chegou esse worgen lvl90 e o Horda fugiu... O worgen ficou lá até terminarmos todas as quests.

Não estou dizendo que todo mundo que joga de horda é assim, já topei com muito mané da Aliança também... Em defesa da Horda, teve uma vez que um lvl90 passou do meu lado, parou, e foi embora... Notou que não valia a pena me matar (então, eu era lvl 60 ou algo assim).
Responder Citar
Maga Pandarena 90
14060
02/03/2013 09:15Citação de Tarenios
Sobre a gema o seguinte, o player é coreano. Será que o jogo dele está em coreano e tds os guias que lhe foram passados estão em inglês?? O que pra mim, pra vc e pra muita gente é extremamente fácil e quase natural entender o inglês, traduzir palavras para o nosso idioma, existem pessoas que possuem dificuldades nessas coisas mesmo em tempos de Google Tradutor. “Stamina..que isso??” “Tem um site que está marcado 105 Exp -> Haste. O que isso quer dizer?”

Sem querer parecer ofensivo, mas está achando que a Coréia do Sul é o Brasil?

02/03/2013 09:15Citação de Tarenios
Uma coisa que não entendo em vc, Skeith (não entendo, mas respeito a sua opinião) é vc ter a certeza absoluta que o guerreiro coreano não tinha dificuldades sendo que o próprio raider líder que vivenciou a situação por pm’s e depois também pelo GameTalk afirmou que ele tinha dificuldades.

Eu entendo gente com dificuldade como os mages que me procuram in-game falando que, por exemplo, não conseguem acertar a rotação de Arcane. Mas nenhum aparece com gemas de agilidade.
Responder Citar
Caçador Worgen 89
2560
Eu nem sei o que são essas gemas, e nunca vi um glifo na vida. Meu char mais forte é esse aqui e eu nunca estive em lvl tão alto.

Isso não me impediu até hoje de parar e tentar ajudar, mesmo quando eu não sabia a resposta. Na verdade, formar um grupo e tentar encontrar é parte da diversão!
Responder Citar
Druida Tauren 90
2980
Muito bom o texto e que bom que é fixo.
Responder Citar
Xamã Tauren 90
6545
@Mariana

Bons comentários, e com certeza WoW está muito mais individual hoje do que na época que comecei, em 2005.

Havia muito mais interatividade, mais emoção, coisa mais manual e menos automatizada como há hoje. Os players, de uma forma ou de outra, eram mais forçados a se socializarem, e o WoW está perdendo cada vez mais isso hoje.

A guilda é apenas um lugar para o guild master ganhar dinheiro free e fácil de cada um em seus loots. É apenas isso, ao menos, a grande maioria delas.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Troll 90
8040
28/02/2013 17:51Citação de Skeith

sabe, acredito q não seja essa a questão exatamente. busquei aprender sobre o dk e consegui melhorar bastante, fiz as reforjas de acordo com o guia que li e estou esperando pegar mais gear para botar gemas.

O resultado foi bastante significativo em meu desempenho.

já com minha mage, li diversos guias (inclusive o seu, li e reli umas 4 vezes) e não consigo melhorar a coitada. ela tem gear de rf enquanto o dk soh tem gear azul de hc upgradada, e mesmo assim minha mage eh um traste comparando com meu dk.

busquei aprender sobre a classe e não consegui, fiz oque estava no meu alcance, agr vou voltar pro dk pq com ele, pelo menos, eu sei jogar. talvez esse coreano, apesar de gostar de sua classe, não conseguiu se adaptar a ela, isso que aconteceu comigo ao jogar de mage arcane.
Responder Citar
Na boa, não tenho dó desse cara, não. Vem com história de "por favor, me perdoa...", se humilhar pra um bando de gente que não quer jogar com ele? JOGAR? Porr#, até parece que tamo falando de algo sério e não de um jogo...

Os dois lados tão errados aí por levar o jogo a sério demais, os jogadores que fazem bullying e o jogador que foi se humilhar... mas acho q esse último ainda tá mais errado, pq além de não tentar melhorar por conta própria, vai pedir que joguem com ele por dó! Eu jogo pra me divertir, não por dó!

Piedade é mesmo um sentimento péssimo, às vezes...
Responder Citar
Caçador Worgen 89
2560
@Garbak,

se você parar para pensar, não existem dois lados errados, somente um: o lado que legitima a prática elitista/marginalizadora do jogo. Seja por reconhecê-la e não se integrar, seja por fazer parte dela e a reafrimar, todos aqueles que não questionam sua prática no jogo, e assumem uma postura contrária a integração de seus participantes (independente do nível de jogo e seus interesses), vai acabar indo em sentido contrário a teleologia do MMORPG: jogar com pessoas.

Não precisam todos dar as mãos e serem amigos. Mas sim de se reconhecerem como membros de uma prática em comum (o jogo) e que por isso fazem parte da mesma "comunidade". Isso demanda ao mesmo tempo, humildade e orgulho: orgulho de ser jogador de WoW, e humildade para não deixar de ser, além disso, e acima disso, um ser humano tão mortal quanto qualquer outro.

Att,
Itomon#1428
Responder Citar
8040
Na boa, não tenho dó desse cara, não. Vem com história de "por favor, me perdoa...", se humilhar pra um bando de gente que não quer jogar com ele? JOGAR? Porr#, até parece que tamo falando de algo sério e não de um jogo...

Os dois lados tão errados aí por levar o jogo a sério demais, os jogadores que fazem bullying e o jogador que foi se humilhar... mas acho q esse último ainda tá mais errado, pq além de não tentar melhorar por conta própria, vai pedir que joguem com ele por dó! Eu jogo pra me divertir, não por dó!

Piedade é mesmo um sentimento péssimo, às vezes...

como sempre digo, isto eh um jogo q gasta muito dinheiro e muito tempo, dizer que isto eh apenas um jogo e fodasse oq acontece dentro dele eh ignorância.

existem pessoas que não conseguem se adaptar ao jogo e a classe, e esses possuem problemas de interação no jogo por "n jogar bem".

o elitismo eh frequente, e isso não pode ocorrer, e muito menos a discriminação com os jogadores por eles terem um "dps ruim" ou não saber jogar.

segundo esse tópico, o cara tinha mesmo dificuldades, e não era um preguiçoso que tava pouco se ferrando para oq acontece e faz questão de se mostrar para os mais novos in game, como acontece muito.

não eh exatamente piedade, eh humildade

humildade é bom e todo mundo gosta
Responder Citar
@Gorwal

Parei pra pensar... mesma conclusão, dois lados errados, o do cara chorão é o mais errado. Não se trata de elitizar a prática de jogo, não estamos falando de capitalismo e comunismo aqui. É um jogo, eu jogo como quero, com quem eu quero. Se não quero jogar com quem seja ruim, pronto. O ruim, se quiser jogar cmgo, que fique bom. O único problema que vejo é os caras levarem isso tão a sério, é como se eles não tivessem tempo pra nada, só pra cumprir as "obrigações" do jogo... daí o fato de não poderem nem ajudar um amigo. Mas jogo é jogo, e cada um joga como quer.

07/03/2013 21:25Citação de Oturin
como sempre digo, isto eh um jogo q gasta muito dinheiro e muito tempo, dizer que isto eh apenas um jogo e fodasse oq acontece dentro dele eh ignorância.

É uma visão. Não a minha obviamente! O dia que WoW for mais do que um jogo pra mim, procuro tratamento psicológico, pq vai ter se tornado um transtorno na minha vida.

Eu por exemplo, tenho um dps ridículo em Raids e dungeons... está aqui minha humildade em admitir. Agora, apesar da humildade, não vou me humilhar pedindo desculpas por isso, pedindo uma chance, chorando como se isso fosse a coisa mais importante da minha vida... porra! Quer jogar em raid, esteja apto, senão, não adianta pedir...
Responder Citar
8040

É uma visão. Não a minha obviamente! O dia que WoW for mais do que um jogo pra mim, procuro tratamento psicológico, pq vai ter se tornado um transtorno na minha vida.

Eu por exemplo, tenho um dps ridículo em Raids e dungeons... está aqui minha humildade em admitir. Agora, apesar da humildade, não vou me humilhar pedindo desculpas por isso, pedindo uma chance, chorando como se isso fosse a coisa mais importante da minha vida... porra! Quer jogar em raid, esteja apto, senão, não adianta pedir...

não eh q wow seja mais q um jogo, é algo q gasta muito tempo, atenção e dinheiro para ser tratado como "comum".
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]