Enquanto isso, na Coreia do Sul...

(Trancado)

Cavaleiro da Morte Tauren 90
4810
Ótimo tópico, parabéns. Valeu pela tradução.
Ladina Elfa Sangrenta 90
11250
Minha Filosofia no jogo e na vida:
Não faça com os outros aquilo que você não quer que façam com você

Mesmo sendo o jogador mais informado e habilidoso possível, você nunca deve subestimar, humilhar ou até mesmo ter pena de alguém por ser novato no jogo. Tenha sempre em mente que os novatos com certeza se divertem mais do que você. Quanto mais hardcore você se torna mais todo o jogo passa a ser resumido em gráficos, em horas de farm frenético de GOLD, ou materiais, reputação, itens...etc. Você perde toda a mágica que tinha com o seu personagem, e você sente raiva quando erra a sua rotação, quando alguém lhe toma o seu precioso "tempo". Você se torna esnobe e esquece de uma coisa:

É você quem está controlando um personagem, e não o contrário. É assim que vejo os jogadores Hardcore, escravos de seus personagens, que deixam de fazer amigos em troca de que? do próprio reconhecimento? Do que adianta atingir a glória usando as pessoas como degraus? O melhor é atingir a glória em equipe, sabendo que vocês passaram por dificuldades, mas venceram essas diferenças. A superação de si mesmo não é um tesouro tão grande quanto a superação que você pode causar nas pessoas
Guerreiro Orc 90
4505
Realmente, bem triste e bem tocante esse topico. Passaram-se pela minha mente, N situações onde isso ja aconteceu, inclusive comigo mesmo sendo protagonista do "bully".

E um caso interessante foi de um tank, br, onde estavam em uma masmorra eu e minha namorada ( que sofreu muito bully no inicio ) e ele saia aggrando td, n usava a postura de defesa, nao sabia usar cooldowns e wipou a raide umas 3 vezes no começo. E eu cai matando nele, porem sem desrespeitar, apenas disse que ele era muito ruim, que ele estava estragando a minha diversão, que ele deveria procurar se informar ou desinstalar a " porra" do jogo. Coisas assim. E ai ele me soltou " eu sei que sou um fracassado ". Nessa hora meu coração pesou, e nos fizemos a masmorra inteira, conversando e comigo ajudando-o. No final o mesmo me agradeceu e minha namorada falou. " Nao fale assim com as pessoas, ele pode ser uma criança, e ficar traumatizado. " E de fato é assim.

As vezes agente mesmo contribui para a formação de gente que poco se lixa se faz merda, agente nao ajuda mesmo. E retribui os nossos palavrões de maneira até pior, pois na internet "HÁ" FRONTEIRAS que ninguem vai ultrapassar para tirar mano a mano com ninguem.

Enfim, mt tocante, ja havia mudado, agora mudarei mais ainda, pra melhor.

Lok´tar.
Guerreiro Tauren 90
9245
Não li todas as postagens, mas li o que o OP postou e me senti muito mal por esse Guerreiro.

Sinto muitas saudades do pessoal da minha guild de quando comecei a jogar, a Cirrose Hepática no servidor Altar of Storms.

Comecei a jogar na Burning Cruzade, quando para fazer um grupo de masmorra era preciso ficar nas cidades por horas a fio procurando um tanque e um healer ( DPS achava a rodo XD ), era meio tedioso, mas hoje eu sei como era muito melhor, achar grupos desse modo, do que do modo de hoje em dia.

Você conhecia melhor as pessoas do server, pois não havia essa de cross realm (que não é uma coisa ruim no geral), que na minha opinião destruiu muito ta comunidade que havia no wow.

Gostaria de agradecer a todos os que jogaram comigo na Altar of Storms da Cirrose Hepática, que me mostraram como o jogo realmente funcionava.

Obrigado.
Caçadora Elfa Sangrenta 86
1265
Aquele tank foi a primeira pessoa que lembrei quendo terminei de ler .. =/
Guerreiro Orc 90
11990
Parabéns pelo tópico!

Faz algumas pessoas lembrarem (todos nós...) que por trás daquele personagem fictício, existe um ser humano que tem sentimentos, tem problemas na vida e tudo mais. E como qualquer outro, merece educação e um pouco de atenção.
Caçadora Pandarena 90
9385

Nao sei bem o que dizer, sou uma estudante de Recursos humanos, e eu acredito q isso diz mto sobre mim, eu escolhi como profissao estar proxima de pessoas e participar do desenvolvimento delas ...

@Karýn

Você está certa e pode ter certeza que isso fara toda diferença na sua vida ! Ver o crescimento das pessoas seja na vida pessoal, profissional ou virtual é muito bom...

Bom eu sempre ajudei as pessoas, de gold a carona em montaria, em ajudar em uma quest , etc ! Não intendo porque uma grande maioria de jogadores não gosta de ajudar...lembro bem o dia que um cara me pediu 10 golds para comprar o Glifo, falei vem cá, fiz para ele todos os Glifos e ainda dei uns golds para ele, passado uns 20 dias o cara me manda whisper e fala "Amigo pode vir até SW já tenho 100 gols para te devolver...." Então não custa nada ajudar se cada um fizer sua parte todo mundo ganha...é claro que tem uns malas que ficam criando char para pedir gold mas também existem muitas pessoas boas que estão em busca de diversão e cá entre nos, eu tenho 34 anos já joguei outros MMO´s mas quando comecei a jogar WOW a pouco mais de 1 ano fiquei louco !!! É um jogo muito complexo com muita coisa para fazer, então sejamos mais gentis com as pessoas Gentileza gera Gentileza e lembre-se todo mundo já foi noob um dia :)
Mago Gnomo 100
22765
Aconteceu algo parecido comigo semana passada. Bem, alguns aqui do fórum sabem que eu parei de raidar no inicio do MOP por motivos pessoais e agora estou voltando novamente. Na semana passada eu e meus antigos companheiros de Raid resolvemos retornar com nosso core. Obviamente que precisávamos de pugs, afinal eramos apenas seis players. E foi então que puguei um Druida Healer. Começamos Mogu'shan e desde o inicio ele demonstrou uma certa dificuldade nas lutas. Ele não entrava no RC, dizia que não tinha placa de som. Nesse momento já começou a discussão "Vamos kikar" "Vai levar esse cara sem rc?". E eu respondi que tava difícil pugar e não tinha mais opções de healer, ia ter que ser ele mesmo.

No inicio do MOP fizemos a progressão de 3/6 em MGV e paramos e agora resolvemos retornar. E foi então que a coisa complicou. Até o Gara'jal ele morreu em todas as lutas, mas matavamos tranquilamente mesmo sem ele. Mas mesmo assim as piadas continuaram "Esse cara só morre lol"

Ao chegar nos Quatro imperadores de fato começou nossa progressão, pois nunca tínhamos feito. E bem, nem preciso dizer que o druida morreu, morreu e morreu, pra todo tipo de skill possível. Percebemos que ele não usava Symbiosis e começou novamente as piadas. "Será que ele sabe o que é isso?". Eu mesmo assumo, ri muito e também falei algumas coisas de mal gosto.

Ele me whispou dizendo: "Cara, eu sei que estou sendo um peso pra vocês, eu não conheço essas lutas, estou tentando aprender mas estou com dificuldades. Pode me tirar se quiser".

Confesso que fiquei tocado e mesmo com todo mundo no rc/skype falando "kika esse cara", eu resisti e falei que não. Afinal de contas nós também nunca tinhamos matado os imperadores, era muita hipocrisia. Me comprometi a explicar todos os passos a ele por whisper. Não sei porque, mas matar aquele boss com ele tinha virado uma meta.

Após 7 Wipes matamos. E bem, eram três healers, os dois do core com 50k de hps em média, e ele com 12. Não sei se o que fiz foi bem ou mal, talvez mal pro core. Mas foi bem pro jogador. Espero que ele melhore e continue evoluindo.
Editado por Harwyn em 14/02/2013 11:00 BRST
Paladino Elfo Sangrento 90
13410
Então lendo o tópico, decidi postar também..

Montei a Guilda Horda, para ajudar principalmente as pessoas que começaram a jogar em pouco tempo, pessoas que não sabem da história, não sabem sobre gemas, encantamentos, rotação, reforja e tal.

E desde então, apos ter montado a guilda, tenho recebido vários elogios das pessoas que à compõe, os "novatos" hoje, que ajudamos há 3 meses atras, hoje repassam para os novos "novatos" o que lhe foi repassado.
É emocionante logar, e ver o chat /g movimentado, vendo as pessoas se ajudando.

Semana passada, vi que um jogador estava querendo sua primeira montaria voadora (draconiano), e levei ele na masmorra que eu considero mais fácil para dropar o draco.

Apos dropar e o jogador dar need, foi idêntico ao postado. Ele ficou imensamente agradecido.. Mesmo não tendo o dinheiro suficiente para treinar a Skill de montaria. hahahah

Acredito que um jogo, além de ser um entretenimento, o mesmo deve provê diversão.
Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 90
15520
esses dias um pala da minha guilda (do outro char) pediu uma ajuda para equipar-se como healer, como nao sei nada sobre palas healers fiquei quieto.

eis que um lá respondeu para ele, ele foi e comprou o item indicado.

dias depois o pala começa a reclamar que nao healava ninguem e que estava uma bosta jogar de healer e dai o garotao que tinha "ajudado" ele disse que falou errado só para ele se ferrar

meu que tipo de pessoa é essa?

depois fiquei sabendo que eh um muleke de 17 anos.... sao por causa de sujeitus assim que os novatos ficam com vergonha e medo de perguntar.

desde entao procuro sempre responder quando perguntam mesmo quando ocupado, se nao sei indico o forum, acho que assim faço minha parte ajudando com o pouco que sei
Mago Morto-vivo 100
17360
Bem legal o texto...

Infelizmente não é só no WoW que isso acontece, a trollagem com player novo sempre existiu nos mmo... eu nunca sofri muito com isso porque antes de jogar sempre costumo ler sobre o jogo, ler sobre builds e o máximo de dicas possíveis pra não fazer feio na hora de jogar com as outras pessoas... mas nem todo mundo tem essa preocupação, nem todo mundo leva o jogo tão a sério e isso não é algo ruim... o dia a dia já é tão estressante, as pessoas entram em um MMO para se distrair. É por isso que sempre que posso eu passo pelos sub-fóruns de suporte, quests, masmorras, porque sempre tem pessoas com dúvidas simples, mas que a galera ao invés de ajudar prefere perder tempo zoando os outros. Eu me sinto muito bem sabendo que ajudei alguém de alguma forma...

Quando eu jogava Ragnarok, eu tinha um grupinho que fazia os boss low/medium do jogo, a gente era meio que uma panelinha fechada que não costumava chamar ninguém, até que nossa guild de pvp tinha um pessoal que reclamava que não tinham com quem jogar nas horas fora da guerra (WoE, o GxG do jogo), então a gente acabou chamando lá um pessoal, mesmo a ideia de ter que dividir loot com estranhos não agradasse muito a gente... acabou que criamos ótimas amizades, jogamos juntos por longos anos, formamos uma guild forte e unida, tínhamos o melhor grupo de PvE do servidor. Mas depois de anos jogando juntos, muitos largaram o mundo virtual e foram viver suas vidas e eu vim para o WoW e sinto falta de ter um grupo que não leve a progressão tão a sério, que queira se divertir no jogo e a progressão vire apenas consequência do team work. Mas é bem difícil, nesses 2 anos que jogo aqui, passei por diversas guildas que se fecham em um grupinho, que reserva loot mesmo em guild run, que prefere chamar gente de fora com ilvl/exp maior.
Druida Elfo Noturno 100
5535
Ótimo texto, curti, e sim, isso sim devemos pontuar, então ponto pra a Zhana que teve a paciência de traduzir este texto!

Porém apesar do lado bonito de toda a história, acabei vendo também o outro lado da moeda, então irei expressar aqui a minha opinião. A atitude do Raid Leader foi muito digna, ajudar quem precisa é uma coisa que deveria ser natural de todos nós, porém, me incomoda muito ver a que ponto este "guerreiro exilado" chegou, ser depressivo e digno de pena por causa de um jogo? Eu sei que é chato dizer que o wow é só um jogo (isso foi até um dos destaques de players chatos no vídeo do Tilt, muito engraçado por sinal), mas essa é a verdade. Claro que não é por isso que um idiota deve ligar o fod#-se numa bg ou raid e ferrar com todo o grupo, mas a partir do momento que você não ganha nada com wow além de xp, gold e épicos, wow é só um jogo.

Lendo o depoimento desse exilado, a primeira coisa que me veio a cabeça foi o perfil de um suicida. Se esconder pelos cantos da cidade? Faça-me o favor! Pra mim ele já está errado se importando com pessoas que ele não conhece e que ainda sempre o trataram mal. Não quero dizer que temos que ser individualistas, mas não podemos nos importar com o que certas pessoas pensam. Se preocupar com o que pensa aquele cara da panelinha elitista do fórum não vai mudar nada na sua vida. E no caso dele, já que estava num nível tão baixo com o pessoal do Zul'jin, então que mudasse de realm. Tentar se inserir num circulo social em que você sabe que não faz parte é uma das coisas que mais dão merda no mundo.

Vejo muita gente falando que quer começar a jogar wow pra conhecer novos amigos, acho esse pensamento errado. Sendo um jogo online, claro que iremos interagir com outras pessoas, e isso é algo legal, mas amizade é muito diferente. Várias pessoas falam que conheceram vários amigos no wow, mas me questiono se quem diz isso não é o mesmo tipo de gente que namora pela internet.

Pra mim o legal do wow é trazer nossos amigos (de verdade) para o jogo, fazer quests/dgs/bgs juntos, rir das noobadas do seu amigo que rendeu um wipe. Atualmente estou numa guilda em que só tem amigos, tem poucos integrantes (logo teremos o 10º lv90 pra fazer raid 10-man), a guilda está low lv mas está muito legal upar junto com os caras, na verdade nunca me diverti tanto com wow (e olha que jogo desde o TBC). O pessoal tem que se preocupar menos com status e mais com a diversão. Tentem trazer seus amigos gamers pra wow, garanto que não vão se arrepender. Pra quem já viu aqueles vídeos do jovemnerd jogando wow, é exatamente daquele jeito que é a minha jogatina todos os dias.
Ladino Humano 100
16950
14/02/2013 03:20Citação de Kürohige
Acho que falta um pouco de vontade do pessoal, as vezes da vontade de criar uma guilda como das antigas...

Eu acho que esse é o maior problema da atualidade e a Blizzard tem indireta (ou diretamente) parte da culpa.
Desde que ela acrescentou esse fluxo de caixa automático que vai pro banco da guilda, acabaram as "guildas como antigamente" onde as pessoas criavam guildas com intuito de formar um grupo de pessoas para estarem se relacionando, jogando juntos e se ajudando nas necessidades. Ainda existem dessas guildas é claro, mas com esse gold cash surgiram dezenas de guildas zerg que só existem com o objetivo de alguem enriquecer da maneira facil.
Temos dois exemplos de duas guildas famosas que aconteceu isso, os GMs delas desfizeram a guilda para pegar "seus lucros" deixando seus membros chupando dedo.
O pior é que ainda inventaram um addon que spamma guild invite pelo jogo, fazendo com que os novatos acabem caindo nessas guildas que não vai lhe render nenhum auxilio em nada pois ali ele é somente mais um cifrão pro GM.

Eu mesmo imagino que se estivesse começando a jogar WOW hj, e quando to la no lvl 1 ou 2 e alguem me whispa dizendo aquela frase feijão com arroz que colocam no addon:
"Venha fazer parte de nossa guild, pessoal amigo, divertido, se ajuda, unidos feito familia, bla, bla, bla..."
Eu jamais iria imaginar que era apenas um addon e acabaria entrando na guilda achando que iria encontrar o que a mensagem me prometia.

Vou contar um caso pra ilustrar:
Um novato chegou pra mim em SW pedindo ajuda para matar um boss de uma quest que ele não estava conseguindo matar sozinho. Eu perguntei (só pra confirmar o que eu imaginava, pois eu iria ajuda-lo) porque ele não chamou alguem da guild dele pra ajudar, e foi quando ele disse o que eu ja esperava "Mas aqui ninguem ajuda ninguem em nada, as pessoas nem conversam entre si, c vc pergunta algo simples no chat ninguem nem te responde deixando no vacuo mesmo com muita gente ON"
Fui la e ajudei ele na quest e dei o mesmo conselho que dou pra todos "Saia dessa guild e nunca aceite convites que surjam do nada com propaganda de guild familia, etc"

Moral da historia é que esse carinha estava em Storm Wind pedindo ajuda pra um monte de estranhos pq havia caido numa guild zerg por causa de um addon e não podia contar com ninguem nela pra nada, estava jogado a propria sorte enquanto rendia riqueza pro dono da guilda.
Por curiosidade vim no forum olhar a guild dessa carinha (não lembro mais o nome) e tinha mais de 300 membros, o GM da guild era um gnomo de lvl 12.

Esse é o problema que afeta muito dos novatos do WOW.

A unica solução a meu ver, era a Blizz remover esse fluxo de caixa (pode deixar os outros bonus) porque isso eliminaria essas guilds Zergs do jogo, visto que não teria mais motivo de se ficar criando essas guilds.
Editado por Hikz em 14/02/2013 11:22 BRST
Guerreiro Morto-vivo 90
6885
Esse preconceito acontece mesmo, é tão tenso ficar correndo atrás de item e ponto que encontrar um jogador que empaca pode irritar mesmo.

Mas evluindo meu druida vi que em nivel baixo tem gente ruim mesmo. Healer com spec de tank, dps com gear de heal. De uns tempos pra cá comecei a dar uma ou duas dicas rápidas pra esse pessoal e reclamar um pouco menos. Vi que meu jogo melhorou horrores, tanto em item quanto em diversão.
Paladino Humano 90
5190
14/02/2013 09:15Citação de Drv
Chorei!

Foi uma poeira que entrou no meu olho, eu juro!
Paladino Tauren 90
10140
Joinha + Fixo
Espero que esse tópico permaneça bastante tempo na lista.
Guerreiro Tauren 90
9245
Fixa pra gente ai CM. =)
Cavaleiro da Morte Orc 56
0
Na boa.

Paciência com gente NOVA no jogo eu tenho, de boa. Já ajudei gente novinha a aprender a classe e a raidar decentemente, saber reconhecer algo novo e ter paciência com wipes - porque wipe sempre acontece.

Agora, por outro lado, eu não tenho o menor saco mais pra gente que ao invés de reconhecer o próprio erro fica jogando a culpa nos outros.

Já raidei com gente assim e é horrível, vagabundo ao invés de assumir a cagada própria ou do amiguinho fica procurando pêlo em ovo na performance do alheio, o que eu realmente acho imbecil, até porque, sinceramente, se você tem que pugar alguém pra completar teu grupo, você tem que ser o PRIMEIRO a avaliar com justiça a performance das pessoas.

Eu sempre fiz isso nas minhas raids, nunca fiquei de putaria de "Ah porque fulano não é do core, é PuG e a gente não pode ficar dando loot pra PuG" ou "Ah porque beltrano não é do core, então joga tudo em cima dele, vamo proteger os miguxos".

Porra, se você tá pugando é porque você PRECISA do PuG, por quê querer estragar a SUA reputação (sim, porque a história se espalha rápido) atazanando a vida do cara? Não gostou do jeito que ele joga, achou que o cara é ruim MESMO, explicou a luta, como fazer, e o cara não consegue?

Bele, conversa com ele, explica EDUCADAMENTE que não dá, e arruma outro. Poxa, RL tem que saber tomar esse tipo de decisão, é igual técnico de futebol, se não tem jogo de cintura fica sem jogador bom rapidinho.

Também não tenho o MENOR saco com gente que se acha a tal e simplesmente não quer saber de reconhecer que não fez o que é preciso ou que está fazendo a coisa errado, e atrapalha a vida (e a reputação, porque são esses que fodem com a chance de gente que ainda não fez a raid X ou Y, mas tem experiência anterior de raids até mais difíceis, de achar pug) de todo mundo no servidor.

E o pior é que esses fdp acumulam, não só wipam a raid como também ficam xingando e culpando os outros, pô, não tenho NADA, mas NADA MESMO, contra quem é realmente talentoso e me xinga quando faço merda, foi assim que eu aprendi a jogar em grupo no WoW desde o tempo do guaraná de rolha, mas pqp, se tu é ruim pelo menos fica quieto e vê se passa desapercebido, se não quer aprender mesmo.

Aí acumula não ter saco de entrar em PuG de gente chata e burra que quer se fazer às custas dos outros com a falta de saco de montar uma PuG e correr o risco de ter que carregar gente chata e burra idem, com a - sinceramente do fundo do meu coração - má vontade de fazer qualquer coisa que dê muito trabalho desse tipo, porque o lock de 25 e 10 man é o mesmo e burrada de 1 em 10 man é pior que em 25 man, se for pra aguentar esse tipo de coisa faço só LFR mesmo que pelo menos é fácil, e só faço normal nas MINHAS condições, com gente que conheço e sei que sabe se portar em grupo e não fica morgando no fogo.

Não sei se deu bem pra entender a minha posição em relação a este assunto, mas é isso. Infelizmente as pessoas que jogam mal E são mal-educadas E não querem aprender existem em maior proporção no jogo do que as pessoas que jogam mal, MAS querem aprender e são civilizadas (não estou dizendo nem gentis, porque gente gentil no WoW é igual ruivo natural no Brasil, tão raro que quando aparece um fica todo mundo encarando).

E isso, junto com o fato de que não tem como você montar um pugão bobo de 3 ou 4 bosses de 25 e TAMBÉM poder fazer seu a sério no 10 man na semana, atrapalha muito.
Guerreiro Morto-vivo 90
12855
Excelente tópico! Bom pro pessoal dar uma refletida sobre o assunto e sobre as próprias atitudes.

Volta e meia eu deixo um post no fórum (apesar de não manjar nada de fóruns xD), mas sinceramente não dá muita vontade não, tem muito troll solto por aqui. Muitas vezes vejo um iniciante perguntar algo e virar motivo de chacota ou xingado pq postou no lugar errado. Poxa, o cara é novato e ao meu ver não custa responder e ainda ensinar como deve usar o fórum.

Claro, tem sempre aqueles q não merecem a ajuda q recebem, mas todos merecem o benefício da dúvida.

Comecei a jogar faz uns aninhos já, em servidores "private" e tive q aprender tudo sozinho. Sei como é foda e sempre que posso ajudo noobs, desde que apresentem boa vontade em aprender. Não vou dizer q já n pisei na bola (n q eu lembre de algo, mas em um dia ruim posso n ter sido muito cordial com alguém), pois todos temos nossos "momentos".

Criei uma guilda pra ter amigos juntos, tanto que a guilda ainda é low só q isso pouco importa. O importante é q nos divertimos provavelmente mais q o pessoal hardcore. Sei lá, pra mim o importante de um jogo é a diversão q ele te proporciona e não o quão popstar você pode ficar.

Mesmo que o pessoal esqueça daqui um tempo dessa discussão, pelo menos muitos pararam pra pensar e rever suas atitudes e isso caros colegas é algo admirável.

Lok'tar camaradas! o/
(e desculpem o wall xD)
Xamã Troll 90
5100
Curti e pedi fixo, cara ... o WOW foi mudando e ta ficando muito robotizado, a necessidade de conversar e tal ja era.

Lembro do WOTLK, onde em NAXX tinha um boss que obrigava todo mundo a correr na sala pra se esquivar da lava que vinha do chão, e se vc cometece um erro ja era, o Raid lider explicava e explicava mas mesmo assim sempre tinha um cara que morria, mas nem por isso chingavamos não, todo mundo dava umas risadas, e continuava a luta.

A alguns dias no meu warrior na alliança, tentamos matar o LK, mas como tinha pouca gente não matamos as valkyrias e wipamos, eu nunca tinha ido a luta, os caras da guilda tiveram paciência e me explicaram a luta, e em minutos estavamos todos fazendo tudo certo.

Tem que ter paciência, nao adianta querer que os caras tenham tudo pronto n.

Panelinhas estragam o jogo.
Este tópico está trancado.

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]