Mages - Dicas e truques específicos [PvE]

Mago Troll 100
18610
Atenção: Se você achou as dicas e os truques úteis, por favor curta o tópico e vote fixo!

O objetivo principal desse tópico é discutir situações específicas que os mages encontram diante de si durante a realização de mecânicas nos bosses normal e heroic das raids do conteúdo atual, independente da spec, permitindo com que melhoremos nossa perfomance ao lidar com aquela mecânica que muitas vezes nos faz perder muito dps e que pode ser evitada.

Peço apenas que atenham-se ao assunto do tópico e que contribuam sempre. Críticas e sugestões serão sempre bem recebidas.

Vale lembrar também que esse tópico é inspirado e tem seu conteúdo em grande parte copiado do original que encontra-se em: http://elitistjerks.com/f75/t131036-mists_pandaria_situational_tips_tricks/ O objetivo aqui é possibilitar o acesso do jogador brasileiro que não domina a língua inglesa a esses pequenos detalhes que melhoram e muito o gameplay de um mago.

Vamos ao que interessa, farei uma lista das raids com cada boss e conforme forem surgindo sugestões, irei adicionar ao post original no boss correspondente.

*Alterações acrescentadas no Will of Emperor e no Protectors of the Endless (15/02/2013 - 15:18)

Mogu'shan Vaults:

• Stone Guard: ---
  • Feng The Accursed: Você pode usar Ice Block para remover o debuff "Arcane Resonance"
  • Gara'jal the spiritbinder: O Alter time pode ser usado para prolongar o buff que ganhamos no spirit realm.
  • Spirit Kings: Você pode blinkar através do "Flanking Orders" e também pode blinkar quando fica stunado pela "rain of arrows"
  • Elegon: Se você estiver utilizando "rune of power", há como castar a runa de forma que você esteja sob o efeito do buff tanto dentro como fora do domo central. Segue o link para o desenho feito por um colega do mmo-champion explicando . Para além disso, se você ficar bem na ponta do domo, com apenas um pulo você limpa seus stacks. Você também é capaz de blinkar por entre os pilares sem levar dano. Desenho: http://i.imgur.com/BRner.png
  • Will of Emperor: Caso você jogue de arcane, talvez essa seja uma boa luta para usar incanter's ward ao invés de rune of power, uma vez que há muita movimentação e dano constante (pelo menos em sua versão heroic). Também dá para usar algum slow ou colocar o seu bomb no Emperor's Courage antes dele pegar o escudo, normalmente blink aonde ele vai cair e em seguida use Cone of Cold e/ou nether tempest/living bomb/frost bomb.

• Heart of Fear:

• Imperial Vizier Zor'lok: Jogando como arcane, durante a fase do attenuation enquanto estamos correndo para evitar o dano, o arcane explosion deve ser usado para que não se perca os 6 arcane charges. Uma outra boa dica é não escolher nenhum dos 3 talentos do tier 3 (Ring of Frost/Frostjaw/Iceward) em função dos Mind Controls. Lembre-se também de usar o counterspell um pouco antes do Mind Control e, caso esteja jogando de arcane, será bom também perder seus stacks pouco antes do Mind Control, uma vez que um Arcane Barrage seu pode causar muitos problemas caso você esteja com 6 stacks.
  • Blade'Lord Ta'yak: Caso esteja jogando como arcane, assim como no boss anterior, durante o storm unleashed você deve utilizar o arcane explosion (preferencialmente glyphado) para não perder seus 6 stacks de arcane charges. Nessa luta o ideal é escolher o greater invisibility como talento do tier 4 para ser capaz de tirar o Wind Step. O iceblock também remove o Wind Step. Caso utilize o rune of power, lembre-se de procurar fazer um 8 com as suas runas, para que você não seja muito prejudicado caso o boss caste um furacão em você durante o burst inicial. Posicionar-se longe dos seus amigos também ajuda, uma vez que havera menos furacões e mais espaço para você colocar suas runas.
  • Garalon: Mesmo caso do Will of Emperor, caso esteja de arcane, tente utlizar o Incanter's Ward. O desempenho será muito mais satisfatório.
  • Wind Lord Mel'jarak: Você pode blinkar para fora das Amber Prisions.
  • Amber'shaper Un'sok: Assim como no Blade Lord, o ideal é utilizar o Greater Invisibility para remover o parasitic growth. O iceblock também é capaz de removê-lo. Quando o tank é arremessado em cima de você pelo fling do Amber Monstrosity, você NÃO(!!!!!) é capaz de sair aquele stun com o blink.
  • Grand Empress Shek'zeer: ---
  • Editado por Loois em 16/02/2013 18:10 BRST
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    Terrace of the Endless Spring:

• Protectors of the Endless: Você pode dar Spellsteal no buff de heal.
  • Tsulong: ---
  • Lei'Shi: Durante o hide, caso esteja jogando de arcane, não utilize seu blink antes que o boss seja encontrado por alguém. Quando o boss for encontrado, blinke para a posição e utilize arcane explosion com o intuito de não perder os seus 6 arcane charges. Caso tenha perdido, drope sua runa e utilize arcane explosion até o boss aparecer com o intuito de tentar pegar o máximo de arcane charges possíveis antes da reaparição do boss. 10 segundos antes das fases de add (a cada 20% do boss) lembre-se de NÃO utilizar NENHUM de seus bombs no boss, pois eles vão quebrar o CC dos adds e sua raid vai ter sérios problemas. Durante o Get Away, procure posicionar sua runa contra uma das duas pilastras laterais que ficam situadas um pouco fora do círculo central da sala e aproveite o fato de que a parede está de bloqueando e caste arcane blast à vontade. [Essa informação carece de confirmação, funcionava comigo no normal, mas como já faço esse boss heroic e tenho um assign meio escroto na luta não sei se rola de fazer, alguém confirma por favor?]
  • Sha of Fear: Quando ele nos transporta para a sala do ADD, às vezes você consegue evitar a maior parte do travel time se ele te pegar no meio de um cast, caso isso aconteça, NÃO pare de castar! Quando seus amigos chegarem na sala você será teleportado para lá sem perda de dps. Caso isso não ocorra e você estiver jogando de arcane, você pode utilizar o arcane explosion glyphado quando estiver passando ao lado do sha of fear para renovar a duração do seu arcane charges e não perdê-los antes de chegar na sala od ADD. Você blocar e anular o efeito do breath of fear do Sha e o alter time também aumenta o tempo do buff que você pega ao sair da sala do ADD.
  • Editado por Loois em 17/02/2013 00:22 BRT
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    Throne of The Thunder King:

Jin'rokh The Breaker: Use o blink para entrar e sair das Conductive Water, aumentando assim o uptime do buff de 40% dano. Você pode evitar o dano do Focused Lightning dando iceblock ou usando greater invisible (nesse caso 90% do dano será mitigado).

DPS pro tips: Se você estiver jogando de Fire, use pre-pot e combustion (glyphado) no engage juntamente com seus Cooldowns, isso porque seus cooldowns (exceção do alter time) retornaram quando a primeira Conductive Water se formar, permitindo com que você use outro combustion durante o BL com o buff de dano e com o re-pot.

Horridon: Você pode remover os debuffs dos adds com Greater Invisibility/Iceblock.

DPS pro tips: A escolha certa para esse boss é o Nether Tempest. O uptime dessa skill deve ser perto de 100% no Horridon, devido ao buff de dano que o boss recebe. Um outro ponto importante consiste em, chegando na fase em que o War God Jalak entra na luta, usar seu combustion não no próprio Jalak mas sim no Horridon fazendo com que ele se espalhe para o Jalak. Isso porque você será capaz de obter um ignite muito maior no Horridon devido ao buff de increase damage. Lembre de ter o Nether Tempest up no Jalak antes de espalhar o combustion por causa do Pyromaniac.

Council of Elders:

Editado por Loois em 14/03/2013 14:15 BRT
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    Reservado para os bosses de Throne of The Thunder King. [2]
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    Reservado para os bosses do 5.3 [1]
    Editado por Loois em 15/02/2013 13:56 BRST
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    Reservado para os bosses do 5.3 [2]
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    E pronto!
    Responder Citar
    Maga Pandarena 90
    14060
    Não vejo motivo para não usar Incanter's Ward como Frost/Fire no Stone Guards. Basicamente 100% up time, basta pisar em algo rapidamente, tanto no heroic quanto no normal eu explodo traps com ele toda a hora.

15/02/2013 13:50Citação de Loois
    Spirit Kings: Você pode blinkar através do "Flanking Orders" e também pode blinkar quando fica stunado pela "rain of arrows"

Qualquer classe pode "levar" o Flanking Orders sem sofrer dano. Basta prestar atenção no ataque deles, mas não é confiável.

No Will of Emperor, se você for rápido, dá para usar algum slow no Emperor's Courage antes dele pegar o escudo, normalmente blink aonde ele vai cair e em seguida use Cone of Cold.

Imperial Vizier Zor'lok é possível negar todo o dano que você sofre na fase dos escudos combinando Temporal Shield + Invocation. Então é útil para aqueles grupos com problemas de heal. De Frost, use Frozen Orb na hora de correr e tenha Ice Lance para spammar enquanto isso.

Wind Lord Mel'jarak você pode dar spellsteal no boss caso necessário.

No Amber'shaper Un'sok eu estava de Arcane até tentar Frost e ver o DPS subir com o Ice Lance duplo atingindo cara transformado + boss. Como normalmente tem sempre um add vivo (das bolhas), pode usar Incanter's Ward. Tire o Glyph of Evocation, heal + parasita é ruim.

Protectors of the Endless você pode dar Spellsteal no buff de heal.
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    Não vejo motivo para não usar Incanter's Ward como Frost/Fire no Stone Guards. Basicamente 100% up time, basta pisar em algo rapidamente, tanto no heroic quanto no normal eu explodo traps com ele toda a hora.

Spirit Kings: Você pode blinkar através do "Flanking Orders" e também pode blinkar quando fica stunado pela "rain of arrows"

Qualquer classe pode "levar" o Flanking Orders sem sofrer dano. Basta prestar atenção no ataque deles, mas não é confiável.

No Will of Emperor, se você for rápido, dá para usar algum slow no Emperor's Courage antes dele pegar o escudo, normalmente blink aonde ele vai cair e em seguida use Cone of Cold.

Imperial Vizier Zor'lok é possível negar todo o dano que você sofre na fase dos escudos combinando Temporal Shield + Invocation. Então é útil para aqueles grupos com problemas de heal. De Frost, use Frozen Orb na hora de correr e tenha Ice Lance para spammar enquanto isso.

Wind Lord Mel'jarak você pode dar spellsteal no boss caso necessário.

No Amber'shaper Un'sok eu estava de Arcane até tentar Frost e ver o DPS subir com o Ice Lance duplo atingindo cara transformado + boss. Como normalmente tem sempre um add vivo (das bolhas), pode usar Incanter's Ward. Tire o Glyph of Evocation, heal + parasita é ruim.

Protectors of the Endless você pode dar Spellsteal no buff de heal.

Vamos por partes:

Vou adicionar o que você disse sobre o Will of Emperor e sobre o protectors of the endless, embora eu ache que o spellsteal só funcione com o dispel e o buff de heal não faça efeito em você, assim como no wind lord, então isso seria mais uma coisa setada pelo grupo (mage dispella o buff de heal e/ou dispela o add no windlord) mais do que propriamente algo que beneficie o mago durante a luta.

Quanto ao amber'shaper, eu sinceramente não acredito que o ganho de DPS de ter dois targets 100% do tempo para os seus ice lances supere o burst de mage arcane na última fase da luta quando o boss e/ou o amber monstrosity tem 30 stacks ou mais. Sobre o vizier é a mesma coisa, considerando que você não esteja jogando de arcane (o que mudaria o efeito do glyph do evocation) e que a luta não é em heroic (o que aumentaria o dano do force and verve) essa pode ser uma tática viável mas que representa uma elevada perda de dano. Seria mais proveitoso escolher o Cold Snap como talento do tier 4 e pode ter dois ice blocks na fase do force and verve para garantir.

Quanto ao spirit kings, não vale a pena arriscar uma vez que temos blink pra todos os flanking orders.

E sobre o Stone Guards eu diria até mais, acho que mesmo de arcane você pode jogar com incanter's ward assim como eu postei a respeito do garalon e do Will of Emperor.

Valeu pelo feedback, Skeith
    Editado por Loois em 15/02/2013 15:31 BRST
    Responder Citar
    Maga Pandarena 90
    14060
    15/02/2013 15:11Citação de Loois
    ache que o spellsteal só funcione com o dispel e o buff de heal não faça efeito em você

Acredito que faz efeito, pelo menos quando estou com o debuff que perde HP, ele é anulado pelo heal. No Wind Lord realmente não ganha nada.

Quanto ao amber'shaper, eu sinceramente não acredito que o ganho de DPS de ter dois targets 100% do tempo para os seus ice lances supere o burst de mage arcane na última fase da luta quando o boss e/ou o amber monstrosity tem 30 stacks ou mais

Sempre que matei eu virei aquela porcaria logo no começo, então pra mim foi indiferente a fase final, mas entendo o que quer dizer, embora eu ache o burst de Frost mais poderoso que o de Arcane (só que tem um intervalo de tempo menor).

Sobre o vizier é a mesma coisa, considerando que você não esteja jogando de arcane (o que mudaria o efeito do glyph do evocation) e que a luta não é em heroic (o que aumentaria o dano do force and verve) essa pode ser uma tática viável mas que representa uma elevada perda de dano. Seria mais proveitoso escolher o Cold Snap como talento do tier 4 e pode ter dois ice blocks na fase do force and verve para garantir.

Eu quis falar especificamente em normal. Onde berserk não é problema e grupos que começam geralmente sofrem no heal.

Não estou jogando muito de Arcane porque não me adaptei direito a ficar na runa + mover + manter cargas (fiz 60k no Sha de Arcane [para ver o desespero] enquanto vi outro mage fazer 92k, só que ele perdeu para meus 88k de Frost no Damage Done). Então estou basicamente Frost e mudo para Arcane em lutas favoráveis como Gara'jal ou Protectors of the Endless. Como minha progressão heroic nesse patch vai se resumir a MsV pelo 5.2 estar aí, não vou dominar algo que será descartado =S
    Editado por Skeith em 15/02/2013 16:08 BRST
    Responder Citar
    Maga Elfa Sangrenta 90
    9650
    Faço nada de PvE, mas seu eu for fazer certamente vou ler isso aqui. Muito bom o tópico.
    Responder Citar
    Maga Trolesa 90
    6075
    15/02/2013 13:50Citação de Loois
    Nessa luta o ideal é escolher o greater invisibility como talento do tier 4 para ser capaz de tirar o Wind Step.

Como assim?
    Greater Invisibility REMOVE o Wind Step ou diminui em 90% o dano causado pelo Unseen Strike?
    Seria do Unseen Strike né?

Vale adicionar também, que pra quem não sabe, no Spirit Kings heroics, o Mage consegue dispellar bastante na terceira fase. ;)
    Editado por Fäithlëss em 15/02/2013 23:18 BRST
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    Wind Step
    50 yd range
    Instant
    Teleports to a target and inflicts a quick strike causing all targets within 10 yards to bleed for 150000 damage every 2 sec for 30 sec.

http://www.wowhead.com/spell=123175/wind-step

Ele remove o debuff.
    Editado por Loois em 15/02/2013 23:44 BRST
    Responder Citar
    Maga Trolesa 90
    6075
    O.O

Caceta... não sabia dessa. uahuahuahuahua eu sofria só no Ice Block mesmo.

Vivendo e aprendendo. :P
    Responder Citar
    Mago Gnomo 90
    7095
    Dá pra blinkar ainda quando recebemos o unseen strike? Pra raid não precisar stackar...

@Skeith tive o mesmo problema que você no Sha, não consegui me adaptar de arcane naquela luta, testei com RoP e Evocation mas não rolou. Não cheguei a testar com frost porque ele morreu mesmo com meu baixo dps, hehe.
    Responder Citar
    Maga Trolesa 90
    6075
    Eu bato 90k+ no Sha. uhauhauhauhaua muito easy.

No caso Blink você usa para stackar, se você tomar Unseen Strike sozinho, você morre. Deixa seu Ice Block para emergencias, como tirar debuff ou na fase final.
    Responder Citar
    Maga Pandarena 90
    14060
    16/02/2013 15:40Citação de Fäithlëss

Fica em primeiro no damage done?
    Responder Citar
    Maga Trolesa 90
    6075
    16/02/2013 17:18Citação de Skeith

Fica em primeiro no damage done?

Não. :(

Geralmente quem topa são os dotters.
    Acabei de fazer aqui e fiz 77k de DPS. Hoje já foi atípico... dei umas vaciladas. Mas consigo botar 90k de dps nele de Arcane.
    Responder Citar
    Mago Troll 100
    18610
    http://worldoflogs.com/reports/rt-dznmmo1n3y3kju2o/sum/damageDone/?s=11143&e=11588

É relativamente tranquilo ficar em primeiro no damage done na luta do sha como arcane, nesse log o dano pode ser comparado inclusive com o de uma classe multi-dot [Warlock] (eu tinha um log melhor, que eu tinha batido 122k, mas acho que não uparam).

Imagino que o Skeith use o recount e não o skada. Esse problema de DPS que não corresponde ao damage done é típico do recount porque ele considera que todos os jogadores tem o active time de 100%, por isso seu dps não diminui em fases da luta nas quais você não bate por diversas razões e o seu companheiro acaba ficando com um DPS menor e um damage done maior. Por outro lado, o skada calcula também seu active time e, por isso, é capaz de oferecer o seu DPS efetivo.
    Responder Citar
    Maga Pandarena 90
    14060
    16/02/2013 18:08Citação de Loois
    Imagino que o Skeith use o recount e não o skada. Esse problema de DPS que não corresponde ao damage done é típico do recount porque ele considera que todos os jogadores tem o active time de 100%, por isso seu dps não diminui em fases da luta nas quais você não bate por diversas razões e o seu companheiro acaba ficando com um DPS menor e um damage done maior. Por outro lado, o skada calcula também seu active time e, por isso, é capaz de oferecer o seu DPS efetivo.

Por isso, eu realmente não ligo para DPS, meu recount fica mostrando o rank de damage done. O que importa pra mim é quem bateu mais no boss. Pode fazer 1 dps que não ligo. =)

Btw, curti o tópico agora, tinha esquecido x-x
    Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
    Explique (no máximo 256 caracteres)
    Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]