Medo de falar com as pessoas, mais alguém?

Cavaleira da Morte Humana 90
16325
Bom estou escrevendo esse tópico pra ver se mais alguém sofre do problema que estou passando... Que não é novo.

Tudo começou ainda na LK, eu fiquei meio tímido em me comunicar em tempo real com as pessoas. Então desde esse tempo eu nunca mais montei uma raid com pessoas que não fossem meus amigos e nunca fui muito de entrar em contato direto com outras pessoas, a menos que eu estivesse muito noiado.

Ultimamente eu estou frustrado pois estou com vergonha de montar um grupo pra farmar meu set T11 Heroic. Sim, vergonha de postar no trade, de juntar o povo no TS/Skype e conversar com eles.

A verdade é, por mais tosco que isso possa parecer, eu sou tímido. Se alguém chegar pra conversar comigo, eu vou falar. Se alguém me chamar pra um grupo pra fazer alguma coisa, eu vou falar e tal. Mas eu correr atras e falar com as pessoas... Not...

Nem no TS da guilda eu fico muito tempo, por não conhecer ninguém e não conseguir chegar do nada pra bater um papo.

Gostaria de saber de vocês, só eu que ando "socially awkward" ultimamente ao ponto de nem conseguir fazer as coisas, ou tem mais alguém ai assim?

É muito ruim não conseguir ser ativo socialmente em um jogo social. O fórum é o único lugar que eu consigo defecar pela boca livremente, talvez por não ser em tempo real ou não ser conversando...
Editado por Kick em 17/02/2013 19:55 BRT
Responder Citar
Bruxo Humano 90
11970
Até pouco tempo eu tinha esse mesmo problema no TS.

Ia fazer Raids antigas para farmar achiev e ficava no maior sem graça de falar no TS.
Tinha achiev que eu sabia exatamente como era e eu ficava sem jeito de falar,ficar explicando e tals.

Agora dei uma melhorada de leve.
Semana passada fui fazer uns achiev e falei pra burro.
Hoje fiquei mais de hora no Skype com 1 amigo das antigas.

Acho que o negócio é encarar seu problema de frente.

Tentar juntar um grupo e ir pro TS encarar a multidão.

Eu acho que muita gente tem este mesmo problema.
Eu sou um.
Mas o inimigo está ai para ser vencido.

Um que você pode chamar sou eu.
Ai vai ser o TS dos caladão...
:P
Responder Citar
Caçadora Humana 90
7535
Olá,

Realmente por conta própria a melhor maneira é enfrentar o problema e desafiar seus limites.

Na vida real voce tambem enfrenta esse problema?
Editado por Ninphea em 17/02/2013 20:10 BRT
Responder Citar
Ladino Humano 100
16970
Eu não tenho esse problema por ser mais sociável, mas conheço pessoas que sofrem desse mesmo problema que o Driv... quero dizer... Kick ta sofrendo.

Não tem jeito cara, ou procura um psicologo pra ajudar a superar a ansiedade ou enche o peito de ar e encara a parada.

Uma dica q posso dar (que dou pros meus conhecidos com mesmo prob) é ter em mente que ninguém ali ta pra te julgar em nada, todos estãos dispostos a conversar de boa sepuxar assunto. Tente começar com coisas do próprio jogo e depois quando for ganhando confiança fale de outros assuntos.

Só evite tentar fazer piadas, a não ser que seja uma pessoa extremamente confiante (e com talento pra ser engraçado) ou ja tenha uma intimidade grande com as pessoas q ta papeando.
Editado por Hikz em 17/02/2013 20:15 BRT
Responder Citar
Ladino Humano 90
4375
Ola!

kick o poblema pode estar tbm no chat :D
o pouco tempo que jogai no nemesis,não gostei dos chats, era uma coisa muito fechada a galera nao conversa para descontrair, e so anuncio de vendas ou montando grupo.

talvez esse seja seu receio :D

o tol'barad e um ovo todo mundo se conhece, e conversa uma das coisa que eu gosto no realm e isso :)

Realmente por conta própria a melhor maneira é enfrentar o problema e desafiar seus limites.
Ola doutor ninphea você tambem desincrava unha?
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Morto-vivo 90
9240
Isso é reflexo do seu dia-a-dia "in real life"? Se sim, procure um tratamento, sério, você pode melhorar muito com poucos meses de ajuda.

De todas as maneiras você sai ganhando.

Só acho uma pena que alguém como você que escreve e sabe se expressar tão bem, não consiga colocar tudo isso numa interação mais ativa.

Espero que melhore!

Abraços,
Ravnos
Responder Citar
MVP
Paladino Tauren 84
7370
Na minha guilda tinham algumas pessoas que sofriam do mesmo problema, mas eu ajudei elas a resolverem:

Depois de um tempo em que a gente passou a usar o RC eu bloquiei o chat da guilda, de maneira que se alguém quisesse falar algo seria forçado a se pronunciar hahaha

Acabou que deu certo e o povo acabou começando a falar por necessidade hehe. Agora eu já liberei o chat novamente, por que de madrugada é tenso ficar falando já que muitos da guilda moram com os pais e tal e não podem acordar eles.

A nossa guilda é pequena e completamente casual, a gente fica o dia inteiro conversando sobre os mais diversos assuntos (filmes, quadrinhos, livros, lore do warcraft, animes, mangas, jogos e é claro WoW, entre outras coisas). É importante você estar entre amigos com os quais você se sinta confortavel em conversar, caso contrário não vai dar certo mesmo.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8975
17/02/2013 20:21Citação de Ðarkterror
o pouco tempo que jogai no nemesis,não gostei dos chats, era uma coisa muito fechada a galera nao conversa para descontrair, e so anuncio de vendas ou montando grupo.

Mas o trade é pra isso, oras. Poluir o trade com conversinha é de ferrar!

Quanto ao tópico, eu era assim quando mais novo. Agora sou até desbocado. Acho que conforme tu conhece mais as pessoas do teu grupo/guild/whatever, você acaba se desinibindo e conversando mais, e conforme o tempo passar, você acabará por fazer isso com outras pessoas também, mesmo que de fora do grupo.
Responder Citar
Ladino Humano 90
4375
17/02/2013 20:43Citação de Alieksey
Mas o trade é pra isso, oras. Poluir o trade com conversinha é de ferrar!
tem um chat geral tbm :D
Responder Citar
Paladina Humana 90
18505
Acredito que isso seja bem comum .
Responder Citar
Caçadora Humana 90
8235
Kick, não se sinta só.
Também estou no grupo daqueles que "não se enturmam".
Nos chats da vida, temo que meu problema é não ser da geração "miguxes".
Sério, minha natureza é escrever "para" e não "pra".
Um "vc" vai contra minha essência.
Minha tendencia a ser prolixa no escrever aliada a dificuldade se "secar o texto" são minha maldição.
E aí junta a falta de "internêtes" mais o uso de termos dentro do wow, e ferrou geral.
Tem hora que não dá para acompanhar o povo "batendo papo", não digitou tão rápido assim
Isso sem contar quando falam o termo em inglês e eu fico incerta sobre a tradução (taunt é rosnar? ou estarei enganada??), ou até mesmo sobre o que estão falando (me chamem de rolha - vivo boiando)

Quanto ao TS, estou enfrentando um problema técnico. Não consegui (ainda) acertar o uso do microfone. De qualquer forma, sei que meu "escrever demais" reflete a tendência de "falar demais". E sei que, lá no fundo, tenho o receio de ser a "chata" do TS.

De qualquer forma, escrever - seja aqui no Fórum ou no chat in game - sempre é mais fácil, sob a ótica de ter tempo de pensar sobre o que se quer dizer e elaborar os pensamentos.
Mas tem uma grande desvantagem
Mesmo escrevendo claramente, a falta dos outros elementos de comunicação - tom de voz, linguagem corporal - muitas vezes cria maus entendidos.

Já conversar pessoalmente ou em chat de voz expõe mais a gente, deixa que os outros nos vejam, ou melhor, nos ouçam, dando um "pedaço real" de nós. Nada de avatar para se esconder, com a voz é algo pessoal.
A vantagem é que essa pequena abertura também dá espaço para um melhor entendimento entre os interlocutores, e, quem sabe, até criar vínculos mais efetivos.

HUM... não disse que eu "falo demais"? =)

Bom, finalizando, fica a dica dada pelo colega Mozani: vai tentando aos poucos, que aos poucos a coisa vai. =)
Responder Citar
Caçadora Elfa Noturna 90
13395
Tadinho do Kick. Beijinhos de elfa para você melhorar suas horas no wow.

Well, acho que meu único problema é em pugar negos pelo chat. Talvez pelo climão manero que fica quando vc é ignorado :v
Eu não tenho muitos problemas em me comunicar visto que eu sou tão amada que sou alvo de bulem. É tanto amor que mal cabe em uma Night Elf.

Eu diria que se você tem vergonha ou a falta de interesse em se relacionar com os candangos de sua guild, é pq o ambiente não é aquele que você curte. Tente procurar algo mais ao seu gosto :D
Responder Citar
Guerreiro Humano 100
13600
Isto é mais comum que você pode imaginar. Eu, por exemplo, sou tímido. Todas as vezes que faço novo contato social, é um "parto" começar a conversar. Porém, apenas no chat do RC/Skype, venci a timidez em outros contextos, como, por exemplo o profissional. Vencida a primeira barreira, a coisa vai mais naturalmente.

Sugestão: procure pequenos grupos que tenham afinidade contigo, mesmo via chat de texto, eles podem atuar com o que é conhecido como facilitadores de contato. Participar de uma pequena guilda iniciante e casual pode ajudar.
Responder Citar
Maga Trolesa 90
6075
Eu nunca tive esse tipo de problema.

Mas durante raid eu procuro ficar mais quieto, falando somente algumas dicas de algo que estou vendo errado ou pode melhorar.
Responder Citar
16325
17/02/2013 20:35Citação de Ravnøs
Isso é reflexo do seu dia-a-dia "in real life"?

Não falo com pessoas que usam essa head... /jk

Não sei se é. Na vida real eu sou uma pessoa que até consegue chegar e conversar normalmente desde que não envolva coisas incomuns. Por exemplo eu precisei certa vez ligar para um certo estabelecimento comercial pra perguntar da disponibilidade de usar o local como set de uma filmagem... Eu fiquei olhando pro telefone tanto tempo rezando pra outra pessoa ligar...

Uma vez que eu tenha contato ou iniciado uma conversação com a pessoa, eu consigo falar normalmente, ser bem extrovertido e tal. Só que começar a conversar é um parto. Tipo, juntar forças e iniciar um papo, ou ir até a pessoa... pfff... Por isso eu nem tentava montar grupos na faculdade em disciplinas que não conhecia ninguém.

Eu só não tenho problemas quando a conversa já está combinada. Tipo assunto de trabalho e tal que precisa ir e falar com tal pessoa e essas coisas.
Responder Citar
Caçador Troll 90
14240
Cara, eu também só falo com pessoas da minha guild e amigos, sempre raido com eles, etc... Mas quando nós decidimos fazer uma raid (pugs) eu acabo ficando mais quieto mesmo... Mas acho que seja normal você ficar mais retraído com pessoas que não conhece, como primeiro dia na faculdade.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
7970
Bem vindo ao time, Kick. Passo pelo mesmo no WoW. E no meu caso ainda gero mais um agravante onde venho pra cá com a idéia de que boa parte da comunidade não é amigável, tem muita "criança" (falo de comportamento) e isso me bloqueia a "me aproximar de players". Não tenho amigos IRL jogando (tenho um, mas quando jogamos sai morte por diferenças de opinião sobre o jogo xD então nao jogo com ele), e minha guilda meio que "debandou" desde o Natal (me botando em cheque até se quero de fato continuar jogando por muito mais tempo).

Com isso, não faço grupos random (PUG é algo impensável pra mim.), e tenho alguma resistência a entrar tm TS ou coisa do tipo com pessoas estranhas.

Mas infelizmente também não há uma fórmula pra mudar isso que não seja "meter a cara". Se vc não interagir, esse comportamento só tende a continuar mesmo.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8035
17/02/2013 21:32Citação de Kick
Uma vez que eu tenha contato ou iniciado uma conversação com a pessoa, eu consigo falar normalmente, ser bem extrovertido e tal.

Isso é normal. Até clichê, se posso afirmar... eu sou assim. Sempre que começo algo, que estou conhecendo pessoas novas acabo recolhendo-me e julgando cada uma separadamente. Eu meio que crio uma ficha para cada uma delas e atribuo qualidades e defeitos. Depois de fazer isso, acabo permitindo que os outros também achem minhas qualidades e meus defeitos, e minha timidez desaparece.
Responder Citar
MVP
Xamã Orc 90
12390
Cara, ultimamente como as coias andam a melhor coisa e ficar como você está é mais seguro.
Responder Citar
16325
17/02/2013 22:05Citação de Pöh
Isso é normal. Até clichê, se posso afirmar... eu sou assim. Sempre que começo algo, que estou conhecendo pessoas novas acabo recolhendo-me e julgando cada uma separadamente. Eu meio que crio uma ficha para cada uma delas e atribuo qualidades e defeitos. Depois de fazer isso, acabo permitindo que os outros também achem minhas qualidades e meus defeitos, e minha timidez desaparece.

É, mas o problema é antes disso.

Mesmo que seja uma pessoa que eu goste por algum motivo, chegar pra conversar é uma barreira muitas vezes intransponível.

Não sei se é ansiedade, medo, vergonha, constipação... Mas não rola.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]