Monge Healer - 5.2 ficará viável?

Xamã Tauren 91
6545
Possuo um monge no 88, atualmente, mas como eu curto as specs de curandeiros e possuou mais outros dois healers no 90 (no caso, druida e paladino) sei das diferenças, deficiências e bônus de cada healer.

Pelo que pude constatar do monk, ele cura bem, é divertido mas gasta muita mana. Reparei quando upei outros healers, como esse daqui e também o druida e os achava bem mana save, sendo que por serem duas classes que são compostas de muitos HoTs e heals de áreas, senti um pouco de dificuldade com o monk nesse aspecto, já que o único heal de área controlável do monk é a sua giratória que gasta muita mana, inclusive.

Vendo os patch notes do 5.2, confesso que fiquei um pouco assustado, já que pelo meu entendimento, o monk healer vai tomar mais nerf que buffs. Vejamos:

- Chi Wave now does 100% more damage and 14% less healing, and no longer costs Chi, and has a 15-second cooldown.

Eu costumo sempre usar o Chi Wave, já que o seu CD é baixo (8s) e dá uma cura boa em área. Porém com 14% a menos de cura e um CD quase o dobro, não ficará muito viável assim.

- Zen Sphere now has a limit of 2 (was 1), detonates when either the recipient reaches 35% health or the Zen Sphere is dispelled, no longer costs Chi, and has a 10-second cooldown. Its periodic damage has been increased by 22%, periodic healing has been reduced by 61%, its detonation healing has been reduced by 62%, and detonation range has been increased by 40%.

Complicado isso, essa spell já não é lá essas coisas e a Blizzard ainda nerfa mais ainda? Se ela já é pouca usada, imagine agora com 61% a menos de cura. Ainda hei de continuar com o Chi Wave no lugar.

- Chi Burst now does 69% more healing, no longer costs Chi, and has a 30-second cooldown.

- The Glyphed version of Uplift now costs 16% of base mana (was 6.6%) to cast.

Outro nerf para quem usa o glyph do Uplift. 16% é MUITA coisa.

<><><><>

Outro nerf disfarçado. Putz, 30s de CD é muito grande para uma magia que também é tão eficiente assim, mesmo com esses quase 70% de heal a mais, não compensa.

Parece que a árvore de lvl30 do monge vai tomar um GRANDE nerf nas 3 habilidades. E parece que a Blizzard insiste em tornar um monk healer uma espécie de healer-dps. Mesmo levando alguns buffs que irei falar, os nerfs são grandes, ao meu ver.

- Healing Elixirs now heals the Monk for 15% of maximum health (was 10%).

Buff é sempre bom. Apesar de não usar esse talento, estou considerando usá-lo.

- Muscle Memory is a new passive ability for Mistweaver Monks. Successful Jabs and Spinning Crane Kicks which damages at least 3 enemies cause Muscle Memory. Muscle Memory causes the Monk's next Tiger Palm or Blackout Kick to deal 150% more damage and restore 4% mana.

Sinceramente, eu quero curar mais do que bater, se tratando de pve, e se a Blizzard tornar monk apenas um healer-dps, como healer pve ficará um pouco inviável. O bom do jogo é a diversidade que ele pode lhe propor, ficar forçando sempre uma única mecânica viável de jogo é um design fail dos grandes, em minha opinião. Apesar de ser um Buff, me preocupa em a Blizzard parecer forçar o tipo de jogabilidade do monk. Esse buff acima será bom muito mais para PvP.

- Summon Jade Serpent Statue no longer costs mana.

Finalmente! Não sei que milagre eles não aumentaram o cooldown.

- Life Cocoon can no longer be dispelled.

Bom para PvP.

----

Acho que as mudanças irão afetar o mistwaver mais para PvP, tornado-o mais viável, mas me preocupa um pouco as poucas mudanças significativas dele para PvE, pois, pelo que entendi, são mais nerfs que buffs. Por favor, comentem.
Responder Citar
Monja Pandarena 90
4635
Olá Shamandrow td bem?

Então, não posso falar sobre as mudanças nas arvores de specs DPS de monk, entretanto ao meu ver o monge healer em questão deverá ter mais buffs que nerfs:

ONDA DE CHI: Estou em dúvida nesse sua postagem:

27/02/2013 21:55Citação de Shamandrow
- Chi Wave now does 100% more damage and 14% less healing, and no longer costs Chi, and has a 15-second cooldown.

De acordo com o próprio Fórum da Blizz não haverá essa redução de 14% na cura:
http://us.battle.net/wow/pt/blog/8586238#class_monk
Caso isso tenha sido mudado recentemente peço desculpas.

De qualquer forma com nerf de 14% ou não ainda será um grande buff uma vez que não custará mais chi. Esse chi extra pode ser usado para Bruma Envolvente ou para Corrente Ascendente sendo que a partir de agora podemos manter a onda sempre em CD. Apesar do aumento de CD ainda acho que será um buff.

"Estouro de Chi agora causa 100% a mais de dano e de cura, não custa mais Chi e tem uma recarga de 30 segundos." Não o uso mas será também bufado.

Sem comentário sob re Esfera Zen pois não a uso.

"Onda do Boi em Disparada agora possui uma recarga de 30 segundos (era de 60 segundos)." Buff entretanto também não o uso.

"Atenuar Ferimento agora pode ser usado enquanto atordoado, e a recarga terá início assim que é usado, e não ao fim do efeito." Buff.

"Elixires de Cura agora restauram 15% do máximo de pontos de vida do Monge (restauravam 10%)." Buff. Eu já usava esse talento por ser simples e por não me adaptar aos outros então melhor ainda agora.

"Torpedo de Chi agora causa 15% a mais de dano." Buff. Não que o torpedo seja usado para causar dano, entretanto não deixa de ser buff.

"""Esferas Curativas agora têm duração de 1 minuto. Esferas Curativas geradas por Maestria: Dádiva da Serpente agora têm 30 segundos de duração.

Esferas Curativas agora curam 50% do valor original se expirarem sem serem coletadas. Esta cura afetará a Maestria relevante."""

Grande dúvida nessa parte. Como as esferas irão curar sem serem coletadas? Aguardando o patch para maior entendimento.

"Eminência agora cura 25% do dano causado (curava 50%).
O Zelo da Serpente cura em 12,5% por aplicação de dano (antes curava 25%)"

Dois aparentes nerfs para quem usa a mecânica Heal/DPS, entretanto segue :

""Ensinamentos do Monastério agora concede benefícios adicionais.

O dano da Palma do Tigre foi aumentado em 100% e restaura 1% do mana máximo.

O dano do Raio Jade Crepitante foi aumentado em 100%.

Chute Blecaute agora atinge 4 alvos adicionais, causando 50% de dano.

Memória Muscular: Uma nova habilidade passiva de Tecelão da Névoa ativada por um Jabe bem-sucedido ou um Chute Giratório da Garça que cause dano a pelo menos 3 inimigos. Ao receber Memória Muscular, a próxima Palma do Tigre ou Chute Blecaute do Monge causa 150% mais dano.""

Redução pela metade das eminências e dobrados os danos. Elas por elas. A restauração de mana pela Palma do Tigre realmente é um buff muito interessante.

Passiva Memória Muscular sem dúvida um grande buff pra usuários da mecânica heal/Dps.

"Casulo de Vida não pode mais ser dissipado." Buff interessante em pvp.

"Evocar Estátua de Serpente de Jade não custa mais mana." Importante principalmente em pvp onde a luta muda de lugar com frequência. Buff sem dúvida.

Sendo assim num contexto geral, nós monges cura, teremos que nos adaptar a novas mecânicas e prioridades, entretanto acredito que tivemos melhoras significantes nesse patch, vai depender agora de aprendizado e prática.

Dados obtidos do Forum da Blizz atualizado em 11/02/2013:
http://us.battle.net/wow/pt/blog/8586238#class_monk

Não sei se houveram outras atualizações ainda.

Grande abraço e que venha o patch!

=)
Responder Citar
Xamã Tauren 91
6545
Opa, Lylla,

Obrigado por responder, já que essa minha dúvida remete ao meu conhecimento mais amador à classe. Estou criando afinco com ela agora e mesmo com as mudanças, estou gostando de curar com o monk.

Eu peguei do último patch notes do dia 25/02. Segue o link:

http://us.battle.net/wow/en/blog/8226552/Patch_52_PTR_and_Patch_Notes_-_January_30-1_30_2013

O que eu estou percebendo, é que a Blizzard está aumentando o dano do monk healer para melhor, certamente também, a sua performance em PvP. Para quem irá focar no melee healer em PvE pode ser que sinta uma diferença pra melhor, mas para quem irá seguir o modo tradicional de cura, pode ser que sinta uma dificuldade maior, por algumas magias tiveram CDs diferenciados como a Onda de Chi e também uma leve redução de dano.

Mas como toda as classes não só ganham buffs como também recebem nerfs, então só testando para medir os prós e os contras. Espero que o monk fique muito legal nesse novo patch.
Responder Citar
Monja Pandarena 91
12345

Eu costumo sempre usar o Chi Wave, já que o seu CD é baixo (8s) e dá uma cura boa em área. Porém com 14% a menos de cura e um CD quase o dobro, não ficará muito viável assim.

mesmo que perca 14% de cura e dobre o cooldown, não consome mais chi, não vejo como isso vai dificultar a cura para healers, ja que vão poder usar o chi pra outra cura.

- Zen Sphere now has a limit of 2 (was 1), detonates when either the recipient reaches 35% health or the Zen Sphere is dispelled, no longer costs Chi, and has a 10-second cooldown. Its periodic damage has been increased by 22%, periodic healing has been reduced by 61%, its detonation healing has been reduced by 62%, and detonation range has been increased by 40%.

Complicado isso, essa spell já não é lá essas coisas e a Blizzard ainda nerfa mais ainda? Se ela já é pouca usada, imagine agora com 61% a menos de cura. Ainda hei de continuar com o Chi Wave no lugar.

a zem sphere foi modificada, ja que agora vai poder invocar 2 juntas, e ambas ainda explodem, a quantidade de cura delas ficou mais alto na verdade, mas quando usa 1 apenas cura menos.

- Chi Burst now does 69% more healing, no longer costs Chi, and has a 30-second cooldown.

não consome chi mais, por isso o cooldown foi aumentado.

Parece que a árvore de lvl30 do monge vai tomar um GRANDE nerf nas 3 habilidades. E parece que a Blizzard insiste em tornar um monk healer uma espécie de healer-dps. Mesmo levando alguns buffs que irei falar, os nerfs são grandes, ao meu ver.

não foram nerfadas, foi apenas modificado pra poder manter como esta, ja que todas as habilidades do lvl 30 consomem chi e agora não irão mais requerer ele, agora se tivessem mantido elas como estavam sem usar chi, ai sim seria apelação.

27/02/2013 23:33Citação de Lyllamonk
Grande dúvida nessa parte. Como as esferas irão curar sem serem coletadas? Aguardando o patch para maior entendimento.

é bem interessante, se elas expiram, elas curam 50% do valor do alvo mais proximo delas, ajuda muito devido a muitos tanks e dps serem pedras nas lutas.
Responder Citar
Monja Pandarena 90
4635
28/02/2013 01:00Citação de Shifang
é bem interessante, se elas expiram, elas curam 50% do valor do alvo mais proximo delas, ajuda muito devido a muitos tanks e dps serem pedras nas lutas.

Se a mecânica realmente for essa de curar o mais próximo o atributo maestria vai ser mais interessante e deverá ser repensado pois atualmente ocupa o ultimo lugar de prioridades.

Grande abraço
Editado por Lyllamonk em 28/02/2013 02:33 BRT
Responder Citar
Monja Elfa Noturna 90
9385
Monk Healer será o #1 o #2 em RBG.

Terá sua utilidade em arenas 3v3 e 5v5, principalmente contra comps de melee (TSG, PHD, KFC, Thug Cleave e etc.).
Responder Citar
Xamã Tauren 91
6545
Eu não sei, apesar que aparentimente a build como o tradicional mistweaver poderá melhorar um pouco, a de fistweaver parece que não.

Andei acompanhado uns tópicos há alguns dias na comunidade norte-americana, e a preocupação é de forma semelhante, já que as mudanças de nerfs para o monk healer irá afetar diretamente o fistweaver. Vejam:

http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/7978880044

http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/7980169704

http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/8087878870
Responder Citar
Monja Pandarena 90
10770
Do meu ponto de vista no PvE:

Fistweaver vai ser viável até certo ponto. Lutas com cleave, com raid-damage baixo/moderado e mecânicas que deêm algum buff no damage dealt, dá pra mesclar Fistweaving e Mistweaving sem maiores problemas.

Já em lutas onde o dano for alto na maior parte do tempo (principalmente em prog heroic), acho bem complicado você conseguir ficar no fistweaving sem comprometer bastante o healing output. Fora que é "rotação" pra isso ficou bem chata, né.
Responder Citar
Monge Pandaren 90
9345
Depois que você pega o cap de 8k de espírito, seu gasto de mana fica suave
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]