[Assunto] - 1x1 não define classe!

Xamã Orc 90
5660
Galera, bom dia/ boa tarde/ boa noite a todos!
Estou criando esse tópico com um intuito: Auxiliar os newbies (não estou ofendendo-os) a entender de uma vez que 1x1 não define uma classe, ou seja, se ela é forte ou fraca.

Amigos, TODA classe, sem exceção, tem sua força e sua fraqueza.
Algumas têm menos fraquezas que outras, assim como outras tem menos forças, e vise-e-versa.
O jogo nunca foi, não é, e nunca será destinado à lutas 1x1.
Querer que um Mago desbuffado consiga segurar o dano frontal de um Guerreiro em seu Burst é o mesmo que lançar um Sacerdote para tankar qualquer boss level 90.

Vamos pensar da seguinte maneira: Uma classe existe para suprir uma possível necessidade de outra classe.

Exemplo: O "Guerreiro Armas" é uma classe versátil, possui um dano alto, uma resistência média-alta, e uma mobilidade média. Não possui muitos recursos para desabilitar os inimigos, bem como é uma classe voltada para si, ou seja, sem buffs para os aliados. Fazendo com que seja uma classe totalmente DPS....

Após essa avaliação podemos perceber que o Guerreiro Armas é excelente, porém, tem as suas fraquezas. Após duas investidas, um pulo heroico, "spell reflection" e mais algumas poucas habilidades, o Guerreiro encontra-se totalmente "fraco". É neste ponto que outra classe consegue supri-lo. Um Paladino pode usar Mão da Liberdade, um Druida pode prender o inimigo nos galhos, e por aí vai...

Esses critérios são validos para TODAS as classes, sem exceção!
Até mesmo os Magos, classes totalmente "móveis" em um campo de batalha tem as suas habilidades esgotadas após alguns momentos de luta.

Então, caros amigos, por favor. Entendam de uma vez que o jogo foi feito, dentre outros motivos, para o equilíbrio entre as classes.

Abaixo preparei uma listagem de todas as classes/especializações e suas respectivas atribuições dentro do âmbito JxJ, uma vez que o assunto do tópico é sobre isso.
Espero que gostem, e caso não concordem com algum ponto, por favor, vamos discutir para ajudar a todos.
Use essa "tabela" para lhe ajudar a entender a "força" e a "fraqueza" de cada classe.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bruxo - Consegue recuperar a própria vida com itens e resistir a danos usando escudos de magia negra. Mas é relativamente fraco em oferecer suporte para os aliados, exceto por oferecer item que recupera vida, bem como um portal, excelente para aumentar a mobilidade de todos do grupo. Forte contra classes não-mágicas (exceto as que tenham silence e/ou muitos CCs), fraco contra classes mágicas (principalmente as que possuem silence).
Bruxo Suplício
Excelente especialização de dano em massa, pode usar seus DoTs em vários alvos ao mesmo tempo e prefere manter distância do combate e possui a maior auto-recuperação de vida dentre as especializações. Possui um dano bom e muito constante, porém, é fraco contra classes que tenha a capacidade de remover seus DoTs.
Dano: 8
Resistência: 4
Mobilidade: 6
Suporte: 2
Controle: 6

Bruxo Demonologia
Se utiliza de ajudantes para o auxiliar no dano, possui um ajudante único, próprio da classe. Esses ajudantes únicos os auxilia no controle dos inimigos, bem como oferece um dano adicional. Possui um dano abaixo das outras classes, porém, é um dano constante e levemente gradativo. Altamente dependente dos ajudantes para causar um dano maior. Se utiliza de uma forma demoníaca para causar dano maior e, de bônus, uma excelente resistência (a maior das specs de bruxo), o que o torna levemente capaz de entrar na batalha e causar dano a inimigos próximos.
Resistência: 6
Controle: 4

Bruxo Destruição
O maior dano entre as especializações, contudo, altamente dependente de cast. Fraco contra classes que dão silence e que cortam cast. Consegue causar um dano muito alto em múltiplos alvos por um determinado tempo. Procura sempre se manter longe da área de combate, evitando ser desabilitado. Consegue combinar a fraqueza do cast, com talento que o permite castar andando, porém, com uma pequena penalidade no tempo do cast. Excelente classe, contudo, muito dependente de outras classes para que sua excelência seja alcançada.
Dano: 9
Controle: 5

Caçador - É uma classe muito versátil, consegue controlar vários alvos ao mesmo tempo, além de ter um dos melhores controle de inimigos entre todas as outras classes. Consegue entrar e sair do combate facilmente. Todas as especializações porruem uma resistência média-baixa e mobilidade média-alta. Uma classe muito ruim em oferecer suporte aos aliados, e, em algumas circunstâncias, altamente dependente de outras classes para conseguir alcançar sua excelência. Uma classe muito fraca contra inimigos corpo-a-corpo, para isso, procura sempre manter distância dos mesmos. Porém, é muito forte contra casters, por possuir flecha de silence e muitos outras habilidades de controle, além de ter a capacidade de remover Buffs dos inimigos.
Caçador Domínio das Feras
Totalmente dependente do ajudante para causar todo o seu dano. Além de ter a capacidade de domar pets com habilidade únicas. Possui um dano alto e procura sempre manter distância da área de combate e consegue recuperar a própria vida se utilizando dos pets.
Suporte: 1
Controle: 7

Caçador Precisão
É o maior dano end-game entre as especializações, possui um dano muito alto. Se utiliza dos ajudantes como complemente de controle dos inimigos, bem como um adicional em seu dano. é uma especialização totalmente voltada ao dano do Caçador. Possui uma mobilidade média-alta, e é excelente em controle dos inimigos. Possui um dano altíssimo enquanto o inimigo estiver com life cheio, e consegue manter seu dano graças ao Burst.

Caçador Sobrevivência
Não é uma classe muito utilizada em JxJ, apesar de possuir um dano muito bom. Assim como o Caçador Precisão, utiliza o ajudante como complemento em seu dano/controle. Porém, possui um controle maior que as outras especializações, tendo em vista que suas armadilhas possuem recargas menores e feitos melhorados. Consegue causar um dano muito alto em área, o que pode, em determinadas situações, atrapalhar o Controle de Inimigos.
Controle: 8

Guerreiro - Uma classe versátil, porém, extremamente dependente de outras classes. É, ao mesmo tempo, um dos maiores danos, (armas e fúria) e um dos melhores tankers (proteção). Consegue se mover rapidamente dentro da área de combate, contudo, deve-se usar cautelosamente as suas habilidade, pois o guerreiro pode ser facilmente desabilitado. Todas as especializações possuem suporte baixo, além de um controle médio-baixo. O Guerreiro é forte contra outros alvos corpo-a-corpo e fraco contra inimigos à distância, sendo assim altamente dependente de outras classes, como paladinos e druidas, para alcançar sua excelência.
Guerreiro Armas
A especialização mais utilizada dentre as outras. Possui um dano muito alto. Utiliza armas de duas-mãos e sempre procura o combate frontal. Excelente contra classes que possuam altos índices de desvios e aparamentos.
Mobilidade: 4

Guerreiro Fúria
O maior dano dentre as especializações, porém, altamente dependente de outras classes para alcançar sua excelência. Precisa manter sempre a raiva sempre alta para poder usar as suas habilidade, porém, contra-atacável caso o inimigo tenha alto nível de desvio e/ou aparar.
Dano: 10
Controle: 3

Guerreiro Proteção
Especialização muito usada por atuantes de CBR (Campos de Batalha Ranqueados) como FC (Flag Carrier) e ou para manter um CAP de Domínio. Possui a maior resistência dentre os tankers, porém, é o único tanker que não possui um auto-recuperar como os outros, exceto pelo talento Fôlego Renovado.
Dano: 5
Resistência: 10
Suporte: 4

Cavaleiro da Morte
Cavaleiro da Morte Sangue
Dano: 7
Resistência: 9
Mobilidade: 3

Cavaleiro da Morte Gélido
Resistência: 5

Cavaleiro da Morte Profano

Druida
Druida Equilíbrio
Mobilidade: 7
Suporte: 5

Druida Feral
Resistência: 3

Druida Guardião

Druida Restauração
Dano: 2
Suporte: 10

Ladino
Ladino Assassinato
Suporte: 3

Ladino Combate

Ladino Subterfúgio

Mago
Mago Arcano
Resistência: 2
Mobilidade: 5

Mago Fogo

Mago Gélido

Monge
Monge Mestre Cervejeiro
Resistência: 7

Monge Tecelão da Névoa
Dano: 4
Suporte: 7

Monge Andarilho do Vento

Paladino
Paladino Sagrado
Suporte: 8

Paladino Proteção
Dano: 5

Paladino Retribuição

Sacerdote
Sacerdote Disciplina
Suporte: 8

Sacerdote Sagrado
Suporte: 9

Sacerdote Sombra
Suporte: 6

Xamã
Xamã Elemental

Xamã Aperfeiçoamento

Xamã Restauração
Suporte: 10

PS: Em constante atualização, por favor, deem um "like" e votem fixo, e me ajudem dando sugestões! Obrigado!
Editado por Bugadinho em 11/03/2013 16:21 BRT
Responder Citar
Ladino Humano 90
14500
Ótimo topico, like e fix
Responder Citar
Xamã Orc 90
5660
Obrigado, @Hikz, não foi difícil fazer. Contudo, passei um pouco da tarde queimando neurônios imaginando situações onde envolvida cada classe, para assim poder colocar os atributos. A mais fácil, claro -para mim- que foi Xamã Aperfeiçoamento, hehe.

EDI: É chato fazer um tópico para ajudar os outros e quase ninguém ler e/ou ajudar a continuar . Depois não chorem quando postarem mais e mais e mais tópicos perguntando "Por quê tal classe está ruim no duelo?" ou outras perguntas do tipo.
Editado por Bugadinho em 08/03/2013 20:00 BRT
Responder Citar
Xamã Tauren 90
5520
a ideia do tópico é boa, mas...
x1 realmente não á parâmetro de balanceamento, mas, as classes que mais se destacam em duelos tem alta representação na arena, coincidência?

e essa " tabela " tem mt coisa errada tbm.

msm assim, se der uma melhorada no conteúdo ficará ótimo o tópico.
Responder Citar
Sacerdote disciplina foi incluído duas vezes na sua lista, enquanto sombra não foi citado. E faltou druida guardião.
Responder Citar
Caçador Humano 55
1975
Realmente não define, o que define é o jogador. Se ele gosta a classe é a melhor e se não gostar é a pior. Perante a x1, se formos pegar o RPG no pé da letra sempre terá uma classe melhor do que a outra até o círculo se fechar. Desde sempre pvp é algo, como o pve é, feito em grupo e não apenas por uma pessoa só. Isso parece não entrar na cabeça da maioria dos brasileiros.
Responder Citar
Ladina Humana 90
5625
Dureza eh que tem classe/spec que soh presta em grupo e tem outras que alem de boas em grupo, tbm detonam no x1, joga numa que soh funciona em grupo sucks....Claro 1x1 tem muito de tesoura, papel, pedra.....Mais ai vem um hunter bm, e solta um zoologico em vc....
Responder Citar
Guerreiro Orc 90
6420
Legal o tópico, curti e fixei para acabar logo com a ideia de q 1x1 mede a qualidade PvP do player.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Tauren 90
5320
O DK blood deveria ter resistência 13.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8035
É... é bom, mas... não consigo ficar feliz com um tópico assim, vendo que muitas classes arrebentam no x1 e minha classe tem uma sobrevivência de merda (que aumentou no 5.2, mas nada comparado aos outros).
Também não consigo ficar feliz durante uma arena se, quando meu parceiro morre e só sobra eu com outro cara (provavelmente ele com metade da vida), eu acabo morrendo porque não consigo desviar de tantos stuns, aguentar tanto dano. Vice-versa, muitas vezes morri primeiro e o meu parceiro (WW monk ou Warrior Fury, isso no 5.1) acabava matando um ou até os dois!

E o dano de xamã elemental não está tão bom assim não, ela não está mais a classe que era (mobilidade e defesa zero, mas... se ligasse Ascendência, queimava qualquer um).
Nenhum mimimi de "classe não é equilibrada para x1" vai me consolar quando eu morro ridiculamente para uma pessoa com menos gear que eu.
Responder Citar
Xamã Orc 90
5660
a ideia do tópico é boa, mas...
x1 realmente não á parâmetro de balanceamento, mas, as classes que mais se destacam em duelos tem alta representação na arena, coincidência?

@Xilim, por isso que eu disse
Amigos, TODA classe, sem exceção, tem sua força e sua fraqueza.
Algumas têm menos fraquezas que outras, assim como outras tem menos forças, e vise-e-versa.
O jogo nunca foi, não é, e nunca será destinado à lutas 1x1.

--------------------------------------------------------------------------
Sacerdote disciplina foi incluído duas vezes na sua lista, enquanto sombra não foi citado. E faltou druida guardião.

Obrigado por avisar, já atualizei. =D
--------------------------------------------------------------------------
E o dano de xamã elemental não está tão bom assim não, ela não está mais a classe que era (mobilidade e defesa zero, mas... se ligasse Ascendência, queimava qualquer um).
Nenhum mimimi de "classe não é equilibrada para x1" vai me consolar quando eu morro ridiculamente para uma pessoa com menos gear que eu.

@Poh, eu já até estou farmando meu set Elemental de tão bom que está! A mobilidade do elemental é boa quando usado o glyph do lobo. Bem como a resistência subiu após a inserção da fúria shamanística na spec de elemental.
Eu já passei por situações em arenas onde, sobraram eu (full health), meu healer (very low health), healer inimigo morto e warrior arms (50% health).
O warr conseguiu matar meu healer pois eram menos de 5% de life que ele tinha,não deu tempo de desabilita-lo. Sobrou eu e o warr... eu já sabia que ia perder, fiz de tudo, mas não deu para ganhá-lo. O warr era muito bom, teve seu mérito, porém, a natureza das classes o colocava acima de mim. Warrior arms é o novo pesadelo de Shaman Aperf, tanto quanto Ladino.
Editado por Bugadinho em 11/03/2013 11:55 BRT
Responder Citar
Bruxo Humano 90
7050
O JOGO É EQUILIBRADO PARA 3x3, a PROPRIA BLIZZARD FALOU ISSO.

Desculpem o caps, mas por favor parem de chorar.
Responder Citar
Caçador Humano 90
8115
achei otimo o topico, so nao entendi como hunter mm tem mais dano que hunter bm..., no mais parabens
Responder Citar
Xamã Orc 90
5660
achei otimo o topico, so nao entendi como hunter mm tem mais dano que hunter bm..., no mais parabens

Acredite, no 5.2 ele tem! =D
Está muito bom o hunter MM agora, faça um teste, brother.
=D
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8035
eu já até estou farmando meu set Elemental de tão bom que está! A mobilidade do elemental é boa quando usado o glyph do lobo. Bem como a resistência subiu após a inserção da fúria shamanística na spec de elemental.

Não sonhe muito com essa utopia de xamã elemental pois, na hora, você nota a falta que faz um botão de pânico. Fúria xamanística é muito bom, gostei, nada à reclamar, consigo segurar bastante dano com os CD's ativos. Mas, quando acaba... já era, né. Nada de glyph do lobo, não temos blink de mage, o de druida que ativa invisibilidade (!). Temos um totem tosco e inútil que "prende" a pessoa no chão (qualquer bosta tira ele daquele efeito, já sofri muito com o totem) e nossa única skill boa para afastar um melee só pode ser usada uma vez por luta (CD um tanto alto, até recarregar você morreu ou venceu).
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Mobilidade do Warlock igual a do Mage?

-q
Responder Citar
Caçador Worgen 76
2695
Esses quadros com os atributos você tirou de algum lugar ou foi vc mesmo quem fez? Ficaram bons, mas esses números variam muito conforme os gliphs, talentos e pets sumonados. Por exemplo: Um caçador que sumonasse aquele petzinho que cura ou que ressucita teria suporte=2 ou 3 ao invés de 1.
Editado por Borbagato em 11/03/2013 13:38 BRT
Responder Citar
Xamã Orc 90
5660
Não sonhe muito com essa utopia de xamã elemental pois, na hora, você nota a falta que faz um botão de pânico. Fúria xamanística é muito bom, gostei, nada à reclamar, consigo segurar bastante dano com os CD's ativos. Mas, quando acaba... já era, né. Nada de glyph do lobo, não temos blink de mage, o de druida que ativa invisibilidade (!). Temos um totem tosco e inútil que "prende" a pessoa no chão (qualquer bosta tira ele daquele efeito, já sofri muito com o totem) e nossa única skill boa para afastar um melee só pode ser usada uma vez por luta (CD um tanto alto, até recarregar você morreu ou venceu).

Eu sei disso, mas nós dependemos muito de outras classes para sermos completos, bem como nós auxiliamos muito outras classes. É impossível querermos o TOP damage, se somos uma classe versátil, supporter... e só uma correção, o pulo do druida não dá mais invisibilidade. E realmente, nosso totem é ridículo, era para devolverem o passivo de remover slow em cada pulse aumentando seu range para 10 yards (enhacement) e 30 yards (elemental / restoration)...

Sonho meu... sonho meu...
Responder Citar
Paladino Humano 90
11975
Mobilidade do Warlock igual a do Mage?

-q

verdade, a de warlock é maior ainda que a de mago, corrije lá.
Responder Citar
Guerreiro Humano 90
3540
gostei da ideia curtir+fix, depois vou ver se faço em forma de planilha.
tb seria legal deixar mais claro a função da classe/spec para o pessoal entender oq esperar do personagem. tipo alguem aparecer reclamando q um war/prot nao consegue ser top DPS ;)
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]