World of Healcraft

Bruxo Morto-vivo 5
0
Boa noite, nobre público de jogadores. Peço alguns minutos de vossa nobre atencão.

Apesar de ser minha primeira postagem na comunidade brasileira, eu jogo há cerca de 7 anos, o que me deixa com uma visão panorâmica do cenário PvP desde algumas expansões atrás.

Há uma percepção geral e inegável, de que healers sempre foram um tanto incógnitos no PvP. Nós nos sentimos como se fazendo um esforço abissal para transpor a imensa carga de cura que as classes especializadas em healing fazem. Em contrapartida, ainda sim essas mesmas classes podem causar um dano prolongado e substancial em seus adversários, além de disables muito contundentes. Se não bastasse, possuem habilidades de escape equivalentes em importância às habilidade de classes sem nenhum tipo de cura, ou com curas pouco relevantes, as chamadas DPS puro.

A Blizzard tentou consertar isso com uma idéia que eu tive em mente ainda no Burning Crusade, onde os healers não eram apenas desbalanceados, mas deuses, imortais. Não era incomum um resto druid sobrando na arena após a morte de seu parceiro, e vencendo pelo cansaço (sim, os adversários desistiam) devido ao ciclo de cura e innervate, que ficavam infinitos. Para os recém chegados que estão com o dedo coçando para me criticar, naquela época não havia limite de tempo na arena, portanto algumas raras ocasiões eram decididas por um W.O. Essa idéia foi implementada com o Battle Fatigue, que reduz o dano no cenário PvP em certo percentual (depois de um hotfix em dezembro, percebi que elevaram de 15 para 30%). Minha idéia inicial apresentada no fórum norte-americano alguns anos atrás era que essa redução fosse de 50%. A Blizzard ainda chega lá.

Por que os healers são desbalanceados no cenário PvP?

Nos primórdios do Vanilla, onde mal havia PvP, a idéia dos healers era de sustentar um dano inimigo contra monstros. (PvE) Com o passar do tempo, o PvP foi gradualmente sendo implementado, daí surgiu uma anomalia chamada Rogue PvP, que não deixava sequer um cast ser feito, incluindo curas e disables de retaliação. Ele aniquilava qualquer classe de 100 a 0% em apenas um combo, o que os estigmatizou para sempre como a classe que dava o "stunlock eterno". Vejam que, mesmo após muitas expansões e patches, na página principal desse fórum ainda vocês vão encontrar gente com essa ilusão de que um rogue pode fazer essa mesma façanha, o que não é verdade, por razões que não vou detalhar aqui (trinkets, habilidades de imunidade a CC, etc...).

Os healers então, ganharam habilidades de sobrevivência, e mantiveram a capacidade de cura colossal, que era necessária à sobrevivência do grupo nas raids, instances e outras situações. Porém, com um detalhe: no PvP, ninguém bate em um adversário tirando quase 100% do HP por hit, como acontece nas situações de PvE extremo. Daí surgiu essa grande adversidade, que, a meu ver, não foi corrigida em sua plenitude: como sustentar uma boa cura no âmbito PvE, ao mesmo tempo que mantemos uma honestidade no cenário PvP?

Até o momento, a Blizzard muito claramente não tem a resposta. Os balanceamentos em questão são feitos utilizando arena 3x3, que é uma situação que a maioria dos jogadores vivencia em sua minoria em termos de tempo gasto. Passamos mais tempo em PvP aberto (o chamado World PvP), fazendo dailies, em battlegrounds, defendendo ou atacando cidades de facções rivais e encontros aleatórios.

Tenho sugestões para tentar tornar esse cenário menos estressante para as classes que não se curam no sentido pleno da palavra:

- Aumentar o debuff do Battle Fatigue para 50%, que ainda sim seria um debuff honesto a meu ver, pois as grandes habilidades de cura ainda sim causariam um enorme benefício em um cast simples;

- Tornar o healing no cenário PvP passível de diminishing returns, como ocorre com as habilidades de inabilitação. Eu tenho duas razões para crer que essa seja uma solução honesta:

- - Após alguns disables consecutivos, as classes recebem os diminishing returns que impedem que esse alvo seja interrompido a se curar eternamente. Recursos como mana, nos dias atuais, raramente são um problema. Ao contrário, Rogues apresentam problemas no gerenciamento de energia em batalhas mais longas, Warriors têm que gerenciar rage para usar suas habilidades contundentes, enquanto o healer do outro lado do tablado, continua a se curar com a mesma eficácia;

- - As classes normalmente utilizam cooldowns de burst (dano explosivo em curto período de tempo), e esses cooldowns caso não consigam eliminar o alvo, o que é bastante provável mesmo se o agressor estiver com um set full pvp, a batalha fica em favor do healer, que continuará a se curar com a exata mesma eficácia, do início ao fim da luta. É um desbalanceamento muito cruel a meu ver.

Vale lembrar que, além de tudo isso, as classes que curam apresentam cooldowns de emergência para escape, redução extremo de dano e aumento de mobilidade, escudos eficazes e inclusive nukes.

Por favor Blizzard, pense nisso e vamos tornar o jogo o menos desbalanceado possível.

Obrigado pela atenção.

Desculpem pela parede de texto,

Sandoval Bernardes dellaCroix
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 90
9370
Vou imprimir para ler defecando.
Responder Citar
Sacerdote Morto-vivo 90
7380
Sua visão sobre healers é altamente distorcida.

O que eu falo agora é baseado em priest disciplina no pvp (que pelo que eu sei é o mais fraco dos healers atualmente, no PVP): As curas não são colossais, e sim, a mana é um problema em lutas que demoram um pouco, veja o que acontece no meio da ravina do brado guerreiro, quando as duas equipes se encontram. O dano em pvp é muito constante e geralmente você tem de spammar skills de cura custosas (flash heal, greater heal) pra topar o hp dos aliados. Tirando druidas, você pode matar qualquer healer se souber usar seus ccs na hora correta.
Responder Citar
Não entendo o porquê de esconder atrás de um alt sem achievements. Se joga há 7 anos, mostre, pois para várias pessoas "experiências em servidores piratas não contam".

O texto pelo menos está impecável, mas a própria Blizzard já afirmou que no x1, healers devem ser imortais. E se dois DPS não conseguem matar um healer, é porque os DPS não têm dedo.
Responder Citar
Bruxo Morto-vivo 5
0
@Xerinha, é com grande prazer que leio seu interesse pelo texto supramencionado, afinal seus sólidos argumentos mostram que você está no lugar certo, discutindo questões certas e com grande embasamento =) . Só não esqueça de higienizar o orifício anal adequadamente, para evitar infeccões fúngicas que são comuns nesta época do ano, devido ao forte calor.

@Funebre, concordo que os Disc. Priests são os menos dotados nesse ramo, não tiro sua razão, seu argumento aqui portanto é válido. Mas, você pegou um ponto de conflito e jogou como se fosse a regra, e na verdade não é. Em 2007, quando eu criei o tópico em inglês, fui ridicularizado da mesma forma que aconteceu aqui. E, anos depois, um tapa na cara dos trolls: Battle Fatigue. Ohhhhh, que legal (como diria o Otário). Então, eu acho que não custa discutir essa questão. Ela é sim discutível, cada personagem tem zilhões de habilidades e o balanceamento deste jogo é impossível (não por incompetência da empresa, mas pelas inúmeras possibilidades envolvidas).

@Elektro, não vou discutir seu primeiro parágrafo, pois o anonimato é um direito meu. Cabe a quem quiser acreditar que jogo na Blizzard desde 2006-7, e não acreditar também é um direito de quem ler esse post, e eu respeito plenamente. Em relação à sua segunda assertiva, de que a Blizzard teria dito que healers DEVEM ser imortais no confronto individual, caso isso se confirme, então há pouco a se discutir. Em relação ao que disse no final, eu não disse que dois DPS não matam um healer. Em alguns casos, podem realmente não matar (por diferença de gear e uso inadequado de CC's), mas se você se referiu ao que acontecia na arena antigamente, era com um healer e um DPS ou duas duplas de healers que se curavam mutuamente e aquilo ficava a vida inteira assim, lembrando que classes como Rogue não tinham nenhuma característica de cura, então qualquer arranhão permanecia arranhado até o fim do match. Mas isso é passado, hoje as coisas estão muito melhores.

Obrigado pelas respostas.

Sandoval Bernardes dellaCroix
Editado por Sandoval em 10/03/2013 04:50 BRT
Responder Citar
Sacerdote Gnomo 90
6860
Não entendo o porquê de esconder atrás de um alt sem achievements. Se joga há 7 anos, mostre, pois para várias pessoas "experiências em servidores piratas não contam".

O texto pelo menos está impecável, mas a própria Blizzard já afirmou que no x1, healers devem ser imortais. E se dois DPS não conseguem matar um healer, é porque os DPS não têm dedo.

O char dele:
Nemesis:
http://us.battle.net/wow/pt/character/nemesis/Kard/simple

Tol-Barad:
http://us.battle.net/wow/pt/character/tol-barad/kurandero/simple
http://us.battle.net/wow/pt/character/tol-barad/ivanov/simple
http://us.battle.net/wow/pt/character/tol-barad/archibald/simple

Um único char level 90 pra quem joga a 7 anos? Ou pelo menos conquistas sei lá, muito vago.
PS: Amo extensão do chrome que mostra os alts '-'
Responder Citar
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
Eu discordo que healers estão tão Overpowers assim. Com um dano certo eles tombam com frequência nas RBGs e são perfeitamente matáveis nas arenas 2x, 3x e 5x. Mesmo no 2x, jogando de Healer+DPS versus Healer+DPS eles são matáveis.

A carga do heal é alta pois o dano atual é insano. Apesar disso não ser uma maneira realmente efetiva de balancear, é uma necessidade para o jogo não ficar ridículo, já que praticamente o jogo inteiro é balanceado em torno de 1 healer+2 dps para arena.

A unica situação em que healers são extremamente complicados de se lidar é em situações de 1x1, principalmente fora de zonas com Battle Fatigue. Mas o jogo não é balanceado para essas situações.

10/03/2013 04:41Citação de Sandoval
@Elektro, não vou discutir seu primeiro parágrafo, pois o anonimato é um direito meu.

Não existe anonimato dos seus personagens nesse fórum pois dá pra saber quase todos os seus Alts facilmente. E é bem fácil de checar as datas dos Achievments/outros posts partindo dai.

Então por isso que a gente sempre promove que as pessoas postem com seus mains. Dá mais credibilidade ao tópico e as informações contidas em certos casos.
Editado por Kick em 10/03/2013 12:53 BRT
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
O mais engraçado é que fizeram um tópico parecido falando de "World of Burstcraft" e "World of Stuncraft", então no final das contas, tudo no WOW está em excesso, heal, ccs, burst, logo, no fim acaba empatando tudo.
Responder Citar
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
O mais engraçado é que fizeram um tópico parecido falando de "World of Burstcraft" e "World of Stuncraft", então no final das contas, tudo no WOW está em excesso, heal, ccs, burst, logo, no fim acaba empatando tudo.

Eu sinceramente acho que se o jogo tivesse sido lançado do jeito que está, mas com todo mundo com 600k/500k de HP normal, nós teríamos a Season mais gostosa de se jogar de todas.
Responder Citar
Sacerdote Morto-vivo 90
7380

Acho bursts aceitáveis e heals também

mas tenho de reclamar do excesso de stuns/ccs que o jogo tem atualmente. vem um warrior em mim ou rogue, eu nem me mecho mais
Responder Citar
Sacerdote Elfo Sangrento 100
10775
Simplesmente parei de ler no ''eu jogo há cerca de 7 anos'', com certeza não jogou cataclysm xD
Editado por Sharioty em 10/03/2013 14:14 BRT
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
mas tenho de reclamar do excesso de stuns/ccs que o jogo tem atualmente. vem um warrior em mim ou rogue, eu nem me mecho mais

O problema é a variedade de ccs que uns tem e a falta que outros, Lock e Priest sofrem desse problema.

Mas enfim, pelo menos lock tem mais CD de defesa e priest se cura com facilidade, acaba equilibrando um pouco.
Responder Citar
Sacerdote Morto-vivo 90
7380
10/03/2013 14:15Citação de Chequer

O problema é a variedade de ccs que uns tem e a falta que outros, Lock e Priest sofrem desse problema.

Mas enfim, pelo menos lock tem mais CD de defesa e priest se cura com facilidade, acaba equilibrando um pouco.

Mas eu pelo menos tenho muita dificuldade, por que com priest você vai se healar e toma um interrupt na cara, e morre. um druida é cheio de instant hots, não precisa nem castar muito, por isso é imortal no pvp
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Mas eu pelo menos tenho muita dificuldade, por que com priest você vai se healar e toma um interrupt na cara, e morre. um druida é cheio de instant hots, não precisa nem castar muito, por isso é imortal no pvp

Priest é o pior healer no PVP, na minha opinião

Druida tem hots infinitos, cyclone, vira viado e sai correndo galopando.
Paladino tem shield, stun, blind, N coisas.
Monk é impossível colar nele de tanta mobilidade.
Shaman dá hex, enche o saco, dá loss e se topa com 2 heals.

Priest tem só Fear.
Responder Citar
Sacerdote Morto-vivo 90
7380
10/03/2013 14:20Citação de Chequer

Priest é o pior healer no PVP, na minha opinião

Druida tem hots infinitos, cyclone, vira viado e sai correndo galopando.
Paladino tem shield, stun, blind, N coisas.
Shaman dá hex, enche o saco, dá loss e se topa com 2 heals.

Priest tem só Fear.

Exato.

Já priest tem versatilidade pro pve e tem potencial pra ser o melhor e mais completo healer, mas no pvp não tem sobrevivência, tem CAST DEMAIS, cc ruim. 'ah, mas priest tem shield' no pvp, você lança o shield no aliado, não dura 2 segundos e já estourou.
Responder Citar
Ladina Humana 90
5625
As ''regras'' de pvp tinha de ser sempre igual, esse papo de dentro de rating ou bgs eh uma coisa e fora eh outra eh uma merda.... Se uma abilidade/skill/buff etc eh op, nerfa e pronto, mais mantem tudo sempre igual....

Healer tem de ser op se nao ngm vai jogar.... tinha de dar um heal razoavel pra TODOS os dps ai se vc nao mata o healer no 1x1 pelo menos ele tbm nao te mata....

Arena tinha de ter um debuff de tempo, quanto mais tempo passa mais forte todos batem, ai acabava de vez com essa coisa de sobra healer x dps e a luta nao acaba nunca....

E pode buffa priest healer sim, que ta facil demais de mata vcs :P
Responder Citar
Ladina Humana 90
5625

Monk eh o healer fodao da vez pelo oque eu to vendo.Nao eh surpresa que ta cheio de reroll pra monk healer. Mobilidade de druid, resistencia de pala e sei la mais oque, nao jogo de monk mais eh o mais pentelho de mata sem duvida pra mim(to fazendo pvp de rogue,mage,hunter e moonkin).
Responder Citar
Sacerdote Morto-vivo 90
7380
As ''regras'' de pvp tinha de ser sempre igual, esse papo de dentro de rating ou bgs eh uma coisa e fora eh outra eh uma merda.... Se uma abilidade/skill/buff etc eh op, nerfa e pronto, mais mantem tudo sempre igual....

Healer tem de ser op se nao ngm vai jogar.... tinha de dar um heal razoavel pra TODOS os dps ai se vc nao mata o healer no 1x1 pelo menos ele tbm nao te mata....

Arena tinha de ter um debuff de tempo, quanto mais tempo passa mais forte todos batem, ai acabava de vez com essa coisa de sobra healer x dps e a luta nao acaba nunca....

E pode buffa priest healer sim, que ta facil demais de mata vcs :P

né? todo mundo fala isso e cadê que buffam T-T
ahahah

mas arenas tem limite de tempo, então eu acho que não precisa de debuffs, só precisam balancear
Responder Citar
Ladina Humana 90
5625
post duplo
Editado por Dite em 10/03/2013 18:55 BRT
Responder Citar
Ladina Humana 90
5625
né? todo mundo fala isso e cadê que buffam T-T ahahah

Cara pelo menos tira lust, army of dead,etc ou nerfa. Se a skill eh op demais pra rating pvp pq que pode usar em bg normal ou world pvp?!

Eu sei que random bg/world pvp eh uma zona, nao eh por isso que nao presc balancear :P

Essa ideia de taca buff/debuff dentro de um situaçao especifica pra conserta ela, eh um band aid de merda, tem de conserta e manter sempre tudo igual em qualquer lugar(exceção soh numa arena 2x2 pra evitar partidas com healer sem fim ou no tank segurando a flag num bg).

No pre patch do mop, fizeram um hotfix e baixaram o heal em bg, meu moonkin healtouch era de 40k fora e 28 dentro, coisa estupida isso, se presc nerfa, nerfa em tudo que eh lugar...
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]