[DISC] Dicas para Regeneração de Mana

Sacerdotisa Elfa Sangrenta 100
13430
O motivo pelo quais os sites aconselham gemar e reforjar tudo pra espírito é o fato de que assim que pegamos lvl 90 ou quando ainda não estamos bem equipados, nossa mana é bem limitada. Espírito não vai aumentar o valor da sua cura e não vai aumentar o valor de absorção dos seus escudos. Mas vai impedir que você tenha que parar de curar no meio da luta pq sua mana acabou. Com o tempo, vamos nos equipando melhor até alcançarmos uma zona de conforto que nos permite tirar espírito das gemas e dos reforges e redirecioná-los para outros atributos que aí sim, aumentam o valor das curas, como crítico ou maestria.

Outro motivo que pode nos fazer sentir falta de mana é o mal aproveitamento das nossas ferramentas de regeneração durante a luta:

1. Se escolheu Dobramentes, pode utilizá-lo assim que sua mana baixa para aproximadamente 250k. A partir daí fique de olho no cooldown e o libere assim que disponível. Se está curando com Reconciliação, pode usar o talento Consolo, mas só escolha este talento de realmente puder usa-lo sempre. Ande com Tomo da Mente Limpa no inventário pra poder trocar de um pra outro quando precisar.

2. Hino de Esperança quando tiver tempo para canaliza-lo sem interrupções. Espere o melhor momento pra usa-lo, quando o dano na galera for baixo a moderado. Não deixe pra usar bem na hora que aquele dano absurdo atingiu todo mundo pois não vai poder cura-los enquanto canaliza. Aliás, não espere pra perceber que está sem mana bem no momento que vai precisar torra-la em uma fase de dano intenso.

3. Se ainda não aprendeu, aprenda a usar Palavra de Poder: Escudo para ganhar mana de Enlevo (talento passivo). Essa é sua maior fonte de mana, e leva um tempo pra se acostumar com a mecânica. Basicamente Enlevo faz com que você receba mana (150% do valor do seu espírito) toda vez que um Escudo for absorvido ou dissipado. Isto é...se você tem, por exemplo 10.500 de espírito no seu char, toda vez que colocar o escudo em alguém e ele realmente for GASTO, vai receber na hora 10.500*1,5 = 15.750 de mana. Note que ressaltei a palavra gasto pq não adianta vc colocar o escudo em vc msm se não estiver levando dano nenhum. Você vai querer coloca-lo em alguém que receba pancada o suficiente pra usar todo o escudo INTEIRO (se ele for usado pela metade, no mana for you!) e assim que o escudo se for, mana free \o/. Ah, Tia Luma, então posso colocar escudo em todo mundo e ganhar mana eterna? Não, não pode. Assim que o escudo é gasto ou dissipado rola um tempo de cd interno de 12 segundos. Esse tempo não é contado a partir do momento que vc casta o Escudo, somente a partir do momento que vc recebe a mana. Se outro Escudo for quebrado durante esses 12 segundos de recarga, vc não receberá nada. Para ajudar a rastrear esse tempo tem um addon maroto, o Ingela's Rapture ( http://www.curse.com/addons/wow/ingelasrapture ). Ele rastreia o tempo de recarga e te avisa quando já pode receber o Enlevo novamente. Moral da história, a cada +- 15 segundos você vai querer castar Palavra de Poder: Escudo no tank. Talvez já faça isso sempre, mas caso não faça ou anda deixando o Escudo apenas para os momentos de dano intenso, crie esse hábito. Tem mais um priest na raide e ele foi mais rápido ao colocar shield nos tanks?Coloque então em um melee, no dps kamikase, até em vc se for preciso. Mas aprenda a usar Enlevo =)

4. Escolha seus berloques sabiamente. Se o seu berloque é daquele com a descrição "Usar", você já deve saber que deverá ativa-lo como uma spell para faze-lo funcionar. E assim como o Dobramentes, tem que usar religiosamente. Se você é do tipo esquecido ou não quer mais um cd pra se preocupar, dê preferência para os que dão bônus procando aqui ou ali e pronto. Lembrando que no 5.1 a gente poderia se beneficiar desse aumento de espírito temporário dos berloques, como o Frasco de Sangue Icoroso pra lançar o Escudo e ganhar mana do Enlevo já com esse espírito adicionado. No 5.2 a Blizzard acabou com a nossa malandragem e agora bônus temporários de Espírito de frascos e trinkets não entram na conta. Mas bônus fixo como o Barril de Frutas Vazio já contam. No nosso exemplo de Enlevo anterior, com 10.500 de espírito + 847 do berloque, receberíamos 17.020 de mana com ele.
Editado por Luma em 15/03/2013 18:10 BRT
Responder Citar
13430
Frascos e poções úteis para quem sofre com a mana:

- Frasco das Folhas Caídas
- Poção de Mana Magistral
- Poção de Rejuvenescimento do Alquimista (somente para alquimistas, funciona como a Poção de Mana Magistral com o plus de pontos de vida.
- Poção de Concentração - a minha favorita. O "fica indefeso até que a concentração seja quebrada" é uma descrição esquisita, mas a única coisa que acontece é que essa poção funciona como o Hino de Esperança, como se você estivesse canalizando, portanto procure usa-la na mesma situação, quando tiver certeza de que não será interrompido por 10 segundos. Mas nada impede que vc interrompa por conta própria caso seja necessário, portanto não se assuste com o "indefeso".

Profissões:

- Joalheria, permite que você use duas gemas de Olho-de-serpente Faiscante
- Alfaiates podem usar Bordado Umbralume, que dá chance de procar 3000 de espírito por 15 segundos.
- Alquimistas ganham bônus ao usar frascos e poções, tanto na quantidade quanto na duração. Com a profissão é possível usar o Frasco das Folhas Caídas por 2 horas. Pra quem raida, o bol$o agradece.

Se está fazendo tudo corretamente e ainda tem problemas com a mana, invista em gemas puras de Espírito e encantamentos também ( Encantamento Poderoso de Espírito - Torso e Encantamento do Espírito de Jade - Arma . Conforme adquirir equipamentos melhores, isso irá se resolver.

Assim que encontrar sua zona de conforto, pode trocar as gemas puras por gemas mistas (espirito + outro atributo útil) e redirecionar o espírito reforjado para outro que aumente de fato o seu heal ou absorção.

Comidas:

Sempre tem um banquete pra fazer uma boquinha nas raides, mas a maioria dá bônus de intelecto, então leve seu marmitex de Espírito para as festas. Tá caro na AH? Vá pra Meia Colina e procure a Instrutora de Culinária, ficou bem mais fácil upar cooking no MoP.

Bolinho de Camarão
Salmão Espírito de Fogo
Surpresa de Caranguejo ao Vapor

Raças:

- Humanos: bônus de 3% do total de espírito, isto é, 10.000 = +300 de bônus. É importante lembrar que ao contrário da maioria das raciais, o bônus se beneficia de upgrade de itens, quanto mais espírito vc ganha, melhor.

- Elfos Sangrentos: Torrente Arcana devolve 2% de mana a cada 2 minutos, instantaneamente e fora do GCD. Isso equivale a respeitáveis 250/mp5 ou 443 de espírito. Esta é a maior regeneração de mana de todas as raças que podem ser Sacerdotes. Se o seu problema de mana for maior que a necessidade de deixar o Silence disponível pra quando precisar de um CC, amarre Torrente Arcana a uma spell que você usa o tempo todo pra que ela seja ativada sempre que estiver liberada. Por exemplo:

#showtooltip Fogo Sagrado
/cast Torrente Arcana
/cast [@mouseovertarget, harm] [@mouseover, harm] [@targettarget, harm] [harm] Fogo Sagrado

- Pandaren: Epicurista dobra o bônus do efeito Bem Alimentado, ou seja +300 de espírito ao comer Surpresa de Caranguejo ao Vapor.

- Gnomos: Mente Expansiva aumenta em 5% o total de pontos de mana (15k a mais), beneficiando os Sacerdotes ao usarem Dobramentes/ Demônio das Sombras, Consolo e Hino de Esperança.

Dobramentes: +3600 de mana por lançamento.
Demônio das Sombras: + 2000 de mana por lançamento.
Consolo: + 150 de mana por lançamento
Editado por Luma em 15/03/2013 18:11 BRT
Responder Citar
Sacerdote Pandaren 90
8790
Excelente, Luma. Sem mais. ^^
Responder Citar
Sacerdotisa Humana 90
2270
Ótimo guia, estou seguindo ele :)
Responder Citar
Sacerdotisa Humana 90
6880
Muito bom amo vc
Responder Citar
13430
Fico feliz em saber que está sendo útil. =)
Responder Citar
Sacerdotisa Humana 90
10725
Estava com grandes problemas com mana, mas essas informações me ajudaram mto! Obrigada! ^^
Responder Citar
MVP
Sacerdote Pandaren 100
10435
Perfeito! Vou usar o link daqui nos proximos guias (com devidos créditos) e isso vai ajudar MTA gente. Mana ainda eh o calo do pé de mto pobre priest por ai.
Responder Citar
13430
Atualizado para incluir info de Comidas e Raças.

Magalz, bah...nem precisa avisar, fique à vontade.
Responder Citar
MVP
Sacerdote Pandaren 100
10435
Fixado, pra ficar mais facil. :D
Responder Citar
Sacerdote Elfo Sangrento 100
6200
Nota 10, parabéns amigo.
Responder Citar
9825
Só para eu ter mais ou menos uma ideia, qual é a zona de conforto de vocês? Seria 10K? eu vi que a Luma tem 10K, o Magalz tem 8K, então a "média" seria de 9 a 11K de Spirit?
Responder Citar
MVP
Sacerdote Pandaren 100
10435
Olha, eu jogo no limite total. Geralmente qdo acabam as lutas eu to com 10-20k de mana. Eu não jogo no meu limite de conforto, eu jogo pra maximizar um pouco meu dps, e delegar um pouco pros outros healers, e isso requer uma atenção maior pra mana que o normal. Tiro que zona de conforto seria aquela em que vc nao se preocupa com a mana.

Minha mana nunca acaba, nunca chega a acabar, mas tbm eu nunca acabo uma luta com mta mana. E o uso dos trinkets e pots tem q ser bem feito tbm.
Responder Citar
13430
Creio que a grosso modo, 9-11k seria uma média boa. Mas cada um tem que achar o seu número mágico pq muita coisa influencia seu gasto de mana. Quando a luta tem 3 healers e eu tenho mais liberdade pra usar Reconciliação, a mana quase não desce. Quando o outro healer do seu grupo sabe o que faz e vc não tem que carregá-lo, também. Quando é preciso focar mais nos tanks, já muda. E quando você joga com uma galera que ainda está se equipando e/ou aprendendo a luta, aí piorou! hauhaua...dá-lhe Cura Célere pra tirar nego da cova. Eu morro de inveja do Magalz e seus 8.6k...hauhauaua...quem dera eu pudesse sobreviver com isso, mas no meu caso no way!
Responder Citar
MVP
Sacerdote Pandaren 100
10435
@Luma @Hyuuga

Olha so que legal, tive que pedir arrego porque nas lutas mais pro final, o tempo de luta passava 10m, e minha mana tava ficando realmente na merda, ao ponto de no final eu ficar sem poder curar msm.

Aumentei pra 9700 de spirit base. Maioria das lutas eu acabo com muita mana, mas essas lutas de 10m por ai eu to acabando mais proximo da continha. kkkkkkkkkkkk
Responder Citar
Bruxo Humano 90
12605
Ótimo guia para galera.

Mas em relaçao as classes curadoras, eu achei priest disc. o mais "tranquilo" de curar, o lance da absorção e da escolha certa dos talentos, faz com que dificilmente você fique sem mana.

O mais chatinho que eu achei foi pala Holy, esse sim, é necessário colocar espirito para poder fazer alguma coisa em Raid, as spells usam muita mana e tem poucas habilidade de mana regen, o Julgamento que era uma mão na roda, foi removido no MoP. XD
Responder Citar
13430
O mais chatinho que eu achei foi pala Holy, esse sim, é necessário colocar espirito para poder fazer alguma coisa em Raid, as spells usam muita mana e tem poucas habilidade de mana regen

A regeneração de mana do pala holy, é horrível quando está se equipando. Quase larguei a minha no Cata assim que coloquei os pés na Hora do Crepúsculo. Era matar um grupinho de trash e a mana secar. Tem que usar Apelo Divino religiosamente. Há a possibilidade de ir bater melee pra ganhar a mana do Selo da Intuição, mas não é nada prático. Depois melhora. O engraçado é que no caso do pally não parece melhorar pq a gear ganha mais espírito, e sim por causa do aumento de intelecto e spell power, afinal assim que as curas baseadas em poder sagrado passam a curar mais, a necessidade de torrar mana curando várias vezes com as outras spells diminui.

Pessoalmente, acho a regeneração de priest bem mais tranquila.
Responder Citar
Sacerdotisa Humana 85
1520
Esse tópico "mudou a minha vida" (risos) estava sofrendo demais por causa de mana. Estava quase trocando de classe, porque estava limitada apenas em poções e comidinhas. Agora vamo que vamo \o/

Brigadão !!!!
Responder Citar
Sacerdote Pandaren 90
4195
muito bom, obg por dividir sua exp conosco.
Responder Citar
Sacerdotisa Taurena 100
13580
Outra dica: quando a metagema Diamante Primevo Destemido "procar", use PP:E em uma pessoa (ou mais), e tente usar esse feitiço somente durante o proc. Assim, ele não custará mana, e o Enlevo ainda assim te dará mana de retorno.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]