Micro-guia monge de cura (atualizado 5.4)

Bruxo Worgen 90
9205
(15/01/2014 guia atualizado/refatorado para a 5.4. Respostas nesse tópico podem não condizer com o novo texto)
(12/02/2014) atualizadas menções ao RJW

Para esse guia estou assumindo alguns pontos:

* Você é capaz de ler o seu grimório e as tooltips. Não vou copiar todo o conteúdo das tooltips de volta pra cá.
* Estarei focando em detalhes práticos.
* O foco é PVE, patch 5.4, 10 man. Isso afeta principalmente o estilo de cura.
* Estarei incluindo opiniões pessoas que podem não condizer com o estilo de outros jogadores.

Para compreensão mais rápida, irei dividir as habilidades de cura do monge em várias categorias.

Geradores de chi
* Soothing mist - Cura de alvo único fraca e barata, permite o uso insta-cast se surging mist e enveloping mist instant cast no alvo
* Expel Harm - Cura fraca e barata
* Renewing Mist - H.o.t. em área (~7k), gera 1 chi
* Surging mist - Cura moderada e muito cara
* Spinning Crane Kick - Cura em área fraca (7k x 2) e muito cara
Além é claro, de Jab e Crackling Jade Lightning.

Consumidores de chi (custam barato e geram stacks de mata tea)
* Enveloping Mist - Cura forte padrão de alvo único, 3 chi
* Uplift - Cura AOE padrão, forte, 2 chi

Cooldowns de cura
Thunder focus tea
Life cocoon
Chi Brew
Revival
Xuen
Chi Burst

Outras habilidades
Estátua
Esfera curativa
Curar batendo
Mana Tea
Chi Wave/Chi Burst
Chi Torpedo

Contexto de SOO - 5.4
Sendo o último patch da expansão, a raid do 5.4 trás um contexto de cura bem diferente do que se tinha na 5.0. Todos os healers têm abundância de stats e mana. Em oposição à 5.1 (MSV/Challenge modes/Proving grounds), onde os danos (e curas) eram menores e manejo de mana era muito importante, em SOO têm se curas rápidas e grande uso de curas caras.

Onde o monk está no meio disso tudo? Esse contexto favorece absorbs, hots e smart heals. O nicho onde o monk se destaca são as curas em área rápidas, ou seja, maior parte do seu HPS se diferenciará pelo timing do seu uplift, chi burst e revival, onde você terá a chance de curar antes dos outros. Destaque também pra grande importância do RJW em muitas situações. Hots em área estão muito importantes pro HPS (Healing Rain, Efflorescence, etc).

Habilidades "de rotação"

Mana Tea Sempre lembre que a cada 4 chi consumido, você ganha 2% de mana de volta. Não deixe pra usá-lo na última hora, pode dar problema. Em SOO, monges priorizam crítico e colocam o mínimo de espírito possível (você tem uma chance igual ao seu crit de gerar 2x uma carga de chá de mana), você estará consumindo muita mana precisando muito, muito, muito chá de mana, dedicando um bom tempo na luta a isso.

Renewing mist Você tem muitos motivos pra usá-lo no cooldown. Em raides da MoP a maior parte das fontes de dano são em área, com isso o ReM quase sempre será a sua cura com maior %. O uplift depende que o ReM esteja espalhado no grupo, então use, mesmo que o grupo esteja topado. Ainda não convencido? Ele gera 1 chi! Não tem porque não usar no CD (raramente vai haver motivo pra não usá-lo no CD).

Expel Harm Chi rápido e barato. Compensa ser usado mesmo que ele não cure ninguém.

Surging mist Só quero reforçar que é muito cara. E nem cura tanto, mas ok, gera 1-2 chi. A questão é que, em SOO devido aos danos muito rápidos, haverá muitos casos em que Enveloping Mist (que era nos patches anteriores a opção lógica pra cura de alvo único) demora muito pra ser lançada ou para tickar e acaba sendo inútil. Como a mana está em sobra, em muitos casos é bem plausível você ir direto pro surging no caso de alvos tomando picos de dano, com o soothing mist ou até "castado".

A outra opção pra curas rápidas de alvo único, em teoria a melhor, é lançar esferas curativas no pé da pessoa. Custa menos, cura até mais. Na prática, você raramente vai conseguir usar, e isso exige ligar os nameplates ( = poluição visual). É mais fácil de usar em você, e também em um tank que esteja separado (ou em arena por exemplo), mas procurar alguém no meio de um bolo no meio da luta é algo meio fora de questão.

Spinning Crane Kick O SCK é quase tão caro quanto um Surging Mist e a sua cura em área é equivalente à de um healing rain. Uma forma de uso do SCK (sem RJW) é como Gerador de Chi pra casos de dano em área intenso, em conjunção com a macro de cancelaura. Como ele gera 1 chi no seu início, você o ativa, cancela antes da recarga global e o ativa novamente. Quando você optar pelo RJW deverá adotar uma jogabilidade diferente, com maior controle de mana. Notas sobre qual escolher na seção de talentos.
#showtooltip Spinning Crane Kick
/cancelaura Spinning Crane Kick
/cast Spinning Crane Kick

Uplift É um erro comum de muitos principiantes menosprezar o uplift. "Ah, mas ele só cura 50k!." 50k x 3. 50k x 6. 50k x 9... É praticamente a "signature" do monge.
Editado por Projetista em 23/02/2014 01:51 BRT
Responder Citar
Bruxo Worgen 90
9205
Cooldowns

Thunder focus tea
É uma das habilidades mais "difíceis" de se usar do monge. É muito poderoso em ambas as suas versões, a de cura em área ou de alvo único. Seu uso não quebra canalização nem ativa GCD (ou seja, você pode criar macros com ele). No caso da versão de cura em área, pra 10-man ele permite que você tenha a bruma em até 14 alvos ao mesmo tempo por alguns segundos, combando koshervilhosamente com o uplift. A parte difícil disso é que você tem que antecipar o dano forte em área no grupo em alguns segundos, e usar preferencialmente quando 6 pessoas estiverem com brumas no grupo. Só depois de uns 15 segundos depois de usar o TFT+Uplift é que você chegará ao ponto com 12 pessoas com a bruma, aí que mora a dificuldade dessa mecânica.

No caso da versão da cura em alvo único, é recomendável tê-lo em uma macro de fácil acesso pra poder rapidamente salvar alguém em apuros. Eu por exemplo tenho o Surging Mist no 2 e a macro no alt+2. A cura pode chegar a crits de 600k+ e é muito valiosa no PvP.

Chi Brew O chi brew já era o talento preferido do tier na 5.3, então na 5.4 ele foi buffado pra dar mana e 2 chi por uso, deixando as duas outras opções no chinelo. Te permite fazer coisas como dar 4 uplifts seguidos, ou simplesmente te dar chi pra uma cura/burst de emergência. Essencial. PS:Está fora da recarga global.

Revival Pelo fato de ser instant cast, na maioria das vezes ele é melhor usado como uma cura de emergência (não incluído como um cooldown de cura em rotações de cura, mas guardado pra emergências). O fato de ele curar muito de uma vez acarreta que pra se evitar overheal o grupo todo deve estar com vida baixa. Na 5.4 foi nerfado em singelos 30%, tornando-se uma piada comparado com Divine Hymn e Tranquility, e não curando muito mais do que um Chi Burst stackado.

Xuen Inicialmente pode ser difícil entender ou perceber que o Xuen é um cooldown de cura, mas alguém fez as contas por mim e me disse que ele tem ~130% de eminência, somado a um dano forte que foi buffado na 5.4. Eu diria que hoje é o CD de cura mais forte do monge. Costumo dizer que vou ali fazer um café e deixar o Xuen curando. Pelamordedeus põe a estátua no lugar direito ao menos quando for ligar o Xuen.

Chi Burst
40 segundos... dá pra considerar um cooldown. Curar 150-300k stackado pode ser considerado bem poderoso. O talento chi torpedo possui uma dinâmica similar, sendo que tinha mais valor nos patches anteriores devido a economizar mana. Mas hoje a cura em área do torpedo de ~50k normalmente não vale a pena trocar pelo CD forte que é o Xuen ou pelo RJW.

Não quero aqui dizer que é a escolha única ou preferida de talento no tier, Chi Wave também é legal, mas não há de se negar que o burst é muito poderoso em diversas lutas.

Outros

Estátua Eu diria que na 5.4 (pve) a maior importância da estátua é mesmo se você estiver curando batendo (50% da cura batendo vem da estátua, incluindo do Xuen). Nesse caso você pode fazer opções interessantes como deixá-la longe de onde você está pra que a cura afete uma região maior. No caso de mistweaving (cura usando soothing mist), devido à característica de danos rápidos de SOO, o soothing mist acaba não tendo grande participação na sua cura (a estátua apenas duplica o soothing mist, em uma versão mais fraca).

Curar batendo

Com a abundância de mana na 5.4 e a sinergia com a metagema lendária, curar batendo é bem viável nesse patch. Na verdade, existem "nichos" em que curar batendo se sobressai, enquanto em outras ocasiões é pouco eficiente.

Vantagens:

* Smart heal. Smart heals se sobressaem em casos de picos aleatórios de dano em um ou outro jogador, especialmente com o regime de danos rápidos de SoO. Mesmo que o volume (throughput) da cura não seja tão grande, estar sempre lançando overheals automaticamente aos membros mais fracos do grupo muitas vezes é mais eficiente do que lançar uma cura convencional que demora a ter efeito (e que acaba sendo vencida por outro healer mais rápido).
* DPS. Aqueles 70k de DPS do healer podem fazer a diferença em uma progressão.
* Surging ista-cast. O proc de surging mist instantâneo é também muito eficiente em casos de picos aleatórios de dano.
* Cleaves. O efeito de cleave do chute blecaute em vários alvos é extremamente forte, revertendo em uma cura poderosa. (O Xuen também).

Desvantagens:

* Cura massiva em área. Em situações em que você pode usar muitos uplifts você estará perdendo um grande HPS se ficar batendo já que o HPS total de curar batendo não é lá muito alto, e você não gera chi com isso (a não ser que use o raio, que gera lentamente).

Em muitos casos, como a mana sobra, eu tenho preferido usar o raio como gerador de chi principal ao invés do soothing mist, pois nesses casos o smart heal dele possivelmente é mais eficiente do que manter sobrecura com o soothing mist. Tenha em mente porém que usar o raio consome bem mais mana.
(continua)
Editado por Projetista em 12/02/2014 17:49 BRST
Responder Citar
Monge Pandaren 90
9345
Eu me utilizo de um cap de 3148 de haste, já que com esse cap todo monk heal ganha um tick a mais de Enveloping mist e Renewing mist. Depois disso já não vale mais a pena, já que não se ganha mais ticks.
Além disso, com critical você também ganha geração de chi, já que um ataque crítico tem chance de gerar chi instantaneamente.

Depois que mantive esse cap de haste e reforjei tudo para crítical, meu heal melhorou absurdo
Responder Citar
Bruxo Worgen 90
9205
@Pandaleni
Obrigado, vou ajustar!

(esse post estava vazio, editando pra postar a continuação do guia da 5.4)
Rotações de fistweaving:
* Foco na cura, baixo consumo de mana: Jab + Tiger Palm (blackout pra renovar o buff) (gera proc de vital mists, o surging mist instant cast).
* Foco em DPS maior: CJL até dar 3 chi, Jab + Blackout (tiger palm pra renovar o buff)
* AOE: Chute da garça até 3 Chi, Jab + Blackout Kick Cleave

Talentos e glifos
Minha preferência no tier de defesa normalmente é o dampen harm porque você consegue manter um uptime razoável dele e ninguém vai notar que você nadou na furadeira do Blackfuse, no tier de mobilidade eu gosto do Tiger's Lust. No tier 90 de talentos, a decisão fica entre Xuen e RJW. RJW corretamente usado já maior HPS em lutas de stack, sendo mais difícil de manejar do que o Xuen (o uso é frequente e há alto consumo de mana). O Xuen possui um grande burst de cura, o que pode ser de maior utilidade mesmo que se perca HPS (um cooldown forte de cura quando você precisa!) além de ser melhor pra lutas espalhado.

De glifos também não tem nada muito interessante, vou comentar o que é menos óbvio, afinal ler o que todos fazem você já fez!
* Renewing mist é uma questão de escolha, sem o glifo o HOT vai ficar stackado, com o glifo ele vai espalhar que nem doença e pular mais longe. Se você está numa 25 e quer focar no seu grupo separado, tire. Nos demais casos normalmente é melhor com.
* Surging mist pode ser útil pra loucura de danos malucos de SOO. Devido a ele escolher o alvo no final do cast, você ganha vantagens em algumas lutas, como por exemplo no Garrosh ao fim de um MC (permite precast). É um atentado dizer isso, mas o SM é bom em SOO pois em muitos casos até você lançar o enveloping seu alvo já estará topado...
* Alguns outros glifos têm utilidade interessante. Por exemplo, com o de meditação você pode pegar 1 bomba no Jugg, ou limpar bolas no Malkorok H.

Stat priority
Crítico > Intelecto > Aceleração no patamar > Espírito ~= Maestria

Os patamares de aceleração pro renewing mist são 3145, 6141, 9158 e 12138 NA POSTURA DE DPS.
Aceleração é apenas positivo para o Renewing Mist. Exceto se você tem o bônus de 2 partes de TOT, recomendo o menor breakpoint que sua gear permitir. Não vale a pena baixar seu patamar de haste se os pontos forem convertidos em mastery ou spirit. Caso vire crit, aí vale.

Lembre-se, crítico = mana.

O aumento de maestria aumenta pouco a cura total de Gift of The Serpent e não compensa.

Para ilvl baixo (510-), espírito é mais importante pois você terá menos crit. Se falta mana, ponha mais crit ou espírito e reduza o uso de habilidades caras (surging mist e chute da garça).

Flask: Intellect sempre. Porque? Gemas dão metade de intellect do que de spirit. Encantos também dão menos intellect do que seus equivalentes de spirit. Já a relação entre um frasco de intelecto e espírito é 1 pra 1. Isso vale para todos os healers.

Macros
Macro de mouseover genérica: Se você ainda não debandou pro healbot ou pro vuhdo (vuhdo é pra jahcu), parabéns! Essa macro torna a cura via interface Blizzard mais poderosa, funciona também ao se mirar nos alvos físicos (ao invés dos frames) e é extremamente útil pra você curar a raid sem tirar o boss do alvo. Você terá que criar uma para cada cura.
#showtooltip <nome da habilidade>
/cast [@mouseover,exists,nodead,help,][exists,nodead,help][@player] <nome da habilidade>

TFT + Surging mist
/cast Thunder Focus Tea
/cast [@mouseover,exists,nodead,help,][exists,nodead,help][@player] Surging Mist

Labs 15/01/2014
Script de base: Esse arquivo lua registra funções e eventos que são usados dentro dos weakauras subsequentes. Ele também aumenta o tamanho dos ícones de buffs no raidframe da blizzard (ainda não está perfeito, às vezes você precisa dar um reload). Você deve criar um esqueleto de addon (pasta de addon e arquivo .toc) e colar isso no arquivo .lua principal. Coloque então o addon com o nome que você escolheu para carregar.
http://pastebin.com/HGCW9Lyf
weakauras uplift Barra com previsão de quanto um uplift vai curar. http://pastebin.com/vy5ypzYC
weakauras renewing mist Barra para ser sobreposta sobre a anterior que conta o número de renewing mists na raid. http://pastebin.com/zt8agwdZ
Mesmo que fora de combate as barras "congelem", em combate ela está ok, isso já foi razoavelmente testado.

---

Estou apagando os posts subsequentes com informações repetidas.
Editado por Projetista em 12/02/2014 18:07 BRST
Responder Citar
Monja Pandarena 90
4635
Parabéns pelo guia @Projetista!

Achei bem interessante a nomenclatura em inglês visto que muitos colegas usam servidor nessa língua.

Além disso muito interessante os seus comentários sobre o uso na prática das skills o que prova claramente que você sabe do que fala.

Sobre o Glifo de Corrente Ascendente, esse faz com que gaste-se 16% (modificado patch 5.2) de mana e não mais gaste-se chi. Observei que você usou o valor de 8%, caso isso tenha sido modificado em alguma hotfix desconsidere esse comentário.

Interessante também que o guia é já focado para quem está acostumado a curar sendo curto e claro além dos comparativos com sacerdote serem bem pertinentes.

Curtido e votado FIXO.

Grande abraço!
Editado por Lyllamonk em 20/03/2013 17:46 BRT
Responder Citar
Bruxo Worgen 90
9205
(apagado do guia antigo e reservado)
Editado por Projetista em 15/01/2014 13:45 BRST
Responder Citar
Monge Gnomo 90
8920
(apagado do guia antigo e reservado)
Editado por Repimboca em 15/01/2014 12:57 BRST
Responder Citar
Monge Gnomo 90
6820
Olá !!!!

Sobre os valores de aceleração

3145 de aceleração ou 6145 de aceleração, conforme o ilvl.

Eu tenho que fazer esta análise com a postura da serpente ativa ou fora dela ?

grato
Responder Citar
Bruxo Worgen 90
9205
Olá !!!!

Sobre os valores de aceleração

3145 de aceleração ou 6145 de aceleração, conforme o ilvl.

Eu tenho que fazer esta análise com a postura da serpente ativa ou fora dela ?

grato
Fora da postura.
Obrigado, vou adicionar ao guia.
E é 6141, estava errado no guia... Corrigido.
Esse cap é para dar um tick a mais ao renewing mist.
Editado por Projetista em 25/07/2013 18:29 BRT
Responder Citar
Monge Gnomo 90
6820
Putzzzz!!!!

Eu estava todo este tempo vacilando então.

Usava 3145 considerando a postura da serpente.

Como estou com ilvl para avançar à 6145, surgiu a duvida com relação a postura

vlw
Editado por Jealouz em 25/07/2013 19:38 BRT
Responder Citar
Monge Humano 100
12610
Acabei de chegar ao 90 e tenho algumas dúvidas:

1 - Jogava de priest disc por bater e curar (gosto disso), o monk consegue fazer isso tão bem qnt? pq no meu up do 85 ao 90 percebi um consumo alto de mana e bater não era viável até pelo heal fraco e alto consumo de mana, claro que entendo que no 90 com ilvl alto isso pode mudar e ai vem a segunda pergunta.

2 - A mana com ilvl500+ e uns 10k+ de espírito é mais estável? senti um pouco a falta de mana mesmo usando chá de mana.

3 - Se for viável bater pra curar com qual ilvl aproximadamente seria? ou mesmo com o ilvl baixo da?

Desde já agradeço ^^.
Editado por Xinxalaiah em 30/07/2013 14:39 BRT
Responder Citar
Monge Gnomo 90
8920
Com spirit baixo a coisa complica. Mesmo assim acredito que o maior problema é costume mesmo.

Teoricamente o custo de mana de curar batendo não é tão superior (considerando maior geração de chá de mana). Jab+Tiger Palm vai curar o mesmo (ou mais) do que o soothing mist. A cada 3-5 se tem a cura cara pra o spike ocasional + uplift ou enveloping. Renewing Mist sempre no fundo.

Não dá pra se ter o HPS forte em área curando e batendo, mas se pode curar de boa coisas como raid finder.
Responder Citar
Monge Gnomo 90
8920
= = PERGUNTAS FREQUENTES = =
Tenho um monge nível ~20 e ele é muito ruim pra curar!
Sim, no nível 20 monges são um furo. Mas quando você ganhar bruma ascendente as coisas melhoram.

Minha mana acaba muito rápido!!!!11ONZE
Curar qualquer coisa até o nível 80 é retardadamente fácil (since Cata(r)). A partir da cata há uma mudança nos números e você realmente tem que começar a curar certo. Se sua mana está descendo muito rápido, 90% da chance é que você está usando Bruma Ascendente (Surging Mist) ou Chute da Garça (SCK) demais. Então, use eles só em casos de extrema emergência. O mesmo vale para qualquer outra classe de healer!!!

Quando posso curar batendo?
Tradicionalmente apenas em casos de pouco dano (ex: fases tranquilas do Jin'Rokh, Durumu, Consorts, raid finders da vida). Nunca em casos de grande consumo de chi para uplift. Dependendo da sua maestria no negócio você pode ir mais longe. Após se pegar a metagema lendária curar batendo se torna MUITO mais fácil e viável.

Minha cura em área é fraca! O monk não tem nenhum cooldown de cura em área forte!
Vamos lá. Thunder focus tea + uplift = raid toda com Renewing Mist. Enche o chi, Uplift, Uplift, Chi Brew, Uplift, Uplift, Chi Torpedo, Chi Torpedo, Chi Torpedo, Chi Burst, Renewing Mist (+1 chi), Expel Harm (+1 chi), Uplift. Quantos milhões de cura você acha que essa combo deu? Sem ter gastado o Revival.

Meu HPS está baixo!
1. Renewing mist e expel harm em 90% dos casos usado no cooldown. Valorize o Uplift. Ele não cura só 70k. Ele cura 70k x4/x8+.
2. Fique de olho no overheal
3. Mais intelecto, menos espírito. Confira as recomendações no guia.
4. O priest rouba HPS dos outros com spirit shell. Deixa ele...
Editado por Repimboca em 24/09/2013 12:15 BRT
Responder Citar
Monge Humano 100
13350
Uma duvida..

É valido usar Zen Meditation na Maegera? no Rampage?
Responder Citar
Monge Gnomo 90
8920
É valido usar Zen Meditation na Maegera? no Rampage?
O Zen é uma coisa estranha porque você não consegue ver direito se ele está fazendo efeito ou não...

EDIT: Segundo testes ela infelizmente não absorve o dano na raid, apenas o seu.
Editado por Repimboca em 24/09/2013 12:17 BRT
Responder Citar
Legal o Guia, uma pena ele estar com as paradas em inglês, com isso não dá para entender muito coisa!
Mas o pq tenho que dar prioridade em espírito? O monge não utiliza mana, não deveria ser só intelecto?
Esse é o meu primeiro Healer!! Vlw
Responder Citar
Monge Orc 90
8485
E ae pessoal, que estão achando do patch 5.4?

Eu particularmente parei de usar o "Glifo de Chá de Mana", esta garantindo uma regen. rápida de mana quando necessária.
Editado por Ghuz em 20/09/2013 11:22 BRT
Responder Citar
Monge Gnomo 90
8920
Thok the Bloodthirsty
Embora não seja igual a um paladino da vida que nem tem imune a interrupt, tem algo bem legal pra mistweaver nessa luta. Pra quem ainda não usava, essa macro daqui:#showtooltip Spinning Crane Kick
/cancelaura Spinning Crane Kick
/cast Spinning Crane Kick
é um chi/GCD garantido sem risco de interrupt.
Responder Citar
Monge Gnomo 90
8920
/y E aí rapeize, guia atualizado/refatorado pro 5.4, GL HF

galera, clique em gostei aí embaixo. comente. favorite. se inscreva no canal. compartilhe e espalhe a boa nova. até a próxima e não esqueçam. cliquem em gostei aí embaixo. comente. favorite. se inscreva no canal. compartilhe e espalhe a boa nova. vote fixo

#pornodecavalo
Editado por Repimboca em 15/01/2014 13:40 BRST
Responder Citar
Paladino Elfo Sangrento 100
13805
Gostei de ver, guia atualizado pra daqui a 3 meses! Cara prevenido sempre se adianta! Rs! (Em tempo, tu botou errado a data, botou 15/04/2014) xD
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]