Mensagem de Ion "Watcher" Hazzikostas sobre Oondasta

Community Manager
Sim, a vida de Oondasta foi reduzida em 50%. A intenção incial de público alvo para este chefe era para as guildas, e não para grupos aleatórios. Por isso Oondasta está em uma ilha remota, rodeada de dinossauros elites, que desfavorecem que jogadores cheguem sozinhos. Por isso ele tem mecânicas tão fortes, que matam sem o uso coordenado de magias especiais (cooldowns) e posicionamento estratégico. É uma filosofia bem diferente do design que usamos para o Sha da Raiva ou Nalak. Claro que as coisas não sairam como esperado, e ficou difícil derrotar Oondasta. Não era intencional, mas também não é algo negativo. A Ilha dos Gigantes viveu experiências épicas na semanas passadas. Existe algo memorável sobre as centenas de magias e míssseis que cortaram os céus com destino ao gigante dinossauro.

Poderiamos ter feito várias mudanças para tornar a luta impossível: uma versão do Oondasta com Feixe de Fogo Espiritual que pularia para 99 alvos em vez de 20, e uma penalidade que impedisse que jogadores que morreram no encontro entrassem de novo em combate. Definitivamente não 'zergável'. Mas, isso não significaria que os jogadores parariam de tentar, e o resultado seria um chefe que ninguém consegue matar, uma experiência frustrante para a maioria dos participantes. Não fizemos isso.

Além disso, nosso hardware de servidores é pontente, muito mais poderoso do que aqueles que tinhamos durante eventos como a Abertura dos Portões de Ahn'Qiraj há anos, mas ainda assim, tem limite. E nós estivemos observando que a aglomeração em torno de Oondasta era tanta que sobrecarregou os servidores. Assim que Oondasta surgia, mais e mais jogadores iam rumo à Ilha dos Gigantes em busca de ação. Muitas pessoas lutaram contra Oondasta com segundos para cada magia ser lançada, e o dinossauro parava de usar suas habilidades completamente. Jogadores com os melhores computadores viam uma apresentação de slides. Em casos extremos, o continente inteiro de Pandaria dava erro fatal. Isso não é uma experiência aceitável para nossos jogadores, então reduzimos a vida de Oondasta, e esses grupos pequenos poderão ter sucesso, e ele deverá morrer antes de que cheguem tantos jogadores e acabe degradando a experiência para todos os presentes. Se a capacidade dos servidores fosse ilimitada, não teriamos feito essas alterações, mas não é o caso.

Oondasta não atingiu nossas expectativas iniciais. Vamos aplicar as lições aprendidas em chefes de mundo lançados no futuro.

Ion "Watcher" Hazzikostas é Designer Líder de Encontros em World of Warcraft.
Editado por Lorielyth em 25/03/2013 15:27 BRT
Responder Citar
Bruxo Humano 90
4965
creio que o Oondasta nao "chamou" a atençao pra raides de guildas como planejado porque nao da beneficio ao grupo. Por exemplo ele nao é requisito de nenhum conteudo ou tras algum beneficio para a guilda ( como por exemplo uma nova aba de banco de guilda por exemplo). A iniciativa do Oondasta foi realmente bem bacana mas precisa de mais beneficios para atrair os tais grupos de guildas que os devs esperavam para o encontro com o grande dino.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
10935
creio que o Oondasta nao "chamou" a atençao pra raides de guildas como planejado porque nao da beneficio ao grupo. Por exemplo ele nao é requisito de nenhum conteudo ou tras algum beneficio para a guilda ( como por exemplo uma nova aba de banco de guilda por exemplo). A iniciativa do Oondasta foi realmente bem bacana mas precisa de mais beneficios para atrair os tais grupos de guildas que os devs esperavam para o encontro com o grande dino.

Eu acho que ele nem acabou sendo pouco encarado por guildas por causa dos atrativos, mas sim pelo fato de ser um chefe de mundo, simplesmente. Ele tá lá, tá ao alcance de todos, todo mundo vai e "zerga" o bicho. Principalmente com a mudança no 5.2 que poe a tag na facção e não na raide - chega lá e bate que você leva.

Além disso, o fato de ser um chefe aberto é algo que atrapalharia uma raide organizada pra matar ele. A raide iniciaria a luta, chegava outra em modo "Leeroy", bagunçava toda a ordem de tanks, taunts, cooldowns planejada pra luta, a raide recém-chegada wipava e a que iniciou wipava pouco depois. Por isso que não daria certo fazer os ajustes "anti-zerg" nele. A idéia era deixar ele pra ser enfrentado por um grupo todo sincronizado, mas isso não vai acontecer. Sempre vão matar ele "zergando", e sempre vão matar eles em vários grupos que não se comunicam uns com os outros (e mais uns randoms ali passando que vão pegar a tag), e qualquer tentativa de coordenação entre esses grupos vai ser via chat geral e vai rolar muito HUEHUEHUE.

A redução do HP foi simplesmente pra reduzir o tempo que ele passa vivo. Foi observado que, quando ele spawna, começa o spam no chat e a notícia espalha. E o número de gente entrando na luta vai crescendo continuamente. Enquanto tem luta, tem gente chegando. Só pára de chegar quando trava o jogo. Então o ajuste é pra ele morrer antes de ter gente suficiente pra lagar.
Editado por Turokmakto em 26/03/2013 02:15 BRT
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
A blizzard foi bem virgem/inocente hein....achar que no jogo teria mais do que alguma dezenas de guildas que pudessem fazer o esperado foi realmente muita inocência.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 90
9620
Sabia que isso aconteceria, mas não pelos motivos que imaginei.
Editado por Máxima em 26/03/2013 12:57 BRT
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
10215
É... desde que vi a chegada do Brasil no WoW, percebi que a Blizzard não tem noção de população/aglomerado.
Responder Citar
Druidesa Elfa Noturna 22
3485
sei lá. mil tretas mano
Responder Citar
Ladino Humano 90
4375
Nego fica reclamando do nerf mas nunca neim viu o boss.
Responder Citar
Monge Gnomo 90
8920
Isso me lembra do lançamento de wintergrasp.

Muito HUEHUE

@Turokmakto curtido
Responder Citar
Bruxo Morto-vivo 90
7685

Muito HUEHUE

@Turokmakto curtido

Alliance tendo lembranças de Wintergrasp??? Isso me cheira a masoquismo rssss ;)
Responder Citar
Xamã Draenei 90
13350

Muito HUEHUE

@Turokmakto curtido

Alliance tendo lembranças de Wintergrasp??? Isso me cheira a masoquismo rssss ;)

Depende do servidor.
Responder Citar
Maga Elfa Sangrenta 90
6810
poize,

E o WoW se transformando cada vez mais para crianças tratadas a leite e pera.
mais um mes ou dois , e qualquer DK viciado vai la e sola sozinho...

A população das guildas nao quer nem saber e so dailie, dailie, dailie, essas dailies impostas estao acabando inclusive com a interação com os low level do jogo, os players entram mudos e saem calados, muitos level 90 estão com o saco na lua e nao aguentam mais o jogo.

Ai voce pega um char low level pra desestressar, e o que acontece, vc nao consegue vencer o UP level de tao rapido que e, ta ridículo, sem dificuldade, tanks que batem 4x ou mais mais que dps normais, chega ate a desanimar, voce se pergunta, o que eu to fazendo aqui se nem da tempo de castar skills, pergunta pra um mage frost, quando ocara consegue vencer o inferno de 2s de cd da skill pra castar o tank WR, paladino e DK jah matou 20 mobs.
O abuso ta tao grande que nem respeito tem mais, tem tank WR jogando de ARMS e staff de tao ridículo que tá, mais uma vez eu falo o jogo e pago em CD keys a cada expansao, chega a ser falta de respeito. o balanco deve ser do level 1 ate o 90.

Hj nao se precisa mais de dps em dungeous ate o 85, ai falam, ahhhh o jogo so balanceia no lv 90, ACONTECE meus caros, que CD KEYS sao cobradas a cada meia hora como se fosse pedágio no jogo. NADA AQUI E DE GRAÇA entao que seja no minimo com qualidade de jogo
Editado por Mariana em 02/04/2013 08:12 BRT
Responder Citar
Bruxo Worgen 90
14880
A blizzard tentou fazer com que esse World Boss fosse mais para uma guilda ou um grupo fechado porém o sistema de loot continua horrível e esse boss não apresentou nada que valha a pena ficar wipando e wipando por uma quantia miserável de gold que não concerta 20% dos seus itens. Se o boss oferecesse uma recompensa realmente boa para cada jogador de uma raid formada 100% da guilda, talvez teria dado certo :)
Responder Citar
Sacerdote Elfo Sangrento 100
7695
Vejo grupos que varia de 2 a 5 Raides para matar esse Boss... não entendi o que quiseram dizer sobre "grupos pequenos"... kkkk
Responder Citar
Bruxo Worgen 31
5210
poize,

E o WoW se transformando cada vez mais para crianças tratadas a leite e pera.
mais um mes ou dois , e qualquer DK viciado vai la e sola sozinho...

A população das guildas nao quer nem saber e so dailie, dailie, dailie, essas dailies impostas estao acabando inclusive com a interação com os low level do jogo, os players entram mudos e saem calados, muitos level 90 estão com o saco na lua e nao aguentam mais o jogo.

Ai voce pega um char low level pra desestressar, e o que acontece, vc nao consegue vencer o UP level de tao rapido que e, ta ridículo, sem dificuldade, tanks que batem 4x ou mais mais que dps normais, chega ate a desanimar, voce se pergunta, o que eu to fazendo aqui se nem da tempo de castar skills, pergunta pra um mage frost, quando ocara consegue vencer o inferno de 2s de cd da skill pra castar o tank WR, paladino e DK jah matou 20 mobs.
O abuso ta tao grande que nem respeito tem mais, tem tank WR jogando de ARMS e staff de tao ridículo que tá, mais uma vez eu falo o jogo e pago em CD keys a cada expansao, chega a ser falta de respeito. o balanco deve ser do level 1 ate o 90.

Hj nao se precisa mais de dps em dungeous ate o 85, ai falam, ahhhh o jogo so balanceia no lv 90, ACONTECE meus caros, que CD KEYS sao cobradas a cada meia hora como se fosse pedágio no jogo. NADA AQUI E DE GRAÇA entao que seja no minimo com qualidade de jogo

concordo com isso, eu sou da época do cata mas acho que ta muito facil upar 1 char, deveria ser tudo deficil nao 1 cara com tem set full pve e conseguem atar 1 cara com set pvp por mais ruim que o set pvp seja.
Responder Citar
Xamã Orc 100
12495

Muito HUEHUE

@Turokmakto curtido

Allys com 600k de life enquanto eu tinha 20k =O
Responder Citar
Bruxo Gnomo 100
9145
A Blizzard está se perdendo no conceito que ela quer para o WoW.
Para upar este meu char, que é do tempo do LK, levei de 2 a 3 meses jogando, pois era considerado uma fase importante você aprender sobre sua classe/raça/facção/build. Com a eliminação da árvore de talentos (isso que temos hoje é ridículo comparado com o que já tivemos), você não precisa mais saber os detalhes de funcionamento de seu personagem, só seguir um tutorial pego na internet e vamos lá.
O que nós jogadores temos de ter em mente é que o o WoW é um MMOAdventure e não mais um MMORPG, um jogo onde o mais importante é ser rápido no click/aperto de tecla do que o uso de estratégia e inteligência...
Responder Citar
MVP
Bruxo Elfo Sangrento 100
20840
A Blizzard está se perdendo no conceito que ela quer para o WoW.
Para upar este meu char, que é do tempo do LK, levei de 2 a 3 meses jogando, pois era considerado uma fase importante você aprender sobre sua classe/raça/facção/build. Com a eliminação da árvore de talentos (isso que temos hoje é ridículo comparado com o que já tivemos), você não precisa mais saber os detalhes de funcionamento de seu personagem, só seguir um tutorial pego na internet e vamos lá.
O que nós jogadores temos de ter em mente é que o o WoW é um MMOAdventure e não mais um MMORPG, um jogo onde o mais importante é ser rápido no click/aperto de tecla do que o uso de estratégia e inteligência...

E para se vingar da blizzard você tirou um tópico da Tumba, certo?
Responder Citar
Bruxo Gnomo 100
9145
Não. Para mim este tópico aparecia no topo da lista do fórum. Se o fórum está bugado não é minha culpa.
Aliás, educação é algo raro em você, não é Chéquer???
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]