Custos

Ladino Elfo Sangrento 90
13725
Servidor aqui e duas horas para fila de dungeon, 1 dia de LFR, e no minimo 1 hora pra um simples BG

Que tal? Show né?
Responder Citar
Community Manager
Eu creio que não divulgamos os custos internos da empresa para o público. Essa é uma informação confidencial e nem nós CMs sabemos. E também não podemos divulgar detalhes sobre como funcionam nossos sistemas internos por questões de segurança. Temos ciencia que existem jogadores que sabem bem mais que nós sobre questões tecnícas e qualquer coisa que possamos falar com mais detalhes, pode ser usado contra nós.

Em questões individuais, a melhor opção é contatar nosso Suporte Técnico para uma investigação mais personalizada (sempre que possível). Essa não é uma ciência simples e existem vários fatores que podem afetar a latência individual de cada um e cada caso pode ser algo único e específico.

Sinto muito não poder responder a pergunta com clareza, porém lembro de ter feito algumas considerações gerais sobre as complexidades de tal infra-estrutura no passado. Uma das implicações mais importantes (já citada pelos colegas de fórum) é o efeito que tal separação teria sobre as filas dos Localizadores em instancias de Masmorras/Raides/PvP, etc. Ninguém quer ficar ainda mais horas e horas esperando um healer para o grupo.

Já aprendemos que as situações de servidores separados geralmente nos trás mais problemas que benefícios. Tomo como exemplo o StarCraft II e também a situação dos reinos latinos, onde, em ambas situações tivemos que reverter a separação.
Editado por Rhastion em 02/04/2013 19:07 BRT
Responder Citar
Guerreiro Orc 90
13190
Em questões individuais, a melhor opção é contatar nosso Suporte Técnico para uma investigação mais personalizada (sempre que possível). Essa não é uma ciência simples e existem vários fatores que podem afetar a latência individual de cada um e cada caso pode ser algo único e específico.

Normalmente o suporte só nos leva a outra etapa para ver se algo esta acontecendo e nunca informam nada da razão exata do problema.

Recentemente, e hoje especificadamente, há muitas reclamações de latência e não houve nenhum posicionamento do suporte para nos auxiliar. Há relatos in game e aqui mesmo no fórum de diversas pessoas reclamando de latência, tanto para clientes da GVT como da Virtua.

Para deixar bem claro, não estou reclamando do fato de os servidores serem nos Estados Unidos, e sim da falta de posicionamento do suporte para nos auxiliar de verdade.
Responder Citar
Community Manager
Recentemente, e hoje especificadamente, há muitas reclamações de latência e não houve nenhum posicionamento do suporte para nos auxiliar. Há relatos in game e aqui mesmo no fórum de diversas pessoas reclamando de latência, tanto para clientes da GVT como da Virtua.

Saquei. Como você mesmo disse ser uma questão recente, ficamos com receio de manter um posicionalmente definitivo pois há inúmeras variáveis que podem influenciar na latencia do pessoal.

Estive jogando com um grupo do Brasil nesses dias e não vi reclamações como descreve, e por isso fica difícil dizer que seja algo generalizado. A posição que posso lhe dar é que sempre estamos dispostos a investigar a situação e passar nossas descobertas adiante, porém como disse acima, postar uma solução definitiva não me soa prudente. Existem vários fatores externos, fora do controle da Blizzard, que pode influenciar a conexão de um jogador e esses infelizmente são os casos que fogem do controle de nosso suporte. Vamos ficar de olho e tentar fazer o possível dentro das limitações que temos.
Editado por Rhastion em 02/04/2013 19:18 BRT
Responder Citar
Caçador Pandaren 90
4550
sempre é fora do controle da empresa....ja vi esse filme antes, enquanto isso não posso jogar pois o meu ping está uma vergonha, até porque tudo está funcionando aqui, mas quando entra no wow fica um ping horrível. Raramente posto alguma coisa fico só acompanhado, mas agora chega...paciência tem limites.
Responder Citar
Bruxo Humano 90
11970
Está ai DE NOVO dois blue posts com as mesmas respostas para os dois maiores assuntos abertos toda a semana do forum, Server BR e LAG.

Ai vem semana que vem e aparece os mesmos tópicos de novo,postados por usuários que não utilizam o forum com frequência e que tem preguiça de usar a caixa de busca (igual a este OP ).

E ficamos nessa a vida toda.
Editado por Mozani em 02/04/2013 19:42 BRT
Responder Citar
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
Mas aqui, o problema da GVT parece ser dela mesmo. Estou lagado em todos os jogos, tomando DC do Skype e TS...

Todo mundo que eu conheço que usa GVT está com problemas, mas não é só com o WoW/Jogos da Blizzard. Em geral, qualquer coisa que seja no exterior, está horrível para mim hoje.
Editado por Kick em 02/04/2013 19:33 BRT
Responder Citar
Guerreiro Orc 90
13190
Todo mundo que eu conheço que usa GVT está com problemas, mas não é só com o WoW/Jogos da Blizzard. Em geral, qualquer coisa que seja no exterior, está horrível para mim hoje.

Considerando a hipótese do problema ser realmente na AT&T, já que os problemas são vistos somente em conexões ligadas a servidores no exterior, o que nós, simples mortais, poderíamos fazer?

O sentimento de não ter mais o que fazer que me deixa P da vida.

Se muitos daqui do Brasil e muitos até mesmo dos EUA postaram no fórum de suporte solicitando explicação e ajuda, por que a Blizzard não poderia fazer um comunicado para os jogadores sobre isso? E por que não entrar em contato com a própria empresa americana?

Tópicos do fórum americano sobre isso:

http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/8504390455?page=5

http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/8504390455

http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/8508110846

http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/8507161157
Responder Citar
Bruxo Humano 90
11970
A comunidade BR tem que agradecer muito pelo CM ser tão camarada.
O certo era ele fazer um Fixo explicando essa situação de forma curta e grossa.

SERVERS BR:

Somente existirá a possibilidade de ter servers localizados no Brasil quando tiver X Servers full com Y players ativos.

Obrigado

e

LAG:

A maioria dos jogadores não tem lag.
Se você tem problemas de lag contate o suporte tecnico para avaliar o seu caso,MAS PROVAVELMENTE O PROBLEMA É O SEU COMPUTADOR LIXO OU SUA NET CAPENGA.

Obrigado

Tópico de lag acaba igual o último postado no forum do D3.
O cara entra reclamando do lag,da Blizzard e no meio do tópico ele acaba revelando que usa net wireless dividida com o vizinho ,jogando num laptop sem memória suficiente.
E a culpa é da Blizzard.

OFF topico:

Já que o CM ficará camperando este tópico vendo as replys aos posts dele,peço para que ele avalie este tópico abaixo e se achar cabivel o fixo eu agradeço.

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/8198730184
Responder Citar
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
02/04/2013 19:39Citação de Yashal
Se muitos daqui do Brasil e muitos até mesmo dos EUA postaram no fórum de suporte solicitando explicação e ajuda, por que a Blizzard não poderia fazer um comunicado para os jogadores sobre isso? E por que não entrar em contato com a própria empresa americana?

As vezes pode ter algo a ver com o fato deles não terem nenhuma causa palpável para divulgar. Qualquer declaração oficial deles, principalmente no aspecto técnico, está carregada de responsabilidade.

Os departamentos responsáveis precisam estar em sintonia e com os laudos certinhos para poder dizer algo de concreto sobre o problema, se não correm o risco de queimar a língua e colocar o deles na reta, até mesmo judicialmente, principalmente quando envolve fazer um comunicado que envolve outra empresa.

Claro que para nós, como consumidores, isso não vai resolver nada o nosso problema, mas consigo imaginar o que se passa no lado deles.

Eu já estou bem sedado em relação a isso devido aos problemas de rota recentes com os cabos arrebentados da GVT...
Responder Citar
Guerreiro Orc 90
13190
Mais um na lista. E leia atentamente o que o americano que vive no Brasil disse:

http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/8568396772
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8975
Já aprendemos que as situações de servidores separados geralmente nos trás mais problemas que benefícios. Tomo como exemplo o StarCraft II e também a situação dos reinos latinos, onde, em ambas situações tivemos que reverter a separação.

Apenas para os demais terem ideia do que o Rhastion falou aqui:

Eu jogava bastante Starcraft II, bastante mesmo. Fui jogador assíduo durante as primeiras sete ou oito temporadas do jogo.
Durante o fim da primeira ou início da segunda temporada (não me recordo ao certo) eu atingi a liga GM do jogo. É a liga mais alta do servidor, onde somente os 200 melhores jogadores chegam. Isso no servidor LA.
Em pouco tempo, eu transferi minha conta pro servidor NA. Após os jogos de classificação e de manter meu MMR sólido para que a liga adequada fosse incluída, eu obtive a liga diamante.
Durante as segunda, terceira, quarta e quinta temporadas, eu me mantive em TODAS na liga diamante. E nesse tempo meu nível de jogo só subiu. Somente na SEXTA temporada eu atingi a liga master (5% do servidor). Joguei mais um tempo, até participei de um programa aí bem famoso no cenário de Starcraft. Chegar na GM com o nível da NA? HAHA NUNCA!

Enfim... isso ilustra um pouco o que aconteceria com as brackets de pvp.
Responder Citar
Xamã Draenei 90
8300
@Rhastion agradeço o informativo, msm não sendo a resposta esperada, se possível tente logar durante as 19 as 23 de Brasilia e verifique os realms e seus pings, principalmente nas terças e quartas-feira. Se conseguir diagnosticar algo e puder informar no fórum ficaria muito agradecido.

Tópico de lag acaba igual o último postado no forum do D3.
O cara entra reclamando do lag,da Blizzard e no meio do tópico ele acaba revelando que usa net wireless dividida com o vizinho ,jogando num laptop sem memória suficiente.
E a culpa é da Blizzard.

@Mozani, esse não é meu caso, meu pc eh bom, rodo d3 e wow ao msm tempo sem estresse fora outras coisas, net eh virtua 10mb, n eh das melhores mas n justifica os 14k de lag q enfrentei a alguns dias e dcs constantes, vale lembrar q n fui o único com problemas do gênero.
Responder Citar
Druidesa Worgenin 90
10765
Sobre experiências de anos passados (se não mudou):

Um Reino abrange vários servidores. Não exclusivos: um servidor de Raides/Masmorras, um servidor de BG/Arena. E os exclusivos: Kalimdor, Reinos do Leste, Nortúndira, Outlands, Pandaria, Silvermoon e arredores, Exodar e arredores que podem (eu acredito que seja) servidores variados. Talvez com o CRZ, a atualização de hardware, a mudança de código no decorrer dos anos tenham mudado essa estrutura.

Sobre o custo de um servidor:

Conhecendo a Blizzard de alguns anos, e sendo estudante de economia/contabilidade. Eu posso afirmar com 95% de certeza: A Blizzard não vai divulgar o custo de um servidor.

Pelo simples fato de que isso é uma informação estratégica que pode chamar atenção para fatos contábeis que ela não tem interesse de divulgar, como lucro bruto, quantidade de patrimônio, valores de receita e despesa. Além de ao vazar essas informações, podem dar um pequena vantagem competitiva para as adversárias, não é o tipo de informação que se queira passar para os clientes.

Simplesmente porque sabendo o custo de 1 servidor, sabendo quantos servidores existem, vai existir um acéfalo que se sentirá "roubado" porque, por exemplo, somente 1 real é para pagar custos diretos e indiretos, ou outros 14 reais é lucro bruto (exemplo fictício). Mas como sou leso, o Rhastion já respondeu antes.

PS: Vocês sabem que a Vivendi estava leiloando a GVT a um tempo atrás, e não o fez porque nenhuma oferta chegou no lance mínimo pedido... Isso pode apontar para uma falta de estrutura da GVT. Mas também pode ser apenas uma onda de manutenção. Que ocorre em várias operadoras (Eu sou da Oi, que o diga, deve viver em manutenção, mas por viver nas grotas das bibocas não tenho o luxo da opção ¬¬ ).

PS2: Por crença: arrisco a dizer que 99% dos problemas de latência não são originados na Blizzard.
Editado por Patada em 03/04/2013 07:47 BRT
Responder Citar
Paladino Humano 90
6200

Eu uso GVT, e confesso que não tenho problemas de conexão, muiiito de vez em quando rola um lag, mas nada que interfira no jogo.

Pode ser que o pessoal que tenha problemas não tenha uma banda larga boa, ou pode estar com o modem desconfigurado, sei lá.

Só a título de informação, minha net é de 10 megas.
Responder Citar
Bruxo Morto-vivo 90
5555
Tá absurdo a latência, ontem a minha foi para 160ms somente às 23:00hs, das 19:00hs às 20:00hs chegou a bater 19000ms, isso mesmo 19000ms, absurdo, não dava pra fazer nada, a não ser testar minha conexão de 10MB, então fiz isso... baixei um arquivo e atingi o padrão de 1.20MB / s, então minha conexão não era o problema. Depois por volta das 21:00hs a latência ficou em 400ms, impossível jogar Arena, ou mesmo fazer a quest especial do Bruxo, ou quem sabe um LFR, 400ms faz uma grande diferença.

Acredito que a latência está inconstante, cerca de 1 mês que a latência está subindo muito, em certos horários parece que diminui.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8975
Tá absurdo a latência, ontem a minha foi para 160ms somente às 23:00hs, das 19:00hs às 20:00hs chegou a bater 19000ms, isso mesmo 19000ms, absurdo, não dava pra fazer nada, a não ser testar minha conexão de 10MB, então fiz isso... baixei um arquivo e atingi o padrão de 1.20MB / s, então minha conexão não era o problema. Depois por volta das 21:00hs a latência ficou em 400ms, impossível jogar Arena, ou mesmo fazer a quest especial do Bruxo, ou quem sabe um LFR, 400ms faz uma grande diferença.

Acredito que a latência está inconstante, cerca de 1 mês que a latência está subindo muito, em certos horários parece que diminui.

Rapaz, internet com muitos mb's não é indicativo de MS baixo. Você pode ter 1TB de internet e ainda assim ter um ping elevado.
São coisas distintas!

Claro que influencia, mas não da forma como muitos acham.
Eu tenho míseros dois meguinhas de internet e fico com ping (quando não tenho um travamento absurdo) constante de 190~220ms.
Editado por Alieksey em 03/04/2013 10:33 BRT
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Jogo no meio do nada, com uma internet VELOX LIXO de 2mb e não tenho esses problemas.

Se eu não tenho problemas com Lags e DCs, qualquer um que tenha é problema da sua Internet, não da Blizzard.
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
4225
Pelo amor de deus,ou pelo amor que voces tem ao dinheiro dos seus clientes.
Arrumem o lag...
Responder Citar
Guerreiro Elfo Noturno 90
10805
Jogo no meio do nada, com uma internet VELOX LIXO de 2mb e não tenho esses problemas.

Eu queria ter um lixo desses...

Eu tenho um Vivo (tá mais pra morto) Speedy, de 1mb (eles juram pela dilma que é 1mb, mas eu to desconfiado) e jogo nas mesmas latencias.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]