Servidor brasileiro de RP

Caçador Worgen 90
3820
Saudações!

Muitos (dentre milhares, o que nos fazem poucos, mas ainda assim muitos) jogadores da comunidade brasileira de WoW já se perguntaram:

Teremos um servidor brasileiro de Roleplay (RP)?

e a resposta da Blizzard é:

Não há previsões. Nem mesmo Malaby consegue prever essa...

Assim sendo, muitas propostas passaram por aqui, e outras atividades que já ocorrem, sendo elas:

- tentativa (frustrada) de tornar o Gallywix o servidor "não-oficial" de RP.
- criação de um tópico para divulgação de guildas focadas em RP (já que a ferramenta de guildas no jogo não é confiável, uma vez que os trolls brasileiros marcam TODAS AS OPÇÕES para suas guildas, mesmo não representando a realidade dessas guildas... ¬¬’)
- criação de uma guilda genérica unificadora para que todos os jogadores RP pudessem se encontrar (inviável por disputas de interesses)
- criação de um tópico para divulgação de eventos RP (obsoleto, uma vez que poucos o visitam)
- criação do canal geral de RP, digitando "/join RP" no jogo (funcional, mas de eficácia questionável, e limitada ao reino)
- criação de um Raidcall para a comunicação dos interessados em RP (funcional, mas de praticidade questionável, por se tratar de software desvinculado ao jogo)
- utilização de battletag/real ID para manter contato com os jogadores RP (inviável, limite de 100 membros)
- integração entre guildas RP (pff... piada)

Bom, eu estou nessa "luta" desde outubro, e deixei congelar minha conta por simplesmente me sentir derrotado nessa empreitada. O "muito" que eu fazia parecia pouco, e esse "pouco" logo se tornava "nada", e eu perdi o interesse no WoW. A conta virou serva do Flagelo.

Recentemente, voltei impelido por um amigo, e lamentei ao ver que pouco havia mudado. Discussões se estenderam, mas no final, a maioria se recolheu para suas guildas e progressões como lagostins lamacentos em suas conchas. E, de algum lugar, veio-me força para novamente possibilitar a promoção e prática do RP em servidores brasileiros. Voltei a criticar, propor, reclamar, refletir e cutucar. Mas minha força está se esvaindo.

Por isso, levanto essa questão já bem exausto, desiludido, e para humildemente lhes pedir ajuda. Já não há muito a se propor ou discutir, e sim, a fazer. Reconheço, hoje melhor do que ontem, a diversidade de interesses, expectativas e possibilidades de cada jogador interessado no RP. E estou consciente de que o RP pode ser feito de inúmeras formas.

A ajuda que peço é que tragam em discussão a vontade (ou não) de um servidor oficial de RP. Para isso, procurem responder às seguintes questões:

Você tem feito RP nos servidores brasileiros? Como isso interage com a comunidade WoW?

O que ainda precisa/pode ser feito para consolidar a comunidade brasileira de RP no WoW?
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Anão 90
2855
- integração entre guildas RP (pff... piada)

Cara, piada eu acho uma palavra muito forte

Mas você não está muito errado não de dizer que são poucos os membros de guildas RP (inclusive os líderes) ultimamente que tem iniciativa de procurar galera de outras guildas pra fazer RP junto.

O que eu tenho visto é as pessoas de guildas diferentes mal se falando, e o pessoal tende a procurar bem mais as pessoas da própria guilda. O que não é errado, mas de vez em quando é bom tirar um tempinho pra conhecer pessoas de fora da guilda e ver como o RP é feito em outras turmas de amigos. E isso eu não tenho visto muito ultimamente.

23/04/2013 22:50Citação de Gorwal
a maioria se recolheu para suas guildas e progressões como lagostins lamacentos em suas conchas. E, de algum lugar, veio-me força para novamente possibilitar a promoção e prática do RP em servidores brasileiros. Voltei a criticar, propor, reclamar, refletir e cutucar.

Aí é que tá, camarada...

Nem todas as pessoas que curtem RP estão no RP o tempo todo, e não adianta exigir isso delas. Muitas das pessoas que estão em guildas RP também curtem uma progressão aqui, uma arena ali, e isso faz parte.

Eu mesmo de vez em quando gosto de fazer minhas BGs, além de devorar as maravilhosas quests que os mapas do jogo tem. Sem falar na Feira de Negraluna, que eu não perco por nada.

Por isso, levanto essa questão já bem exausto, desiludido, e para humildemente lhes pedir ajuda. Já não há muito a se propor ou discutir, e sim, a fazer. Reconheço, hoje melhor do que ontem, a diversidade de interesses, expectativas e possibilidades de cada jogador interessado no RP. E estou consciente de que o RP pode ser feito de inúmeras formas.

Cara, esse é o espírito

Pra ser bem sincero, a única coisa que realmente surte efeito no RP é de vez em quando pegar um tempinho com meia dúzia de pessoas e fazer um RPzinho casual em algum lugar mais ou menos movimentado.

Isso chama a atenção, e sempre tem nego perguntando o que é e como faz. E aí a gente para um pouco o RP e explicapro camarada, e já chama ele pra colar junto.

Se a gente realmente deseja um dia ter um servidor RP brasileiro, a gente precisa sair de vez em quando e mostrar que a gente existe.

23/04/2013 22:50Citação de Gorwal
A ajuda que peço é que tragam em discussão a vontade (ou não) de um servidor oficial de RP.

Sim, enquanto eu continuar jogando este jogo, eu seguirei defendendo a criação de um servidor RP. Nisso eu estou contigo.

Você tem feito RP nos servidores brasileiros? Como isso interage com a comunidade WoW?

O que ainda precisa/pode ser feito para consolidar a comunidade brasileira de RP no WoW?

Pra ser bem sincero, não tenho feito tanto RP quanto gostaria. Em parte se deve que eu estou logando cada vez menos tempo no jogo, e o pouquinho que eu logo eu tenho aproveitado pra conhecer um pouco mais da lore do jogo, e também pra me enturmar aqui e ali e conhecer mais pessoas.

A guilda que eu chefio, ela ficou bem parada e nunca deu aquela engrenada. Tudo porque eu ainda não me dediquei a ela como gostaria. Em vez disso, eu fui upando alts em outros servidores pra conhecer mais pessoas, especialmente as que fazem RP também, e trazer ideias pra minha guilda aqui.

De qualquer forma, o que acredito que de fato pode consolidar melhor a comunidade RP é a mesma se falar mais. E não somente os líderes, qualquer pessoa que faz RP, mesmo sem sequer estar numa guilda pode tirar um tempinho pra conhecer pessoas de outros cantos que também fazem RP e capturar ideias pro seu próprio RP.

Pra isso criamos o canal global RP (só digitar /join RP que seu chat fica habilitado), e pra isso criamos também o RaidCall da comunidade RP (5868730). Agora cabe à própria comunidade se animar e passar a usar. Sei que todo começo é complicado, e no começo é normal que esteja tudo vazio, mas se há interesse, com o tempo a coisa flui.

E principalmente, fazer o RP. De preferência, fazê-lo onde pessoas alheias costumam passar, pois as mesmas ficam curiosas e querem ver como é. Claro que sempre tem os trolls que vem azucrinar e tirar onda, mas a maioria das pessoas fica curiosa e com vontade de participar.
Responder Citar
Druida Worgen 90
2945
De preferência, fazê-lo onde pessoas alheias costumam passar, pois as mesmas ficam curiosas e querem ver como é. Claro que sempre tem os trolls que vem azucrinar e tirar onda, mas a maioria das pessoas fica curiosa e com vontade de participar.

Eu mesmo já vi o @Gorwal ali na Vila de Rut'theran enquanto eu esperava um barco pra Ventobravo e achei curiosa e divertida a maneira que ele interagia no jogo com os players que estavam do lado dele. Sabia que se tratava de RP, não participo por não gostar de interpretação mas ainda sim achei legal.

Mesmo que haja poucos recursos se você gosta faça com o que tem em mãos, um dia quem sabe as coisas mudem.
Responder Citar
Caçador Worgen 90
3820
Ferronegrão:

Cara, piada eu acho uma palavra muito forte

(Prometo que é a ultima vez que menciono a relação sua com o Xerinha, mas...) Você também usou palavras fortes para classificar algumas das participações do Xerinha no fórum. :P

Ferronegrão:

Pra ser bem sincero, não tenho feito tanto RP quanto gostaria. Em parte se deve que eu estou logando cada vez menos tempo no jogo, e o pouquinho que eu logo eu tenho aproveitado pra conhecer um pouco mais da lore do jogo, e também pra me enturmar aqui e ali e conhecer mais pessoas.

Gozado... achei que o RP fosse motriz para justamente: "conhecer um pouco mais da lore do jogo, e também pra me enturmar aqui e ali e conhecer mais pessoas."...

Ferronegrão:

Nem todas as pessoas que curtem RP estão no RP o tempo todo

Nenhum jogador de WoW deve fazer RP o tempo todo. Isso é muito nerd!! Eu mesmo não tenho saco pra RP 100% do tempo, quero bater, pular, castar magias, explorar o cenário, tirar um duelo de vez em quando, fazer piada, ouvir histórias, romances, dramas, emoção, filosofia, fazer amizade com pivetes, fazer amizade com velhotes, discutir, fazer rivalidades, até inimizades (desde que mantenhamos o respeito e aprendamos com as diferenças), competir, vencer e perder. Eu quero jogar WoW, e fazer RP no WoW não deve EXCLUIR isso, mas FAZER PARTE de jogar WoW. Por isso, muitas vezes eu digo "vamos jogar WoW com RP" do que "vamos fazer RP", excluindo o WoW da coisa.

P.S: eu deixei a entender que eu queria que as pessoas fizessem RP o tempo todo?

24/04/2013 01:13Citação de Beatwolf
De preferência, fazê-lo onde pessoas alheias costumam passar, pois as mesmas ficam curiosas e querem ver como é. Claro que sempre tem os trolls que vem azucrinar e tirar onda, mas a maioria das pessoas fica curiosa e com vontade de participar.

Eu mesmo já vi o @Gorwal ali na Vila de Rut'theran enquanto eu esperava um barco pra Ventobravo e achei curiosa e divertida a maneira que ele interagia no jogo com os players que estavam do lado dele. Sabia que se tratava de RP, não participo por não gostar de interpretação mas ainda sim achei legal.

Mesmo que haja poucos recursos se você gosta faça com o que tem em mãos, um dia quem sabe as coisas mudem.

Quando eu penso em jogar RP, eu penso em chamar pessoas. Sejam pessoas bacanas, queridas, conhecidas, sejam desconhecidas (nem sempre um ou outro ou ambos, mas sempre chamando). Falta essa veiculação, essa praticidade de podermos chamar uns aos outros em qualquer hora e reino e facção. O "/join RP" não parece ter sido solução eficaz para essa questão. E o Raidcall... bem, eu já esperava um respaldo desproporcional, por se tratar de aplicativo fora do jogo e nem todos gostam, querem ou confiam em instalar outro programa para poder jogar.

Mas o maior desafio atualmente é identificar os reais motivos dessa "individualização" no WoW, um forte "egocentrismo", que tem afastado jogadores e criado bolhas de intimidade pouco justificadas e disputas de interesses entre indivíduos e grupos. O jogo é vasto e tem várias formas de ser jogado, não nego nem critico isso, mas algumas vezes, por um ideal social, é preciso trabalhar e realizar.

Obrigado pelo apoio e espero não parecer arrogante ou "falso moralista" ou "pseudo-intelectual" ou qualquer outra coisa negativa. Estou sujeito à críticas também, sintam-se convidados...

..mas, nao esqueçamos do assunto do tópico: "E o Servidor brasileiro de RP no WoW? cadê? :D "
Responder Citar
Gorwal,

Você esqueceu da criação de outro meio de comunicação criado para a comunidade RP: o grupo no facebook (Não sei se você esqueceu porque você não tem créditos no meio, mas enfim, é legal divulgar também, assim como ajudamos a divulgar as ferramentas que você ajudou a formar, deixando bem claro que o grupo do facebook é de todos e para todos (: )

Primeiramente, você diz que a proposta das guildas integradoras não deram certo por conflitos de interesse, soando como se tivessem sabotado ou impedido seu projeto de dar certo. Isso me parece uma afirmação, no mínimo, ingênua. Seu projeto foi divulgado aqui no fórum e em outros meios de comunicação, e ainda sim, deixou de ocorrer da maneira que você esperava, talvez devesse se perguntar o motivo disso de maneira autônoma.
Esse projeto já foi tentando 2 vezes antes dessa sua tentativa, mas no servidor Gallywix, e também falharam. Tá na hora de ver os erros baseado em si e não nos outros.

Não entendi as suas críticas a tentativa de integrar as guildas, de fato o efeito tem sido proporcional a sua tentativa de guilda genérica, talvez porque o processo tenta integrar diferenças e sabemos que lidar com diferenças para muitas pessoas é muito difícil, barreiras devem ser derrubadas aos poucos até que as diferenças se tornem um impulso. (:

Mais uma vez você vem como a vanguarda da união do RP com a estratégia da desunião. Enquanto você ficar querendo usar os outros como "inimigo da integração do RP" para exaltar seu projeto de vanguarda, não haverá resultado algum.

Enfim, o dia que você quiser trabalhar junto e não ficar fazendo fogo-amigo, talvez ai teremos algum resultado de fato.

P.S: O motivo dessa minha resposta ao Gorwal vem ao meio de um outro post feito por ele, no fórum da guilda Ordem da Lua Crescente, que pode ser visto no link abaixo. Lá houve uma pequena discussão em que nós mostramos a diferença da proposta dele de integração de RP, e a nossa proposta. A nossa no caso, seria de integrar as guildas já existentes, ao invés de sumir com elas e colocar todo mundo na mesma guilda (Proposta do Gorwal).

http://luacrescente.freeforums.org/a-c-alistrel-satisfacoes-de-gorwal-e-pedido-de-desculpas-t1171.html
Editado por Faladir em 27/04/2013 05:49 BRT
Responder Citar
Sacerdotisa Elfa Noturna 100
7260
E lá vamos nós... denovo...

Olha só, embora eu entenda os motivos da resposta do Faladir vir da maneira que veio (vcs tb podem acompanhar um pouco do pq dela ao acessarem o link que ele postou)... creio que não é muito positivo para ngm voltarmos novamente a esse assuntio...

Desse modo (embora sempre aberto a tirar as duvidas necessárias em posts futuros) nesse post especificamente irei me ater a questão mais imediata e menos "indireta" ao qual o tópico se refere.

Gorwal, cara... é apenas minha opinião, mas talvez vc esteja criando ao menos parte de seus proprios monstros...

Talvez... só talvez... esse quadro pessimista e medonho que vc transmite da situação seja bastante exagerado e, na minha opinião, vc deveria olhar a si mesmo qd fala de "individualização", "egocentrismo" ou coisas do genero...

Afinal, como já lhe disse certa vez, o fato de vc não conseguir ver algumas coisas acontecerem ou o fato de elas acontecerem de um jeito diferente daquele que vc acha ideal não faz delas inexistentes e nem ilegítimas.... e muito menos uma piada.

Além disso quando vc fala da "Comunidade RP do Brasil" vc fala como se fosse algo palpável e mensurável... e em minha opinião (que, é sempre bom afirmar, é apenas mais uma) trata-se de algo muito mais subjetivo e constantemente mutável.

Talvez... ao invés de se perguntar oque falta a Comunidade RP... vc deva se perguntar oque falta a Você...

Acredito que ao invés de olhar para as "bolhas", pontos negativos e coisas assim que vc tende a sempre citar -- Dando essa alcunha inclusive a coisas que vc não sabe se são assim mesmo -- Talvez seja mais produtivo citar aquilo que tem dado certo... ou ao menos perguntar a essas pessoas que vc quer "salvar" do que vc, arbitrariamente, define como "individualismo" se elas concordam com vc ou tem interesse no que vc propõe (perguntar e ouvir a resposta... é claro)... Conhecer os reais interesses daqueles que vc coloca no bolo de "Comunidade RP" talvez seja um passo interessante para essa "integração" que vc propõe.

Acho que o RP enfrenta sim, muitos problemas... mas possui tb muitas propostas e pessoas interessadas...
Talvez a maneira que cada uma dessas propostas se dá ou a maneira como cada uma dessas pessoas age não agrade a todos... mas, sinceramente eu não acredito que precise agradar...

Assim como vc acredito que a ampliação da comunicação entre pessoas e grupos interessados no RP é sempre bem vinda e sou otimista em relação a ferramentas como o Canal RP para essa questão...

Mas o RP, em minha opinião, não precisa de um "Patrono"... ou que todos seus interessados façam as mesmas coisas da mesma maneira... ou sejam uma unica e grande massa com um unico e grande interesse comum...

O RP existe... e existe de maneira diversificada, possuindo muitas formas... ele não é uma ideologia... ele não é uma condição social... é um estilo de jogo... algumas pessoas acham ele divertido e o utilizam...
E cada um tem o direito de faze-lo como achar melhor... E acho que algumas coisas que vc pinta como tão nocivas a respeito disso são, pelo contrario, aquilo que o mantém vivo, plural e rico.

Desse modo, meu caro... respondendo suas questões:

Sim... tenho feito muito
E entendendo "Comunidade" como o grupo de todos os jogadores, acredito que essa interação se dá em diferentes niveis e com diferentes tendencias
As vezes ela é positiva... fazendo com que jogadores que ainda n conheciam o estilo (ou a possibilidade de realiza-lo no wow) passem a participar mais.
Mas tb existe alguns problemas qd enfrentamos alguns poucos jogadores cuja a diversão é trollar essas atividades... mas isso tem sido cada vez menos comum.

Passarmos a entende-la (e respeita-la) como algo multiplo e plural e parar de defini-la segundo nossa opinião e desejos pessoais.

Att.
Editado por Alistrel em 27/04/2013 05:58 BRT
Responder Citar
Guerreiro Worgen 90
10435
Estou achando tudo isso muito interessante.

Vejo que todos aqui têm propriedade e certa razão em suas opiniões. Gostaria de compartilhar a minha.

Como já disse em outros posts, eu jogo WOW a pouco mais de 7 anos. Quando jogava no servers americanos, o fazia em um server RP chamado Sisters of Elune e lá, já naquela época, encontrava esses mesmos problemas aqui descritos.

Como a Alistrel disse, existem diversos tipos de RP e diversas formas de empregá-los. Minha pergunta é: Será que nós não estamos pecando ao tentar impor uma dinâmica de RP que pode ser incompatível com a dinâmica de jogo do WOW?

Além da pergunta acima, eu percebo outras coisas que dificultam e muito esse processo: A falta de comprometimento de jogadores e de lideres. Vejo muita gente reclamando que o RP não vai pra frente e talz, mas não vejo quase nenhum post relevante sobre eventos na comunidade do Facebook. O Raidcall esta sempre vazio. No canal 5 sempre tem gente ON, mas o povo não responde nem a um "Bom dia", quanto mais conversar sobre RP.

Eu só posso chegar a conclusão de que TODOS NÓS estamos administrando mal esse nosso conceito de "como fazer RP no WOW". Isso tudo tem nos trazido uma frustração ao planejarmos os eventos e termos pouca adesão por parte dos jogadores e também frustração ao participarmos de eventos vazios e que, muitas vezes, não passam de conversas vazias entre os personagens.

Penso que nós precisamos criar uma nova formula para fazer isso e deixar de usar aquelas que conhecemos de outras modalidades de jogos (Mesa, TCG, Vídeo Game, etc.)

Alguns conceitos que eu possuo e gostaria de compartilhar com vocês. São idéias que eu estou realmente interessado em colocar em pratica em um projeto que estou desenvolvendo. Não sei se vai dar certo e também não sei se alguém já tentou isso antes.

-Quer convidar alguém para um evento RP? Já faça desse o convite o INICIO do PRÓPRIO evento RP. Ao invés de convidar o pessoal em guild chats, no canal RP e talz, mande uma carta ingame para as pessoas ou os convide durante uma reunião em uma taberna. mande uma carta convidando-os a comparecer na taverna certo dia em certo horário. Instigue a pessoa fazendo um texto misterioso na carta. Quer envolver uma guilda? Converse com o líder dessa guilda nos canais offgame e inicie o evento mandando uma carta para ele. Ele, então, pode criar um evento convidando a todos os integrantes interessados da guilda no calendário da guilda (fazendo isso de forma RP).

-Precisamos incorporar o lore e a dinâmica de jogo do WOW nos eventos RP. Vejo muita gente fazendo eventos isolados, envolvendo apenas o background de alguns poucos chars. Nesses eventos, as pessoas vão até determinado mapa, conversam de forma RP e pronto. Tudo acaba. Vamos montar grupos RP para fazer quests, dungeons, raids, explorar mapas do jogo, fazer achievs, ganhar títulos. Tudo com um contexto RP previamente criado.

-Pratiquem o RP quando jogarem SOLO. Vai conversar com um vendor, agradeça a ele após a transação (/ty). Vai falar com um NPC importante, curve-se (/bow) ou saúde-o (/salute) antes e depois de conversa. Teve uma vitória após uma batalha difícil em que você quase morreu? Comemore (/cheer). Usem e abusem de seus emotes. Emotes não servem apenas para LOL. São coisas simples, não são difíceis e até divertidas de fazer e que podem chamar a atenção de quem esta perto. Lembro que no Sisters of Elune eu tinha uma macro que quando ia montar no meu dragão para voar, eu o chamava gritando (/yell). Recebia muitos elogios por causa disso.

São algumas das muitas sugestões que tenho para tentar criar uma nova dinâmica de RP no WOW. Gostaria muito da opinião de cada um de vocês interessados nesse assunto. E se estiverem interessados em levar esse projeto adiante, sua ajuda será muito bem vinda.
Editado por Proudhowl em 27/04/2013 14:10 BRT
Responder Citar
2855
Gozado... achei que o RP fosse motriz para justamente: "conhecer um pouco mais da lore do jogo, e também pra me enturmar aqui e ali e conhecer mais pessoas."...

sim, nisso você tem razão, e o evento dessa madrugada foi muito bom nesse sentido

Mas eu vou me explicar melhor, eu tenho aproveitado pra conhecer pessoas que curtem outras formas de jogar, além do RP claro.

(Prometo que é a ultima vez que menciono a relação sua com o Xerinha, mas...) Você também usou palavras fortes para classificar algumas das participações do Xerinha no fórum. :P

Acredite, cara, se você ver os últimos tópicos em que eu e o Xerinha nos encontramos, vai perceber justamente o contrário

Eu sempre posto falando com ele sobre respeito e camaradagem, e sempre termino meu post estendendo a mão amiga e propondo que ele tenha uma postura mais amigável com a galera aqui. Mas ele tem todo o direito de não aceitar, fazer o que...

Tá na hora de ver os erros baseado em si e não nos outros.

Eis a questão, todos nós falhamos e temos nossa parcela do que deixamos a desejar, e eu não me excluo, pois também acho que poderia ter feito mais (ou talvez não).

P.S: O motivo dessa minha resposta ao Gorwal vem ao meio de um outro post feito por ele, no fórum da guilda Ordem da Lua Crescente, que pode ser visto no link abaixo. Lá houve uma pequena discussão em que nós mostramos a diferença da proposta dele de integração de RP, e a nossa proposta. A nossa no caso, seria de integrar as guildas já existentes, ao invés de sumir com elas e colocar todo mundo na mesma guilda (Proposta do Gorwal).

Opinião minha, nenhuma das duas propostas está certa ou errada, apenas são diferentes entre si. Mas ambas são igualmente válidas.

Talvez... ao invés de se perguntar oque falta a Comunidade RP... vc deva se perguntar oque falta a Você...

Camarada Gorwal, nisso o camarada Alistrel tem toda a razão

De vez em quando eu vejo gente que quer mudar o mundo, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas sequer é capaz de mudar a si próprias

Se cada um de nós conseguir mudar a si próprio, já teremos conseguido um grande feito na humanidade inteira, pois a grande maioria das pessoas nesse mundo não conseguem fazer nem isso

27/04/2013 04:33Citação de Alistrel
Acho que o RP enfrenta sim, muitos problemas... mas possui tb muitas propostas e pessoas interessadas...

Vale lembrar isso também, a comunidade RP brasileira vem crescendo bastante. Vira e mexe eu conheço mais gente que pratica o RP de formas tão diferentes e legais que nem na minha imaginação fértil eu conceberia.

Mas tb existe alguns problemas qd enfrentamos alguns poucos jogadores cuja a diversão é trollar essas atividades... mas isso tem sido cada vez menos comum.

Sim, de vez em quando vem uns trolls causar, mas troll a gente tira de letra e manda pro gol

Alguns conceitos que eu possuo e gostaria de compartilhar com vocês. São ideias que eu estou realmente interessado em colocar em pratica em um projeto que estou desenvolvendo. Não sei se vai dar certo e também não sei se alguem já tentou isso antes.

-Quer convidar alguem para um evento RP? Já faça desse o convite o INICIO do PRÓPRIO evento RP. Ao invéz de convidar o pessoal em guild chats, no canal RP e talz, mande uma carta ingame para as pessoas. Quer envolver uma guilda? Converse com o lider dessa guilda nos canais offgame e inicio o evento mandando uma carta. Ele, então, pode criar um evento convidando a todos os integrantes interessados da guilda no calendário da guilda (fazendo isso de forma RP).

-Precisamos incorporar o lore e a dinamica de jogo do WOW nos eventos RP. Vejo muita gente fazendo eventos isolados, envolvendo apenas o background de alguns poucos chars. Nesses eventos, as pessoas vao até determinado mapa, conversam de forma RP e pronto. Tudo acaba. Vamos montar grupos RP para fazer quests, dungeons, raids, explorar mapas do jogo, fazer achievs, ganhar titulos. Tudo com um contexto RP previamente criado.

-Pratiquem o RP quando jogarem SOLO. Vai conversar com um vendor, agradeça a ele após a tranzaçao. Vai falar com um NPC importante, curve-se (/bow) ou saúde-o (/salute) antes e depois de conversa. Teve uma vitória após uma batalha dificil em que você quase morreu? Comemore (/cheer). São coisas simples, não são dificeis e até divertidas de fazer e que podem chamar a atenção de quem esta perto. Lembro que no Sisters of Elune eu tinha uma macro que quando ia montar no meu dragão para voar, eu o chamava gritando (/yell). Recebia muitos elogios por causa disso.

São algumas das muitas sugestões que tenho para tentar criar uma nova dinamica de RP no WOW. Gostaria muito da opnião de cada um de vocês interessados nesse assunto. E se estiverem interessandos em levar esse projeto adiante, sua ajuda será muito bem vinda.

Cara, são ideias que parecem legais. Mas a gente só saberá mesmo se são boas se as puser em prática.
Responder Citar
Ladino Humano 100
15145
Vou falar bem pouco pra evitar (mesmo que acidentalmente) por mais lenha nessa fogueira, mas a unica coisa que eu discordo é fazer um RP completamente fora da realidade do WOW.

Se estamos jogando WOW e fazendo Rp de WOW, não é aceitavel em minha opinião usar o WOW como uma ferramenta pra se jogar um RP qualquer. Devemos fazer RP de World of Warcraft. Se quer fazer RP de D&D vai jogar DDO, se quer fazer RP de Jedi e Sith vai jogar SWTOR, etc.

Não concordo tb com a ideia de aceitar qualquer coisa absurda, pelo simples fato de tornar mais conveniente pra quem quer jogar.
Exemplo:
Alguem querer ser o proprio Varian, Arthas, Aleria, ser atual LK ou qualquer coisa do tipo.

Todos esses ja existem no jogo e nenhum jogador tem acesso a eles, ou do contrario na criação do char a Blizz teria colocado a possibilidade de selecionar alguns desses NPCs pra jogar em vez de criar um novo habitante de Azeroth

Foi nisso que discordei nos planos do Gorwal.
Editado por Hikz em 27/04/2013 15:06 BRT
Responder Citar
Caçador Worgen 90
3820
@Hikz,
não ignoro sua afirmativa, e também enconrajo o RP "de WoW" no WoW. O que critico é para evitar que essa postura seja tão rígida a ponto de impedir a diversão de todos. Em especial, os experientes devem se dispor a ser menos críticos e mais integradores, permitindo que "erros" se tornem "oportunidades" para a comunidade RP em crescimento - com este foco, ser companheiro é mais importante que ser exigente.

@Ferronegrão,
De acordo. Vejo muitas propostas válidas além das que eu trouxe. Apenas sinto falta de solidariedade e altruísmo na maioria das propostas. Estou esperando exporem propostas mais integradoras, altruístas e solidárias... Quanto mais pessoas opinarem sobre esse assunto, mais democrático será o resultado, e mais integradora fica a comunidade.

@Proudhowl,
dos três pontos que você comentou, os dois primeiros eu já tenho feito em boa parte das atividades RP que pratiquei! A terceira (RP com NPC), só faço para intrigar algum espectador próximo a fim de envolvê-lo no RP, mas é raro. Vou buscar expandir essa abordagem.

Aliás, conversei contigo e gostei de tudo o que você me disse, e espero ter muitas chances de participar de suas atividades e eventos RP.

@Alistrel,
Naturalmente, sou falho e sujeito a críticas. No assunto "RP no WoW", o que mais "me falta"... é gente me chamando pra RP.
Eu me sujeito às críticas, contudo, criei o tópico para que AS PROPOSTAS que levantei sejam criticadas, não a minha pessoa. Você tem meu contato e a liberdade para se dirigir diretamente a mim quando sentir a necessidade.

Gostaria que evitasse enxergar a proposta somente como "proposta do Gorwal", até porque eu sou só um jogador... O que discuto é como podemos fazer o RP crescer na comunidade como um todo (inclusive considerando quem não joga com RP, e jogadores de contas Starter Edition, etc.). As críticas que você abordou para a proposta assumem que ela impede a existência de variedade e versatilidade, e na verdade isso não procede.

@Faladir,
peço desculpas por esquecer do facebook, que aliás, me ajudou a publicar muitas imagens bacanas de eventos RP que EU fiz. Se fosse apenas uma questão de marketing pessoal, ou marketing de guilda <RP Aliança> e <RP Horda>, eu estaria sendo contraditório ao esquecer de propósito.

Confesso que "desencanei" do facebook quando notei que, há quase um mês, ninguém divulgou atividades práticas para RP no WoW, nem qualquer outra forma de interação entre jogadores no jogo.

Fiz críticas à <Ordem da Lua Crescente> sobre coisas que vivenciei, mas muita coisa foi esclarecida, reformada, e já não se aplica. Já me desculpei diretamente a vocês por isso, e também publicamente no Facebook, e me desculpo novamente agora. E ainda me disponho para integrar definitivamente sua guilda às nossas. Conto com sua compreensão sobre o assunto.

E quanto a "minhas" guildas falharem, é por disputa de interesses no sentido de egocentrismo e vaidade. Coisas como "falta lore de guilda" e "impossibilidade de ter um tabardo para defender" são coisas que podemos relevar quando nos vemos parte de uma facção e enxergamos que o jogo inteiro nos dá amparo para jogar RP, nao precisa de uma guilda elaborando "lores" para que joguemos juntos.

Estou tentando aproximar o RP da prática de jogo, sem excluir os praticantes, ou seja, todos conscientes de que estamos interpretando personagens, fazendo de tudo para que eles sejam verossímeis durante a prática, mas sem ignorar que por trás do personagens há jogadores, cada qual com seus interesses, anseios e limitações.

Frente a isso, somente altruísmo e companheirismo parecem ser capazes de realmente superar algumas barreiras, e nesse sentido, abandonar alguns caprichos (como "lore", já que, de acordo com a própria blizzard, isso é opcional e cada um decide o quanto elabora) possam ser abdicados pelos veteranos em prol da integração de todos.
Responder Citar
Gorwal,

Por mim, tudo bem você esquecer do Facebook, acontece. Não acho contraditório você deixar de citá-lo por ter colocado imagens de eventos que você fez lá, já que eu não disse em relação à marketing pessoal (promover a própria pessoa, da maneira que for), eu disse à credibilidade (sentir ter feito algo importante e ser lembrado por isso), suas atitudes há um tempo mostravam bem como você estava a desejando, mas enfim deixa isso de lado. (:

O que você chama de vaidade e egocentrismo, eu vejo como diversidade e diferenças a serem exploradas. Porém, como disse, é difícil para alguns lidar com as diferenças e, para essas pessoas, elas se tornam um empecilho a união. Eu não acho que a união vem por igualar todos sob uma mesma guilda. Acho que a união vem pela integração e cada vez mais através da comunicação, que deveria ser nosso maior objetivo até agora: melhorar a capacidade de se comunicar e identificar os jogadores de Role Play, mas sem que isso custe a diversidade entre os jogadores, grupos e guildas.

Enfim, se você está querendo realmente fazer tudo isso que citou ai em cima de: altruísmo e companheirismo serem capazes de superar algumas barreiras, então você começou muito mal. Nós nunca debochamos da ideia de uma guilda genérica englobando a todos, projeto proposto por você. Agora, seu deboche ali em cima em relação a uma proposta de integrar as guildas não me pareceu com uma atitude de companheirismo e altruísmo.
Editado por Faladir em 28/04/2013 19:38 BRT
Responder Citar
Druida Troll 100
18405
ces falam pra kct hein galere

nusss...
Responder Citar
2855

nusss...

E você é bem vindo a falar bastante conosco também, desde que fale coisas construtivas. Se você se mostrar afim de ser nosso camarada, seremos seus camaradas também.

Vou repetir a você o que eu venho repetindo a todos os trolls desse fórum: Minha mão amiga está estendida a você, como sempre estará. É escolha sua aceitar e construir uma amizade, ou continuar trollando pessoas que poderiam ser seus amigos leais pra vida toda.

Agora, voltando ao assunto do tópico...

Essa madrugada a gente agiu como uma verdadeira comunidade RP. Pelo chat RP do Goldrin, a gente conseguiu promover um montão de eventos legais, e ainda ficamos conversando horas e horas pelo RC da galera RP.

A experiência foi tão boa, que eu já estou indo, inclusive, criar um tópico na taverna sobre isso.
Responder Citar
Sacerdotisa Elfa Noturna 100
7260
Gorwal... oque eu critiquei foi exatamente suas propostas e não vc enquanto pessoa.
Eu não tenho absolutamente nenhum interesse em criticar vc de modo pessoal e, mesmo que eu tivesse, precisaria conhece-lo bem mais do que conheço pra isso.

Vc criou um topico onde voltou a "criticar, propor, reclamar, refletir e cutucar" e acho ótimo que tenha feito... mas é bom atentar para o fato de que vc fez isso baseando-se em SUA interpretação sobre a "comunidade RP", as propostas que ela possui e, tb, os problemas que vc acredita que ela e essas propostas apresentam...
Isso é normal... sempre temos como base nossa opinião ao criticar e propor mudanças... e vc tem total direito de ter a sua, é claro...

Porém eu discordo dessa sua interpretação, pois acredito que ela passa uma imagem equivocada dos problemas e obstaculos que o RP enfrenta e diminui a importancia de algumas ações e propostas em prol desse estilo de jogo...
Desse modo, a critico sim... e como vc a lançou em um espaço de leitura público e aberto, a critico nesse mesmo espaço.

E me desculpe se isso assumiu algum tipo de sentido dúbio para vc, mas ao me referir a elas como "as propostas do Gorwal" estou apenas me referindo à origem delas... Afinal opiniões e idéias não existem no limbo... e nem é algo inerente ao coração de todo RPlayer no wow... elas vem de algum lugar, são elaboradas por uma ou mais pessoas e possuem objetivos.

Disse que vc deveria se perguntar oque falta a você e não a "comunidade RP" pq vc fala dos problemas que vc enfrenta e das coisas que incomodam vc como se incomodasse a todos... diz que uma atitude x é mais integradora para a comunidade ou uma y impossibilita a diversão de todos como se de fato conhecesse a opinião desse grupo como um todo.

Por esse mesmo motivo, disse que vc deveria passar a ouvir melhor esse grande grupo que vc chama de "comunidade RP" e o qual diz ser vitima de coisas que vc constantemente taxa como erradas e atribui nomes como "individualismo", "elitismo", "egocentrismo" etc... para ver realmente se todos ou "a comunidade" concordam mesmo com vc.

E outra coisa:

somente altruísmo e companheirismo parecem ser capazes de realmente superar algumas barreiras, e nesse sentido, abandonar alguns caprichos (como "lore", já que, de acordo com a própria blizzard, isso é opcional e cada um decide o quanto elabora) possam ser abdicados pelos veteranos em prol da integração de todos.

Vc diz que sua proposta, não impede a existência de variedade e versatilidade, mas ao dizer que o interesse de algumas pessoas (respeitar o lore por exemplo) é um "capricho" e que para que a integração exista eles devem abdicar disso, vc está mostrando exatamente o contrário...

Na SUA opinião, talvez, Respeito ao Lore e a cobrança desse respeito por um grupo, seja um problema para integração da comunidade RP... mas sua opinião não é a única e ao dizer que isso é um "capricho" vc desrespeita a opinião das pessoas que discordam de vc.

Vc tem razão... a própria blizzard diz que se relacionar ou não com o Lore é opcional... desse modo cada jogador tem a opção de se relacionar a ele ou não. Eu escolhi por me basear nesse lore para fazer RP, essa foi minha opção... E a fiz pelo simples motivo de que acho mais divertido desse modo...

Com o tempo... encontrei outras pessoas que concordavam comigo e que assim como eu se divertiam em fazer RP dessa maneira... criei então uma guilda para nos organizarmos melhor e a divulguei para que outros que possuiam interesses similares pudessem participar se quisessem.

Se eu dissesse que essa guilda e a maneira que eu me divirto fosse a melhor ou única forma de integrar ou organizar a comunidade RP, e tentasse unificar toda a comunidade dentro dela... de fato seria elitismo...

Mas em nenhum momento acreditei que uma guilda fosse a melhor maneira de organizar o RP de TODA a comunidade RP... e em nenhum momento disse ou acreditei que a maneira como eu e aqueles que como eu nos divertimos é a melhor maneira para todos... era e é apenas uma das opções... afinal fazer ou não parte de uma guilda (seja qualquer uma delas) é tb opcional, sempre será... e isso não impede que ngm faça RP.

Digo isso pq não só sei que existem opiniões diferentes, mas as respeito... E mais do que isso... acho ótimo que seja assim, pois acredito que a diversidade e pluralidade de estilos de jogo e propostas é sempre muito mais produtivo que um unico jeito de fazer as coisas... E mesmo que inevitávelmente discorde de algumas propostas (e quando digo que discordo quero dizer que não desejo fazer parte delas, mas em nenhum momento sou contra a existencia delas) , não as vejo como "piada" ou "capricho"... as vejo como mais uma opção... e que venham muitas.

Você diz que a proposta das guilda genéricas foi "inviável por disputas de interesses"... e bem, é inegável que dentro do RP exista interesses diferentes... O fato de termos uma mesma idéia (jogar interpretando o char) não significa que temos vontade de fazer isso de uma mesma maneira... e por isso mesmo que acho que quanto mais propostas melhor...

Agora... embora exista diferentes interesses, a disputa entre eles só passa a existir qd um ou mais desses interesses deseja se sobressair ou se impor entre os demais...

Mais uma vez, eu acho que essa "integração" só será possivel qd respeitarmos a comunidade como algo plural... não apenas citando e conhecendo as diferentes opiniões, interesses e maneiras que cada jogador gosta de se divertir mas respeitando-as... e acho que um primeiro passo para isso é parar de usar a desculpa do "interesse em integrar todos" para condenar e atribuir uma alcunha ou taxação pejorativa a estilos de RP ou interesses que são diferentes do que nós achamos divertido ou "ideal"...
Editado por Alistrel em 28/04/2013 23:25 BRT
Responder Citar
Caçadora Humana 90
8235

nusss...

Caro colega, ouso supor que você não tem muita experiência com RPG.
O que não falta em tal atividade é falatório.

on topic, não faço parte da comunidade RP, não tenho capacitação para adentrar a conversação. Acho interessante haver movimento nesse sentido, é mais uma das muitas formas de apreciar WoW.
E posso imaginar que, da mesma forma que o RPG de mesa, que possui muitos sistemas (GURPS, D&D, MERP, Whitewolf, entre outros), deva haver várias formas de se utilizar RP dentro do WoW.
Vejam só, jogo geralmente sozinha, mas coloquei como obrigatório que minha Monja Pandaren sempre se curva (/bow) diante de um NPC. Não tinha pensado nisso como RP. Pensei apenas como algo natural para a raça e classe.

Fico na torcida pelo crescimento do RP no WoW, e para que os envolvidos possam curti-lo com diversão, sem perder o bom senso
o7
Responder Citar
2855
on topic, não faço parte da comunidade RP, não tenho capacitação para adentrar a conversação.

O fato de você não ter ainda andado com a gente no recreio não significa que não possa opinar. Pelo contrário, sua opinião é mais do que bem vinda, assim como a de todo mundo aqui.

E se quiser experimentar RP com a gente, está mais do convidada ;)

Vejam só, jogo geralmente sozinha, mas coloquei como obrigatório que minha Monja Pandaren sempre se curva (/bow) diante de um NPC. Não tinha pensado nisso como RP. Pensei apenas como algo natural para a raça e classe.

Você já faz RP e não sabe ;)

Fico na torcida pelo crescimento do RP no WoW, e para que os envolvidos possam curti-lo com diversão, sem perder o bom senso

Opa, valeu a força ae

E como eu disse acima, seja bem vinda caso deseje se juntar a nós ;)

Você diz que a proposta das guilda genéricas foi "inviável por disputas de interesses"... e bem, é inegável que dentro do RP exista interesses diferentes... O fato de termos uma mesma idéia (jogar interpretando o char) não significa que temos vontade de fazer isso de uma mesma maneira... e por isso mesmo que acho que quanto mais propostas melhor...

Agora... embora exista diferentes interesses, a disputa entre eles só passa a existir qd um ou mais desses interesses deseja se sobressair ou se impor entre os demais...

O detalhe é que, até onde eu sei, não houve qualquer disputa de interesse (apesar de não ter entendido bem o que o camarada Gorwal define com disputa de interesse)

O que aconteceu, a meu ver, é que a galera não soube (ou não teve iniciativa) de continuar o projeto. Pra mim, faltou apenas isso...

Aliás, o que eu vejo acontecer na maioria das guildas RP que eu já participei (e olha que eu já participei de muitas) é o seguinte: O povo esperar demais de seus líderes (GM de guilda, ou seus braços direitos) e não fazer seu RP por si mesmo. Já vi muita guilda minguar porque o GM precisou ficar afastado por algum motivo (trabalho, estudo, etc) e os demais membros do grupo não tiveram iniciativa de segurar as pontas e manter o RP fuindo até o líder voltar.

Mas em vez de citar nomes de guildas que tem esse problema, vou aproveitar pra elogiar uma das guildas que na minha opinião conseguiram fazer justamente o oposto: Os Bandoleiros (Horda - Tol Barad). Ano passado, teve uns meses aí que o Panon precisou ficar fora pra resolver as correrias dele, e a galera toda conseguiu manter o RP girando até ele voltar, mesmo com alguns dos membros também ausentes.
Responder Citar
Ladino Humano 100
15145

nusss...

Pois é, estamos debatendo sobre como expandir uma das modalidades de jogo que a Blizz infelizmente não da valor aqui no Brasil (Só nos servidores gringos), então num debate tão importante quanto esse falatório é o que não vai faltar. =D

O legal é que alguns NPCs quando vc da um emote tipo acenar, continencia, etc, eles retribuem o emote. E o simples fato de vc fazer isso ja é o primeiro passinho do RP. =D

Como o camarada ferronegão disse, sinta-se a vontade para experimentar o RP conosco se quiser. É só se imaginar como uma atriz de novela interpretando sua personagem e mãos-a-obra. \o/

O que aconteceu, a meu ver, é que a galera não soube (ou não teve iniciativa) de continuar o projeto. Pra mim, faltou apenas isso...

Na minha opinião, o que aconteceu de não dar certo nas tentativas anteriores foi exatamente isso.
Editado por Hikz em 29/04/2013 13:22 BRT
Responder Citar
Guerreiro Worgen 90
10435
Aliás, o que eu vejo acontecer na maioria das guildas RP que eu já participei (e olha que eu já participei de muitas) é o seguinte: O povo esperar demais de seus líderes (GM de guilda, ou seus braços direitos) e não fazer seu RP por si mesmo. Já vi muita guilda minguar porque o GM precisou ficar afastado por algum motivo (trabalho, estudo, etc) e os demais membros do grupo não tiveram iniciativa de segurar as pontas e manter o RP fuindo até o líder voltar.

Concordo totalmente com o Ferronegrão nesse ponto. Como disse antes em outro tópico, a sensaçãoque tenho é que o pessoal vê o RP no WOW como se fosse um RPG de Mesa, onde você precisa de um Mestre (Narrador) para guiar a história.

Pois é, estamos debatendo sobre como expandir uma das modalidades de jogo que a Blizz infelizmente não da valor aqui no Brasil (Só nos servidores gringos), então num debate tão importante quanto esse falatório é o que não vai faltar. =D

Se me permite o comentário, amigo Hikz, a Blizz não tem nada a ver com isso. Eu acredito que sejam os jogagadores que fazem um servidor e não o contrário. Até porque, nos meus 7 anos de WOW vi os mesmos problemas que aqui enfrentamos nos servidores americanos.

Sabe, eu realmente gosto desse tipo de "discussão". É uma forma de nos conhecermos e também de aprendermos. O fato é que todos nós queremos a mesma coisa, mas queremos isso de formas diferentes. Isso é saudavel, já que somos todos pessoas diferentes. É normal também que pessoas que tem um interesse em comum, criem uma determinada comunidade para buscar por esse interesse em comum. Nós só precisamos respeitar e incorporar essas diferenças no nosso conceito de jogo. EU aprendi nos meus 20 anos de RPG que os seus jogadores desenvolvem um senso critico muito elevado. Isso faz com que esse tipo de conversa seja comumente mais "acalorada".

Esse final de semana foi muito divertido pra mim. Apesar de não praticar tanto o RP como poderia, já que estava focado em meu próprios objetivos e interesses INGAME. Mas isso não me impediu de interagir com as pessoas no Raidcall, Foi muito bom conhecer pessoas novas com opiniões tão divergentes e coerentes.

Ainda quero aprender muito com vocês.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Worgen 90
10495
Eu não vou ficar falando, o que eu fiz ou não fiz, nem o que vou fazer pela comunidade (não mais =P).

Já discutimos muito e muito em outros tópicos, foruns e ingame sobre todos os pontos citados acima...

Mas... apesar de ainda (AINDA) não termos um servidor RP, que seria o ideal para que essas discussões sobre o rumo da comunidade não fossem necessárias, eu tenho visto um crescimento bem expressivo da comunidade RP.

O canal, esta com certeza dando frutos, e o canal do RC, apesar de eu não ter visto, parece ter tido um bom resultado, mas é claro, todo esse processo esta engatinhando ainda. Muita água vai rolar até finalmente termos uma posição direta sobre o assunto.

Agora vamos ver o que mudou desde o começo do ano para cá.

> Diversas Guildas com o foco no RP surgiram, principalmente no Goldrinn.

> Novas idéias tornaram a comunicação entre os jogadores de mesmo interesse mais viáveis (como o Canal e o RC).

> O lore do jogo esta direcionando as pessoas a uma experiencia mais RP, com quests um pouco mais dinâmicas e voltadas a contar a história.

> Um aparente amadurecimento da comunidade dos servidores, pois realizamos eventos abertos onde muitas pessoas alheias participaram e poucos trolls atrapalharam.

Do ponto de vista da Guilda a qual participo:

> Depois de reuniões identificamos pontos a melhorar e estamos trabalhando nisso.

> Uma expressiva quantidade de jogadores que veem eventos vem nos procurar para fazer parte da guilda.

> Uma qualidade e amadurecimento maior dos jogadores que entram na guilda (apesar de exceções).

Do meu ponto de vista:

> Tenho feito mais RP do que nunca, parei qualquer progressão ou objetivo que tinha em relação a mecânica do jogo.

> Conheci muitas pessoas e exelentes jogadores RP.

> Estou muito contente em ver que a quantidade de jogadores RP é sem duvidas muito maior do que eu estimava e mais feliz ainda ao ver a pré-disposição de jogadores q não fazem RP, a entrarem nessa modalidade.

Então... para finalizar.

Apesar de nosso objetivo principal não ter se concretizado, ainda estamos aqui, no palio... e com um salto positivo e não negativo.
Recebemos um não da blizzard mas ainda temos nosso espaço, ainda estamos fazendo RP, ainda estamos conhecendo pessoas novas e o mais importante... nos divertindo.

Ja me estressei por esse caminho e percebi que não é assim que vamos chegar lá.

Apesar de eu não ter mais horário fixo para aparecer online... eu ainda estou disposto a ajudar e podem contar comigo para o que precisarem.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Elfo Noturno 100
9600
Com certeza existem muitos jogadores que curtem RP, acredito que não seria difícil para a blizz transformar o servidor Gallywix em RP, sendo ainda que poderia conceder transferência gratuita a todos que quisessem sair do Gallywix se não concordarem com esta a modalidade, e também conceder transferência gratuita para o pessoal de todos os servidores que curtem RP para o Gallywix, a fim de povoar este último.

Bom, somente uma sugestão.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]