O melhor método anti-pirataria

Xamã Pandaren 90
7970
Olá, pessoas!

Vendo que nesse feriado ficou comum tocar no assunto de "servers piratas" e coisa do gênero, achei legal compartilhar isso aqui:

http://www.ign.com/articles/2013/04/29/the-best-anti-piracy-measure-ever?abthid=517e3e9d10e870267a000002

Uma desenvolvedora de jogos independente resolveu fazer uma "sacanagi". Ao divulgarem um de seus jogos novos (um jogo por sinal onde vc trabalha numa desenvolvedora de jogos e precisa criar e vender novos títulos, meio a la SimCity, The Sims e por ae vai), lançaram junto do original, uma versão crackeada e divulgaram na internet.

Porém quem baixasse e jogasse a versão crackeada do jogo descobriria uma surpresa interessante: O jogo foi modificado de forma que se vc criasse um jogo novo na empresa que fosse muito bom, vc teria dificuldades para fazer grana com ele justamente pq ele seria pirateado. Já quem tivesse comprado a versão original do jogo, não sofreria essa dificuldade.

O artigo está em inglês e mostra as principais reações das pessoas ao terem dificuldade com a versão pirateada, enfim. Vale a leitura!

Abraços!
Responder Citar
Druida Elfo Noturno 90
8035
Por que tanta pirataria? Porque um jogo que, fora do país, custa algo, aqui custa o dobro.
Responder Citar
Caçador Pandaren 90
7155
Único jogo que eu tenho original é o WoW mesmo, não tem nem como comprar os jogos atuais originais...
Responder Citar
Sacerdotisa Pandarena 90
14370
Já ouviram falar de importação?

Povo paga 150 conto num jogo de 3DS.

Eu pago 80-90 em lançamento.

Não tem dinheiro? Não justifica roubar. Piratear é roubar.
Responder Citar
Monge Gnomo 90
8920
Se a Blizzard quisesse ela travava a comunicação do WoW entre servidor e cliente de uma forma que fosse impossível fazer engenharia reversa ou algo similar (da mesma forma com que o WoW hoje é um jogo à prova de hacks). Porque não faz? Creio que não valha 1 minuto do recurso despendido...
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Orc 90
12150

como voce compra me ensina.
Responder Citar
Sacerdotisa Pandarena 90
14370

como voce compra me ensina.

Pra 3DS eu uso o Play Asia. Google it. Link talvez eu leve ban =S

Frete grátis. Para PS3 tem sites melhores que meus colegas usam, posso consultá-los. Mesmo assim no Play Asia dá para pegar jogos baratos, Rune Factory - The Tides of Destiny do PS3 está uns 52 reais esta semana... deu uma dor no peito não ter um PS3... pior foi ter perdido a promoção do Resident Evil Revelations 3D que estava incríveis... 29 reais.
Editado por Nobuna em 01/05/2013 23:20 BRT
Responder Citar
Paladina Humana 90
8150

Frete grátis. Para PS3 tem sites melhores que meus colegas usam, posso consultá-los. Mesmo assim no Play Asia dá para pegar jogos baratos, Rune Factory - The Tides of Destiny do PS3 está uns 52 reais esta semana... deu uma dor no peito não ter um PS3... pior foi ter perdido a promoção do Resident Evil Revelations 3D que estava incríveis... 29 reais.

Dá pra comprar consoles nesse play asia tbm?
Me interessei pelo DS
Quanto tempo demora pra chegar no Brasil? Tem risco de acabarem me cobrando aquele imposto absurdo de importação?
Editado por Griesbach em 01/05/2013 23:32 BRT
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 90
9370
O melhor metodo de se combater a pirataria é comprando coisas piratas aao maximo, assim a China não conseguirá produzir suas mercadorias em massa, e a pirataria irá acabar, palavras de um sábio.

Att: Xerinha, A lenda.
Responder Citar
Monja Pandarena 90
11880

o não revela os segredos desse site assim, tbm uso ele.

bom existem outras ferramentas que tornaram mais barata a compra de jogos, por exemplo quem usa o steam ja deve ter visto que vendem jogos em reais agora e não sai aquela facada, ja que o preço dos jogos no steam esta exatamente o valor do jogo em dolares, apenas convertendo a moeda.
Responder Citar
Sacerdotisa Pandarena 90
14370

Dá pra comprar consoles nesse play asia tbm?
Me interessei pelo DS
Quanto tempo demora pra chegar no Brasil? Tem risco de acabarem me cobrando aquele imposto absurdo de importação?

Na hora da embalagem, sempre peça a mais simples possível e não use métodos expressos de envio, isso reduz bastante a chance de ser tributado que é 60% do valor. De todos os jogos que comprei, o único que foi tributado foi Pokémon Black 2, e mesmo assim saiu mais barato que comprar no Brasil.

Comprar o console recomendo pegar no mercado livre de algum vendedor planina. Paguei uns 700 com frete bem caro para chegar rápido. Pode arriscar também um Deal Extreme da vida, mas é risco. Meu amigo comprou um Nintendo DS edição limitada do Pikachu (lol) por 100 reais e revendeu aqui por 350 rofl, mas demorou 3 meses pra chegar.

bom existem outras ferramentas que tornaram mais barata a compra de jogos, por exemplo quem usa o steam ja deve ter visto que vendem jogos em reais agora e não sai aquela facada, ja que o preço dos jogos no steam esta exatamente o valor do jogo em dolares, apenas convertendo a moeda.

Eu sou daqueles que não compra nada digital. Tanto que nem tenho steam instalado.

Estou sem meu Fire Emblem - Awakening porque não acha o jogo em estoque e me recuso a comprar digital.
Responder Citar
Um artigo que fala disso com mais detalhes e em português está disponível em http://www.kotaku.com.br/pirataria-greenheart-combate-drm/ .
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Eu comprei esse jogo e estou amando.

Chequer Company vendendo milhões no mercado casual.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Humano 90
10440
É claro que o certo é comprar apenas produtos originais. Mas o governo apenas faz a propaganda anti-pirataria, mas para abaixar o preço dos impostos (que é extremamente absurdo sobre os eletrônicos), ninguém mexe um dedo.

Não sei se isso justifica a compra de produtos piratas, mas com certeza os impostos excessivos são uma das maiores razões para a grande popularidade desse tipo de produto.

O problema, ao meu modo de ver, não está nem nas empresas de games e nem nos consumidores. Está nos impostos excessivos.
Editado por Exylem em 02/05/2013 08:22 BRT
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8975
Muitas empresas lucram com a pirataria, e falo sobre as próprias produtoras.
Garanto que uma boa parcela daqui mesmo jogou o WoW "private" em algum momento da vida, antes de jogar no servidor da Blizzard, e esse foi o grande incentivo a jogar por aqui...
Acaba, de certa forma, servindo como marketing.

Eu sou contra a pirataria, mas não nego que algumas coisas são quase impossíveis de não cometer. Nossa legislação acerca do tema é extremamente fraca.
Cito um exemplo corriqueiro: eu assisto diversos seriados e baixo todos eles pela internet. É crime? Digo mais: eu só não tenho os ppv na TV a cabo, porque todos os demais canais eu tenho. E aí, eu baixar o seriado caracteriza crime se eu também pago pra assistir na TV ou não?

Trabalhei por um tempo na APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música), e o assunto é tratado de forma demasiadamente branda não só pela própria população, mas pela sociedade (autoridades inclusas) como um todo!
Ao meu ver, não basta apenas uma mudança legal, mas é necessário também uma reeducação na própria sociedade, começando da base.

E claro, tudo que citaram com relação a tributação. Aliás, não apenas a tributação, mas também em preços cobrados pelas próprias produtoras, sendo que alguns são absurdamente elevados (e isso não é apenas tributação).
Responder Citar
Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 100
4835
Piratear é roubar.

Roubo são os imposto nos produtos importados.
Tem que comprar jogo no camelô mesmo por 10 dilmas.

se o jogo custasse um valor adequado eu preferiria , porém vc paga 200 reais em um jogo de xbox na loja , quase 1/3 do salário mínimo.
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Roubo são os imposto nos produtos importados.
Tem que comprar jogo no camelô mesmo por 10 dilmas.

Político corrupto e moleque pirata de jogos em sua essência são a mesma coisa.

O Brasil só tem esses péssimos políticos pois temos um péssimo eleitorado, e os nossos representantes são diretamente ligados ao que - a maioria - seria com algum poder.

Se você não quer pagar impostos, eu entendo, pois são investimentos sem volta, mas, ROUBAR UMA PROPRIEDADE INTELECTUAL, por conta de seu desejo, é egoísmo, se não quer comprar algo com impostos, compre via Steam ou importe, não Roube, roubar é feio.

E essa parada de preço é HIPOCRISIA, a maioria dos jogos que a galera acusa de ser 200 reais - e um absurdo - tem em lojas virtuais por 60 ou 90 reais, E AINDA ASSIM não compram.

Qual o valor justo? 30 reais? Aí também vocês querem ter um VG de quase Mil reais e não ter dinheiro pra jogos? Complicado isso daí.
Responder Citar
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
A ideia é mais marketing que realmente uma tecnologia boa. Em dois toques os caras vão lá e dão release na versão pirata certa.

O problema é que infelizmente isso não funciona no WoW. Alias, funciona sem a Blizzard fazer nada, já que Private é tudo bugado.

A questão é que o WoW na verdade são duas coisas, Cliente (O jogo no seu PC) e o Servidor (A Blizzard). Basicamente no cliente estão contidas as informações gráficas, textuais e sonoras do jogo, bem como engine e essas coisas. A parte bruta mesmo, desde a localização dos NPCs até as mecânicas dos boss são todas vindas dos servidores.

Um Private nada mais é do que uma emulação da parte do Servidor, que é criada através de datamining e observação das requisições do cliente.

Criar umas mecânicas como a da matéria mencionada pelo OP no WoW significa inserir elementos de gameplay no Cliente, e isso é um problema sério de segurança no jogo, já que abre margem pra exploits, hacks e o diabo.

A Blizzard aprendeu isso ainda no Classic, quando o pessoal usou programas de edição de modelo pra skipar bosses e trash em Ahn'Qiraj, pois a localização e a "solidez" do modelo era no Cliente.

O problema técnico em acabar com os privates é que querendo ou não, o WoW precisa emitir e receber dados a partir do Cliente. E a partir do momento que alguém com conhecimento tem acesso a esses dados, ele pode fazer muita coisa no quesito emulação com isso.

O que a Blizzard podia fazer é mudar completamente o jeito que o jogo acessa as listas de realms, mas mesmo assim isso é no lado do Cliente. Não demoraria muito para sair um crack.

Não acho que exista maneira realmente eficaz de impedir a pirataria no WoW. A melhor maneira de se desestimular isso é realmente convencer as outras pessoas que pagar é melhor. Como? Lançando conteúdo rápido, difícil de emular e cada vez melhor.

Assim a velocidade de evolução do jogo é maior que a de quem emula, e pelo conteúdo ser cada vez melhor, você cria uma situação em que as pessoas não necessariamente se sentem inclinadas e ficar em um realm de Lich King por exemplo.
Editado por Kick em 02/05/2013 09:21 BRT
Responder Citar
Cavaleira da Morte Elfa Sangrenta 100
4835
Se você não quer pagar impostos, eu entendo, pois são investimentos sem volta, mas, ROUBAR UMA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Respeito a sua opinião.

Porém dar 70%+ do valor de um jogo importado pro governo, realmente não vai mudar o país.

Quem ta roubando essa 'PROPIEDADE INTELECTUAL' é o governo.
Uma postura passiva , conformista e supostamente "Exemplar "
Do tipo "Ui, eu sou um cara correto e não compro jogos piratas pq isso é crime "
E se vc quer ser "correto" mesmo , nao pode baixar MP3 , videos com proteção por direitos autorais, etc, etc..

Eu tenho a esperança que assim que for declarado quanto de imposto se paga em cada produto nas notas fiscais, o povo se revolte e mande todo mundo pro tronco.

PS : no ebay vc encontra GOD OF WAR 3 , por menos de 10 obamas, contra 200 dilmas aqui nesse país cheio de idealista patriotas.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8975
02/05/2013 09:47Citação de Tiiesta
Se você não quer pagar impostos, eu entendo, pois são investimentos sem volta, mas, ROUBAR UMA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Respeito a sua opinião.

Porém dar 70%+ do valor de um jogo importado pro governo, realmente não vai mudar o país.

Quem ta roubando essa 'PROPIEDADE INTELECTUAL' é o governo.
Uma postura passiva , conformista e supostamente "Exemplar "
Do tipo "Ui, eu sou um cara correto e não compro jogos piratas pq isso é crime "
E se vc quer ser "correto" mesmo , nao pode baixar MP3 , videos com proteção por direitos autorais, etc, etc..

Eu tenho a esperança que assim que for declarado quanto de imposto se paga em cada produto nas notas fiscais, o povo se revolte e mande todo mundo pro tronco.

PS : no ebay vc encontra GOD OF WAR 3 , por menos de 10 obamas, contra 200 dilmas aqui nesse país cheio de idealista patriotas.

Uma coisa é se abster de comprar por discordar com a carga tributária, outra coisa é cometer um crime pra "se revoltar" contra essa mesma carga.
Você tem razão, mas o Chequer tem muito mais.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]