O que você gostaria de ver no fórum?

Monge Pandaren 38
1075
Pessoal cuidado com esta ideia sobre a moderação, só vou avisando no começo é lindo dizer que temos uma moderação mais rígida mas depois de alguns bans e tópicos apagados começam a repensar sobre a moderação.

Gosto muito de forums e vivo postando neles, não posto muito no wow pois é um jogo que sei muito pouco e por vezes as pessoas parecem estar falando chinês mas pela minha experiência em outros forums posso dizer que pedir moderação mais rígida sempre dá problemas, eles começam a levar ao pé da letra as regras e quase tudo vira pretexto para punição e é ai que o povo começa a repensar e lembrar de como era livre o forum como era divertido antes.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Morto-vivo 90
9240
04/05/2013 20:46Citação de Lexaeus
Para isso eu concordo sim em contratar (seja através de vínculo laboral ou não), pessoas diferentes para este papel.

Esse é meu ponto Lexaeus, e nisso concordo com você, afinal, esse tópico é para algo que gostaria de ver no fórum.
Responder Citar
Druidesa Trolesa 90
4180
Como sempre o tópico esta indo rumo a uma discurção que ñ é o seu tema principal.

Mais tudo bem, pq a conversa esta em um nivel beeemm mais alto que outros por ai.

Tem muita gente inteligente aqui.
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
7970
Eu sei que não é fácil de implementar, nenhum fórum da Blizzard possui esse tipo de coisa, mas eu sugeriria também uma forma de maior interação com usuários no fórum.

Uma outra coisa que eu sinto falta aqui é a interação entre os usuários. Okay, eu sei que o Chequer está no realm X, que o Kick está no realm Y, que fulano está no reino Z, mas eu nao acho prático ficar pegando ID de players e adicionando no jogo e centrar o contato apenas por lá.

Acho que pra uma comunidade no fórum crescer, alguma importância aqui também poderia ser dada. Não sei, vc poder trocar mensagens privadas in-forum (tipo um inbox do facebook, como outras plataformas de fóruns de discussão oferecem), esse tipo de coisa. Por várias vezes eu quis entrar em contato com um fulano daqui do fórum mas para isso precisava sempre logar no jogo, logar no realm X Y ou Z, ou pegar ID do cara. Alguns casos desistia pelo trabalho.

Posso estar errado, mas acho que um senso de comunidade também é fortalecido quando seus usuários interagem mais entre si.
Responder Citar
Paladino Elfo Sangrento 80
1760
Eu queria que você tivesse que solar Lich King para poder entrar no fórum...

To zoando, mas eu queria mesmo é que a comunidade parasse de ser tão troll.

#foraxerinha é meu lema agora
Responder Citar
Mago Humano 94
15625
O forum pode mudar de estrutura, as pessoas que administram, as ferramentas usadas, etc. Mas se as pessoas que usam o forum não mudam , então ele sempre será sempre o mesmo.
Quem faz o forum do jeito que ele é hoje são as pessoas que o usam, e tentar mudar as pessoas . . . esquece.

Eu acho o forum muito bom, com pessoas inteligentes e que sempre que podem transmitem algo interessante a respeito do jogo.
Eu particularmente aproveito muita coisa aqui do forum, e tento retribuir de alguma forma sempre que possível.

Compreendo sua preocupação com os tópicos bizarros do Geral, que podem afastar os possíveis novos usuários que acabam por passear naquela aba.
MAS quem tem bom senso sabe que quem cria aquelas bizarrices, é somente para chamar a atenção e obter popularidade. Portanto dentro desse bom senso, passa a ignorá-los.

Eu aprendi a filtrar os tópicos criados no forum (sexto sentido do forum), e aqueles que eu sei que são pura m... eu nem abro.

Minha opinião para o tópico:
Só acho o Geral um pouco bagunçado, mas se usarmos mais as ferramentas que já estão ai, com o tempo melhora.
Responder Citar
Bruxo Humano 90
11970
O que não quer dizer, como está escrito acima, que um player top não possa ser MVP. O que define se uma pessoa pode ou não ser MVP está também no tópico linkado

@Exylem

Finalizando meu pensamento e comentando sua resposta.(sem querer mudar o objetivo deste tópico)

Conheço de cor estes requisitos ai e o problema está exatamente neles.

Vou te dizer o porque.
Entra para MVP qualquer um baseado no critério subjetivo do CM.

Ai aperece um tópico sobre um assunto X.(imagine qualquer assunto polêmico)

Não aperece um CM para resolver.
( a desculpa é,"-somos apenas 2,tem3 fóruns para tomar conta,matérias para traduzir,sei lá o que").

Se o MVP fizesse uma postagem consistente,argumentativa ele acabaria com o problema e o fórum seguiria.
Mas nenhum MVP tem bagagem para isso.

Quer um exemplo de como deveria funcionar:
Posta uma dúvida em relação ao Lore na parte de história.
Aparece 3 ou 4 postando coisas diferentes,chega o o Panon ,esclarece e morreu o tópico.

Isso não acontece nas outra areas,porque os MVPs não têm capacidade.

E eu sei que isso não vai mudar nunca,mas este é um tópico perguntando o que eu gostaria e eu postei.

ps1:
Desculpem se eu desviei um pouco do assunto do tópico.
Para evitar que mude mais o foco,não vou voltar mais neste tópico para falar deste assunto.

ps2:
A desculpa "-somos apenas 2,tem3 fóruns para tomar conta,matérias para traduzir,sei lá o que" é dada em todos os fóruns sem exceção,inclusive no D3 que até pouco tempo estava totalmente abandonado.

Sem mais.
Bom jogo.
Editado por Mozani em 04/05/2013 22:06 BRT
Responder Citar
Guerreiro Humano 90
5365
Eu sei oque não quero ver:
MvPs inuteis
Abandono do forum pelos CMs
Gente que vê graça em tudo
Babaquices tais como "ponto pra tal server"
E a criação de player "famosos" no forum que acabam se achando superiores a newbies ou algum player casual que não saiba tanto do jogo.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Humano 90
10440
Agradeço a resposta diplomática, Mozani.

Só finalizando o pensamento também, o fórum Geral (que é nosso foco) não requer necessariamente um grande conhecimento sobre PvP e PvE.

Para fazer uma postagem consistente e argumentativa (quando necessário, pois há momentos em que acredito que não valha a pena perder tempo construindo uma argumentação sólida, pois o pessoal quer é descer pro ad hominem mesmo), não é necessário ser um jogador top de linha.

Além disso, nada impede que uma pessoa que não seja MVP faça algo do tipo. Ao invés de botar a culpa neles e cobrar isso deles (que no caso não faz muito sentido ao meu modo de vista, já que vi poucas coisas que discordei recentemente dos posts deles), quem se sente com essa bagagem deve ir lá e fazer o que acha melhor para a comunidade. Vejo poucas pessoas com essa iniciativa, ainda mais as que são ativas no fórum.

Vejo pouca participação da comunidade na moderação do fórum. Antes de cobrar dos CMs (moderação nem é tarefa dos MVPs), a comunidade deve antes buscar melhorar ela mesma o ambiente do fórum. Além de que todos temos a capacidade de pensar e construir posts de forma construtivas, temos ferramentas como o Reportar, o "Joinha" e o "Joinha pra-baixo", que teoricamente deveriam auxiliar na auto-sustentação da comunidade. Não vejo muito frequentemente o uso destas ferramentas por parte da maioria (maioria esta que reclama da bagunça do fórum, mas pouco contribuem para a mudança da situação).

É claro que, mesmo se a comunidade ajudar, há de ter uma moderação com poderes maiores, como os CMs, ativa para completar a limpeza da casa. Existe o problema de que, por conta de recursos humanos insuficientes no momento, Rhastion e Lorie não conseguem moderar com tanta eficiência todos os 3 fórums. A Blizzard já sabe disso, e segundo o Panon:

A Blizzard já está procurando mais pessoas para um cargo que visa especificamente monitorar os foruns brasileiros

E, reforçando, os MVPs

promovem a publicação de mensagens construtivas sempre que lhes forem possível. Eles contribuem com a comunidade e encorajam uma discussão sadia por todo o fórum. Quando você ler uma postagem de um MVP, preste atenção no que dizem. Eles também foram escolhidos devido aos seus conhecimentos em torno do jogo.

O que não quer dizer que sejam moderadores e devam sair pelo fórum caçando violadores de Regras.

Enfim, fechando meu pensamento também:

A melhor comunidade é aquela que se auto-modera.

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/4247124770?page=3#44

@Topic (desculpe a mudança de assunto, só achei importante fechar o pensamento):

Acredito que a comunidade tenha crescido, tanto numericamente quanto em seu modo de pensar. Ainda temos problemas, claro, mas creio que crescemos muito desde o lançamento do WoW no Brasil, e continuamos crescendo.

Quero ver justamente esse crescimento do fórum, e creio que essa reflexão sobre a nossa comunidade auxilie nesse desenvolvimento (e peço desculpas novamente se acabei quebrando um pouco o "clima" da reflexão).

Vou convidar uns amigos também para postar aqui. The more the merrier, e assim vai caminhando nossa comunidade.
Abraços a todos
Editado por Exylem em 04/05/2013 22:34 BRT
Responder Citar
Ladina Humana 90
6080
Pessoas descentes..
Responder Citar
O que eu gostaria de ver nos fóruns?

Criação de subseções para discussão de tecnologia, outros jogos, livros, roleplaying, etc (como é nos fóruns US e EU).

Por exemplo: tem um monte de tópico de gente leiga em informática perguntando se a configuração de um desktop/notebook/ultrabook é adequada para jogar WoW. Um fórum específico para discutir isso (embora seja um assunto técnico, eu não acho que se enquadre no fórum de suporte técnico) seria bom.

A taverna tem sido usada para basicamente qualquer assunto não relacionado diretamente ao WoW e acho que virou uma "baderna" (não porque aquela seção seja desorganizada e/ou anárquica, mas o conteúdo que os tópicos de lá abordam são muito variados). Há vários temas lá que poderiam ser concentrados em uma seção própria, como os de RP, já que não há uma seção dedicada a isso.

É necessário também tornar os tópicos fixos das seções das classes e de jogabilidade e guias mais destacados, tal como hoje é nas seções de suporte. Muita gente não sabe usar a busca no fórum e sequer vê que há tópicos fixos. Umas linhas escritas em azul são bem mais chamativas do que um mero "[Fixo]" escrito do lado do título do tópico.

E uma moderação mais presente. Há muitos tópicos que são idiotas ou tratam de assuntos que quebram as regras que deveriam ser trancados ou deletados de forma mais ágil. Já vi vários tópicos que abordam assuntos polêmicos/ofensivos (tipo as notícias de grandes portais que conseguem fácil fácil uns 2 mil comentários) e são rapidamente trancados/deletados. Mas há os que são considerados "medianos", que não são tão graves mas que ainda são desagradáveis. Estou ciente que apenas dois CMs ativos (Rhastion e Lorielyth) para os fóruns do WoW, SC2 e D3 não dão conta de monitorar todos os fóruns e seções dos três jogos. MVPs podem ajudar a filtrar o conteúdo dos fóruns e facilitar o trabalho dos CMs, mas não podem fazer o trabalho deles.

Sei que a Karýn, por ser MVP, tem uma linha de comunicação mais rápida com os Community Managers, inclusive solicitando a fixação de tópicos nas seções das classes. Eu gostei dessa agilidade.

Agradeço a todos que fizeram referências positivas à minha pessoa.
Editado por Elektro em 04/05/2013 23:02 BRT
Responder Citar
Druidesa Taurena 100
22005
Não acho que esse fórum tenha tópicos novos o suficiente pra suportar uma maior divisão de salas. Criar uma sala pra cada coisa e ter um tópico por semana em cada sala não é vantajoso.

Principalmente se a moderação apertar e apagar as tranqueiras.
Responder Citar
Sacerdote Morto-vivo 90
7975
Não sei exatamente o que gostaria de ver

Mas, sim, eu sei o que eu não gostaria de ver... né, XERINHA?
Responder Citar
MVP
Paladino Tauren 80
6685
Eu concordo com aqueles que acham que os MVP's não devem ter poderes de moderação. Não por que eu acho que eu ou os demais MVP's não teriamos capacidade para isso, mas por que eu vejo essa solução como impráticavel pelo fato dos MVP's ainda serem apenas jogadores (como seu sempre digo, nós somos só um player reconhecido pela Blizzard como alguém que contribui para o forum e possui credibilidade e responsabilidade).

Mas uma coisa que eu realmente gostaria de ver, é uma moderação mais rigorosa no sentido de fazer valer as regras do forum. A única forma que eu vejo que seja possivel de conseguir isso é contratar mais pessoas para exercerem especificamente essa função (com um cargo inferior subordinado aos atuais CM's). Eu creio que uns 2 ou 3 moderadores especificamente para o forum do WarCraft já resolveriam o problema. E o motivo desses moderadores terem que ser funcionários da Blizzard e não "meros" jogadores, é que eles devem estar representando a empresa e não a si mesmos.

PS: Progressão em PVP ou PVE é só um requisito para falar com propriedade sobre PVP ou PVE. Para qualquer outro assunto que não esteja relacionado a isso, é completamente irrelevante.
Editado por Panon em 05/05/2013 14:48 BRT
Responder Citar
Ladino Morto-vivo 90
9465
Mas, sim, eu sei o que eu não gostaria de ver... né, XERINHA?

Alá, sou citado em todos tópicos do forum e depois eu que sou o trolleiro.

Att: Xerinha, A lenda.
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
ps:
Só eu acho que alguém hackeou o Chequer e está postando com o char dele????

Eu não estou postando como Chequer, em assuntos sérios. Estou postando como JV. Tirei um pouco a máscara, pela seriedade, e por um propósito. Sempre separei o Personagem, o Roleplay, da minha personalidade, pela descontração, pelas risadas - for the LOL.
Mas chegamos à um ponto crítico no fórum.

Criar uma sala pra cada coisa e ter um tópico por semana em cada sala não é vantajoso.

É melhor fazer um Cenário Heroic do que um LFR.

Mais não é melhor, organização vence tudo, até Pedra, até papel, até lagarto, até Spock.
Editado por Chequer em 04/05/2013 23:25 BRT
Responder Citar
Druidesa Taurena 100
22005
Organização faz parte de Spock, então Spock >= organização.
Responder Citar
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
04/05/2013 23:21Citação de Panon
Eu creio que uns 2 ou 3 moderadores especificamente para o forum do WarCraft já resolveriam o problema.

Cara eu acho que apenas um moderador pro fórum já faria um trabalho perfeito para o que nós precisamos. Só colocar uma escala aonde o horário fora do serviço dele coincida com o horário que a Lorie/Rhastion entram aqui para garantir que não fique largado as traças.

Sem mimimi ou indiretas a respeito daquela vaga de CR lá. Eu leio esse fórum inteiro todos os dias e ainda posto bastante, sem contar o tempo que eu gasto em outros fóruns. Se eu tivesse qualquer poder aqui dentro, teria tempo de sobra pra moderar a comunidade, imagina então alguém qualificado e contratado só para administrar a comunidade? Eu não consigo imaginar um motivo para o fórum estar largado desse jeito que está a não ser algum tipo de filosofia que o Desenvolvimento de Comunidades (O departamento dos CM) aplica aqui ou então é simplesmente descaso.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Tauren 90
5320
Quero:
Xerinha normal como ingame.
Kick, Elektro e Ferronegrão pra MVP (já até criei tópico).
Tópicos na aba correta.
Moderação rígida.
Quero que o Chequer pare de escrever em negrito.
Eu para CM (sem mas).
Mais piadas na taverna.
Mais RP.
Menos trolls.
Menos HUEHUEBRs e MIMIMIs.
Uma copa HUE mais justa (HUE per capita).
Hikz morto.
Justiça Indian Joe (para ajudar o Griesbach)
Quero o Kar, o Oficial, o Waan, a Neshka (preciso saber se vira placa depois do 40), e o hordano do Gallywix poderoso de volta.
Editado por Lonelyknight em 04/05/2013 23:59 BRT
Responder Citar
Caçador Humano 100
16355
1 - Eu acho que os CMs deveriam ser mais severos sim, porém, somente quando necessário (tópicos inúteis, trolagem, MIMIMI, ...). Quando não for necessário, acho que deveriam continuar com o senso de humor como nesses exemplos:

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/8728324108?page=4#62
http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/8704260828?page=5#81

2 - NÓS deveríamos utilizar melhor as ferramentas do fórum (curtir, reportar, votar fixo, ...), pois isso facilitaria muito o trabalho dos CMs. É difícil ver um tópico/resposta bom aqui no fórum em que as letras estão "brilhantes" ou um tópico/resposta inútil com as letras mais apagadas.

3 - Tópicos sendo criados nas áreas certas.
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]