O que você gostaria de ver no fórum?

Vocês são milhares e milhares e nenhuma quantia de moderação ativa e ditatorial mudará o ambiente de maneira drástica para o melhor. É uma questão de conscientização e cada um pode ajudar nesse processo.

A árvore somos nozes.

Tamo junto Rhast! :D
Responder Citar
Caçador Troll 90
14240
Off: Caramba, meu armory não atualiza, eu tô feião...

@Topic:
Acho que deveria haver um MVP para cada aba do fórum. Vou dar um exemplo que conheço: Tem um jogador chamado Callavera, que inclusive postou nesse tópico, o qual fez vários guias das três especializações de caçador na nossa aba. Ele é um tanto menos ativo em outras partes do fórum, mas nessa, em questão, sempre mostrou um ótimo trabalho e uma vontade impressionante de ajudar os outros.

Citando os tópicos desnecessários e HUEs, acho que todos nós poderíamos fazer algo: O primeiro jogador que comentar deveria falar algo parecido como "Esse tópico não merece atenção, por favor, deixem-no morrer.". De tal forma, o tópico não seria alimentado e iria facilmente pro limbo, diminuindo a quantidade de tópicos inúteis postados por pessoas que nada atribuem de positivo à comunidade.

É realmente triste saber que as pessoas estão deixando de postar aqui por conta de situações desagradáveis como citadas acima. Mas não são só os HUEs o problema. Há também os famosinhos daqui do fórum adoram desmerecer um tópico (e alguns desses famosinhos já postaram nesse aqui). Um exemplo era o cara que criou o tópico falando da morte de uns 3 amigos seus, acho que um era parente, não lembro muito bem. O jogador em questão falava de uma situação de extrema delicadeza, na qual qualquer ser humano com mínima noção de senso saberia respeitar e não trollar, como alguns fizeram.
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Humano 90
9690
Chatiado com o post do Rhastição pois acredito que o tópico vai morrer agora XD
Responder Citar
Xamã Taurena 90
8895
Planejam remodelar o fórum, seguiremos um padrão do fórum como vemos no fórum europeu? Menos destaque ao geral e essas coisas que eu e Chequer mencionamos anteriormente?

Acredito que com a remodelação do geral teremos muito mais informações uteis rolando e que a recepção delas vai ser bem melhor, isso já acontece, nos fóruns das classes as pessoas fazem suas perguntas e dúvidas e os que são mais experientes respondem na medida do possível, dificilmente vemos Trolls nessas abas do fórum, isso é algo quase que exclusivo do Geral, as outras abas que vemos um tipo de conduta dessa são as dos reinos, mas acredito que ai é algo que faz parte da brincadeira, os fóruns dos reinos são fóruns mais voltados para os jogadores fazerem e falarem esse tipo de coisa, sem perder o respeito, claro.

Reforço minha opinião de que não são necessários fóruns adicionais, basta uma remodelação na cara do que já temos, dar mais destaque ao fórum para iniciantes, taverna para as brincadeiras
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Rastião, menino bão:

Como funciona o Feedback da comunidade? Eu entendo que as questões técnicas chegam aos Devs de forma mais rápida pelo fórum americano, mas como funciona isso aqui o Brasil? Através do Relatório de vocês? Isso tem algum impacto dentro da Blizzard, as ideias e os desejos dos usuários em um fórum tão regional?

O que acha de ser feito semanalmente/quinzenalmente um apanhado do seu relatório e da Lorie, e passar para uma linguagem bacana para os usuários? Como se fosse um "tópicos úteis" da Quinzena?

Seria uma forma de passar para a comunidade ao mesmo tempo o que vocês enxergam como produtivo da comunidade e o que vocês estão passando para frente.
Responder Citar
MVP
Xamã Orc 90
12390
@Topic:
Acho que deveria haver um MVP para cada aba do fórum. Vou dar um exemplo que conheço: Tem um jogador chamado Callavera, que inclusive postou nesse tópico, o qual fez vários guias das três especializações de caçador na nossa aba. Ele é um tanto menos ativo em outras partes do fórum, mas nessa, em questão, sempre mostrou um ótimo trabalho e uma vontade impressionante de ajudar os outros

Eu também concordo que seria ótimo, mas não basta a pessoa querer ser um MVP tem que merecer como já disse em tópico anteriores. Mesmo assim como eu já havia conversado com o Rhastion sobre essa questão de novos MVP's para a comunidade para ajuda onde há necessidade, e o que ele me disse foi o que vocês acabaram de ler logo no primeiro paragrafo.

06/05/2013 14:35Citação de Rhastion
Temos planos de reorganizar o fórum dentro das próximas semanas.

No entanto, é também preciso que o candidato a MVP faça sua inscrição para que a equipe avalie-o para o cargo, e o que eu posso dizer é que haverá mudanças nas próximas semanas e novos MVP's virão para ajudar a comunidade.

Se você se acha capaz para ser um MVP, não deixe de ler esse tópico abaixo e mandar seu E-mail para a equipe.

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/4062878249
Editado por Krammash em 06/05/2013 15:16 BRT
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
novos MVP's virão para ajudar a comunidade.

*Rufem os tambores*
Responder Citar
Community Manager
Como funciona o Feedback da comunidade? Eu entendo que as questões técnicas chegam aos Devs de forma mais rápida pelo fórum americano, mas como funciona isso aqui o Brasil? Através do Relatório de vocês? Isso tem algum impacto dentro da Blizzard, as ideias e os desejos dos usuários em um fórum tão regional?

O que acha de ser feito semanalmente/quinzenalmente um apanhado do seu relatório e da Lorie, e passar para uma linguagem bacana para os usuários? Como se fosse um "tópicos úteis" da Quinzena?

Seria uma forma de passar para a comunidade ao mesmo tempo o que vocês enxergam como produtivo da comunidade e o que vocês estão passando para frente.

É passado o sentimento geral dos jogadores em um relatório semanal extenso. Porém também saímos chutando portas de desenvolvedores quando o assunto é mais urgente. Não significa que ficaremos esperando até o dia de entrega do relatório semanal para tratar de coisas mais imediatas que estão afetando a experiência dos jogadores. Geralmente esses são casos que impedem as pessoas de jogar/logar ou ter uma experiência fluída no jogo (como bugs e exploits abusivos). Não necessariamente são casos que envolvem mecânicas de gameplay.

Porém, fique claro que os pedidos gerais da comunidade regional são enviados para os devs. Como eles tratam esses pedidos depende de seus recursos e também de como isso afetará a comunidade global (em algumas ocasiões a comunidade de uma região faz a demanda de algo que outra região vêm pedindo o oposto, por exemplo). É tudo colocado em uma balança e essas decisões não são feitas de maneira rápida e intuitiva ao ponto de podermos dar um feedback imediato para a comunidade.

Além disso, apesar desse processo de filtragem não ser algo tão imediato, eu entendo a demanda por um retorno. Porém, como cada feedback é subjetivo ao indíviduo (ou grupo) que o faz, então fica um pouco difícil rotular o que é "produtivo" e o que "não é". É provável que uma rotulação assim possa causar descontentamento entre individuos que podem considerar seus tópicos "mais produtivos" do que um que foi selecionado para entrar no relatório.

É por isso que nós consideramos muito aqueles que possuem mais votos positivos da comunidade. Se a comunidade concorda com uma colocação, nós acreditamos que ela dará seu voto de confiança clicando na opção "curtir". Então, no final, quem decide o que é produtivo ou não, são vocês. Não sei se é necessário que nós rotulemos quais são eles.
Editado por Rhastion em 06/05/2013 15:31 BRT
Responder Citar
Paladina Humana 90
13985
Vocês são milhares e milhares e nenhuma quantia de moderação ativa e ditatorial mudará o ambiente de maneira drástica para melhor. É uma questão de conscientização e cada um pode ajudar nesse processo.

Haja visto o histórico deste fórum, podemos perceber que "bom senso" não é comum a todos.
Eu sei que vocês (CM's) realmente devem estar abarrotados de tanto trabalho, mas acredito que se vocês conseguirem filtrar parte do que é publicado neste fórum, a situação já vai melhorar.
Com vocês, CM's, demonstrando atenção, seja respondendo questões, dando opinião e policiando o fórum, já irá deixar claro que este não é um lugar para zoação. Este é um local para ser levado a sério, com no máximo brincadeiras sadias.

Quanto às questões referentes aos MvP, espero que vocês tenham maior participação, na minha opinião, sinceramente o único MvP que merece respeito pelo trabalho efetuado é o Panon (posso estar errado, e desmerecendo alguém que também esteja fazendo a diferença, minhas sinceras desculpas).
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Além disso, esse processo de filtragem não é algo tão imediato, porém entendo a demanda por um retorno. Porém, como cada feedback é subjetivo, fica um pouco difícil rotular o que é produtivo e o que não é. É provável que isso possa causar descontentamento entre individuos que podem considerar seus tópicos "mais produtivos" do que um que foi selecionado para entrar no relatório.

De fato, mas talvez essa "guerra de produtividade" seja benéfica, ou não. Entendo seu ponto de vista, qualquer tipo de competição na mão dos usuários pode sair do saudável para o problemático, porém acho que seria interessante esse "Feedback do Feedback" da comunidade, poderia sair coisas bos e poderíamos entender mais da visão de cada CM. Além de humanizar o trabalho.

Geralmente, consideramos aqueles que são mais relevantes os que tem mais votos positivos pela comunidade. Se a comunidade concorda com uma colocação, ela deu um voto de confiança para o tópico dando um "curtir" nele e é assim que vemos a situação.

É como disse na segunda página:

A gente tem que ajudar vocês a ajudar a gente, com as ferramentas do tópico, seu post só prova o que eu disse, e o que eu desejo pra comunidade. :)

06/05/2013 15:26Citação de Rhastion
Porém também saímos chutando portas de desenvolvedores quando o assunto é mais urgente.

*Rhastion gritando: THIS IS BRAZZZIIIL*
Editado por Chequer em 06/05/2013 15:36 BRT
Responder Citar
Druida Worgen 90
2945
Muitas vezes, quando postamos, a discussão perde o foco de tema principal do OP e começa a focar na resposta do CM. Ter nossos posts destrinchados e muitas vezes distorcidos é um fardo que temos ao ter a letra azul e por isso, em muitas ocasiões preferimos ser um pouco mais omissos

Né.
Responder Citar
Community Manager
06/05/2013 15:26Citação de Rhastion
Porém também saímos chutando portas de desenvolvedores quando o assunto é mais urgente.

*Rhastion gritando: THIS IS BRAZZZIIIL*

Parece que estou brincando. mas já fiz isso, literalmente. :O

Bom... na verdade, eu empurrei a porta com o pé... vagarosamente.
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280

Pobre Rastião, em sua quest contra o Wrath of Dev gate, um tímido Brasileiro vesus Programadores-Murlocs Barbudos.
Responder Citar
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
Muito bom o andamento do tópico. Continuem chamando pessoal e tal se possível. Estou pegando tudo (TUDO) o que está sendo escrito ai e bolando um cruzamento dessas informações para a gente discutir depois e tal e ver o que nós podemos fazer.

Apesar de eu não estar respondendo diretamente, estou juntando tudo aqui e destrinchando as ideias.

Um adendo que eu gostaria de fazer tanto ao Rhastion e ao pessoal ai, é que quando comentamos sobre uma moderação mais ativa, não é uma ditadura. São casos raros em que buscamos medidas drásticas e acredito ser bem óbvia, nesses casos, o "passou do ponto". Boa parte da comunidade fica irritada, praticamente nada é adicionado, e esse tipo de ação influência outras pessoas a terem a mesma postura... E isso é chato, em qualquer lugar.

E sussurrou: "brazil hue"
Responder Citar
Xamã Pandaren 90
8900

Sem SS é fake!

O pessoal tá superestimando o "trabalho" dos MVPs.
O MVP não tem de ser uma bíblia em determinado tema, ele tem de ser construtivo, apenas. Nem demasiadamente participativo ele precisa ser.

P. O que um MVP faz?

R. MVPs promovem a publicação de mensagens construtivas sempre que lhes forem possível. Eles contribuem com a comunidade e encorajam uma discussão sadia por todo o fórum. Quando você ler uma postagem de um MVP, preste atenção no que dizem. Eles também foram escolhidos devido aos seus conhecimentos em torno do jogo.

Eu digo e repito: o problema do fórum somos nós mesmos.
Agora pouco surgiu um tópico pra debater PvP no geral, sendo que temos área de PvP. Somente o Thaigon postou falando pra moverem o tópico pra lá, os demais usuários simplesmente contribuíram com o tópico.
Se a comunidade se auto-policiasse, o usuário ficaria com receio de criar o tópico numa próxima vez no geral, e criaria na área específica. Demais usuários, ao querer debater sobre este tema, iriam para aquele tópico e não para o geral.

Nós fazemos o fórum, e nós erramos para com ele!
Responder Citar
Cavaleiro da Morte Humano 90
9690

Pobre Rastião, em sua quest contra o Wrath of Dev gate, um tímido Brasileiro vesus Programadores-Murlocs Barbudos.

Vai de blood dk Rhastião! dá pra solar!

Devs casting NERF HAMMER!!!111
Rhastião self-buffing shield of HUEHUE BRBR!

@topic
Eu realmente acredito que precise da "humanização" no fórum. Ele me aparec tão abandonado qto o WoW no final do Cata XD
Assim como precisamos abusar das ferramentas do fórum tbm. Eu msm não costumo ter o hábito de curtir ou "descurtir" muitos tópicos que realmnt mereciam.
Responder Citar
Guerreiro Tauren 1
0
O MVP não tem de ser uma bíblia em determinado tema, ele tem de ser construtivo, apenas. Nem demasiadamente participativo ele precisa ser.

Não, não tem. Mas os que existem por aqui não são nem "médios". Como já foi citado, Panon seria o único com conhecimento bom sobre algo(lore).

Já está mais do que claro que o Kick está disposto a ser um MVP(pelo tanto que ele ajuda por aqui). Agora o por que de não o tornar um é realmente algo que não consigo compreender. Parece que tudo funciona por QI hoje em dia.
Editado por Fusrodahh em 06/05/2013 16:17 BRT
Responder Citar
Ladino Elfo Sangrento 90
13725

Não, não tem. Mas os que existem por aqui não são nem "médios". Como já foi citado, Panon seria o único com conhecimento bom sobre algo(lore).

Já está mais do que claro que o Kick está disposto a ser um MVP(pelo tanto que ele ajuda por aqui). Agora o por que de não o tornar um é realmente algo que não consigo compreender. Parece que tudo funciona por QI hoje em dia.

Concordo plenamente, tem MVPS que eu nem sabia que existiam, já o Kick eu vejo sempre aqui e é um dos poucos que SEMPRE posta alguma coisa construtiva por mais imbecil que seja o tópico...
Responder Citar
Maga Elfa Sangrenta 90
10240

Kick para MVP já!
Responder Citar
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
06/05/2013 16:16Citação de Fusrodahh
Não, não tem. Mas os que existem por aqui não são nem "médios".

Tem que lembrar que alguns que aparecem aleatoriamente são MVPS de Starcraft e Diablo.

No Geral, o Krammash, Panon, Karyn, Nimb, são bons MVPS, acho que todos em suas áreas fazem algo bacana. Não colocaria ninguém pra fora, mesmo.

Parece que tudo funciona por QI hoje em dia.

Tem que correr atrás também se quiser ser, às vezes conversar com um amigo MVP ou mandar o email para a blizzard se candidatando, as vezes ele não fez isso.

Se o cara for bom, o CM vai aceitá-lo, com certeza. A blizzard não é boba.
Editado por Chequer em 06/05/2013 16:41 BRT
Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]