E como fica o role-playing game?

(Trancado)

Monge Gnomo 20
1730
07/05/2013 22:57Citação de Panon

Não é bem assim:

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/3566006593

Eu creio que esse não se enquadre em um "nome impróprio".

Exatamente, nomes impróprios são normalmente nomes que fazem algum tipo de apelação sexual, ou que passem mensagem de preconceito e intolerância contra alguma etnia ou forma de pensamento

Não se enquadra MESMO o nome do char do nosso amigo

se eu por o nome de hitler como eu havia dito, e começar a fazer RP de caçar judeus, eu vou me divertir pacas, mas vai ser ofensivo de todo jeito, ai entra o bom senso do jogador

se existir uma raça (jogável ou não) no WoW que faça alusão aos judeus, e você quiser criar um char chamado Hitler e sair pra caçá-los no teu RP, você tem todo o direito

olha podia entrar em um debate sobre isso

Na verdade, só com esse trecho de seu comentário, você já me disse muito mais sobre o que você pensa e sobre quem você é do que você imagina. Você não faz ideia de quanta coisa você já disse só nesse trecho que eu citei

eu sei ler bem as entrelinhas, amigão ;)
Cavaleiro da Morte Worgen 62
1170
se existir uma raça (jogável ou não) no WoW que faça alusão aos judeus, e você quiser criar um char chamado Hitler e sair pra caçá-los no teu RP, você tem todo o direito

olha não teria não, de novo fato, não existe hitler em WoW,nem Judeus, nem nada que faça alusão(se tivesse seria minima) e eu disse o direito acaba quando ofende uma parcela. o RP do WoW não tem que ter quase nada a ver com o mundo real, se salva poucas historias de Guerras e guerreiros, em que vc pode encaixa-los, muda-los e/ou adapta-los no universo warcraft, e Anti-cristo, Judeus ou hitler não tem

vc poderia colocar, anti-luz, anti-elementos, Anti-elune(desse eu ja gostei) mas que faça sentido no WoW, e não vai ofender ninguem(so os elfos com o Anti-elune, que talvez eu use)
Monge Gnomo 20
1730
Ao @OP:

se a sua diversão estava prejudicando outra pessoa, então seu RP não estava bom.

O RP é uma atividade de grupo e, para manter seu caráter colaborativo, TODOS devem se divertir. Se um ou mais membros pedem algo a você, como jogador, você (sendo um jogador consciente) deve respeitar.

Uma vez, durante a atividade RP, chamei um camarada de infantil. Fiz uma piada: "com esse comportamento, você parece uma criança de 13 anos".

Infelizmente, eu acertei, e o jogador ficou super ofendido, disse "so criança mesmo, quero curtir a vida, me deixa em paz" e não queria mais falar comigo. Saiu do grupo, chateado.

Eu pedi licença a todos, saí do grupo também, e me aproximei do rapaz. Perguntei sobre o que havia ocorrido, quando ele comentou que tinha mesmo pouca idade, que achou grosseira minha atitude. Conversamos por mais de 3h sobre o RP, sobre o jogo, sobre atitudes maduras e imaturas e muito o mais. Depois de lhe pedir desculpas, expliquei que talvez não tivéssemos o perfil para jogarmos juntos, o que não era um problema, desde que nos respeitássemos. Ele entendeu, e nunca mais nos vimos.

Duas semanas depois, encontrei um outro char, que se identificou sendo aquele mesmo jogador. Ele pediu para entrar no meu grupo... e até hoje joga RP. Ele ainda cometeu muitos erros infantis, e até hoje deve cometer, mas melhorou bastante, e superou o ocorrido.

Desavenças surgem em qualquer convívio social, o RP não é exceção. Evite dizer o que é "superior" ou "correto". Eu, particularmente, não sou cristão fervoroso nem religioso, mas também condenaria a sua prática (talvez eu engolisse, mas seria engolido a seco).

Seja consciente nas suas atitudes, sempre. Seja jogo, brincadeira, RP, trabalho ou escola, seja consciente. Preocupe-se com os outros, e trabalhe por um bom convívio. Você perceberá o quão importante isso é quando você se ver do outro lado da história, sentindo-se acuado e angustiado, e as pessoas que estiverem próximas demonstrar esse mesmo carinho, atenção e respeito.

Assim, constroi-se uma comunidade muito mais agradável a todos.

Camarada Itomon, acho que esse não era o caso

Tudo bem, você tocou mais afundo nos aspectos de como funciona o RP, e eu farei o mesmo neste comentário. É o seguinte...

Se você procurar no próprio Moon Guard, não terá a menor dificuldade em encontrar guildas com a proposta de serem cultos macabros de adoração a toda a sorte de entidades horripilantes. E isso é considerado perfeitamente normal e sadio.

Aliás, tem coisa muito mais estranha no Moon Guard que é considerada perfeitamente normal. Um exemplo é aquele RP sexualizado de Vila D'Ouro (Gold Shire). Quando me falaram que aquilo existia, e eu fui ver, e pra meu espanto a coisa não é tudo isso que o pessoal pinta não.

No caso deste RP especificamente, quando eu adentrei na taverna, uma coisa que eu percebi de cara é que eles aquilo "entre eles". Se ninguém tivesse me dito o que eles fazem lá, eu nunca perceberia o que rola por ali. Ou seja, é perfeitamente ignorável. Alguns chars meus passaram por ali pra fazer quest, e eu sempre apssei por aquilo como se nada daquilo existisse.

E no caso do RP sombrio do nosso camarada, eu penso que "os religiosos fanáticos incomodados que se mudem". É outra forma de RP que é perfeitamente ignorável, e que quem não curte tem a opção de passar batido e voltar a seus afazeres.

Esta é minha opinião
Monge Gnomo 20
1730
olha não teria não, de novo fato, não existe hitler em WoW,nem Judeus, nem nada que faça alusão(se tivesse seria minima) e eu disse o direito acaba quando ofende uma parcela. o RP do WoW não tem que ter quase nada a ver com o mundo real, se salva poucas historias de Guerras e guerreiros, em que vc pode encaixa-los, muda-los e/ou adapta-los no universo warcraft, e Anti-cristo, Judeus ou hitler não tem

vc poderia colocar, anti-luz, anti-elementos, Anti-elune(desse eu ja gostei) mas que faça sentido no WoW, e não vai ofender ninguem(so os elfos com o Anti-elune, que talvez eu use)

sim, nisso eu concordo, a coerencia minima com a lore tem que ter

Mas o addon MyRolePlay existe aí pra isso também. Eu posso criar um char inicialmente sem a menor intenção de fazer RP com ele, e dar algum nome desses. Se um dia eu mudar de ideia e resolver fazer RP com ele, eu baixo o addon, troco por um nome mais adeuqado ao RP, e sou feliz
Monge Elfo Sangrento 90
9155
Pensem nisso! E me deixe em paz com meu role-play.

yep champs! you are a free pandawan!

Aliás, se um dia tivermos um server RP brasileiro oficial, eu penso em criar uma guilda que funcione como um culto negro a uma das muitas divindades malignas que o jogo possui

Me convida ? =D
Monge Gnomo 20
1730
Me convida ? =D

Mas é claro

Se um dia eu criar uma guilda RP com esse intuito, você dará um ótimo sacrif... ops, digo, você será um grande seguidor de Sargeras
Cavaleiro da Morte Tauren 90
5320
08/05/2013 00:29Citação de Freicaneca
Me convida ? =D

Mas é claro

Se um dia eu criar uma guilda RP com esse intuito, você dará um ótimo sacrif... ops, digo, você será um grande seguidor de Sargeras

Esse negócio de seguir Sageras...se ele vier e a pessoa quiser ter progressão em raid fica duro!
Cavaleira da Morte Humana 90
16325
OP, você é livre para fazer um Roleplay que seja nas regras. Temas religiosos, raciais (De preto, branco, amarelo) e sexuais são mal vistos pela Blizzard, e pela comunidade em Geral. Junte isso ao fato de não existirem realms de RP brasileiros, e você entra em uma situação aonde a sua diversão tem de estar de acordo com os parâmetros daquele tipo de realm em específico.

Você tem de entender o seguinte, se você não estiver em um servidor RP, você está condicionado a esse tipo de situação. Da mesma maneira que por eu estar em um servidor PvP é bobeira eu reclamar por ser morto no WPvP, saca?

Eu sei que é chato, mas tente entender como você colocou lenha na situação. Você está em uma comunidade aonde o RP é uma minoria, em um servidor não RP com um nick e uma proposta que seria contra as regras, e mal vista, até mesmo em um servidor RP.

Eu creio que esse não se enquadre em um "nome impróprio".

Se encaixa. A Blizzard tem uma posição na qual ela evita que problemas surjam, fazendo alusões religiosas, boas ou más, evitando que o jogo misture temas aos quais ela acha que podem acabar se tornando degenerativos para a comunidade em geral. Temas que envolvam religião, raça e opção sexual são evitados pela Blizzard para evitar que as coisas desandem.

Isso está vindo da boca de alguém que tem um personagem chamado Deus e que todo dia dá uma olhada se recebeu rename.

Fui ver um Tweet ontem no BlizzardCS pra saber se os realms estavam voltando e ironicamente o mais recente era da Blizz falando que a maioria dos nomes que remetam a religião são considerados inapropriados.
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
08/05/2013 08:01Citação de Kick
Você tem de entender o seguinte, se você não estiver em um servidor RP, você está condicionado a esse tipo de situação.

Eu concordaria com sua posição e falaria para o OP que a atitude dele não foi 100% própria por estar fora de um Servidor RP, porém ai entramos na questão de NÃO TERMOS um servidor RP, então o RP é livre em qualquer servidor, visto que RP é a essência do jogo.

Logo, não vejo a atitude do rapaz punível, porém, se sua guilda é mente fechada ao ponto de as pessoas religiosas poderem viver sua fantasia e você não poder viver a sua, aí é complicado mesmo, você ser kikado da guilda foi um favor que fizeram à você.
Guerreiro Worgen 90
10435
De um modo geral, o @Kungfury não fez "quase" nada de errado.

Com relação ao nome Anticristo, não tem nada de ofensivo nisso. Sou cristão, mas não sou religioso. Pra quem não sabe o que isso significa, significa que eu acredito em Deus, mas não sigo nenhuma religião.

O nome anticristo simplesmente significa não concordar com as idéias e conceitos de “cristo” e isso não é nada ilegal e tão pouco ofensivo, já que partimos da premissa de vivermos em uma sociedade democrática. Por esse motivo é que existem diversas religiões em nosso pais e muitas delas não acreditam em um Cristo. Ele tem o direito de não concordar com algo. Pra mim, é o mesmo conceito de que se eu criasse um char chamado Antiburger e viesse um fã de Mc’Donalds falar que se sentiu ofendido.

Sobre o RP, ele tem total direito de interpretar o seu personagem da forma que desejar DESDE QUE dentro do Lore e das premissas do jogo. Soltar um "Deus me ajude, ops! 'Satanaz' me socorra!" é errado porque essas “entidades” não existem dentro do contexto do jogo. Não existe um Deus e sim deuses. Não existe um Satanás e sim demônios ou Sargeras. Logo, o correto ao se fazer o RP seria dizer: “Deuses, me ajudem, ops! ‘Sargeras’ me socorra!”

Quer ser um “Anti-alguma coisa” dentro do jogo, seja um “Anti Eluna”, “Anti Luz”, “Anti Cruzada Argêntea” ou qualquer outra facção dentro do jogo que pregue um conceito parecido. Ou você pode simplesmente fazer parte dessas facções maléficas já existentes no jogo, como por exemplo O Martelo do Crepúsculo.

Agora, indo na contra-mão, também não podemos questionar as pessoas que jogam apenas interessados em conquistas, equips, pets, etc. Tudo isso faz parte da dinâmica e da proposta do jogo. Da mesma forma como você gosta de fazer RP e quer respeito por isso, deve também respeitar aqueles que não gostam dessa modalidade de jogo e preferem explorar as outras muitas possibilidades que o jogo disponibiliza.
Ladino Humano 90
14560
Quanto ao nome, sempre existem escrotos que acham qul algo é certo ou errado, vc pagou pelo jogo, então coloque o nome que você quiser e mande essas guildas lixos a merda.

Não é bem assim que as coisas funcionam não, nem dentro do jogo nem fora dele. O fato de ele estar pagando não da o direito de ele fazer o que bem entender.

Em minha opinião alguem reclamar do nick Anti-cristo é um exagero ainda mais estando em um jogo com demônios, bruxarias e outras coisas feio o WOW.

Porem religiosos são normalmente paranoicos e alguns bastante hipocritas (como no caso do bruxo defendendo religião) e esse tipo de coisa pode acontecer sempre.
16325
Eu concordaria com sua posição e falaria para o OP que a atitude dele não foi 100% própria por estar fora de um Servidor RP, porém ai entramos na questão de NÃO TERMOS um servidor RP, então o RP é livre em qualquer servidor, visto que RP é a essência do jogo. Apesar de estar no nome MMORPG, RPG em game design é um termo bem mais abrangente que interpretar personagens.

Logo, não vejo a atitude do rapaz punível, porém, se sua guilda é mente fechada ao ponto de as pessoas religiosas poderem viver sua fantasia e você não poder viver a sua, aí é complicado mesmo, você ser kikado da guilda foi um favor que fizeram à você.

Não acho que RP seja a essência do jogo... É um aspecto apenas, como qualquer outro.

Mas o RP é sim livre, porém ele é condicionado. Os outros players não tem a obrigação de fazer parte disso ou de criar um ambiente no qual isso aconteça, principalmente em uma guilda cujo propósito não seja o RP. Claro que, respeito por outro lado não é opcional.

Dando um exemplo real, o Kar estava na minha guilda antiga lá na Horda. Se ele ficasse de RP no /gchat de maneira que interferisse de alguma maneira com a fluidez da guilda ele provavelmente seria instruído a parar, já que aquele não é um ambiente propício a isso.

Mas, como eu mencionei, esse tipo de RP é mal visto, e contra as regras, inclusive em servidores de RP, e existe grandes chances disso acontecer mesmo em um ambiente propício a isso.

08/05/2013 10:24Citação de Proudhowl
Com relação ao nome Anticristo, não tem nada de ofensivo nisso.

A questão não é ser ofensivo. É ser referência religiosa. A Blizzard evita que manifestações de raça, religião e sexo sejam feitas no jogo, por uma série de razões. Independente disso ser ofensivo ou não.
Editado por Kick em 08/05/2013 11:00 BRT
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
08/05/2013 10:53Citação de Kick
Não acho que RP seja a essência do jogo...

A partir do momento que algo está no nome do gênero do seu jogo, acho que ele faz sim parte da essência xD

MMORPG, lembra? :P

Mesmo que o Player não pratique, por estar na essência, o jogo tem tais elementos, que fornecem aberturas para a prática de qualquer coisa relacionado ao Roleplaying, seja na evolução do seu personagem, no estilo de jogo em si, ou na prática do RP em si.

08/05/2013 10:53Citação de Kick
Os outros players não tem a obrigação de fazer parte disso ou de criar um ambiente no qual isso aconteça,

Não acho que ele estava obrigado ninguém a fazer parte disso, quem fez foi porque quis, e quem não gostou pode dar /ignore e seguir com a vida.

O jogo é livre para tanto fazer como ignorar o RP entre os outros.
Editado por Chequer em 08/05/2013 11:02 BRT
16325
Não acho que RP seja a essência do jogo...

A partir do momento que algo está no nome do gênero do seu jogo, acho que ele faz sim parte da essência xD

MMORPG, lembra? :P

Mesmo que o Player não pratique, por estar na essência, o jogo tem tais elementos, que fornecem aberturas para a prática de qualquer coisa relacionado ao Roleplaying, seja na evolução do seu personagem, no estilo de jogo em si, ou na prática do RP em si.

Mas é que o termo RPG em Game Design é bem mais amplo e abrangente que interpretar personagens no jogo no sentido exemplificado pelo OP. Muito mais mesmo. (Apesar de que "RP" é sim a essência hahaha. Malditas siglas)

E mesmo considerando isso, ainda temos a questão das regras, que evitam manifestações que envolvam elementos religiosos.

Não acho que ele estava obrigado ninguém a fazer parte disso, quem fez foi porque quis, e quem não gostou pode dar /ignore e seguir com a vida.

O jogo é livre para tanto fazer como ignorar o RP entre os outros.

Ou mandar embora da guilda.

Acredito que o problema no caso dele conversando com os NPCs foi mais de respeito mesmo. É o tipo de gente que acha que PvE é matar borboleta ou que PvP é ficar jogando com a classe OP do momento.

Ps: Isso é injusto, meus quotes não funcionam. #xatiadu
Editado por Kick em 08/05/2013 11:07 BRT
1170
Em minha opinião alguem reclamar do nick Anti-cristo é um exagero ainda mais estando em um jogo com demônios, bruxarias e outras coisas feio o WOW.

Porem religiosos são normalmente paranoicos e alguns bastante hipocritas (como no caso do bruxo defendendo religião) e esse tipo de coisa pode acontecer sempre.

eu não acho isso, eles não se importaram com o nick, ate porque ele entrou na guild, o problema foi o RP que fizeram, chegou ao ponto de incomodar e ofender os outros, mesmo com os pedidos para parar, isso pra mim não foi uma atitude legal da parte do OP que não soube respeitar tambem os amigos de guild

A questão não é ser ofensivo. É ser referência religiosa. A Blizzard evita que manifestações de raça, religião e sexo sejam feitas no jogo, por uma série de razões. Independente disso ser ofensivo ou não.

isso eu acho totalmente certo, não há cristo no wow, pra mim é pirraça querer trazer isso pro jogo e ficar de satanismo lol, faz um culto a sargeras e kil'jaed, pelo menos eu acho que ficaria mais saudavel, plausivel e dentro das regras
Paladino Draenei 90
12680
Achei um tremendo exagero e uma atitude extremista kickar o OP da guild pelo nome.

Na minha trajetória pelo WoW eu vi inúmeros Anticristo e isso nunca me incomodou (sou católico), simplesmente não vejo nada de mais nisso.

O que eu achei mais feio nessa história toda foi a atitude dos guildmates do OP mesmo, já saíram crucificando (see what I did there?) o cara por causa do nome e do RP, mesmo ele explicando tudo. Foi muito imparcial, não gosto de quem se sente no direito de julgar os outros por não aceitarem suas verdades.

Se achar algum nome impróprio, reporta, tem botão pra isso, aí a Blizz julga, não cabe a nós julgarmos. Além disso, acho extremamente importante o diálogo em tudo, como nesse caso que o OP teve a boa vontade de conversar sobre o assunto, não é como se o nome do cara fosse algo como "****nacara", "chupa*****", "**fedido" etc. Esses eu reporto sem nem avisar.
Ladino Morto-vivo 90
7425
Liga não amigo.

Essas pessoas que reclamam do seu nick recebem orientação de gente assim:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/padre-vai-responder-por-estupro-de-duas-irmas-em-niteroi.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/05/pastor-preso-por-estupro-no-rio-e-investigado-por-homicidio-de-jovem.html

Vc esperava oq?
1170
Liga não amigo.

Essas pessoas que reclamam do seu nick recebem orientação de gente assim:

sempre tem alguem pra disvirtuar o topico, vc curte a Atea suponho, mas nem todos são assim
Bruxo Elfo Sangrento 90
16280
Mas é que o termo RPG em Game Design é bem mais amplo e abrangente que interpretar personagens no jogo no sentido exemplificado pelo OP. Muito mais mesmo. (Apesar de que "RP" é sim a essência hahaha. Malditas siglas)

Sim sim, com certeza, só estou sendo pragmático xD

Ps: Isso é injusto, meus quotes não funcionam. #xatiadu

Os meus quando quero não funcionam e quando não quero funcionam.
Editado por Chequer em 08/05/2013 11:53 BRT
Caçadora Pandarena 90
6110
a @Op...

Voce tem uma lore do seu personagem que pratica RP ?
Compatilhe essa historia com o pessoal, entre em um Guilda 100% RP pois infelizmente nao temos servidores RP oficiais aqui no Brasil, e isso pode atrapalhar o andamento tanto do seu jogo como os demais players. Servidores Oficiais de RP tem suas regras de conduta.

É muito facil sair falando um monte de besteira no Gchat ou no global e depois falar que estava fazendo RP, lembre-se não é porque voce esta pagando que pode ofender ou até mesmo descumprir as regras.
Este tópico está trancado.

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
Explique (no máximo 256 caracteres)
Enviar Cancelar

Reportado!

[Fechar]