Como administrar uma guilda grande - dicas e um pedido de socorro para a Blizzard !

Cavaleira da Morte Humana 100
19185
Prezados,

Sou um dos GM's da Heroes Rise e venho aqui dividir alguns cases de sucesso e também pedir ajuda a outras guildas e principalmente à Blizzard.

Primeiramente algumas informações. A Heroes Rise nasceu após o fechamento da Dream Divinity, éramos todos amigos que jogávamos juntos e criamos a guilda para não perder contato.

O primeiro passo, principalmente no intuito de conquistar credibilidade, foi criar uma administração baseada em conselho, onde várias pessoas teriam os mesmos poderes e o GM efetivo ficaria num char lvl 1 e não seria ativo. Ele só seria usado para administrar a guilda.

Com uma política clara, objetiva e com muito trabalho e dedicação de toda a administração, que deixa de jogar para resolver problemas ou buscar soluções para a guilda, hoje contamos com Teamspeak próprio com 200 slots, site .com.br com template pago, fórum completo também com template pago, facebook com quase 300 membros e um canal no Youtube que recebe cada vez mais visualizações e assinantes de nossos vídeos.

Dentro do jogo, temos 10 cores PVE, um deles com progressão heróica 10/13H e 4 cores PVP com rating até 1750, um total de 940 membros, sendo 608 contas únicas, ou seja, tranquilamente temos mais de 500 pessoas reais dentro da guilda.

Como conseguimos isso ?

Então, este é o primeiro objetivo deste tópico, dar dicas a todos os interessados em administrar ou melhorar a administração de sua guilda baseadas em nossa própria experiência.

O segundo objetivo deste tópico é pedir, em contrapartida, que todos os leitores deste fórum que possam contribuir com dicas, postem aqui suas experiências, ideias e conselhos, para que todos possamos trocar boas informações e assim melhorar a comunidade.

O terceiro e último objetivo deste tópico é um pedido de socorro, para que a Blizzard possa entender que uma guilda de tamanho considerável simplesmente não consegue se manter sozinha com as ferramentas disponibilizadas atualmente.

1) Tenha objetivos claros e crie uma boa estrutura em sua administração
O objetivo da Heroes Rise é "ser a melhor guilda do mundo" no sentido literal de se sentir bem aqui dentro. Queremos que as pessoas se divirtam, tenham prazer em jogar Wow, não necessariamente raidando ou fazendo PVP.

Como a procura por raides é muito grande, obviamente atacamos essa frente e damos total apoio a raid líderes com benefícios em potes, flasks, repair e não apenas isso, mas com dicas, auxílio em bosses, ajudamos a procurar jogadores ou replaces, tudo para que o core possa progredir.

Da mesma forma no PVP, damos gemas, enchants, repair, o que podemos para que o core de RBG possa melhorar e aumentar seu rating.

Mas não apenas isso, temos uma grande porção de pessoas que não gostam de raidar ou de PVP, portanto também tentamos agradar aqueles que são jogadores casuais, fazendo eventos bem diferenciados como a corrida dos gnomos pelados, sorteios, coisas do tipo "descubra o local onde a screenshot foi tirada", etc, sempre com prêmios em gold, montarias ou pets.

Foi nosso interesse escolher um foco muito abrangente, pois o que me diverte no wow pode ser completamente diferente do que você gosta de fazer e agradar a todos é difícil.

Portanto, nossa dica é: Se quer ser uma guilda PVP, defina muito bem isso e foque nesta vertente. Se quer ser uma guilda PVE, faça isso e ignore o resto. Se quer ser uma guilda mista, prepare-se para ter muito trabalho e a primeira coisa é organizar uma administração com vários membros.

Começamos com 11 conselheiros, todos atuando em conjunto, fazendo site, criando grupo de facebook, regras, textos para o site, vídeos promocionais, pensando em regras da guilda, configurando tabarda, etc. Não tente fazer isso sozinho.

Para manter nossa estrutura, hoje contamos com 14 pessoas na administração.

2) Comunicação
A comunicação é muito importante, sem ela sua guilda está fadada ao fracasso.

Crie um grupo no facebook, faça um site (mesmo que simples), mas que contenha as regras e informações primordiais sobre a guilda e mantenha um canal de conversa direto com membros. Um fórum é bom e um Teamspeak é ótimo, mas como essa é uma ferramenta paga, você pode optar pelo RaidCall que é gratuito, obviamente com uma qualidade inferior, porém dá pra quebrar o galho.

Deixa tudo muito claro, o que é esperado dos membros, como as cosias funcionam, quais são os planos da guilda e principalmente, mantenha seus membros informados sobre as decisões que estão sendo tomadas. Reuniões gerais são ótimas ferramentas para não apenas informar membros como ouvir reclamações, críticas e sugestões.

3) A guilda não deve ser sua
Acreditamos que você deve ter o pensamento de que a guilda não é sua, a guilda deve ser de todos, porém como uma anarquia provavelmente não funcione, uma liderança deve existir, mas apenas para filtrar o desejo dos membros da guilda e implementar isso em soluções que agradem o maior número de pessoas.

Portanto, lembre-se, se um dia você parar de jogar, a guilda deverá continuar com outros administradores, pois ela costuma se tornar uma pequena comunidade, que normalmente perdura mais do que seu "governante".

4) Prepare-se para jogar menos
Um conselheiro, administrador ou GM irá jogar menos. Muitas vezes estará no fórum da Blizzard depois das 2 da manhã tendo que acordar cedo no dia seguinte investindo seu tempo em algo diretamente ligado à guilda, ao invés de estar jogando...ou dormindo...

5) Administre o gold da guilda
Este é um dos pontos mais críticos. Acreditamos que o gold não é dos membros, mas também não é dos GM's, o gold é da guilda. A guilda é a junção do todo. Membros antigos podem sair e membros novos podem entrar, GM's desistem do jogo e novos GM's chegam, porém a guilda continua.

Então planeje o gerenciamento financeiro para que o gold perdure e seja mantido um fluxo de caixa. Infelizmente a Blizzard não nos dá ferramentas suficientes para manter a guilda apenas por si só e isso será meu pedido de socorro lá no final, mas por enquanto vamos nos ater a esse ponto.

Primeiro, tente conscientizar a guilda a fazer todas as conquistas da semana, pois o gold é necessário para dar benefícios aos próprios membros. Também é interessante achar aqueles jogadores que tem o talento nato de ganhar dinheiro na AH e pedir ajuda para que eles possam usar o gold da guilda para fazer mais gold, explorando o mercado financeiro do jogo.

Um sistema de doação também é uma boa pedida, apelando para o altruísmo dos membros para doar gold ou itens para o banco, a fim de serem distribuídos para todos.

Manter a guilda com o máximo número de membros ativos possível também é importante, pois uma guilda com muitos alts significa que menos pessoas estão looteando gold e menos dinheiro está sendo produzido para a guilda.

6) Mantenha sua guilda ativa
Procure pessoas que gostam de organizar as mais diversas atividades e incentive estas pessoas. Crie eventos de raides antigas no calendário, uma das grandes procuras são achievements de montarias como ICC 10 e 25, Ulduar 10 e 25, Glory of the Raider de várias expansões, entre outroas. Busca por achievements mais difíceis também é uma boa alternativa, invasões à facção oposta e eventos diferenciados são ótimas ideias, tudo para fazer com que as pessoas tenham o que fazer e em pouco tempo você verá que novos organizadores de eventos surgiram.

A melhor forma de organizar isso é pelo calendário do jogo, portanto crie um evento geral da guilda que você verá muitas pessoas se inscrevendo. Mas certifique-se que no dia e hora marcados você ou alguém responsável esteja lá para organizar e cumprir o evento.

7) Respeito e educação sempre
Mantenha um clima agradável de respeito. Seja atencioso com todos, mas também seja duro quando preciso. Evite permitir discussões no Gchat e se for para chamar a atenção de um membro, faça por whisp ou de forma particular.

Todos podemos errar ou julgar errado uma situação, um pedido de desculpas pode corrigir muita coisa e GM's como qualquer outra pessoa pode estar errado e ter a humildade de assumir seu erro e corrigi-lo.

Se for punir alguém, informe imediatamente a todos de forma clara e objetiva o motivo da punição e sempre tire screenshots ou reúna provas sobre o ocorrido. Se possível poste no fórum, facebook ou em outro canal de comunicação.

Se for provado que a punição não foi merecida, não seja cabeça dura e volte atrás. Se for o contrário, mostre os motivos da punição. Lembre-se que você deve sim satisfações aos membros e liderar uma guilda com mão de ferro é pedir para que ela acabe rapidamente.

8) Organize sua rooster (lista de membros)
Todos os administradores devem na medida do possível adicionar uma breve descrição a cada novo membro convidado. Se for um ALT, escreva na info do jogador que é alt de fulano. Este espaço pode ser usado de diversas formas diferentes e se você começar direito, não terá problemas no futuro em ter que arrumar uma guilda inteira simplesmente porque no começo da guilda você não pensou nisso e agora precisa organizar mais de 500 chars de uma só vez.

Até agora é tudo o que eu pude pensar para dividir com você, agora vem a terceira e última parte deste imenso e longo poste, o meu pedido de socorro...

SOCORRO BLIZZARD !!!

Vou primeiramente dizer que a Heroes Rise não tem repair para membros.

Mas como assim ? Uma guilda como a Heroes Rise, com mais de 600 contas, quase 1000 membros, com mais de 200k de gold no banco, não pode liberar o repair ?

Exatamente meus amigos ! Vamos fazer umas continhas ?

Capando todos os desafios da guilda, temos:

- 7 dungeons x 250 gold = 1.750g
- 15 cenários x 250 gold = 3.700g
- 3 desafios de masmorra x 500 = 1.500g
- 1 raid x 1000 = 1.000g
- 3 Rbgs x 500 = 1.500g

Total de 9.500g por semana.

A Heroes Rise hoje, com a quantidade de membros que temos, recolhe uma média de 18K por semana relacionados aos 10% de gold produzidos pelo loot dos membros.

Total da conta: 27.500G por semana.

Ok, vamos liberar repair !!!

Ops, pera lá, como somos sovinas vamos liberar apenas 50G para cada membro...afinal de contas 50G por dia dá e sobra não é mesmo ?

50g x 7 dias x 500 membros = 175.000 gold...

Isso mesmo, eu não estou brincando...Cento e setenta e cinco mil gold POR SEMANA por uma quantia ridiculamente baixa de 50G por membro por dia.

Ahhhh...mas nem todo mundo vai reparar todo santo dia...

Meus amigos, metade disso ainda são 87.500g.

Então como fazer ?

Algumas guildas com certeza já apelaram (ou ainda apelam) para compra de gold ou utilização de bots e pode ter certeza que é mais fácil a gente fechar a Heroes Rise e ir jogar Tibia do que permitir que isso aconteça por aqui. Então o que tentamos fazer é selecionar da melhor maneira possível para onde vai o nosso gold.

Nós damos benefícios apenas para cores com progressão (3 semanas raidando matando bosses ou aumentando rating no caso de RBG) que incluem foods, potions, flasks e repair.

As foods, potions e flasks nós muitas vezes fazemos com nossos materiais ou com materiais doados e o gold muitas vezes é usado para comprar coisas a preços baixos e vender essas coisas a preços altos, como mencionei numa das dicas de como melhorar a receita da guilda.

Também usamos o gold para premiação de eventos internos para aqueles que não raidam, como eu também mencionei numa das dicas lá em cima.

Portanto, meu pedido de socorro é este, Blizzard, por que não criar um sistema melhor para beneficiar as guildas e principalmente o repair dos membros ?

Com o percentual atual de 10% sobre o loot, um jogador não consegue criar dinheiro suficiente por dia para manter um repair justo para o seu equipamento através do repair da guilda e o complemento dos desafios da guilda é insuficiente.

Vocês poderiam aumentar a quantidade de desafios ou melhorar o valor que ganhamos por eles ?

Ou ainda uma ideia maluca que tive, que tal criar um lvl 26 para a guilda ?

LVL 26 - Repair Cash Flow - Passivo - Cada vez que você recolher dinheiro de um inimigo, 100% do dinheiro é gerado e depositado diretamente no banco para reparos. O banco para reparos não pode ter seu dinheiro retirado e ele é zerado semanalmente. Ele serve única e exclusivamente para o repair de todos os membros da guilda.

Ou ainda !

Guild Challenges
All in - Complete todos os desafios semanais e seu banco de reparos receberá a quantia de 100.000G, sendo resetado semanalmente.

Imagino que vocês não queiram usar o desgaste dos itens e o dinheiro gasto no repair como método de tirar gold dos jogadores de forma sistemática para que nós tenhamos que passar ainda mais tempo no jogo não é mesmo ?

Interessante que nas estatísticas eu não achei o valor que eu já gastei em repair até hoje...é possível saber disso ?

Então fica aqui o meu apelo, Blizzard, a muitos patches que não vejo nenhuma implementação de melhoria para a administração de uma guilda, pensem nisso e ajudem a totalidade de jogadores a terem um benefício real e imediato !

Grato a todos !
Responder Citar
Caçador Humano 100
11565
Ótimo tópico, parabéns!

LVL 26 - Repair Cash Flow - Passivo - Cada vez que você recolher dinheiro de um inimigo, 100% do dinheiro é gerado e depositado diretamente no banco para reparos. O banco para reparos não pode ter seu dinheiro retirado e ele é zerado semanalmente. Ele serve única e exclusivamente para o repair de todos os membros da guilda.

Achei uma boa, porem acho que deveria ter um limite de Repair, se não seria "inútil" a função...
Responder Citar
Ladino Elfo Sangrento 90
13725
As dicas são todas meio obvias

Mas concordo com a parte dos challenges, são poucos, e geram pouco gold.

Gostei muito da sugestão de um banco de reparos, mas acho pouco provável que isso aconteça.

O reparo é pra ser um dos gold sinks da blizzard.
Responder Citar
Monja Humana 90
1480
Boas dicas, mas o tópico esta na área errada.
Responder Citar
Bruxo Humano 90
11970
Eu me lembro quando a ÐÐ acabou e vocês anunciaram a criação da Heroes Rise aqui no fórum,sendo administrada por um conselho de jogadores,e a maioria caiu de pau,dizendo que não ia durar um mês e tal, e a guilda está ai,firme e forte,meus parabéns pelo esforço!!!!!

O sistema de guildas criado pela Blizzard é falho e gerou essa "aberração" ,destruindo as guildas pequenas e criando guildas gigantes cheia de problemas.

Não sei se a Blizzard criaria um perk lvl 26,mas acho que você deu uma boa dica e que a Blizzard poderia usar,quando fizesse uma melhoria nesse sistema de guildas.

Os prêmios por desafios seriam maiores em dinheiro,mas todo esse dinheiro NÃO PODERIA SER RETIRADO e RESETARIA toda a semana.
Isso desafogaria as guildas da pobreza e terminaria com esse comercio de Guildas no WOW.

E de novo parabéns por ser o ultimo reduto do PVE no Nemesis,eu era da ÐÐ e tinha vários amigos nela...

08/07/2013 07:13Citação de Kathelyn

Qual a área certa???
A aba Guilda????
A área Socorro????
A área pedidos???

O tópico era muito grande e você não leu e você postou achando que ele postou dicas de como administrar uma guilda???Tente ler tudo ou pare de postar lendo só os comentários,porque isso é feio....
Responder Citar
MVP
Xamã Troll 90
17540
08/07/2013 07:13Citação de Kathelyn

MVP wannabe?

@OP
Boas dicas sobre administração de guilda (embora um pouco óbvias) e um tópico bem escrito. Dá gosto de ler assim.

Sobre o aumento do level cap de guildas, durante o beta do MoP, Cory Stockton (Designer de Conteúdo) disse o seguinte:

Any updates on future guild leveling past 25?
We are totally open to increasing guild levels and the associated rewards but only when the game feels like it needs more of that content. A large number of guilds are still nowhere near level 25 so Mists did not feel like a good fit to add more guild levels.

http://www.wowhead.com/news=206531/mists-of-pandaria-developer-chat-hosted-by-best-buy#any-updates-on-future-guild-leveling-past-25

Ou seja, talvez o level cap de guildas aumente só na próxima expansão.

Sobre a sugestão de perks para níveis posteriores, os valores de gold obtidos estão muito grandes e com certeza removeriam o propósito de reparo de equipamentos como gold sink e penalidade por ter morrido. A quantia de gold ganha deveria ser proporcional ao número de membros ativos e que participam de conteúdo end-game com frequência.

Felizmente você adicionou a condição de que "o gold ganho através desses perks não pode ser sacado do banco da guilda", o que vai exigir um redesign do atual sistema de guildas. Se não tivesse essa condição, com certeza esses perks sugeridos sofreriam exploit. Tem muita guild leader hoje em dia que só recruta gente para ganhar gold através do perk de Fluxo de Caixa. Não é o caso da sua guilda, mas é o de outras.

Eu liberaria os repairs em cotas de acordo com o tipo de atividade que cada membro (ou rank) participa, desde que os valores usados não deixem a guilda no vermelho.

• Raiders em progressão teriam a maior cota, por causa das wipes num ambiente de progressão. O valor de gold disponível para reparos diariamente deve ser proporcional à quantia de horas que os cores dedicam à progressão por semana. Uns 250 gold por dia é mais que suficiente, pela minha experiência (eu raidava com esse limite e raramente usava mais que isso). Não esqueça que os jogadores podem custear os próprios reparos.
  • PvPers que participam de modalidades ranqueadas mais avançadas teriam uma quantia menor, já que morte no PvP não causa perda de durabilidade do equipamento. O valor de reparos poderia ir aumentando conforme a rating dos times aumenta.
  • PvErs / PvPers casuais teriam uma quantia bem baixa ou não teriam essa regalia.
  • Responder Citar
    MVP
    Bruxo Elfo Sangrento 100
    20590
    Eu na real sou contra o Cash Flow.

Para mim deveriam retirar o Cash Flow ou que - como voce deu a ideia - esse dinheiro fosse somente para Reparo, sendo impossível retirá-lo.

Para equilibrar, acho que matar boss Heroics, rbgs de alto nível, arena, e fechar em grupo de guild a raid atual na semana, deveria dar mais dinheiro.

Por mim, um Guild House com trade chat da cidade principal e outras regalias -como double resting - seria irado.
    Responder Citar
    Monge Gnomo 90
    8920
    Lembrando a todos que o atual core top da HR era na verdade a guilda Paradox que foi "absorvida". Lembro deles recrutando gente um pouco antes da 5.2. Não sei o que rolou aí, mas foi bem feito.

Sobre o gold, não dá pra manter muitos cores com reparo, chega um ponto que se passa a depender de cada core conseguir o seu dinheiro (venda de shards, receitas, BoEs), o que não fica legal controlar se misturando tudo no cofre da guild.

Por fim, guilda grande não é a melhor solução pra tudo. Guildas pequenas têm vantagens.
    Editado por Repimboca em 08/07/2013 17:35 BRT
    Responder Citar
    Monja Humana 90
    1480
    Eu me lembro quando a ÐÐ acabou e vocês anunciaram a criação da Heroes Rise aqui no fórum,sendo administrada por um conselho de jogadores,e a maioria caiu de pau,dizendo que não ia durar um mês e tal, e a guilda está ai,firme e forte,meus parabéns pelo esforço!!!!!

O sistema de guildas criado pela Blizzard é falho e gerou essa "aberração" ,destruindo as guildas pequenas e criando guildas gigantes cheia de problemas.

Não sei se a Blizzard criaria um perk lvl 26,mas acho que você deu uma boa dica e que a Blizzard poderia usar,quando fizesse uma melhoria nesse sistema de guildas.

Os prêmios por desafios seriam maiores em dinheiro,mas todo esse dinheiro NÃO PODERIA SER RETIRADO e RESETARIA toda a semana.
    Isso desafogaria as guildas da pobreza e terminaria com esse comercio de Guildas no WOW.

E de novo parabéns por ser o ultimo reduto do PVE no Nemesis,eu era da ÐÐ e tinha vários amigos nela...

Qual a área certa???
    A aba Guilda????
    A área Socorro????
    A área pedidos???

O tópico era muito grande e você não leu e você postou achando que ele postou dicas de como administrar uma guilda???Tente ler tudo ou pare de postar lendo só os comentários,porque isso é feio....

A área de guildas, e sim, eu li.
    MVP wannabe?

Não, só não gosto de ver tópicos na área errada.
    Responder Citar
    19185
    Primeiramente agradeço a todos os elogios e também aos comentários, vou dar minha opinião sobre os pontos que comentaram que mais me chamaram a atenção.

As dicas são todas meio obvias

Sim, mas eu sou da filosofia de pecar pelo óbvio, pois nem todo mundo tem a visão que eu tenho e que você tem, então para os leigos às vezes é interessante escrever e "por no papel" para organizar as idéias.

Então, quando eu estava postando eu pensei bem na área para publicar o tópico, inclusive pedi opiniões a outros conselheiros que estavam online.

Temos a área de guildas, que serve (conforme a própria descrição já diz) "está procurando uma guilda ou deseja divulgar a sua? Entre aqui.". Não quero divulgar a Heroes Rise e nem estou procurando uma guilda, então achei que mesmo que o assunto seja diretamente ligado a guildas, não caberia lá.

E aqui é a área "geral", ou seja, para todo o resto.

Agradeço muito pelo apoio! Realmente fomos motivos de muito descrédito por sermos "o que sobrou da DD", apenas comprovamos que tudo é possível com esforço e dedicação.

Boas dicas sobre administração de guilda (embora um pouco óbvias) e um tópico bem escrito. Dá gosto de ler assim.

Felizmente você adicionou a condição de que "o gold ganho através desses perks não pode ser sacado do banco da guilda", o que vai exigir um redesign do atual sistema de guildas. Se não tivesse essa condição, com certeza esses perks sugeridos sofreriam exploit. Tem muita guild leader hoje em dia que só recruta gente para ganhar gold através do perk de Fluxo de Caixa. Não é o caso da sua guilda, mas é o de outras.

Eu liberaria os repairs em cotas de acordo com o tipo de atividade que cada membro (ou rank) participa, desde que os valores usados não deixem a guilda no vermelho.

Obrigado pelo elogio, sempre me preocupei muito com minha escrita, tenho ojeriza de pessoas que escrevem "naum", "faser" e não sabem o mínimo de pontuação, concordância, etc.

Então, na verdade minha "ideia" foi criada na hora do post, não dediquei muito tempo a isso, eu realmente acho que se colocarmos a ideia em pauta uma alternativa muito boa pode vir disso.

Aqui na Heroes Rise fazemos exatamente como você sugeriu, cada core tem um benefício que aumenta com a progressão. Bosses 1 - 4 ganha x, y e z, Bosses 5 a 8 ganha x+1, y+1 e z+1 e por ai vai.

O que não conseguimos é liberar para todos os membros, inclusive aqueles que não raidam com cores (mas que participam de pugs, que fazem dg's, cenários, world bosses e morrem como qualquer outro jogador e até mais por não ter uma gear melhor).

Para mim deveriam retirar o Cash Flow ou que - como voce deu a ideia - esse dinheiro fosse somente para Reparo, sendo impossível retirá-lo.

Para equilibrar, acho que matar boss Heroics, rbgs de alto nível, arena, e fechar em grupo de guild a raid atual na semana, deveria dar mais dinheiro.

Outra excelente alternativa. Creio que o principal ponto é que do jeito que está, está ruim. Vejo muitas vezes pessoas mendigando gold para reparos. Ok, a grande maioria das vezes são trolls ou folgados, mas tenho amigos na minha guilda que realmente não costumam passar de 1k gold o tempo todo em sua bag, simplesmente porque só logam para raidar e mais nada, não fazem daily, não farmam, etc.

Lembrando a todos que o atual core top da HR era na verdade a guilda Paradox que foi "absorvida". Lembro deles recrutando gente um pouco antes da 5.2. Não sei o que rolou aí, mas foi bem feito.

Por fim, guilda grande não é a melhor solução pra tudo. Guildas pequenas têm vantagens.

Não entendi o que você quis dizer com "mas foi bem feito", foi no sentido de "levou o que merecia" ou no sentido de "parabéns pelo trabalho"?.

A Guilda Paradox queria um porto seguro com uma estrutura boa e estava à procura de membros para compor o core com progressão hardcore e acharam isso aqui na Heroes Rise.

Depois que se destacaram e chegaram a ficar em primeiro lugar em progressão no servidor (inclusive ainda hoje estamos com uma disputa bem legal com a Nerv e a For The Faith), eles foram assediados por outra guilda, mas preferiram ficar aqui, não necessariamente porque a nossa proposta em gold ou itens possa ter sido melhor, mas porque o conjunto de fatores (incluindo o clima que proporcionamos aqui) foi melhor.

No mais, pretendo voltar aqui com outras dicas (mesmo que óbvias) para ajudar a quem puder.
    Responder Citar
    Community Manager
    Vou tentar dar mais visibilidade a este tópico pois ele é importante; muitas guildas começam a crescer e simplesmente não conseguem administrar seus grupos ou sequer definir um foco. Muitas dicas aí podem parecer senso comum, mas juntas podem fazer a diferença para muitos.

Sobre o pedido, vamos encaminhar para os devs. Pessoalmente acho que o reparo é uma forma de penalidade e, o custo do ouro é de certa forma um incentivo para se cometer menos erros e ter que reparar menos (não é à toa que mortes em JxJ quase não tiram durabilidade, pois neste ambiente é normal que se morra mais). Simplesmente arrumar uma maneira mágica de consertar todos os equipamentos sem nenhum custo simplesmente pode acabar com o propósito original da durabilidade.

Identificar aqueles que precisam mais de reparos do que outros (como grupos de progressão) e arrumar maneiras de premiar os membros que contribuem com o banco parecem ser medidas sociais adequadas para manter o caixa saudável enquanto nenhum outro artifício do jogo seja implementado.
    Responder Citar
    Bruxo Humano 90
    7050
    Desde que esse "caixa de reparo" seja bloqueado para saques a idéia é válida, senão muitos iriam se aproveitar pra ganhar gold.
    Responder Citar
    Sacerdotisa Elfa Noturna 90
    5710
    Muito bom o post, fui ler agora, ainda não tinha visto, procurei a guild assim que me transferi pro Nemesis (Por conta de alguns posts sobre a mesma aqui no fórum em especial da(o) Luxiana), mas por motivos de força maior não tive muito tempo para jogar, espero que assim que eu puder voltar a jogar novamente pode colaborar de qualquer forma com a guilda :D
    Responder Citar
    Bruxa Trolesa 90
    11030
    Ótimo tópico parabéns.
    Responder Citar
    Sacerdote Elfo Sangrento 90
    5920
    Bom tópico, parabéns.
    Realmente as dicas são meio obvias, mas já vi muita guilda pecar justamente no que é obvio.

Qnto ao problemas do repair, eu acho que uma outra solução é viável.

Poderia se destinar uma área nas capitais (Orgri e SW) para NPC's da guilda. Além do Vendedor já exitente, colocaria-se um ferreiro. Esse ferreiro repararia ses itens conforme sua progressão semanal em eventos da guilda. Matou o Ji-kun em evento da guilda? O ferreiro está ativo por 1h ou 1 uso (o que vier primeiro).

Além do ferreiro, poderia ter o "banqueiro" da guilda, que lhe daria uma recompensa por material farmado pra guilda (com limite semanal tbm), como panos, minérios, ervas, etc, que seria dedicados a desenvolvimento de material pra guilda.
    Responder Citar
    Caçadora Elfa Noturna 90
    5310
    mto bom gostei
    Responder Citar
    19185
    Vou repetir que a minha sugestão foi apenas para dar um exemplo, sequer pensei muito à respeito, mas o importante é se conscientizar que ALGUMA COISA deve ser feita, pois atualmente o sistema não é suficiente, sentimos isso "na pele" diariamente.

Tenho certeza que os devs, tendo interesse em melhorar e colocando o tema sob discussão, pensarão numa solução viável que não tire o equilíbrio do jogo, pois concordo que o equipamento quebrar é uma das características necessárias.

Simplesmente arrumar uma maneira mágica de consertar todos os equipamentos sem nenhum custo simplesmente pode acabar com o propósito original da durabilidade.

Não só pode acabar com o propósito como vai acabar, mas a ideia não é essa.

Se recebêssemos um valor significativamente maior em gold pelos desafios ou de alguma outra forma, seria interessante separar esse gold para o repair do gold da guilda (ai entra o banco de repair). O desafio seria achar um valor que não fosse muito alto que permitisse absurdos do tipo liberar 1000g por dia para cada jogador.

Gostei muito da sugestão de verificar quem tem maior progressão, quem sabe limitar o repair diário máximo para, por exemplo, 50g para quem não tem progressão, 100g para quem tem progressão até 50% da raid normal e 200g para quem tem progressão 50% em heróica (valores servem apenas de exemplo).

Com certeza os desenvolvedores possuem maneiras de quantificar e analisar o impacto dos valores muito melhor que nossas conjecturas, mas o princípio seria esse.

Meu principal intuito aqui não é ajudar os cores de progressão, pois estes são poucos dentro do universo total de jogadores e com certeza eles são muito bem tratados por suas guildas.

Meu objetivo principal com isso é auxiliar aquele jogador iniciante, que está começando a raidar, que por sua própria inexperiência, por mais que tenha todo o cuidado e atenção do mundo, vai morrer e quebrar seu equipamento muito mais vezes. É aquele jogador que não tem core, que acaba sendo pugado, com raids sem entrosamento, com chances muito mais baixas de sucesso, que acaba conseguindo progressão apenas depois de muitas tentativas frustradas.

Na Heroes Rise todos os cores possuem benefícios assim que demonstram progressão e ainda sobra um bom dinheiro que nos permite manter os cores indefinidamente (desde que bem administrado obviamente), mas a esmagadora maioria de pessoas que não fazem parte desses cores ?

Temos 10 cores PVE, são 100 pessoas, temos 600 contas na guilda, estamos sem poder beneficiar diretamente cerca de 85% da guilda de uma forma democrática e útil. Muitas vezes o repair em si é o de menos, mas o princípio de se sentir valorizado e "cuidado" pela guilda vale mais.

A vontade é grande, mas abrindo o repair para todos, mesmo valores diários irrisórios, quebraria o banco da guilda muito rapidamente.

Lembrando a continha básica = 10g (valor absurdamente ridículo) x 7 dias por semana x 300 jogadores (vamos ser modestos e quantificar apenas metade da guilda) = 21k semanalmente.

50g = banco quebra na primeira semana.
    Responder Citar
    MVP
    Bruxo Elfo Sangrento 100
    20590
    Sobre o pedido, vamos encaminhar para os devs. Pessoalmente acho que o reparo é uma forma de penalidade e, o custo do ouro é de certa forma um incentivo para se cometer menos erros e ter que reparar menos (não é à toa que mortes em JxJ quase não tiram durabilidade, pois neste ambiente é normal que se morra mais). Simplesmente arrumar uma maneira mágica de consertar todos os equipamentos sem nenhum custo simplesmente pode acabar com o propósito original da durabilidade.

Pessoal que joga WOW é muito mimizendo com questão de Durabilidade.

Quero ver se fosse no Tibia, que a cada morte escorria uma lágrima masculina do rosto quando você perdia um item "anti-drop" 40k - que era muito - ou então algum item ainda mais valioso se não tivesse esse item. Fora a perda de exp.

Para mim a durabilidade deveria ser mais punitiva e com um CD para ressar de mais tempo, para você realmente evitar morrer.

Só mortes em Raide e PVP que poderia ser diferenciado.
    Editado por Chéquer em 10/07/2013 09:54 BRT
    Responder Citar
    MVP
    Ladino Humano 100
    16970
    Pessoal que joga WOW é muito mimizendo com questão de Durabilidade.

Quero ver se fosse no Tibia, que a cada morte escorria uma lágrima masculina do rosto quando você perdia um item "anti-drop" 40k - que era muito - ou então algum item ainda mais valioso se não tivesse esse item. Fora a perda de exp.

Para mim a durabilidade deveria ser mais punitiva e com um CD para ressar de mais tempo, para você realmente evitar morrer.

Pessoal nunca jogou Ultima Online tb. La quando vc morria tudo que vc estava carregando ficava no seu corpo para ser pego por alguem ou perdido caso não conseguisse retornar la pra pegar de volta.
    Responder Citar
    Sacerdotisa Elfa Noturna 90
    5710
    Pessoal nunca jogou Ultima Online tb. La quando vc morria tudo que vc estava carregando ficava no seu corpo para ser pego por alguem ou perdido caso não conseguisse retornar la pra pegar de volta.

ALTAS LÁGRIMAS DE RAIVA COM ISSO
    Responder Citar

Por favor, relate qualquer violação do Código de Conduta, incluindo:

Ameaças de violência. Nós levamos isso a sério e alertaremos as autoridades apropriadas.

Mensagens contendo informações pessoais de jogadores. Incluindo endereço físico ou de e-mail, número de telefone, fotos e/ou vídeos inapropriados.

Assédio ou linguagem preconceituosa. Isso não será tolerado.

Código de Conduta dos Fóruns

Relatar mensagem # escrita por

Motivo
    Explique (no máximo 256 caracteres)

Reportado!

[Fechar]