World of WarcraftGuia para Iniciantes

Capítulo I
Começando

Esta seção irá ajudá-lo em seus primeiros passos na descoberta dos muitos mistérios e aventuras de World of Warcraft. Você aprenderá tudo o que precisa saber para entrar direto no jogo, desde o básico sobre a criação de personagens até a escolha de classes.

Seu personagem é seu avatar em World of Warcraft. Você, no entanto, não precisa ficar preso a apenas um. Você é livre para criar dezenas de personagens caso deseje experimentar todas as combinações de raças e classes. Muitos jogadores se referem ao seu personagem favorito como "main" (principal) e os outros como "alts" (de "alternativos"). O motivo para criar mais de um personagem? Simples. Como cada classe é bastante diferente uma da outra, torna-se muito divertido experimentar outros estilos de jogo.

Passo 1: Escolha seu reino

World of Warcraft possui milhões de jogadores ativos. Se todos esses jogadores estivessem em um mesmo mundo de jogo ao mesmo tempo, tudo ficaria um pouco apertado (e os servidores com certeza formariam um sindicato para organizar uma greve). Para manter a jogabilidade estável e consistente, a população de World of Warcraft é dividida em vários reinos diferentes. Cada reino é uma cópia idêntica do mundo de jogo, mas na maior parte dos casos, só jogadores de um mesmo reino podem interagir uns com os outros*. Imagine que cada reino é uma realidade paralela ou uma dimensão espalhada, cada um com milhares de personagens únicos.

Reinos aparecem em quatro tipos diferentes de experiência de jogo:

  • NormalJogador Vs. Inimigos O padrão. Interpretação é opcional e toda interação de jogador contra jogador deve ser consensual.
  • JxJJogador Vs. Jogador (ou PVP em inglês) Para jogadores que gostam de desafios. Interpretação é opcional, mas a facção oposta pode atacá-lo em quase todos os lugares, a qualquer hora. Fique atento.
  • Normal-IPJogador Vs. Inimigos – Interpretação de Papéis (ou RP em inglês) Neste tipo de reino, interpretação de papéis é praticamente obrigatória, mas combate entre jogadores deve ser consensual.
  • JxJ-IPJogador Vs. Jogador – Interpretação de Papéis (ou PVP-RP em inglês) Como nos reinos JxJ, combate entre facções é sempre possível, mas com elementos de interpretação.
Recrute um Amigo

Se você planeja jogar com um amigo, certifique-se de que ambos criem personagens em um mesmo reino. O sistema Recrute um Amigo garante bônus especiais para amigos e parentes com contas ligadas. Visite a página de Recruite um Amigo para saber mais.

Interface de Criação de Personagem
  • Seleção de Gênero
  • Seleção de Raça
  • Seleção de Classe
  • Mais informações
Passo 2: selecione a sua raça

O World of Warcraft clássico (jogo base) possui oito raças à disposição e as expansões aumentaram este número para doze. A raça de seu personagem determina sua aparência, alguns benefícios especiais na forma de habilidades raciais e qual das duas facções principais você irá defender: Horda ou Aliança.

A escolha de facção é importante pois personagens só podem se comunicar com outros em uma mesma facção. Por exemplo, se você criar um elfo noturno, seu personagem só poderá conversar e jogar com outros personagens da Aliança em seu reino. Já um tauren, em outro exemplo, só pode jogar com outros personagens da Horda.

Passo 3: selecione a sua classe

Raça e facção são escolhas basicamente sociais: elas determinam a aparência de seu personagem e com quem ele pode interagir. Sua classe, no entanto, é uma escolha de jogabilidade: ela determina o que seu personagem pode ou não fazer e quais experiências você quer viver.

Note que nem todas as raças possuem todas as classes; por exemplo, anões não podem ser druidas. De maneira geral, sua classe tem um impacto muito maior na forma em que você joga World of Warcraft, portanto se você ficar dividido entre uma classe ou uma raça, dê preferência para a classe que for mais atraente.

Algumas classes foram criadas para um papel específico, enquanto outras podem ter vários. O melhor exemplo de um curador (ou "healer", do termo original em inglês) puro é o Sacerdote (ainda que Sacerdotes da Sombra sejam uma notável exceção) enquanto druidas são um ótimo exemplo de classe "híbrida" que pode preencher os papéis de tanque (também conhecido como "tank" ou "tanker"), curador ou causador de dano (ou "DPS", originado do termo "Damage per Second", que designa a quantidade de dano causado por segundo em um alvo).

Papéis Principais das Classes
Tanques

Tanques vencem pelo cansaço. Eles são calejados, robustos e podem aguentar danos severos antes de tombar no campo de batalha. Em grupos, a função do tanque é distrair a atenção dos monstros para evitar que o inimigo ataque os outros membros mais vulneráveis do time.

Curadores

Curadores possuem magias e habilidades que permitem recuperar sua própria vida e a de seus companheiros. Tais figuras são essenciais em grupo pois, embora tanques sejam duros de matar, é necessário que ele seja constantemente curado durante o tempo necessário para que o resto do grupo finalize o trabalho.

Causadores de Dano

Os causadores de dano são especialistas em causar o máximo de dano possível nos inimigos. Enquanto tanques funcionam como maratonistas, os causadores de dano agem como velocistas, sempre preparados para derrotar seus oponentes o mais rápido possível enquanto tentam evitar contra-ataques.

Passo 4: Fique Bonito!

Depois de escolher sua raça e classe, é hora de ajustar a aparência de seu personagem. Sinta-se livre para trocar entre homem ou mulher; não há distinção de habilidades ou proezas em World of Warcraft, portanto tal escolha é meramente cosmética.

Cada raça possui características distintas que você pode ajustar, como brincos, tatuagens, penteados e muito mais. Você pode escolher entre diversos estilos de barba para os anões ou diversos formatos de chifre para seu tauren. Se você estiver com pressa, basta clicar no botão "aleatório" para que o jogo gere configurações de forma randômica – você também pode ajustar um detalhe ou outro para que tudo fique do seu jeito.

Por fim, você precisa escolher um nome. Saiba que nomes ofensivos não são permitidos; por favor, siga a etiqueta e escolha um nome apropriado. Alguns nomes podem já ter sido escolhidos por outros jogadores, portanto explore várias possibilidades até chegar em algum que goste bastante.

Passo 5: Entre em World of Warcraft

Parabéns, você criou seu primeiro personagem! Revise suas escolhas e, caso esteja satisfeito com tudo, clique para entrar em um mundo de heróis corajosos e aventuras épicas. Sua jornada está para começar...

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.