World of WarcraftGuia para Iniciantes

Capítulo II:
Como Jogar

World of Warcraft segue um dos principais mantras de design da Blizzard Entertainment: fácil de aprender, difícil de dominar. O núcleo do jogo é formado por conceitos simples e intuitivos, portanto assim que você aprender o básico, já estará apto a derrotar monstros e salvar princesas rapidamente. Para ajudá-lo a começar, aqui está uma pequena introdução à jogabilidade de World of Warcraft.

Visão da Interface

Abaixo temos a interface principal de World of Warcraft.

Interface do usuário
Habilidades de seu Personagem

Em World of Warcraft, você pode se transformar em um poderoso paladino, capaz de purificar o mal com a fúria de sua retidão; um escorregadio ladino que esgueira pelas sombras para desferir um golpe venenoso contra um inimigo distraído; um brilhante mago, manipulador das energias arcanas que se transformam em uma torrente de destruição para aniquilar monstros; ou um sinistro cavaleiro da morte, especialista tanto no manejo da espada quanto das artes da necromancia. Seu novo personagem começa com apenas algumas habilidades, mas você irá aprender muitas outras à medida que avança em sua carreira. Cada classe possui um conjunto único de habilidades que ajudam a definir seu papel na aventura assim como sua experiência de jogo.

Utilizando as Habilidades

Para utilizar bem seu personagem, você precisa saber o momento certo de usar as habilidades de sua classe. Dois fatores determinam quando você pode utilizar uma habilidade: custo e recarga.

Cada classe possui um tipo de diferente de recurso para arcar com o custo de suas habilidades. Por exemplo, o combustível dos guerreiros é a raiva, que aumenta de acordo com a quantidade de dano causada pelo personagem assim como o dano tomado. Ladinos, por outro lado, são lutadores acrobatas que não são movidos a raiva, mas pela energia, que é regenerada constantemente e limita a velocidade em que os golpes são encaixados. Sacerdotes usam mana para lançar feitiços. Mana se regenera vagarosamente durante as lutas, portanto tais indivíduos precisam ficar sempre atentos para não ficarem sem recursos no meio de uma batalha.

Se uma habilidade estiver recarregando, isso quer dizer que um certo período de tempo é necessário para que o personagem volte a utilizá-la. Recargas podem demorar de alguns segundos até meia hora. Utilizadas nos momentos certos, as habilidades são de grande valia.

Talentos e Glifos

A classe de seu personagem determina quais habilidades estão disponíveis, mas World of Warcraft oferece duas outras maneiras de customizar os poderes de seu personagem para criar um avatar com forças únicas.

Seu personagem se fortalece aos poucos e, durante esta evolução, novos pontos de talentos são dados a ele. Tais pontos podem ser utilizados para comprar talentos que permitem que seu avatar se especialize em um subconjunto específico de habilidades. Um mago, por exemplo, tem acesso a árvores de talentos que melhoram suas magias de fogo, gelo ou forças arcanas.

Glifos fornecem outra forma de aperfeiçoar suas habilidades. Personagens podem aprender e utilizar glifos (criados por outros jogadores que tenham a profissão de Escrivania) para tornar suas habilidades mais fortes ou até mesmo adicionar novos efeitos sobre elas. Um personagem só pode utilizar um número limitado de glifos por vez, portanto escolha com cautela.

Missões

Para ser um herói é preciso realizar feitos heroicos e há muitas oportunidades para isso em Azeroth. Divindades insanas, dragões furiosos, demônios traiçoeiros de outra dimensão... o mundo está sob constante ameaça e cabe a você e seus amigos defender seu povo contra tais forças de destruição. Durante sua trajetória como herói, você embarcará em uma série de missões para corrigir injustiças, defender os fracos, punir os culpados e tentar tornar o mundo em um lugar mais seguro.

Há várias maneiras de receber missões em World of Warcraft:

Recrutadores
Alguns personagens controlados pelo computador têm missões a dar. Recrutadores sempre possuem grandes marcas "!" acima de suas cabeças, portanto são fáceis de serem encontrados.
Itens de Missão
Às vezes você encontrará itens que, quando acionados, iniciarão missões como um bilhete encontrado no corpo de um patrulheiro ou um amuleto recuperado dos restos de uma gosma tóxica. Tais itens possuem toda uma história que são base para interessantes missões.
Objetos de Missão
Você pode se deparar com certos objetos espalhados pelo mundo que iniciam missões. Fique de olho em partes destacadas do cenário, como montes de terra, cartazes de "procurado" e outros marcos pelo caminho. Aventuras podem ser encontradas em todos os cantos.
Missões Completadas
Você precisa cumprir objetivos específicos para completar suas missões. Tais objetivos podem ser simples, como falar com algum personagem, ou complexos ao ponto de pedir que você se infiltre em uma fortaleza, abaixe o portão, sinalize para seus aliados e acue o líder do lugar.
Tipos de Missões

World of Warcraft oferece um vasto potencial para aventura, incluindo o acesso a milhares de missões diferentes. Cada missão é única, mas elas podem ser divididas em algumas categorias.

Missão Normal
Missões normais são as mais comuns. Se seu personagem tiver a experiência adequada, você será capaz de completá-las sozinho, sem a ajuda de ninguém.
Missão de Grupo
Missões de grupo são mais desafiadoras do que as missões normais e necessitam do trabalho de equipe para serem completadas. Reúna seus amigos e prepare-se para a batalha antes de tentar a sorte em tais desafios, que também oferecem recompensas mais generosas.
Missões de Masmorra
Missões de masmorra geralmente pedem que você explore as masmorras de Azeroth, sempre habitada por monstros e outros perigos. É necessário um grupo de cinco pessoas para completá-las.
Missões Heroicas
Missões heroicas são similares às missões de masmorra, mas você deverá encarar monstros e outros inimigos ainda mais fortes e letais. Prepare-se para uma luta difícil!
Missões de Raide
Missões de raide funcionam como as missões de masmorra, mas os desafios se encontram nos lugares mais perigosos do mundo. Tais missões requerem grupos grandes (de 10 a 25 pessoas) para serem completadas.
Missão de Jogador x Jogador
Missões de JvJ o colocam contra outros jogadores no campo de batalha pela glória, honra e fama. Você conseguirá derrotar seus rivais ou tombará diante dos ataques mortais de seus desafiadores? Só há uma maneira de descobrir.
Missões Diárias
Missões diárias são missões que podem ser repetidas diariamente. Servem, em sua maioria, para fornecer uma remuneração extra e outras vantagens.
Inventário

Da mesma forma que o Rei Arthur empunhou a Excalibur, Roland teve sua Durandal e Aquiles vestiu sua armadura forjada pelos deuses, você também tem acesso a armas mágicas, armaduras poderosas e outros artefatos de grande valor. Na verdade, você encontrará centenas deles. Os monstros de Azeroth possuem a tendência de carregar itens de grande magia, portanto ao derrotá-los, tais recompensas serão suas. Mesmo que um simples kobold que você acabou de mandar para o além não tenha deixado grandes fortunas para trás, ele ainda poderá deixar alguns itens mais comuns que podem ser vendidos. A coleção de itens que você adquire durante suas aventuras é armazenada em seu inventário.

Sua Mochila e Bolsas
Seu personagem começa o jogo com apenas uma mochila. O número de itens que pode carregar é limitado, mas você pode aumentar sua capacidade de maneira significativa ao equipar bolsas extras.
O Banco
Cada capital em World of Warcraft abriga um banco onde você pode armazenar seus itens mais importantes. Caso fique sem espaço em sua mochila e bolsas, você pode visitar um dos bancos para guardar os objetos que não precisar no momento. O melhor é que todos os bancos são conectados, portanto você pode depositar itens em um dos bancos e sacar em outro!
Casa de Leilões
Geralmente à frente dos bancos estão localizadas as casas de leilões. Jogadores podem comprar e vender itens em tais estabelecimentos e alguns deles até conseguem acumular grandes riquezas apenas das negociações realizadas ali. Quem disse que atos heroicos também não podem render fortunas? Você pode colocar seus próprios itens à venda ou pode navegar para descobrir o que estiver ofertado. Se estiver procurando por alguma coisa específica ou possui algo valioso para vender, a casa de leilões é a sua primeira parada.
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas desculpas sinceras a Dale Carnegie

Basicamente, o que torna World of Warcraft tão divertido é que você compartilha este universo com milhares de pessoas ao mesmo tempo. Você pode encarar boa parte dos desafios sozinho caso queira, mas conversar com estranhos, formar grupos, afiliar-se a guildas e, principalmente, fazer novos amigos é essencial para extrair tudo o que o jogo oferece de melhor.

E isso é apenas o começo, pois World of Warcraft tem muito mais a oferecer. Veja o próximo capítulo para entender o bate-papo, Real ID, grupos e muito mais.

Bate-papo
World of Warcraft possui um sofisticado sistema de bate-papo que permite que você converse com outros jogadores através de texto ou, caso esteja em grupo, via voz. Você pode gerenciar todos os seus canais de chat através da interface intuitiva de bate-papo. Você também pode criar canais privados para falar apenas com determinadas pessoas ou pode ainda alcançar uma audiência maior através dos canais globais e de negociação. Caso esteja em uma guilda, terá acesso a um canal exclusivo para conversar com seus companheiros. A única real limitação de bate-papo em World of Warcraft é a comunicação entre facções; não é possível dialogar com membros do grupo rival.
Grupos
Eventualmente você participará de grupos ao lado de outros jogadores para tentar cumprir uma missão ou explorar uma das várias masmorras espalhadas pelo planeta. Você pode formar seu próprio grupo ao convidar outros participantes diretamente, juntar-se a um grupo previamente formado por outro indivíduo ou utilizar a ferramenta Localizador de Masmorras para encontrar um grupo para masmorra através do sistema de pareamento do jogo. Grupos são limitados a cinco jogadores, mas é possível também formar raides, grupos maiores que comportam até 40 pessoas.
Guildas
Grupos e raides são temporários e deixam de existir assim que seus membros saiam ou desconectem do jogo. Guildas, por outro lado, são permanentes e abrigam muitos jogadores unidos sob uma única bandeira. Participar de uma guilda tem suas vantagens: há um canal exclusivo de bate-papo, um banco da guilda que pode ser compartilhado, além de uma série de recompensas, desafios e realizações por cumprir determinados objetivos. Você pode se juntar a uma guilda já estabelecida ou formar uma nova ao lado de amigos.
Amigos
Ao entrar em bate-papos, grupos, raides e guildas, você conhecerá jogadores legais que poderão ajudá-lo em desafios posteriores. Você pode adicioná-los em uma lista de amigos dentro do jogo, que mantém um índice de seus jogadores favoritos e exibe informações úteis, como se estão online e onde se encontram no mundo.

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.