World of WarcraftGuia para Iniciantes

Capítulo III
Jogando Juntos

Em World of Warcraft, interagir com os outros jogadores é opcional. Você pode chegar ao nível máximo sem sequer jogar com outra pessoa ou dar nem mesmo um alô para ninguém de seu reino. Só que sozinho, ninguém é capaz de vencer alguns dos desafios mais difíceis na reta final e, por consequência, ter acesso às maiores recompensas. Mais importante do que isso: os outros jogadores não terão o prazer de conhecer você. Seu caminho se cruzará com o de milhares de outras pessoas que podem ter os mesmos gostos e objetivos. Não seja tímido, é fácil fazer novos amigos em World of Warcraft.

Este capítulo detalha as várias funcionalidades sociais presentes em World of Warcraft.

Bate-Papo
Conhecer novas pessoas na vida real nem sempre é fácil. Como você se apresenta? Como começa uma conversa? Conversar em World of Warcraft felizmente é mais simples do que na vida real. Na maioria das vezes, conversas no jogo são via texto. Você poderá ver os diálogos públicos na janela de chat e, caso queira, basta entrar na conversa a qualquer momento para continuar o assunto ou tentar iniciar outro tópico.
Canais de Bate-Papo:
Como Filtrar os Ruídos
Os canais padrão de chat são Geral, Negociação, Defesa Local, Procurando Grupo e Recrutamento. Você pode entrar ou sair desses canais quando quiser e outros jogadores podem utilizá-los a qualquer momento. Tais canais foram criados para ajudar os usuários em tópicos específicos, como compra de itens e alistamento.

Você também pode criar seu próprio canal. A vantagem é a privacidade, uma vez que só aqueles que você convidar poderão participar das conversas. Você também pode moderar estes canais, o que significa que é possível remover, convidar e silenciar participantes para ajudar a manter a ordem.
Bate-Papo por Voz
Em vez de conversar através de texto, os jogadores podem utilizar o sistema de bate-papo por voz embutido em World of Warcraft. Você precisa de um headset ou um conjunto de caixas de som e microfone. Nem é preciso dizer que é muito mais fácil se comunicar através de voz; no meio das batalhas, talvez não haja tempo para digitar.

O bate-papo por voz só funciona em canais especiais que devem ser configurados previamente. Grupos e raides podem utilizar voz, assim como outros canais privados, mas os públicos como Geral e Defesa Local não suportam tal funcionalidade.
Outros bate-papos
Há outros três tipos de chat que você deve conhecer: dizer, gritar e sussurrar

Dizer

Dizer é a maneira mais básica de comunicação dentro do jogo. Quando você diz algo, sua mensagem só é visível para aqueles que estiverem perto de seu personagem. Conversas entre estranhos, interpretação de papéis em público, conversas na beira da caixa postal – tais tipos de bate-papo são os mais comuns.

Gritar

Gritar alcança todos aqueles jogadores que estiverem mais distantes de seu personagem. Caso precise comunicar algo a jogadores além da sua posição esta é uma boa opção, mas tenha em mente que isso pode ser considerado rude, especialmente em caso de repetição. Gritar e dizer são duas formas de bate-papo regional, com diferentes alcances.

Sussurrar

Sussurrar é a ferramenta de comunicação privada de World of Warcraft. Sussurros só podem ser recebidos pela pessoa desejada. O melhor é que sussurros não são limitados a uma área específica; você pode enviar sussurros para qualquer pessoa de sua facção e reino, não importando onde estejam. (Sim, você pode enviar um sussurro para pessoas em outros continentes, mas é melhor não pensar muito em como é possível.)
Grupos e Raides
Caso deseje encarar os maiores desafios que World of Warcraft pode oferecer, você precisará de aliados para lutar ao seu lado contra as ondas de terror. Com grupos e raides, você poderá contar com a ajuda de outros jogadores para cumprir missões perigosas e derrotar o mal que o aguarda.

Grupos são times de até cinco jogadores; você precisa ter um grupo caso queria explorar as masmorras de World of Warcraft. Raides são maiores do que grupos e geralmente comportam 10 ou 25 jogadores; os monstros mais poderosos do jogo geralmente só podem ser derrotados por tais raides.
Formando Grupos
Você pode formar seu próprio grupo a qualquer hora e em qualquer lugar; tudo o que você precisa fazer é convidar outro jogador. Caso essa pessoa aceite seu convite, você terá um grupo (ainda que de duas pessoas). Você pode convidar terceiros através do bate-papo, da sua lista de amigos ou ao clicar em seus personagens. Convidar pessoas e formar grupos é muito fácil.
Regras de Grupo
Um dos motivos que levam à formação de grupos é a oportunidade de derrotar inimigos mais poderosos e saquear seus itens mais cobiçados. Isto obviamente pede um sistema de divisão justa dos espólios para os membros do grupo. Como líder, você pode escolher entre cinco formas diferentes de saque:
  • Cada Um Por Si

    Qualquer membro do grupo pode vasculhar os corpos dos monstros em busca de saques. A distribuição essencialmente dá os itens para aqueles que saquearem os inimigos primeiro.

  • Rodízio

    Cada membro do grupo se reveza em turnos para adquirir os saques.

  • Saque em Grupo

    Semelhante ao Rodízio, mas com uma diferença fundamental. Quando o grupo encontrar itens especiais ou raros, todos poderão escolher rolar o dado e quem conseguir o maior número levará o objeto. Caso deseje rolar, escolha "Necessidade" se o item for adequado para o uso de seu personagem ou "Ganância" para outros motivos.

  • Mestre do Saque

    O líder escolhe alguém para ser o Mestre do Saque. O Mestre do Saque ganha o direito de saquear os monstros e se torna o único responsável por distribuir os itens entre os membros restantes.

  • Necessidade antes da Ganância

    Esta opção é semelhante ao Saque em Grupo com uma diferença: aqueles que não puderem usar os itens em disputa passarão a vez automaticamente.

Líder do Grupo
Se você cria um grupo, você se torna líder por padrão. Como líder, você ajusta alguns detalhes como a forma de partilha do saque (que detalharemos logo mais), adição de outros jogadores e expulsão daqueles que saírem da linha. Você também pode promover outro jogador a líder a qualquer momento; se um líder sai do grupo, outro é promovido para a função.
Guildas
Grupos e raides são temporários e deixam de existir assim que seus membros saiam ou desconectem do jogo. Guildas, por outro lado, são permanentes e abrigam muitos jogadores unidos sob uma única bandeira, normalmente juntos por interesses comuns. Se você é membro de uma guilda, possui acesso a outros jogadores mais facilmente, o que é útil para formar grupos e raides, além de ter outros benefícios.
Tabardo
e Nome
Para mostrar apoio à guilda, você pode dar a seu personagem um tabardo com suas cores e logo. O líder da guilda é responsável pelas decisões de design; há uma grande variedade de ícones e combinações de cores para escolher, portanto basta usar a criatividade para criar um design singular que deixe seus amigos orgulhosos! Você também terá que escolher um nome para a guilda quando entregar o contrato para registrá-la. Este nome será exibido abaixo do nome de seus membros para que todos vejam, portanto escolha com sabedoria.
Liderança
da Guilda

Como grupos e raides, guildas possuem regras ajustáveis por seu líder para se encaixar com sua organização e propósito. Como líder de guilda, é possível:

  • Definir Postos

    Você pode criar postos com diferentes títulos e privilégios dentro de sua guilda. Alguns jogadores preferem hierarquias restritas enquanto outros preferem algo mais livre. A escolha é toda sua.

  • Promover/Rebaixar Membros

    Você pode atrelar membros de sua guilda aos postos criados por você, movendo-os para cima ou para baixo de acordo com a organização hierárquica desejada e performance no grupo.

  • Gerenciamento de Membros

    Certamente você desejará que sua guilda evolua e receba novos membros, mas talvez chegue um dia em que seja necessário mostrar seu poder de líder para remover jogadores que estiverem causando problemas. Como líder, você pode adicionar ou remover usuários de sua guilda a qualquer momento.

  • Designar um Novo Líder

    Caso sinta que seu período como líder chegou ao fim ou seus companheiros estão pedindo sua renúncia devido a algum "incidente", você pode sempre passar a tocha para outro membro, que herdará todos os seus poderes e responsabilidades.

Banco da Guilda
Um dos benefícios de participar de uma guilda é o acesso ao banco da guilda. Tais bancos funcionam como o banco pessoal de seus personagens, com a diferença de que o conteúdo é compartilhado entre todos os afiliados de acordo com seus postos (de acordo com configuração do líder da guilda). Outra diferença importante é que você pode depositar ouro em seu banco da guilda, assim seus membros podem fazer aquela "vaquinha" para pagar por reparos ou outras despesas.
Bate-papo
Cada guilda possui seus canais de bate-papo dedicados para que os membros possam conversar de maneira conveniente. Os dois canais por padrão são o Bate-Papo da Guilda e o Bate-Papo dos Oficiais; o líder da guilda pode configurar os direitos de acesso para esses canais de acordo com as patentes da guilda. Bate-Papo da Guilda geralmente é utilizado para a comunicação básica da guilda, enquanto o Bate-Papo dos Oficiais é utilizado tradicionalmente para os membros mais antigos e com mais responsabilidade.
Avanço da Guilda
A medida em que o número de membros de sua guilda aumenta e mais pessoas jogam juntas, sua guilda passa a ganhar pontos de experiência que eventualmente garantirão facilidades e bônus para todos. Quanto mais você joga com outros companheiros de guilda, mais experiência é dada a ela.
Amigos
Fora de grupos, raides e guildas, você ainda encontrará outros jogadores que compartilham afinidades. Pessoas com quem você gostará de conversar ou jogar junto, mesmo fora de masmorras e raides. Pessoas tão agradáveis que fazem o tempo voar, brincam e compartilham das mesmas experiências. Em outras palavras, você fará novos amigos. Fazer novas amizades e enfrentar desafios ao lado de seus novos amigos é algo que torna World of Warcraft ainda mais divertido.
Lista de Amigos
Você pode manter uma lista com todos os seus amigos do jogo através da interface de Lista de Amigos de World of Warcraft. Depois de adicionar alguém em sua lista, esta pequena janela informará quando estiverem online e onde estarão. Você poderá conversar ou convidar seus conhecidos também através desta janela.
Amigos de Real ID
Antes do lançamento de StarCraft II: Wings of Liberty, adicionamos uma funcionalidade nova chamada Real ID em nosso serviço online, Battle.net. Basicamente a Real ID permite que você se comunique com seus amigos mesmo se vocês estiverem jogando games diferentes no Battle.net.

Por exemplo, se um dos seus amigos estiver jogando StarCraft II e você estiver em World of Warcraft, vocês não podem conversar diretamente. Agora, se vocês forem amigos de Real ID, ambos podem ver o status online de cada um e conversar livremente. Real ID é, essencialmente, um nível mais profundo de amizade que conecta jogadores através de todos os títulos do Battle.net.

Carregando Comentários...

Um erro ocorreu durante o carregamento.