Medivh, o último Guardião, construiu seu lar na Trilha do Vento Morto, na torre brilhante de Karazhan. Embora fosse o mago mais poderoso de seu tempo, teoricamente encarregado de proteger a humanidade, Medivh estava secretamente possuído pelo sombrio espírito de Sargeras, o Destruidor de Mundos. Por meio de Medivh, Sargeras abriu o Portal Negro e permitiu que os orcs declarassem guerra aos reinos de Azeroth.

Conforme a guerra avançava, Medivh lutava contra o controle de Sargeras. O conflito interior o levou irremediavelmente à loucura, até que seu amigo de infância, Anduin Lothar, ajudou o jovem aprendiz do próprio Medivh, Hadggar, a invadir Karazhan e assassinar o ex-companheiro. Desde então, uma terrível maldição afetou a torre e as terras à sua volta, lançando um feitiço sobre a Trilha do Vento Morto e a região agora conhecida como Floresta do Crepúsculo.

Nos últimos anos, nobres de Vila Sombria se aventuraram pela Trilha do Vento Morto para investigar a praga que caiu sobre a região. Ninguém que tenha entrado na sombria torre saiu de lá.