Crônicas do Desenvolvedor - "Pesca" de Fendas

Crônicas do Desenvolvedor - "Pesca" de Fendas

Olá pessoal,

Gostaria de falar sobre a filosofia que orientou nossas mudanças de design que afetam as Fendas Maiores e sobre o modo como pensamos na "pesca" de Fendas.

Ao progredir nas Fendas Maiores (seja para melhorar seu ranque de Fenda Maior mais alto, seja para aumentar o seu ranque de Gema Lendária máximo), você começa a se ver em situações nas quais escolhe uma Fenda que talvez não consiga completar.

Você conseguir ou não completar a Fenda dependerá de três fatores:

  • 1. O poder geral do seu personagem, incluindo seus atributos principais, sua chance de Acerto Crítico etc. Esse é o fator principal e resulta principalmente do seu equipamento.
  • 2. A qualidade da execução do arranjo do seu personagem. Por exemplo, você pode maximizar o tempo de uso de Concentração e Contenção, extraindo o possível de cada ciclo de Convenção dos Elementos.
  • 3. A sua capacidade de adaptação aos vários desafios que a masmorra coloca no caminho. Isso inclui fatores como o layout da masmorra, o número de caminhos que se bifurcam, o tamanho das salas, o tipo de inimigos e o chefe de Fenda que você enfrenta.

Em outras palavras, as Fendas Maiores requerem uma combinação de três coisas: Poder, Execução e Adaptabilidade.

DeveloperChronicles_RiftFishing_D3_Embed01_MB_550x309.gif

Se quiséssemos, poderíamos fazer com que toda Fenda usasse os mesmos ambientes, a mesma disposição, os mesmos monstros e os mesmos chefes. Isso colocaria todo o foco na execução, o que pode ser divertido em incursões rápidas — na verdade, é o que as Fendas de Desafio fazem em um nível de poder fixo. Sempre que uma nova Fenda de Desafio for introduzida, você será apresentado a um novo personagem, com um novo arranjo para testar. Pretendemos introduzir novas Fendas de Desafio com frequência para manter a experiência sempre renovada.

Já Fendas Maiores são diferentes.

Você passa bastante tempo com o mesmo personagem. O nível de poder dele não muda muito rápido, especialmente perto do fim do jogo, quando você está usando um conjunto de itens bem rolados. E a sua execução — os botões que você está apertando — não costuma mudar muito. Você melhora no decorrer do tempo e pode experimentar um novo arranjo, mas, no geral esse valor é estático… então precisamos procurar outra maneira de fazer com que as Fendas Maiores sejam divertidas de jogar repetidamente.

É aqui que entra a adaptabilidade. Nós criamos monstros, Guardiões da Fenda, afixos e layouts de masmorra que proporcionam uma ampla gama de desafios para você—até certo ponto.

Sua experiência deve variar de uma Fenda para outra, mas, se variar demais, vai acabar parecendo que suas chances de vencer ficam completamente fora do seu controle. Nosso objetivo com as mudanças foi reduzir essa variação e, ao mesmo tempo, manter a experiência de jogo diferente de Fenda para Fenda.

DeveloperChronicles_RiftFishing_D3_Embed02_MB_550x309.gif

Ao entrar em uma Fenda e ver que o primeiro andar é uma caverna, ou que os primeiros monstros são Enganadores Contorcidos, você já sabe que ela será impossível de completar, então o ambiente da caverna ou os monstros certamente precisam de alguma melhoria.

Pensando nisso, nós reduzimos o tamanho médio de um andar de Fenda no Patch 2.4.3 para aumentar o número de andares que você vê em uma Fenda, colocando menos ênfase na configuração ou monstros de um andar específico. Nós também fizemos melhorias em monstros e configurações específicas quando se fazia necessário, como corrigir grandes áreas vazias no ambiente do Paraíso ou fazer os Enganadores Contorcidos emergirem mais rápido de seus esconderijos.

Agora, quando você está no limite extremo do poder e da habilidade de execução do seu personagem, vai chegar um ponto em que você só vai vencer se topar com a Fenda perfeita. Estamos tentando dar um jeito nessa situação. Mas, ao conseguir o balanceamento ideal entre poder de personagem, execução e adaptabilidade nas Fendas Maiores, podemos melhorar bastante a experiência e aumentar o nível a partir do qual tudo tem que ocorrer de forma perfeita.