Diário do Desenvolvedor: Melhorias no Modo Multijogador

Diário do Desenvolvedor: Melhorias no Modo Multijogador

Ao sentarmos para planejar nossos futuros no patch 1.0.8, nós, como equipe, decidimos que queríamos melhorar o modo multijogador cooperativo. Também temos outras melhorias planejadas ao longo prazo (como as atualizações no Design de Itens já abordados por Travis), mas sabíamos que ao tornar mais fácil e recompensador para as pessoas jogarem umas com as outras, seríamos capazes de trazer benefícios muito mais imediatos. 

Apoiando a verdade: duas cabeças pensam melhor que uma

Desde o primeiro momento, nosso objetivo foi tornar Diablo III em um excelente jogo cooperativo, algo que atualmente achamos não estar em seu potencial total. Mesmo que você goste de jogar com os amigos, muitos podem achar que é mais fácil e mais eficiente jogar sozinho.

Jogar sozinho tem várias vantagens. Por exemplo: você pode escolher seu próprio caminho. Se estiver procurando um item em especial (como uma receita específica), você pode fazer o mesmo caminho várias vezes. E pode parar o jogo para resolver coisas da vida real sem ter que deixar ninguém esperando.

É claro que jogar com outras pessoas também é fantástico e traz outras vantagens. Por exemplo, subir de nível com um grupo de amigos pode ser uma experiência incrível. Trabalhar junto com outros jogadores para derrubar chefes ou destruir grupos de Elite rapidamente gera ótimas oportunidades para coletar itens. Há também os sistemas de ressurreição e de estandarte, sem esquecer da colheita de chaves e órgãos para a Máquina Infernal. Porém, também há desvantagens, como ter que coordenar por onde vocês querem andar e quem atacar, a possibilidade de perder seus seguidores e ter que encontrar grupos que têm objetivos semelhantes aos seus sem um sistema de pareamento definido.

A questão principal é que o  Modo Multijogador pode ser muito mais divertido, mas, dadas as desvantagens, este modo pode parecer não valer o esforço. Ao facilitar o busca por jogadores, melhorar os aspectos sociais e oferecer benefícios diretos para grupos co-op, esperando mudar esta percepção. 

Melhorias no modo multijogador no 1.0.8

Eis algumas mudanças que faremos no 1.0.8 para tentar atingir nossas metas:

Tags de pareamento

O patch 1.0.8 introduziu a possibilidade de especificar o que chamamos de "tag de pareamento" em jogos públicos. O novo sistema funciona de uma forma bem simples: além de selecionar a dificuldade, a missão e o nível de PM, você também pode escolher uma tag para identificar qual tipo de jogo espera de um jogo público. As tags atualmente no PTR são Missão, Conclusão de Ato Completo, Claviculário e JxJ. Escolher uma delas dirá ao servidor de pareamento para colocá-lo em um grupo com outras pessoas que tenham escolhido a mesma tag que você.

O objetivo é facilitar para os jogadores o processo de encontrar grupos que se ajustem ao estilo de jogo pessoal ou concedam a melhor experiência durante uma sessão de jogo. Nós avaliaremos essas tags durante o PTR. Portanto, se você tiver sugestões de outras tags, não deixe de nos contar!

D3_Tag1_LH_thumb2.jpg

Vida dos monstros
Os monstros atualmente ganham 70% a mais de vida para cada jogador adicional no jogo. Vamos reduzir esse valor para 50%, o que significa que, em um jogo de dois jogadores, os monstros terão 150% dos pontos de vida que teriam em um jogo solo. Em um jogo de três jogadores, eles terão 200% dos pontos de vida. E em um jogo de quatro jogadores, 250% (em vez dos 310% atuais). 

Isso contrabalança ainda mais algumas ineficiências de se jogar em grupo. Idealmente, a mudança permitirá que você jogue com alguém que não tenha um equipamento tão bom e, ainda assim, se sair melhor do que jogando solo. Também significa que, se alguém se separar do grupo temporariamente em um jogo de 4 jogadores (o que sempre acaba acontecendo de vez em quando), ainda será mais vantajoso que jogar sozinho.

Bônus de multijogador

Muitos jogadores já perceberam que se você coordenar bem o seu grupo, será mais eficiente. Isso realmente é verdade, mas queremos que essa vantagem seja mais explícita. Portanto, nós vamos adicionar um bônus ao modo multijogador. 

Ainda estamos pensando nos detalhes de como funcionará esse bônus, mas, no momento, estamos pensando em 10% de EXP a mais por jogador extra no jogo, chegando a um máximo de 30% a mais de EXP em um jogo de 4 jogadores. Esse bônus será multiplicativo pelos bônus de PM. Por exemplo: digamos que você esteja jogando com PM10 com um bônus de EXP no Inferno de 510%. Isso significa que um monstro vale 610% da EXP normal (510% a mais). Se você estiver jogando em um jogo de 4 jogadores, o monstro valerá 793% a mais de EXP do que o normal. Além disso, você ainda receberá mais 10% de chance de encontrar ouro e 10% de chance de encontrar itens mágicos para cada jogador adicional no jogo. Esse bônus pode exceder o limite de 300% de chance de encontrar ouro e itens mágicos.

Abates como Arconte
Para os Arcanistas por aí, muitos de vocês não jogam no modo multijogador porque precisam dos abates para abastecer seu poder de Arconte. No 1.0.8, a duração do seu Arconte também será estendida por assistências, contanto que você esteja por perto quando o monstro morrer. (Estamos planejando rever outras mecânicas, como bônus de Vida por Abate, mas não pretendemos mexer nisso neste patch.)

Identificar tudo

Como mencionamos antes, o 1.0.8 adiciona Identificar tudo ao jogo. Além de ser uma grande melhoria de qualidade de vida, Identificar tudo também é bom para jogos cooperativos! Descobrimos durante nossos testes que era comum que os jogadores se separassem quando um deles ficava com o inventário cheio e passava um bom tempo na cidade identificando itens. Esse acréscimo deve ajudar a manter os jogadores juntos. 

D3_ID_LH_thumb.jpgD3_ID_Podium_LH_thumb.jpg

Alertas de combate

Quando se está jogando no modo cooperativo, é comum dizer "e" no bate-papo ao dar de cara com um grupo de Elite. Então pensamos: por que o jogo não faz isso por você? A partir do 1.0.8, quando um jogador causar ou receber dano de um grupo de Elite ou Goblin do Tesouro pela primeira vez, uma notificação informará a todo o grupo o que você os encontrou. Em seguida, surgirá um ícone de "combate" no minimapa, para que outros jogadores do grupo possam saber onde estão os inimigos. Além disso, também colocaremos um ícone sobre o seu estandarte na cidade. Assim, os jogadores que lá estiverem saberão que você está enfrentando um grupo de elite ou um Goblin do Tesouro e poderão escolher rapidamente qual estandarte usar para chegarem à ação. 

Jogadores perto de você

Assim como a função do StarCraft II, a janela de "Jogadores perto de você" mostrará todos os jogadores conectados as Diablo III na sua rede local — o que é ótimo quando se está jogando no dormitório da universidade ou em uma lan house, pois ajuda a se conectar aos outros jogadores locais. 

CampaignMenuFriends_thumb.jpgCampaignMenuPrivateChat2_thumb.jpg

Bate-papo privado
Também adicionamos conversas privadas ao 1.0.8, permitindo que você converse com até 99 de seus amigos mais próximos. Pense nessas conversas privadas de Diablo III como se fossem conversas com múltiplos usuários de um programa de mensagens instantâneas.  Você não estará criando um “canal” permanente, mas em vez disso, estará convidando várias pessoas para conversarem durante aquela sessão específica.

Isso é só o primeiro passo no processo de melhoria da experiência social de Diablo III e em função desta comunidade vibrante. Sabemos que jogadores querem mais funcionalidades de bate-papo em grupo (como guildas e canais de bate-papo que sejam mais permanentes) e temos planos concretos para mais opções no futuro. Mas enquanto isso, esperamos que o bate-papo privado seja um recurso útil enquanto trabalhamos para oferecer mais sistemas que incentivem a interação entre jogadores.

Testando, testando 1, 2, 3…

Isso é só uma visão geral das melhorias que virão com a versão 1.0.8, e você poderá testar essas mudanças antes que sejam implementadas visitando o PTR. Encorajamos todo mundo a participar, testar as novidades e dar sua opinião!