Patch 1.0.4 - O Caçador de Demônios

Patch 1.0.4 - O Caçador de Demônios

Entre as habilidades geradoras de Ódio dos caçadores de demônios, a Flecha Voraz é a que tem o melhor desempenho. Ela possui um alto rendimento teórico em termos de danos e consegue gerar Ódio com bastante eficiência, além de ser uma habilidade com mecânicas diretas. Devido a estes fatores, esta é uma habilidade que consegue garantir um espaço na sua barra.

Assim como acontece com as outras classes, a existência de uma habilidade (ou um conjunto de habilidade) que é muito mais forte em relação às demais acaba ferindo o potencial de diversificação das especializações. Para ajudar a abrir o leque de opções, vamos observar todos os Geradores e Consumidores de Ódio, bem como algumas das mais notáveis habilidades dos Caçadores de Demônios, como a Chuva de Vingança e Sentinela para consequentemente aumentar o dano de cada uma delas.

Geradores de Ódio

Existem quatro habilidades que deveriam competir com a Flecha Voraz como geradores de Ódio: Disparo EnredanteBoleadeira Explosiva, Disparo Evasivo e Granadas.  Apesar de cada uma dessas habilidades oferecerem algumas opções únicas (o Disparo Enredante deixa os inimigos lentos, a Boleadeira Explosiva tem um componente de dano em área, o Disparo Evasivo fornece uma rota de fuga e as Granadas podem ricochetear em paredes), as suas capacidades de causarem danos não são competitivas o bastante comparado com o dano teórico da Flecha Voraz e suas variantes de runa.

No caso das Granadas, podemos identificar alguns problemas de mecânica e controle que impedem que sua capacidade única de ricochete seja algo capaz de lhe dar o brilho devido. Nem sempre é uma tarefa fácil posicionar seus projéteis de granada onde você quer, e por conta disso, o uso dessa habilidade pode parecer não ser tão intuitivo. Exploramos alguns meios de alternar o sistema de mira ao longo do ciclo de desenvolvimento do patch 1.0.4 para ajudar a melhorar este aspecto da habilidade, porém não ficamos satisfeitos com nenhuma das opções trabalhadas. Na maioria das vezes, concluímos que a introdução de uma mecânica que permite o ricochete satisfatório das Granadas nem sempre tornaria essa tarefa mais fácil, sendo que na maioria das vezes isso faria com que você não fosse capaz de acertar o monstro que você selecionou especificamente. Infelizmente, não encontramos uma boa solução para isso, então, a Granada não receberá muita atenção neste patch. De qualquer forma, vamos revisitar esta habilidade no futuro.

Para os outros Geradores de Ódio, em vez de enfraquecermos a Flecha Voraz para que seja menos poderosa, decidimos então aumentar os danos do Disparo Enredante, da Boleadeira Explosiva e do Disparo Evasivo para que sejam mais atraentes. Vamos usar a Boleadeira Explosiva como exemplo:

  • Dano do alvo primário será aumentado de 130% para 160%
  • Dano da Boleadeira Trovejante e do Disparo Ácido também será aumentado de 130% para 160%
  • Dano da Catástrofe Iminente no alvo primário será aumentado de 182% para 216%

Com essas mudanças, a Flecha Voraz teoricamente continuará causando mais dano contra alvos individuais, porém o dano da Boleadeira Explosiva será uma alternativa de DPS mais viável, além de sua capacidade de dano em área. O Disparo Enredante e o Disparo Evasivo também estão recebendo um aumento em seus danos para que sejam opções a serem consideradas na geração de Ódio. Assim como a Boleadeira Explosiva, elas não competirão diretamente com Flecha Voraz em termos de dano bruto em alvos individuais, porém esta diferença no DPS não será tão grande para que seja possível garantir a utilidade destas habilidades em sua barra.

Consumidores de Ódio

Nossa filosofia para as habilidades que utilizam recursos (e isso se aplica a todas as classes) é fazer com que sejam viáveis quando os jogadores decidirem usá-las levando em consideração seus custos. Atualmente, a Flecha Elemental é o Consumidor de Ódio mais popular do arsenal do caçador de demônios, além de ser um bom exemplo sobre o que é funcional – levando em conta a velocidade em que cada flecha é atirada, podemos concluir que ela é capaz de causar bastante dano em inimigos próximos. Infelizmente, vários outros consumidores de Ódio falham em suprir este referencial em termos de rendimento de DPS, e por isso estamos melhorando estas habilidades para que renda uma melhor equiparação.

Para dar-lhe uma ideia em torno dos aumentos feitos para 1.0.4, vamos usar o Chakram e a Flecha de Fragmentação como exemplos.

Chakram:

  • Estamos aumentando o dano de 150% para 170%
  • Estamos aumentando o dano dos Chakrams Duplos de 100% para114%
  • Estamos aumentando o dano da Serpentina de 203% para 230%
  • Estamos aumentando o dano do Disco-Navalha de 165% para 187%
  • Estamos aumentando o dano do Bumerangue de 188% para 230%
  • Estamos aumentando o dano da Nuvem de Shurikens de 30% para 34%

Flecha de Fragmentação:

  • Estamos aumentando o dano inicial da bomba de 200% para 225%
  • Estamos aumentando o dano da Maelstrom de 145% para165%
  • Estamos aumentando o dano do Carregado para Caçar Ursos de 290% para 304%

Habilidades Icônicas

Assim como a Hidra do arcanista, a Chuva de Vingança tem o intuito de ser a marca registrada do caçador de demônios. Queremos que ela seja uma daquelas opções que você mal pode esperar para usar em sua barra – não apenas por ser uma habilidade visualmente apropriada para a classe, mas também por ser bastante poderosa.

Apesar da habilidade já ter um visual bastante legal, podemos dizer que sua mecânica carece a potência que a maioria das habilidades icônicas de classes possui. E seu dano é simplesmente muito baixo para competir com outras habilidades disponíveis.

Para trazer a Chuva de Vingança ao patamar em que ela deveria estar, decidimos efetuar algumas mudanças notáveis. Nós não apenas aumentamos o seu dano, mas também convertemos a Chuva de Vingança para o formato X% de dano de arma durante Y segundos, como foi explicado na Prévia dos Sistemas. O resultado disso faz com que a habilidade base se transforme em algo bem mais potente:

   

Atual: 75% de dano de arma por 5 segundos
1.0.4: 715% de dano de arma durante 5 segundos

(Anátema agora também usa o formato “X% de dano de arma durante Y segundos”, enquanto Nuvem Negra, Bombas Bestiais, Estampido e Ataque Aéreo receberão bônus diretos em seus danos.)

A Sentinela é uma habilidade bastante distinta e não é usada com muita frequência. Ela possui mecânicas interessantes e um grande potencial em jogos em grupo, então queremos torna-la mais atraente. A solução foi bem simples aqui: pegamos seu dano, e o duplicamos

Confira as outras prévias de classes para o patch 1.0.4:

Wyatt Cheng é o Designer Técnico Sênior de Diablo III. Uma vez, quando ele morava no Texas, um escorpião saiu de dentro do seu sapato. :(