E-sports Latam 2017

Geral
Eu sempre torci pelo crescimento do nosso cenário e sempre tive a paciência para acreditar que iria crescer conforme o tempo, mas algumas coisas têm me deixado bastante chateado.

Todo mundo sabe que diferentemente das Majors Regions, o Latam não possui nenhuma liga nesse ano de 2017, isso é compreensível, pois normalmente, os jogos crescem lá fora para que depois tenham um engajamento em regiões menores.

Já saiu oficialmente o formato da Copa América desse ano.
http://us.battle.net/heroes/pt/blog/20483089/detalhes-da-hgc-copa-am%C3%A9rica-2017-de-heroes-of-the-storm-12-01-2017

A Final Regional que dará vaga para os clashes (3 times do SUL + 1 time do Norte) não terá evento presencial conforme teve ano passado, apenas as Finais para o Mid Season e Final Season terão presenciais. É lamentável para o crescimento do nosso cenário, pois abre espaço para vários questionamentos em relação ao jogo aqui na nossa região e como a empresa está tratando o e-sport.

- Como um qualificatória de um Moba que dará vaga para um evento Internacional (Clashes) pode ser online se temos times de diferentes regiões (Norte e Sul). O por que disso ser triste para o desenvolvimento do cenário é bem simples de ser entendido: como as partidas se resumem em BO5, em jogos envolvendo regiões diferentes, alguma equipe irá jogar mais vezes no servidor de preferencia, com isso, tendo vantagem de ping. Em nível competitivo, o ping muitas vezes pode ser fator decisivo para uma vitória ou derrota. Alguns jogadores já pararam de jogar por causa disso ou assim como eu, ficaram desmotivados com essa noticia.

- Poderemos ter situações onde não importa quanto uma equipe treinou, o ping pode ser fator determinante na hora de definir o representante da nossa região em um evento Internacional.

- HS teve evento presencial na sua primeira season de 2017, na qual foram trazidos 8 jogadores de diferentes regiões do Latam. Sem querer diminuir ou fazer comparações de público entre os 2 jogos, mas por que um jogo onde o ping não interfere de forma decisiva em uma partida, tem evento presencial, e um moba, terá sua classificatória online ? A única coisa que vem na minha cabeça é: "economia" de custos, pois 4 times de mobas são 20-25 pessoas, enquanto no HS são 8.

É bem triste ver o quão grandioso está sendo o HGC nas Major Regions (produção, salários aos jogadores, mídia, etc) e ver que aqui, comparado com 2016 que tiveram 4 eventos presenciais, estamos regredindo. Não estou falando dos eventos presenciais como uma forma de ser um Hype para o competitivo, apenas como uma forma de respeito aos jogadores que poderão jogar de forma igual contra todas as equipes.
Ao invés de progredir, estão regredindo ainda mais removendo as presenciais da Copa América. Desse jeito vão perder o nosso cenário LatAM, que já tem desanimado e perdido vários jogadores e times.
Parece que a Blizzard ainda não tomou conhecimento da importância dos torneios presenciais no cenário do e-sports , a Riot com seu moba League of Legends começou pequena também mas investiu e buscou o crescimento de seu jogo realizando esses eventos e olha a potência que se tornou hoje , o heroes of the storm e muito mais dinâmico do que qualquer um desses mobas existentes e se ela tomar conhecimento disso e investir em seu moba, tenho certeza que em um futuro próximo será a maior fonte de lucro da empresa além do status de melhor moba , espero que eles invistam mais no cenário LATAM e no jogo em si em todas as regiões pois caso não tenha esse proposito o melhor e abandonar o jogo .
triste mesmo ver isso, eles Não percebeu que podiam ter dominado e revolucionado o mundo dos Mobas. Tudo nesse jogo foi enrolado ele nunca foi o queridinho dessa empresa e deu nisso.esse jogo tem mecânicas unicas ,o jogo animado,Não aquele jogo chato e demorado.vejo dota 2 demorou pra seu competitivo se normaliza ,mas com investimento da empresa hoje suas Premiações entre outras coisa ,faz que as empresas invista em times pra ele. ( palmas ao Moba que desistiu de revolucionar o mundo dos Mobas. blizzard demorou acorda em relação ao heroes of the storm.) ainda da pra melhorar muito mas muito mesmo basta querer!
Pelo que eu entendi terão etapas presenciais. Mas assim como foi no ano passado o Press Release da Copa America está muito confuso e pouco esclarecedor como tudo ira funcionar.

Sonho com o dia em que a Copa America será lançada atraves de uma transmissão via Twitch onde as duvidas podem ser esclarecidas na hora, quem sabe um pequeno evento no QG da Blizz em SP com os fansites dedicados a Heroes (pois esses também precisam de incentivo). Coisas simples sem mta frescura mas que já faria uma grande diferença!

Deu pra entender o que foi mencionado no tópico e é bastante desanimador realmente, fazer eventos online para definir o representante local para a etapa mundial é um retrocesso.

Mas é o que eu já venho dizendo, enquanto o Heroes cresce no mundo ele diminui aqui. Mesmo que o QG local da Blizzard não possua muitos recursos o problema não se restringe a somente isso, esse tipo de decisão, formato da competição por exemplo não é uma questão somente de recurso e sim estratégica e erram nisso também.

Soma-se a falta de Recurso com os erros estratégicos temos a situação na qual nos encontramos atualmente. Declínio do jogo no pais enfraquecendo nosso cenário e desanimando jogadores, geradores de conteúdo, organizações de e-sports...
Vai ver analisaram e viram que não valia a pena fazer isso. Eles tem mais capacidade pra analisar isso que a gente.
Eu já havia enviado um ticket a Blizzard com sugestões e melhorias para o jogo dentro e fora do competitivo. Como foi dito a cima, eventos presenciais são importantes, por N fatores e o maior deles é a latência, que graças a nossa maravilhosa conexão brasileira não permite algo estável. E mesmo quem tem internet de 100 mb, sabe que depender das prestadoras de serviço, é correr um grande risco.
Espero mesmo que a Blizzard reveja alguns conceitos, sabemos que o jogo é novo, que há muito a melhorar e a crescer, mas existem exemplos que já deram certos e que podem ser seguidos.
Cblol com 80k de viewrs na twitch e a blizz continua cagando pra latam...
30/01/2017 10:29Citação de Jschritte
É bem triste ver o quão grandioso está sendo o HGC nas Major Regions (produção, salários aos jogadores, mídia, etc) e ver que aqui, comparado com 2016 que tiveram 4 eventos presenciais, estamos regredindo. Não estou falando dos eventos presenciais como uma forma de ser um Hype para o competitivo, apenas como uma forma de respeito aos jogadores que poderão jogar de forma igual contra todas as equipes.

Esse trecho resume bastante o problema. Só pra reforçar.
30/01/2017 13:26Citação de bunny
Isso só na twitch, se contar os do youtube então, passa de 120k fácil e ainda tem os do Sportv3 que agora mostra o primeiro jogo do sábado.
Eu fui no ultima final da Copa América aqui em São Paulo, achei incrível. Já estava ansioso para o próximo evento. Porém infelizmente tudo indica que não haverá.
Concordo que se a Blizzard não teve o retorno necessário para o evento se tornar viável, então não deva fazer da mesma forma. Porém vemos que em outros países há uma produção muito melhor (logo, mais cara) e o evento parece ter mais público. Portanto, eu que sou Coordenador de Projetos, vejo que o erro que não deve ser repetido não é TER o evento e sim COMO deve ser o evento, a Blizzard deveria revisar e aprender com os erros do projeto anterior para criar um projeto mais eficiente este ano.
30/01/2017 13:41Citação de Lobo
Eu fui no ultima final da Copa América aqui em São Paulo, achei incrível. Já estava ansioso para o próximo evento. Porém infelizmente tudo indica que não haverá.
Concordo que se a Blizzard não teve o retorno necessário para o evento se tornar viável, então não deva fazer da mesma forma. Porém vemos que em outros países há uma produção muito melhor (logo, mais cara) e o evento parece ter mais público. Portanto, eu que sou Coordenador de Projetos, vejo que o erro que não deve ser repetido não é TER o evento e sim COMO deve ser o evento, a Blizzard deveria revisar e aprender com os erros do projeto anterior para criar um projeto mais eficiente este ano.

Exatamente

Só não vamos ser injustos, não é que não haverá evento, está lá no link que foi postado no post de abertura do topico, haverá evento, ele só não servirá para premiar o representante da LATAM ao HGC.

Conforme descrito no Release:

"Final Regional:
As 4 melhores equipes (1 do Norte, 3 do Sul) lutarão em uma chave de eliminação dupla para definir o campeão da instância competitiva. As Finais Regionais de cada Pré-temporada serão realizadas de forma online e classificarão a equipe campeã ao respectivo Confronto Global do HGC. Por outro lado, as Finais de Abertura e Encerramento acontecerão de forma presencial e garantirão uma vaga para a Contenda Global do HGC correspondente."

Agora o que é Contenda Global e Confronto Global vai saber... é o que eu disse infelizmente o Release não está muito explicativo...
É realmente triste, mas como o Judite comentou, é até certo ponto compreensível. Entretanto, em grande parte, a culpa é da própria Blizzard, que nos primórdios do jogo não passou a confiança devida para que organizações investissem com mais segurança no jogo. Ficou algo muito incipiente, que provocou por sua vez incertezas a jogadores, equipes, possíveis investidores/patrocinadores, etc. Não houve um posicionamento firme da empresa no começo, e agora estamos numa situação complicada. Já tivemos organizações de renome no cenário, e que foram embora por falta de perspectiva de retorno, e como consequência, muitos jogadores também já abandonaram o barco.

A pergunta que fica é: neste atual momento, o que fazer? Como fazer? Quem vai fazer?

Cheers!
30/01/2017 13:35Citação de Jotax
30/01/2017 13:26Citação de bunny
Isso só na twitch, se contar os do youtube então, passa de 120k fácil e ainda tem os do Sportv3 que agora mostra o primeiro jogo do sábado.

Além de que essa quantidade de pessoas assistindo o jogo e consequentemente prestigiando o mesmo são de origem brasileira mesmo , sem precisar contar com os do resto da América ou do mundo pra ser mais exato . A blizzard tem que ver que se investir em seu moba dando uma atenção especial copiando se for preciso as coisas boas feitas pelos seus concorrentes , ela pode futuramente supera-los sem sombra de duvida , mas a questão é querer e será que a empresa em si prefere ficar cega e não ver o potencial que seu moba tem ?
o jogo que não saiu do beta!
Porém vemos que em outros países há uma produção muito melhor (logo, mais cara) e o evento parece ter mais público.

Essa visão ta errada, pois a mão de obra e o aluguel + juros podem deixar o custo mais barato do que fazer um torneio aqui.

Acho que a questão toda é uma só. Não é retorno financeiro pois a Blizz tem fundo para investir, mas, ela ainda caga para hots e caga mais ainda para a américa do sul.

Ta pouco se lixando para a LATAM.

Aí eu concordo com a debandada. Porque, tentar ser profissional de algo que não é profissional com vc?

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum