GUIA: Maximizando o Desempenho do Sistema (PC)

Suporte Técnico
Post original feito pelo MVP WyomingMyst no fórum de suporte técnico norte-americano.

O guia a seguir é composto de várias dicas e truques que tenho compilado para ajudar os usuários aproveitarem cada quadro por segundo possível, com a menor taxa de simulação possível, minimizando picos de lag no sistema durante partidas de Overwatch. Esse guia comentará as configurações recomendadas em Overwatch, configurações fora de Overwatch e outros truques que você pode usar para melhorar sua performance. Por favor, tenha em atenção que este artigo não inclui como maximizar sua performance de conexão de internet e eu recomendo que vocês leiam este artigo aqui:

https://us.battle.net/forums/en/overwatch/topic/20757255749

Seguindo essas dicas, você terá não apenas um aumento no FPS, mas uma resposta mais rápida aos seus controles. Isso poderia ajudar a melhorar sua jogabilidade real, mas claro que é só um pequeno fator e apenas jogando e praticando Overwatch continuamente que sua habilidade como jogador melhorará.

Atendendo aos requerimentos de sistema recomendados

É totalmente possível rodar Overwatch em vários computadores modernos, mas você tem uma chance maior de ter uma melhor experiência de jogo cumprindo, ou excedendo, os requerimentos de sistema recomendados. Caso você não saiba quais eles são, permita-nos revisá-los:
  • Sistema operacional: Windows® 7 / Windows®8 / Windows®10 de 64 bits (Service Pack mais atual)
  • CPU: Intel® Core™ i5, AMD Phenom™ II X3 ou superior
  • GPU: NVIDIA® GeForce® GTX 660, AMD Radeon™ HD 7950 ou superior
  • RAM: 6 GB RAM
  • Armazenamento: 30 GB de espaço em disco disponível
  • Internet: conexão de internet banda larga
  • Monitor: resolução de tela mínima de 1280x780


Note que quanto melhor for o que você conseguir, melhor sua chance de melhorar sua performance no jogo. Para comparação, aqui estão as configurações básicas do meu computador:
  • Sistema operacional: Windows® 10 de 64 bits (Atualização para Criadores)
  • CPU: Intel® Core™ i7-6700K CPU @ 4.00 GHz
  • GPU: NVIDIA® GeForce GTX 1070
  • RAM: 16 GB
  • Armazenamento: SSD 1 Terabyte


Dicas de instalação e tipo de armazenamento

Para minimizar os problemas com a execução apropriada de Overwatch em seu sistema, recomendo que você se certifique de que Overwatch e o Blizzard App Launcher estejam instalados no mesmo drive de armazenamento que seu Sistema operacional Windows®. Frequentemente jogadores têm problemas de performances, ou até mesmo quedas de jogo, quando Overwatch e o Blizzard App Launcher estão instalados em um drive de armazenamento secundário. Além do mais, se você realmente quer uma vantagem em velocidade de performance durante eventos importantes como a tela de Seleção de Herói, considere usar uma unidade de estado sólido como seu drive de armazenamento primário. Uma unidade de estado sólido (SSD) é um dispositivo de armazenamento que usa circuitos integrados para armazenar dados de forma persistente e não usa componentes mecânicos, ao contrário de discos magnéticos como unidades de disco rígido. Dessa forma, os dados são transferidos rapidamente e com fluência, e as telas de carregamentos ficam mais rápidas.

Monitor e presilha do cabo

Recomendo o uso de um cabo DVI para conexão com o monitor, em vez de um HDMI ou VGA, porque com o cabo DVI, você tem taxas de atualização de até 144 Hz. Um HDMI não faz isso, porém um DisplayPort faz (mas essa é uma saída de vídeo relativamente nova e seu computador ou placa de vídeo podem ainda não tê-la disponível).

Outras dicas de hardware (para quem sabe mais de tecnologia)

Além de angariar os melhores componentes possíveis para seu computador, eu recomendo o uso de um cooler líquido para seu CPU. Há também os coolers líquidos para GPU, mas esses podem ser um pouco mais complicados de se instalar a não ser que você compre um “tudo em um” (e isso pode ser caro). Lembre-se também de que quanto mais robusto for o hardware, maior a voltagem necessária, então certifique-se de que sua unidade de energia (PSU) cubra a voltagem necessária para ligar tudo. Eu poderia falar para sempre sobre comprar ou construir o melhor computador possível para se jogar Overwatch, mas acho que vocês vão se divertir mais pesquisando e fazendo as melhores escolhas possíveis vocês mesmos.

Avaliando a performance de seu sistema em Overwatch

Agora, sem contar os recursos disponíveis do sistema, há duas formas de se jogar Overwatch, que é considerando velocidade e performance ou considerando apelo gráfico e visuais. A maioria dos jogadores profissionais abre mão dos gráficos para uma velocidade maior para ter a melhor taxa de quadros possível e a menor taxa SIM possível. A taxa SIM é a simulação, ou a quantidade de tempo que seu cliente leva para processar um ciclo. Assim como os pings de conexão, ela é medida em milissegundos. Um sistema que esteja sendo executado com gráficos altos com frequência tem uma taxa SIM executada em dezenas de milissegundos, enquanto um sistema de alta performance com o gráfico mais baixo tem uma resposta de 3 a 4 milissegundos.

E como medir a taxa SIM? Usando o gráfico de rede em Overwatch. Vá até a área de treinamento e depois de selecionar um herói, pressione a combinação de teclas a seguir:

Ctrl+Shift+N
Você verá uma área sombreada com várias linhas se movendo da direita para a esquerda. Quanto mais rápidas forem as linhas, mais coisas você está processando. Procure a linha branca superior e o valor para ler sua taxa SIM. Lembre-se, quanto menor ela for, mais rápido será a performance de jogo. Se puder, tente jogar no Campo de Treinamento, especialmente na área com muitos bots de treinamento entrando e saindo do prédio esquerdo e atire o máximo de disparos primários que puder, se movendo o mais rápido que puder. Isso vai testar o quão rápido seu sistema está processando comandos e renderizando os gráficos na sua tela.

Se por acaso você vir qualquer barra sombreada branca aparecer enquanto você fizer isso, então seu sistema tem um atraso no processamento de dados do servidor do jogo. Essas barras brancas frequentemente mostram se seu computador está com lag (e não sua conexão). Por outro lado, se você vir barras laranjas, isso costuma significar que o problema é com sua conexão e se elas aparecerem frequentemente, você precisa resolver sua conexão (veja o link acima). Agora que você sabe como medir a performance do seu sistema, vamos trabalhar para maximizar a performance.

Configurações de vídeo em Overwatch

Vamos falar sobre essas configurações úteis e ver o que e onde podemos fazer alterações para melhorar a performance.

Uma dica para usuários de Windows 10, se você está lendo isso do mesmo computador que está fazendo as alterações de configuração para Overwatch, foque em Overwatch e aperte Alt+Enter para entrar no modo de janela, arraste a janela de Overwatch para um lado do monitor, solte e depois selecione o navegador de internet no qual esta página está exibida como segunda janela, para colocá-las lado a lado para uma visualização e um controle mais fáceis de cada programa.

Perceba também que quando você visualiza as opções em Overwatch, seu GPU é listado primeiro. Então, se por acaso for mostrado o GPU errado (como por exemplo, os gráficos integrados da placa mãe), você saberá que isso precisa ser alterado (fora de Overwatch).
  • MODO DE EXIBIÇÃO: Muito provavelmente você vai querer o jogo em tela cheia, porém isso pode ser de sua preferência baseado na sua configuração e uso de Overwatch.
  • MONITOR PRINCIPAL: De novo, é de sua preferência, caso você possua mais de um monitor para uso.
  • RESOLUÇÃO: Tente ficar em 1920 por 1080 e a maior taxa de atualização que você conseguir. Para mim, é entre 1920x1080 (100)(*)
  • CAMPO DE VISÃO: Isso deveria ser aumentado para o máximo de 103. Isso permite que você tenha a visualização máxima do campo de batalha no jogo.
  • PROPORÇÃO DE TELA: Provavelmente elas estão em 16:9. Há suporte para 16:10 e 21:9 (porém o campo de visão é afetado negativamente com essas proporções de tela).
  • VSYNC: Eu recomendo que isso esteja desativado. Abreviado de Vertical Sync, o Vsync permite que você sincronize a taxa de quadros do jogo com a taxa de atualização do monitor para uma estabilidade maior, porém você limitará os quadros por segundo com essa configuração.
  • BUFFERING TRIPLO: Eu recomendo que isso esteja desativado. O buffering triplo apenas carrega um quadro extra para o cpu em vez de dois. Esse quadro extra dá tempo suficiente para corrigir mais problemas como quebra de imagem e Vsync. Porém, um quadro extra sendo carregado pela GPU significa que você precisa usar mais memória do GPU para armazenar e carregar o quadro.
  • REDUZIR BUFFERING: Eu recomendo que isso esteja ativado. Isso permite que o jogo carregue menos quadros, mas ao custo da aparência visual.
  • EXIBIR ESTATÍSTICAS DE PERFORMANCE: Essas estatísticas úteis aparecem no canto superior esquerdo de sua tela que você pode rapidamente olhar para garantir que o jogo esteja sendo executado de forma apropriada a qualquer momento. Você pode escolher estatísticas específicas selecionando a aba Avançado. Pessoalmente eu gosto de ter exibidos a taxa de quadros e o ping de rede. Geralmente eu mantenho os outros abertos quando estou experimentando com as configurações ou procurando um problema.
  • EXIBIR RELÓGIO DO SISTEMA: Eu recomendo que isso esteja ativado. Só para você não perceber que são 4 da manhã e que você deveria ter ido trabalhar 20 horas atrás... Deixa para lá! Jogue mais uma partida. (^^)v
  • LIMITAR FPS: Eu recomendo que essa configuração esteja em PERSONALIZADO e, baseado no que seu sistema aguenta, coloque o LIMITE DE TAXA DE QUADROS o mais alto possível.
  • LIMITE DE TAXA DE QUADROS (essa opção só está disponível quando LIMITAR FPS está definido para PERSONALIZADO): Deixe o mais alto possível até você começar a sentir os efeitos adversos no GPU (tais como aumento de temperatura) ou no jogo, o máximo é 300.
  • QUALIDADE DOS GRÁFICOS: Deixe em BAIXA. Alterando essa configuração, você altera outras automaticamente na seção AVANÇADO, então deixe em BAIXA e abra a seção AVANÇADO para personalizar a configuração.
  • ESCALA DE RENDERIZAÇÃO: Eu recomendo que isso fique em 100%, porém se você precisa de mais quadros por segundo, você pode tentar com 75%.
  • QUALIDADE DA TEXTURA: Eu recomendo em BAIXA.
  • QUALIDADE DO FILTRO DE TEXTURA: Eu recomendo em BAIXA.
  • DETALHES DE NÉVOA LOCAL: Eu recomendo em BAIXA.
  • REFLEXOS DINÂMICOS: Eu recomendo desativado.
  • DETALHES DAS SOMBRAS: Eu recomendo desativado.
  • DETALHES DO MODELO: Eu recomendo em BAIXO.
  • DETALHES DOS EFEITOS: Eu recomendo em BAIXO.
  • QUALIDADE DA ILUMINAÇÃO: Eu recomendo em BAIXA.
  • QUALIDADE ANTIALIAS: Eu recomendo em BAIXA – FXAA.
  • QUALIDADE DA REFRAÇÃO: Eu recomendo em BAIXA.
  • QUALIDADE DE CAPTURA DE TELA: Eu recomendo em 1X RESOLUÇÃO.
  • REFLEXOS LOCAIS: Eu recomendo desativado.
  • OCLUSÃO DE AMBIENTE: Eu recomendo desativado.
  • Eu recomendo que as quatro opções restantes (CORREÇÃO DE GAMA, CONTRASTE, BRILHO e OPÇÕES MODO DALTÔNICO) sejam deixadas como estão a não ser que você precise ajustar para as necessidades de seu monitor ou suas necessidades pessoais.


Configurações dos efeitos sonoros em jogo de Overwatch

A maioria destas opções é baseada nas configurações e equipamentos de seu computador, então não vou entrar em muitos detalhes aqui. Se você quiser mais consciência em suas partidas, deixe Volume da Música no mudo já que é mais importante ouvir os disparos das armas, falas e passos do inimigo. (Desculpa Derek Duke, Neal Acree, Sam Cardon e Cris Velasco; a música de vocês no jogo ainda é incrível!) Em termos de microfone, experimente cuidadosamente com as configurações de seu microfone do Windows ou em qualquer outro software de terceiros que controle seu microfone (caso você esteja usando um headset ou microfone USB). Por fim, se você conseguir desabilitar qualquer definição de som surround exterior de seus fones, habilite o Dolby® ATMOS. Essa função incrível funciona muito bem para fornecer um som surround realista para que você saiba de onde vem o som dos movimentos e disparos do inimigo.

Configurações de controle de Overwatch

Não vou falar muito aqui. Porém vou dar uma dica geral para melhorar a mira, ajustando lentamente a sensibilidade de seu mouse. Reduza lentamente a sensibilidade de seu mouse e pratique a mira com ele. Isso demora vários dias para se aprender e desenvolver, mas se você puder aprender a mirar com seu braço e não com sua mão, você verá que consegue acertar alvos com mais facilidade.

Configurações de jogabilidade de Overwatch

Nessa seção, eu vou falar sobre três configurações chave, primeiro as NOTIFICAÇÕES DA QUALIDADE DA REDE precisam estar ativadas. Elas mostram dois ícones laranjas na direção do canto superior esquerdo de sua tela quando você tem problemas de conexão. Provavelmente elas vão brilhar de vez em quando, porém se elas piscarem rapidamente ou aparecerem acesas constantemente, você tem problemas graves de conexão para resolver. Segundo, se você tiver problemas de conexão, tente ativar a função LIMITAR TAXA DE ENVIO DO CLIENTE ou a função LIMITAR TAXA DE ENVIO DO SERVIDOR. Isso ajudará a prevenir qualquer sobrecarga de seu roteador com dados (o que pode causar uma desconexão do servidor do jogo), mas pode impactar possivelmente seu envio e recebimento durante o jogo.

Configurações do computador fora de Overwatch

Tem tanta coisa que eu poderia falar, mas eu vou cobrir apenas o básico. Primeiro, sobre melhorar o lag, considere desabilitar “Aprimorar precisão do ponteiro” nas configurações de seu mouse no Windows:

  • 1) Abra o Painel de Controle do Windows® e encontre a opção Mouse.
  • 2) Clique na aba Opções de Ponteiro.
  • 3) Desmarque a opção “Aprimorar precisão do ponteiro”
  • 4) Clique em “Aplicar” e depois em “OK” para fechar.


Outro fator para controlar o movimento do seu mouse é administrar a sensibilidade DPI do drive do seu mouse (normalmente ajustável em vários softwares de drivers de mouses de jogo). Ao contrário da sensibilidade de jogo, eu não recomendo reduzir o DPI para o mínimo (já que tem um efeito semelhante), mas para uma quantidade equilibrada que garanta precisão no controle. Eu tenho visto jogadores profissionais com uma gama de 4.00 de sensibilidade no jogo com 1600 DPI a 8.00 de sensibilidade no jogo com 800 DPI. Repare que ajustando seu DPI, você afeta o quão rápido seu cursor se move em telas de menu (incluindo a tela de Seleção de Herói).

Se você está usando um teclado para jogo, verifique se o driver do software contém funções que ajudem a desabilitar a tecla Windows® durante a execução do jogo. Isso é muito útil porque às vezes é muito fácil esbarrar na tecla Windows® e abrir o menu iniciar (o que pode ser irritante de fechar para retornar ao jogo). Além disso, se você tem funções de iluminação personalizáveis com seu teclado, considere alterar as cores de suas teclas A, S, D e W, e uma cor diferente para as teclas Q, E e SHIFT Esq. Repare que se você tem um teclado USB Razer® com efeitos Razer® ChromaTM, Overwatch vai exibir automaticamente efeitos de cores baseados na jogabilidade.

Como eu mencionei antes, certifique-se de que qualquer headset USB que você tenha esteja habilitado para canais 2.0 (e não 7.1 ou 5.1) se quiser usar a função Dolby® ATMOS no jogo.

Overclocking e outras modificações

Em certas situações, você pode perceber que realizar um overclock em seu CPU ou GPU pode ajudar a se conseguir uma performance melhorada. Eu não explicarei nenhum passo sobre overclocking (já que isso varia) e recomendo que você busque isso com cuidado, já que com certas configurações o jogo pode vir a travar. Eu também recomendo implementar apenas funções de overclocking que sejam de sua placa mãe. Teste com cuidado suas mudanças em um modo de jogo não competitivo para qualquer mudança que você fizer e anote com cuidado o que você mudou em caso de precisar trocar de volta.

Se estiver precisando melhorar sua performance com os recursos atuais de seu sistema, você pode tentar expandir os limites de sua memória virtual (o espaço no disco rígido separado para administrar a memória temporária adicional que sua RAM não aguenta). Você também pode analisar as configurações no painel de controle de sua placa de vídeo (geralmente encontrado no Painel de Controle do Windows) para garantir que você não tenha nenhuma restrição, como para as taxas de atualização de seu monitor. Novamente, tudo isso varia com sua configuração, então pesquise com cuidado cada opção antes de fazer uma mudança.

Programas conflituosos que podem prejudicar a performance em Overwatch

Há diversos programas tanto de sobreposição quanto de plano de fundo que podem prejudicar sua performance em Overwatch. Se você notar alguns travamentos no jogo, isso muitas vezes pode estar relacionado a um programa tomando muitos recursos do sistema. Isso inclui:
  • Navegadores como Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome (Chrome é um dos grandes culpados)
  • Aplicativos de comunicação de terceiros como Discord, Skype e TeamSpeak
  • Programas de armazenamento de nuvem como OneDrive, Evernote e Dropbox
  • Softwares de streaming como ShadowPlay, Open Broadcaster Software e ReLive
  • Aplicativos de antivírus e proteção contra malware


Obviamente eu não vou falar sobre todos esses e dependendo da conexão e configuração de seu computador, nem todos os programas são um problema. Porém, se você tiver problemas, tente desabilitar cada um desses e veja se a performance melhora. Você talvez tenha que forçar o encerramento desses programas no Gerenciador de Tarefas do Windows® para fechá-los completamente. Depois verifique a configuração desses programas para ver se você pode impedir que eles entrem em conflito com Overwatch. Além do mais, pode haver programas de plano de fundo que causem conflitos com Overwatch e se você achar que esse for o caso, confira este artigo do Suporte da Blizzard para aprender sobre como desabilitar e testar cuidadosamente cada um deles para isolar programas de fundo conflituosos:

https://us.battle.net/support/pt/article/23848

Concluindo, há muitas possibilidades de se maximizar a performance do sistema e de se obter a mais rápida possível. Lembre-se de ajustar cuidadosamente e testar cada configuração para garantir que você esteja satisfeito com como ela afeta o jogo. Isso pode levar tempo, mas você vai aproveitar ainda mais Overwatch explorando e maximizando a performance do seu sistema. Como sempre, adoro feedback e ficarei feliz em adicionar outras dicas que vocês tenham que possam ajudar outras pessoas com sua performance do sistema.

Obrigado pela leitura!

Outros recursos

Quedas comuns e problemas de performance:
https://us.battle.net/forums/pt/overwatch/topic/20745134474

Resolução de problemas da desempenho de Overwatch:
https://us.battle.net/support/pt/article/39980

Resolução de Problemas de Overwatch - Problemas de rede:
https://us.battle.net/support/pt/article/37007

Atualizando seus drivers e sistema operacional:
https://us.battle.net/support/pt/article/31024

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum