Balanceamento e Jogabilidade da Nova Expansão

Geral
Bom dia a todos :)

*Primeiramente gostaria de dizer que eu sei que ja tem um tópico sobre isso , mas eu não o achei e acredito que para a STAFF da Blizzard será muito interessante que nós jogadores falemos o máximo possível sobre esse assunto até o Lançamento.

Criei esse tópico com o objetivo de expor minhas insatisfações e minhas satisfações com relação as novas unidades , e também ver se minhas opiniões coincidem com as de vocês (players)

Bom vamos lá , Meu nome é Embrace e jogo como Zerg , então vou começar falando sobre a minha raça.

ZERG:

Viper : Achei ela extremamente útil! principalmente contra protoss , aonde poderemos "pescar" os tão temidos Colossos ! Fiquei também um pouco desapontado por ver que o custo dela não será nada barato, fora que um simples feedback é fatal. Mas gostaria de dar os parabéns a Blizzard por criar essa ótima unidade!

SwarmHost: Ao contrário da Viper , acredito que essa unidade é um "FAIL" total, pesquisei muito sobre ela e chegei a conclusão que ela é completamente inútil no mid para o late game, Não parece ser capaz de segurar um rush fora que nenhum adversário vai ficar parado matando aqueles bixinhos ao invés de ir e atacar o SwarmHost.

Tatu Bomba se movendo entocado: Eu sou zerg, sempre joguei de zerg, mas vou dizer oque eu realmente acho! Acredito que esse upgrade NÃO devia ser liberado no modo online (multplayer). Para um zerg vai ser muito fácil entocar 2 tatus e ir até o bolinho de soldados do cara e simplesmente explodir , ou até mesmo ir para a linha de minério de uma expansão qualquer. Oque eu quero que vocês levem em consideração é que esse upgrade é muito forte , basta ter um micro bom que você vai clickar nas suas tropas no meio da batalha e entocar 2 tatus que com certeza vai pegar o adversário de surpresa.

Investida Mamuthus: Um upgrade que não é ruim , mas também não é muito legal, gostei da atitude pois como sabemos o mamuthus é todo "Torto" para atacar , e isso vai ajudar bastante.

TERRAN:

Novo Endiabrado:Mais uma grande sacada da blizzard! isso vai ajudar e muito no TvZ! achei muito interessante! (Gostaria que alguem me respondesse se o dano dele vai aumentar também)

WarHound: Muito legal também , apesar de dizer que eu preferia do jeito que estava , com os Thors no lugar deles , mas enfim outra ótima unidade que eu aprovo completamente!

Shredder: Ao contrário das que citei acima, eu achei uma unidade rídicula que vai acabar com o a jogabilidade! oque impede um terrano de colocar 2 treco desse na porta da base ou de uma expansão do adversário? ou até mesmo como ja citaram , fazer um rush de Shreedder? Ou seja , essa unidade implicará em jogos chatos e extremamente frustrante! Espero que essa unidade seja vetada na fase beta!

Novo Thor: A ideia em sí é legal, mas acho injusto fazer isso e ao mesmo tempo tirar a nave mãe dos protoss , enfim é uma mudança que também não aprovo. Não tenho muitos argumentos contra, mas não gostei desse novo thor.

PROTOSS:

Replicante: Gostei muito da unidade , não tenho nada contra ela, acredito que se for bem usada vai causar MUUUIITOO dano principalmente em PvZ. Gostaria de saber se ela pode se transformar em unidades Biológicas também (oque não faria muito sentido) ou só em unidades mecânicas?

Oráculo: outra unidade Fenomenal! , achei as 3 habilidades dela muito legais ! e que com certeza assim como o Replicant vai depender do micro também , coisa que vai estimular aqueles jogos épicos que estamos acostumados a ver!

Tempest: Outra Grande sacada da Blizz , vendo que protoss tinha muito problema com Mass Muta! e a ideia de troca-la pela transportadora foi muito Boa! Nave que dificilmente víamos em grandes partidas!

Nave-Mãe : Fiquei triste em ver que a nave mãe foi cortada, fico pensando oque será do jogador Kiwikaki depois disso kk! Enfim , como são poucos os jogadores que a usam, acredito que foi uma decisão correta por parte da Blizz.

Nexus: Realmente interessante o fato da Nexus ganhar 2 habilidades , uma delas eu gostei muito que é a "Convocação em massa" , a outra ja achei um tanto apelativa , vendo que protoss já tem uma boa defesa estática (Canhão de Fotons) uma coisa que vale a pena citar aqui é que protoss vai poder abrir uma "Nexus Macro" para poder abusar dos boosts e das novas habilidades que lhe foram dadas!

É isso ai galera, agora quero ouvir a opinião de vocês sobre oque eu disse e sobre as novas mudanças!

@Embrace
02/11/2011 12:54Citação de Embrace
*Primeiramente gostaria de dizer que eu sei que ja tem um tópico sobre isso , mas eu não o achei

http://us.battle.net/sc2/pt/forum/topic/3424685780
Ah sim, mas estou apontando as habilidades também...

Ou seja , dando um overview completo da nova expansão (:
Seria legal se o shader alí não conseguise se instalar na gosma zerg,ou se não um rush com ele seria idiota :D
E ele DEVE ser leve para ajudar aos protoss a matar essa coisa com a abilidade da nave mãe.
02/11/2011 13:59Citação de GuineaRatx
Seria legal se o shader alí não conseguise se instalar na gosma zerg,ou se não um rush com ele seria idiota :D

que shader?
02/11/2011 14:03Citação de HuMoDz
que shader?

Shredder
'-'
só que n gosto de escreve o nome das unidades novas corretamente.
.-.
isso vai ajudar e muito no TvZ

Mais do que já ta? Não acha que os Endiabrados com upgrade de Chama Azul não são suficientes? Os caras resolvem nerfar a Chama Azul do Endiabrado pra na próxima expansão botar um "Endiabrado - Humanoide" que certamente causará mais dano que o Endiabrado com Chama Azul.
02/11/2011 14:54Citação de cRsJoaoccf
isso vai ajudar e muito no TvZ

Mais do que já ta? Não acha que os Endiabrados com upgrade de Chama Azul não são suficientes? Os caras resolvem nerfar a Chama Azul do Endiabrado pra na próxima expansão botar um "Endiabrado - Humanoide" que certamente causará mais dano que o Endiabrado com Chama Azul.

Sim concordo !

O endiabrado ja é algo muito forte em TvZ e agora vai ficar mais forte ainda , colocar esse shreedder certamente nao foi uma escolha balanciada.
o shreedder deveria parar de radiar quando qual quer coisa atacasse ele
não acha?
não gostei do baneling andando enterrado, ficou ridiculo
03/11/2011 13:40Citação de DaedricMind

o bagulho agora é todas as raças pegarem o detector,se não é gg :D
imagina uns baneling from hell matando todas suas tropas,o splash dmg seria 100% aproveitado,oh beleza!
a única certeza sobre as unidades novas é :marine mata.
03/11/2011 13:40Citação de DaedricMind

Achei interessante que vai obrigar todas as raças a tirar detector.

No ZvP os Protoss farão muito mais FE, porque Canhão de Fótons é detector.

No ZvT os Terranos vão ser obrigados a tirar um detector o mais rápido possível. Torre de mísseis poderão servir como detectores na defesa, mas como ataque será obrigado o uso da Corvo, exigindo MUITO MAIS o micro das unidades Terranas com o multi tasking (no more a+move).

No ZvZ eu não fasso a mínima ideia de como vai ser, mas acho que os Banelings se movendo enterrados fará um grande estrago no ZvZ.
procura esse mapa nos jogos personalizados: HOTS metapolis, q é o mapa metapolis + unidades e upgrade do HOTS
Tatu Bomba se movendo entocado: Eu sou zerg, sempre joguei de zerg, mas vou dizer oque eu realmente acho! Acredito que esse upgrade NÃO devia ser liberado no modo online (multplayer).

Concordo! isso seria muita apelação na minha opniao... ja é meio dificil pra nós jogadores nao tao bons se defeder de tatus-xublaus, com aprimoramente de velocidade...

Sobre o Shredder... mesmo eu sendo um jogador Terran, acho q seria uma unidade muito apelona... nao descobri muitos counters efetivos contra eles, ja que vao atingir aéreos tambem. Eu penso q se fosse pra esta unidade existir ela teria q ser construida por um VCE como estrura e teria q ser necessario ter uma fabrica ou algo do tipo!

WarHound > Fiquei muito feliz com esta unidade pq em um TvT ( pelo menos nos q eu ja joguei) o jogo fica baseado nos tanques, no caso quem faz um tanque e ataca primeiro ou quem tiver mais tanque (nao adianta fazer Voodoo pq sempre vai ter um emboladero de marine junto) entao parar ganhar disso teria q tirar BC com canhao Yamato pra matar os tanques! E essa unidade anti-mech ajudaria muito a melhorar o estilo de jogo principalmente em um TvT
é que protoss vai poder abrir uma "Nexus Macro" para poder abusar dos boosts e das novas habilidades que lhe foram dadas!

Andei pensando sobre isto depois que alguem no State of the Game falou que compensaria gastar 400 de minério num Nexus extra só pra poder salvar todo o exército ou não ser pego fora de posição (Artosis acho). 400 é igual a 4 zealots, então num late game não é muito. Mas entre isso e expandir de fato, vai depender muito de cada caso e ninguem sabe se vale a pena.

e, Não parece ser capaz de segurar um rush fora que nenhum adversário vai ficar parado matando aqueles bixinhos ao invés de ir e atacar o SwarmHost.

Ela não serve pra segurar rush. Pelo que eu vi ele deveria ser um rompedor de cerco/defesas e não algo pra dar o golpe final. Ele faz pressão constante o que cedo ou tarde causa dano, ou força o oponente a sair de posição para que o resto do seu exército ataque.
Alem de tudo tb acho que seremos forçados a tirar mais upgrades pras tropas.
03/11/2011 20:07Citação de Moret
Concordo! isso seria muita apelação na minha opniao... ja é meio dificil pra nós jogadores nao tao bons se defeder de tatus-xublaus, com aprimoramente de velocidade...

Mas o Baneling enterrado não vai se mover na mesma velocidade que anda sobre a terra, ele vai ficar mais lento (vai ser que nem o Infestor).

Eu gostei muito desse upgrade, porque Banelings são mais efetivos contra Terran, mas a partir do momento que você mostrou para o seu adversário que você tem Burrow ele praticamente não dá um passo fora da base sem dar um Scan ou levar um Raven o que torna essa tática totalmente inútil depois da primeira tentativa, com esse upgrade vai dar para aproveitar um pouco mais essa tática ao atacar expansões desprotegidas. Por fim, é só lembrar que o Infestor já faz isso hoje, anda enterrado, chega em uma expansão, usa FG ou IT e dá no pé.
Shredder: Ao contrário das que citei acima, eu achei uma unidade rídicula que vai acabar com o a jogabilidade! oque impede um terrano de colocar 2 treco desse na porta da base ou de uma expansão do adversário? ou até mesmo como ja citaram , fazer um rush de Shreedder? Ou seja , essa unidade implicará em jogos chatos e extremamente frustrante! Espero que essa unidade seja vetada na fase beta!

Concordo que realmente, isso vai fazer com que o jogo fique ainda mais travado, pois observe que nos videos, essas coisas matam roachs rapidamente. Por sinal o tumor gosmento é uma unidade? As construções vão levar dano tb? Afeta aéreo? Tem alguns detalhes que precisam ficar claros ainda.

SwarmHost: Ao contrário da Viper , acredito que essa unidade é um "FAIL" total, pesquisei muito sobre ela e chegei a conclusão que ela é completamente inútil no mid para o late game, Não parece ser capaz de segurar um rush fora que nenhum adversário vai ficar parado matando aqueles bixinhos ao invés de ir e atacar o SwarmHost

Tb não gostei, razões diferentes, mas uma unidade que precisa ficar parada para atacar vai de encontro com a ideia que os zerg são favorecidos por sua mobilidade. Simplesmente não gostei, de tal maneira que não estou tão certo assim que vou comprar a expansão.

Tatu Bomba se movendo entocado: Eu sou zerg, sempre joguei de zerg, mas vou dizer oque eu realmente acho! Acredito que esse upgrade NÃO devia ser liberado no modo online (multplayer). Para um zerg vai ser muito fácil entocar 2 tatus e ir até o bolinho de soldados do cara e simplesmente explodir , ou até mesmo ir para a linha de minério de uma expansão qualquer. Oque eu quero que vocês levem em consideração é que esse upgrade é muito forte , basta ter um micro bom que você vai clickar nas suas tropas no meio da batalha e entocar 2 tatus que com certeza vai pegar o adversário de surpresa

Sobre, vai depender de muitos fatores, como, em que tier isso vai pode ser feito, custo, tempo e por fim a velocidade para se deslocarem. Mas fica a duvida, o Shredder vai ser ativado por unidades invisíveis ou não?. Com essa resposta a coisa pode mudar muito.

Replicante: Gostaria de saber se ela pode se transformar em unidades Biológicas também (oque não faria muito sentido) ou só em unidades mecânicas?

Sem sentido? não sei pq seria sem sentido para uma raça com tecnologia super avançada que destorce o tempo-espaço e criam tempestades com suas mentes, além de pode teletransporta-se tb com suas mentes e viajar no tempo.

Simplesmente ele a distancia iria copia a estrutura molecular básica do ser vivo e fazer uma cópia, nada demais para seres tão avançados.

De modo geral, eu concordo com seus pontos, mas muita coisa precisa explicada com precisão, como:

- Replicante vai poder desfazer da unidade escolhida? ele vai ter energia? Sua velocidade é alta? Precisa de uma construção cara e demorada para ser feito? É resistente?

- Investida do Ultralisk vai ser rápido de ser pesquisado? caro? ele sempre vai arrumar espaço pra ele? ou tem que ter um espacinho para que a habilidade seja usada? Vai tempo de recarga da habilidade ou vai ser energia?

-Novo endiabrado vai ser preciso pesquisar algo? ou ele vai ser assim mesmo desde de sempre? O dano muda? A Area muda? se muda, como isso acontece?

-Tempest vai fazer com que os protoss se voltem completamente para mass air? Como o resto vai poder enfrentar isso?

-Convocação em massa vai algo presente desde do começo? vai ser preciso upgrade? ou alguma construção para habilita-lo? Pode carregar numero ilimitado de undades?

Enfim, são muitas as perguntas, essas são aquelas que me veio no momento, muita coisa precisa ser definida para dizer se o que é novo vai ser usado.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum