[OFF] Tópico de Discussão de Animes, Mangás e Cultura Japonesa

Geral
1 2 3 7 Próxima
Bom, como a maioria já sabe, o antigo tópico foi deletado devido à inconveniências minhas com o patch 1.5. Há um tempo o Zeratul tinha me pedido pra recriar o tópico, e aqui estou.

Neste tópico, podemos discutir, recomendar e dissertar sobre animes, sejam da temporada ou mais antigos. Como no outro conheci alguns outros estudantes de língua japonesa, estou deixando este em aberto para o assunto assim como para mangás, por todos serem temas bem próximos.

Pois bem, as regras:
- Por respeito às regras do fórum, não postar nenhum link relacionado com pirataria. Isso inclui sites de Fansubbers e afins com animes legendados.

- Tomar o máximo de cuidado possível com spoilers, principalmente tratando-se de animes em exibição. Caso vá falar sobre algum acontecimento de um episódio recente, simplesmente avise antes.

---
Chart da temporada de Outono: http://nabe.kokidokom.net/wp-content/uploads/2012/08/Fall2012v1.png
---

Finalizei Durarara!!. Gostei, simpatizei com vários personagens e muitos tinham um background legal. Apesar de não ter gostado dos últimos episódios e do fim como um todo, ele foi muito bom de assistir.

Também acabei Accel World. Escrevi uma resenha com minha opinão sobre ele: http://spaceingamers.com/wordpress/anime-accel-world Pelo que andei lendo, a maioria espera uma segunda temporada, como eu.

Se não estou enganado, tenho uns 10 kanjis para aprender até o sábado. =3
aaaa isso explica por que o topico tinha sido apagado.... lol
boa! eu nao entendo muito de anime mas gosto de ler os posts =D
Interessante, eu curto alguns mais atualmente estou acompanhando somento o naruto modinha, o OnePiece ( o melhor de todos depois de DBZ) , sei que narutofans irão chorar e reclamar e espernear , mais OP é de longe o melhor anime/manga do japão e do mundo batendo recordes de ibope e vendas. MESTRE ODA!! se tem alguem que assistiiu o ultimo epi(domingo), que golpe foi aquele de Luffy, lindo! Já li vagabond, love hina e talz ,cdz, mas nunca foi uma coisa que atraiu minha atenção , só assito mesmo por assitir, não sou daqueles que sabem frases em japones, girias etc.., nunca fiz cosplay de anime tb, so curto mais não sou "viciado" e nem compro bandana de naruto, mas tb não sou contra quem curte e é "viciado".
Valeu Morello, por recriar o tópico, tava sentindo falta.

Ultimamente não ando vendo muita coisa, terminei Tari Tari recentemente. Anime bem bacana, nada de especial, mas foi bom enquanto durou. As personagens tem uma atenção maior nessa série, quando comparada a outras do mesmo estúdio, como Iroha. No mais, aqueles cenários e as músicas entre os episódios são realmente muito boas.

Sobre Durarara!!: O final fica meio em aberto e é meio anti-climax, porque o anime só cobriu os primeiros volumes da Light Novel. Até onde sei a série vendeu bastante, mas não sei se o suficiente para uma segunda temporada. Seria merecido, mas por hora nada.

Eu acho curioso alguém gostar mais de OP do que Naruto no Brasil. Não cheguei a ver OP, mas a opinião dos fãs de animes em favor de Naruto é quase unanime. Se bem que nem curto muito Naruto também não, fui até o começo do Shiippuden e depois enjoei.
Eu ando assistindo um chamado Sword Art Online. Muito bom ele, é sobre um pessoal que joga MMORPG em realidade virtual. Recomendo para gamers.
Estou com Get Backers!, Hayate no Gotoku! e Love Hina baixados no PC. Quero tentar maratonar um desses no domingo. Sugestões?
26/09/2012 17:57Citação de Morello
Estou com Get Backers!, Hayate no Gotoku! e Love Hina baixados no PC. Quero tentar maratonar um desses no domingo. Sugestões?

Dos três eu recomendo Hayate no Gotoku. Os outros eu não assisti. Hayate é aquela comédia bem nosense. Então se você gosta vai adorar a série. A primeira temporada é a melhor de todas.
人 - Pessoa (ひと) ou, junto com nome de país, pra indicar nacionalidade (ブラジル人).
会社 - empresa (かいしゃ), e com 員 pra ser empregado de uma empresa (会社員).
名前 - nome.
方 - Forma polida de "pessoa".
本 - livro.
日 - Dia, aparentemente tem duas leituras (nichi e hi) com o mesmo significado.
何 - Nani!?
大きい - Grande, pode ser usado com 学 pra formar "universidade"
会 - reunião (かい)
会う - conhecer, reunir-se (あう)

Caramba, isso é difícil. hahaha
Mas vou aprender.
e eu só sei q omoshiroy é interessante.... hahahaha
28/09/2012 20:10Citação de Morello
Caramba, isso é difícil.

O uso de kanji é complexo sim, mas lembre-se que todas as línguas nascem de seus falantes e apenas depois que elas são "transformadas" em escrita.

Dito isso, recomendo vc dar ênfase na aquisição de vocabulário e não de kanji, por exemplo:

jin -> sufixo para substantivos gentílicos (que nem o nosso ense, ista, eiro, ano (italiano, brasileiro, porto-alegrense, inglês etc).

BURAJIRU-jin, brasileiro. Sendo burajiru Brasil.
DOITSU-jin, alemão. Sendo doitsu Alemanha.
Nihon-jin, japonês. Nihon, Japão.

Ookii -> adjetivo que significa grande, ponto.
daigaku -> substantivo para "univerdade", ponto.

É parecido com português. Você não aprende que card de cardinal e cardume tem o mesmo sentido / origem. Vc só aprende as palavras. Hidro de hidrogênio significa água, mas e daí? O importante é saber q ele é um elemento e a sua grande importância, estrutura etc. Se a palavra hidro vem de água, ok, pode até ajudar a decorar, mas na prática é irrelevante. Se hidrogênio se chamasse asdhalsjdhasd ainda assim é uma palavra q vc deveria saber, porq é uma palavra importante.

Um erro que alguns cometem e q eu estou querendo te alertar aq, ideogramas não formam palavram na verdade, mas ideogramas são escolhidos para representá-las.

Existe esse sufixo jin que significa "ense" (gentílico), qual ideograma deveríamos usar aqui? Ah, que tal o de pessoa? Ok, mas ele já é hito. Duas leituras? Why not?? Woot!

Dito isso, comece a aprender ideogramas desde cedo sim, mas com essa percepção. Às palavras se convencianam kanjis e é por isso que tantas palavras com sentidos distintos possuem o mesmo kanji.

Adulto, por exemplo, em japonês é otona. Daí na hora de fazer o kanji eles apenas juntaram a ideia de pessoa + grande. 大人! Agora, alguns aprendizes ficam frustrados que em otona não tem a leitura aprendida dos kanji. Mas a verdade é que eles forem pondo ideogramas nas várias palavras e não o contrário, portanto, dependendo do uso que o povo fez desses kanjis nas palavras, nós poderemos ter várias leituras.

Uma pessoa em japonês é hitori. Kanji? 一人, fácil né? A leitura pode parecer não ter sentido e tudo bem. O importante é atingir a ideia e, para os falantes nativos, q falam desde nenéns, fica fácil.

Em vez de decorar leituras de kanji, aprenda o vocábulo (pronúncia + sentido/uso), aprenda o kanji (forma + ideia/sentido) e só depois soma os dois elementos.

Qualquer pergunta pode aproveitar q estou aqui lendo, praticamente um prof particular!! Flw :P
28/09/2012 21:45Citação de SDream
Caramba, isso é difícil.

O uso de kanji é complexo sim, mas lembre-se que todas as línguas nascem de seus falantes e apenas depois que elas são "transformadas" em escrita.

Dito isso, recomendo vc dar ênfase na aquisição de vocabulário e não de kanji, por exemplo:

jin -> sufixo para substantivos gentílicos (que nem o nosso ense, ista, eiro, ano (italiano, brasileiro, porto-alegrense, inglês etc).

BURAJIRU-jin, brasileiro. Sendo burajiru Brasil.
DOITSU-jin, alemão. Sendo doitsu Alemanha.
Nihon-jin, japonês. Nihon, Japão.

Ookii -> adjetivo que significa grande, ponto.
daigaku -> substantivo para "univerdade", ponto.

É parecido com português. Você não aprende que card de cardinal e cardume tem o mesmo sentido / origem. Vc só aprende as palavras. Hidro de hidrogênio significa água, mas e daí? O importante é saber q ele é um elemento e a sua grande importância, estrutura etc. Se a palavra hidro vem de água, ok, pode até ajudar a decorar, mas na prática é irrelevante. Se hidrogênio se chamasse asdhalsjdhasd ainda assim é uma palavra q vc deveria saber, porq é uma palavra importante.

Um erro que alguns cometem e q eu estou querendo te alertar aq, ideogramas não formam palavram na verdade, mas ideogramas são escolhidos para representá-las.

Existe esse sufixo jin que significa "ense" (gentílico), qual ideograma deveríamos usar aqui? Ah, que tal o de pessoa? Ok, mas ele já é hito. Duas leituras? Why not?? Woot!

Dito isso, comece a aprender ideogramas desde cedo sim, mas com essa percepção. Às palavras se convencianam kanjis e é por isso que tantas palavras com sentidos distintos possuem o mesmo kanji.

Adulto, por exemplo, em japonês é otona. Daí na hora de fazer o kanji eles apenas juntaram a ideia de pessoa + grande. 大人! Agora, alguns aprendizes ficam frustrados que em otona não tem a leitura aprendida dos kanji. Mas a verdade é que eles forem pondo ideogramas nas várias palavras e não o contrário, portanto, dependendo do uso que o povo fez desses kanjis nas palavras, nós poderemos ter várias leituras.

Uma pessoa em japonês é hitori. Kanji? 一人, fácil né? A leitura pode parecer não ter sentido e tudo bem. O importante é atingir a ideia e, para os falantes nativos, q falam desde nenéns, fica fácil.

Em vez de decorar leituras de kanji, aprenda o vocábulo (pronúncia + sentido/uso), aprenda o kanji (forma + ideia/sentido) e só depois soma os dois elementos.

Qualquer pergunta pode aproveitar q estou aqui lendo, praticamente um prof particular!! Flw :P

Hahaha, valeu!
Sinto que esse meu método de querer aprender escrita com fala ao mesmo tempo ocorre pela forma de como eu comecei a estudar sozinho. Sem ter um ponto norte, ficava bem difícil: eu aprendi hiragana sem saber quase palavra nenhuma, pois realmente não sabia por onde começar.

Mas gostei de tentar enxergar os kanjis como símbolos dados às palavras. Só 'pensar' dessa maneira parece tornar mais fácil de entender.

Eu costumo treinar tentando formar frases com as palavras que eu conheço, por mais simples que sejam:

- みんなさん、こにちは!こちらはモレロです。
- はじめまして。 わたしはブラジル人です。 どうぞよろしくおねがいします。

Conhece algum método/ideia que possa, digamos, tornar as frases algo mais simples de treinar e fazer algumas expressões básicas? Onde achar boas lições/treinos de vocabulário? Estava pensando em comprar Pokémon em japa só por isso. rs Tá tudo em hiragana e falam que as frases são bem simples.
Pokemon é bom para iniciantes sim.
Como o vocabulário japonês é muito diferente do nosso (latino), é comum os estudantes se focarem em listas de vocábulos, já ouviu falar do anki e seus cards? Uma dica é pegar uma meta tipo, no primeiro ano aprender todo o vocabulário do N5 (exame de proficiência) e ir evoluindo.

Infelizmente não há mágica para saber que akai é vermelho, por exemplo. Vocabulário, principalmente os primeiros anos, é muita decoreba.

Não se limite a vocabulários da aula, pegue uma lista de palavras q vc ache q poderia ir aprendendo e tenta decorar.

Exemplo, cores básicas:

kuroi - preto
akai - vermelho
aoi - azul
shiroi - branco
kiiro - amarelo
midoriiro - verde
haiiro - cinza

Ponto, só volte a cores daq 1 ano, com cores mais complexas.

Províncias japonesas:

Oosaka
Toukyou
Kyouto
Hokkaidou
Okinawa

Se não conhece, lê um pouco delas na wikipédia e pronto, deixe para aprender mais outro ano.

Vocabulário é algo quase infinito. Se em português a gente não conhece todas as palavras, imagine numa língua estrangeira. É o mais frustrante no início, principalmente numa língua em que praticamente 100% das palavras vc não consegue adivinhar o significado, porq não tem a mesma origem latina. Para tanto, organize-se na decoreba de vocabulários e vá evoluindo aos poucos.

Edit: com vocabulário vc poderá treinar infinitas frases diferentes, por isso é q são tão importantes.
Pokemon é bom para iniciantes sim.
Como o vocabulário japonês é muito diferente do nosso (latino), é comum os estudantes se focarem em listas de vocábulos, já ouviu falar do anki e seus cards? Uma dica é pegar uma meta tipo, no primeiro ano aprender todo o vocabulário do N5 (exame de proficiência) e ir evoluindo.

Infelizmente não há mágica para saber que akai é vermelho, por exemplo. Vocabulário, principalmente os primeiros anos, é muita decoreba.

Não se limite a vocabulários da aula, pegue uma lista de palavras q vc ache q poderia ir aprendendo e tenta decorar.

Exemplo, cores básicas:

kuroi - preto
akai - vermelho
aoi - azul
shiroi - branco
kiiro - amarelo
midoriiro - verde
haiiro - cinza

Ponto, só volte a cores daq 1 ano, com cores mais complexas.

Províncias japonesas:

Oosaka
Toukyou
Kyouto
Hokkaidou
Okinawa

Se não conhece, lê um pouco delas na wikipédia e pronto, deixe para aprender mais outro ano.

Vocabulário é algo quase infinito. Se em português a gente não conhece todas as palavras, imagine numa língua estrangeira. É o mais frustrante no início, principalmente numa língua em que praticamente 100% das palavras vc não consegue adivinhar o significado, porq não tem a mesma origem latina. Para tanto, organize-se na decoreba de vocabulários e vá evoluindo aos poucos.

Você citou as cores. Eu tinha recebido uma apostila com elas, e eu reparei que a maioria (como きいろ e みどりいろ) possuem a terminação 'iro', enquanto outras como あか e あお não possuem. Queria saber se isso faz parte do nome delas mesmo ou se みどりいろ significa "cor verde" e não apenas "verde", por exemplo.

Vou dar uma pesquisada sobre as regiões. Já conheço algumas de jogos/animes e tem algumas informações no minna no nohongo.

Ouvi falar do Anki, inclusive tenho ele no PC. Mas peguei ele faz muito tempo e nunca soube como utilizar, vou tentar aprender. Também pesquisarei sobre o vocabulário do N5.

Novamente, valeu mesmo!
Começou oficialmente hoje a nova temporada de animes.

http://nabe.kokidokom.net/wp-content/uploads/2012/08/Fall2012v1.png

A temporada de outubro é sempre a mais esperada do ano.

A primeira estreia foi Shin Sekai Yori, um anime de terror e ficção. Eu vi o primeiro episódio, mas não me interessei muito, por outro lado é bom para quem gosta de horror japonês. O visual segue o padrão da atualidade, com cores neutras (mesmo quando são cores teoricamente fortes como vermelho e rosa, eles colocam uma coloração bem fraca), personagens femininas e cenários bem desenhados.

Pelo que vejo em fóruns de animes, há expectativa para Magi, Shin Sekai Yori, Robotics Note, Little Busters, e Chuunibiyo.

Pessoalmente não sei o que assistir, vou esperar os primeiros episódios serem lançados e o que der vontade eu simplesmente assisto, daí decido se continuo ou não.
いろ significa cor né. あか、あお、くろ、しろ、o い q todos possuem mostram q eles são adjetivos "naturais" para a língua, os outros são mais substantivos q vão exercer a função de adjetivo. Esses 4 são tipo as cores básicas e no resto vai いろ, mas nem sempre precisa. Principalmente みどり que não é usado como palavra isolada, mas はい que realmente pode significar a cinza (produto da queima), daí é mais comum. き (amarelo) já precisa mais, não porq esse ki é usado muito, mas porq já tem muita palavra com ki... むらさき para lilás/violeta daí já não é tão usado, porq a palavra é grande já e a pronúncia deixa óbvio já q é ela (ninguém confundiria com nada).

Existe uma coisa em linguagem q é importante vc compreender:

"Uma coisa é o que outra não é."
A língua (seus falantes na verdade) se esforça para não ser redundante, ao mesmo tempo q ela se esforça para ser econômica. Ela quer ser o mais simples possível, desde q sendo o mais clara possível. Devido a isso, quanto mais você aprende uma língua, mais óbvio certos costumam se tornar, porq é quase um jogo com inúmeras peças em que os falantes formaram as regras durante anos e quanto mais peças vc conhece, mais vc entende do porq do encaixe das outras peças ser do jeito que são.
Começou oficialmente hoje a nova temporada de animes.

http://nabe.kokidokom.net/wp-content/uploads/2012/08/Fall2012v1.png

A temporada de outubro é sempre a mais esperada do ano.

A primeira estreia foi Shin Sekai Yori, um anime de terror e ficção. Eu vi o primeiro episódio, mas não me interessei muito, por outro lado é bom para quem gosta de horror japonês. O visual segue o padrão da atualidade, com cores neutras (mesmo quando são cores teoricamente fortes como vermelho e rosa, eles colocam uma coloração bem fraca), personagens femininas e cenários bem desenhados.

Pelo que vejo em fóruns de animes, há expectativa para Magi, Shin Sekai Yori, Robotics Note, Little Busters, e Chuunibiyo.

Pessoalmente não sei o que assistir, vou esperar os primeiros episódios serem lançados e o que der vontade eu simplesmente assisto, daí decido se continuo ou não.

Adicionei a chart ao post principal.

Minhas expectativas estão voltadas para os OVAs de Code Geass, Kami Nomi Zo Shiru Sekai e Accel World, além dos filmes de Madoka.

Vejo também bastante ânimo do pessoal pra Little Busters!, lembro da galere comemorando quando tinha sido anunciada a adaptação. Também me interesso no próximo anime do "ponto de vírgula", Robotic;Notes. haha
29/09/2012 00:35Citação de Morello
Vejo também bastante ânimo do pessoal pra Little Busters!, lembro da galere comemorando quando tinha sido anunciada a adaptação. Também me interesso no próximo anime do "ponto de vírgula", Robotic;Notes. haha

Eu gosto dos animes baseados nos jogos da Key de modo geral, mas não sei se vou ver LB. Meu animo pra ver anime anda meio baixo, então LB terá que ser do nível de Clannad ou melhor para ter vontade de assistir.

Já Robotics eu fico com um pé atrás. Sempre achei fascinante o tema das histórias de ficção da Nitro+, que fez vários jogos marcantes, dentre os quais Chaos; Head, Steins; Gate e Phantom viraram animes. O ponto é que só o último me agradou e os outros dois, que fazem parte da série de ficção da produtora, não gostei muito.

Chaos; Head gostei do começo, mas o final foi tão clichê e feito nas coxas, que é uma das séries que vou morrer odiando. Já Steins; Gate desde o começo não fui muito com a cara, então tenho receio de ver Robotics, embora pelos trailers eu já tenha gostado mais da protagonista, do que de todas as outras personagens femininas dessas outras duas séries.
Meus planos para o fim de semana mudaram. Um primo meu veio passar o fds aqui e assisti Accel World inteiro no sábado e Ano Hana hoje. Ele gosta de animes, mas conhece bem pouco, apenas os que vou apresentando. Ele curtiu ambos.

Falando nisso, acabei de ver o OVA de AW. Curti bastante, no aguardo de uma segunda temporada.
Alguém aí sabe quantos episódios a segunda temporada de Dog Days vai ter? Estou só esperando terminar pra começar a assistir, eu gostei da primeira. Parece bobo e infantil, mas é bem agradável de ver.

Eu deveria estar revisando os conteúdos da última aula de Nihongo, mas eu fiz uma cirurgia (arranquei os 4 dentes molares) e não consigo me concentrar em nada. Tenho que colocar gelo no rosto de 40 em 40 minutos. TT
quem aqui é japa?

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum