Dustin Browder fala de SC2 X LoL

Geral
Ando jogando MUITO LoL ultimamente (faz muito tempo também que não logo no SC2), por uma questão simples de que atualmente estou me divertindo mais assim.

Como já disseram, SC2 requer mais habilidade (mental e "dedal" também), e pra mim que estou na faculdade fica mais díficil esquentar a cabeça com ladder e manter minha habilidade jogando diariamente e tal.

O LoL, apesar de ter o ELO também (pra quem não conhece, é como se fosse a ladder daqui, é um sistema de pontuação), não me deixa tão esquentado (e.g. "tremedeira" pré/pós-partida), embora há pessoas que ficam tremendo no LoL também. Eu só acho que é mais "descontraído", mais fácil, não requer tanto uma "preparação psicológica", é só ir lá, clicar e jogar, o que é mais conveniente para alguem na minha situação atual, eu acho (não consegui conciliar Starcraft e universidade tão bem quanto LoL e universidade).

O grande problema do LoL (e de MOBAs em geral, acredito eu) é a comunidade, com certeza. Acho que, justamente por ser mais "fácil" e não necessitar de tanta habilidade (na visão de um jogador comum, não pro, apesar de que acredito que um pro de Starcraft deve sim ter mais habilidade do que um de LoL) é que a comunidade enche de gente imatura (chamo de "criançada" por ser a palavra que mais demonstra o que eu sinto, apesar de que nem toda criança é imatura, lógico :P), resultando num fórum bagunçado e muita discussão e xingamento dentro do jogo. Além disso, acho que o sistema de Tribunal da Riot não funciona muito bem, me sinto apenas como uma cobaia do Lyte.

Já no Starcraft, temos uma comunidade menor, mas muito mais receptiva e organizada (resumindo, madura). Prefiro assistir a jogos de SC2 também (Gruntar, Xumi, Husky e Day[9] ftw! :D ), não vejo muita graça em assistir partidas do LoL.

Recapitulando, ambos são ótimos jogos, mas acho que a maior diferença está no comportamento da comunidade (que logicamente é favorecido pela facilidade do jogo, sistema de reports, etc.). O Starcraft é mais recompensador acredito eu (mais legal subir de liga do que de ELO), mas por ser muito difícil (o que não é necessariamente um defeito) fica difícil pegar e jogar a qualquer momento (pelo menos pra mim).

Acho a coisa mais idiota essa briguinha entre as comunidades de jogos RTS e MOBA. Como diz o Lordmons (não sei se vocês conhecem esse cara, quem joga WoW deve lembrar dele :P), você deve jogar o que mais lhe diverte naquele momento, deixe a propaganda e "defesa" acirrada do jogo para as empresas.

Não sei se consegui ser claro na ideia que eu quis passar, mas tae (e, por mais que esteja complicado pra mim parar pra jogar SC no momento, vai ser dificil deixar o lançamento do HOTS passar em branco, né? Aguardando março! :D )

meu, conciliar o lol com a faculdade é muito pior do que com o starcraft :p

cada jogo de lol demora uns 40 - 60 minutos, enquanto no sc2 em 10-15m vc mata uma partida (sem contar que vc pode sair quando quiser, já no lol tem que esperar a partida terminar).

O servidor de LOL BR tem a pior comunidade de todos os tempos, é nojento. Melhor coisa se for jogar lol é ficar no NA mesmo.
^

Realmente, as partidas demoram mais, só que, por uma questão talvez pessoal, eu levo bem menos a sério do que no Starcraft. O Starcraft me dá aquela tremedeira pré/pós partida ("that feeling "uhhhh", como o Day[9] diz). Acho que pode ser uma questão pessoal mesmo (que até já foi discutida várias vezes aqui, como se acalmar antes e depois de uma partida. Eu não adquiri essa "disciplina" ainda).

Eu jogo no NA, e a comunidade lá é muito ruim. Um amigo jogava no BR, adorava o jogo, mas desistiu porque a comunidade é horrível, aparentemente pior que a NA.

Em termos de comunidade, não tem nem como comparar Starcraft com League of Legends. As causas disso podem ser várias (número de pessoas? Idade? Facilidade do jogo?), mas o resultado é claro.
Essa é uma discussão bem interessante.

Lembro que já me perguntaram sobre isso também e como o Dustin disse, ambos os jogos têm seus méritos e são diferentes o suficiente para agradar comunidades distintas. Na maioria das vezes, quem causa a rivalidade são os próprios fãs.

Sempre quando penso nesta diferença em uma analogia mais identificável, eu penso nas distinções de golf com futebol. Agora só não me pergunte qual seria qual... :P
14/01/2013 22:53Citação de Rhastion
eu penso nas distinções de golf com futebol

hahaha...Déja vu! :)

Cheers!
Não entendo como tem gente que consegue jogar MOBA em server que não é brasileiro.
Jogar dota com mais de 100 de ping é MUITO dificil mesmo.
Ou talvez LoL não precise ser tão rápido =(
Eu não lembro bem ao certo, mas eu acho que eu devia ter visto alguém ter dito aqui no fórum, ou eu devo ter falado com o Gruntar no canal dele..., não lembro bem.

Hahahaha..., então me enganei! \o/

Lisonjeado com a confusão! :)

Muito embora eu tenha uma preferência abismal pelo SC2 em relação ao LoL, não podemos deixar de reconhecer alguns pontos positivos. Ao meu ver, o principal, para não me estender muito (estou escrevendo um artigo a respeito), é que LoL possibilita de forma muito importante o exercício do trabalho em equipe, na qual cada elemento, cada jogador tem sua função definida, e o sucesso é alcançado através da sinergia da equipe. Entretanto, é algo complicado de ser alcançado ao entrar em jogos de ladder, com uma equipe randômica. Mas é notável em torneios o quanto é importante. Além disso, e também por isso, é um jogo que permite uma maior interação social, enquanto, na minha opinião, o Starcraft II, pela própria forma de disputa x1, é um jogo onde me sinto um tanto isolado (enquanto na Battle.net). Mas isso é um assunto extenso e complexo, e que não pode ser analisado de forma isolada, mas sim dentro de um contexto. Como eu disse, estou escrevendo a respeito e qualquer hora dessas eu publico. :)

Cheers!

PS: Exylem, cadê suas lindas letras douradas??? o.O

Essa questao de SC2 nao ser um jogo social pesa muito a ele, e isso e praticamente unanime, qndo vai pra leader e gh+hf e dps gg e pronto, as vezes uma tarde inteira de jogo se resume a poucas palavras.
A poucos dias cheguei a cv um pouco com um Americano e ele fez essa mesma indagacao, falando que era dificil se cv no SC2 ou mesmo encontrar pessoas educadas....
Nao faco a minima ideia de como, mas se o SC2 fosse mais social, creio que o nivel de game e o modo como o game seria visto pelo mundo mudaria bastante!
O SC é um jogos extremamente competitivo, principalmente por ser focado no 1x1. Ah tah existem jogos em equipe, mas a grande maioria da comunidade se extressa é no 1x1.

Eu jogos em grupo só pra relaxar, e conheço muitos que fazem o msm. Nunca conheci ninguém que fosse ao extremo qdo perde no jogo em grupo. Acho que pesam assim: " a culpa foi de fulano, ou essa droga não é balanceada pra jogos em grupo!"

lol tem partidas muito longas e te deixa respirar um pouco por que vc só vê que vai perder mesmo quase no final. o que dá uns 30 min..

No SC2 de 15 em 15 minutos em média tem partida. São raras as que passam dos 20 e mais ainda dos 30. Algumas chegam aos massantes 40 minutos onde o raciocínio já foi!
nas distinções de golf com futebol. Agora só não me pergunte qual seria qual... :P

SC 2 seria Golf, muito mais seletivo, LOL seria Futebol kkkk acho que nem precisa dizer o por que.

Penso que são 2 games diferentes, mas se for jogar sério LOL será quase igualado o stress do SC2 (já joguei com um clã o dota 1 e realmente é muito mais chato jogar CF do que o game 4fun).

Quando joga um MOBA em clã tem que fazer um monte de obrigações igual no SC2, quando joga 4fun é quase aquele 4 gate que vc faz, é só rusha um item e pronto....

O bom do lol é que se vc perder vc fala que era o time, no SC2 se vc perde é pq naquele momento vc foi pior do que seu oponente (e isso é duro de engolir!!!!).
16/01/2013 10:39Citação de AoGRAYN
SC 2 seria Golf, muito mais seletivo, LOL seria Futebol kkkk acho que nem precisa dizer o por que.

Então, que procuremos ajudar a popularizar o Golf. :)

Cheers!

Então, que procuremos ajudar a popularizar o Golf. :)

Cheers!

Com certeza!

Sem tentar combater o futebol. Vamos tentar aproveitar a popularidade dele para mostrar amigavelmente para eles o Golf! Certamente alguns vão começar a jogar os dois e quem sabe até vir de vez para o Golf.

Essa briguinha de fanboy só aumenta o preconceito contra o jogo que você defende, não ajuda a aumentar sua popularidade!
16/01/2013 13:00Citação de Exylem
Essa briguinha de fanboy só aumenta o preconceito contra o jogo que você defende, não ajuda a aumentar sua popularidade!

E o Golf tem muito mais a perder do que o Futebol. :)

Cheers!

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum