TERRAN TÁ ME MATANDO!!

Estratégias e Guias
rapaz eu to apanhando demais contra terran, tá muito forte contra zerg. os marines e maurades com nave de cura tá fazendo estrago grande, e também no inicio o cara vem logo com 4 ou 6 motos e mata os trabalhadores. no inicio tá dificil fazer a expansão porque a pressão tá grande. to fazendo a seguinte build:

13 pool, depois vou para queen, faço duas pra segurar, depois faço outro hatchery dentro da propria base e barata, várias vezes quando faço a segunda hatchery fora, o ataque mata todos os trabalhadores.

o pessoal da blizzard tem que fazer um melhor balanceamento, no end game, com varios hatcherys e muita unidade os terran com duas base segura tudo. ate faz mais unidades que o zerg, com reator nas barracas.

queria saber o que vc estão fazendo contra terran, porque tá massacrando os zergs.
13 pool é abertura para cheese. Se você quer abertura econômica, a mais usada atualmente pelos pros é a seguinte:
-15 hat
-16 gás
-16 pool
-Quando atingir 100 de gás--> tirar os trabalhadores do gás e iniciar acelerão metabólica
-Daí pra frente você pode seguir várias builds, eu atualmente to fazendo banneling+muta, pq muta ta bem eficiente.

E se você ta tendo em dificuldade em defender a natural, tente fazer uma barreira com camera evolutiva e largata espinhosa e use uma rainha adicional(alguns usam 2) para ajudar na defesa e espalhar gosma.
2 Spines e 4 Rainhas e sua base está pronta para receber os terranos :3

Contra Bioball: Nuvem Cegante + Banelings <3 é GG na hora
Dúvida.

Nuvem cegante não está bom só contra mech? os soldados usam stim e saem de lá rapidinho.

Realmente ta um pouco complicado terran x zerg, but temos que ter mais micro e macro. da para ganhar ;D
Nordestino, eu lembro que eu ja joguei um 2v2 ou 3v3 com você .
07/04/2013 22:37Citação de Nordestino
outro hatchery dentro da propria

Na boa, se for pra gastar com a hat gasta na expanção. As unidades Zergs são fracas, por isso Z precisa de economia mais forte que a do terrano. Outra coisa, z pode ir hat first sem nenhum problema. Segura tranquilo.

Queem detona helion basta manter distância se vir como bhelion.

2 Spines e 4 Rainhas e sua base está pronta para receber os terranos :3

Isso é válido pra ataques frontais. Posicione a queem na rampa para que os helions não passem. Agora cuidado com drop, não fique confiando nessa defesa até os 9min pq terran tchega com medivac +ou-neste tempo.
o pessoal da blizzard tem que fazer um melhor balanceamento

Não peça pra rever o balanceamento por causa de uma dificuldade em particular, você está fazendo muita coisa errada, se sua intenção é melhorar no jogo, começe admitindo seus erros e tentando consertá-los, ao invés de culpar o jogo. E outra, a liga ouro (ainda mais sendo a nova bronze) não é parâmetro pra balanceamento.

Basicamente, se sua intenção não for cheesar (atacar extremamente cedo), qualquer build que você for fazer contra terrano terá a hatch aos 15 de suprimento (e na expansão!). O amigo ReveNge lá em cima passou um exemplo, você pode variar, mas nunca terá grandes mudanças. Eu particulamente, prefiro atrasar um pouco mais o gás, mas isso é completamente pessoal. Segue minha build abaixo:

- 9 overlord;
- 15 hatch;
- 16 pool;
- 17 overlord;

--> quando chegar aos 19 de suprimento, o fosso e a incubadora ficarão prontos praticamente no mesmo momento, então faço duas rainhas, um par de zergnídeos (onde mando direto pra a base do oponente pra fazer scout) e um overlord. Assim que as rainhas ficarem prontas, faço uma terceira rainha na incubadora da expansão, essa ficará espalhando gosma, mas dependendo do que eu ver com o meu scout, eu faço uma terceira base e mando a rainha para lá após inserir 2 tumores gosmentos. Pego os gases aos 05:30, com 2 extratores, e parto primeiro pros aprimoramentos antes de fazer o Antro.

Dicas:

- NUNCA pare de fazer trabalhadores: Não fique preso na sua base fazendo míseras tropas se preparando pra defender um ataque que nem sempre virá, expanda e faça trabalhadores sem medo, quanto mais trabalhadores, mais recursos, mais hatchs, mais rainhas, mais larvas. A quantidade de tropa que você faz (de uma vez!) após ter uma boa economia é esmagadoramente maior do que se você ficar juntando tropa desde o começo do jogo.

- Treine seu scout e controle de mapa: Fique sempre de olho no inimigo. Para isso, espalhe seus suseranos e zergnídeos pelo mapa, tente manter sempre a torre xel'naga sobre seu poder, use as rainhas para espalhar a gosma o máximo que conseguir, e se o inimigo estiver muito fechado, não tenha dó de sacrificar um suserano pra dar aquela bisbilhotada na base.

- Controle o seu uso de larvas: Zerg é uma raça reativa, então se você ainda não conseguiu estabelecer o seu macro (3 bases saturadas), continue dronando sem medo, porém se perceber que virá um ataque, procure fazer apenas o necessário para segurar, nada mais que isso, qualquer excessão será disperdício para uma raça que depende tanto de macro.

É isso, espero ter ajudado!
Usava essa build do dois gases aos 5:30 no WoL...
Eu pego o gás mais cedo no HOTS para deter o harass de reaper e garantir o controle de mapa.
Eu pego o gás mais cedo no HOTS para deter o harass de reaper e garantir o controle de mapa.

eu acredito que uma queem em cada hat já dificulta bem o harass. Reaper é bem fraco, apesar da regeneração. E se o terran investir muito e reaper basta tirar algumas baratas asssim que der.

Acho que ficou até fácil de identificar se vem reaper. Basta ver se tem gas antes da rax. 90% de ser reaper.
Sim, mas o reaper chega antes da rainha nascer e ainda tem a questão de controle de mapa, que é muito importante pra ter noção se vem push. E eu prefiro não scoutar no início do jogo com o zangão.
E eu prefiro não scoutar no início do jogo com o zangão.

Pois é, isso te deixa na desvantagem. Pode ser surpreendido com qualquer coisa.

Com vc disse o reaper chega antes mas, não é nada absurdo. Assim dá pra aguentar 10s. Se não scouta ainda dá pra ter recursos mais rápidos e adiantar um pouco a pool. Pode até mesmo posicionar uma lagarta na linha de minérios. Claro que isso pode atrasar sua queem.

Queira saber como pegar o gas mais cedo te ajuda contra reaper. Afinal, vc não tem uso pra ele até ter barata ou Bling. Só curiosidade...
10/04/2013 12:17Citação de DarkRain
E eu prefiro não scoutar no início do jogo com o zangão.

Pois é, isso te deixa na desvantagem. Pode ser surpreendido com qualquer coisa.

Com vc disse o reaper chega antes mas, não é nada absurdo. Assim dá pra aguentar 10s. Se não scouta ainda dá pra ter recursos mais rápidos e adiantar um pouco a pool. Pode até mesmo posicionar uma lagarta na linha de minérios. Claro que isso pode atrasar sua queem.

Queira saber como pegar o gas mais cedo te ajuda contra reaper. Afinal, vc não tem uso pra ele até ter barata ou Bling. Só curiosidade...

Tinha a mesma opnião sua sobre scoutar[edit: com o zangão] e sempre fazia isso. Mas estava acompanhando a stream do Stephano esses dias, e ele usa a mesma build(16gas e então 16pool) e ele não scoutava, daí alguem perguntou pra ele porque ele não scoutava e ele disse que é porque o scout faz você perder muito minério porque o zangão fica sem coletar por um bom tempo, e nessa build já se perde muito minério pelo fato de coletar gás cedo. Daí comecei a não scoutar mais, e nunca tive problemas ou fui surpreendido com isso, já cheguei a defender até 2 proxy hax sem scoutar a base inimiga.

Se eu pegar o gás no 16 como eu faço, o speed fica pronto antes do terceiro reaper então ajuda sim na defesa. E o intuito principal de pegar o gás cedo e fazer speed mais cedo é ter o controle do mapa(como eu disse no meu outro post), para justamente evitar ser surpreendido com timming attacks do terrano.

Pegar gás cedo contra terran é algo que esta sendo muito usado no cenário pro, quema companhou a GSL ontem e hoje(DRGvsYoda e CuriousvsMKP), pode ver que todos eles pegaram o gás cedo, quem acompanha o stream do Stephano idem, alguns preferem tirar a pool e depois o gás e outros o gás e depois a pool mas a maioria escolhe a segunda opção
Certo certo, agora entendi! É como no rush de vodoo, que eu não faço, não scoutam pra não atrasar ao perder minério.

Neste caso bem mais seguro que um rush de vodoo. Alem do controle de mapa tbm reduz a eficiência dos marines até sair o stim.
Também ando apanhando de Terrano. Mas é sempre que deixo o cara jogar.
Gosto muito de assistir a stream do TLO: http://www.twitch.tv/liquidtlo
Percebi que pode ser interessante fazer um jogo mais progressivo. Eu faço 14 pool/ 15 hatch, speedling e bane. Se vem ataque, dá pra segurar, se não vem, faço barata e vou incomodar o cara enquanto expando ao mesmo tempo. O scout já é o próprio ataque, pois vejo a composição do cara e direciono meus recursos para o counter.

Mas as minas... ah... as minas..... eu piro nas minas viúvas....rs
Também ando apanhando de Terrano. Mas é sempre que deixo o cara jogar.
Gosto muito de assistir a stream do TLO: http://www.twitch.tv/liquidtlo
Percebi que pode ser interessante fazer um jogo mais progressivo. Eu faço 14 pool/ 15 hatch, speedling e bane. Se vem ataque, dá pra segurar, se não vem, faço barata e vou incomodar o cara enquanto expando ao mesmo tempo. O scout já é o próprio ataque, pois vejo a composição do cara e direciono meus recursos para o counter.

Mas as minas... ah... as minas..... eu piro nas minas viúvas....rs

As minas estão osso mesmo dão um controle de mapa horrendo, pelo menos contra mim. Criei pânico de mina, quando vejo que o terrano está espalhando elas, começo a ficar encucado e não consigo sair da base sem medo. Tomei até um push com minas, foi de quebrar o teclado! >.<. Mas dei WP para o adiversário, o cara fez direitinho.
Cara o segredo contra terrano e conhecer os movimentos e a tropa do cara. Engraçado como 13 pool e considerado "cheese" hoje em dia pelos membros do forum, eu considero uma abertura muito sólida e sempre a faco, muito mais solida do que 15 hatch.

Na minha opinião "cheese" são taticas mais do tipo 7-10 pool, canon rush ou proxy quartel. Perder pra 1 zerg que abriu com 13 pool no primeiro ataque, e pura falta de habilidade.

Nessa abertura voce pode tirar a exp aos 20 supply sem onerar a producao de lings e banes, e te da o controle do jogo, podendo escolher partir para uns baneling bust ou simplesmente negar a expansao do cara, assim voce pode expandir sabendo q ta na frente, e fica com o controle do mapa. Avistando helions, 1 ou 2 lagartas junto c as rainhas resolvem, ou pode partir para roaches, mas não pare totalmente de produzir lings, apenas mantenha-os longe do confronto direto com os endiabrados.

Como disse no começo, acredito q o segredo e saber q tipo de tropa o terrano esta fazendo (Fazer um bom scout não é facil, pra pegar a manha tem q ter bastante experiencia) e saber por onde as tropas do cara andam, se tem algum drop vindo, ou se ele esta partindo para um ataque frontal. Tendo essas informações, basta não vacilar na hora da batalha e o resultado será positivo!

Abs.
terran é foda eu que jogo de protoss perco pra esses terranos
em 2 Minutus vem aquela renca de carinha com metralhadora é GG
Galera vc´s tem que scoutar bastante e ver o que seu adversário esta fazendo , se o cara esta indo para mariner com marauders , faça tatto bomba , afinal a capacidade de reposição de unds do zerg é vantajosa sobre terran .... tenho visto zergs me confrontando quase sempre com baratas e hidra , se fizer isso e moleza para nos terranos galera ! #ultralisk depois da wave de tatto bomba é a saida de vc´s , muito foda de segurar .... May the force be with us!
Cara terran não ta me assustando muito não, sabe pq? Eles esqueceram dos tanks, akelas minas perto dos tansk sao 10000 vezes mais facil de da counter.

Agora protoss e os templar ai fode.... sorte que 50% dos players nao fazem high templar.

Agora contra mech de terran eu curto Lorde das Castas mesmo, e o Viper se usar direitinho as habilidades faz tudo ficar uma maravilha, da pra puxar os thors, da pra usar a nuvem tb e deixar os utlralisk entraram la no meio fazendo a rapa.

E mutalisk é sempre mutalisk! Apesar que ue prefiro usar o gas em Lorde das Castas e Vipers (ou infested se ele usar bio invez de mech)
mina op demais cara tank muito mas fácil de counterar

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum