Onde o Pve Realmente se consolida?

Geral
1 2 3 13 Próxima
Nota de resposta ao Chéquer :

Em resposta ao tópico ( http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/10826782816 ) de Chequer, mvp eleito pela Comunidade Blizzard, crio essa Nota de Resposta. Fui citado no mesmo (indiretamente) e gostaria de ter esse “direito de resposta” e argumentar de forma contrária a vários pontos no post supracitado.

(Todos os Acessos ao Wowprogress foram em 14/12/2013)

Chequer: “Atualmente no Brasil, temos somente um reino com um PVE consolidado, autossuficiente, que é o Azralon”.

De acordo com o site wowprogress.com existem 52 guilds à frente da Blood Fury que é sem duvida alguma o suprassumo no PvE nacional, não desmerecendo ninguém. Os caras são bons pra caramba. Porém, a nossa melhor guild estaria na 52º posição no mundo. (Estou considerando 10m, pois no Brasil, é o mais comum por motivos de compatibilidade de PC, internet, entre outros).

No Azralon possuem 81 Guilds listadas em progressão heroica (10m) e 11 Guilds listadas em progressão Heróica (25m).

Segundo o mesmo site, o Azralon possui 11,1k de jogadores apenas na Horda, com 187 guilds raidando em 10m. Isso equivale a no mínimo 1496 pessoas, o que corresponde a aproximadamente 13,6% do servidor (lembrando que ele só lista players que fazem um update de si no site, ou que alguém faça esse update, e lembrando também que são somente players PvE, players que não fazem conteúdo PvE ou que fazem PvP não são listados).

O Nemesis possui 5,6k de player (Horde + Ally) com 67 guilds raidando 10m. Isso equivale a pelo menos 536 pessoas, mais ou menos 9,57% do server.
O Goldrinn tem 7k de players (Horde + Ally) com 97 guilds raidando (776 pessoas, 11,08% aproximado).

O Gallywix, 1,5k (Horde + Ally) com 22 guilds raidando, 176 pessoas, 11,73% do servidor.
E o Tol Barad 2,3k (Horde + Ally) com 19 guilds raidando. São 152 pessoas, 6,6% da população do server aproximadamente.

Dados sobre os outros realms:

Goldrinn: 19 guilds em progressão Heroic (10m)
Nemesis: 21 Guilds em Progressão Heroic (10m) e 1 (25m)
Tol Barad : 3 Guilds em 10 hc
Gallywix : 2 guilds em 10 hc

Se considerarmos que 1% dessa população toda é hardmode (Quero dizer como hardmode : acima da média, ou bom pra caramba, prodígio etc.), temos:

Azralon: 111 pessoas
Nemesis: 56 pessoas
Goldrinn: 70 pessoas
Tol Barad: 23 Pessoas
Gallywix: 15 Pessoas

Lembro os senhores que tanto o Gallywix quanto o Tol Barad foram criados para receber players novos, ou seja, não tinham guilds fortes e grandes no PVE no inicio, eles começaram no zero.

Não tem como comparar o Azralon com o Gallywix ou o Tol Barad, pois, as maiores guilds do Azralon vieram de realms mais antigos por transferência. Várias guilds atuantes no PVE do Nemesis e do Goldrinn vieram no zero também, como por exemplo a minha guild, que foi formada na Ally do Azralon.

Como progressão é sinônimo de E-PENIS (necessidade do player de se comparar a outros e se auto afirmar melhor que todo mundo) vamos considerar a progressão média de 5/14hc (10m)
7 guilds do Goldrinn
1 no Gallywix
1 no Tol Barad
9 no Nemesis
47 no Azralon

E a progressão 10/14 como acima da média, ou hardcore (10m)
14 no Azralon
3 no nemesis
1 no Goldrinn

E sabe a conclusão disso tudo?
O Azralon tem mais gente, logo tem mais guilds fazendo progressão e a chance de mais pessoas boas caírem no mesmo grupo é maior.

Não quer dizer que é melhor ou pior, só que tem mais gente, não podemos desmerecer o Tol Barad, nem o Gallywix, nem ninguém simplesmente por ter 1 guild ou 2 com progressão , a dificuldade dos caras é maior, o mérito é maior.

A comunidade BR tá do jeito que tá girando em torno do Azralon, pois :
1 – Eles querem ser rushados e não rushar: Ninguém quer ensinar ninguém. A maior parte desse povo quer logar , raidar e vazar. Ninguém se importa com o que está fazendo de errado e sim com que o outro faz de errado. A fila do lado sempre anda mais rápido.
2 – Existe a Mística que só no Azralon eles vão achar espaço: Toda sociedade do mundo, se divide em subgrupos e esses subgrupos são agrupados por semelhanças. Você tem seu circulo de amigos, eu tenho o meu, eu jogo com eles e você joga com seus amigos, então os cores do Azralon (top) estão fechados também.

Logo, o seu argumento, Chequer: “O Nemesis e o Goldrinn são servidores relativamente parecidos, na aliança de ambos, temos focos de grupos de progressão PVE Heroica - futuramente o modo mítico - como a Sapphire Guard, For the Faith e Heroes Rise. Apesar das dificuldades, são grupos fechados e conseguem evoluir e se destacar. Porém são POUCOS grupos.”, é inválido.

Lembro ao senhor que de 11k de players somente 14 guilds (10m 10/14hc) (112 pessoas no mínimo) são de “alto nível”, ou seja, 1% de todo o realm.

Chequer: “Arranjar 20 pessoas em servidores onde o PVE não é autossuficiente não será fácil, não é questão de quantidade, e sim de organização e logística, as 20 pessoas terem tempo, as 20 pessoas terem compromisso e interesse.”

Eu te respondo: arrume 30 pessoas para o core, 20 pessoas de fixas com 10 de replace, você faz um core de alto nível que raida e se ajuda a evoluir.

Existem vários caminhos para a “Consolidação do PvE Brasileiro”, e juntar 2 reinos “capengas” (vide post do Chequer) não é uma solução final para isso.

Sabe uma solução final? Mudar a mentalidade do HueBR e a comunidade em si se ajudar. Por que em vez de criar mimimi no fórum você não oferece a mão pra uma guild “capenga” a fazer uma progressão melhor? E eu duvido que alguém aceite depois dessa linha de pensamento sua, a comunidade BR deve se unir e não se dividir. Já sofremos grande preconceito por sermos BR (Hue Hue) e temos ainda que ouvir um MVP falando que os reinos BR são capengas e o único que presta é o Azralon?

Lembro ao senhor Chequer que dentre as funções de um MVP é:
“MVPs promovem a publicação de mensagens CONSTRUTIVAS sempre que lhes forem possível. Eles contribuem com a comunidade e encorajam uma discussão SADIA por todo o fórum. Quando você ler uma postagem de um MVP, preste atenção no que dizem. Eles também foram escolhidos devido aos seus conhecimentos em torno do jogo”.
Disponível em: (http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/4062878249)

E só dois comentários conclusivos:

1 – Não estou jogando você na lama nem nada, só te dizendo que você está com a falsa sensação de “pioneirismo”.
2 – Prefiro jogar sem filas para logar e acredito que mais da metade dos players brasileiros também.
Concordo em número, gênero e grau! No Azralon só tem números de players querendo ser rushados e pouca guilda com progressão, em relação de proporção. Uma vez que não se olha prog individual e sim de guildas.
Tem tanta besteira escrita nessa postagem que faz parecer as minhas má respostas em dia de stress poemas de alto nível.

Well, vou deixar os outros responderem e comer pipoca.
De onde vem esses seus dados de população dos servidores?

PS: já vou colocar esse tópico nos favoritos.
De onde vem esses seus dados de população dos servidores?

PS: já vou colocar esse tópico nos favoritos.

no corpo do post tem lá mas o link é esse:

http://www.wowprogress.com/realms/rank/us
Nunca vi tanto amor como nesse post
A questão do consolidado é que vamos dá exemplo vou pugar hc, sendo que se estou no azralon tem x pessoas que conhecem a luta em normal enquanto no gallywix tem y, então onde se torna mais fácil pugar?

Quem raida heroico não quer ensinar a luta do normal para depois explicar heroico, até mesmo tutoriais subentendem que você conheça o normal, não vejo nada de errado em dizer que hoje pve é autossuficiente apenas no Azralon, errado seria dizer que só se raida lá.

Todos os server tem condição de raidar, mas em server menores ou você consegue para 10 man um grupo maior que isso ou o que vai conseguir de pug é alguém que faz 120-130-140k quando não pior.

Quando se está farmando algo você não quer ficar wipando.
Vamos lá, vou comentar duas coisas separadas do tópico, e me envolver na "polêmica" que até agora tava evitando.

Primeiro, existe uma linha tênue entre resposta e ataque pessoal, e eu sinceramente acredito que você ultrapassou ela, e isso tem um potencial extremo para gerar ainda mais flame do que para ajudar. O tom do OP em algumas partes do texto causa esse sentimento. E se quem for responder o tópico puder ignorar isso, talvez esse possa andar de forma mais "civilizada".

Segundo, sobre o assunto em si, dois quotes:
A comunidade BR tá do jeito que tá girando em torno do Azralon, pois :
1 – Eles querem ser rushados e não rushar: Ninguém quer ensinar ninguém. A maior parte desse povo quer logar , raidar e vazar. Ninguém se importa com o que está fazendo de errado e sim com que o outro faz de errado. A fila do lado sempre anda mais rápido.
2 – Existe a Mística que só no Azralon eles vão achar espaço: Toda sociedade do mundo, se divide em subgrupos e esses subgrupos são agrupados por semelhanças. Você tem seu circulo de amigos, eu tenho o meu, eu jogo com eles e você joga com seus amigos, então os cores do Azralon (top) estão fechados também.

Clap, clap. Eu já sei jogar e eu quero ir para um core que já saiba porque é mais cômodo, mais rápido, e não tô nem ai pra pegar filas. OK, é uma mentalidade aceitável, e é o que tá acontecendo, não acho que tenha algo de errado exatamente com isso, diria até que é o primeiro pensamento natural que qualquer jogador vai ter.

Mas ai entra outra história, uma hora o servidor fica cheio/bloqueado com filas horríveis e ninguém consegue jogar lá direito, dai vão querer colocar a culpa na Blizzard. Portanto eu diria que, na situação atual, as pessoas deveriam ir para outros realms, mesmo que seja mais difícil achar um core, se você for realmente bom no que faz, vai achar um core bom.
Se não for, vai achar um core mediano onde vai poder aprender junto com o resto do pessoal, e quem sabe, até ensinar uma coisa ou outra para um jogador mais novato.
Não sei qual o problema que as pessoas com pegar gente um pouco menos experiente com você e ajudar/crescer junto. Entendo quem tá raidando conteúdo heroico a duas expansões e sabe muito bem o que tá fazendo não querer ir jogar com alguém que começou agora, seria frustrante para os dois, muito provavelmente, mas quando o skill gap é menor, pô, vai lá.

E digo mais para o pessoal que reclama que não acharia Pug e tals em outros reinos, no Azralon você tem mais gente pra achar pug, mas você também tem mais gente competindo pelo cara. E se as guildas com progressão começassem a migrar para outros servidores (Ou mesmo se formarem em outros servidores!) podem ter certeza que os jogadores interessados vão seguir, porque ninguém vai escolher pegar fila voluntariamente se ele tem oportunidades em outros locais também.

Vale para os dois lados, se, digamos tiver um free transfer para fora do Azralon, e algumas guildas forem para o Goldrinn/Nemesis, aposto que outros jogadores iriam junto, criando assim gente para você pugar por lá também. Da para equilibrar sim as populações sem ficar um absurdo para você achar alguém para ser replace.

15/12/2013 00:01Citação de Oalim
Sabe uma solução final? Mudar a mentalidade do HueBR e a comunidade em si se ajudar. Por que em vez de criar mimimi no fórum você não oferece a mão pra uma guild “capenga” a fazer uma progressão melhor? E eu duvido que alguém aceite depois dessa linha de pensamento sua, a comunidade BR deve se unir e não se dividir. Já sofremos grande preconceito por sermos BR (Hue Hue) e temos ainda que ouvir um MVP falando que os reinos BR são capengas e o único que presta é o Azralon?

Ataques a pessoa/MVP a parte, o que eu realmente acho desnecessário para o assunto, praticamente já cobri esse quote na parte anterior do post, mas reforço o que diz.

Podem muito bem entrar em um core e tentar ajudar minimamente aquele core. Ou se você realmente for bom acima desse ponto, com certeza acha um outro core bom também pra se encaixar.

Ficar propagando que o Azralon é o único em que isso pode acontecer, só vai sim, piorar a situação e encorajar novos jogadores a irem para lá com esperanças, apenas para serem negados nos cores experientes e se frustrarem, e para aumentar as filas do servidor.
Conectar os reinos seria uma solução, mas se não dá, não é a única, a outra é mudar essa mentalidade e começar a agir para que isso aconteça.
Concordo com algumas coisas, não sei se tudo. Acho que realmente, a maioria das pessoas (principalmente horda) que vai pro Azralon, embora tenha seus motivos, muito provavelmente é alguém que quer ser rushado e não tem paciência de orgnaizar-se em um grupo que vá se ajudando pouco a pouco a ficar melhor.
no corpo do post tem lá mas o link é esse:

http://www.wowprogress.com/realms/rank/us

Só um detalhe, esse dado de população é do T15 e não T16 então temos dados misturado
A questão do consolidado é que vamos dá exemplo vou pugar hc, sendo que se estou no azralon tem x pessoas que conhecem a luta em normal enquanto no gallywix tem y, então onde se torna mais fácil pugar?

Quem raida heroico não quer ensinar a luta do normal para depois explicar heroico, até mesmo tutoriais subentendem que você conheça o normal, não vejo nada de errado em dizer que hoje pve é autossuficiente apenas no Azralon, errado seria dizer que só se raida lá.

Todos os server tem condição de raidar, mas em server menores ou você consegue para 10 man um grupo maior que isso ou o que vai conseguir de pug é alguém que faz 120-130-140k quando não pior.

Quando se está farmando algo você não quer ficar wipando.

A questão que o Azralon tambem não está consolidado, em termos de Pve o Brasil está atrasado com relação aos realm americanos e europeus (com algumas exceções)

Primeiro, existe uma linha tênue entre resposta e ataque pessoal, e eu sinceramente acredito que você ultrapassou ela, e isso tem um potencial extremo para gerar ainda mais flame do que para ajudar. O tom do OP em algumas partes do texto causa esse sentimento. E se quem for responder o tópico puder ignorar isso, talvez esse possa andar de forma mais "civilizada".

Deixo bem claro no fim do meu post que não quero atacar ninguém.
A questão que o Azralon tambem não está consolidado, em termos de Pve o Brasil está atrasado com relação aos realm americanos e europeus (com algumas exceções)

Quanto tempo tem a comunidade europeia e americana?

Estamos discutindo sobre reinos BR então o Tol Barad que é consolidado...

Pensando por esse lado então o Nemesis é um Gallywix perto de outros...
15/12/2013 00:38Citação de Nit

A GRANDE questão é essa, a Comunidade BR tem que se unir para crescer e não simplesmente se dividir e se unir não é agrupar geral num realm só.É realmente agir como uma comunidade e não como um bando de primatas segurando tochas, principalmente nas atitudes no forum e no game como um todo.
Deixo bem claro no fim do meu post que não quero atacar ninguém.

Eu vi que escreveu, e não sei se era a intenção, mas o tom do tópico ficou agressivo em algumas partes :)

Não que você necessariamente deva se importar com isso, mas é parte ser parte da mudança de mentalidade/comunidade que eu gostaria de ver nos fóruns. Leia seu post, tem pontos que se você perguntar "Isso realmente faz alguma diferença para o tópico/assunto ou só estou pegando alguém de exemplo/reclamando do que escreveu?" você vai ver que não eram exatamente necessárias e estão lá podendo gerar flamme.

Enfim, isso foi off topic total, mas só explicando melhor o ponto. E como você parece ser uma pessoa que não quer gerar flammes/gente segurando tochas, eu recomendaria pensar nisso para os próximos tópicos haha.
A GRANDE questão é essa, a Comunidade BR tem que se unir para crescer e não simplesmente se dividir e se unir não é agrupar geral num realm só.É realmente agir como uma comunidade e não como um bando de primatas segurando tochas, principalmente nas atitudes no forum e no game como um todo.

A comunidade americana que você cita tem reinos mais lotados que o Azralon e reinos mais vazios que o Tol Barad, então o caminho do seu ex é exatamente esse que se vê aqui.
15/12/2013 00:40Citação de Oalim

http://www.wowprogress.com/pve/us/illidan
http://www.wowprogress.com/pve/eu/kazzak

Nesta exato momento, Illidan está tendo filas.
15/12/2013 00:47Citação de Nit

A comunidade americana que você cita tem reinos mais lotados que o Azralon e reinos mais vazios que o Tol Barad, então o caminho do seu ex é exatamente esse que se vê aqui.

Porém mesmo com a pop menor, os realms são mais ativos e produtivos
Peço desculpas antecipadas para todas as pessoas que vão achar que estou atacando o MVP em questão (e principalmente o próprio), mas creio que chegou a hora de ALGUÉM escrever isso, portanto tentarei ser o mais neutro possível.

Não o conheço, nunca troquei palavras com você, mas através do único meio de contato que tenho para conhecer suas opiniões, devo dizer que minha impressão sua é bem negativa.

Já vi inúmeros comentários agressivos ou com tom desdenhoso com a opinião alheia e isso não é típico de um MVP.

Além disso, no tópico citado houve muitos elogios de pessoas que disseram (trocando em miúdos) "você só escreve porcaria, mas dessa vez pra variar acertou" o que denota que não é uma percepção apenas minha.

O problema do tópico, o qual não participei pois já estava fechado quando eu o encontrei, é que foi bem escrito, utilizando números e estatísticas (nada faz soar melhor um argumento do que acrescentar estatísticas, parece que a pessoa realmente pesquisou e fala com propriedade), ainda mais vindo de um MVP, que por sua vez contagiou algumas pessoas que levaram aqueles argumentos como válidos e portanto corretos, sem perceber o desmérito que estava sendo feito com muitas outras guildas (e servidores).

Em alguns pontos você acertou em cheio, o que piora ainda mais o tópico, pois ele vem, no meio de algumas argumentações e opiniões excelentes, envenenado com várias falácias.

Lendo algumas outras publicações suas, como no caso do tópico http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/10859716288?page=1 ( Algum dos reinos BRs ficará conectado com outro? ) você escreve coisas que obrigaram algumas respostas dos blues para corrigir certas argumentações completamente pessoais (e muitas levianas) mascaradas como informações relevantes (e aparentemente oficiais).

Isso é muito perigoso e eu particularmente, sem qualquer conotação pessoal, apresento o fato de que o MVP em questão deveria rever seus conceitos ou ainda a moderação deveria rever a sua posição como MVP.

Algumas informações do tópico citado pelo OP:

Atualmente no Brasil, temos somente um reino com um PVE consolidado, autossuficiente, que é o Azralon

Para fazer esta afirmação, você deve conhecer profundamente todos os servidores, com experiência como raid líder e GM de guildas ou passar um bom tempo para simplesmente "viver" o servidor.

O Nemesis e o Goldrinn são servidores relativamente parecidos, na aliança de ambos, temos focos de grupos de progressão PVE Heroica - futuramente o modo mítico - como a Sapphire Guard, For the Faith e Heroes Rise. Apesar das dificuldades, são grupos fechados e conseguem evoluir e se destacar.

Qual é o seu nível de conhecimento das três guildas citadas (e seus devidos cores) para dizer que são fechados? Você sabia que a Heroes Rise tem 1 core 10/14h e outro 9/14h e que ambos receberam recentemente novos jogadores fixos e outros replace? Você sabia que as dificuldades enfrentadas pelos cores da Heroes Rise não tem absolutamente nada a ver com quantidade ou capacidade de jogadores e sim com a péssima qualidade da internet brasileira? E o que dizer da Natural Killers que em menos de 30 dias matou 4 bosses heróicos com uma progressão extremamente constante e que encostou na Heroes Rise? Como prever quem poderá ou não fazer mítico?

Na minha visão de pequeno glamouroso renegado, os Reinos Conectados, essa tecnologia maravilhosa, poderia ser utilizada no Brasil com um propósito de dar UMA POSSIBILIDADE, uma vida e um futuro ao PVE FORA DO AZRALON.

Você acabou de desenhar de cada raid, cada try, cada pre-pot, cada wipe, cada gold de repair, cada dor de cabeça, cada discussão, cada vídeo visto e texto lido, de todos os cores, de todas as guildas, que não são do Azralon.

Então meus caros, escrevi - um pouco - sobre o que eu acho e minha visão E PREOCUPAÇÃO com o PVE de outros servidores, apesar de eu preferir que todos estivessem no Azralon, nem todos pensam assim, e temos que pensar nessas pessoas, certo?

Portanto eu diria que, na situação atual, as pessoas deveriam ir para outros realms, mesmo que seja mais difícil achar um core, se você for realmente bom no que faz, vai achar um core bom.

Para finalizar, não me importa ler asneiras de foristas que desejam vomitar suas opiniões sem antes dar um mínimo de pensamento a elas, mas me importo sim com pessoas que fazem isso possuindo um status que teoricamente deveria ser um exemplo a ser seguido.

Edit: apenas para explicar algo que acho que não ficou claro, os dois últimos quotes servem para mostrar a opinião do MVP o qual me refiro (com uma opinião mais pessoal do que lógica e benéfica para os servidores BR) contra a opinião de outro MVP que sugere uma alternativa mais difícil, porém mais sensata.
Obrigado pelo feedback e sua opinião.

Abraços.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum