WoWwiki - Tipos Diferentes de Jogadores RP

Taverna do Fim do Mundo
Traduzido de: http://www.wowwiki.com/Guide_to_roleplaying

Legendas:
RP = roleplaying (interpretação de papéis)
OOC = Out of Character (fora do personagem, atitudes e falas "off")
IC = In Character (dentro do personagem)

Tipos Diferentes de Jogadores RPAnti-RP - (ver abaixo)
RP Nulo - http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/14394919468?page=1#2
RP Leve - http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/14394919468?page=1#3
RP Médio-Leve - http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/14394919468?page=1#4
RP Médio - http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/14394919468?page=1#5
RP Denso - http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/14394919468?page=1#6
(clique para ir ^^)
Anti-RP:
Exemplo: 2 jogadores RP e um Anti-RP esperando por um zeppelin
"Blue:" Pusquê tâmo indo pro eshpinhaço de novo? 'Cê sabe que eu ozêio a umidade!
"Anti-RP:" omg.LOL
Estes jogadores vão deliberadamente sair dos trilhos para arruinar sua experiência e imersão, dentro e fora do jogo. Eles o fazem através de trolagem de postagens indicadas como RP, gerando spam de /dizer e expressões (ó céus /dance) durante uma sessão de RP ou outros incômodos que o distraiam de sua experiência RP (spammando habilidades, não respondendo IC, ou seja, dentro do personagem, quando todos encaram sua dança em nudismo, etc.). Basicamente, o anti-RP é a criança chutando os castelos de areia na praia; elas não se dão o trabalho de construir algo, então se sentem melhor se destruirem o trabalho dos outros. Enquanto o anti-RP busca exibir algum tipo de superioridade para lhe tirar do sério, ignorar suas subversões é a melhor resposta. Encontre uma grande pedra e construa seu castelo de areia ao redor dela. Este comportamento em um servidor RP é considerado uma forma de abuso, e é uma ofensa a ser reportada.

Você sempre pode tratá-los como um objeto OOC, e agir como se eles não estivessem lá e que suas magias de fogo e chuva de flechas na verdade não estão afetando você e a cena. Afinal de contas, eles não estão fazendo RP.
RP Nulo:
Exemplo: Blue está destrancando caixas em Orgrimmar
"Blue:" Ah, si, vejamos quê 'cê ganha quessa caixa, amigo troll (opens box)
"RP Nulo:"' valeu
"RP Nulo" /tchau emote
Estes jogadores não buscam nem criar nem destruir a experiência de RP dos outros. Alguns que se enquadram nesta categoria podem querer fazer RP, ou ao menos experimentar ocasionalmente, e este guia serve principalmente para você. Outros podem gostar de ficar sob o radar todo o tempo, mantendo seu chat dentro das regras estabelecidas pela Blizzard, e curtir o servidor puramente pelo JxA e JxJ. Então haverá uma porcentagem inclinada a ser Anti-RP, não abertamente sabotando RP mas desprezando a prática.
RP Leve:
Exemplo: Uma espada rara que o jogador realmente necessita cai em SM
"Troll:" Ei, cara, essa espada seria ótima prá mim, cara, facilita as coisas pá mim.

Exemplo: O jogador é questionado por estar farmando os mesmos mobs repetidamente
"Troll:" Bem, cara, eu só curto comer raptor, cara.

Exemplo: O jogador é questionado por que ataca a Aliança/Horda sem pestanejar
"Humano:" Eu o deio a horda, eles nos invadiram em guerras passadas / Eles abrigam os Renegados / Eles são a escória que merece morrer / Eles não tem honra

Ah, aqui é onde começa a diversão! Bem vindo ao primeiro nível de interpretação de personagem. RP Leve é quando você começa a modificar suas respostas para melhor se adequarem a seu personagem. RP Leve normalmente envolve personagens cuja personalidade é muito parecida com a sua, de forma a retirar boa parte da complexidade dessa experiência. Para algumas pessoas, este é um bom equilíbrio para se divertir sem ser pedante. As motivações do personagem são mais ou menos as mesmas que as suas próprias, com alguns ajustes. Conversas OOC não são raras nem indesejadas, canais de grupo (/p) ou raide (/i) são reservados para conversa OOC. Neste nível, alguns jogadores podem escolher adotar um sotaque apropriado à raça. Isto é especialmente simples se você for um Troll, Anão já é um pouco difícil, e as outras raças não tem uma orientação específica para sotaques. A prior do avanço no jogo, o RP nunca toma a preferência de seu divertimento no jogo como um todo, então se você quer ir gankar ou farmar algumas instâncias, você vai. Porém, um jogador RP Leve normalmente buscará alguma motivação crível para fazê-lo.

Em termos de guilda, um RP Leve provavelmente será uma guilda não-focada em RP, mas guildas de RP genérico também são uma possibilidade e dependerá do foco da guilda e da preferência dos jogadores. Jogadores RP Leve tem pouco ou nenhum problema em ingressar em uma raid e matar um chefe pela 18ª vez, mesmo que possa haver pouca ou nenhuma motivação IC por trás disso. Eles podem ser um jogador de Core Raide, ou possuir uma atitude comprometida com algum outro aspecto do jogo (arenas ou campos de batalha, por exemplo). A probabilidade é de que ele deixará seu IC no portal da raide, exceto se a instância estiver em modo farm e ele estiver com um grupo de outros jogadores RP.
Jogador de RP Médio-Leve:
Exemplo: RP Médio-Leve está se despedindo de seus amigos RP e se preparando para raidar
"RP Nulo:" pronto aí, <nome>?
"RP M-Leve:" Adeus, amigos! Talvez eu sobreviva a esta aventura e então nos veremos novamente.
"RP Denso:" Arre! No nível do bagual aí, eu eshtaria maish preocupado com <insira facção de raide aqui>!
"RP Médio:" Não obstante, adeus camarada, e leve consigo esta bênção de Eluna antes de partir! (joga Palavra do Poder: Fortitude no RP Médio-Leve)
"RP M-Leve:" Obrigado! (segue para o portal da instância)
"RP M-Leve:" É hora de chutar traseiros e mascar chiclete. E eu to sem chiclete. Quem trouxe as malditas iscas? O PallyPower já tá up? Preciso saber qual de vocês manés vai fazer o quê. Ou vamos apenas mobar tudo de novo? for the wipe, lol
"RP Nulo:" Nova versão de DBM tá up lá
"RP M-Leve:'' Desde quando?!

Um jogador de RP Médio-Leve é, como o nome sugere, um meio-termo entre um RP Médio e um RP Leve. Geralmente, eles são RP Leve mas aparesentam características de um RP Médio, como uma biografia desenvolvida de seus personagens ou com personagens que apresentem personalidade diversa de sua própria. Contudo, diferentemente dos RP Médio, e mais parecido com um RP Leve, eles têm poucos problemas em ter sua própria imersão destruída (contudo eles se esforçam para destruir a imersão alheia) e não ligam para a comunicação OOC. Eles tendem a manter o /dizer e /gritar em IC, com chat de grupo/raide geralmente OOC, e o texto OOC será devidamente identificado com <blá> ou ((blá)). Para esses jogadores, RP está na lista de sua diversão, mas nunca chegará a ser o topo da lista de prioridades, como as raides ou arenas. Também inclui "rituais" de preparação, como uma cadeia de missões diárias para garantir dinheiro para frascos e/ou reparos, e deslogando para comer (já que não dá pra raidar de estômago vazio). Eles provavelmente trabalham esses elementos em seus personagens de alguma forma (como por exemplo dizendo "Tenho de ir e trabalhar para deter Arthas na Cidadela da Coroa de Gelo. Talvez possamos continuar esta discussão amanhã?"), mas tendem a ignorar conflitos de mecânica de jogo como o fato de já ter matado Lord Marrowgar 42 vezes (contando as versões 10m e 25m da instância). Em termos de guildas, RP Médio-Leve costuma seguir as mesmas regras de RP Leve: geralmente encontrados em guildas não-RP, mas podem ser de RP genérico dependendo do foco da guilda.

Um lugar popular para encontrar isso é no servidor US-Moon Guard. Muitas pessoas criaram alts naquele server pelo simples objetivo de fazer RP, mas ainda, não têm problemas de encerrar algo rapidamente, ou sair da linha para garantir que o que eles estejam fazendo possa ser facilmente encerrado, a fim de voltar a sua atividade principal que tenham planejado para a noite. Assim como RP Leve, eles podem ser um jogador de raide dedicado ou equivalente e, também, está geralmente IC no portal da raide.
RP Médio:
Exemplo: Grupo de 4 jogadores está procurando um paladino para limpar SM (o paladino é convidado)
"Líder do Grupo:" Opa, e aí, quer vir conosco pra SM?
"Paladino:" Lamento, mas não, meu pai é um membro da cruzada, e eu não quero ter de enfrentá-lo.
"RP Leve:" Entendo, caro paladino, nós iremos tentar poupar qualquer um que pareça contigo.
"RP Nulo:" Beleza, cara... até mais.
"Anti-RP:'' wtf? vem com a gente, mané... vc não quer o escudo?

Exemplo: Amigos de reino antigo entram para testar um novo server com um velho amigo JxJ
"Humano:" Ei Tiberius, bom vê-lo novamente, você pode me ajudar com algumas moedas?
"RP M-Leve:'' Err... Como você sabe meu nome? Eu nunca te vi antes, você deve ser um espião, então? Caia fora daqui antes que eu lhe tire à força!
"RP Médio:" (( Ei, cara, bom t ever, aqu tem 1g... desculpe mas meu char é chatão :P, entra na onda e você vai ver! ))

Um pouco à frente, aqui há algumas diferenças para o RP Leve. Os RP Médio geralmente têm uma biografia para seus personagens que explicam seu passado. Este passado ajuda a definir o personagem em ações presentes e futuras. RP Médio com sotaques de raça/classe geralmente os adotarão (ou uma biografia adequada para explicar o contrário), e maneirismos de fala podem ser trabalhados; talvez um sotaque incomum, colocações ou de expressão. Conversas OOC é em geral indiferente para o RP Médio, mas sempre destacada por ((blá)) ou <blá>. Conversas de grupo e raide serão ou IC ou raras - de forma que não interrompa demais a imersão. Um personagem pode ser bem diferente do jogador em personalidade, ou com um aspecto de personalidade que o jogador queira explorar. Em termos de estar em uma guilda, um RP Médio geralmente será encontrado em uma guilda de RP genérica que tem um maior foco em RP do que em outras coisas, ou uma guilda temática de RP.

Usar ((informação)) para abordar informação OOC em canais IC é questionável: fique ciente de que muitos jogadores RP consideram isso como altamente inapropriado ou no mínimo coisa de novato. Sussurros ou formar um grupo é uma forma mais segura de se comunicar OOC.
RP Denso:
'''Example:''' HR night elf walks by every type of RPer in Stormwind
'' HeavyRPer2(night elf):'' [Darnassian] Ishnu alah
'' HeavyRPer(night elf):'' [Darnassian] (To you too)
'' MediumRPer(human):'' Ah, an Elven in Stormwind? What does this man owe the pleasure?
'' HeavyRPer:'' Hello human brother, I'm meeting kin in the park, good day
'' LightRPer(dwarf):'' Hullo elf!
'' HeavyRPer:'' /em scrunches up her nose at the dwarf
'' HeavyRPer:'' Errm... good day
''IndifferentRPer(gnome):'' Hey, can you open this lock?
'' MediumRPer:'' Hmmm, I am in no great hurry. Why not, let's have a look at it.
(lock pops)
'' IndifferentRPer:'' woot! Its a 12slot thx
'' MediumRPer:'' Huh? You sure speak funny, gnome
'' IndifferentRPer:'' wat?
'' MediumRPer:'' /huff, never mind, good day
'' Anti-RPer:'' its faster to run, press the / key
'' MediumRPer:'' ...
'' Anti-RPer:'' /dance
'' MediumRPer:'' .leave me be
'' Anti-RPer:'' lololo

The MediumRPer files a report.

Aqui é onde o RP toma completa precedência sobre qualquer aspecto do jogo; um jogador não entrará em PvP a não ser que haja um motivo. Um jogador provavelmente não vai nem correr exceto se estiver com pressa. Cada palavra que sai da boca do personagem pertence àquele personagem, o jogador por trás é proavelmente uma pessoa completamente diferente. Imersão é prioridade para o RP Denso, pois sua diversão gira em torno disso. Um jogador não irá tolerar Anti-RPs, e nem mesmo RP Nulos em dado grau. Um RP Denso se dispõe, até em situações ruins, a interpretar seu personagem. Conversas OOC são muito, muito esparsas, sempre ao menos destacada por ((duplo parênteses)); geralmente em sussurros ou chat de grupo. Um Heavy-RPer não usará os canais globais de Chat. Não é raro para um RP Denso não utilizar o chat de guilda ou qualquer outra forma de comunicação de longa distância, pois isso o distrai de sua imersão. Um RP Denso sempre terá uma biografia, clareza de seu personagem, e uma forte intenção de futuro para seu personagem. O personagem de um RP Denso está sempre mudando, deixando sua marca no mundo e permitindo que o mundo molde seu personagem. Em termos de compor uma guilda, um RP Denso provavelmente estará em uma guilda temática ou uma guilda de RP genérico que está majoritariamente focada em RP, ou ele pode não ser parte de qualquer guilda, o que tem relação com seu personagem (ser um lobo solitário), mas a probabilidade é de que ele tenha conexões com algum tipo de guilda RP (temática ou não). Se ele fizer qualquer outra coisa que não seja RP (raidar, etc.), ele provavelmente o fará IC, e ele tentará encontrar razões IC para os detalhes da mecânica de jogo (como ter matado o mesmo chefe mais de 20 vezes).

Um aviso de amigo:
Jogadores RP Denso são muitas vezes vistos pelos menos experientes e menos "envolvidos" em RP como modelos de como se fazer um bom RP, exemplos de qualidade de RP e líderes para seguir de modo a conseguir boa experiência RP, ou alguém para lhes conduzir em uma boa história. PORÉM, a imersão de um RP Denso, sendo crucial para a experiência do jogador, pode algumas vezes ser justamente o motivo para rejeitar essas pessoas que o procuram. Ser inflexível entre as pessoas e nunca interromper o IC poderá, se você não tiver cuidado, se aproximar do elitismo. Se alguém lhe fizer uma pergunta sobre melhorias do próprio RP (ou apenas pedindo para destrancar um cofre), seja flexível, siga o fluxo, e ajude-o. Se alguém estiver em "godmodding", ofereça conselhos amigáveis. Não vá apenas chutá-los ou incluí-los em sua lista de Ignorados porque sua imersão foi quebrada.
^^
Curti muito as dicas aí cara!
Eu acho que sou um "lobo solitário"...hahahahahahahaha...quando to em DGs/raids randon tomo kick direto pq fico dentro do personagem o tempo todo. hahahahahahahahhahahaha...
Hahaha! Eu já fui xingado, indagado ou elogiado em DGs por leves interpretações (mas nunca kickado porque eu não forço muito a barra).

Sinto recentemente um aumento da procura por RP na Horda. Se puder, participe da fogueira de contar histórias da Horda, todo sábado, às 19h, pois sempre você acaba conhecendo mais gente de RP na Horda! Se precisar, pode me add btag que eu te convido (e dai você vai pro evento, independente de qual dos servers brasileiros você for).

Cordialmente,
itomon#1428
Pessoal do RP!

Essas definições de níveis de RP para jogadores é uma reflexão importante que estamos utilizando nas guildas genéricas de RP no WoW, <RP Aliança> e <RP Horda>. Elas visam potencializar as chances de jogadores com mesmas preferências se encontrarem, por isso é muito importante que vocês considerem o que consta nesse tópico e dar suas críticas para os perfis possíveis.

Na teoria, acreditamos que essas "classificações" evitem a formação de grupos incompatíveis, com um jogador "sabotando" (às vezes involuntariamente) a diversão do outro.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum