Pose da Garça é viável SIM, Blizzard!

Monge
Jogo de Monge Tecelão da Névoa desde o lançamento do MoP. Parei durante um período do SoO mas retornei recentemente focado em melhorar meu gameplay. Atualmente não tenho nenhum item de Tier e meu ilvl é 715.

Ontem estávamos na Cidadela do Fogo do Inferno, fazendo o Sanguinávido Heróico. Comecei à testar algumas rotações de cura e em uma das tryes cheguei à marca de 52,3k de HPS (vide print em http://imgur.com/hezhkKo ) e, como bônus, 22,9k de DPS no boss.

Então, o que aconteceu? O que mudou?

Simples: ativei a Postura da Garça para Fistweaving, montei uma sequencia com algumas skills, posicionei corretamente a Estátua de Jade e troquei um Talento: acabei curando isso tudo..

Explicando em miúdos para o bom proveito da comunidade:

Usei Jabe e Expelir o Mal para gerar Chi
    Palma do Tigre, Chute Blecaute e Chute do Sol Nascente usados para gerar buff/debuff e potencializar dano
    O talento Ascendência para aumentar o máximo de Chi
    O talento Explosão de Chi, sempre que acumulava 3 ou mais de Chi
    Posicionei a Estátua de Jade no caminho entre os tanks e os DPS, para que a cura da Eminência dela cobrisse a maior área possível e pegasse a maior quantidade de jogadores possível.
    Fiquei sempre que possível entre os tanks e DPSs seguindo a sequência que montei, e quando "engolido" curava somente dois ADDs e saía.

Explicando de forma simples, a Explosão de Chi usado na na Pose da Garça dá dano proporcional ao gasto de Chi. Quando gastos 3 ou mais de Chi esse dano também se dissipa em forma de cura. Com a Eminência, Monge e Estátua de Jade curam proporcionalmente ao dano causado. Com os buffs e debuffs gerados pelos "chutes e palmas" o dano aumenta, aumentando também a cura proporcionalmente.

Portanto peço à Blizzard que explique: em que mundo os Devs vivem que não conseguem entender o potencial do Monge Tecelão da Névoa curando na Pose da Garça? Tem alguém lá que realmente saiba como jogar com a Classe ou só eles tem preguiça de buscar alguém que o faça? Não seria muito mais fácil balancear levemente dano e cura da classe para que não afetasse tanto no PVP?
04/03/2016 15:31Citação de Liliu
Portanto peço à Blizzard que explique: em que mundo os Devs vivem que não conseguem entender o potencial do Monge Tecelão da Névoa curando na Pose da Garça?

Liliu, a questão não é ser viável ou não... já foi mostrado para blizzard mais de 1 milhão de motivos que provam a viabilidade do Firstweaving. O que se passa na verdade é que a blizzard não quer ter o trabalho de manter essa mecânica para 2 classes diferentes... Como eles precisavam urgentemente TROCAR o gameplay do priest disc, e ele já tinha esse estilo de jogo bem antes do monge aparecer, eles resolveram devolver o estilo para a classe e acabar com a besteira que é o gameplay atual de priest disc (escudo...escudo...escudo...).

Não vou falar que concordo com a blizzard... mas pelo menos temos a esperança, que caso funcione no priest (que vai ser ranged), talvez eles ressuscitem o Firstweaving (melee).

04/03/2016 15:31Citação de Liliu
Explicando em miúdos para o bom proveito da comunidade:

Aqui tá melhor explicado XD:

Guia do monge Firstweaver by kamiguru: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/15492009214
Aconteceu que o sanguinávido possui

- buff de 100% de dano tomado
- raid stackada, o que é eficiente pro chi explosion

Então sim, dá pra brincar de pose de garça vai lá fazer seu HPS, mas em raras situações seu uso vale a pena pra jogar sério (= progressão) (ex: m arch p1 pra fazer com 1 orb).

Agora imagine que você esteja fazendo Gorefiend mítico (que é a dificuldade apropriada para o seu item level), você acha que estaria contribuindo para a progressão do seu core indo de fistweaving? Definitivamente não!

Com o trinket do xhul você conseguiria puxar 130k++ de HPS (com o leech) e possivelmente fazer seu core fazer a luta com 4 healers ao invés de 5 (supondo que isso era antes do nerf de +10 ilv e se core tinha ~718 ilv médio).

1a kill do gore da rise above -- por acaso foi exatamente isso que eles fizeram
https://www.warcraftlogs.com/reports/MVaP1HKkLg4rAhNz#type=healing&fight=28
(considere que o leech ali deve ter curado mais uns 20m, chutando um hps de 130k com o leech)

1a kill do gore de um core um pouquiiinho pior que a Rise, o meu kkkkkkkk
sem trinket de leech
nota-se a diferença da qualidade de execução kkkk
https://www.warcraftlogs.com/reports/PJ28Yv6pHXZndWVa#fight=8&type=healing
Moreena, o problema é o seguinte, eu fiz todas progressão, normal>heroico>mítico fazendo Firstweaving.

Não tinha muita diferença de HPS, na verdade, no inicio da progressão (geral com IL baixo) eu curava mais que os outros healer, ai conforme eles pegavam itens, eles podiam ficar spawnmando cura com mais facilidade aumentando meu Overheal...

O grande problema do Firstweaving é o seguinte:

A blizz não decide o que ela quer fazer... ela quer fazer um classe e bata e cura, mas se a classe curar como healer e der DPS, que seja considerável, ela vai falar que está robado, ai ela vai reduzir o heal da classe, o que vai fazer ela não ser capaz de desempenha sua função de healer direito, ai ela aumenta o heal e reduz o dano, só que nesse momento o dano passa a ser ridiculo, fazendo com que os jogadores não percam tempo e mana usando essas habilidades e só curem com cura direta, ai eles aumentam o dano, voltando ao quadro inicial onde a classe cura como healer, e ainda dá dano... ai começa a sessão de nerfs e buff tudo de novo...

É um circulo vicioso isso...

Só para vc ter uma ideia, no 6.2 Chute do Sol Nascente recebeu um Nerf de -45% de dano... no 6.1 Explosão de Chi para Garça foi -40% de heal... é nerf atras de Nerf e a blizz não chega a conclusão se do que fazer com a classe... Sem contar que toda vez que Nerfam o dano do WindWalker, a gente toma nerf de tabela... pq dividimos as mesmas habilidades de dano... ai eles reduzem o dano de TODAS as habilidades em 10% e colocam SOMENTE para o windwalker +10% de dano na posição do Tigre...
05/03/2016 22:38Citação de Moreena
Aconteceu que o sanguinávido possui

- buff de 100% de dano tomado
- raid stackada, o que é eficiente pro chi explosion

Citei Sanguinávido, mas fiz o mesmo em toda minha progressão até agora. O único boss em que não foi efetivo foi o Iron Reaver porque as lutas que fiz foram um caos completo e o grupo se dispersava demais.

05/03/2016 11:31Citação de Kamiguru
Aqui tá melhor explicado XD:

Guia do monge Firstweaver by kamiguru: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/15492009214

Bah, tentar comparar meu post com o relato do que aconteceu recentemente com esse relatório completo é como comparar o jornal impresso com o Google... mas vlw pela referência!
Eu não entendo qual problema do monge curar e bater.
Poderia ser como um dano de tank... média de 30k... e poderia criar apenas uma forma, para manter seu heal, deveria jogar dot e afins... o problema que ela quer ter duas formas...

Deveria ser uma única... para curar, teria que bater! Iria deixar mais complexo, porém funcional.
o potencial do bônus de 4 peças de mistweaver é escroto, em uma luta com dano suficiente dá pra manter 170k de HPS... não tem como comparar. Fistweave vai fazer o quê? 80k stackado?
13/03/2016 22:43Citação de Johnnyclash
o potencial do bônus de 4 peças de mistweaver é escroto, em uma luta com dano suficiente dá pra manter 170k de HPS... não tem como comparar. Fistweave vai fazer o quê? 80k stackado?

Mas nesse caso é questão que a blizz deu um Bonus robado para a serpente e um bonus inutil para a Graça...

Nesse caso, eu tenho por mim, que a blizz fez de proposito para desincentivar os Firstweavers e faze-los trocar para Mistweaving, preparando-os para o legion...

Sério... compara:

Serpente: Nevoa Renovadores coloca "Beacon Of Light" no alvo por 12 segundos.
Garça: Chute do Sol nascente tem 50% de chances de colocr um HoT que cura 1.5K a cada 2 segundos por 20 segundos em 3 alvos.

Chega a ser escrota a diferença entre os bônus...

Agora imagine se o Bônus de 4 peças para a garça fosse: Eminencia cura 150% a mais...

Não se pode julgar a viabilidade de uma classe se baseando em bônus de tier...

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum