Sobre o WoW, RPG e rumo do jogo - Opinião.

Geral
(me inspirei a fazer esse tópico por causa dos outros a respeito das melhorias e quero deixar minha opinião pra blizzard aqui).

Vou dar uma introdução rápida sobre o que eu acho da expansão e lá embaixo falo sobre o que eu acho a respeito do RPG. É tópico grande...leiam se quiser mas, levem isso como "meio desabafo - meio opinião".

Bom, eu jogo oficialmente desde o WoLK e não oficialmente desde o clássico (mas ai nem conta, eu sei). Naquela época eu já achava esquisito os status serem "fixos" - como eu vim de mmoRpgs mais antigos, ou até mesmo apenas rpgs, eu sempre tive aquela visão que sua tabela de "status" era você que montava. Mas tudo bem, antigamente você tinha de fato 3 linhas de talentos que faziam uma diferença massiva no personagem, você tinha sets de duas-quatro-seis peças diferentes que "mudavam" o personagem, podendo escolher, mudar, pra ter objetivos diferentes com o personagem, você tinha N numero de skills pra usar em rotações diferentes que mudava a forma como o personagem iria atacar ou defender....era ainda um "rpg" de fato. Quem lembra dos paladinos com aura de defesa pra elementos ? fogo, sagrado, gelo, shadow....porque ? porque os danos elementais antigamente tinham mais sentido e vida, faziam diferença. As auras dos paladinos eram visíveis, e até não muito tempo shaman tinham totens diversos, podendo escolher a dedo qual tipo de jogada ia fazer ao bel prazer.

Bom...
Vocês estão gostando da expansão Legion ? Eu estou gostando de uma parte dela. Da outra nem tanto.

Os meus parabéns vão para :

A equipe de design que fizeram os monstros/ambientação/mapas/detalhes/riqueza em conteúdo visual que ficaram muito boas e de qualidade excelente;
A equipe de som que fez uma trilha sonora ótima;
A Equipe de enredo que quer queira quer não queira intrigou o pessoal com a linha que a historia seguiu (illidam heroi ? mas hein ? deuses ? estamos sendo usados ? que ? ) - isso pegou os players de fato, então o roteiro acabou atingindo um ótimo ponto em intrigar o pessoal....

.....

Também gostei da equipe que alterou o visual dos ataques dos personagens e eu não sei se faz parte da mesma equipe de mapas/mundo, mas aqui tem um detalhe que eu abordo lá embaixo, as classes de dano físico/perto ficaram ótimas, as classes magicas/distancia estão uma merd* - mago/lock/priest que coloca cajado nas costas pra soltar magia com a mão é a coisa mais nojenta que eu já vi em animação e até hoje não mudaram isso no wow.....só que esse detalhe ainda passa...

......

....Ai vc chega na equipe de jogabilidade e gameplay (que envolva progressões, equipamentos, etc.) .....

(.....)

Essas equipes não se conversam ?
Pô, com um trabalho fenomenal no design, som, mapas, roteiro, porque a jogabilidade tinha q ficar assim ? tão....?

Uma parte do gameplay começou a ficar claro somente "agora" pra muita gente (eu incluído) e realmente, não ta legal não. E tem mta gente torcendo o nariz tbm.

------------------------------------------------------------------------------------------
Primeira critica sobre a expansão (RPG ainda vai estar mais embaixo).
------------------------------------------------------------------------------------------

Fica aqui minha critica para o que a blizzard tentou fazer :
Ela colocou algumas quests de progressão da class hall com 20~22 dias de duração. ISSO ja garante 1 a 2 meses que o jogador VAI ficar de molho/esperando completar.
Ai ela meteu uma quest de pegar 30x de um item aqui, 80x de outro item lá, mais 20 essências daqui...ai isso garante mais 2 ou 3 meses pro jogador terminar. Isso o jogador hardcore porque o casual né....vish...Aquele que trabalha pode esquecer, vai durar bem mais, ou os pvps vão ter que fazer PVE e acabou.

E ai ela tem a excelente ideia de colocar itens lendários no jogo, que vão cair com base numa porcentagem de chance que recentemente descobriram como funciona e pior, os bônus ainda por cima são randômicos e vc pode pegar o pior tipo de lendário, depois de 3~4 lendários dropados suas chances podem reduzir pra quase zero.

Dai reduziu as skills pro modo mais basico e bobo que existe, tirou a "graça" de certas classes, "quebrou" a mistica que existia em algum tipo de classe....tem arvores de talentos de pelo menos 3 classes que é ACONSELHÁVEL você ignorar e nunca tocar porque acaba te deixando com o menor DPS/cura possível e está em desacordo com a arma lendária.

Dai volta a minha pergunta : as equipes de desenvolvimento se conversam ? Porque umas acertaram tanto e outras erraram pra caramba ?

Alias, é divertido pro jogador esperar 3 a 5 meses pra TENTAR ter o personagem bom pra só ai poder PENSAR em fazer míticas +6 pra cima e raidar "bem" - isso ainda somado a uma chance RANDÔMICA de cair lendários e eles ainda por sorte serem bons ? Não, não é divertido não.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
AGORA sobre RPG e o WoW - a lista é enorme, o texto é enorme e são ideias que eu quero tentar dar pra melhorar o jogo (pelo menos eu estou tentando ajudar né) - perdão pelo texto enorme e peço pra quem leu até aqui, que leia com carinho.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

vamos lá :
TEM outro jeito de ver as coisas. Minha visão pro wow é que dava pra ser algo completamente diferente do que é hoje, indo em direção ao que ele era antigamente só que com balanceamento e conceitos melhores (na verdade o jogo deveria ter ido pra esse lado desde aquela época, mas enfim...)
PRA MIM, na minha opinião pessoal, o foco dos desenvolvedores deveria ser o seguinte :

------------------------------------------------------------------------------------------------------
-Fazer um conteúdo que não seja eterno e que no máximo em 3 meses o jogador já esteja com o main char dele pronto e razoável pra raidar tranquilamente ;

-Fazer com que as skills tenham sentido com a mistica da classe;

-Fazer com que os itens sejam de fato itens que possam ter um dedo de escolha do jogador em relação a usar set A ou set B ou set C ou set D - com efeitos e propósitos diferentes;

-Trazer mais elementos de RPG pro jogo e não cada vez mais RETIRAR os elementos de RPG tornando o jogo na verdade um action (sem rpg);
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tem gente que fala "MAS FALAR É FÁCIL , FAZER QUE É DIFÍCIL" - só que na moral, com a equipe da blizzard EU faria melhor do que tá, imagina então os outros dessa comunidade ? fariam BEM melhor.

Eu mesmo vou pegar essa lista e responder ela um a um DO JEITO QUE EU penso (vcs são livres pra fantasiar de outras formas, claro) :

Primeiro
"Fazer um conteúdo que não seja eterno e que no máximo em 3 meses o jogador já esteja com o main char dele pronto e razoável pra raidar tranquilamente"
A blizzard tem medo de que o jogador faça o conteúdo rápido demais e caia fora antes de 3 meses. Então pra remediar isso ela te enfia random drops podendo vir os piores e ainda por cima te mete um monte de quest com duração gigantesca.

Sim esse é o item "mais delicado" da melhoria e o mais complexo, mas é possível melhorar. Ninguém gosta de random drop com random atributo, porque isso foge do controle do jogador e vc prende ele ao jogo de forma NEGATIVA e sem diversão.

O ideal era você colocar uma PORCENTAGEM de drop baixíssima daquele equipamento em determinado boss, pra ele ter que ir matar mais de uma vez e tentar dropar só que quando dropasse, o item fosse bom e perfeito pra ele. Isso tira o RNG e mata esse monstro que todo mundo odiou.

Sabe porque isso é melhor ?

Porque o jogador vai sentir o seguinte : eu to indo tentar dropar algo que vai valer a pena quando dropar e que vai ajudar no desenvolvimento do meu personagem. Quer exemplos ? Eu te dou exemplos, de forma direta e clássica :
(analise bem cruel aqui, ó ) :
Ragnarok - você fazia um guerreiro (um lord knght) pegava lvl máximo e colocava 99 FORÇA, 80 Agilidade - 60 destreza - 50 vitalidade - Reforjava uma arma pra +10 e colocava algum elemento e seu personagem já estava "bom" pra ir matar bosses, ir pra guerra, e isso demorava dependendo do servidor até uns 3 meses pra completar (antigamente) se você se dedicasse e dependendo da rate de xp.

Dai vc pensava dps desse esforço : Agora quero colocar uma carta que de o efeito de ignorar 50% da defesa física inimiga, ou uma carta que DOBRE minha velocidade de ataque, porque meu dano (ou velocidade) vai ficar ótimo;
Mas essa carta tem 0,10% de chance de cair do boss X. Mas e dai ? a garantia era de que se ela caísse, você iria ter o seu personagem de "bom" pra um personagem "excelente".
E mesmo assim com essa vantagem os outros AINDA teriam chance de te matar.

Olha as sacadas ai : todos os atributos eram escolhido pelo jogador, um cavaleiro poderia existir em 4 formas : de agilidade alta, de força alta, de vitalidade alta ou de destreza alta. E as quatro eram pra objetivos diferentes. E AS QUATRO eram viáveis. E FUNCIONAVAM.
As armas tinham elementos, ou seja mais uma opção pro jogador definir seu tipo de ataque....as armaduras protegiam determinados elementos....haviam cartas nos jogos pra modificação de atributos/skills/status; A melhoria de equipamentos (reforço) era por parte do player tbm, pelo esforço em o mesmo tentar até conseguir um reforço +10....As habilidades TAMBÉM poderiam variar, um cavaleiro tinha opções de usar escudo e arma de uma mão, arma de duas mãos, lança, e isso interagia com os atributos que ele escolhia, os elementos, as cartas, as armas, o reforço, TUDO determinava como aquele personagem ia ser. Um ponto a mais ou a menos mudava o jeito como o personagem iria agir. O poder de mudar e determinar o estilo de jogar era do jogador. E sim essa "busca" na montagem do seu personagem era divertida pra caramba porque no final, era CERTEZA de ter um personagem bom.

E como isso afeta o wow ? como o wow poderia mudar e se aproveitar desse exemplo ?

Da seguinte forma - a magica acontece aqui :

Hoje, eu quero dropar pro meu DK um helmo por exemplo que me dê : força, vigor, maestria e aceleração (ou versatilidade). Dai tenho q ficar indo atrás de dropar e torcer pro jogo me gerar um item randomicamente que vai atender a minha necessidade se não meu personagem não fica bom. RANDOMICAMENTE... ô palavrinha horrível.

E SE, ao invés dos equipamentos terem um peso pra esse lado, eles tivessem peso pra OUTRA COISA ?
Ó :
Os atributos de forma simples com base no que olhei no meu DK são :
Força; Agilidade; Intelecto; Vigor;

Esses atributos mexem diretamente com :

Ataque : Dano e Velocidade de ataque.
Magia : Regeneração de Mana (dk nao tem mana então...)
Defesa : Armadura - Esquiva - Aparo - Bloqueio
Aperfeiçoamentos : Crítico - Aceleração - Maestria - Sorver - Versatilidade - Evasiva

Primeiro, vem a incoerência de existir na defesa a ESQUIVA e no aperfeiçoamento a EVASIVA - a blizzard quis reduzir e simplificar mas deixou esse traço...mas beleza...

Segundo, os atributos poderiam mudar e serem via pontuação e o player poderia escolher qual ele vai ter mais e qual vai ter menos. Porque não ? você trás um elemento CLÁSSICO de RPG pro jogo. Um elemento DIVERTIDO.

Atualmente eu tenho, de forma bruta :
Força - 26.107
Agilidade - 7.910
Intelecto - 4.197
Vigor - 59.215

A somatória dos pontos acima da = 97.429.
Atualmente esses atributos sobem apenas de acordo com Level, equipamentos e melhorias. E se na verdade fossem atributos com pontuação máxima de cem mil ?

Se eu tivesse 100.000 (cem mil) pontos pra distribuir ao meu bel prazer, eu poderia diminuir meu poder de ataque e aumentar minha agilidade. Mas ai existiria um problema : a agilidade pra minha classe não interfere em nada...segundo o que olhei.

Então, pra concluir minha ideia, ficaria bem melhor se fosse assim :

Pra um DK -
A FORÇA definiria o dano total dos ataques das skills dele;

A agilidade iria interferir diretamente na esquiva E MUITO na velocidade de ataque e chance de acerto critico, secundariamente na evasiva e em terceiro um pouco na armadura;

O intelecto não ajudaria ou se um DK decide gastar ponto em intelecto, a recuperação de runas dele seria alterada;

O vigor iria mexer diretamente na vida, defesa, robustez (como é no diablo) e velocidade de andar (movimentação do personagem).

Poderíamos ver uma aberração de DK com 1 de força, 1 de agilidade, 1 de intelecto, e 99,997 de vigor e ele seria um péssimo DK cujo qual não teria esquiva, evasiva, dano, e mesmo que a maestria ficasse alta por conta dos equipamentos a auto cura não seria boa. pois o dano dos ataques seria ruim. A defesa dele dependeria dos equipamentos mas mesmo assim, vida alta, defesa alta, pra servir de poste, não se auto curar e nao ter dano pra manter aggro o faria um péssimo DK.

As armaduras iriam sofrer uma modificação drástica pois elas não dariam mais esses atributos atuais, elas mudariam pra dar POUCOS pontos nos status principais (força,agi,int,vigor) - pontos apenas pra auxilio, por exemplo, 100 de vigor, 100 de força, 50 de int, 50 de agi, seria apenas pra uma pequena modificação final que não interfira muito nos atributos primários citados acima, quem iria definir eles seria o PLAYER.

O proposito das ARMADURAS serviriam mais para : atributos secundários (maestria, versatilidade, etc...) trazer os ELEMENTOS de volta - defesa contra gelo, fogo, terra, agua, shadow, holly.
E os engastes (que funcionariam como as cartas no rag) - As gemas voltariam a ter PESO aqui, elas mexeriam diretamente com os atributos secundários, podendo aumentar cada um deles (esquiva, evasiva, chance de bloqueio, chance de critico, etc...) e cada armadura poderia ter um tipo de encantamento, como era antigamente. O player poderia ainda escolher entre, colocar engastes nos equipamentos, ou colocar bloco de runas (estilo uma carta de selo) que conteria propriedades magicas que alterariam diretamente a defesa contra determinada natureza ou a robustez ou até mesmo o retorno de dano, defesa, defesa magica...as possibilidades são muitas. E as profissões dessas categoria voltariam a ser legais. Vc teria tipos de tanks diferentes, tipos de DPS's diferentes, uma raid precisaria de 3 tanks - um com defesa elemental, um com defesa fisica, outro com defesa de bloqueio e esquiva - voltando a ter a necessidade de diferentes tipos de jogadores na mesma raid (e até voltando as raids de 40 man).

Antes, pra ser um bom player seja pvp ou pve o cabloco tinha que : estar bem equipado, bem gemado, bem encantado, com as pedras certas pro tipo de classe/talentos que ele pegou e ainda por cima, calcular bem as taxas de esquiva, acertos, chances, que ele tinha pra poder desempenhar um bom papel. Porque isso acabou ? Isso tem que voltar e voltar com mais amplitude ainda - adicionar status livres de escolha do player da ainda mais força pra builds diferentes surgirem.

E as armas TAMBÉM sofreriam mudanças. Elas teriam os danos de acordo com o ataque (baseado na força, agilidade, intelecto) - elas teriam elementos - você teria que ir atrás de imbuir sua arma com alguma pedra de algum elemento, e isso deveria ser VISÍVEL na arma (como rpgs estilo dragon age 1 - onde uma arma elétrica realmente tinha pequenos raios na arma, uma de gelo realmente soltava ar gelado, de fogo queimava, etc...) - mas isso poderia ser alterado com os xmogs caso o player nao gostasse, claro.
E isso deve interferir DIRETAMENTE no dano, por exemplo -
Um personagem que montou um set com defesa voltada pra dano físico, vai segurar ataques de dano puro com mais facilidade, mas uma arma elemental vai dar o dano 100% da arma. Se o personagem tem defesa contra fogo, armas de gelo tem vantagem sobre ele dando 120% do dano da arma, armas de fogo não dão quase dano nenhum, armas de terra dão 50% do dano normal, armas de agua dão 100% do dano da arma, e por ai vai...é uma jogadinha de elementos e atributos ai, sempre foi divertido em qualquer rpg. Vc ocupa o player pensando nas possibilidades.
É claro que isso gera uma duvida : - "mas se um tank em uma armadura que da 10 de for, 10 de agi, 10 de int e 30 de vit - 1000 de maestria e 2000 de aceleração, e 90% de defesa contra fogo, 20% de defesa contra agua, gelo, terra, sagrado e shadow - então esse é um tank que vai apanhar pra todo mundo MENOS os que tem dano de fogo"
MAS, não, esse tank nao vai "apanhar" pra todo mundo. Esse tank tem um set voltado a ir numa raid estilo firelands por exemplo onde ele seria REI. No futuro raids de determinados "elementos" poderiam surgir.
- "Ha mas ai o player precisaria andar com duas ou três armaduras completas, precisaria fazer 3 vezes a chain quest pra pegar o set, precisaria repetir quests e isso nao era legal antigamente" - Que tal o REFORGE voltar ? simples rápido e fácil. E era algo que funcionou e foi bem vindo.

Isso, senhores, mudaria drasticamente como o jogo é visto hoje e VOLTARIA como ele era antigamente só que com um UPGRADE pra melhor.
Claro, isso se bem feito, porque é uma ideia pra se por no papel e categorizar tudo.

Por exemplo, um rogue :

Antigamente, na época onde gemas era algo bem predominante, tinha uma regra que um tipo de gema, um tipo de status, um tipo de encantamento, era a unica forma das 3 classes do rogue alcançar o dano máximo e eu discordo que isso deveria voltar a existir. Porque é acertar um atributo que as 3 classes ficariam boas e não, não deveria ser assim.

Exemplo:
Um rogue que pegue 100 mil pontos e coloque assim:
Força - 10,000
Agilidade - 50,000
Intelecto - 10,000
Vigor - 30,000

Seria bom por exemplo apenas pra uma das classes dele, digamos que seria bom pro rogue de Subterfúgio que foca em matar de forma escondida e rápida, o que explicaria a agilidade alta.

O Rogue assassino seria viável se focasse mais intelecto e força, pra que o dano dos venenos sejam altos e efetividade/penetração nas aplicações entrassem com força(eita). Tipo assim :
Força - 30,000
Agilidade - 20,000
Intelecto - 30,000
Vigor - 20,000

E o rogue combate precisasse de mais vigor e balanceamento entre agilidade e força pra se manter vivo, sobrevivente, com balanceamento entre força pra dano e agilidade pros críticos e vigor alto pra manter a luta por mais tempo por conta da sua visibilidade maior.
Força - 30,000
Agilidade - 30,000
Intelecto - 1
Vigor - 39,999

Entendem o leque que se abre nas probabilidades de status livres?

O normal seria um rogue assassino como eu falei acima, com int alto, força alta e agilidade um pouco mais baixa, devido o uso de venenos - mas você poderia muito bem ver um rogue assassino com agilidade alta e int/força baixa - onde o dano do veneno fosse baixo, porque nao tem int, a penetração e duração do veneno seria baixa, por causa dos poucos pontos em força, e o DANO das adagas e skills de adagas/críticos seriam altos porque ele jogou a maior parte dos danos em agilidade. Então ele daria dano físico alto e o veneno seria um auxiliador.
Oras, seria possível. E até viável.

Segundo
Aqui eu vou falar mais da minha classe e a remoção de algumas coisas que eu vi em outras classes.
Pra mim, mistica de classe é algo que significa deixar a classe VISIVELMENTE o que ela deveria representar.

Um DK Blood é tank e se beneficia em pegar sangue alheio pra se fortalecer e se recuperar - um vampiro, praticamente.
CUSTA os olhos de um DK blood ficarem vermelhos ? De um golpe da morte espalhar sangue pros cantos quando eu usar ? pro golpe no coração ter um swing lateral ja que ele pega 3 ou mais alvos ? do death and decay ter mãos saindo do chão ?
Sim, as mudanças recentes na movimentação foram ÓTIMAS, ÓTIMAS DEMAIS.
Mas TEM QUE MELHORAR MAIS AINDA !!!!!!!

O DK de gelo por exemplo eu adorei, ele agora tem uma nevoa ao redor que deixa todo mundo lento quando perto dele, ótimo cara ! ótimo !!!!! é exatamente isso que um DK de gelo tem que ser, as skills representam a cor e o sentido da classe. Você DE LONGE vê o GELO presente ali demonstrando a natureza da classe.

O DK unholly sofre do mesmo que o DK Blood. Os undeads sumonados PRECISAM melhorar graficamente falando, a mistica de vc ter um esqueleto/carniçal/abominação do seu lado é justamente para aquilo meter medo. O hook da abominação é até que MUITO legal, mas e o resto ? O ataque supurante é simples, deveria ser algo esverdeado ou negro. o dk unholy deveria ter uma especie de death and decay mas verde, podre, e não através apenas de talento e que dure 3 segundos...

Pra mim : os olhos das 3 classes deveriam mudar , blood vermelho - frost azul (ja é azul) e unholy verde. Isso ja diferenciaria graficamente e daria uma mistica diferente pras 3 classes.

Mas falando em MISTICA, muita coisa nas outras classes precisam mudar :
O Boomkin do druida - ninguém aguenta mais apenas uma forma pra Boomkin - deveriam existir bem mais opções de mudanças de forma porque o BALANCE é uma classe grande e de peso na historia.
Vocês tiraram a forma felina do druida que parecia um gato meio tigre humanoide - alguns gostavam outros não, mas pelo menos o player podia optar entre ficar como tigre/pantera ou como felino humanoide com listra de tigre.
Alias deveria ter pelo menos 5 tipos de boomkins um bem diferente do outro (um macaco, um pé grande como é agora, um ancestral estilo cenarius, um espírito da natureza estilo aquelas bolinhas de força mas com formato humano) - deveria ter 5 tipos de ursos tank (um ursão, um gorila grande, um mamute. bixos grandes que tankem) deveria ter pelo menos 5 tipos de animais de ataque furtivo (um leão, um felino estilo tigre, um leopardo, um leopardo estilo felino humanoide como haviam adicionado antes) pros healers então tem N tipo de arvores de cura que poderiam existir - vcs deveriam colocar isso e dar a escolha PRO JOGADOR usar uma forma que ele ache BONITA e legal. O que tem hoje é : 1 boomkin, 1 urso, 1 felino, uma arvore e muda apenas cor, e varia de raça pra raça....

Sobre por exemplo Shamans, vcs retiraram o escudo de terra cara. SHAMAN CONTROLA OS ELEMENTOS, O MAIOR PROPOSITO É O SHAMAN PROTEGER ALIADOS COM ESCUDO DE TERRA, VENTO, AGUA E VCS TIRARAM - vcs tiraram os totens que antigamente tinham MUITAS vertentes de totens, vcs tiraram a "graça" dos totens, varias magias completamente legais visualmene vcs removeram...

Paladinos, pra mim o uther do warcraft era um paladino, o que temo hoje em dia são vindicantes (guerreiros que usam a luz pra descer a porrada nos outros e de paladino mesmo não tem nada), Paladinos era pra ser aqueles serem que atacam com a luz, ataques pesados, lentos porém fortes, quando tancam os escudos deveriam ser colossais e vcs acabaram com a mistica e figura deles.

E quando falamos de mistica de uma classe estamos falando de fazer aquela classe de fato PARECER A CLASSE com o TALENTO que ela escolheu seguir.

terceiro
-Fazer com que os itens sejam de fato itens que possam ter um dedo de escolha do jogador em relação a usar set A ou set B ou set C ou set D - com efeitos e propósitos diferentes;
Isso eu meio que ja respondi, mas vale a pena enfatizar que :
No diablo, que é realmente um action rpg, um mago por exemplo se decide ser de fogo, tem de 2 a 4 sets viáveis que vão dar um bonus pra ele sustentar um nivel alto de dungeon que ele pode fazer, todas dando vantagens pra um conjunto de skills e uma variedade de "combinações" que o mago pode fazer. Se ele for um mago de gelo, tem tantos outros sets que vão "modificar" a forma de gameplay dele.

E sim, o wow pode e deveria ter isso, alias, ja teve e foi removido porque era mal utilizado.
Um warlock, por exemplo - O cara AMA ser um warlock de demonologia. Quando ele atingisse lvl 120, numa proxima expansão por exemplo, ele poderia ter ai uma escolha em seguir uma chain quest apenas porque no final, ele vai ter a primeira parte de um set que ajudaria ele a ter um demonio ativo a mais. Mas pra conseguir esse bonus, ele precisaria juntar as 6 partes do set.
Como dito antes os bonus de força, agilidade, inteligencia e vigor nao seriam mais o foco primario, dando bonus bem pequenos (tipo 10-10-60-20) e o foco de cada parte fosse em dar atributos secundarios (haste, maestria, etc) - haveriam os sets que moldariam as skills quando juntas. E a forma de obter esses sets poderiam ser via quest ou drop E que eles tivessem status FIXOS, nada de RANDOM ATRIBUTE. Vc faria o player seguir uma sequencia de quests pra obter as partes ou faria ele ir pra dungeon/raid tentar dropar e ponto - seria aquilo.

Dai se abre mais leques, alem dos atributos primários dele poderem ser distribuíveis ao bel prazer do warlock, podendo sofrer alterações no que ele vai fazer na classe dele, você ainda teria um leque de sets que o warlock iria querer pra classe dele.

Exemplos diversos : um set que com duas peças aumente a força dos demonios maiores em 10% - com 4 peças em 30% e com 6 peças em 60%;

Outro que com duas peças, permita o warlock usar um demonio secundario por 1 minuto - com 4 peças permita usar por 5 minutos - com 6 peças permita usar pelo tempo que quiser;

Outro que com duas peças, permita o warlock se transformar em um demonio da classe de demonios que ele possui conhecimento por 1 minuto - 4 peças por 2 minutos, 6 peças por 4 minutos.

Outro que com duas peças, permita o warlock lançar demonios secundarios de forma mais rápida e com maior quantidade (bonus pequeno) - com 4 peças o bonus é medio e com 6 peças o bonus é grande, tendo um numero de demonios secundarios aumentado em muitos (tipo 6 cachorros, 16 imps, etc...)

Fala pra mim se isso nao seria SHOW DEMAIS ???????

Quarto
-Trazer mais elementos de RPG pro jogo e não cada vez mais RETIRAR os elementos de RPG;
Pra finalizar aqui essa parte de RPG - Você faria a mudança nos atributos primarios, secundarios, armaduras, drops, RNG, metodos de obtenção de equipamentos, sets, traria de volta alguns elementos, colocaria de volta o fator diversão no jogo, traria de volta a mistica dos personagens, colocaria TODO o personagem na MAO do jogador, apenas pra que ELE seja o dono das escolhas DELE e nao em random drop - random atribute.

E TUDO ISSO nem é METADE do que eu imaginei escrever. TEM MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITA coisa envolvida nesse cenário. Antigamente, quando o world of warcraft tinha gemas, runas, sets com modificações de acordo com peças, ele deveria ter evoluído dali pra isso que eu falei agora, pra dar mais opções ao jogador, cada vez mais sets com diferentes propósitos, abrir de uma vez por todas os atributos, cada vez mais jogar na mão do jogador o tipo de personagem que ele teria. Mas a blizzard foi na direção oposta : remove TUDO que o jogador pode ser, limita as skills, talentos, e coloca tudo RANDOM ! Tudo randômico, e eles tem q repetir N vezes algo pra poder pegar algum item bom e se nao pegar, ja era. Cara....isso não é divertido !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alias, tem muita coisa que nao está divertida no jogo, eu fiz um outro tópico sobre LEVELING, mas no fórum US.

Eu dei a minha visão sobre leveling, que atualmente temos 2 problemas com novos jogadores e alts.
Um novo jogador ganha um boost pro lvl maximo e vai direto pra ultima expansão com um "?" na cara.
Se o novo jogador decide começar do zero, chega num ponto onde ele vai ter 30 quests, o jogo vai mandar ele pra 16 direções diferentes, ele vai sentir um MASSANTE ciclo de "eu to forte demais pra essa quest" ou - "oque raios eu to fzd aqui" - ou - "pra onde eu devo ir agora" obrigando o cara a seguir tutoriais de leveling por area (ou seja o jogo não sabe conduzir o jogador a upar de forma eficiente).

Eu tenho 2 amigos, um comprou o wow no finalzinho do pandaria e o outro, no legion. AMBOS não manjam nada do wow em si. Mal sabiam onde ficava northrend. Arthas ? não faziam ideia de quem era.
Eles 2 ja tentaram por mais de uma vez upar um alt com quest mas chega numa etapa que não aguentam e largam e vão pra dungeon. Porque ? porque esse efeito ocorre ? como resolver isso ?

Existe uma forma tbm...

Como eu disse, eu fiz um topico no US sobre, eu pretendo pegar ele e traduzir e jogar aqui futuramente. Mas é outro "textão" que pra mim, ajudaria o wow a ser bem melhor nessa questão.

Mas farei isso numa outra oportunidade.

Enfim, agradeço a quem leu, o que eu duvido muito, é ultra raro ter gente que lê algo grande assim com olhos neutros hoje em dia.

Mas pelo menos deixei minha "marca" aqui pra tentar ajudar um jogo q eu amo tanto.

eu vou reler tudo com calma e editar caso encontre algum erro.

Cya.
Não vou mentir, que já pensei nisso tudo que que vc escreveu.
E realmente gostaria que fosse assim.

Gostaria que status e atributos pudessem ser escolhidos com os que mais me agradassem e preenchessem minha visão da minha spec. E dentro dessa visão, caberiam muitas camadas de variação na msm spec.

Claro que haveriam construções que seriam melhores, mas caberia ao player segui-las ou mistura-las.

Mas com a visão que os devs tem, isso seria sonho! Bom, sonhar não doí!
30/12/2016 18:02Citação de Milmortes
-Fazer um conteúdo que não seja eterno e que no máximo em 3 meses o jogador já esteja com o main char dele pronto e razoável pra raidar tranquilamente ;

-Trazer mais elementos de RPG pro jogo e não cada vez mais RETIRAR os elementos de RPG tornando o jogo na verdade um action (sem rpg);

Como eu sei que vai ter gente que não vai ler o texto todo nem que a vaca tussa no quote acima tá um resumo (bem resumido) das idéias levantadas pelo OP.
Para entender melhor só lendo o texto todo mesmo.
De nada.

Pra finalizar aqui essa parte de RPG - Você faria a mudança nos atributos primarios, secundarios, armaduras, drops, RNG, metodos de obtenção de equipamentos, sets, traria de volta alguns elementos, colocaria de volta o fator diversão no jogo, traria de volta a mistica dos personagens, colocaria TODO o personagem na MAO do jogador, apenas pra que ELE seja o dono das escolhas DELE e nao em random drop - random atribute.

Isso aí é um dos meus sonhos.

Eu sei que seria (quase) impossível aos devs fazer algo que funcionasse desta forma mas eu REALMENTE gostaria de haver maneiras (principalmente no PVP) de deixar meu char mais com a minha cara. Nem que seja um esquema fail... mas que ao menos eu pudesse colocar todas as minhas idéias e vontades naquele char (mesmo que cada uma delas custe uma penalidade em algum skill ou stats) mas que ao menos deixasse meu rogue único.

Hoje em dia é aquele tal de ver qual stats é o melhor na internet, qual talento melhor no youtube... aí todo mundo copia o player gladiator fodão e temos aí mais um episódio de CLONE WARS!!!
30/12/2016 20:03Citação de Irokumatã
saporra de texto gigante é todo chorando? (nem li)

Não é nem choro e sim um monte de de besteira.

Vc teria tipos de tanks diferentes, tipos de DPS's diferentes, uma raid precisaria de 3 tanks - um com defesa elemental, um com defesa fisica, outro com defesa de bloqueio e esquiva - voltando a ter a necessidade de diferentes tipos de jogadores na mesma raid (e até voltando as raids de 40 man).

Você basicamente quer recriar o Vanilla da forma mais idiota possível. Tank com defesa diferente? Maluco, o povo já tá puto com grind e farm pra catar AP, imagina pra pegar gear pra resistências diferentes.
Raide 40 man? Pare de usar essa droga ai que tá estragada. Você chegou a fazer Molten Core nível 100 ou chegou a raidar mythic em WoD/Legion? É praticamente inviável depender de 40 pessoas hoje em dia por vários motivos. Já está sendo difícil com 20, imagina 40...

É, mais um tópico saudosista com ideias loucas e inviáveis. Nem compensa ler esse wall of text gigante, mas se quiserem, recomendo pra dar umas risadas.
30/12/2016 18:46Citação de Grayphus
Não vou mentir, que já pensei nisso tudo que que vc escreveu.
E realmente gostaria que fosse assim.

Gostaria que status e atributos pudessem ser escolhidos com os que mais me agradassem e preenchessem minha visão da minha spec. E dentro dessa visão, caberiam muitas camadas de variação na msm spec.

Claro que haveriam construções que seriam melhores, mas caberia ao player segui-las ou mistura-las.

Mas com a visão que os devs tem, isso seria sonho! Bom, sonhar não doí!

Digo o mesmo.

E o engraçado é q os mobas atualmente tem mais elementos rpg q wow.

E eu desejo morte aos atributos random, eu no pandaria não tinha um item sem mestria no monk, e maestria era o pior stats, e wod não tinha reforge pra salvar.

E o pior disso tudo é q a blezarde ta fazendo isso pra deixar o jogo simples, ela mesmo disse q tirou o reforge pq os players tinham q sair do jogo pra saber oq era melhor, vei todo jogo tem um site wiki pra ajudar aonde tem informações dos próprios jogadores q fazem a wiki.

A blizzard esqueceu totalmente oq é um rpg, ou sabe e virou do avesso só de zoera, ou só é uma brincadeira de primeiro de abril q foi longe demais.

Eu comprei skyrim, e gastei 60 horas upando encantamento, blacksmithin, alquimia etc.. Pra fazer uma armadura q me deixasse o deus daquela porra, e sabe oq achei, um saco fazer tudo aquilo, pq grindei q nem doente, mas mesmo assim eu tava gostando, e quando eu terminei eu fiquei com espasmos de alegria, semelhante quando vc trabalha a primeira vez e recebe o salário, no wow não rola fazer isso, primeiro q vc pode pegar um set nível alto mais rápido do q vc poder fazer um do mesmo nível, e q tem chance random stats, com random vir gema, warforged, e stats terciário, ao invés dos cone da Blizzard fazer tudo isso pra ser melhorado com profissão. Com blacksmithin se aumentava um item plate pra oq é hoje titanforged e por aí vai, mas naooooo, vamo coloca random em tudo q existe e é possível colocar, só pra da mais raiva.
30/12/2016 20:59Citação de Fantazma

Como eu sei que vai ter gente que não vai ler o texto todo nem que a vaca tussa no quote acima tá um resumo (bem resumido) das idéias levantadas pelo OP.
Para entender melhor só lendo o texto todo mesmo.
De nada.

Isso aí é um dos meus sonhos.

Eu sei que seria (quase) impossível aos devs fazer algo que funcionasse desta forma mas eu REALMENTE gostaria de haver maneiras (principalmente no PVP) de deixar meu char mais com a minha cara. Nem que seja um esquema fail... mas que ao menos eu pudesse colocar todas as minhas idéias e vontades naquele char (mesmo que cada uma delas custe uma penalidade em algum skill ou stats) mas que ao menos deixasse meu rogue único.

Hoje em dia é aquele tal de ver qual stats é o melhor na internet, qual talento melhor no youtube... aí todo mundo copia o player gladiator fodão e temos aí mais um episódio de CLONE WARS!!!

Problema nem é o cara copiar o fodao da arena, é q praticamente não tem como fazer diferente.
Cara, aquela quest final do illidan de pegar aquelas pedras em dungeons, eu nunca vou completar isso, MAS QUE CARVALHOS.

Blizzard ta igual nos brasileiros, tudo é pra amanha e tudo é enrolação ...
Parabéns pelo texto, mas ficou muito enorme, eu mesmo li e quando pensei que já tava acabando, ainda tava na metade, daí deu preguiça de ler o final. -qq

A primeira parte do texto reflete tudo o quê já vem sendo dito nos fóruns, em termos de insatisfação dos jogadores e o quê o pessoal quer que seja mudado. Nada de muito novo pra nós.
A segunda parte, well, são ideias interessantes do ponto de vista teórico, mas também concordo com o quê já disseram, não acho que funcionariam bem no WoW. Eu acho que ao invés de "RPGzar" a parte dos stats, seria mais adequado RPGzar os pequenos detalhes do jogo, como a customização do personagens na tela de criação, etc.
Não é nem choro e sim um monte de de besteira.

É a opinião dele, oras. Não precisa agradar a todos. Pra mim mesmo não é besteira, apesar de não concordar com alguns pontos.
30/12/2016 20:03Citação de Irokumatã
saporra de texto gigante é todo chorando? (nem li)

Eu vou te matar e te campar tanto quando te encontrar pelo Nemesis, que quero ver você vir aqui criar um tópico de choro wPvP. <3
30/12/2016 21:18Citação de Koriakin
Nem compensa ler esse wall of text gigante, mas se quiserem, recomendo pra dar umas risadas.

Alguém com seu histórico devia ter vergonha de falar isso, já que vc é famoso justamente por postar coisas "bem tristes"! E nada úteis! Mas não vamos contrariar a natureza, certo?
30/12/2016 22:10Citação de Wolfgang
Eu vou te matar e te campar tanto quando te encontrar pelo Nemesis, que quero ver você vir aqui criar um tópico de choro wPvP. <3

/use Escudo Divino
/use Pedra de Regresso

flw vlw
nossa ! eu achei que ia só ser xingado, eu terminei o wall e sai fora pensando "vou voltar mais tarde com -30 e com a orelha quente"

Muito obrigado aos que compreenderam que foi um "sonho em forma de texto" e que deram dicas, conselhos, compartilharam as opiniões de forma camarada !

aos outros poucos que falaram algumas besteiras, de boa todo mundo tem opinião então podem falar mesmo.

Alias, o que vem a ser OP ?
30/12/2016 23:52Citação de Milmortes
nossa ! eu achei que ia só ser xingado, eu terminei o wall e sai fora pensando "vou voltar mais tarde com -30 e com a orelha quente"

Chorões sempre vão apoiar chorões, e o que não falta é chorão aqui no fórum

Open Post, a pessoa que abriu o tópico.
31/12/2016 00:09Citação de Irokumatã

Chorões sempre vão apoiar chorões, e o que não falta é chorão aqui no fórum

Não sei como você aguenta conviver com tantos chorões por aqui. Devia procurar outros fóruns pra frequentar ao invés desse! Ninguém merece tantos chorões!
Olha essa muralha da China.
Duvido que alguém tenha lido por inteiro.

Open Post! No caso, vc, o criador do tópico!

30/12/2016 22:10Citação de Wolfgang
vou te matar e te campar tanto quando te encontrar pelo Nemesis, que quero ver você vir aqui criar um tópico de choro wPvP. <3

Vc trabalha no setor sanitário agora, para lidar com coliformes????

Use luvas descartáveis e tome 10 banhos!

Open Post! No caso, vc, o criador do tópico!

[/quote]

Owner Post
(tipo 6 cachorros, 16 imps, etc...)
Não poderia ser Invernais e Demonarcas ou outros demônios de nível superior cara é porque não me sinto um mestre dos Demônios sendo posso sumonar demônios de nível inferior
31/12/2016 00:57Citação de Cethir
(tipo 6 cachorros, 16 imps, etc...)
Não poderia ser Invernais e Demonarcas ou outros demônios de nível superior cara é porque não me sinto um mestre dos Demônios sendo posso sumonar demônios de nível inferior

sim, a ideia dos sets era dar algum bonus, só soltei exemplos ao esmo. Poderia ser 10 tipos de sets diferentes com diferentes modificações...tudo q eu falei foram só exemplos da ideia em si.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum