Guia básico MW Raid 7.3

Monge
com prazo de validade.

O QUE VOCÊ PRECISA PRA JOGAR OK

1. Usar as coisas que tem que ser usadas no CD
2. Ter um bom controle de mana
3. Manter um balanço entre usar "bursts" de cura no CD ou aguardar pra momentos de dano na luta (não espere muito nem use no CD se não houver dano ocorrendo)

1. USAR AS COISAS QUE TEM QUE SER USADAS NO CD

Fácil. Brumas da renovação (renewing mist) e chá do foco do trovão (thunder focus tea) no cooldown. Explosão de chi também.

A recomendação geral de uso do chá de foco do trovão é com vivificar.

2. TER UM BOM CONTROLE DE MANA

Pra ter um bom controle de mana você primeiro precisa saber qual é a eficiência de mana de cada habilidade que você está usando. Aqui vai uma tabela com valores aproximados que montei a partir das tooltips do meu char. (alguns asteriscos podem se aplicar)

Vento refrescante 80
Vivificar + proc + bota lendária 69
Fonte de essência 56
Vivificar + proc 50
Vivificar + 2x maestria 43
Vivificar 37
Bruma envolvente 36
Efusão 33


Em resumo, vivificar é CARO, efusão é caro, baratos são fonte de essência e o tornadinho. Por outro lado você tem vários momentos onde vivificar é menos ruim: com chá de foco do trovão (de graça) e com proc. Ah, explosão de chi é de graça e cura bem, não esqueça dela.

Bruma envolvente? (enveloping mist). Geralmente é algo a ser evitado (é bem carinha, mesmo com o bônus de 40% que ela dá ao alvo). Mas tem horas em que você simplesmente PRECISA curar o tank, então fazer o quê?

E o artefato é de graça, claro. O artefato pode ser usado quando você quer curar só 1 pessoa e está tentado a usar outra coisa mais cara pra isso. Até chegar no meio do cast outro healer vai ter pego a sua cura, você pode então cancelar o cast tranquilizado por ter evitado gastar mana com uma coisa fútil. Guias em geral recomendam você usar o artefato com 4-6 cargas, mas se você errar um pouquinho, nada de grande valor será perdido.

O segundo ponto pra ter um bom controle de mana é se adaptar à luta e à dificuldade de conteúdo que você está fazendo.
- Terminar a luta com zero de mana. (mas não zerar a mana antes do fim dela)
- Você pode deliberadamente guardar mana pra "fritar" em um momento de dano mais intenso.

Se o conteúdo for fácil, controle de mana não é lá tão importante. Tem gente jogando com stats tortos e prioridades erradas e ainda se saindo bem e o motivo é simples: não há dano o suficiente pra chegar a ter problema de mana, o conteúdo é trivial.

3. USO DE CDS DE CURA

Basicamente, como monk você vai ter os seguintes principais CDs na barra:

- Trinket lendário (velen's) (1m15s)
- Chá de mana (1m30s)
- Reviver (~<2m20s)
- Casulo (3m)

Você vai querer manter um balanço entre:
- Usá-los em um momento de grande dano
- Não segurar eles fora do CD por muito tempo. Especialmente o Velen's, que possui um CD relativamente pequeno.

Uso ideal do chá de mana:
- Fonte de essência antes (pra raid estar com os buffs de maestria)
- Chá de mana + vivificar (~6x)
- No último segundo do chá de mana você usa fonte de essência novamente

Chá de mana pode ser "macrado" com vivificar pra facilitar o primeiro cast, isso é ainda mais interessante porque muitas vezes o seu uso é reativo/não planejado (= a m#rda bateu no ventilador).

Muuuuita gente instintivamente prefere utilizar o talento focused thunder (trovão concentrado). Veja, porém, que ele possui um potencial bem menor do que o do chá de mana. Se você ainda duvida, os números não mentem!

Economia de mana potencial a cada 1m30s
Mana tea 171600
Focused Thunder 132000
Rising Thunder 115500


Veja que a margem entre o chá de mana e o trovão focado é tão grande, que mesmo que você erre bastante no chá de mana, ele ainda vai, ao menos, empatar com o outro talento.

BUILDS DA MODA

Stats: Crit ~ Vers > Int >> Acel > Maestria
Você pode colar um log seu no site "wowanalyzer.com" pra ter uma idéia mais exata.

Ué mas maestria é ruim? Sim pois crit e vers afetam 100% das suas curas, inclusive a maestria.

Aceleração. Poucas habilidades do monge escalam com aceleração, então o seu uso é mais primariamente pra dar reatividade (a custo de perda de eficiência de mana). Então, vai a gosto. Quer um número? Sei lá, 6k.

Lendários:

Bons
Velen's
Prydaz
Bota
Capa

Situacional
Revival bracers
Cinto (para M+)

Talentos
Explosão de chi sempre

Terceira linha - depende:

Ciclos de vida: Geralmente é de pouco uso pois Bruma Envolvente é pouco usado. Em lutas com muita cura no tank/comp sem paladino pode ser considerável.

Véu de névoa: Adiciona uma pequena quantidade de cura passiva.

Caminho da garça: É o talento com mais potencial pois permite que você retorne uma quantidade considerável de mana (~300k). No entanto, é possivelmente o mais difícil de "se acostumar".
Lv 75
A melhor escolha pode variar de acordo com a luta, mas em geral talentos de redução de dano tomado costumam ser melhores em conteúdo mais difícil.

Lv 90
Vento de jade: O talento com mais potencial, pois adiciona uma cura muito eficiente de uso ilimitado. A luta não precisa nem ser muito "stackada" pra ele ser bom, pois o seu raio de alcance é considerável e os melees geralmente já somam 6+ pessoas em um stack.

Garça: Uma cura de graça, porém limitada, nada muito a comentar, não é um mau talento.

Estátua: No momento a estátua está com um output baixo e não compensa o seu uso.

Lv 100
Trovão ascendente: É o talento que dá o maior número de chás do trovão por minuto, mas no momento isto não é de uso para raid comparado com os outros talentos.

Trovão focado: Um talento menos pior, e o mais fácil de usar.

Chá de mana: Conforme já comentado anteriormente, o talento com mais potencial da linha. Sua economia de mana potencial possui uma margem tão considerável à frente do trovão focado, que mesmo que não usado perfeitamente ele possivelmente ainda supera o outro talento.

Recursos de classe: peakofserenity.com (não esqueça de olhar a seção "articles")

Já acabou? Sim, é só isso. Batata.
Bom jogo
Obrigado, estava procurando um guia de mw atualizado, tem dica de rotação ?

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum